You are on page 1of 1

Escola de Ensino Mdio Deputado Nagib Zattar/Joinville/SC

Professor: Jardel Cardoso da Rosa

Aluno:_________________________________________________ Srie:____________ Data:____/_____/____ EXAME DE FSICA DO_3 ANO


1) Um resistor hmico tem resistncia eltrica igual a 10 . Quando atravessado por uma corrente eltrica de 10 A, a diferena de potencial eltrico entre seus extremos vale: a) b) c) d) e) 2) Um fogo eltrico contendo trs resistncias iguais associadas em paralelo ferve uma quantidade de gua em 5 minutos. Qual o tempo que levaria se as resistncias fossem associadas em srie? a) 3 min. b) 5min. c) 15 min. d) 30 min. e) 45 min. 3) Quando a distncia entre duas cargas eltricas pontuais x, a fora de atrao entre elas vale F. A que distncia elas devem ser colocadas para que a fora de atrao entre elas passe a valer 2F? a) b) c) d) e)

a) absorvem nutrons do ar; b) absorvem eltrons do ar; c) perdem nutrons para o ar; d) perdem eltrons para o ar; e) perdem prtons para o ar. 8) Estes circuitos representam uma pilha ligada a duas lmpadas e uma chave interruptora.

A alternativa que representa o(s) circuito(s) em que a ao da chave apaga ou acende as duas lmpadas, simultaneamente, : a) I b) II c) III d) I e II e) I e III 9) Qual a intensidade de corrente eltrica que passa por uma seco transversal de um fio de cobre passam 20 C de carga em 2 s. a) 0,1 A b) 1 A c) 10 A d) 100 A e) 1000 A 10) Qual a resistncia equivalente dos resistores e se forem ligados em srie? a)2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6 ,

4) Estima-se que o campo eltrico produzido pela Terra nas vizinhanas de sua superfcie seja de 150 N/C, vertical, apontando para baixo. Que carga deveria ter uma moeda de massa igual 1,5 g para que a fora eltrica sobre ela equilibrasse a fora gravitacional? (Use g = 10 m/s.) a) +150 C b) -150 C c) C d) + C e) - C 5) Considere a Lei de Coulomb, relativa fora entre cargas eltricas em repouso, e a Lei da Gravitao de Newton, relativa fora entre massas. Em relao entre essas duas leis, correto afirmar: a) Na Lei da Gravitao, as foras so sempre repulsivas; b)Na lei de Coulomb, as foras podem ser atrativas ou repulsivas; c) Na Lei de Coulomb, as foras so sempre do tipo atrativas; d) Na Lei da Gravitao, as foras podem ser do tipo atrativas ou repulsivas; e) Na Lei de Coulomb, as foras so sempre do tipo repulsivas. 6) Considere as afirmativas a seguir. 1) Na forma de eletrizao por contato, os corpos adquirem cargas de sinais contrrios. 2) Na forma de eletrizao por contato, o corpo inicialmente neutro ficar sempre com carga de mesmo sinal do corpo que o eletriza. 3) Na forma de eletrizao por atrito, os corpos atritados adquirem cargas iguais e de mesmo sinal. 4) Na forma de eletrizao por atrito, os corpos atritados adquirem cargas iguais em mdulo e de sinais contrrios. So corretas: a) 1 e 4 b) 2 e 4 c)1 e 3 d) 1 e) 2 e 3 7) Um eletroscpio carregado negativamente e, como consequncia, suas lminas se afastam, como indica a figura ao lado. Observa-se que, sem que algo se aproxime do eletroscpio, suas lminas aos poucos vo se fechando. Uma explicao possvel para esse fato seria que essas lminas, com o tempo:

Ateno: A resposta de cada uma das questes acima deve ser assinalada com caneta azul ou preta no carto-resposta. Provas sem nome ou preenchidas a lpis no sero corrigidas. Uso de materiais de consulta, aparelhos eletrnicos ou conversa durante a prova, implicar na anulao da prova. O Formulrio ser fornecido em uma folha parte. Cada questo vale 1(um) ponto.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

CARTO RESPOSTA A B C D A A A A A A A A A B B B B B B B B B C C C C C C C C C D D D D D D D D D

E E E E E E E E E E

NOTA: Assinatura do Professor:____________________

You might also like