You are on page 1of 3

argumentos de defesa e os recursos estilsticos presentes.

Caractersticas do Auto da Barca do Inferno


Pea teatral, escrita por Gil Vicente, num nico acto, subdividido em cenas marcadas pelos dilogos que o Anjo ou o Diabo travam com as vrias personagens. O cenrio desta pea teatral consiste num ancoradouro, no qual esto atracadas duas barcas. Todos os mortos, necessariamente, tm a passar por este paragem, sendo julgados e condenados ou barca da Glria ou barca do Inferno. Cada personagem apresenta, atravs da fala, traos que denunciam a sua condio social. As personagens focalizadas entram na morte com os seus instrumentos terrenos, so venais, inconscientes e por causa dos seus pecados no atingem a Glria, a salvao eterna. Destaque deve ser feito figura do Diabo, personagem vigorosa que conhece a arte de persuadir, gil no ataque, cabe a este denunciar os vcios e as fraquezas, sendo a personagem mais importante na crtica que Gil Vicente tece da sua poca.

Anlise de algumas cenas


Cena III
Onzeneiro: O segundo personagem a ser inquirido que ao chegar barca do Diabo descobre que o seu rico dinheiro ficara em terra. Utilizando o pretexto de ir buscar o dinheiro, tenta convencer o Diabo a deixa-lo retornar, mas acaba cedendo s exigncias do julgamento. Smbolo que o caracteriza: Saco do dinheiro. Argumentos de acusao: O onzeneiro acusado de ser parente do Diabo; usar de maldade para explorar os mais pobres; de ser ganancioso e materialista. Argumentos de defesa: O onzeneiro usa como argumentos de defesa o facto de ter tido uma morte sbita; ter o bolso/saco vazio e de Satans o ter cegado. Recursos estilsticos: - Pleonasmo: Ora mui muito m espanto - Aliterao: Hou da baa! Houl! Hou! Haveis logo de partir? Percurso cnico do Onzeneiro: Cais Barca do Inferno Barca da Glria Barca do Inferno Embarca

Cena V
Sapateiro: representante dos mestres de ofcio, que chega embarcao do Diabo carregando os seus instrumentos de trabalho: as formas e o avental. Engana na vida e procura enganar o Diabo, que espertamente no se deixa levar pelos seus artifcios. Smbolos que o caracterizam: Formas de sapatos e o avental.

Argumentos de acusao: O sapateiro acusado de ter morrido excomungado; de ter calado dois mil enganos; de ter roubado o povo com a sua profisso; enfim, no vivia honestamente. Argumentos de defesa: O sapateiro usa como defesa, para no embarcar na barca do Inferno, o facto de ter dado dinheiro igreja e de ter mandado rezar oraes pelos defuntos, enquanto era vivo. Recursos estilsticos: - Anfora: E as ofertas, que daro? E as horas dos finados? E os dinehrios mal levados - Ironia: Santo sapateiro honrado! Como vens to carregado? Percurso cnico do Sapateiro: Cais Barca do Inferno Barca da Glria Barca do Inferno Embarca

Cena VI
Frade: Como todos os representantes do clero, focalizados por Gil Vicente, o
Frade alegre, cantante, bom danarino e mau carcter. Acompanhado da sua amante, o Frade acredita que por ter rezado e estar ao servio da f, deveria ser perdoado ao fogo do Inferno. Gil Vicente crtica fortemente o clero, acreditando este ser incapaz de pregar as trs coisas mais simples: a paz, a verdade e a f.

Smbolos que o caracterizam: Uma moa, um broquel, uma espada e um


casco debaixo do capelo.

Argumentos de acusao: O Frade acusado de ter folgado com uma


mulher; ser infiel perante a igreja pois era dado aos prazeres do mundo e tambm acusado de roubo.

Argumentos de defesa: O Frade usa como defesa o facto de ser da corte;


de usar o hbito e de ter rezado os salmos.

Recursos estilsticos: - Perfrase:


Pra aquele fogo ardente que nom temestes vivendo.

- Ironia:
Devoto padre marido, haveis de ser c pingado

Percurso cnico do Frade:


Cais Barca do Inferno Barca da Glria Barca do Inferno Embarca

Cena X
Enforcado: Chega ao batel acreditando ter o perdo garantido pois o seu
julgamento terreno e posterior condenao morte o teriam redimido dos seus pecados, mas condenado tambm a ir para o Inferno.

Smbolo que o caracteriza: Corda ao pescoo. Argumentos de acusao: O enforcado acusado de ter sido ladro e de
ter sido condenado morte.

Argumentos de defesa: O enforcado usa como defesa o facto de ter sido


condenado morte e enforcado, segundo ele os que morrem assim so livres de Satans.

Recursos estilsticos:
- Anfora: Disse que era o Limoeiro, e ora por ele o salteiro e o prego vitatrio; e que era mui notrio - Ironia: Entra c, governars at as portas do inferno.

Percurso cnico do Enforcado:


Cais Barca Do Inferno Embarca

You might also like