You are on page 1of 6

CEEP CENTRO ESTADUAL DE EDUCAO PROFISSIONAL UREO DE OLIVEIRA FILHO ANEXO POLIVALENTE DE CANDEIAS

Jeane Purifi a!"# S$ %arre&#

NR '(

Can)eia* +,-'

Jeane Purifi a!"# S$ %arre&#

NR '(

Trabalho apresentado em cumprimento das exigncias da disciplina %i#1#2ia3 4ei# A56ien&e e Se2uran!a n# Tra6a17# do curso T8 ni # e5 E1e&r#&8 ni a/

Orien&a)#r. Pr#f/ Renan S#u0a

Can)eia* +,-'

-/ INTRODUO NRs (Normas Regulamentadoras) so normas elaboradas pelo Ministrio do Trabalho. Foram criadas e de em ser obser adas a !im de promo er sa"de e seguran#a do trabalho na empresa. $egundo dados estat%sticos& uma das principais causas de acidentes de trabalho gra es e !atais se de e a e entos en ol endo 'uedas de trabalhadores de di!erentes n% eis& cerca de ()*. +s riscos de 'ueda em altura existem em ,rios ramos de ati idades e em di ersos tipos de tare!as. - cria#o de uma Norma Regulamentadora ampla 'ue atenda a todos os ramos de ati idade um importante instrumento de re!erncia para 'ue estes trabalhos se.am reali/ados de !orma segura. 0a% a necessidade da cria#o de uma norma regulamentadora espec%!ica para as ati idades em altura. - portaria 121 de 31 de mar#o de 3)23 cria a NR 14& a 'ual estabelece os re'uisitos m%nimos e as medidas de prote#o para o trabalho em altura& en ol endo o plane.amento& a organi/a#o e a execu#o& de !orma a garantir a seguran#a e a sa"de dos trabalhadores en ol idos direta ou indiretamente com esta ati idade. +/ TRA%ALHO E4 ALTURA Toda ati idade executada acima de 3&)) m (dois metros) do n% el in!erior& onde ha.a risco de 'ueda considerado trabalho em altura& +5 $67-& 'ual'uer trabalho 'ue re'ueira 'ue o trabalhador este.a posicionado em um local ele ado& com di!eren#a superior a 3&) m (dois metros) da super!%cie de re!erencia& e 'ue o!ere#a risco de 'ueda. -s ati idades de acesso e a sa%da do trabalhador deste local tambm de ero respeitar e atender esta norma. '/ RESPONSA%ILIDADES - NR 14 exige do empregador e do empregado uma srie de procedimentos a serem adotados para minimi/ar o risco de um acidente em trabalho em altura. $o eles8 -o empregador cabe garantir a implementa#o das medidas de prote#o estabelecidas nesta Norma9 assegurar a reali/a#o da -n,lise de Risco : -R e a emisso da ;ermisso de Trabalho : ;T9 desen ol er procedimento operacional para as ati idades rotineiras de trabalho em altura9 assegurar a reali/a#o de a alia#o pr ia das condi#<es no local do trabalho em altura& garantir 'ue 'ual'uer trabalho em altura s= se inicie depois de adotadas as medidas de prote#o de!inidas. Tambm de responsabilidade do empregador promo er treinamentos espec%!icos para as ati idades 'ue o trabalhador ir, desen ol er promo er programa para capacita#o dos trabalhadores > reali/a#o de trabalho em altura. -o empregado cabe cumprir as disposi#<es legais e regulamentares sobre trabalho em altura& colaborar com o empregador na implementa#o das disposi#<es contidas nesta Norma& interromper suas ati idades exercendo o direito de recusa& sempre 'ue constatarem e idncias de riscos e /elar pela sua seguran#a e sa"de e a de outras pessoas 'ue possam ser a!etadas por suas a#<es ou omiss<es no trabalho.

9/ APR ANLISE PRELI4INAR DE RISCO 6ssa norma exige 'ue& antes de 'ual'uer trabalho a ser reali/ado em altura& de e:se reali/ar a -R ? -n,lise de Risco ou -;R ? -n,lise ;reliminar de Risco. Risco nada mais do 'ue a possibilidade de 'ue algum elemento ou circunst@ncia no ambiente de trabalho possa causar perda ou dano > sa"de& ou se.a& um risco a possibilidade& ele ada ou redu/ida& de algum so!rer danos pro ocados pelo perigo. - NR 14 exige 'ue todo trabalho em altura de e ser precedido de -n,lise de Risco. -n,lise de Risco o processo 'ue mede os riscos para a seguran#a e sa"de dos trabalhadores decorrentes de perigos no local de trabalho. A uma an,lise sistem,tica de todos os aspectos relacionados com o trabalho e o local do mesmo. - -n,lise de Risco de e& alm dos riscos inerentes ao trabalho em altura& considerar outros !atores8 a) o local em 'ue os ser i#os sero executados e seu entorno9 b) o isolamento e a sinali/a#o9 c) o estabelecimento dos sistemas e pontos de ancoragem9 d) as condi#<es meteorol=gicas ad ersas9 e) a sele#o& inspe#o& !orma de utili/a#o e limita#o de uso dos sistemas de prote#o coleti a e indi idual9 !) o risco de 'ueda de materiais e !erramentas9 etc. Riscos comuns de trabalho em altura8 a) Bueda em altura9 b) Bueda de ob.etos Ccargas em altura9 c) 6mbate do trabalhador contra +b.etos9 d) 6mbate de cargas no trabalhador9 e) 6le ado desgaste !%sico (subida e descida)9 Riscos de trabalho em altura na ,rea de eltrica8 -lm dos riscos citados antes& h,8 a) -rco oltaico : !luxo de corrente eltrica atra s de um meio DisolanteE& como o ar. Fonse'uncias8 'ueimaduras de segundo ou terceiro grau. b) Riscos de 'ueda em conse'uncia de cho'ues eltricos& de inade'ua#o de e'uipamentos de ele a#o (escadas& cestos& plata!ormas)& inade'ua#o de 6;G& !alta de treinamento dos trabalhadores& !alta de delimita#o e sinali/a#o do canteiro do ser i#o nas ias p"blicas e ata'ue de insetos. c) Riscos no transporte e com e'uipamentos : e%culos e e'uipamentos para ele a#o de cargas& cestas areas e cadeiras9 a utili/a#o de e%culos impro isados. d) Riscos de ata'ues de insetos ? ata'ue de abelhas e marimbondos& ocorrem na execu#o de ser i#os em torres& postes& etc. e) Riscos ergonHmicos : posturas inade'uada e posi#<es inade'uadas dos membros superiores e in!eriores para reali/a#o das tare!as sobre postes e apoios inade'uados9 !) +rgani/acional : presso no tempo de atendimento a emergncias9 g) ;sicossociais ? ele ada exigncia cogniti a necess,ria ao exerc%cio das ati idades9 h) -mbientais ? representados pela exposi#o ao calor& radia#o& intempries da nature/a& agentes biol=gicos& etc. Medidas de ;re en#o para minimi/ar os riscos8 a) ;lane.ar as tare!as de !orma a limitar os trabalhos em altura9

b) -s /onas de risco de 'ueda de ob.etos de em ser sinali/adas e limitadas de !orma a impedir o acesso de pessoas ao local. c) -s Ferramentas& materiais e e'uipamentos de em ser amarrados ao arns do trabalhador ou transportados em sacos pr=prios9 d) A proibida a reali/a#o de trabalhos em altura exteriores& durante a ocorrncia de tro oadas& chu as eCou entos !ortes (acima de ()C4) ImCh). e) Roupa ade'uada >s condi#<es climatricas existentes de modo a permitir o con!orto trmico9 !) Nunca se de e trabalhar so/inho9 g) +s trabalhos em altura de em ser reali/ados sempre dentro do campo de iso de outro trabalhador. (/ EPI:S +s 6'uipamentos de ;rote#o Gndi idual : 6;G& acess=rios e sistemas de ancoragem de em ser especi!icados e selecionados considerando:se a sua e!icincia& o con!orto& a carga aplicada aos mesmos e o respecti o !ator de seguran#a& em caso de e entual 'ueda. Na sele#o dos 6;G de em ser considerados& alm dos riscos a 'ue o trabalhador est, exposto& os riscos adicionais. +s 6;Gs exigidos pela NR 14 so8 Jota com bi'ueira de a#o ( no caso do Tcnico em eletrotcnica& bota para alta tenso sem bi'ueira)& para no lesionar o p do trabalhador9 Ku as& para no lesionar as mos9 Fapacete de seguran#a& para e itar danos > cabe#a do trabalhador9 Tra a 'uedas e cintos de seguran#a (com dois talabartes)& para e itar 'ueda do trabalhador9 ;orta !erramentas& para e itar 'uedas de !erramentas.

;/ CONCLUSO - NR 14 !oi criada mediante a necessidade de ter uma norma espec%!ica para regulamentar o trabalho em altura. $o de!inidos como trabalho em altura todos a'ueles executados em alturas superiores a 3 metros& se.a em andaimes& plata!ormas ou escadas& assim como em trabalhos de pro!undidade& como em esca a#<es& po#os e minas. ;ara um 6letrotcnico 'ue atua em trabalhos em altura& alm do risco eminente do cho'ue eltrico e !icar expostos >s intempries& a o risco da 'ueda. $eguindo todas as especi!ica#<es contidas na NR 14 poss% el minimi/ar os riscos no trabalho em altura e tambm minimi/ar os acidentes decorrentes dessas ati idades.

</ REFER=NCIAS $eguran#a do Trabalho. 0ispon% el em 8 http8CCtrabalhodaseguranca.blogspot.com.brC3)22C23Ctrabalho:em:altura.html. -cesso em8 31 no . 3)21. NR 14 ? Trabalho em -ltura. 0ispon% el em 8 L http8CCMMM.abergo.org.brCar'ui osCnoticiasCNR:14*3):31:mar:3)23*3): *3)Trabalho*3)em*3)-ltura.pd!N. -cesso em 8 31 no . 3)21.

You might also like