You are on page 1of 2

Nitretao Nitretao um tratamento termoqumico que visa o endurecimento superficial dos materiais atravs da difuso de nitrognio e consequente formao

ao de nitretos. realizada em temperaturas abaixo do campo austentico (na faixa de 5 !" a 5# !"$% e no necess&rio um tratamento subsequente de tmpera para aumento da dureza. Principais caractersticas' (umento da dureza superficial) (umento da resistncia ao desgaste) (umento da resistncia * fadiga) (umento da resistncia * corroso dos aos. +rovoca menores distor,es e deforma,es que outros tratamentos superficiais% devido ao emprego de temperaturas mais baixas. -s mel.ores resultados so obtidos em aos com teores de carbono entre %/0 e 1%/0% contendo elementos de liga formadores de nitretos ((lumnio% "romo% 2an&dio% 3ungstnio e 4olibdnio$. 5lementos como 6i% "u% 7i e 4n possuem pequeno ou nulo efeito sobre as caractersticas da camada nitretada. (os contendo %#5 a 1%50 de (l apresentam os mel.ores resultados de resistncia ao desgaste% e so con.ecidos como 8nitrallo9s:. ( nitretao pode ser realizada por trs processos' 6itretao gasosa% 6itretao lquida e 6itretao i;nica (plasma$. Nitretao gasosa: - meio nitretante composto% basicamente% por am;nia (6<=$. ( reao global do processo dada por /6<=> /6 ? =</ . @ temperatura na faixa de 5 !" a 5A !"% os tempos de tratamento variam de 1 . a 1 .% e a profundidade da camada nitretada atinge entre % 5mm a %5mm. (plicada em est&gio Bnico% formada uma camada dura e fr&gil na superfcie% c.amada 8camada branca:. +ara se reduzir a espessura de camada branca% pode se utilizar um duplo est&gio. Nitretao lquida ou em banho de sais: - meio nitretante um ban.o de sal fundido * base de cianetos (6a"6% C"6$. (ssim como o processo de cementao em ban.o de sal% os ban.os de 6itretao apresentam cianetos de sDdio e pot&ssio% exigindo cuidados especiais de manuseio% operao e descarte destes sais. Nitretao inica (plasma): "onsiste em um processo a v&cuo (presso entre 1 a 1 torr$ no qual a introduo de nitrognio na pea obtida pelo plasma gerado pela alta tenso entre a carcaa do forno e as peas a serem tratadas. 5sta diferena de potencial ioniza o g&s * base de nitrognio formando ons 6=?% que so acelerados em direo * superfcie das peas. 5ste processo apresenta as seguintes caractersticas' (presenta um controle mais preciso do potencial de nitrognio na superfcie do metal% sendo possvel selecionar a camada branca% ou ainda% evitar completamente a formao da camada branca. - g&s do processo uma mistura de 6/% </% e em alguns casos% pequenas quantidades de metano ("<E$. - </ tem a funo de aFustar o potencial de nitrognio (balano da composio$. - resfriamento realizado com a recirculao do g&s do processo% ou com 6/.

Aplicaes: ( dureza apDs a 6itretao depende da presena de elementos de liga formadores de nitretos. -s aos mais empregados so da srie 86itrallo9s: e possuem em sua composio aproximadamente 10(l e 1G1%50"r.

You might also like