You are on page 1of 4

Embora a Lei 4.

320/1964 j mencionasse algo a respeito, o primeiro marco legal a estabelecer a utilizao de um sistema de custos na administrao pblica direta foi o Decreto-Lei 200/1967 que determinava que a contabilidade dever apurar os custos dos servios de forma a evidenciar os resultados da gesto. Em 2000, mais uma vez, essa determinao foi trazida aos entes pblicos por meio da Lei Complementar 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal que, em seu art. 50, obrigou a administrao pblica a manter um sistema de custos que permitisse a avaliao e o acompanhamento da gesto oramentria, financeira e patrimonial. Essa iniciativa foi implementada efetivamente em 2011 com a criao do Sistema de Informao de Custos do Governo Federal (SIC). O Sistema de Informaes de Custos do Governo Federal - SIC que se utiliza da extrao de dados dos sistemas estruturantes da administrao pblica federal, tal como SIAPE, SIAFI e SIGPlan, para a gerao de informaes. Tem por objetivo subsidiar decises governamentais e organizacionais que conduzam a alocao mais eficiente do gasto pblico; sendo essencial para a transformao de paradigmas que existem atualmente na viso estratgica do papel do setor pblico. A ferramenta verifica espaos para a melhoria de servios destinados a populao, bem como proporciona instrumentos de analise para a eficcia, a eficincia, a economicidade e a avaliao dos resultados do uso recursos pblicos. Nesse sentido, a STN publicou em 09 de maro de 2011 a sua Portaria n 157, que dispe sobre a criao do Sistema de Custos do Governo Federal, estruturado na forma de um subsistema organizacional da administrao pblica federal brasileira e vinculado ao Sistema de Contabilidade Federal, uma vez que se encontra sob gesto da Coordenao-Geral de Contabilidade e Custos da Unio. Por meio dessa estrutura matricial de gesto governamental, integram-se a Secretaria do Tesouro Nacional, como orgo central, e as unidades de gesto interna do Poder Pblico da Unio, como orgos setoriais; os quais se tornam responsveis pelo uso do SIC Sistema de Informaes de Custos, enquanto ferramenta de suporte tecnolgico, para acompanhamento dos custos em suas organizaes pblicas. RESOLUO CFC N. 1.366/11 Aprova a NBC T 16.11 Sistema de Informao de Custos do Setor Pblico. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exerccio de suas atribuies legais e regimentais e com fundamento no disposto na alnea

f do Art. 6 do Decreto - Lei n. 9.295/46, alterado pela Lei n. 12.249/10, RESOLVE: Art. 1 Aprovar a NBC T 16.11 Sistema de Informao de Custos do Setor Pblico. Art. 2 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao, aplicando - se aos exerccios iniciados a partir de 1 de janeiro de 2012. A entidade que esteja sujeita a legislao que estabelea prazo distinto para incio da sua adoo pode adotar esta Norma a partir do prazo estabelecido por aquela legislao. Braslia, 25 de novembro de 2011.

Nos ltimos anos, a sociedade brasileira vem requerendo dos gestores pblicos uma melhor gesto, com enfoque, primordialmente, na efetividade e eficincia dos gastos pblicos e na busca pelo bem comum, satisfazendo as necessidades dos clientes ou usurios dos bens e servios pblicos. O Sistema de Informao de Custos do Governo Federal (SIC) uma ferramenta que busca esse aprimoramento de gesto, e procura cumprir, aps dez anos, determinao contida na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000). Conforme ressaltam MACHADO E HOLANDA (2010), o sistema foi concebido para ser utilizado, principalmente, como apoio gesto pelos rgos executores das polticas pblicas, com o fito subsidi-los no processo de tomada de deciso. Os autores destacam que as principais finalidades do sistema so: a) prover uma maior eficincia ao processo a locativo, permitindo avaliar se os bens e servios produzidos justificam os custos incorridos correspondentes; b) prover uma maior eficincia operacional, por meio da apurao dos custos dos projetos e atividades governamentais de forma a evidenciar os resultados da gesto, considerando as informaes financeiras da execuo oramentria e as informaes detalhadas sobre a execuo fsica , e da anlise custo/benefcio das aes governamentais; e c) fixar preos pblicos e taxas justos, a partir do conhecimento dos custos dos produtos e servios pblicos ofertados. Assim, sua maior contribuio reside na avaliao dos gastos pblicos, especificamente quanto eficincia e qualidade de tais gastos. Contudo, o SIC servir de grande valia para os rgos centrais de controle, haja vista que demonstra, dentre outros aspectos, o desempenho dos gestores pblicos.

Adicionalmente, conforme avaliam KLADI e FERRARI (2011), o SIC pode ser visto como uma ferramenta importante do planejamento governamental, uma vez que as informaes13 de custos so utilizadas como insumo projeo de cenrios e gesto voltada a resultados fixados nas diretrizes estratgicas, que podem ser controlados por meio de indicadores de desempenho.

Sistemas de Custos pblicos serve, por exemplo para: Prover informaes gerenciais para subsidiar a tomada de decises. Disponibilizar aos gestores ferramenta que permita melhorar a gesto da sua unidade. Propiciar comparaes entre os custos dos servios prestados pelas entidades pblicas de mesma natureza, tais como escolas, hospitais, etc. Apoiar , com dados a formulao do plano plurianual , proposta oramentria e dos planos setoriais, trazendo realismo e maior preciso s projees financeiras. Disponibilizar informaes sociedade do custo dos servios prestados de forma clara e transparente.

Ramos da Contabilidade Definies Contabilidade Financeira: cincia social aplicada que capta, registra, resume, interpreta e evidencia fenmenos que afetam a situao financeira e patrimonial da entidade. Contabilidade de Custos: ramo da contabilidade que trata dos gastos incorridos na produo de bens e servios. Contabilidade Gerencial: Corresponde integrao dos conhecimentos teis, sob o aspecto gerencial, para a tomada de decises da administrao da entidade, oriundos de vrios ramos da Contabilidade e de outras cincias.

Terminologia Contbil Gasto: Aquisio de um produto ou servio qualquer, que gera sacrifcio financeiro para a entidade, representado por entrega ou promessa de entrega de ativos.

Desembolso: Pagamento resultante da aquisio de bem ou servio. Investimento: Gasto ativado em funo de sua vida til ou de benefcios atribuveis a perodos futuros. Custo: Gasto relativo a bens ou servios utilizados na produo de outros bens ou servios. Despesa: Bem ou servio consumido direta ou indiretamente e intencionalmente para a obteno de receitas. Perda: Bem ou servio consumidos de forma anormal e involuntria.

You might also like