You are on page 1of 4

Discente Iracema Matos Curso: Auxiliar de Tesouraria Disciplina: Leitura e Produo de Texto

Data _____/_____/____

Aluno (a) ____________________________________________________________ Valor:10,0 Nota:__________

ATIVIDADE AVALIATIVA LNGUA PORTUGUESA


RESPONDA DE CANETA AZUL OU PRETA. EVITE RASURAS.

O problema ecolgico Se uma nave extraterrestre invadisse o espao areo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta no habita uma civilizao inteligente, tamanho o grau de destruio dos recursos naturais. Essas so palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanos obtidos, a humanidade ainda no descobriu os valores fundamentais da existncia. O que chamamos orgulhosamente de civilizao nada mais do que uma agresso s coisas naturais. A grosso modo, a tal civilizao significa a devastao das florestas, a poluio dos rios, o envenenamento das terras e a deteriorao da qualidade do ar. O que chamamos de progresso no passa de uma degradao deliberada e sistemtica que o homem vem promovendo h muito tempo, uma autntica guerra contra a natureza. Afrnio Primo. Jornal Madhva (adaptado).

1) Segundo o Texto III, o cientista americano est preocupado com: (1,0) (A) a vida neste planeta. (B) a qualidade do espao areo. (C) o que pensam os extraterrestres. (D) o seu prestgio no mundo. (E) os seres de outro planeta.

2) Para o autor, a humanidade: (1,0) (A) demonstra ser muito inteligente. (B) ouve as palavras do cientista. (C) age contra sua prpria existncia. (D) preserva os recursos naturais. (E) valoriza a existncia sadia. 3) Da maneira como o assunto tratado no Texto III, correto afirmar que o meio ambiente est degradado porque: (1,0) (A) a destruio inevitvel. (B) a civilizao o est destruindo. (C) a humanidade preserva sua existncia. (D) as guerras so o principal agente da destruio. (E) os recursos para mant-lo no so suficientes. 4) A afirmao: Essas so palavras de um renomado cientista americano. (l. 4 5) quer dizer que o cientista : (1,0) (A) inimigo. (B) velho. (C) estranho. (D) famoso. (E) desconhecido. 5) Se o homem cuidar da natureza _______ mais sade. A forma verbal que completa corretamente a lacuna : (0,5) (A) teve. (B) tivera. (C) tm. (D) tinha. (E) ter. 6) Observe as questes abaixo e responda corretamente: I. (IBGE) Indique a opo correta, no que se refere concordncia verbal, de acordo com a norma culta: (0,5) a) Haviam muitos candidatos esperando a hora da prova. b) Choveu pedaos de granizo na serra gacha. c) Faz muitos anos que a equipe do IBGE no vem aqui. d) Bateu trs horas quando o entrevistador chegou. e) Fui eu que abriu a porta para o agente do censo. II. (IBGE) Assinale a frase em que h erro de concordncia verbal: (0,5)

a) Um ou outro escravo conseguiu a liberdade. b) No poderia haver dvidas sobre a necessidade da imigrao. c) Faz mais de cem anos que a Lei urea foi assinada. d) Deve existir problemas nos seus documentos. e) Choveram papis picados nos comcios. III. (IBGE) Assinale a opo em que h concordncia inadequada: (0,5) a) A maioria dos estudiosos acha difcil uma soluo para o problema. b) A maioria dos conflitos foram resolvidos. c) Deve haver bons motivos para a sua recusa. d) De casa escola trs quilmetros. e) Nem uma nem outra questo difcil. IV. (CESGRANRIO) H erro de concordncia em: (0,5) a) atos e coisas ms b) dificuldades e obstculo intransponvel c) cercas e trilhos abandonados d) fazendas e engenho prsperas e) serraria e estbulo conservados 7) Complete os espaos com um dos verbos colocados nos parnteses: (2,0) a) b) c) ________________os Fomos No ns serei que eu filhos e o na pai... (chegou/chegaram) questo. (tocou/tocamos) o dinheiro. recolher)

_______________ quem

________________________

(recolherei/

d) Mais de um torcedor _______________________ estupidamente. (agrediuse/agrediram-se) e) O fazendeiro com os pees __________________ a cerca. (levantou/

levantaram) f) _____________ de haver algumas mudanas no seu governo. (h/ ho) g) Sempre que ______________ alguns pedidos, procure atend-los

rapidamente. (houver/ houverem) h) Pouco me _______________ as desculpas que ele chegar a dar. (importa/ importam) i) Jamais ______________ tais pretenses por parte daquele funcionrio. (existiu/ existiram) j) Tudo estava calmo, como se no ________________ havido tantas

reivindicaes. (tivesse/ tivessem)

8) Ao redigir um documento a ser enviado a uma autoridade, necessrio empregar o pronome de tratamento adequado. Assinale a opo em que a relao estabelecida entre as colunas no est de acordo com a normatizao do emprego dos pronomes de tratamento. (0,5)

a) Vossa Excelncia / presidente da Repblica. b) Vossa Magnificncia / reitor de universidade. c) Vossa Senhoria / senhor Jos da Silva. d) Vossa Excelncia / desembargador. e) Vossa Senhoria / presidente do Supremo Tribunal Federal.

9) TEXTO II

Ao oitavo dia do ms de setembro do ano de 1998, s 20h30, em segunda e ltima chamada, reuniram-se na sala de reunies do Banco Jota os acionistas relacionados no livro de presena, na folha 14, verso, para deliberarem sobre assuntos constantes no edital de convocao, o qual foi previamente distribudo a todos. (...).

Pelo teor do trecho inicial do texto oficial reproduzido acima, conclui-se que se trata de um(a): (0,5)

a) ata. b) relatrio. c) circular. d) memorando. e) requerimento. 10) A impessoalidade e o emprego do padro culto de linguagem garantem a clareza textual, pois evitam que haja ambiguidade no texto? Justifique sua resposta. (0,5)

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

SUCESSO!

You might also like