You are on page 1of 13

A Paisagem Humana

SILO

A Paisagem Humana
I. As Paisagens e os Olhares
1. Falemos de paisagens e olhares, retomando o que foi dito em algum outro lugar: paisagem externa o que percebemos das coisas; paisagem interna o que depuramos delas com o crivo de nosso mundo interno. Estas paisagens so uma s e constituem nossa indissolvel viso da realidade. 2. J nos objetos externos percebidos, um olhar ingnuo pode fazer confundir o que se v com a prpria realidade. Haver quem v mais longe, acreditando que se lembra da realidade tal qual ela foi. E no faltar um terceiro que confunda sua iluso, sua alucinao ou as imagens de seus sonhos com objetos materiais (que, na realidade, foram percebidos e transformados em diferentes estados de conscincia). 3. Que nas recordaes e nos sonhos apaream deformados objetos anteriormente percebidos, no parece trazer dificuldades para as pessoas razoveis. Mas que os objetos percebidos estejam sempre cobertos pelo manto multicolorido de outras percepes simultneas e de recordaes que neste momento atuam; que perceber seja um modo global de estar entre as coisas, um tom emotivo e um estado geral do prprio corpo... Isto, como idia, desorganiza a simplicidade da prtica diria, do fazer com as coisas e entre as coisas. 4. Acontece que o olhar ingnuo considera o mundo externo como a prpria dor ou a prpria alegria. Olho no s com o olho, mas tambm com o corao, com a suave recordao, com a avilenta suspeita, com o clculo frio, com a sigilosa comparao. Olho atravs de alegorias, signos e smbolos que no vejo no olhar, mas que atuam sobre ele, assim como no vejo o olho nem o atuar do olho quando olho. 5. Por isto, pela complexidade do perceber, quando falo de realidade externa ou interna, prefiro faz-lo usando o vocbulo paisagem, ao invs de objeto. E com isto dou por entendido que menciono blocos, estruturas e no a individualidade isolada e abstrata de um objeto. Tambm me importa destacar que estas paisagens correspondem a atos do perceber aos quais chamo de olhares (invadindo, talvez ilegitimamente, numerosos campos que no se referem visualizao). Estes olhares so atos complexos e ativos, organizadores de paisagens, e no simples e passivos atos de recepo de informao externa (dados que chegam a meus sentidos externos) ou interna (sensaes do prprio corpo, recordaes e percepes). Alm disso, nestas mtuas implicaes de olhares e paisagens, as distines entre o interno e o externo se estabelecem segundo direes da intencionalidade da conscincia e no como gostaria o esquematismo ingnuo que se apresenta para os escolares. 6. Se o que foi dito antes est entendido, quando se falar de paisagem humana compreender-se- que estou me referindo a um tipo de paisagem externa constituda por pessoas e tambm por fatos e intenes humanas gravados em objetos, ainda quando o ser humano, como tal, no esteja ocasionalmente presente.

7. Convm, alm disso, distinguir entre mundo interno e paisagem interna; entre natureza e paisagem externa; entre sociedade e paisagem humana, enfatizando que, ao mencionar paisagem sempre se est implicando quem olha, diferentemente dos outros casos em que mundo interno (ou psicolgico), natureza e sociedade aparecem ingenuamente como existentes em si, excludos de toda interpretao.

II. O Humano e o Olhar Externo


1. Nada substancial nos diz aquela afirmao de que o homem se constitui em um meio e que graas a tal meio (natural para uns, social para outros e as duas coisas para alguns mais), o ser humano se constitui (?). Tal inconsistncia se agrava se se destaca a relao constitui, dando por admitida a compreenso dos termos homem e meio, j que se supe que meio o que rodeia, ou ainda o que submerge o ser humano, e homem o que est dentro ou submerso em tal meio. Seguimos, ento, como a princpio, em um crculo de vacuidades. No entanto, advertimos que as duas expresses relacionadas designam entidades separadas e que existe a inteno de unir esta separao com uma relao camuflada, com a palavra constitui, que tem implicaes de gnese, isto , de explicao desde o mais original (desde sua origem). 2. O que foi dito antes no seria de interesse se no se apresentasse para ns como um paradigma de distintas afirmaes que durante milnios vieram apresentando uma imagem do ser humano visto do lado das coisas e no visto como o olhar que olha as coisas. Porque dizer o homem o animal social, ou dizer o homem est feito semelhana de Deus pe a sociedade ou Deus como os que olham o homem, sendo que a sociedade e Deus s se concebe, se nega ou se aceita a partir do olhar humano. 3. E assim, em um mundo no qual desde h muito tempo se instalou um olhar inumano, se instalaram tambm comportamentos e instituies que apagaram o humano. Deste modo, na observao da natureza, entre outras coisas, se perguntou pela natureza do homem e se respondeu como se responde a respeito de um objeto natural. 4. Mesmo as correntes de pensamento que apresentaram o ser humano como sujeito a transformao, trabalharam pensando o humano a partir do olhar externo, a partir de distintas localizaes do naturalismo histrico. 5. a idia subjacente de natureza humana a que correspondeu ao olhar externo sobre o humano. Mas, sabendo que o homem o ser histrico cujo modo de ao social transforma sua prpria natureza, o conceito de natureza humana aparece sujeito ao que fazer, ao existir, e submetido s transformaes e desvelamentos que este existir oriente. Deste modo, o corpo como prtese da inteno se estende em suas potencialidades, humanizando o mundo. E esse mundo no pode mais ser visto como simples externalidade, mas sim como paisagem natural ou humana, submetida a transformaes humanas atuais ou possveis. neste fazer que o homem transforma a si mesmo.

III. O Corpo Humano como Objeto da Inteno

1. O corpo como objeto natural passvel de modificaes naturais e, certamente, suscetvel de transformao, no apenas em suas expresses mais externas, mas tambm em seu ntimo funcionamento, graas inteno humana. Visto assim, o prprio corpo como prtese da inteno ganha sua maior relevncia. Mas, desde o governo imediato (sem intermediao) do prprio corpo, at a adequao deste a outras necessidades e outros desgnios, h um processo social que no depende do indivduo isolado, mas que implica outros. 2. A propriedade sobre minha estrutura psicofsica se d graas intencionalidade, enquanto os objetos externos aparecem-me como alheios minha propriedade imediata e s governveis mediatamente (por ao de meu corpo). Mas um tipo particular de objeto o corpo do outro, o qual intuo como propriedade de uma inteno alheia. E esta estranheza me coloca visto de fora, visto a partir da inteno do outro. Por isto, a viso que tenho do estranho uma interpretao, uma paisagem que se estender a todo objeto que leve a marca da inteno humana, ainda que tenha sido produzido ou manipulado por algum atual ou pretrito. Nesta paisagem humana, posso anular a inteno de outros, considerando-os prteses de meu prprio corpo, e neste caso devo esvaziar sua subjetividade totalmente ou, pelo menos, naquelas regies do pensar, do sentir ou do atuar que desejo governar de modo imediato. Tal objetivao necessariamente me desumaniza e assim justifico a situao pela ao de uma Fora maior no controlada por mim (a Paixo, Deus, a Causa, a Desigualdade natural, o Destino, a Sociedade, etc.).

IV. Memria e Paisagem Humana


1. Ante uma paisagem desconhecida, apelo para minha memria e percebo o novo por reconhecimento de sua ausncia em mim. Assim me acontece tambm com uma paisagem humana em que a linguagem, vestimentas e usos sociais contrastam fortemente com aquela paisagem em que tenho formadas minhas recordaes. Mas, em sociedades em que a mudana lenta, minha paisagem anterior tende a impor-se a estas novidades que percebo como irrelevantes. 2. E acontece que vivendo em sociedade de modificaes velozes, tendo a desconhecer o valor da mudana ou a consider-la como desvio, sem entender que a perda interior que experimento a perda da paisagem social na qual se configurou minha memria. 3. Pelo que foi dito, compreendo que uma gerao, quando ascende ao poder, tende a plasmar externamente os mitos e as teorias, os apetites e os valores daquelas paisagens hoje inexistentes, mas que ainda vivem e atuam a partir da recordao social em que se formou esse conjunto. E essa paisagem foi assimilada como paisagem humana pelos filhos e como irrelevncia ou desvio por seus pais. E por mais que lutem entre si a geraes, a que chega ao poder se converte de imediato em retardatria, ao impor sua paisagem de formao a uma paisagem humana j modificada ou que ela mesma contribuiu para modificar. Deste modo, na transformao instaurada por um novo conjunto est o atraso que arrasta desde sua poca de formao. E contra este atraso se choca um novo conjunto que se est se formando.

Quando falei do poder ao qual ascende uma gerao, imagino que se entendeu bem, me referi a suas distintas expresses: polticas, sociais, culturais e assim por diante.

V. Distncia Imposta pela Paisagem Humana


1. Toda gerao tem sua astcia e no vacilar em apelar para a mais sofisticada renovao, se com esse recurso aumentar seu poder. Entretanto, isto a leva a inmeras dificuldades, na medida em que a transformao que colocou em andamento arrasta para o futuro esta sociedade que, na dinmica do hoje, j contraditria com a paisagem social interna que se queria manter. Por isto digo que cada gerao tem sua astcia, mas tambm tem sua armadilha. 2. Com que paisagem humana est se defrontando o nu e injustificado apetite? De imediato, com uma paisagem humana percebida, diferente da paisagem recordada. Mas alm disto, com uma paisagem humana que no coincide com o tom afetivo, com o clima emotivo geral da recordao de pessoas, edifcios, ruas, profisses, instituies. E esse afastamento ou estranheza mostra claramente que toda paisagem percebida uma realidade distinta e global daquela recordada, mesmo quando se trate da realidade cotidiana ou familiar. Assim, os apetites que durante tanto tempo acariciaram a posse de um objeto (coisa, pessoa, situao) resultaram defraudadas em sua realizao. E essa a distncia imposta pela dinmica da paisagem humana a toda recordao sustentada individual ou coletivamente; sustentada por um ou por muitos, ou por toda uma gerao que, coexistindo em um mesmo espao social, est aureolada por um fundo emotivo similar... Cada vez mais distanciado se torna o acordo em relao a um objeto, quando considerado por diferentes geraes ou representantes de distintas pocas que coexistem no mesmo espao! E se parece que estamos falando de inimigo, devo destacar que estes abismos se abrem entre aqueles que coincidem em seus interesses. 3. Nunca se toca do mesmo modo um mesmo objeto, nem jamais se sente duas vezes uma mesma inteno. E isto que creio perceber como inteno em outros apenas uma distncia que interpreto, a cada vez, de maneira diferente. Assim, a paisagem humana cuja nota distintiva a inteno, pe em relevo o estranhamento que, em seu momento, muitos notaram, pensando que seria, talvez, produto de condies objetivas de uma sociedade no solidria que lanava ao exlio a conscincia despossuda. E aqueles, ao terem se equivocado em sua apreciao sobre a essncia da inteno humana, viram que a sociedade construda por eles, com esforo, se abismou geracionalmente e se estranhou diante de si mesma, medida em que aumentou a acelerao de sua paisagem humana. Outras sociedades desenvolvidas segundo esquemas diferentes receberam idntico impacto, com o que ficou demonstrado que os problemas fundamentais do ser humano deveriam ser resolvidos tendo como objetivo a inteno que transcende o objeto e da qual o objeto social s sua morada. E assim mesmo, toda a natureza (includa nela o corpo do homem) deve ter sido compreendida como lar da inteno tranformadora.

4. A percepo da paisagem humana comparao de mim mesmo e compromisso emotivo, algo que me nega ou me lana para frente. E a partir de meu hoje, agregando recordaes, que sou succionado pela inteno de futuro. Esse futuro que condiciona o hoje, essa imagem, esse sentimento confuso ou querido, esse fazer escolhido ou imposto tambm marca meu passado, porque muda o que considero que foi meu passado.

VI. A Educao
1. A percepo da paisagem externa e sua ao sobre ela compromete o corpo e um modo emotivo de estar no mundo. Certamente, tambm compromete a prpria viso da realidade, conforme comentei antes. Por isto, creio que educar basicamente habilitar as novas geraes no exerccio de um viso no ingnua da realidade, de maneira que seu olhar tenha em conta o mundo, no como uma suposta realidade objetiva em si mesma, mas como o objeto de transformao ao qual o ser humano aplica sua ao. Mas, no estou falando neste momento da informao sobre o mundo, mas do exerccio intelectual de uma particular viso sem preconceitos sobre as paisagens e de uma atenta prtica sobre o prprio olhar. Uma educao elementar deve ter conta o exerccio do pensar coerente. Neste caso, no se est falando de conhecimento estrito, mas de contato com os prprios registros do pensar. 2. Em segundo lugar, a educao deveria contar com o incentivo da captao e do desenvolvimento emotivo. Por isto, o exerccio da representao, por uma parte, e o da expresso, por outra, assim como a percia no manejo da harmonia e do ritmo, teriam que ser considerados na hora de planejar uma formao integral. Porm, o que foi comentado no tem por objeto a instrumentalizao de procedimentos com a preteno de produzir talentos artsticos, mas com a inteno de que os indivduos tomem contato emotivo consigo mesmos e com outros, sem os transtornos a que induz uma educao da separatividade e da inibio. 3. Em terceiro lugar, deveria se ter em conta uma prtica que pusesse em jogo todos os recursos corporais de modo harmnico e esta disciplina se parece mais com uma ginstica realizada com arte do que com o esporte, j que este no forma integralmente, mas de maneira unilateral. Porque aqui se trata de tomar contato com o prprio corpo e de govern-lo com soltura. Por isto, o esporte no teria que ser considerado como uma atividade formativa, mas seria importante seu cultivo, tendo por base a disciplina comentada. 4. At aqui falei da educao, entendendo-a do ponto de vista de atividades formativas para o ser humano em sua paisagem humana, mas no falei da informao que se relaciona com o conhecimento, com a incorporao de dados atravs do estudo e da prtica como forma de estudo.

VII. A Histria
1. Enquanto se prossiga pensando o processo histrico a partir de um olhar externo, ser intil explic-lo como o desenvolvimento crescente da intencionalidade humana em sua

luta para superar a dor (fsica) e o sofrimento (mental). Daquele modo, alguns preocupar-se-o em revelar as leis ntimas do acontecer humano a partir da matria, do esprito, de certa razo, mas, na verdade, o mecanismo interno que se busque sempre estar visto de fora do homem. 2. Certamente continuar entendendo-se o processo histrico como o desenvolvimento de uma forma que, em suma, no ser seno a forma mental daqueles que assim vem as coisas. E no importa a que tipo de dogma se apele, porque o fundo que ditar tal adeso sempre ser aquilo que se queira ver.

VIII. As Ideologias
1. As ideologias que em alguns momentos histricos se impunham e mostravam sua utilidade para orientar a ao e interpretar o mundo em que se desenvolviam, tanto indivduos quanto conjuntos humanos, foram deslocadas para outras cujo maior sucesso consistiu em aparecer como a prpria realidade, como o mais concreto e imediato e isento de toda ideologia. 2. Assim, os oportunistas de outros tempos, que se caracterizaram por trair todo compromisso, apareceram nas pocas de crise das ideologias, chamando a si mesmos de pragmticos ou realistas, sem saber, nem longinquamente, de onde provinham tais palavras. Em todo caso, exibiram com total descaramento seu ideologema, apresentando-o como o mximo da inteligncia e da virtude. 3. Sem dvida, ao acelerar-se a mudana social, a no coincidncia entre a paisagem humana em que se formaram umas geraes com a paisagem humana em que atuavam, as deixava rfs de toda teoria e de todo modelo de conduta. Portanto, deviam dar respostas cada vez mais velozes e mais improvisadas, tornando-se conjunturais e pontuais na aplicao da ao, de maneira que toda idia de processo e toda noo de historicidade foi declinando, crescendo em troca um olhar analtico e fragmentrio. 4. Os cnicos pragmticos acabaram sendo netos vergonhosos daqueles esforados construtores de conscincias infelizes e filhos dos que denunciaram as ideologias como mascaramentos da realidade. Por isto, em todo pragmatismo ficou a marca do absolutismo da famlia. E assim se os escutou dizer: h que se ater realidade e no a teorias. Mas isto lhes trouxe inmeras dificuldades quando emergiram correntes irracionalistas que, por sua vez, afirmaram: h que se ater nossa realidade e no a teorias.

IX. A Violncia
1. Quando se fala de metodologia de ao em relao luta poltica e social, frequentemente se menciona o tema da violncia. Mas h questes prvias s quais o tema mencionado no alheio.

2. At que o ser humano no realize plenamente uma sociedade humana, isto , uma sociedade em que o poder esteja no todo social e no em uma parte dele (submetendo e objetivando o conjunto), a violncia ser o signo sob o qual se realizar toda atividade social. Por isto, ao falar de violncia h que se mencionar o mundo institudo, e se a esse mundo se ope uma luta no-violenta, deve-se destacar em primeiro lugar que uma atitude no-violenta assim porque no tolera a violncia. De modo que no o caso de justificar um determinado tipo de luta, mas de definir as condies de violncia que este sistema inumano impe. 3. Por outro lado, confundir no-violncia com pacifismo leva a inmeros erros. A no-violncia no necessita justificativa como metodologia de ao, mas o pacifismo necessita estabelecer ponderaes sobre os fatos que aproximam ou distanciam da paz, entendendo-se esta como um estado de no beligerncia. Por isto que o pacifismo encara temas como o do desarmamento fazendo dele a prioridade essencial de uma sociedade quando, na realidade, o armamentismo um caso de ameaa de violncia fsica que responde ao poder institudo por uma minoria que manipula o Estado. O tema do desarmamento de importncia capital e, embora o pacifismo brade por esta urgncia, mesmo que tenha xito em suas demandas, no modificar por este motivo o contexto da violncia e, assim, no poder estender-se, seno artificialmente, proposta de modificao da estrutura social. claro que tambm existem distintos modelos de pacifismo e distintos embasamentos tericos dentro de tal corrente, mas em todo caso no deriva dela uma proposta maior. Se, em troca, sua viso de mundo fosse mais ampla, seguramente estaramos em presena de uma doutrina que inclui o pacifismo. Neste caso, deveramos discutir os fundamentos desta doutrina antes de aderirmos ou recusarmos o pacifismo que deriva dela.

X. A Lei
1. O direito de algum termina onde comea o direito dos demais, portanto o direito dos demais termina onde comea o de algum. Mas como se enfatiza a primeira e no a segunda frase, tudo faz suspeitar que os sustentadores de tal colocao interpretam a si mesmos como os demais, isto , como representantes de um sistema estabelecido que se d por justificado. 2. No faltam aqueles que derivam a lei de uma suposta natureza humana, mas como isto j foi discutido anteriormente, no acrescenta nada questo. 3. Pessoas prticas no se perderam em teorizaes e declararam que necessria uma lei para que exista a convivncia social. Tambm se afirmou que a lei se faz para defender os interesses dos que a impem. 4. Pelo que parece, a situao prvia de poder a que instaura uma determinada lei, que por sua vez legaliza o poder. assim que o poder, como imposio de uma inteno, aceita ou no, o tema central. Se diz que a fora no gera direitos, mas este contra-senso pode ser aceito se se pensa na fora apenas como fato fsico brutal, quando em realidade a fora (econmica, poltica, etc.) no necessita ser exposta perceptualmente para se fazer

presente e impr respeito. Por outro lado, mesmo a fora fsica (a das armas, por exemplo), expressada em sua desencarnada ameaa impe situaes ou custodia (copresentemente) situaes que so justificadas legalmente. E no devemos desconhecer que o uso das armas em uma ou outra direo depende da inteno humana e no de um direito. 5. Quem viola uma lei desconhece uma situao imposta no presente, expondo sua temporalidade (seu futuro) s decises de outros. Mas est claro que aquele presente em que a lei comea a ter vigncia tem razes no passado. O costume, a moral, a religio ou o consenso social costumam ser as fontes invocadas para justificar a existncia da lei. Cada uma delas, por sua vez, depende do poder que a imps. E estas fontes so revistas quando o poder que as originou cai ou se transforma de tal modo que a manuteno da ordem jurdica anterior comea a entrar em choque com o razovel, com o senso comum, etc. Quando o legislador muda uma lei, ou ento um conjunto de representantes do povo muda a Constituio de um pas, no se viola aparentemente a lei, porque os que atuam no ficam expostos s decises de outros, isto , porque tm em suas mos o poder ou atuam como representantes de um poder e nessas situaes fica claro que o poder gera direitos e obrigaes, e no o contrrio. 6. Os Direitos Humanos no tm a vigncia universal que seria desejvel porque no dependem do poder universal do ser humano, mas do poder de uma parte sobre o todo e se as mais elementares reivindicaes sobre o governo do prprio corpo so pisoteadas em todas as latitudes, s podemos falar de aspiraes que tero que se converter em direitos. Os Direitos Humanos no pertencem ao passado, esto ali no futuro, succionando a intencionalidade, alimentando uma luta que se reaviva em cada nova violao do destino do homem. Por isto, toda reividicao que se faa a favor deles tem sentido porque mostra aos poderes atuais que no so onipotentes e que no tm o futuro sob controle.

XI. O Estado
1. Disseram que a nao uma entidade jurdica formada pelo conjunto de habitantes de um pas regido pelo mesmo governo. Logo se estendeu a idia ao territrio deste pas. Mas, na verdade, uma nao pode existir ao longo de milnios sem estar regida por um mesmo governo, sem estar includa em um mesmo territrio e sem ser reconhecida juridicamente por nenhum Estado. O que define uma nao o reconhecimento mtuo que estabelecem entre si as pessoas que se identificam com valores similares e que aspiram a um futuro comum, e isto no tem a ver nem com a raa, nem com a lngua, nem com a histria entendida como uma longa durao que se inicia em um passado mtico. Uma nao pode se formar hoje, pode crescer at o futuro ou fracassar amanh e pode tambm incorporar outros conjuntos a seu projeto. Neste sentido, pode-se falar da formao de uma nao humana que no se consolidou como tal e que padeceu inumerveis perseguies e fracassos... Acima de tudo padeceu o fracasso da paisagem futura. 2. Mas, ao Estado, que tem a ver com determinadas formas de governo reguladas juridicamente, se atribui a estranha capacidade de formar nacionalidades e de ser ele mesmo a nao. Esta recente fico, a dos estados nacionais, est sofrendo o embate da

rpida transformao da paisagem humana. Por esta razo, os poderes que formaram o Estado atual e que o dotaram de simples atributos de intermediao, se encontram em situao de superar a forma deste aparelho aparentemente concentrador do poder de uma nao. 3. Os poderes do Estado no so os poderes reais que geram direitos e obrigaes, que administram ou executam determinadas pautas. Mas, ao crescer o monoplio do aparato e converter-se no sucessivo (ou permanente) tesouro de guerra de faces (partidos), terminou travando a liberdade de ao dos poderes reais e tambm entorpecendo a atividade do povo, em benefcio exclusivo de uma burocracia cada vez mais desatual. Por isto, a ningum convm a forma do Estado atual, exceto para os elementos mais retardatrios de uma sociedade. A questo que a progressiva descentralizao e diminuio do poder estatal deve corresponder ao crescimento do poder do todo social. Aquilo que autogestione ou supervisione solidariamente o povo (sem o paternalismo de uma faco) ser a nica garantia de que o grotesco Estado atual no seja substitudo pelo poder sem freio dos mesmos interesses que lhe deram origem e que lutam hoje para impr sua prescindncia. 4. E um povo que esteja em condies de aumentar seu poder real (no intermediado pelo Estado ou pelo poder de minorias) estar na melhor condio para projetar-se para o futuro como vanguarda da nao humana universal. 5. No se deve crer que a unio artificial de pases em entidades supranacionais acrescente o poder de deciso de seus respectivos povos, como tampouco o acrescentaram os imprios que anexaram territrios e naes sob o domnio homogneo do interesse do particular. 6. Embora esteja nas expectativas dos povos a unidade regional de riquezas (ou pobrezas), em dialtica com poderes extra-regionais e, embora ocorram benefcios provisrios de tais unies, no fica por isto resolvido o problema fundamental de uma sociedade plenamente humana. E qualquer tipo de sociedade que no seja plenamente humana estar submetida s ciladas (e s catstrofes) que apresentam o estranhamento de suas decises pela vontade dos interesses do particular. 7. Se, como resultado de unies regionais, emerge um monstruoso Superestado ou o domnio sem freio dos interesses de outrora (agora totalmente homogeneizados), impondo sofisticadamente seu poder ao todo social, surgiro inumerveis conflitos que agitaro a prpria base de tais unies e as foras centrfugas tomaro impulso devastador. Se, pelo contrrio, o poder decisrio do povo avana, a integrao das diversas comunidades ser tambm vanguarda de integrao da nao humana em desenvolvimento.

XII. A Religio
1. O que se diz das coisas e dos fatos no so as coisas nem os fatos, mas figuras deles e tm em comum com eles uma certa estrutura. graas a essa estrutura comum que se pode mencionar as coisas e os fatos. Por sua vez, essa estrutura no pode ser mencionada

do mesmo modo que se menciona as coisas, porque a estrutura do que se diz (assim como a estrutura das coisas e dos fatos). Dessa maneira, a linguagem pode mostrar, mas no dizer, quando se refere ao que inclui tudo (tambm a prpria linguagem). Tal o caso de Deus. 2. Sobre Deus foram ditas diferentes coisas, mas isto aparece como um contrasenso, na medida em que se observa o que se diz, o que se pretende dizer. 3. De Deus nada se pode dizer. S se pode dizer a respeito do dito sobre Deus. So muitas as coisas ditas sobre Ele e muito o que se pode dizer sobre estes dizeres, sem que por isso avancemos sobre o tema de Deus, no que se refere ao prprio Deus. 4. Independentemente desta aliterao, as religies s podem ser de interesse profundo se pretendem mostrar Deus, e no dizer sobre ele. 5. Mas as religies mostram o que existe em suas respectivas paisagens. Por isto, uma religio no nem verdadeira, nem falsa, porque seu valor no lgico. Seu valor reside no tipo de registro interior que suscita, no acordo de paisagens entre o que se quer mostrar e o que efetivamente mostrado. 6. A literatura religiosa costuma estar ligada s paisagens externas e humanas, no escapando a estas paisagens as caractersticas e os atributos de seus deuses. No entanto, ainda quando as paisagens externas e humanas se modifiquem, a literatura religiosa pode avanar para outros tempos. Isto no estranho, j que outro tipo de literatura (no religiosa) tambm pode ser seguida com interesse e com viva emoo em pocas muito distantes. Tampouco diz muito sobre a verdade de um culto sua permanncia no tempo, j que formalidades legais e cerimnias sociais passam de cultura em cultura e continuam sendo observadas, embora desconhecendo-se seus significados de origem. 7. As religies irrompem em uma paisagem humana e em um tempo histrico, e se costuma dizer que ento Deus se revela ao homem. Mas algo aconteceu na paisagem interna do ser humano para que nesse momento histrico se aceite tal revelao. A interpretao desta mudana feita geralmente de fora do homem, colocando a mudana no mundo externo ou no mundo social e com isto se ganhou em certos aspectos, mas se perdeu em compreenso do fenmeno religioso enquanto registro interno. 8. Mas tambm as religies se apresentaram como externalidade, e com isto prepararam o campo para as interpretaes mencionadas. 9. Quando falo de religio externa, no estou me referindo s imagens psicolgicas projetadas em cones, pinturas, esttuas, construes, relquias (prprias da percepo visual). Tampouco menciono a projeo em cnticos, oraes (prprias da percepo auditiva) e a projeo em gestos, posturas e orientaes do corpo em determinadas direes (prprias da percepo cenestsica e cinestsica). Por ltimo, tampouco digo que uma religio seja externa porque conte com seus livros sagrados ou sacramentos, etc. Nem sequer assinalo uma religio como externa porque sua liturgia se acrescente uma igreja, uma organizao, datas de culto, um estado fsico ou uma idade dos crentes para efetuar

determinadas operaes. No, essa forma em que os partidrios de uma ou outra religio lutam mundanamente entre si, atribuindo ao outro bando diverso grau de idolatria pelo tipo de imagem preferencial com que uns e outros trabalham, no faz a substncia do assunto, (alm de mostrar a total ignorncia psicolgica dos contendores). 10. Chamo de religio externa toda religio que pretenda dizer sobre Deus e a vontade de Deus, em lugar de dizer sobre o religioso e sobre o ntimo registro do ser humano. E mesmo o apoio em um culto externalizado teria sentido se com tais prticas os crentes despertassem em si mesmos (mostrassem) a presena de Deus. 11. Mas o fato de que as religies tenham sido at hoje externas corresponde paisagem humana em que nasceram e foram se desenvolvendo. possvel o nascimento de uma religio interna ou a converso das religies religiosidade interna, se que aquelas iro sobreviver. Mas isto ocorrer na medida em que a paisagem interna estiver em condies de aceitar uma nova revelao. Isto, por sua vez, comea a se vislumbrar naquelas sociedades em que a paisagem humana est experimentando mudanas to severas que a necessidade de referncias internas se faz cada vez mais imperiosa. 12. Nada do que foi dito sobre as religies pode se manter hoje em p, porque os que fizeram apologia ou destrataram, faz tempo que deixaram de notar a mudana interna no ser humano. Se alguns consideravam as religies como amortecedoras da atividade poltica ou social, hoje as enfrentam por seu poderoso impulso nestes campos. Se outros as imaginavam impondo sua mensagem, descobrem que sua mensagem mudou. Os que acreditavam que iam permanecer para sempre, hoje duvidam de sua eternidade e os que supunham seu desaparecimento em curto prazo, assistem com surpresa irrupo de formas manifesta ou larvadamente msticas. 13. E neste campo poucos so os que intuem o que reserva o futuro, porque so escassos os que se dedicam a compreender em que direo marcha a intencionalidade humana que, definitivamente, transcende o indivduo humano. Se o homem quer que algo novo se mostre, porque aquilo que tende a se mostrar j est operando em sua paisagem interna. Mas no pretendendo ser representante de um deus que o registro interno do homem se converte em habitao ou em paisagem de um olhar (de uma inteno) transcendente.

XIII. Os Caminhos Abertos


1. O que h do trabalho, do dinheiro, do amor, da morte e de tantos aspectos da paisagem humana, aparentemente passados por alto nestes comentrios? H, por certo, tudo o que, quem quer que seja, pode responder sempre que quiser faz-lo, tendo em conta esta forma de encarar os temas, referindo olhares paisagens e compreendendo que as paisagens mudam os olhares. 2. Por isto, desnecessrio falar de coisas novas, se que h quem se interesse por elas e na forma que temos usado para falar at aqui, porque eles podem falar do mesmo modo que faramos ns. E, pelo contrrio, se falssemos sobre coisas que no interessassem a

ningum, ou com uma forma de expresso que no permitisse desvend-las, seria um contra-senso continuar falando para outros.

You might also like