You are on page 1of 4

Filosofia- Santo Agostinho Santo Agostinho (354 - 430 d.

C) foi um filsofo, escritor, bispo e telogo cristo responsvel pela elaborao do pensamento cristo medieval e da filosofia patrstica. Agostinho nasceu em Tagaste, na atual Arglia. Foi educado em Cartago e l se tornou professor de retrica. Aderiu ao pensamento maniquesta, que pregava a regncia do mundo atravs de duas foras, o bem e o mal. Mas a influncia de Santo Ambrsio, bispo de Milo e grande pregador, foi decisiva para convert-lo ao cristianismo em 386. Durante sua jornada filosfica, Agostinho sofreu muita dor e sofrimento em sua vida. Ele passou por fases de grave depresso e aflio debilitante. Ele testemunhou coisas que simplesmente no podiam ser conciliadas com a doutrina teolgica. Foi essa troca inconcilivel entre a verdade e o mal que fez com que ficasse trocando de filosofia por mais de uma dcada. Santo Agostinho no construiu um sistema filosfico completo, ainda que as idias bsicas se mantenham constantes e acusem um claro predomnio platnico. Ele mesmo nos conta que comeou a ler uma obra de Aristteles e no pde prosseguir. Talvez o tenha afastado o estilo entrecortado, desencarnado, a falta dessa alma que Santo Agostinho buscava em tudo. Santo Agostinho no parece feito para encerrar a realidade em categorias. A sua reflexo parte sempre da vida: das coisas que se passam ao seu redor, das idias dominantes, dos ataques contra a f, da interioridade da sua alma. Agostinho ficou conhecido por cristianizar Plato, fazendo vrios paralelos entre a parte espiritualista dele (que diz existir um mundo transcendente) e as Sagradas Escrituras. Faz a distino entre o corpo, sujeito sorte do mundo, e a alma, que atemporal, e com a qual se pode conhecer Deus. Antes de Deus ter criado o mundo a partir do nada as Idias eternas j existiam na sua mente. Deus a bondade pura. Ele j conhece o que uma pessoa vai viver antes dela viver. Assim, apesar da humanidade ter sido amaldioada depois do pecado original, alguns alcanaro a verdade divina, a salvao. Isso depende do uso que fazemos do livre arbtrio, a faculdade que o indivduo tem de determinar de acordo com a sua prpria conscincia a sua conduta, livre da Divina Providncia, enquanto est vivo. Seria o ato livre de deciso, de opo. Durante um dilogo, Agostinho chega a concluso que o mal no provm de Deus, mas sim do mau uso do livre arbtrio. De fato, para ele no existe mal, apenas a ausncia de Deus. (com isso ele refuta de vez a doutrina dos maniqueus). Essa teoria encontra-se no livro O livre arbtrio.

Santo Agostinho foi influenciado pelo pensamento de Plato, cuja essncia, era a de que a alma era aprisionada pelo mundo sensvel. A partir desse pensamento, elaborou a doutrina da iluminao divina, na qual, a percepo do verdadeiro tem por causa a luz que provm de Deus. outra figura de peso da vida de Agostinho foi Ccero, que abalizou sua converso filosofia. Ccero foi um verdadeiro marco em sua vida espiritual; atravs da obra Ortensio, Agostinho afirmou ter mudado seus sentimentos e tornado diferente suas preces, seus votos e seus desejos. Aos 32 anos converteu-se ao cristianismo.de volta a tagaste decidido a observar a castidade e a austeridade, vendeu as propriedades que herdara dos pais e fundou uma comunidade monstica onde pretendia isolar-se mas sem que planejasse foi nomeado sacerdote de hipona. largamente devido influncia de Agostinho que o cristianismo ocidental concorda com a doutrina do pecado original e a Igreja Catlica sustenta que baptismo e ordenaes feitos fora dela podem ser vlidos (a Igreja Catlica Romana reconhece ordenaes feitas na Igreja Ortodoxa Oriental e Ocidental, mas no nas igrejas protestantes, e reconhece baptismos de quase todas as igrejas crists). Os telogos catlicos geralmente concordam com a crena de Agostinho de que Deus existe fora do tempo e no "presente eterno"; o tempo s existe dentro do universo criado. O pensamento de Agostinho foi tambm basilar na orientao da viso do homem medieval sobre a relao entre a f crist e o estudo da natureza. Ele reconhecia a importncia do conhecimento, mas entendia que a f em Cristo vinha restaurar a condio decada da razo humana, sendo portanto mais importante. Agostinho afirmava que a interpretao das escrituras deveria ser feita de acordo com os conhecimentos disponveis, em cada poca, sobre o mundo natural. Escritos como sua interpretao do livro bblico do Gnesis como o que chamaramos hoje de um "texto alegrico" iriam influenciar fortemente a Igreja medieval, que teria uma viso mais interpretativa e menos literal dos textos sagrados.

As Confisses, a sua obra de mais interesse literrio, so um dilogo contnuo com Deus, em que Santo Agostinho narra a sua vida e, especialmente, a experincia espiritual que acompanha a sua converso. Esta autobiografia espiritual famosa pela sua introspeco psicolgica e pela profundidade e agudeza das suas especulaes. Em A Cidade de Deus, a sua obra mais ponderada, Santo Agostinho adota a postura de um filsofo da histria universal em busca de um sentido unitrio e profundo da histria. A sua atitude , sobretudo moral: h dois tipos de

homens, os que se amam a si mesmos at ao desprezo de Deus (estes so a cidade terrena) e os que amam a Deus at ao desprezo de si mesmos (estes so a cidade de Deus). Santo Agostinho insiste na impossibilidade de o Estado chegar a uma autntica justia se no se reger pelos princpios morais do cristianismo. De modo que na concepo augustiniana se d uma primazia da Igreja sobre o Estado. Por outro lado, h que ter presente que na sua poca (sculos iv-v) o Estado romano est sumamente debilitado perante a Igreja. Morreu em na cidade de Hipona deixando uma obra fundamental para a doutrina da igreja catlica e que foi registrada em muitos gneros- tratados filosficos, teolgicos, comentrios, sermes e cartas. Para compreender o contexto eclesial em que Agostinho redigiu suas principais obras teolgicas, faz-se mister recordar que as relaes entre Igreja e Estado, nos sculos IV e V d.C., se davam sob o regime de cristandade. Neste sistema, os limites e autonomias respectivas entre as duas instituies no eram claramente definidos, gerando intromisses da Igreja em questes que hoje consideraramos civis, bem como interferncias do Estado em problemas e discusses hoje consideradas como de mbito propriamente eclesial. Tal situao gerava conflitos sempre que as concepes e interesses da Igreja e do Estado entravam em choque. Podemos dizer que todo este contexto acabou por produzir e extremar o confronto entre faces e a tendncia diviso no interior da Igreja na frica. Havia uma crescente insatisfao de parte do clero e do povo cristo, que reagiu com certo sentimento crtico com relao s intervenes do imprio nos conflitos religiosos e eclesiais. Este pensamento crtico e independente foi sendo ampliado, de modo a produzir um sentido de autonomia e autodeterminao que veio a se tornar causa de tenses para o clero africano. Os conflitos no tardaram a surgir, mas custaram a ser superados. Por um lado, havia um legtimo anseio por respeito identidade prpria da igreja africana, bem como por certa autonomia frente igreja de Roma e principalmente frente ao Imprio Romano. Por outro lado, a defesa intransigente destas reivindicaes acabou por gerar um conflito de grandes propores, que fez romper a unidade da Igreja. Associados a divergncias e dificuldades de compreenso acerca de algumas questes doutrinais, os problemas de relacionamento com o papa e com o Imprio Romano tornaram-se o componente explosivo que acabou provocando a crise donatista, a qual se constitui num dos fatores que interpelaram Agostinho a procurar respostas para as polmicas e solues para as dificuldades das comunidades eclesiais africanas.

Frases: O orgulho a fonte de todas as fraquezas, por que a fonte de todos os vcios. Dois homens olharam atravs das grades da priso;um viu a lama, o outro as estrelas. Tenho mais compaixo do homem que se alegra no vcio, do que pena de quem sofre a privao de um prazer funesto e a perda de uma felicidade ilusria. As pessoas costumam amar a verdade quando esta as ilumina, porm tendem a odi-la quando as confrontam.

You might also like