You are on page 1of 15

100 termos tcnicos utilizados em Arquitetura 1.

Abbada
Todo teto cncavo pode ser chamado abbada. Cobertura encurvada. Do ponto de vista geomtrico, a abbada tem origem num arco que se desloca e gira sobre o prprio eixo, cobrindo toda a superfcie do teto. As abbadas de acordo com a forma do arco de origem.

Abbada ogival, tambm chamada gtica, cujo arco tem forma de ogiva, uma marca da arquitetura rabe. Abbada aviajada tem origem em um arco cujas extremidades esto em desnvel. H ainda a abbada de lunetas. De menor altura, esse tipo est presente nas casas de estilo colonial americano e facilita a iluminao interior.

2. Abraadeira
Pea metlica que, normalmente, segura as vigas ou tesouras do madeiramento. Tambm fixa peas, como tubos em paredes, de modo a garantir sua posio numa instalao.

2 - Abraadeira para vigas

1 - Abraadeira para tubos

3. Acetinado
Todo material tratado para ter textura semelhante ao cetim. o acabamento que possui brilho intermedirio entre fosco e semi-brilho, sua intensidade de brilho tem a capacidade de disfarar ou no mostrar imperfeies da parede, propiciando ainda facilidade de limpeza.

4. Aclive
Ladeira. Quando o terreno se apresenta em subida em relao rua.

5. Andaime
Plataforma usada para alcanar pavimentos superiores das construes. Possui diversas denominaes e tipos, podendo ser constitudo por vrios tipos de materiais como: madeira, ao, alumnio, entre outros.

6. Arandela
Todo e qualquer aparelho de iluminao apoiada em paredes.

7. Arco
O termo arco, do latim arcus, designa um elemento construtivo em curva que arredondado, normalmente em alvenaria, que emoldura a parte superior de um vo (abertura, passagem) ou reentrncia suportando o peso vertical do muro em que se encontra.

8. Autoportante
1 - Alvenaria empregada na construo para resistir cargas, suporta, alm do seu peso prprio, cargas (peso das lajes, telhados, pavimento superior, etc.). 2 - Sistema de construo onde as paredes alm de ter a funo de vedao, so responsveis pela absoro dos esforos solicitados nos projetos. Alm de incorporarem todas as vantagens da alvenaria cermica. Por apresentarem furos na vertical possibilitam a passagem de tubulaes e instalaes eltricas, sem a necessidade de quebra, suas paredes lisas possibilitam a aplicao direta do gesso ou textura, dispensando o chapisco e o reboco. Esse tipo de alvenaria apresenta diferentes formas e dimenses e servem alm para o fim de vedao como o de viguetes e lajes mistas, ao substituir os pilares e as vigas, a alvenaria autoportante reduz o consumo de concreto, ao e madeira para formas de escoramento. Projetados para serem assentados na vertical.

9. Balano

10.

Balastre

Pequeno pilar empregado geralmente com outros e unido a eles por uma laje ou corrimo para formar um apoio ou uma grade.

11.

Baldrame

Designao genrica dos alicerces de alvenaria. Conjunto de vigas de concreto armado que corre sobre qualquer tipo de fundao. Peas de madeira que se apoiam nos alicerces de alvenaria e que recebem o vigamento do soalho.

12.

Balizador

1 - Tipo de luminria. Normalmente instalada em reas de escadaria, para que sinalize o caminho a ser percorrido. 2 - Pequena haste cilndrica, com uma ou mais lmpadas, usada em iluminao de jardins.

13.

Bandeira

Caixilho fixo ou mvel, situado na parte superior de portas e janelas. Pode ser fixo ou mvel, favorecendo a iluminao e a ventilao dos ambientes.

14.

Basculante

Sistema empregado em portas e janelas, onde as peas giram em torno de um eixo at atingir a posio perpendicular em relao ao batente ou esquadria, abrindo vos para a ventilao.

15.

Bay-window

Janela de trs faces, instalada no nvel trreo, projetada para fora do prumo da construo.

16.

Beiral

Prolongamento do telhado para alm da parede externa, protegendo-a da ao das chuvas. As telhas dos beirais podem ser sustentadas por mos-francesas e fixadas por arames de cobre.

17.

Bisot

Bisot, biselado ou bisot refere-se a um corte chanfrado nas extremidades do vidro, que em seguida recebe um polimento, devolvendo a textura e o brilho natural, por meio de mquinas especiais.

18.
Armazenadores trmicos para aquecimento solar de gua.

Boiler

19.

Brita

Pedra fragmentada. Fragmentos de pedra de dimenses padronizadas usados na concretagem. Dependendo de seu dimetro mximo, classificada de 0 a 4, da menor para a maior.

20.

Broca

Estaca usada em fundaes de casas simples, assentadas sobre terrenos que suportam pouco peso. O solo perfurado manualmente com a ajuda de um instrumento chamado trado. A escavao atinge no mximo 4 metros de profundidade que sero preenchidos com concreto. Sobre as estacas ficam os blocos de apoio feitos de concreto. Tambm designa um tipo de larva que corri as madeiras.

21.

Caibro

Pea de madeira que sustenta as ripas de telhados ou de assoalhos. Nos telhados, o caibro se assenta nas cumeeiras, nas teras e nos frechais. No assoalho, se apoia nos barrotes.

22.
Espao, em sentido vertical, destinado escada.

Caixa de escada

23.

Caixilho

Parte da esquadria que sustenta e guarnece os vidros de portas e janelas.

24.

Calefao

Aquecimento. Qualquer sistema criado para aquecer a casa.

25.

Calha

Canal. Duto de alumnio, ferro galvanizado, cobre, P.V.C. ou lato que recebe as guas das chuvas e as leva aos condutores verticais.

26.

Canteiro de obra

Local da construo onde se armazenam os materiais (cimento, ferro, madeira etc.) e se realizam os servios auxiliares durante a obra (preparao da argamassa, dobragem de ferro etc.)

27.

Caramancho

Armao de madeira como um pergolado, sustentada por pontaletes e coberta por vegetao.

28.

Clarabia

Abertura envidraada, com caixilhos, feita no teto ou na parede externa de prdios ou casas, a fim de permitir a passagem da luz.

29.

Closet

Palavra inglesa; pequeno cmodo usado como quarto de vestir.

30.

Coifa

Cobertura feita de metal, que suga a fumaa dos foges. o equipamento eletrodomstico responsvel pelo tratamento dos gases e vapores resultantes da coco. Este tratamento pode se dar pela exausto ou depurao dos gases.

31.
Elemento estrutural de sustentao, quase sempre vertical.

Coluna

32.

Contrapiso

Camada, com cerca de 3 a 5 centmetros de cimento e areia, que nivela o piso antes da aplicao do revestimento.

33.

Contraventamento

Sistema de ligao entre os elementos principais de uma estrutura com a finalidade de aumentar a rigidez da construo. , em engenharia civil, um sistema de proteo de edificaes contra a ao do vento.

34.

Contraverga

Viga de concreto usada sob a janela para evitar a fissurao da parede.

35.
Primeiro esboo de um projeto arquitetnico.

Croqui

36.

Cumeeira

Parte mais alta do telhado, linha de cume , onde se encontram as superfcies inclinadas (guas). A grande viga de madeira que une os vrtices da tesoura e onde se apoiam os caibros do madeiramento da cobertura. Tambm chamada espigo horizontal.

37.

Cura

Secagem de madeira mediante a exposio ao ar ou ao calor produzido por um forno, com a consequente diminuio do seu nvel de umidade.

38.

Deck

Palavra inglesa que designa o convs dos navios. Plataformas feitas com tbuas para circundar piscinas ou espelhos dgua.

39.

Declive

Quando a inclinao do terreno se apresenta abaixo do nvel da rua. Plano que garante o rpido escoamento das guas das chuvas. Descida.

40.

Demo

Cada camada de tinta aplicada sobre uma superfcie qualquer.

41.
Ato de retirar um volume de terra de um local.

Desaterro

42.
-

Desmembramento

43.

Domo

Cpula convexa (quando vista de baixo para cima) ou arredondada que corre uma abertura no alto de uma construo, oferecendo iluminao e ventilao naturais.

44.
Tubo que conduz lquidos (canos), fios (condutores) ou ar.

Duto

45.

Elemento vazado

Pea produzida em concreto, cermica ou vidro, dotada de aberturas que possibilitam a passagem do ar e luz para o interior da casa. Comum em muros, paredes e fachadas.

46.

Emboamento

Assentamento com argamassa das telhas da cumeeira. Aplicao da primeira camada de argamassa nas paredes.

47.

Empreitada

Um dos profissionais contratados para executar qualquer tipo de obra ou servio.

48.
Encaixado, embutido.

Engastado

49.

Escala

uma graduao que acompanha diversos instrumentos de medida, isto , que permitem medir uma grandeza.

50.

Escora

Pea metlica ou de madeira que sustenta ou serve de trava ou de arrimo a um elemento construtivo quando este no suporta a carga exigida.

51.

Estuque

Massa base de cal, gesso, areia, cimento e gua, usada no revestimento de paredes e de forros. Toda a argamassa de revestimento, geralmente acrescida de gesso ou p de mrmore. Tambm usada para fazer forros e ornatos.

52.

Fiada

Fileira horizontal de pedras ou de tijolos de mesma altura que entram na formao de uma parede.

53.

Fibrocimento

Material que resulta da unio do cimento comum com fibras de qualquer natureza - a mais frequente a fibra do amianto.

54.
Moldura estreita, friso.

Filete

55.
Corte ou trinca superficial no concreto ou na alvenaria.

Fissura

56.

Folha

Elemento da asa de dobradia; cada parte de portas ou janelas que necessita de dobradias para se mover.

57.

Frma

Elemento montado na obra para fundir o concreto, dando formas definitivas a vigas, pilares, lajes, etc., de concreto armado, que iro compor a estrutura da construo. Em geral, so de madeira ou de metal.

58.

Fronto

Componente de arremate superior das janelas ou portas; o acabamento que veda o espao entre duas guas da cobertura; o arremate triangular do encontro entre a parede e duas guas da cobertura. Atualmente, sua funo original foi praticamente abandonada, e o elemento passou a servir de mero ornamento.

59.

Gabarito

Marcao feita com fios nos limites da construo antes do incio das obras. O encontro de dois fios demarca o lugar dos pilares. feito baseado no trabalho do topgrafo, planialtimetria, RN etc ... Tambm chamada assim a pea que executada geralmente em compensado ou papel grosso onde marcada a forma exata que a futura pea ir ter no local, ou ir se encaixar. Em urbanismo, chama-se assim altura mxima que podem ter os edifcios em determinadas ruas.

60.

Galeria

Corredor largo que, alm da circulao de pessoas, serve para exposio de obras de arte. Duto subterrneo para escoamento de guas.

61.

Galgar Telha

Alinhar, levantar, alar, endireitar, desempenar; fazer com que uma rgua, uma tbua ou um vo (porta ou janela) tenham seus lados perfeitamente paralelos.

62.

Geminada

Referncia a duas casas unidas por uma mesma parede central de meao.

63.

Gradil

Armao de ferro em forma de grades para proteo ou vedao de uma abertura.

64.

Grelha

65.

Guarda-corpo

Grade ou balaustrada de proteo usada em balces, janelas, sacados ou varandas.

66.

Guarnio

Pea que arremata, ou mata a junta com a parede fixado em aduelas e marcos, tambm chamado alisar ou cercadura, se for de madeira composto de rguas ou sarrafos, podendo ser trabalhados.

67.

Janela Guilhotina

Aquela em que seus caixilhos se movimentam verticalmente.

68.

Mansarda

Sto com janelas que se abrem sobre as guas do telhado. Manta asfltica - Revestimento que impermeabiliza lajes e coberturas.

69.

Mo francesa

Srie de tesouras. Escora. Elemento estrutural inclinado que liga um componente em balano parede, diminuindo o vo livre no pavimento inferior.

70.

Marquise

Pequena cobertura que protege a porta de entrada. Cobertura, aberta lateralmente, que se projeta para alm da parede da construo.

71.

Mximo-ar

Esquadria cujo eixo que horizontal fica na parte mais alta e basculvel para o exterior.

72.

Meio-tijolo

Chama-se a parede de espessura correspondente largura de um tijolo assentado pelo comprimento.

73.

Mezanino

Piso intermedirio que interliga dois pavimentos; piso superior que ocupa uma parte da construo e se volta para o nvel inferior com o p-direito duplo. Atualmente construdo em estrutura metlica.

74.

Muro-de-arrimo

( peso ) Muro de peso usado na conteno de terras e de pedras de encostas. Muro de conteno, comumente de pedras grandes.

75.

Nicho

uma cavidade ou reentrncia nas paredes, destinada a abrigar um armrio ou prateleiras. comum na composio de bares ou na exposio de obras de arte.

76.

Oito

Parede lateral de uma construo situada sobre a linha divisria do terreno; o termo muitas vezes confundido com empena, porque, nos sculos passados, era comum encontrar construes com telhado de duas guas paralelas ao alinhamento do lote.

77.

Pano de vidro

78.

Parapeito

Peitoril. Proteo que atinge a altura do peito, presente em janelas, terraos, sacadas, patamares etc. Diferencia-se do guarda-corpo por se tratar de um elemento inteiro, sem grades ou balastres.

79.
Piso que separa os lances de uma escada.

Patamar

80.

Pavimento

Andar. Conjunto de dependncias de um edifcio situadas num mesmo nvel. Ver Piso.

81.

P-direito

82.

Prgula

Proteo vazada, apoiada em colunas ou em balano, composta por elementos paralelos feitos de madeira, alvenaria, beto, etc.

83.

Pilotis

Conjunto de colunas de sustentao do prdio que deixa livre o pavimento trreo.

84.

Pivotante

Esquadria com eixo em forma de piv vertical ( movimento giratrio vertical) permitindo formar angulo reto e localizado ao centro da mesma.

85.

Prtico

86.

Prumada

Posio vertical da linha do prumo. Tambm denomina a linha das paredes de uma construo.

87.

Rejunte

Procedimento de aplicao de ps como cimento branco, cimento, serragem fina, ou granilhas apropriadas, especiais, misturadas em lquidos ou cola PVA, para calafetar cermicas e as juntas da alvenaria ou as frestas entre os materiais de acabamento.

88.

Remanescente

89.

Respaldo

ltima carreira de tijolos de alvenaria no encontro com o forro.

90.

Sanca

Moldura, normalmente em gesso, instalada no encontro entre as paredes e o teto. Pode ter diversos formatos e ainda embutir ou no a iluminao.

91.

Sapata

Parte mais larga e inferior do alicerce. H dois tipos bsicos: a isolada e a corrida. A primeira um elemento de beto de forma piramidal construdo nos pontos que recebem a carga dos pilares. Como ficam isoladas, essas sapatas so interligadas pelo baldrame. J a sapata corrida uma pequena laje armada colocada ao longo da alvenaria que recebe o peso das paredes, distribuindoo por uma faixa maior de terreno. Ambos os elementos so indicados para a composio de fundaes assentes em terrenos firmes; tambm a pea de madeira disposta sobre o pilar e que recebe todo o peso sobre si; pea em ferro colocada sobre a estaca, facilitando sua cravao.

92.

Seixo - rolado

Pedra de formato arredondado e superfcie lisa, caractersticas dadas pelas guas dos rios, de onde retirada. Existem tambm os seixos obtidos artificialmente, rolados em mquinas.

93.

Soleira

A parte inferior do vo da porta no solo. Tambm designa arremate na mudana de acabamento de pisos, mantendo o mesmo nvel, e nas portas externas, formando um degrau na parte de fora.

94.

Tabeira

Srie de tbuas que contorna as paredes, formando a moldura que guarnece os assoalhos ou forros.

95.

Talude

Rampa. Inclinao de um terreno em consequncia de um desaterro. Tapume - Vedao provisria feita de tbuas que separa a obra da rua.

96.

Tapume

Vedao provisria feita de tbuas que separa a obra da rua.

97.

Tesoura

Armao de madeira triangular, usada em telhados que cobrem grandes vos, sem o auxlio de paredes internas.

98.

Tirante

Viga horizontal (tensor) que, nas tesouras, est sujeita aos esforos de traco. Barra de ferro, cabo de ao ou qualquer outro elemento que se presta aos esforos de trao, barra de ferro que absorve os empuxos laterais de paredes ou abbadas impedindo que desmoronem.

99.

Unificao

100.

Verga

Pea colocada, superior e horizontalmente. em um vo de porta ou janela, apoiando-se sobre as ombreiras em suas extremidades.

You might also like