You are on page 1of 4

Experincia 8 TITULAO TITULAO 1.

. Objetivos: No final desta experincia o aluno dever ser capaz de: - Determinar a concentrao de uma base por titulao; - Dominar a tcnica de titulao; 2. Introduo:

Na cincia e na indstria, freqentemente necessrio determinar a concentrao de ons em solues. Para determinar a concentrao de um cido ou uma base, um mtodo chamado titulao utilizado. A titulao utiliza o fato de que cidos so neutralizados por bases para formar sal e gua. O ponto em que uma soluo cida for completamente neutralizada por uma soluo bsica chamado de ponto de equivalncia e neste ponto o nmero de ons H+ igual ao nmero de ons OH-. As concentraes de muitos compostos so usualmente expressas como molaridade (mols/litro), e as concentraes de cidos e bases so freqentemente expressas em normalidade (N), assim a normalidade de um cido o nmero de equivalentes (nE), por litro de soluo. M = n/V ; n = m/MM ; N = nE/V ; nE = m/E ; E = MM/ ; M = N; Onde: MM a massa molecular, m a massa em gramas, E o equivalente grama e o nmero de ons ionizveis H+ ou OH-. Ento podemos dizer que a molaridade de um cido ou uma base multiplicada pelo nmero de hidrognios ionizveis ou hidroxilas igual a sua normalidade. Alm disso, o nmero de mols de um cido ou base multiplicado pelo nmero de hidrognios ionizveis ou hidroxilas igual ao que denominamos de equivalentes. O ponto quando a base neutraliza um cido (ou vice versa) pode ser detectado com um indicador, que muda de cor com o excesso de ons H+ ou OH-. A fenolftalena um indicador desse tipo, quando em meio cido a fenolftalena incolor, mas com excesso de ons OH- numa soluo ela se torna cor de rosa. Fator de uma soluo ou fator de correo (f) Quando se pesa um reagente para se fazer uma soluo, pode-se cometer erros provenientes da operao ou do equipamento e a normalidade obtida suposta, isto , no verdadeira. Por exemplo: se ao pesar 40g de NaOH cometssemos um erro de pesagem, aps dissolver para 1000 mL, a concentrao obtida ser uma normalidade suposta. Representamos a normalidade suposta por Ns. A verdadeira normalidade determinada por titulao, com uma soluo de concentrao conhecida e j titulada. A verdadeira normalidade representada por Nv a qual difere muito pouco da suposta normalidade.

Experincia 8 TITULAO

Chama-se FATOR DA SOLUO ou FATOR DE CORREO a relao entre a verdadeira e a suposta normalidade. Pode-se representar: f = Nv / Ns 3. Materiais: Bquer Bureta Suporte universal e garras Pipeta Proveta Basto de Vidro 4. Procedimento Experimental: DESCATAR OS RESDUOS NA PIA E LAVAR OS MATERIAIS. 4.1. Padronizao da soluo de HCl 1. Encher a bureta com a soluo de HCl 0,1 mol.L-1, zere-a recolhendo o excesso de soluo em um bquer, de forma que o menisco fique na marca do zero. Certifique-se que a parte de baixo da torneira esteja cheia de lquido. Desta forma a bureta est pronta para ser utilizada na titulao. Separe o que sobrou do HCl para reutiliz-lo. 2. Prepare a soluo padro de carbonato de sdio (Na2CO3) medindo 1,06g em um bquer e adicione 100 mL de gua destilada. Coloque 20 mL desta soluo em outro bquer (ou erlenmeyer) e adicione 2 ou 3 gotas de alaranjado de metila. 3. Titule esta soluo gotejando a soluo de HCl da bureta no bquer que contem a soluo de carbonato de sdio, sob agitao, at a mudana de cor (alaranjado para vermelho). Pare de gotejar HCl e anote o volume gasto, lendo direto na bureta. Encha novamente a bureta com HCl, zere-a e repita a titulao, utilizando outros dois bqueres. Anote os volumes gastos em cada titulao. Obs: Voc deve parar de gotejar HCl assim que a cor ficar permanente. 4. Descartar os resduos das solues tituladas na pia. A soluo de HCl no precisa ser descartada, pois, ser utilizada no procedimento 4.2; 4.2 Determinao da concentrao de NaOH 1. Coloque 20 mL da soluo de NaOH em um bquer. Adicione trs gotas de fenolftalena e titule com HCl at o ponto de viragem do indicador (cor de rosa para incolor). Anote o volume de HCl gasto. 2. Encher novamente a bureta com HCl, zere-a e repita a titulao do NaOH mais 2 vezes. Fenolftalena Alaranjado de metila HCl 0,1 mol.L-1 NaOH (molaridade desconhecida) Na2CO3 gua destilada

Experincia 8 TITULAO 5. Questionrio:

1. Os resduos gerados neste experimento podem ser descartados na pia. Explique porque possvel usar esse procedimento? 2. Calcule a concentrao normal (normalidade) e a concentrao molar (molaridade) do HCl utilizado. 3. Determine o erro percentual encontrado para as solues de HCl. 4. Escreva a equao de neutralizao do HCl pelo NaOH. 5. Calcule a concentrao normal (normalidade) e a concentrao molar (molaridade) da amostra de NaOH.

Experincia 8 TITULAO FOLHA DE DADOS

Equipe:________________________________________________________________________ ___________________________________________________________Turma:_____________ Data____/____/_______ 4.1 Padronizao da soluo de HCl: Volumes de HCl gastos: na 1 titulao: _____________________ na 2 titulao: _____________________ na 3 titulao: _____________________ Mdia dos volumes: _____________________ Utilizando a relao N1V1 = N2V2, calcule a normalidade da soluo de HCl: __________ 4.2 Determinao da concentrao de NaOH: Volumes de HCl gastos: na 1 titulao: _____________________ na 2 titulao: _____________________ na 3 titulao: _____________________ Mdia dos volumes: _____________________ Utilizando a relao N1V1 = N2V2, calcule a normalidade da soluo de NaOH: _________

You might also like