You are on page 1of 2

Componente Curricular: Crditos: Carga Horria: Unidade Responsvel: Tipo do Componente: Ementa:

DAT0142 - PSICOLOGIA DAS ARTES 4 crditos 60 horas DEPARTAMENTO DE ARTES DISCIPLINA A importncia da criatividade no processo educativo. Componentes, processos e fases da criatividade. As contribuies da Teoria Gestltica, da psicanlise. Subjetividade, virtualidade e modernidade.

Ano-Perodo: 2014-1 Dra. Maria Helena Braga e Vaz da Costa Objetivos: Explorar, numa viso introdutria, diversos aspectos e algumas abordagens esttico-cientficas da interface Arte/Psicologia, de modo a promover e aprofundar a reflexo sobre a Arte enquanto fenmeno perceptivo e processo criativo. Contedo: UNIDADE I. ARTE/PSICOLOGIA: ASPECTOS E QUESTES DE UMA INTERFACE Arte/Psicologia: aspectos e questes de uma interface epistemolgica. Fator esttico e fator psicolgico da criao. Da Arte Esttica, Psicologia e Psicanlise: precursores e fundadores. Kant, Gombrich, Panofsky, Arnheim, Freud. Contedo afetivo e forma estetizante. Arte e percepo: teoria da Gestalt. Forma, espao, percepo visual. Arte e criao. Vertentes psicolgicas e diferentes abordagens. Psicanlise freudiana e psicanlise junguiana. A Contribuio do Surrealismo. Incidncias psicolgicas nos fenmenos estticos. UNIDADE II. O ESTTICO SEGUNDO O PSQUICO: TEORIAS PSICANALTICAS Arte e Psicanlise. Teorias freudianas. Inconsciente e Arte. Funo compensatria do inconsciente. Conceitos de libido, pulso, recalque, retorno. Princpio do prazer e princpio da realidade. Arte como sublimao do desejo. Linguagem normativa e linguagem criativa: Arte como transgresso. Freud e a metapsicologia. Kristeva e a irrupo do semitico na camada normativa. Arte e Psicanlise. Teoria dos arqutipos: Arte, psique e mito. Funo social da Arte e justificao do artista. UNIDADE III. O PSQUICO SEGUNDO O ESTTICO: CRIAO E TERAPIA Arte, loucura, esquizofrenia. Pioneiros da investigao no Brasil. Contribuio de Mrio Pedrosa. Nise da Silveira. Exploradores da psique: surrealistas e abstracionistas. Manifestos surrealistas. A poltica do sonho. Dali, Buuel, Fellini.

Metodologia: Os encontros em sala se faro em dilogos, mediante os quais se buscar promover e avaliar o nvel de compreenso dos temas discutidos pelos alunos. Sero alternadas aulas expositivas com leituras de textos; projees de imagens e filmes, pesquisa na WEB. Critrios de Avaliao O aluno ser avaliado pelo seu desempenho nas avaliaes escritas e nos trabalhos de pesquisa como tambm pela sua assiduidade e pelo interesse demonstrado durante as atividades em sala de aula. Bibliografia Textos Impressos: READ, Hebert. O Sentido da Arte. Captulo 1 (19-49). So Paulo: Pioneira, 1998. FREUD, Sigmund. Civilizao e Cultura. In: Psicanlise dos Tempos Neurticos. So Paulo: Edimax, 1930, pp.89-126. GOMBRICH, E. H. Arte e Iluso. Um Estudo da Psicologia da Representao Pictrica. Introduo: A psicologia e o enigma do estilo (3-25). So Paulo: Martins Fontes, 2007. JUNG, Carl Gustav. Relao da Psicologia Analtica com a Obra de Arte Potica. In: O Esprito na Arte e na Cincia. Petrpolis: Vozes, 1985, pp. 54-72. JUNG, Carl Gustav. Psicologia e Poesia. In: O Esprito na Arte e na Cincia. Petrpolis: Vozes, 1985, pp. 73-93. MARCUSE, Herbert. A Noo de Progresso Luz da Psicanlise. In: Cultura e Psicanlise. So Paulo: Paz e Terra, 2004. RICOEUR, Paul. A Arte e a Sistemtica Freudiana. In: O Conflito das Interpretaes. Porto: Rs, S/D, pp. 193-205.

Textos na WEB: DIONSIO, Gustavo Henrique. A Psicologia da Forma e as Imagens do Inconsciente: de Mrio Pedrosa a Nise da Silveira. FRAYZE-PEREIRA, Joo A. A Alteridade da Arte: Esttica e Psicologia. KON, Noemi Moritz. Entre a Psicanlise e a Arte. MAGALHES, Alex Wagner Leal. Freud Dialogando com as Artes: a Esttica no Pensamento Freudiano. PASTORE, Jassanan Amoroso Dias. A Arte do Inconsciente. SAVARY, Olga. Liberadora de sonhos. A revolucionria Nise da Silveira, nossa mais importante psiquiatra. STEFFEN, Regina. Freud, Pensador da Civilizao: os domnios da Arte.

You might also like