You are on page 1of 2

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PENICHE

ESCOLA BSICA DOS 1, 2 E 3 CICLOS DE PENICHE

Lngua Portuguesa

8 Ano

2011/2012

Porteflio: Conhecimento Explcito da Lngua 6

Voz Ativa e Voz Passiva


Data: ____ / ____ / ____

Nome: _______________________________________ N: ____ Turma: ____

Exerccios de Consolidao: Voz Ativa e Voz Passiva e outros


I Comea por rever o teu conhecimento explcito da lngua portuguesa, resolvendo estes exerccios relacionados com a obra Falar Verdade a Mentir, de Almeida Garrett, que tens vindo a estudar: 1. Reescreve o texto seguinte suprimindo as repeties sublinhadas atravs da utilizao de pronomes: Duarte contava muitas mentiras e dizia essas mentiras sem pensar nas consequncias. Se Brs Ferreira apanhasse Duarte a contar as mentiras, decerto proibiria o seu casamento com Amlia. Uma vez que no era possvel impedir Duarte de inventar mentiras, Amlia, Joaquina e Jos Flix uniram-se para transformar as mentiras em verdades. Duarte contava muitas mentiras e dizia-as sem pensar nas consequncias. Se Brs Ferreira o apanhasse a cont-las, decerto proibiria o seu casamento com Amlia. Uma vez que no era possvel impedi-lo de inventar mentiras, Amlia, Joaquina e Jos Flix uniram-se para as transformar em verdades. 2. Reescreve no discurso indireto as seis primeiras falas da cena II (linhas 72 a 78). Comea a transformao por:

Amlia entrou em cena chamando por Joaquina, disse-lhe que andava sua procura / procura dela e perguntou-lhe se Duarte ainda no tinha vindo. Joaquina respondeu-lhe que no e Amlia perguntou-lhe quem era aquele com quem ela estava a falar. Jos Flix interveio para pedir a Joaquina que o apresentasse como gente e esta comeou a explicar a Amlia que era aquele rapaz de quem lhe tinha dito no Porto. Amlia interrompeu-a, dizendo que j sabia que era o senhor Jos Flix e afirmou que Joaquina tinha bom gosto. Em seguida, acrescentou que o pior era que eles no tinham de se casar seno quando o seu casamento se fizesse e que tinha muito medo que ainda esperassem bom tempo. II Faz os seguintes exerccios de consolidao sobre a voz ativa e a voz passiva: 1. A) B) C) D) E) F) G) H) I) Identifica a forma (ativa ou passiva) das frases que se seguem: Jos Flix fizera a Joaquina uma declarao de amor ao bom sabor romntico. Forma ativa O dote foi prometido por Amlia a Joaquina. Forma passiva Duarte contou vrias mentiras ao seu futuro sogro, Brs Ferreira. Forma ativa At ali, Amlia tinha perdoado todas as mentiras de Duarte. Forma ativa Ao longo da pea, Jos Flix representa trs personagens diferentes. Forma ativa No fim, a verdade foi descoberta por Brs Ferreira. Forma passiva De futuro, Duarte dir sempre a verdade. Forma ativa Brs Ferreira aceitou finalmente Duarte como genro. Forma ativa O general Lemos entregou o decreto da Recebedoria de Santarm a Duarte. Forma ativa

2. Escreve agora na forma passiva as frases do exerccio anterior que estavam na forma ativa e na forma ativa aquelas que estavam na forma passiva. A) Uma declarao de amor ao bom sabor romntico fora feita por Jos Flix a Joaquina. B) Amlia prometeu o dote a Joaquina. C) Vrias mentiras foram contadas por Duarte ao seu futuro sogro, Brs Ferreira. D) At ali, todas as mentiras de Duarte tinham sido perdoadas por Amlia. E) Ao longo da pea, trs personagens so representadas por Jos Flix. F) No fim, Brs Ferreira descobriu a verdade. G) De futuro, a verdade ser sempre dita por Duarte. H) Finalmente, Duarte foi aceite como genro por Brs Ferreira. I) O decreto da Recebedoria de Santarm foi entregue a Duarte pelo general Lemos.

III Resolve os exerccios que se seguem e que foram retirados de provas de Exame Nacional de Lngua Portuguesa de anos anteriores: 1. Classifica a forma verbal sublinhada na frase seguinte, indicando tempo, modo e voz. Esta pea foi representada por uma companhia de teatro amador.
Exame Nacional de Lngua Portuguesa, 2011, 1 chamada

foi representada: pretrito perfeito do modo indicativo na voz passiva 2. L atentamente, a seguinte frase: O Mrio e os irmos devolveram ontem os livros requisitados Biblioteca. Assinala com um X o quadrado que corresponde forma passiva da frase que leste: Os livros requisitados Biblioteca tinham-nos ontem devolvido o Mrio e os irmos. Ontem, foram devolvidos pelo Mrio e pelos irmos os livros requisitados Biblioteca. Quem devolveu ontem os livros requisitados Biblioteca foi o Mrio e os irmos. A Biblioteca devolveu ao Mrio e aos irmos os livros que eles tinham requisitado ontem.
Exame Nacional de Lngua Portuguesa, 2006, 2 chamada

3.

Reescreve na forma passiva a seguinte frase: O Eduardo tinha lido as notcias do dia.
Exame Nacional de Lngua Portuguesa, 2007, 1 chamada

As notcias do dia tinham sido lidas pelo Eduardo.


4. Reescreve na forma passiva a frase seguinte:
Exame Nacional de Lngua Portuguesa, 2008, 1 chamada

As gargalhadas de Fernando surpreenderam os vizinhos daquele bairro.

Os vizinhos daquele bairro foram surpreendidos pelas gargalhadas do Fernando.


5. Reescreve na forma ativa a frase seguinte:
Teste Intermdio de Lngua Portuguesa, 2010

O mapa dos pases de lngua oficial portuguesa tinha sido apresentado pelo professor aos alunos.

O professor tinha apresentado aos alunos o mapa dos pases de lngua oficial portuguesa.
6. L a frase seguinte: Vrios dicionrios bilingues foram catalogados pela bibliotecria.
Teste Intermdio de Lngua Portuguesa, 2011

Reescreve a frase na forma ativa, respeitando, na frase que escreveres, o tempo e o modo verbais.

A bibliotecria catalogou vrios dicionrios bilingues. Bom trabalho!

You might also like