You are on page 1of 66

Uma das mais ousadas reconfiguraes da teologia catlica dos ltimos tempos...

, algo como uma bomba-relgio teolgica, programada para detonar com dramticas consequncias..., talvez no sculo 21. Quando ela se impuser plenamente produzir um dramtico desenvolvimento no modo de pensar, virtualmente, sobre todos os temas importantes do Credo.
(George Weigel)

INTRODUO

INTRODUO
O QUE A TEOLOGIA DO CORPO? o ttulo de um primeiro esforo catequtico do papa Joo Paulo II em seu Pontificado. Foram 129 catequeses proferidas entre setembro de 1979 e novembro de 1984. O papa procurou oferecer Igreja e ao mundo uma valiosa reflexo bblica sobre o sentido da corporeidade humana, em especial sobre a sexualidade e o desejo ertico. Em sntese: uma viso inovadora do amor sexual.

INTRODUO
QUAL A RAZO DESTA NOVIDADE? Uma tentativa de resposta aos erros que se espalharam no mundo contra a famlia (contrarrevoluo sexual): 1- A revoluo sexual (a libertinagem sexual, que separa o ato unitivo e procriativo); 2- O feminismo (viso distorcida sobre o direito ao prprio corpo); 3- Viso dualista da alma e do corpo da parte de alguns cristos: o corpo e tudo o que for ligado sexualidade deve ser condenado como fonte de maldade (maniquesmo).

INTRODUO
QUAIS AS FONTES QUE INSPIRARAM O PAPA? A Revelao bblica;

Filosofia personalista (relacionalidade); Experincia pessoal na orientao espiritual dos jovens, namorados e casais.

INTRODUO
POR QUE ESTA TEOLOGIA PERMANECE PARA MUITOS CRISTOS UM TESOURO DESCONHECIDO? George Weigel (telogo e bigrafo do Papa): Densidade do material; Dificuldade de uma linguagem mais acessvel. S a partir do ano 2000 as catequeses se tornaram mais populares;

Atualmente a divulgao mais ampla acontece na Europa e nos Estados Unidos.

A INTUIO DO PAPA JOO PAULO II

A INTUIO DO PAPA JOO PAULO II


QUAL A ORIGINALIDADE DO PAPA EM RELAO AO AMOR SEXUAL?
A demonstrao de que sexo no apenas sexo. Existe um sentido mais profundo (teolgico) do que o ato meramente fsico. A maneira como entendemos o corpo e o relacionamento sexual igualmente essencial e valioso para a compreenso do homem em geral: para a compreenso fundamental de si mesmo e da sua existncia no mundo (15.12.1982).

A INTUIO DO PAPA JOO PAULO II


O SENTIDO PROFUNDO DO CORPO: A BONDADE O corpo e o sexo so bons na perspectiva bblica: Deus viu que era muito bom (Gn 1,31); Sede fecundos e multiplicai-vos (Gn 1,28). O corpo e o sexo so bons na perspectiva catlica (cf. CEC. 1015): Deus criou a carne; Deus se fez carne para redimir a carne; Cremos na ressurreio da carne.

A INTUIO DO PAPA JOO PAULO II


O SENTIDO PROFUNDO A SACRAMENTALIDADE DO CORPO:

Deus amor (1 Jo 4,8); Ns no podemos ver Deus, que puro esprito (cf. Jo 4,24); O homem foi criado imagem e semelhana de Deus (cf. Gn 1,26); Pela beleza da criao podemos perceber um reflexo da infinita beleza do Criador (cf. CEC. 341); O homem a obra-prima da criao (cf. CEC. 343).

A INTUIO DO PAPA JOO PAULO II


O SENTIDO PROFUNDO A SACRAMENTALIDADE DO CORPO:

Pelo corpo temos acesso ao mistrio invisvel de Deus (algo no homem nos fala de Deus): inteligncia, vontade e liberdade. O corpo no divino, mas um sinal do mistrio divino. nesta perspectiva que o papa se prope a estudar o corpo humano, no como um organismo biolgico e sim como uma teologia, um estudo de Deus.

A INTUIO DO PAPA JOO PAULO II


A NOVIDADE DA INTUIO: - O homem imagem e semelhana de Deus, mas no o homem enquanto uma humanidade abstrata, mas o homem enquanto homem e mulher.

Homem e mulher so imagem de Deus, no apenas no sentido pessoal, mas sobretudo, relacional.

A INTUIO DO PAPA JOO PAULO II


QUE IMAGEM DE DEUS O HOMEM REFLETE? Deus eternamente um intercmbio de amor: Pai e Filho e Esprito Santo, e nos destinou a participar deste intercmbio (CEC. 221). Deus uma eterna comunho de Pessoas e para que esta unio acontea necessria a doao e a acolhida entre elas, o amor. O amor trinitrio perfeito em si, mas, por pura bondade, Deus decidiu criar uma multido de pessoas para partilhar deste amor. O homem imagem deste amor, expresso dele. Aqui est o sentido, a razo mais profunda da existncia humana: amar, doar-se e acolher.

A INTUIO DO PAPA JOO PAULO II


CONE DA TRINDADE, IMAGEM DE CRISTO E DA IGREJA Deus imprimiu na sexualidade humana uma verso criada do seu eterno amor. A doao sincera, entre homem e mulher, estabelece uma comunho de pessoas, podendo abrir-se uma terceira pessoa (cone terreno da vida ntima trinitria). O corpo de um homem no faz sentido sozinho, assim como o corpo de uma mulher (o chamado relao encontra-se impresso no prprio corpo do ser humano).

A INTUIO DO PAPA JOO PAULO II


CONE DA TRINDADE, IMAGEM DE CRISTO E DA IGREJA A genitalidade masculina, por exemplo, s faz sentido e realiza-se em contato com a genitalidade feminina e vice-versa (como entender aqui a cultura gay?). A sexualidade humana revela ainda o amor de Deus pela humanidade e de Cristo pela Igreja, a sua Esposa (cf. Ef 5, 31-32). Deus quer unir-se a ns como um homem se une sua Esposa (analogia).

A INTUIO DO PAPA JOO PAULO II


O AMOR ESPONSAL Imagem mais utilizada, tanto no AT quanto no NT. Preferida pelos msticos. Incio da Escritura: o casamento entre o primeiro homem e a primeira mulher (Gnesis). No fim da Bblia: o casamento entre Cristo e a Igreja (Apocalipse). Estes dois casamentos servem como chave para interpretar o que est no meio: o plano eterno de Deus casar-se com a humanidade (cf. Os 2,19) para viver conosco uma troca eterna de amor e comunho.

A INTUIO DO PAPA JOO PAULO II


A ANALOGIA A Teologia se faz por analogia. O papa no ignora que Deus no sexuado e a Eucaristia no um encontro sexual. Apesar de todas as analogias serem inadequadas, o Papa afirma: no h neste mundo outra imagem mais perfeita e mais completa de Deus, Unidade e Comunho. No existe outra realidade humana que corresponda mais..., quele mistrio divino (30.12.1981).

A INTUIO DO PAPA JOO PAULO II


O CORPO E A LUTA ESPIRITUAL Se o corpo e o sexo existem para proclamar a nossa unio com Deus e, ao mesmo tempo, se existe um inimigo que luta para nos separar de Deus, em que ponto ele nos atacaria primeiro? Se quer saber o que h de mais sagrado no mundo, basta observar o que que est sendo mais violentamente profanado. O inimigo sabe muito bem que o corpo e o sexo tm por objetivo proclamar o mistrio divino. No coincidncia o Apstolo Paulo apresentar aps o grande mistrio da unio numa s carne (cf. Ef 5) o captulo onde ele convoca os cristos a pegarem em armas para a batalha csmica do bem contra o mal (6).

A INTUIO DO PAPA JOO PAULO II


OS FUNDAMENTOS DA TICA E DA CULTURA O papa observa que a comunho dos sexos constitui o substrato mais profundo da tica humana e da cultura (22.10.1980). Significado: se o sexo desaparecer, tambm desaparecero o casamento e a famlia e, assim, a civilizao. O sexo est entrelaado com a prpria realidade da existncia humana. Interferir neste plano divino interferir no fluxo csmico da existncia. Ex.: todos os seres humanos so resultados de indispensveis unies sexuais. Suprimir apenas uma dessas unies na rvore genealgica de um indivduo negar-lhe a existncia (aqui reside o perigo das unies homossexuais e a mentalidade contraceptiva, abortista...) cultura de morte.

A INTUIO DO PAPA JOO PAULO II


EM SNTESE Homem e mulher so imagem e semelhana de Deus. No amor humano existe uma imagem do amor trinitrio (s os cristos podem perceber essa profundidade). O meu corpo me diz que eu fui criado para me doar: o homem s se realiza na vivncia de uma relao (significado esponsal do corpo).

A INTUIO DO PAPA JOO PAULO II


A IMPORTNCIA DESTA TEOLOGIA Conhecer a nossa verdadeira vocao: ns somos chamados para o amor e esse chamado est inscrito em cada clula do nosso corpo. O nosso corpo nos testemunha isso: ningum foi feito para o egosmo. No bom que o homem esteja s. Vou fazer uma auxiliar que lhe corresponda
(Gn 2,18)

A METODOLOGIA E A ABORDAGEM

A METODOLOGIA E A ABORDAGEM
A abordagem filosfica de Joo Paulo II parte da experincia humana. Ele convida os homens e as mulheres a refletirem honestamente sobre as prprias experincias de vida e se perguntarem: qual a verdade a respeito do sexo que me torna livre para amar? Por meio de uma reflexo profunda sobre as Escrituras e a experincia humana, a teologia do corpo de Joo Paulo II pretende responder a duas perguntas universais:

A METODOLOGIA E A ABORDAGEM
1- O que significa ser homem?

2- Como devo viver a minha vida para chegar verdadeira felicidade? Essas perguntas delineiam as duas partes mais importantes do estudo do Papa. Cada uma delas, por sua vez, tem trs etapas ou subdivises:

A METODOLOGIA E A ABORDAGEM
1- Para entender o que somos como homem e mulher, devemos considerar as trs etapas do drama humano: - Etapa 1: nossa origem. A prtica sexual antes do pecado (texto-base: a discusso de Cristo e os fariseus sobre o plano de Deus em relao ao casamento Mt 19, 3-9); - Etapa 2: nossa histria. A prtica sexual aps o pecado, mas redimida em Cristo (texto-base: as palavras de Jesus no Sermo da Montanha sobre o adultrio cometido no corao Mt 5, 27-28); - Etapa 3: nosso destino. A prtica sexual na ressurreio (texto-base: a discusso com os fariseus sobre o estado do corpo glorioso Mt 22, 23-33);

A METODOLOGIA E A ABORDAGEM
2- Falando da maneira como devemos viver, Joo Paulo II examina as duas primeiras vocaes e o tema da moralidade sexual: - Etapa 4: celibato para o Reino (texto-base: reflexo sobre as palavras de Cristo aos que sacrificam o casamento em favor do Reino dos Cus Mt 19, 12); - Etapa 5: o matrimnio cristo (texto-base: a analogia matrimonial de So Paulo em Efsios 5); - Etapa 6: amor e fecundidade. Reexamina a tica sexual luz de toda a anlise anterior, oferecendo uma viso nova da natureza do amor sexual e da procriao.

1. A ORIGEM, O PRINCPIO: UMA CHAVE


DE LEITURA

1. A ORIGEM, O PRINCPIO: UMA CHAVE DE LEITURA


Gnesis: a criao Dois relatos diferentes da criao: Gn 1: a semana (bom/muito bom); Gn 2: Deus modela o corpo humano (no bom que o homem a humanidade, seja ele homem ou mulher esteja s). Este dado revelador: o que muito bom o homem e a mulher, no o homem sozinho.

1. A ORIGEM, O PRINCPIO: UMA CHAVE DE LEITURA


Ado v todos os animais e percebe a grande diferena, o abismo que existe entre eles (nenhum capaz de preench-lo). O homem moderno parece que perdeu essa noo: muitos tratam os animais como se fossem companheiros (a razo: perda do sentido da dignidade humana e do valor do outro, transferindo s coisas e aos animais o comprometimento com o prximo).

1. A ORIGEM, O PRINCPIO: UMA CHAVE DE LEITURA


Existe no homem uma solido original que precisamos reencontrar: ela nos fala que o homem incompleto (mesmo o homem casado incompleto, pois esta solido original aponta para a unio com Deus).
o nosso corao inquieto est enquanto no repousar em Deus Santo Agostinho

1. A ORIGEM, O PRINCPIO: UMA CHAVE DE LEITURA


O celibatrio testemunha ao casado que somente em Deus esta solido capaz de ser preenchida. O casal testemunha ao celibatrio que ele no pode viver isolado, ele deve amar, se abrir ao prximo.

2. O PRESENTE: O
PECADO ORIGINAL E O

CRISTO REDENTOR

2. O PRESENTE: O PECADO ORIGINAL E A REDENO DE CRISTO


Nesta fase ns fomos e somos marcados pelo pecado original, mas tambm pela redeno operada por Cristo.

2. O PRESENTE: O PECADO ORIGINAL E A REDENO DE CRISTO


O que mudou com o pecado original?
O pecado original foi a desobedincia (Gn 3);
Existia uma nudez originria (inocncia original). Agora nascemos doentes, com uma inclinao ao mal (o mito do bom selvagem no casa com a revelao bblica).

2. O PRESENTE: O PECADO ORIGINAL E A REDENO DE CRISTO


O que mudou com o pecado original?
O homem passa a tratar a mulher como objeto, um escravo que usa a dominao como forma de compensao (fenmeno da pornografia); A mulher quer ser vista e idolatrada (a nudez esconde a alma).

2. O PRESENTE: O PECADO ORIGINAL E A REDENO DE CRISTO


O que mudou com o pecado original?
A solido que antes apontava para Deus se tornou uma espcie de barreira: o homem volta o olhar para as criaturas e comea a idolatr-las, inclusive o seu prprio corpo, querendo saciar essa solido de qualquer jeito e exigindo de si e dos demais o que impossvel, o que elas no podem fazer.

2. O PRESENTE: O PECADO ORIGINAL E A REDENO DE CRISTO

Em cada homem que bate porta de um bordel, existe um homem que est buscando Deus. Chesterton

2. O PRESENTE: O PECADO ORIGINAL E A REDENO DE CRISTO


O que mudou com o pecado original?
O divrcio: a exigncia de uma felicidade que o outro no pode oferecer (marido, esposa, filho).

2. O PRESENTE: O PECADO ORIGINAL E A REDENO DE CRISTO


Em sntese:
um no usava o outro; um no era objeto do outro. no havia uma cobrana mortal e destrutiva; ambos caminhavam juntos para a comunho definitiva no cu (o paraso terrestre no era e nunca seria a plenitude da felicidade); Somos chamados a voltar o olhar para aquilo que essencial, a retomar o projeto original de Deus.

2. O PRESENTE: O PECADO ORIGINAL E A REDENO DE CRISTO


Como seria a humanidade sem o pecado original?
O corpo do homem e da mulher seria um sinal (cone) que falaria de Deus. O pecado distorceu essa realidade: transformou o cone em dolo.
Plano original: o homem ser imagem (dificuldade protestante: mistura de conceitos).

2. O PRESENTE: O PECADO ORIGINAL E A REDENO DE CRISTO


Um caminho de superao:
Para o homem: modstia no olhar; Para a mulher: modstia no vestir.

2. O PRESENTE: O PECADO ORIGINAL E A REDENO DE CRISTO


O Cristo Redentor:
Deus se fez carne, assumiu um corpo humano. Ele se fez homem sexuado para redimir a nossa sexualidade.

A sexualidade de Cristo redentora: a forma como Cristo amou, o corpo entregue na cruz e na Eucaristia redimiu a nossa sexualidade.

2. O PRESENTE: O PECADO ORIGINAL E A REDENO DE CRISTO


O sacrifcio de Cristo na cruz nos ensina como devemos viver a nossa sexualidade:
E vs, maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela (Ef 5,25).
Marido e mulher so chamados a viver a fidelidade de Cristo que no desiste da humanidade pecadora.

Deus demonstra seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por ns quando ramos ainda pecadores (Rm 5,8).

3. O FUTURO: AS NPCIAS DO CORDEIRO

3. O FUTURO: AS NPCIAS DO CORDEIRO


Toda a histria da salvao est entre dois casamentos:
Gnesis: Ado e Eva; Apocalipse: Cristo e a Igreja (novo Ado e nova Eva).

O Papa nos convida a olharmos para estes dois casamentos (unies), estas duas extremidades como uma chave para interpretar tudo o que est no meio.

3. O FUTURO: AS NPCIAS DO CORDEIRO


Este ltimo casamento a finalidade da histria da salvao: a revelao crist nos ensina que estaremos unidos a Deus, to intimamente, que iremos participar da sua prpria divindade: ns seremos deuses. Sendo homens, somos chamados deuses, no como o Deus verdadeiro e seu Filho, mas como o quis Deus conferindo-nos esta graa (Santo Atansio, sc. IV)

3. O FUTURO: AS NPCIAS DO CORDEIRO


Eu te desposarei a mim para sempre, eu te desposarei a mim na justia e no direito, no amor e na ternura. Eu te desposarei a mim na fidelidade e conhecers a Iahweh
(Os 2,21s).

Deus imprimiu a finalidade da nossa vida em nossos corpos: Deus uma comunho de amor e ns somos chamados a participar desta unio, assim como homem e mulher se unem em uma s carne.

3. O FUTURO: AS NPCIAS DO CORDEIRO


Agora ns j participamos desta realidade pelo Batismo e demais sacramentos, porm, tudo isso s aponta para um estado definitivo que se dar no cu. Todos os sacramentos deveriam ser lidos em uma perspectiva matrimonial. Esta realidade sacramental prpria do estado terreno, peregrino da Igreja.

3. O FUTURO: AS NPCIAS DO CORDEIRO


No cu, nos ltimos tempos, o nosso corpo ressuscitar para a glria do Cu.

Ns somos corpo e alma.


Os nossos corpos participaro da unio com Deus. No haver mais matrimnio, como conhecemos (genitalidade), mas uma unio perfeita.

CONCLUSO

CONCLUSO
Resumindo a Teologia do Corpo: O corpo e apenas o corpo capaz de tornar visvel o que invisvel, o espiritual e o divino. Foi criado para transferir para a realidade visvel do mundo o mistrio escondido desde tempos imemoriais em Deus e assim ser um sinal deste mistrio (Beato Joo Paulo II, 20/02/1980).

CONCLUSO
Que mistrio este? CEC. 221: Ao enviar, na plenitude dos tempos, seu Filho nico e o Esprito de Amor, Deus revela seu segredo mais ntimo: Ele mesmo eternamente intercmbio de amor: Pai, Filho e Esprito Santo, e destinou-nos a participar deste intercmbio. Os nossos corpos, como homens e mulheres revelam esta eterna comunho de amor.

PROGRAMAS DE
REFERNCIA

PALESTRA: TEOLOGIA DO CORPO Christopher West

http://www.youtube.com/watch?v=2X3V7QDZBBU&feature=fvwrel

PROGRAMA ESCOLA DA F Felipe Aquino

http://www.youtube.com/watch?v=YzNJOzJTEgE&feature=related

PROGRAMA OITAVO DIA Pe. Paulo Ricardo

http://www.youtube.com/watch?v=xwHDdTolS2M&feature=related

ACAMPAMENTO REVOLUO JESUS Pe. Paulo Ricardo

http://www.youtube.com/watch?v=InsgWFuF1-w&feature=related

SITES DE REFERNCIA

VATICANO

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/audiences/1979/d ocuments/hf_jp-ii_aud_19790905_po.html

SITE TEOLOGIA DO CORPO

http://teologiadocorpo.com.br/

LIVROS

HOMEM E MULHER O CRIOU

Papa Joo Paulo II - Editora Edusc

TEOLOGIA DO CORPO PARA PRINCIPIANTES

Christopher West - Editora Myrian

LINK

http://centrodafamiliacj.files.wordpress.com/2 011/09/catequeses-de-jpii-teologia-docorpo.pdf

You might also like