You are on page 1of 3

6) Concluses A vedao de retorno ao servio pblico federal do servidor demitido pela prtica de crime contra a Administrao Pblica ou de ato

de improbidade administrativa acarreta restrio ao direito fundamental de acesso aos cargos pblicos visando proteo do patrimnio pblico e da moralidade administrativa.
18

MATTOS, Mauro Roberto Gomes de. Tratado de Direito Administrativo Disciplinar. Rio de Janeiro: Amrica Jurdica, 2008, p. 875-876.

20

Entretanto, esta restrio viola o dispositivo constitucional que probe a adoo de penas de carter perptuo havendo inclusive jurisprudncia dos Tribunais Superiores no sentido de que a expresso pena previsto no artigo 5 XLVII, da Constituio Federal abrange tambm s sanes de natureza administrativa. Ademais, a previso genrica de que o servidor pblico demitido pela prtica de ato de improbidade ou de crime contra a Administrao Pblica estar impedido de retornar ao servio pblico federal no permite levar em considerao as peculiaridades da conduta do agente pblico para a correta definio do prazo que este deve ser afastado do exerccio da funo pblica o que constitui clara ofensa ao princpio da individualizao da pena. Por fim, a restrio imposta no se revela proporcional na medida em que existem outras sanes previstas no ordenamento jurdico brasileiro capazes de garantir proteo adequada aos bens jurdicos tutelados. Assim, deve-se buscar a modificao da redao do artigo 137, pargrafo nico, a fim de autorizar que a vedao de retorno ao servio pblico federal se d apenas por um perodo de tempo determinado e que este prazo possa ser definido pela autoridade julgadora diante das circunstncias do caso concreto considerando a gravidade e a natureza da conduta, as circunstncias atenuantes e agravantes, os danos ao servio pblico e os antecedentes funcionais do servidor. 7) Referncias bibliogrficas ALEXY, Robert. Teoria de los derechos fundamentales. Trad. Ernesto Garzon Valds. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1997, MATTOS, Mauro Roberto Gomes de. Tratado de Direito Administrativo Disciplinar. Rio de Janeiro: Amrica Jurdica, 2008. MENDES, Gilmar Ferreira; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet; COELHO, Inocncio Martins. Curso de Direito Constitucional. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 2009.

21

SARLET. Ingo, Wolfgang; MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDERO, Daniel. Curso de Direito Constitucional. 2. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2013. SILVA, Virglio Afonso da. O proporcional e o razovel. Revista dos Tribunais, n 798, 2002. WEICHERT, Marlon Alberto. A sentena condenatria na ao de improbidade administrativa - profundidade e extenso das sanes. Revista de Informao Legislativa. Braslia, ano 43, n 170, abr./jun. 2006.

You might also like