You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

Dilatao trmica

Alunos: Leonardo Fuchs Alves e Lucas Tegani Bassani Curso: Engenharia de Computao Disciplina : Laboratrio de Fsica II Professor: Edson Luis de Bodas

Campo Grande Maro 2014

Sumrio: Introduo...3

Dilatao Linear.....3 Dilatao Superficial..4 Dilatao Volumtrica4 Procedimento experimental...5 Experimento.7 Bibliografia...9

1. Introduo: Quando aquecemos um corpo, aumentando sua energia trmica, aumentamos o estado de agitao das molculas que o compem. Estas molculas precisam de mais espao e acabam se afastando uma das outras, aumentando o volume do corpo. Este fenmeno conhecido como dilatao trmica, que pode ser ocorrida tambm ao se resfriar um corpo. Podemos entender a dilatao trmica qualitativamente, em termos das molculas do material. Imagine as foras interatmicas de um slido sendo molas. Cada tomo vibra em torno de uma posio de equilbrio. Quando a temperatura

aumenta, a energia e a amplitude das vibraes tambm aumentam. As foras das molas interatmicas no so simtricas em relao posio de equilbrio; em geral elas se comportam como molas que se dilatam com mais facilidade do que se comprimem. Consequentemente, quando a amplitude das vibraes aumenta, a distncia mdia entre as molculas tambm aumenta. medida que os tomos se afastam, todas as dimenses aumentam. Nos estudos da termologia, levamos em considerao trs tipos de dilatao trmica: a dilatao linear, que est ligada ao aumento do comprimento do corpo quando ele aquecido; a dilatao superficial, que est ligada ao aumento do comprimento e da largura do corpo, ou seja, h um aumento em duas dimenses; e a dilatao volumtrica, que est ligada ao aumento do corpo em trs dimenses, ou seja, com o aumento da temperatura o corpo sofre variao no comprimento, na largura e na altura. 2. Dilatao linear: Nos corpos slidos a dilatao ocorre em todas as direes, mas, esta dilatao pode ser predominante em apenas uma direo e, quando isto ocorre, temos uma dilatao trmica linear, ou apenas dilatao linear. Para calcularmos a variao de qualquer dimenso linear de um slido, utilizaremos a expresso:

L = L0 * * T
onde L a variao na dimenso, L0 o valor inicial da dimenso, T a variao de temperatura e o coeficiente de dilatao linear, cuja unidade o C-1, que depende da natureza do material que constitui o corpo . Desta expresso resulta que o definido por:

= 1/L0 (mantida a presso constante)


Esta lei de dilatao linear vlida apenas em intervalos de temperatura limitados, j que no constante, mas funo da temperatura.

Figura 1. Exemplo de dilatao linear.

3. Dilatao superficial dos slidos: Chamaremos de dilatao superficial a dilatao de objetos cuja rea muito maior do que a espessura. o caso de uma placa, onde a expanso ocorre nas suas duas dimenses lineares, ou seja, na rea total do corpo. Na figura vemos uma chapa retangular que, quando aquecida, teve toda a sua superfcie aumentada, passando de uma rea inicial (Si) a uma rea final (Sf), de modo que a

dilatao superficial (S, sendo S= Sf - Si).

Figura 2. Exemplo de dilatao superficial.

Essa variao na superfcie do corpo pode ser calculada atravs da seguinte expresso:

S = * Si * T
onde S a dilatao superficial ou o quanto a superfcie variou, o coeficiente de dilatao superficial, sendo = 2, Si a rea inicial e T a variao de temperatura. 4. Dilatao Volumtrica: Chamaremos de dilatao volumtrica a dilatao de objetos onde todas as dimenses possuem dilataes. o caso de slidos como esferas, caixas, cilindros e lquidos. A dilatao ocorre de modo semelhante s dilataes linear e superficial, porm dependente do coeficiente de dilatao volumtrica o que igual a trs vezes o coeficiente de dilatao linear, ou seja, = 3.

Figura 3. Exemplo de dilatao volumtrica.

Ento, podemos calcular a dilatao ocorrida no volume pela expresso abaixo:

V = * Vi * T
onde V a dilatao volumtrica ou o quanto o volume variou, o coeficiente de

dilatao volumtrico, sendo = 3, Vi o volume inicial e T a variao de temperatura. 5. Procedimento experimental: Objetivo do experimento: Fazer o estudo de caso da dilatao trmica linear sobre slidos, descobrindo o coeficiente de dilatao linear de um slido. Material utilizado: Equipamento para estudo de dilatao linear(dilatmetro), barra metlica, termmetro e fonte trmica.

Figura 4. Dilatmetro constitudo por: Gerador de vapor (A), Tubo de borracha (B), Micrmetro(C), Lmpada(D), Abertura para sada de vapor(E), Haste metlica(F), Bateria(G) e Termmetro(H).

Procedimentos: Para o estudo da dilatao linear ser usado um dilatmetro (Figura 1). Um instrumento que se usa para medir a dilatao de substncias lquidas e slidas, como a variao do comprimento de barras. O aparelho certifica que esta em contanto com a barra atravs de uma lampada que se acende, e a variao de temperatura acontece pelo vapor que corre dentro do dilatmetro.

- Certifique-se de qual o passo (h) do parafuso micromtrico. - Mea o comprimento inicial da haste L(inicial). - Mea a temperatura ambiente T(inicial). - O parafuso micromtrico deve tocar levemente a haste de modo a fazer acender a lampada indicadora de contato. Em seguida recue-o de duas voltas completas. - Ligue o equipamento de vapor de gua e faa circular vapor em torno da barra at a temperatura estabilizar. - Faa o parafuso micromtrico tocar levemente a haste de modo a fazer acender a

lampada indicadora de contato. Leia e anote o valor de N(inicial) no micrmetro. - Desligue o equipamento de vapor de gua. Conforme a temperatura for abaixando far que a lampada se apague. - Avance lentamente o parafuso micromtrico at o ponto em que a lampada volta e acender-se e leia N e tambm a temperatura. - Repita o processo anterior por mais algumas vezes, gerando uma tabela de Ni x Ti. - Plote o grfico e atravs da regresso linear calcule o coeficiente de dilatao linear do material de que constituda a haste. - Compare o resultado obtido com valores da tabela 1 e identifique qual o material da haste.

Substncia Alumnio Lato Cobre Vidro (comum) Vidro (pyrex) Borracha dura Gelo Invar Chumbo Ao 23x10^(-6) 19x10^(-6) 17x10^(-6) 9x10^(-6) 3,2x10^(-6) 80x10^(-6) 51x10^(-6) 0.7x10^(-6) 29x10^(-6) 11x10^(-6)

Tabela 1. Coeficiente de Dilatao Linear de alguns materiais.

6. Experimento: Baseando-se no que se foi pedido no procedimento experimental, se foi obtido alguns valores que tornaram possvel a deduo de qual material se foi utilizado no experimento. Separaremos em passos o experimento: Passo 1: Certificamos que o passo do parafuso micromtrico ao tocar a haste ficaria exatamente em 0, para simplificar os clculos e as rotaes e descobrimos que o passo (h) do micrmetro valia 10^(-6)m, voltamos em 200 passos o micrmetro. Passo 2: Medimos o comprimento da haste, obtendo 59cm nesta medio. Passo 3: Medimos a temperatura ambiente, que no momento se encontrava em 23C. Passo 4: Ligamos o equipamento de vapor at que a temperatura se estabilizou em 97C. Passo 5: Calculamos antes de desligarmos o aparelho, pela expresso: = L / L0 * T sendo L a diferena de passos do micrmetro (200117), L0 o tamanho inicial da haste (59cm) e T a variao de temperatura (97C 23C). Ento:

= 0,83x10^(-3) / 59 x 10^(-2) * 74 = 19x10^(-6)


que de acordo com a tabela, representado pelo lato. Passo 6: Ao desligar o aparelho, notamos que a luz se apagou aos 93C e ento fomos girando o micrmetro at que a lmpada acendesse novamente, nos retornando a seguinte tabela: Nmero de Passos (h) 117 119 135 140 146 148 160 Temperatura (C) 97 90 80 70 60 50 40

Tabela 2. Tabela entre o nmero de passos e a temperatura

Passo 7: Transformamos os passos da tabela 2 em unidades de medida, para montarmos a tabela 3, onde L a variao da dimenso e T a variao da

temperatura, demonstrando assim que quando a haste se resfria, a sua dilatao se contrai, retornando ao seu tamanho original com um certo tempo. T (C) 74 67 57 47 37 27 17 L (10^(-6)) 83 81 65 60 54 46 32

Tabela 3. Tabela entre a variao de temperatura e a variao de dimenso.

Passo 12: Plotar o grfico entre o L e o T, demonstrando que a dilatao linear tanto para o crescimento quanto para o encolhimento.

Grfico 1. Grfico construdo com base nas tabelas. (L x T)

Bibliografia: - SEARS, F.; ZEMANSKY, M.; YOUNG, H.; FRREDMAN, R.; Fisica II. Editora Pearson, Volume 2. - ESTEVO, Wanks; Dilatao trmica linear ou dilatao linear. Disponvel em <http://www.efeitojoule.com/>. Acessado em 07 maro 2014. - FERNANDES, Jos Carlos; Dilatao Trmica. Disponvel em <http://educacao.globo.com/fisica/>. Acessado em 12 maro 2014.

You might also like