You are on page 1of 19

AO RESCISRIA - TRABALHISTA

P o r G le ib e P re tti

EXCELENTISSMO SENHOR DOUTOR JUIZ RELATOR DA EGRGIA SEO DE DISSDIO INDIVIDUAL - II DO COLENDO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA REGIO.

B, devidamente inscrita sob o CNPJ/MF n., estabelecida a Rua, n., bairro, cidade, estado, CEP, por seu advogado que a esta subscreve, com endereo a Rua, n., bairro, cidade, estado, CEP (procurao em anexo), vem tempestivamente e respeitosamente a presena deste Douto Tribunal propor: AO RESCISRIA Com base nos artigos 836 da CLT e 845 do CPC, em face de uma r. deciso j transitada em julgado movida por A, devidamente inscrita sob o CNPJ/MF n., estabelecida a Rua, n., bairro, cidade, estado, CEP, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos. 1 - Resumo da deciso j transitada em julgado. Foi proferida uma sentena que determinava que a requerente pagasse 70% de adicional de hora extra a requerida, como determinava o acordo coletivo j vencido. Essa deciso j transitou em julgado e tambm j se iniciou a execuo.

2 - Do cabimento da ao rescisria Foi proferida a r. sentena de folhas , que j transitou em julgado (conforme documentos em anexo). A deciso contm vcios conforme ficar demonstrado. Corroborando com este entendimento o artigo 836 da CLT, veio para pacificar o cabimento da Ao Rescisria na Justia do Trabalho, no entanto este estipulou que a requerente deve efetuar um depsito de 20% sobre o valor da causa (comprovante em anexo). Cumpre ressaltar a este Douto Tribunal que a ao est sendo proposta dentro do prazo decadencial de 2 anos contados do trnsito em julgado da deciso. Desta forma, preenchidos os requisitos requer deste Douto Juzo a apreciao dos pedidos abaixo. 3 - Da concesso da liminar para suspender a execuo. Com a propositura da ao rescisria poder ser pleiteada a concesso de liminar para suspender a execuo definitiva.

Permisso esta dada pela Smula 405 do TST. Diante do pedido que possui natureza cautelar fica demonstrado o fumus boni iuris na legislao que nos embasa e est citada acima, e o periculum in mora, na necessidade do pronunciamento rpido a fim de no ocorra graves prejuzos a nenhuma das partes com a execuo. 4 - Dos motivos que a r. sentena deve ser rescindida. A sentena foi dada fixando conforme acordo coletivo 70% em adicional de hora extra. Acordo este j vencido e danoso a requerente por ser a percentagem muito mais alta do que os 50% que fixa o artigo 59 da CLT. Segundo o artigo 485, inciso do CPC se a deciso for contrria a lei, no caso a CLT, podemos pedir sua resciso atravs de ao rescisria. Desta forma requer que a deciso seja rescindida e que ocorra um novo julgamento. 5 - Do pedido Diante do exposto requer a procedncia da ao nos seguintes termos: 5.1 - Que seja rescindida a deciso e que ocorra um novo julgamento; 5.2 - Que seja concedida a liminar para que suspenda a execuo definitiva. 6 - Requerimentos Finais. Requer ainda que seja o requerido notificado para que apresente suas respostas no prazo de 15 a 30 dias conforme o Douto Tribunal fixar. E que seja condenado ao pagamento de custas. Alega provar os fatos por todos os meios admitidos em Direito, principalmente por documentos, testemunhas, percias e as demais que se fizerem necessrias. D a causa o valor de R$ . Nestes termos, pede deferimento.

Local, data. Assinatura do advogado. Nome do advogado. OAB n.

ACMULO DE INCUMBNCIAS COMPATVEIS COM O CARGO. INEXISTNCIA DE DIREITO A INCREMENTO SALARIAL. Nos termos do disposto no art. 456, pargrafo nico da CLT, sem norma regulamentar, convencional ou norma expressa em sentido contrrio, o mero exerccio de vrias atividades compatveis com a natureza do trabalhador, na mesma jornada e para o mesmo empregador, no tipifica acmulo de funo que acrescente ganho salarial. (RO 0001675-20.2013.5.12.0022, SECRETARIA DA 2A TURMA, TRT12, MARIA APARECIDA CAITANO, publicado no TRTSC/DOE em 30/01/2014)
Conforme leciona Alice Monteiro de Barros, o desvio de funo consiste na modificao, pelo empregador, das funes originalmente conferidas ao empregado, destinando-lhe atividades, em geral, mais qualificadas, sem a paga correspondente. Esse comportamento infringe o carter sinalagmtico do contrato e implica enriquecimento ilcito para o empregador. Se a hiptese acima for comprovada, devido o pagamento das diferenas salariais decorrentes, independentemente do direito a novo enquadramento, conforme estabelece a OJ n. 125 da SDI 1 do TST. Sustentado o desvio de funo, incumbe ao reclamante prov-la, porquanto se trata de fato constitutivo de seu direito (CLT, art. 818 c/c CPC, art. 333, I).

A DIFERENA ENTRE DESVIO E ACMULO DE FUNO

Por

Rafael

Tonholi

em

31/05/13

Um tema que costuma gerar certa confuso o da diferena entre duas espcies de pleitos decorrentes da sonegao salarial atinente funo exercida pelo trabalhador: o desvio de funo e o acmulo de funo. Sem esgotar o tema que, como qualquer problema jurdico, deve ser analisado caso a caso, passo a explanar brevemente as regras gerais estipuladas na lei, doutrina e jurisprudncia acerca desta temtica.

DESVIO DE FUNO O desvio funcional ocorre quando o trabalhador contratado para exercer determinada funo (a qual possui suas atribuies especficas), mas por imposio do empregador exerce - de maneira no excepcional ou no eventual - uma funo distinta daquela. No existe na lei escrita uma normatizao estrita ao desvio de funo, porm, de uma sistemtica legal, bem como da jurisprudncia e lecionamento doutrinrio possvel se construir uma base para dirimir a problemtica. O art. 884 do Cdigo Civil (aplicado subsidiariamente s relaes de emprego por fora do art. 8, pargrafo nico, da CLT) veda o enriquecimento sem causa, impelindo que o aproveitador restitua ao lesionado o quantumindevidamente auferido. De igual teor o art. 927 do Cdigo Civil que diz que aquele que causar dano a outrem, por ato ilcito, fica obrigado a repar-lo. Tanto que bem est disposto no art. 483, "a" da CLT que a exigncia de servios alheios ao contrato de trabalho pode gerar a resciso do mesmo, com a consequente indenizao. J no campo jurisprudencial existe a OJ-SDI n125 com o seguinte teor: DESVIO DE FUNO. QUADRO DE CARREIRA. O simples desvio funcional do empregado no gera direito a novo enquadramento, mas apenas s diferenas salariais respectivas, mesmo que o desvio de funo haja iniciado antes da vigncia da CF/1988. Assim, provado o desvio de funo, ter o empregado o direito ao recebimento das diferenas salariais entre seu cargo e o exercido desvirtuosamente, respeitada a prescrio de 05 (cinco) anos de acordo com a smula 275 do TST.

ACMULO DE FUNO J o acmulo de funo, diferentemente do puro desvio, ocorre quando o trabalhador, alm de exercer sua prpria funo, tambm exerce - de forma no excepcional e no eventual - a de outro cargo. Existe uma corrente doutrinria e jurisprudencial que entende que, pela ausncia de dispositivos legais adstritos ao acmulo funcional, o Estado-juiz est impedido de conceder a prestao jurisdicional para condenar o empregador ao pagamento de qualquer indenizao. Para estes, o pagamento em decorrncia do excesso s seria possvel se estipulado em acordo ou conveno coletiva de trabalho. O art. 456, pargrafo nico, da CLT, regra que na falta de clusula expressa, o empregado considera-se obrigado a todo e qualquer servio compatvel com

sua condio pessoal. Esta disposio tem sido usada como fundamento para no reconhecer o direito de indenizao pelo acmulo funcional. Contudo, tambm do entendimento de outros juzes e doutrinadores, que os dispositivos do Cdigo Civil que vedam o enriquecimento sem causa e preditam a indenizao pelo ato ilcito (conforme j apresentado no tpico do desvio de funo) so suficientes para condenar ilegal o acmulo. Neste sentido, parte da jurisprudncia tem fixado que o trabalhador que exerceu funes excedentes ao seu cargo (e principalmente quando estas so incompatveis com sua condio pessoal) tem direito a receber um plus (acrscimo salarial), que geralmente fixado em um percentual de sua remunerao. Logo, o que se pode dizer que a problemtica do acmulo funcional ainda guarda certa divergncia nos julgados, sendo mais difcil t-la reconhecida como ilegal na mesma proporo do desvio funcional. Por fim, como j ressalvado no introdutria deste texto, deve ser analisado caso a caso para que se verifique a possibilidade ou no do pleito de reclamao trabalhista por desvio ou acmulo de funo. Caso voc tenha alguma dvida, sugesto, crtica ou elogio, sinta-se a vontade para clicar aqui para report-la. Aguardamos seu contato. REFERNCIAS BRASIL. Consolidao das Leis do Trabalho: Decreto-Lei 5.452, de 1 de maio de 1943. BRASIL. Cdigo de Processo Civil: Lei 5.689, de 11 de janeiro de 1973. BRASIL. Cdigo Civil: Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002. ACMULO DE FUNES - DIFERENAS SALARIAIS. Comprovado, na espcie, que o reclamante, alm de executar as funes prprias para que fora contratado (vendedor), se ativava em outras que demandavam esforos e dinmicas laborativas diversas (inspeo e fiscalizao), deve ser remunerado pelo servio prestado para alm de seu contrato, sob pena de enriquecimento sem causa do empregador. (Processo N RO-422-50.2012.5.03.0032 Processo N RO-422/2012-032-03-00.5 - 3 Reg. - 8 Turma - Relator Juiza Convocada Ana Maria Amorim Reboucas - DEJT-MG 07.03.2013, pag. 184)

Acmulo ou acrscimo de funes distintas daquela originalmente contratada. Trabalho gratuito. Enriquecimento sem causa do empregador. Adicional devido. Oacmulo ou acrscimo de funes diversas

daquela originalmente contratada, sem a devida contraprestao pecuniria, importa enriquecimento indevido do empregador que deixa de contratar trabalhadores ou servios especializados para fazer frente s necessidades do empreendimento custa do trabalho alheio gratuito. Recurso ordinrio a que se d parcial provimento para, com fundamento nos artigos 884 do CC (c/c 8 da CLT) e 460 consolidado, por analogia, determinar o pagamento de adicional por acmulo/acrscimo de funes e reflexos. (TRT 15 REG. (CAMPINAS/SP PROC. 0001068-94.2010.5.15.0097 RO (Ac. 97347/12-PATR, 10 C.) Rel. Jos Roberto Dantas Oliva. DEJT 10.113, p. 2.678, In LTr Sup. Jurisp. 11/2013 p 81)

ADICIONAL POR ACMULO DE FUNES. INEXISTNCIA DE PREVISO NA LEI, NA NEGOCIAO COLETIVA E NO CONTRATO. EXERCCIO EVENTUAL DE FUNES COMPATVEIS COM AQUELAS CONTRATADAS. J se vo tornando comuns, nas aes trabalhistas, pedidos de emunerao adicional por suposto acmulo de funes sem que estejam fundamentados em lei, em negociao coletiva ou no contrato individual de trabalho. E diante do fenmeno que se convencionou denominar "ativismo judicial", tais pedidos vm encontrando eco nas sentenas trabalhistas, criando verdadeiras distores salariais no mercado de trabalho e novo ponto de conflito ou de frices nas j conturbadas relaes trabalhistas. Ocorre que a situao, se de fato se verifica na prtica, e com evidentes prejuzos para o empregado, deve ser solucionada luz do artigo 483, alnea "a", da anci CLT, que dispensa tratamento correto matria, pois no concebvel que ao empregador seja vedando, dentro de sua jornada contratual do empregado, repassar-lhe tarefas condizentes com sua experincia profissional, conformao fsica e formao intelectua, e que, evidentemente, no viole direitos de sua personalidade ou contrarie os bons costumes sociais. CONTRATUAL ALTERAO DE FUNO. CARACTERIZAO. Quando o empregado contratado para exercer cargos com funes previamente definidas, e, posteriormente, passa a ser responsvel por um conjunto de tarefas adicionais, ocorre uma situao identificada como acmulo de funes. Trata-se de uma espcie de alterao qualitativa do contrato de trabalho, que somente ter validade se no causar prejuzo ao empregado, sob pena de violao do princpio da inalterabilidade contratual lesiva. (Processo N RO-1512-18.2010.5.03.0112 - Processo N RO-1512/2010112-03-00.5 - 3. Reg. 1 Turma Relator Juiz Convocado Joao Bosco Pinto Lara - DJ/MG 03.03.2011, pg. 115)

DE FUNES. IMPROCEDNCIA. Ocorre o acmulo de funes quando o empregador exige esforo ou capacidade acima do que foi contratualmente ajustado, ou se houver previso legal capaz de autorizar a majorao salarial, tal como ocorre no caso do vendedor que acumula a funo

ACMULO

de inspeo e fiscalizao, nos termos da Lei 3.207/1957. No configura acmulo de funes a atividade realizada dentro da jornada normal de trabalho, cujas atribuies guardam correspondncia com as demais tarefas exercidas pelo reclamante e a exigncia da respectiva execuo est em conformidade com o dever de colaborao esperado do empregado. (Processo N RO-106751.2010.5.03.0095 - Processo N RO-1067/2010-095-03-00.2 - 3. Reg. 7 T. Relator Des. Alice Monteiro de Barros - DJ/MG 23.03.11, pg. 99)

ACMULO DE FUNO - ART. 456, PARGRAFO NICO, DA CLT Conforme art. 456, pargrafo nico, da CLT: " falta de prova ou inexistindo clusula expressa a tal respeito, entender-se- que o empregado se obrigou a todo e qualquer servio compatvel com a sua condio pessoal". Mormente na hiptese em que essa atividade exercida no curso da jornada normal. (Processo N RO-713-26.2010.5.03.0095 - Processo N RO-713/2010-095-0300.4 - 3. Reg. 7. Turma - Relator Des. Paulo Roberto de Castro - DJ/MG 27.04.2011, pg. 86)

DE FUNES. NO CONFIGURAO. O exerccio das atividades de organizao da seo e limpeza da loja pelos vendedores e o contato com os clientes por telefone ou e-mail no caracterizam o acmulo de funes, porquanto correlatas atribuio primordial desempenhada. No existindo clusula contratual indicando especificamente as tarefas a serem desempenhadas, tampouco norma coletiva que assegure o pagamento de um adicional por acmulo de funo, a empregada obrigou-se a todo e qualquer servio compatvel com a sua condio pessoal, nos termos do artigo 456, pargrafo nico, da CLT. (Processo N RO-1187-61.2010.5.03.0106 - Processo N RO-1187/2010-106-03-00.9 - 3. Reg. 2. Turma Relator Des. Luiz Ronan Neves Koury -DJ/MG 03.05.2011, pg. 84)

ACMULO

DE FUNO. DESEQUILBRIO CONTRATUAL INEXISTENTE. ADICIONAL INDEVIDO. O acmulo de funo gerador de diferenas remuneratrias aquele que provoca desequilbrio entre os servios exigidos do empregado e a contraprestao salarial inicialmente pactuada, levando ao enriquecimento sem causa do empregador. Nesse passo, se os afazeres alegadamente "estranhos" funo do empregado no so capazes de proporcionar desequilbrio quantitativo ou qualitativo em relao aos servios originalmente prestados, indevido o pagamento do vindicado

ACMULO

adicional. (Processo N RO-119300-91.2009.5.03.0143 - Processo N RO1193/2009-143-03-00.2 - 3. Reg. - Turma Recursal de Juiz de Fora - Relator Des. Jose Miguel de Campos - DJ/MG 04.05.2011, pag. 163)

ACMULO DE FUNES. INEXISTNCIA. No h cumulao de funes, a ponto de dar ensejo a diferenas salariais, quando o empregado, desde o incio, tem cincia de que dever executar vrias atividades inerentes ao cargo para o qual foi contratado e para tanto recebeu treinamento. (Processo N RO2/2010-023-03-00.6 - 3 Reg. - 5 Turma - Relator Des. Jose Murilo de Morais - DJ/MG 06.05.2011, pg. 143/144)

POR ACMULO DE FUNO - para o deferimento de diferenas salariais por acmulo de funo, no basta a prova de prestao simultnea e habitual de servios distintos, mas principalmente que se demonstre que as atividades exercidas no podem ser entendidas como compatveis com a funo para o qual o trabalhador foi contratado. Inteligncia do pargrafo nico do artigo 456 da CLT. (Processo N RO-106288.2010.5.03.0140 - Processo N RO-1062/2010-140-03-00.0 - 3 Reg. - 9 Turma Relator Juiza Convocada Ana Maria Espi Cavalcanti - DJ/MG 07.06.2011, pg. 100)

ADICIONAL

- ATIVIDADE DE COBRANA DE PASSAGENS LEGALIDADE - Configura acmulo de funo a situao em que o empregado, contratado para exercer uma funo especfica, passa a desempenhar outras atividades afetas a cargos distintos. No caso em exame, porm, verifica-se que a cobrana de passagens atividade que, entre vrias outras, compe a funo do motorista. Conforme informa a CBO - Classificao Brasileira de Ocupaes, lcito que o trabalhador, na funo de motorista de nibus, cobre e entregue bilhetes a passageiros. (Processo N RO-1422/2010-114-03-00.7 - 3 Reg. - 7 Turma - Relator Juiz Convocado Manoel Barbosa da Silva - DJ/MG 08.08.2011, pg. 200)

MOTORISTA

ACMULO DE FUNO. PEDIDO DE DUPLO SALRIO. INEXISTNCIA DE PREVISO LEGAL. O ordenamento legal trabalhista no prev o pagamento de duplo salrio em virtude do desempenho concomitante, numa mesma

jornada de trabalho, de funes diversas, que se compatibilizam com as capacidades fsicas e tcnicas do empregado, a ele atribudas por fora do poder diretivo franqueado ao empregador pelo art. 2 da CLT. O acmulo de funes no se confunde com o desvio de funo, quando o empregado levado a exercer trabalho que melhor remunerado em razo de plano de cargos e salrios ou de instrumento coletivo, sem perceber a remunerao correspondente (Processo N RO-167700-03.2009.5.03.0058 - Processo N RO-1677/2009-058-03-00.2 - 3 Reg. - 2 Turma Relator Juiza Convocada Maria Cristina D.Caixeta - DJ/MG 17.08.2011, pg. 62)

DE FUNO. PROVA. Alegando a reclamante que exercia funes atinentes a outro cargo para o qual no foi contratada, e demonstrando os elementos de convico existentes nos autos que apesar de a obreira exercer algumas funes dspares ao seu cargo, estas no se inserem no leque daquelas previstas para o cargo apontado, no h como se dar provimento ao recurso da reclamante. (Processo N RO-162-44.2011.5.03.0149 - Processo N RO-162/2011-149-03-00.7 - 3 Reg. 2 Turma - Relator Juiza Convocada Maria Cristina D.Caixeta DJ/MG 30.08.2011, pg. 107)

DESVIO

POR ACMULO DE FUNO. INEXISTNCIA DE PREVISO LEGAL. O ordenamento legal trabalhista no contempla adicional por acmulo de funo, inexistindo direito a acrscimo salarial em virtude do desempenho concomitante, numa mesma jornada de trabalho, de tarefas que se compatibilizam com as capacidades fsicas e tcnicas do empregado, a ele atribudas por fora do poder diretivo franqueado ao empregador pelo art. 2 da CLT. O acmulo de funo no se confunde com o desvio de funo, quando o empregado levado a exercer trabalho que melhor remunerado em virtude de plano de cargos e salrios ou de instrumento coletivo, sem perceber a remunerao correspondente. (Processo N RO-1007-39.2010.5.03.0108 Processo N RO-1007/2010-108-03-00.1 - 3 Reg. 2 Turma - Relator Juiza Convocada Maria Cristina D.Caixeta DJ/MG 30.08.2011, pg. 113)

ADICIONAL

DE FUNO. CARACTERIZAO. Configura-se o acmulo de funes quando evidenciado desequilbrio entre as funes inicialmente ajustadas entre empregado e empregador, passando este a exigir daquele, atividades alheias ao contrato de trabalho, concomitantemente com as funes contratadas. Evidenciando-se pelo conjunto probatrio coligido ao feito,

ACMULO

que o autor laborou como motorista em categoria para a qual no foi contratado, no possuindo sequer habilitao para tanto. Faz jus o obreiro ao acrscimo salarial postulado na inicial, a ttulo de acmulo de funes. (Processo N RO345-23.2011.5.03.0017 - Processo N RO-345/2011-017-03-00.0 - 3 Reg. 8 Turma - Relator Des. Fernando Antonio Viegas Peixoto - DJ/MG 22.03.2011, pg. 205)

DE ACMULO DE FUNES - INEXISTNCIA - O trabalhador cumpre inmeras tarefas ao longo do dia, pois no esttico, no fazendo jus ao pagamento de um salrio por cada uma delas. O acmulo de funes somente se visualiza quando ele executa servios alheios ao que foi proposto na sua admisso, em circunstncias extremas, descaracterizando o prprio contrato. Mas isso no lhe garante o recebimento de um plus monetrio, por ausncia de amparo legal, ressalvando apenas as situaes legais especficas, inclusive normativas. (Processo N RO-1529-60.2010.5.03.0110 Processo N RO-1529/2010-110-03-00.0 - 3 Reg. -5 Turma -Relator Juiz Convocado Helder Vasconcelos Guimaraes - DJ/MG 30.09.2011, pg. 147)

ADICIONAL

ACMULO DE FUNES. INEXISTNCIA. O desempenho de atividades diversas, no contexto de um feixe que compe a ntegra da funo contratual, apesar de no expressa ou necessariamente destacado no pacto laborativo, no suficiente, de per se, para dar causa ao reconhecimento de desvio funcional, e tampouco embasa pretenses atinentes ao acmulo de funes, se compatvel, a realizao de tais atividades, com o cargo ocupado pelo trabalhador. O real acmulo de funo somente se configura quando o empregado, contratado para exercer uma funo especfica, passa a desempenhar, concomitantemente, outras atividades afetas a cargos totalmente distintos, circunstncia que no se encontra devidamente aclarada no caso destes autos. (Processo N RO-39124.2011.5.03.0013 - Processo N RO-391/2011-013-03-00.3 3. Reg. - 8 Turma - Relator Des. Marcio Ribeiro do Valle - DJ/MG 14.11.2011, pg. 197)

DE FUNES - DIFERENAS SALARIAIS INDEVIDAS - No se configura o acmulo de funes quando asatividades executadas so compatveis com a funo para a qual o autor foi contratado, estando inseridas no dever de mximacolaborao que o empregado tem com o seu empregador, a teor do pargrafo nico do art. 456 da CLT. (Processo N RO-96203.2011.5.03.0075 - Processo N RO-962/2011-075-03-00.6 - 3 Reg. - 3

ACMULO

Turma - Relator Juiz Convocado Vitor Salino de M.Eca -DJ/MG 18.11.2011, pag. 75)

ACMULO DE FUNES. INEXISTNCIA. No h se falar em diferenas salariais por acmulo de funes, quando as tarefas executadas pela reclamante se revelam compatveis com as atribuies do cargo para o qual foi contratada e com as suas condies pessoais (art. 456, pargrafo nico, da CLT), inexistindo, ademais, norma legal, contratual ou convencional a dispor sobre tal possibilidade. (Processo N RO-341-17.2010.5.03.0018 - Processo N RO-341/2010-018-03-00.7 3 Reg. - 2 Turma Relator Des. Sebastiao Geraldo de Oliveira - DJ/MG 06.03.2012, pag. 69/70)

ACMULO DE FUNES. INEXISTNCIA. O desempenho de atividades diversas, no contexto de um feixe que compe a ntegra da funo contratual, apesar de no expressa ou necessariamente destacado no pacto laborativo, no suficiente, de per se, para dar causa ao reconhecimento de desvio funcional, e tampouco embasa pretenses atinentes ao acmulo de funes, se compatvel, a realizao de tais atividades, com o cargo ocupado pelo trabalhador. O real acmulo de funo somente se configura quando o empregado, contratado para exercer uma funo especfica, passa a desempenhar, concomitantemente, outras atividades afetas a cargos totalmente distintos, circunstncia que no se encontra devidamente aclarada no caso destes autos. (Processo N RO-191957.2011.5.03.0025 - Processo N RO-1919/2011-025-03-00.1 - 3 Reg. - 8 Turma - Relator Des. Marcio Ribeiro do Valle - DJ/MG 29.03.2012, pag. 167)

ACMULO DE FUNO. INEXISTNCIA. Ainda que tenha havido alterao das funes do autor com o incremento de seus afazeres, no so cabveis diferenas salariais quando evidenciado que o trabalho era realizado durante a jornada normal de trabalho e mantinha correlao com as atividades inerentes ao cargo que ocupava. Inexistindo clusula contratual expressa indicando especificamente as tarefas a serem desempenhadas, tampouco norma coletiva que assegure o pagamento de um adicional por acmulo de funo, deve ser entendido que o empregado se obrigou a todo e qualquer servio compatvel com a sua condio pessoal, nos termos do referido artigo 456, pargrafo nico, da CLT.156 (Processo N RO-1895-68.2011.5.03.0012 - Processo N RO1895/2011-012-03-00.4 - 3 Reg. - 2 Turma - Relator Des. Luiz Ronan Neves Koury - DJ/MG 30.04.2012, pag. 155)

SALRIO DIFERENAS ACMULO DE FUNES O acmulo de funo tem sua caracterizao delineada quando o empregado contratado para

executar determinados tipos de atividades e, na rotina contratual, alm de execut-las, constrangido a cumprir outras que no guardem compatibilidade com as pactuadas ou que exijam melhor qualificao. Isso porque o empregador no pode exigir mais daquilo que firmou com seu empregado, mantendo o mesmo salrio ajustado, sob pena de instaurar desequilbrio no sinalagma do contrato. Contratado o empregado para atuar como porteiro e no demonstrando que as atividades exercidas seriam incompatveis com as obrigaes contratadas, sucumbe a pretenso de diferenas salariais, por aplicao do pargrafo nico, do artigo 456, da CLT. (Processo N RO-111984.2011.5.03.0136 - Processo N RO-1119/2011-136-03-00.2 - 3 Reg. - 3 Turma - Relator Des. Emilia Facchini DJ/MG 11.05.2012, pag. 47/48)

ACMULO DE FUNES. DIFERENAS SALARIAIS. Somente se pode cogitar acmulo funcional quando a atividade que o laborista sustenta estar exercendo em acmulo/desvio constitua, de fato, uma outra funo, que compromete aquela para a qual o obreiro foi contratado. Do contrrio, obriga-se a exercer toda e qualquer atividade compatvel com a sua condio pessoal, na forma do art. 456, pargrafo nico, da CLT. (Processo N RO-51362.2011.5.03.0134 - Processo N RO-513/2011-134-03-00.0 - 3 Reg. - 9 Turma - Relator Juiz Convocado Rodrigo Ribeiro Bueno - DJ/MG 19.07.2012, pag. 175)

ACMULO DE FUNES. INEXISTNCIA. O desempenho de atividades diversas, no contexto de um feixe que compe a ntegra da funo contratual, apesar de no expressa ou necessariamente destacado no pacto laborativo, no suficiente, de per se, para dar causa ao reconhecimento de desvio funcional, e tampouco embasa pretenses atinentes ao acmulo de funes, se compatvel, a realizao de tais atividades, com o cargo ocupado pelo trabalhador. O real acmulo de funo somente se configura quando o empregado, contratado para exercer uma funo especfica, passa a desempenhar, concomitantemente, outras atividades afetas a cargos totalmente distintos, circunstncia que no se configura no caso destes autos. (Processo N RO-310-70.2011.5.03.0047 Processo N RO-310/2011-047-03-00.2 - 3 Reg. - 8 Turma - Relator Des. Marcio Ribeiro do Valle - DJ/MG 02.08.2012, pag. 75)

ACMULO DE FUNES. EXISTNCIA. O acmulo de funes se configura quando o empregado, contratado para exercer uma funo especfica,

passa a desempenhar atividades afetas a cargos totalmente distintos. No caso em exame, uma vez que, no contexto de sua funo de motorista, foi exigido do Reclamante um efetivo desdobramento em outras atividades completamente distintas e incompatveis entre si, inerentes ao cargo de despachante de mercadorias, no merece reforma a r. sentena a quo que deferiu o pleito em questo. (Processo N RO-1578-94.2011.5.03.0004 - Processo N RO1578/2011-004-03-00.3 - 3 Reg. - 8 Turma - Relator Des. Marcio Ribeiro do Valle - DJ/MG 02.08.2012, pag. 94)

ACMULO DE FUNO. DIFERENAS SALARIAIS. A remunerao pelos desdobramentos do exerccio de mais de uma funo depende sempre da existncia de normas que a prevejam, quer porque isto implica um acrscimo da jornada, quer porque haja a definio destacada de atividades, como ocorre com certas normas coletivas. (Processo N RO-1046-28.2011.5.03.0067 - Processo N RO-1046/2011-067-03-00.9 - 3 Reg. - 9 Turma - Relator Des. Monica Sette Lopes -DJ/MG 07.08.2012, pag. 79)

ACMULO DE FUNO. CARACTERIZAO. Configura-se o acmulo de funes quando evidenciado desequilbrio entre as funes inicialmente ajustadas entre empregado e empregador, passando este a exigir daquele, atividades alheias ao contrato de trabalho, concomitantemente com as funes contratadas. Evidenciando-se pelo conjunto probatrio coligido ao feito, que o autor executava concomitantemente as funes de motorista e cobrador, o que ocasionou desequilbrio quantitativo e qualitativo em relao aos servios que haviam sido originariamente pactuados entre as partes, faz jus o demandante ao acrscimo salarial, a ttulo de acmulo de funes (Processo N RO-67979.2011.5.03.0042 - Processo N RO-679/2011-042-03-00.3 - 3 Reg. - 7 Turma - Relator Juiz Convocado Marcio Toledo Goncalves - DJ/MG 09.08.2012, pag. 129)

ACMULO DE FUNES E JUS VARIANDI DO EMPREGADOR O acmulo funcional tem sua caracterizao delineada quando o empregado contratado para executar determinados tipos de atividades e, na rotina contratual, alm de execut-las, constrangido a cumprir outras que no guardem compatibilidade com as pactuadas ou que exijam melhor qualificao. Isto porque o empregador no

pode exigir mais do que ajustou com o seu empregado, mantendo o mesmo salrio, sob pena de instaurar desequilbrio no sinalagma do contrato. Entretanto, demonstrando a prova que o empregado sempre executou tarefa inerente funo para a qual foi contratado, sem qualquer incompatibilidade, no h se falar em pagamento a ttulo compensatrio por acmulo de funes. (Processo N RO-76-53.2012.5.03.0112 - Processo N RO-76/2012-112-03-00.9 - 3 Reg. - 3 Turma - Relator Des. Emilia Facchini - DJ/MG 17.08.2012, pag. 55/56)

ACMULO DE FUNO. DESEQUILBRIO CONTRATUAL EXISTENTE. ACRSCIMO SALARIAL DEVIDO. O acmulo de funo gerador de diferenas remuneratrias aquele que provoca desequilbrio entre os servios exigidos do empregado e a contraprestao salarial inicialmente pactuada, levando ao enriquecimento sem causa do empregador. Comprovado nos autos que o obreiro desempenhava afazeres capazes de proporcionar desequilbrio quantitativo ou qualitativo em relao aos servios originalmente prestados, devido o pagamento do acrscimo salarial vindicado. (Processo N RO-54973.2012.5.03.0036 - Processo N RO-549/2012-036-03-00.0 - 3 Reg. - Turma Recursal de Juiz de Fora - Relator Juiz Convocado Carlos Roberto Barbosa DJ/MG 22.08.2012, pag. 231)

ACMULO DE FUNES. INEXISTNCIA. No h se falar em diferenas salariais por acmulo de funes, quando as tarefas executadas pelo reclamante se revelam compatveis com as atribuies do cargo para o qual foi contratado e com as suas condies pessoais (art. 456, pargrafo nico, da CLT), inexistindo, ademais, norma legal, contratual ou convencional a dispor sobre tal possibilidade. (Processo N RO-1638-58.2011.5.03.0007 - Processo N RO1638/2011-007-03-00.7 - 3 Reg. - 2 Turma - Relator Des. Sebastiao Geraldo de Oliveira - DJ/MG 28.08.2012, pag. 51)

DESVIO/ACMULO DE FUNO. CARACTERIZAO. Configura-se o acmulo de funes quando evidenciado desequilbrio entre as funes inicialmente ajustadas entre empregado e empregador, passando este a exigir daquele, atividades alheias ao contrato de trabalho, concomitantemente com as funes contratadas. Evidenciando-se pelo conjunto probatrio coligido ao feito, que a autora executava tarefas estranhas funo para a qual fora

contratada, que ocasionou desequilbrio quantitativo e qualitativo em relao aos servios que haviam sido originariamente pactuados entre as partes, faz jus a obreira ao acrscimo salarial a ttulo de desvio/acmulo de funo. (Processo N RO-1939-93.2010.5.03.0086 - Processo N RO-1939/2010-086-03-00.1 - 3 Reg. - 7. Turma - Relator Juiz Convocado Marcio Toledo Goncalves - DJ/MG 30.08.2012, pag. 119)

ACMULO DE FUNES. INEXISTNCIA. O desempenho de atividades diversas, no contexto de um feixe que compe a ntegra da funo contratual, apesar de no expressa ou necessariamente destacado no pacto laborativo, no suficiente, de per se, para dar causa ao reconhecimento de desvio funcional, e tampouco embasa pretenses atinentes ao acmulo de funes, se compatvel, a realizao de tais atividades, com o cargo ocupado pelo trabalhador. O real acmulo de funo somente se configura quando o empregado, contratado para exercer uma funo especfica, passa a desempenhar, concomitantemente, outras atividades afetas a cargos totalmente distintos, circunstncia que no se encontra devidamente aclarada no caso destes autos. (Processo N RO-96463.2011.5.03.0142 - Processo N RO-964/2011-142-03-00.2 - 3 Reg. - 8 Turma - Relator Des. Fernando Antonio Viegas Peixoto - DJ/MG 30.08.2012, pag. 149)

DIFERENAS SALARIAIS - ACMULO DE FUNO. Diferenas salariais decorrentes de suposto acmulo de funo, com exceo das hipteses nas quais h norma legal que as ampare, devem encontrar suporte em norma coletiva, clusula do contrato de trabalho ou norma interna da empresa. Na ausncia de disposio expressa, no possvel cogitar-se em adicional pelo acmulo de funes realizadas dentro da jornada de trabalho, para o mesmo empregador. Recurso do reclamante desprovido. (Processo N RO-213-29.2012.5.24.0022 Processo N RO-0/0-000-24-00.0 - 24 Reg. - 1 Turma - Relator DES. NERY S E SILVA DE AZAMBUJA - DJ/MS - 14.09.2012, pag. 33/34)

ACRSCIMO SALARIAL POR ACMULO DE FUNES. INEXISTNCIA DE PREVISO LEGAL, CONTRATUAL OU CONVENCIONAL. No h que falar em pagamento de acrscimo salarial em razo do acmulo de funes, se o pedido no se encontra embasado em qualquer norma legal, coletiva ou empresarial. A ausncia de qualquer ajuste tcito ou formal sobre o pagamento de um plus salarial leva a concluir que as tarefas desenvolvidas pelo empregado

esto inseridas no conjunto geral de condies estabelecidas na contratao, a teor do disposto no artigo 456, pargrafo nico, da CLT. (Processo N RO1550-24.2011.5.03.0038 - Processo N RO-1550/2011-038-03-00.3 - 3 Reg. Turma Recursal de Juiz de Fora - Relator Juiz Convocado Luiz Antonio de Paula Iennaco -DJ/MG 26.09.2012, pag. 220)

ACMULO DE FUNES E JUS VARIANDI DO EMPREGADOR O acmulo funcional se delineia ao tempo em que o empregado, contratado para executar determinado feixe de tarefas, mas, na rotina contratual, alm de execut-lo, constrangido a cumprir outras, incompatveis com as compactuadas, ou que exijam melhor qualificao. Especificamente, ocorreu aqui de o empregado ter executado tarefas inerentes funo para a qual foi contratado. Eventuais transportes dos funcionrios e do scio da Reclamada, em veculo prprio, dentro do horrio de trabalho, foram ressarcidos pela Empresa, no quadrando cumulao funcional. (Processo N RO-91979.2011.5.03.0103 - Processo N RO-919/2011-103-03-00.5 - 3 Reg. - 3 Turma - Relator Des. Emilia Facchini - DJ/MG 28.09.2012, pag. 38)

ACMULO DE FUNES - CARACTERIZAO. O acmulo de funes ocorre quando o empregado desempenha atividades adicionais alm daquelas originalmente previstas em seu contrato de trabalho, incompatveis com a natureza da funo para o qual foi admitido, sem receber o acrscimo salarial decorrente das atividades extras. A ocorrncia de tal hiptese faz surgir o direito ao plus salarial, como modo de restabelecer o carter sinalagmtico do pacto laboral, consistente na reciprocidade e no equilbrio das obrigaes contratuais entre empregado e empregador. (Processo N RO-2234-31.2011.5.03.0140 Processo N RO-2234/2011-140-03-00.3 - 3 Reg. - 2 Turma - Relator Des. Sebastiao Geraldo de Oliveira - DJ/MG 11.10.2012, pag. 51)

CUMIM E GARON. ACMULO DE FUNCES. INEXISTENTE. Por certo que ningum nasce sabendo realizar todas as tarefas de um ofcio, o que somente se adquire com a prtica. Portanto, conclui-se que no houve acmulo de funes quando a autora realizou concomitantemente as funes de cumim e garonete, mas apenas um treinamento para que ela pudesse aprender o ofcio do novo cargo a que seria promovida, exatamente porque na sua rea profissional o cumim exatamente o aprendiz de garom. (Processo N RO-

423-56.2012.5.03.0025 - Processo N RO-423/2012-025-03-00.1 - 3 Reg. - 9 Turma - Relator Des. Joao Bosco Pinto Lara - DEJT/MG 06.11.2012, pag. 103)

ACMULO DE FUNO. ACRSCIMO SALARIAL. A percepo de diferenas salariais por acmulo de funes encontra abrigo legal nas disposies do artigo 468 da CLT, que veda ao empregador efetuar alteraes contratuais em prejuzo do trabalhador. Entretanto, importante salientar que se encontra entre os pressupostos necessrios para a caracterizao do acmulo de funes a efetiva alterao das condies originalmente contratadas entre as partes. No sendo este o caso dos autos, deve ser mantida a sentena que indeferiu as diferenas pleiteadas. (Processo N RO-30-62.2012.5.03.0048 Processo N RO-30/2012-048-03-00.1 - 3 Reg. - 4 Turma - Relator Juiza Convocada Sueli Teixeira - DEJT-MG 14.12.2012, pag. 83/84)

ACMULO DE FUNES - DIFERENAS SALARIAIS. Comprovado, na espcie, que o reclamante, alm de executar as funes prprias para que fora contratado (vendedor), se ativava em outras que demandavam esforos e dinmicas laborativas diversas (inspeo e fiscalizao), deve ser remunerado pelo servio prestado para alm de seu contrato, sob pena de enriquecimento sem causa do empregador. (Processo N RO-422-50.2012.5.03.0032 Processo N RO-422/2012-032-03-00.5 - 3 Reg. - 8 Turma - Relator Juiza Convocada Ana Maria Amorim Reboucas - DEJT-MG 07.03.2013, pag. 184)

Acmulo ou acrscimo de funes distintas daquela originalmente contratada. Trabalho gratuito. Enriquecimento sem causa do empregador. Adicional devido. Oacmulo ou acrscimo de funes diversas daquela originalmente contratada, sem a devida contraprestao pecuniria, importa enriquecimento indevido do empregador que deixa de contratar trabalhadores ou servios especializados para fazer frente s necessidades do empreendimento custa do trabalho alheio gratuito. Recurso ordinrio a que se d parcial provimento para, com fundamento nos artigos 884 do CC (c/c 8 da CLT) e 460 consolidado, por analogia, determinar o pagamento de adicional por acmulo/acrscimo de funes e reflexos. (TRT 15 REG. (CAMPINAS/SP PROC. 0001068-94.2010.5.15.0097 RO (Ac. 97347/12-PATR, 10 C.) Rel. Jos Roberto Dantas Oliva. DEJT 10.113, p. 2.678, In LTr Sup. Jurisp. 11/2013 p 81)

ACMULO DE FUNO. NO CONFIGURAO. No havendo previso em norma coletiva que assegure o pagamento por acmulo de funo, o empregador, nos termos do art. 456 da CLT, pode exigir do empregado qualquer

atividade lcita dentro da jornada normal que seja compatvel com a sua condio pessoal. (Processo N RO-2213-84.2011.5.03.0001 - Processo N RO2213/2011-001-03-00.7 - 3. Reg. - 8 Turma - Relator Juiza Convocada Ana Maria Amorim Reboucas - DEJT-MG 11.04.2013, pag. 236)

Acumulo de funo quando pode gerar aumento salarial


30 jul, 2012 Contratos de trabalho Eraldo Aurlio Rodrigues Franzese 1 Comentrio
22

Um dos temas que cada vez mais ganha discusso em nossos Tribunais o que se refere ao acumulo de funo.

O trabalhador admitido pelo empregador para o desempenho de uma determinada funo e ao longo do contrato de trabalho o empregador lhe d outras tarefas passando a acumular funes que antes no lhe pertenciam ou eram executadas por outros trabalhadores. Evidente que no qualquer tarefa adicional que se constitui em acumulo de funo, posto que aquelas que so compatveis com as executadas pelo empregado no trazem aquela caracterstica. Ademais o artigo 456 da CLT diz que a falta de prova ou inexistindo clusula expressa a tal respeito, entender-se- que o empregado se obrigou a todo e qualquer servio compatvel com a sua condio pessoal. O que deve ser considerado que o contrato de trabalho quando firmado existe uma correlao entre o trabalho a ser prestado e a remunerao a ser paga. Se no curso do contrato de trabalho esse equilbrio quebrado, existe a necessidade de reviso, o que quase nunca ocorre. No havendo entendimento entre empregado e empregador para o r eequilbrio do contrato de trabalho, surge o problema para o judicirio em eventual demanda. No h disposio legal expressa que determine no caso de acumulo de funo do empregador estar obrigado a pagar mais 10%, 20% ou qualquer outro percentual sobre o salrio. As decises que reconhecem o direito a majorao salarial encontram fundamento nos artigos 422 e 884 do cdigo civil que apontam para os princpios da probidade e da boa -f. No admitem o enriquecimento sem causa j que atribuindo funes alm daquelas originalmente contratadas, o empregador est se beneficiando do trabalho sem em contrapartida retribuir o valor devido. As decises que reconhecem o acrscimo salarial por acumulo de funo ainda encontram divergncias quanto ao critrio de fixao do valor a ser acrescido. Uns buscam aplicao de

um percentual sobre o maior salrio da funo acumulada.

salrio

outros

parmetro

do

O desembargador Valdir Florindo do TRT da 2 Regio proferiu deciso sobre a matria no seguinte sentido: A formalizao do contrato de emprego depende do ajuste de vontade das partes, pelo que, o que for pactuado, tem carter de imutabilidade, ressalvando-se a alterao permitida por mtuo consentimento, desde que a modificao do contrato claro no traga prejuzos diretos ou indiretos ao empregado segundo o disposto no art. 468 da CLT. O recorrente teve o seu contrato modificado apenas ao alvedrio do empregador, que lhe atribuiu uma carga maior de trabalho sem a devida contraprestao salarial, reputando-se tal alterao em desequilbrio natureza comutativa e onerosa decorrente da relao de emprego. Exsurge desta forma, o direito do autor em receber as diferenas salariais advindas do acmulo de funes a que foi obrigado pela reclamada. Estabeleo como critrio de maior justeza em relao aos aspectos circunstanciais que envolveram a relao de emprego, que o pagamento deste acrscimo salarial tenha como base o piso salarial da categoria da funo cumulada (faxineiro). (Proc. 010022120022530200 AC. 20030318810) Adotando critrio diferente a deciso do TRT da 11 Regio: Comprovado nos autos que o reclamante acumulava as funes de Operador de Produo I, II e III, correta a deciso que deferiu diferena salarial a ttulo de acmulo de funes, arbitrando o percentual de 30% sobre o seu salrio base. (RO 0162000-47.2009.5.11.018 Rel Luza Maria de Pompei Falabela Veiga) Cabe observar ainda que se o empregador no curso do contrato de trabalho exige do empregado o acumulo de funes sem o prvio entendimento a respeito do salrio, o empregado pode considerar rescindido o seu contrato de trabalho, com fundamento no artigo 483 a da CLT, recusando-se a cumprir o acumulo de funo. Se no houver a recusa no ato e o empregado passar a atender tarefas diversas para as quais foi contratado, restar a posterior discusso salarial por acumulo de funo.

You might also like