You are on page 1of 15

A educao de rfs em um asilo de Macei (1877-1893)

Monica Luise Santos UFAL monicals@ig.com.br Resumo O presente trabalho tem por objetivo apresentar elementos parciais das duas primeiras dcadas do Asilo de Nossa Senhora do Bom Conselho. A instituio foi criada em Macei em dezembro de 1877, com o propsito de abrigar meninas rfs desvalidas da provncia Alagoana. Este estudo foi baseado em uma pesquisa documental utilizando como fontes os
peridicos alagoanos, como o Dirio das Alagoas, O Liberal, Dirio da Manha e o Jornal das Alagoas, os relatrios dos presidentes da provncia alagoana alm do uso das fontes documentais manuscritas do Asilo. Como base terica o artigo apia-se em estudos de Nascimento (2005) e

Gondra e Schueler (2008), os quais tm estudos sobre instituies criadas no sculo XIX para educar e criar meninas rfs. O Asilo de Nossa Senhora do Bom Conselho foi criado no contexto de fundao de vrias instituies criadas no Brasil para atender a criana desamparada. Para se manter o Asilo contava como as doaes de pessoas ilustres da sociedade alagoana, alm dos donativos doados pelo governo da provncia e das vendas de artefatos produzidos pelas rfs. Na referida instituio havia o ensino de primeiras letras, bordado e prendas domsticas alm do ensino religioso. A educao dada nas instituies para as mulheres tinha como principal inteno formar boas esposas e mes de famlia, j que a mulher seria uma das responsveis pela formao do cidado que se pretendia formar no Brasil. Pode-se concluir que a educao dada no Asilo de Nossa Senhora do Bom Conselho atendia os preceitos a poca. Introduo

Em dezembro de 1877 Macei receberia a primeira instituio feminina destinada ao acolhimento de meninas rfs desvalidas, filhas de pais militares, funcionrios pblicos que fossem consideradas indigentes ou qualquer rf que no possusse parentes. De nome Asilo Nossa Senhora do Bom Conselho1, a instituio seria erguida nos moldes dos conventos europeus, referncia adotada pelas instituies fundadas no Brasil nos sculos XVIII e XIX.
1

O Asilo de Nossa Senhora do Bom Conselho foi objeto de estudo do Trabalho de Concluso de Curso, intitulado A fundao do Asilo Nossa Senhora do Bom Conselho (2008) de autoria de Ceclia de Lemos e Ednalda Zu..

Situado no bairro de Bebedouro, o prdio apresentava uma imagem suntuosa, de algum modo anunciando a grandeza de sua misso. Entretanto, o cotidiano da instituio revelar a fragilidade deste aparente propsito. Este trabalho apresenta elementos acerca das duas primeiras dcadas da instituio, com o apoio de fontes jornalsticas que circulavam em Macei na segunda metade do sculo XIX, como o Dirio das Alagoas, O Liberal e Jornal das Alagoas e o Dirio da Manh. Estes traziam em suas edies notcias sobre a instituio por meio de notas oficiais ou publicao de particulares, admiradores e fundadores deste empreendimento. Alm dos peridicos h tambm o apoio das fontes documentais manuscritas e dos relatrios dos presidentes da Provncia de Alagoas, fontes estas que descrevem o desenvolvimento do Asilo. No Nordeste brasileiro, assim como no Sudeste, tivemos a criao dos primeiros recolhimentos por volta do sculo XVIII. No Nordeste o trabalho do missionrio jesuta padre Gabriel Malagrida (1689-1761) foi de grande importncia para a constituio dessas instituies, sobretudo a partir do sculo XIX. Este religioso antes de ser queimado na fogueira da Inquisio, a mando do Marqus de Pombal, criou recolhimentos para mulheres consideradas malvistas. Segundo Madeira (2008), acompanhado do povo considerado rude, Malagrida realizava as misses em locais incertos como So Lus, Belm, Viosa (CE), Rio Grande do Norte, Paraba, Bahia, Alagoas e Igarassu (PE). Neste ltimo fundou o Convento Sagrado Corao de Jesus, abrigando 40 mulheres. Na Bahia em 1741 ergueu o Convento de Nossa Senhora da Piedade, dando-lhe a regra das Ursulinas (MURY, 1875). A instituio ficou conhecida como Casa Feminina de Soledade, destinada a moas, em particular, moas perdidas. O jesuta Gabriel Malagrida esteve tambm em Alagoas promovendo misses, com o fim de recolher madalenas arrependidas. Paul Mury (1875, p.83) destaca as misses por volta de 1741 e 1746:
Sem se afrontar com a distncia Malagrida, armado com seu crucifixo sahiu no fim de 1741, e sempre a p, consoante o costume, por ardentes areaes, l foi a conquista de novas almas. (...) Em outubro chegou a Penedo, nas margens do Rio So Francisco (...). Por preservar do vcio duas moas que a misria expunha no cairel do abysmo, sacrificou duzentos escudos, que mendigara no caminho do convento da Bahia.

De Penedo, Malagrida seguiu para Poxim, e depois para Villa das Alagoas, mas no chegou a fundar nenhuma instituio destinada a acolher mulheres perdidas em territrio alagoano, apenas fez pregaes, ergueu e reconstruiu igrejas. Somente no sculo XIX seriam criados em Alagoas estabelecimentos filantrpicos exclusivamente femininos, como o Asilo Nossa Senhora do Bom Conselho sobre o qual nos ocuparemos neste texto.

A Fundao do Asilo de Nossa Senhora do Bom Conselho

A extensa seca que abrangia a Regio Nordeste na dcada de 1870 trouxe um estado

de calamidade pblica para as vrias provncias. A fome e as epidemias, como a varola e o clera, puseram fim a grande parte da infncia pobre nordestina. Para agravar o quadro de misria tivemos na dcada anterior a Guerra do Paraguai (1864-1869), que levou ao extermnio considervel contingente populacional adulto e masculino, ocasionando uma grande quantidade de crianas rfs e desvalidas. A presena da infncia desamparada e rf, vulnervel violncia, ao vcio e prostituio, exigia um lugar propcio para abrig-las. E para tal fim, por iniciativa do presidente da Provncia a poca, Antonio dos Passos Miranda, foi fundado em Macei, no dia 08 de dezembro de 1877, um asilo para rfs desvalidas, com o nome de Asilo de Nossa Senhora do Bom Conselho, por meio da Lei provincial N. 748. Com o objetivo de arrecadar fundos para custear as despesas como aulas de primeiras letras e prendas domsticas, as senhoras de Macei fundaram a Sociedade Beneficente Protetora do Asilo das rfs Desvalidas de Nossa Senhora do Bom Conselho, como mostra o Almanaque Administrativo da Provncia de 1879:
Algumas Senhoras da capital, movidas pelos mesmos sentimentos do illustre fundado do Asylo, organizaram uma sociedade com o fim de proteger o estabelecimento, zelar seus creditos e interesses, promover tudo quanto for de mister para seu engrandecimento e prosperidade.

Durante o sculo XIX vrias associaes foram fundadas no Brasil com o objetivo de proteger as crianas desamparadas. O Almanaque afirma que 168 senhoras participaram a fundao da Sociedade entre elas estavam Iduma Lins de Miranda, Francisca de Alcantara Coelho de Menezes, Laurianna Adelina de Moraes Romeiro, Francisca Ramalho Dias Cabral e Maria Coutinho Guimares. Estas fizeram parte do primeiro Conselho Deliberativo da Sociedade. As quais foram respectivamente Presidente, Secretria, tesoureira e diretora e vice-diretora.

A fundao do Asilo foi amplamente divulgada nos jornais locais e bastante freqentada pelos membros ilustres da sociedade alagoana como mostra os jornais O Liberal e Dirio das Alagoas de dezembro de 1877:
Installou-se no dia 8 do corrente o asylo das orphans desvalidas no prdio para esse fim destinado na povoao do Bebedouro, arrabalde desta cidade. Precedeu ao acto da installao a beno da capela de N.S. do Bom Conselho e uma missa que em seguida celebrou o revd. Antonio Procpio da Costa [...] Estiveram presentes as pessoas mais gradas desta capital, e cerca de 50 senhoras destinctas de nossa sociedade, que fazem parte da sociedade beneficente protectora daquelle asylo (O Liberal, Macei, 11 de dezembro de 1877, n. 145, ano IX, p. 2). Findo o acto religioso o exm. snr. presidente da provincia, tomou assento no topo de uma meza, o convidando diversas pessas gradas, entre as quaes o snr. deputado Jos Angelo, commendador Sobral, chefe de policia, juiz de direito interino, promotor publico da comarca, presidente da camara municipal e seos respectivos vereadores, que se achavam em corporao, ahi perante as exmas, senhoras, socias do Asylo, a directoria do estabelecimento o cinco orphs desvallidas, os chefes das diversas reparties publicas com seus empregados, os militares, corpo de sade, capito do porto, e grande numero de espectadores, S. exc. fez uma linda exposio da importante instituio que creou, e teve a fortuna de vr realisado o seu ardente desejo; depois do que o snr. dr. chefe da policia fez um discurso analogo encarecendo o esforo de S. exc. o snr. presidente da provincia. (Dirio das Alagoas, Macei 11 de dezembro de 1877, n. 280, ano XX, p. 1)

A presena de membros nobres da sociedade alagoana da poca demonstra, por um lado, a existncia de um pacto entre elite econmica, governo e parte de grupos sociais que se colocavam como vigilantes da conduta moral da sociedade, a fim de manter a ordem e a disciplina; por outro, tais grupos mantinham interesse de visibilidade na imprensa para obter vantagens pela ao benvola, to bem aceita por grupos conservadores e progressistas. As prticas caritativas talvez tivessem, como nenhuma outra, potencial para unificar aqueles grupos com propsitos divergentes.

O asilo tinha como propsito, atender meninas rfs desvalidas, que residiam na provncia alagoana, como declara o captulo I do artigo 1. do Regulamento2 do Asilo de Nossa Senhora do Bom Conselho: Art. 1 O Asylo de N. S. do Bom Conselho um internato destinado a abrigar e educar as meninas orphs desvalida, residentes na provincia, proporcionando-lhes a conveniente instruo. Para ser admitidas na instituio a rf teria que ser filha de pais militares ou de funcionrio pblico e ser considerada indigente, ou ser rf sem a proteo de parentes que pudessem cri-la e educ-la, como j foi mencionado. Entretanto apesar desses requisitos logo aps abertura do Asilo, no dia 10 de dezembro de 1877, o Dirio das Alagoas publica uma matria, sem autoria, que denuncia que na instituio foram admitidas meninas que tinham parentes abastados e de destaque na sociedade alagoana:

[...] a installao desse estabelecimento ter lugar sabbado e para isso tem-se andado recrutando orphs, entres as quais h algumas que no esto no caso de serem protegidas pela caridade publica, portanto tem parentes abastados e com posio na sociedade, ao passo que muitas tanto nesta cidade como no interior da provncia esmolam o po da caridade, sujeitas a negro futuro. (Dirio das Alagoas, Macei,10 de dezembro de 1877, n. 279, ano XX.)

Segundo o Regulamento a instituio teria diretor e vice-diretor, uma regente, uma professora de primeiras letras, um capelo e um mdico. Alm de uma mestra de prendas e uma professora de msica. At o Asilo ter 30 internas a regente ocuparia tambm o cargo de professora de primeiras letras. No primeiro ano de funcionamento o Asilo tinha como diretor o comendador Manoel Pinto Sobral, como vice-diretor Joo Francisco Dias Cabral, como Regente e Professora de primeiras Letras Barbara Terencia de Moraes, Francisca Maria da Conceio como mestre de prendas e como mdico Manoel Argollo Ferro. Para a fundao do Asilo o presidente da provncia como tambm a Sociedade Protetorado Asilo, os quais seriam os responsveis pela administrao do asilo, contaram com a adoo de diversos membros da sociedade, como publica o Jornal das Alagoas de 5 de agosto de 1877:
2

O Regulamento do asilo de Nossa Senhora do Bom Conselho foi publicado no Jornal das Alagoas de 6 de dezembro de 1877.

Asylo de orphs. A commisso encarregada de promover donativos no Penedo j deu conta do resultado de sua caridosa incumbencia, entregando a s. exc. o snr. presidente da provincia a quantia de 1.600$000. Na mesma cidade ofereceram a s. exc. para o asylo: o rvm. frei Manoel da Conceio Monte 500$000, o coronel Theotonio Ribeiro e Silva 50$ rs. O snr. Manoel Jos Taboca, proprietario em S. Miguel do Campos, tambem fez donativo da quantia de 60$ rs. Todas estas importancias j foram recolhidas ao thesouro provincial. (Jornal das Alagoas, Macei, 5 de agosto de 1877, n. 1928, ano VIII.).

No ano de 1879, o presidente da Provncia Cincinato Pinto Sobral integra o Asilo Santa Casa de Misericrdia, estabelece na Resoluo n. 744 de 23 de junho daquele ano, que a partir dessa data o Asilo passe a fazer parte da Santa Casa de Misericrdia, pois entende que ambas instituies eram de natureza filantrpica, e assim sendo, devem pertencer a uma s administrao. Garantia, entretanto, por lei a independncia das atividades em relao a ao do Governo (O Liberal, Macei, 30 de abril de 1879).

O desdobramento do Asilo nas duas primeiras dcadas

Embora houvesse um esforo, de manter a principio 20 rfs, e que demonstrado pela suntuosidade da estrutura arquitetnica montada para o Asilo, o nmero de meninas acolhidas nos primeiros anos foi bastante reduzido. Nos dois anos iniciais apenas sete rfs foram admitidas na instituio. Apesar das dificuldades financeiras, de acordo com a avaliao feita pelo Presidente da Provncia de 1879, Cincinato Pinto da Silva, o Asilo no descuidou da instruo das educandas. Relata que levando em considerao que as 7 rfs que chegaram no Asilo nada sabiam, era regular o aproveitamento das mesmo com relao as matrias para as meninas de primeira classe. No jornal O Liberal, l-se a fala do presidente: regular o aproveitamento das educandas, que continuam a aprender as materias designadas no Regulamento para as de 1 classe, por terem entrado para o estabelecimento sem nada saberem (O Liberal, 30 de abril de 1879).

Segundo o regulamento da instituio as rfs que chegassem instituio seriam separadas em duas classes: primeira e segunda. A primeira classe seria para meninas de 6 a 10 anos de idade e a segunda classe para as educandas como idade superior a 10 anos. Assim estavam dispostas as matrias paras as educandas de primeira e segunda classe:
Art. 52. As educandas de 1 classe recebero o ensino das seguintes matrias: 1. Instruco moral e religiosa compatvel com sua tenra idade. 2. Conhecimento das letras do alphabeto e de seus differentes caracteres do uso commum, dos sons e suas modificaes, das syllabas, das palavras e leitura facil. 3. Pronuncia correta. 4. Formao das lettras do alphabeto sobre a pedra e pricipios de escripta. 5. Noes elementares de arithmetica, accomodadas sua idade, formao dos nmeros simples e representao dos mesmos por lettras arbicas, operaes de somma, diminuir e tabuada. 6. Costura lisa, ponta de marca e crochet. Art. 53. As educandas da 2 classe recebero o ensino das seguintes materias: 1. leitura e calligraphia. 2. Arithmetica inclusive fraces ordinrias e decimaes complexo, propores e resoluo de problemas mais communs, systema metrico decimal. 3. Grammatica nacional e analyse dos classicos portuguezes. 4. Musica, noes geraes de geographia e historia do Brazil, especialmente a desta provincia , e historia sagrada. 5. Trabalhos de agulha e prendas domesticas

Alm dessas matrias, as educandas de ambas as classes teriam que frequentar uma vez por semana as aulas de culinria, de engomar como tambm a de outros afazeres domsticos, que fossem compatveis com sua idade e capacidade fsica. Gondra e Schueler (2008, p. 205) salienta que a preparao para vida domstica era o ideal de instruo primaria feminina. Lembram que conforme a Lei Geral de ensino de 1827, para as meninas seriam suficientes os ensinamentos da doutrina crist, leitura, escrita e calculo elementar, acrescidos, das prendas que servem economia domstica. Os trabalhos produzidos pelas meninas do Asilo eram exibidos para o pblico, a fim de comprovar que diariamente elas eram ocupadas com as prendas domsticas, e deste modo no lhes sobraria tempo para pensar nas tentaes mundanas. Assim, elas no iriam de encontro aos preceitos da sociedade vigente, os quais implicavam a preservao da moral e da boa conduta da mulher, conforme concepo da poca. Tal exigncia era primordial para que as meninas fossem merecedoras das doaes.

Para expor sociedade o fato de que as doaes eram empregadas corretamente no custeio das despesas do Asilo, nas comemoraes do terceiro aniversario da instituio, a direo abriu as portas para que os doadores visitassem as dependncias do prdio, prtica comum nos estabelecimentos filantrpicos. Dessa forma, inspirava confiana e estimulava a benevolncia do pblico ali presente. A festa do terceiro aniversrio de fundao foi comemorada com grande pomposidade, com a presena das mais diversas autoridades: o Presidente da Provncia, o chefe de polcia, o diretor e vice-diretor da instituio, alm do conselho deliberativo. Na mesma ocasio foi apresentada mais uma rf, totalizando o nmero de oito meninas ali abrigadas. Porm, o diretor planejava acolher mais duas, at o incio do ano seguinte. Assim consta no jornal da poca:
Nesta ocasio o antigo conselho apresentou a orphan Maria Joaquina que foi aceita, elevando o total de educandas a 8, o que chegar a dez no principio do vindouro anno segundo os intuitos do digno director do Asylo o senhor commendador Sobral (O Liberal, Macei, 11 de dezembro de 1880, p. 01).

Incomodava aos organizadores da instituio o fato de os responsveis pela instruo das meninas acumularem cargos, a exemplo da professora de primeiras letras, que exercia tambm a funo de regente, sem que isso significasse algum acrscimo em seu salrio. At que o Presidente da Provncia, a pedido do diretor do Asilo, Manoel Sobral Pinto, no ano de 1880, altera o regulamento de 1877 e autoriza a nomeao de uma regente para a instituio, pois em 1880 a instituio tinha apenas 8 asiladas e o regulamento diz que apenas quando o asilo admitissem 20 rfs e que seria separada a funo de regente e professora de primeiras letras. Testemunha o peridico daquele ano a alterao do Regulamento de 5 de Dezembro de 1877, o qual nomeia como Regente D. Maria Alves de Loyola, cargo assumido em 22 de dezembro daquele ano (O Liberal, Macei, 11 de dezembro de 1880, p. 1). A prtica de acumulao de cargos e/ou era comum a poca, basta repararmos que a maioria das escolas em funcionamento na provncia tinha a professora como a responsvel para exercer diversas funes, alm de ter que providenciar aluguel de casa - quando no era a sua - geralmente pago do seu minguado salrio, com a esperana de ressarcimento; cuidar da compra de objetos necessrios para a escola funcionar; exercer o cargo de diretora;

zeladora; professora. Quando a escola funcionava em casa, a professora necessariamente misturava as funes de dona de casa com as atribuies do ensino. Era o espao privado que passava a se tornar precariamente pblico. Com relao arrecadao de fundos utilizados pela Sociedade Beneficente para manuteno da instituio, jias eram entregues por senhoras ricas e piedosas para serem penhoradas. Os juros deveriam ser revertidos para auxlio financeiro do asilo. Mesmo assim, a taxa de penhor no era cobrada, de modo que aquele ato benevolente das senhoras no havia trazido contribuio financeira alguma para o Asilo, cuja inteno era ampliar os recursos disponveis e o nmero de meninas rfs recolhidas. Em citao no Relatrio de Presidente da Provncia do ano de 1881, lia-se:
A Sociedade Beneficente Protectora muito pouco h rendido, no tem havido a necessaria actividade na cobrana das joias [...], mister, portanto, actival-a. Se o Asylo contem camas, utenslios e accomodaes para [...] [orphans], segundo affirma o meu antecessor, certo, porm que actualmente [...] conta elle apenas 7 orphans, por asseverar o Director no poder [...] comportar maior numero (O Liberal, [no identificado dia e ms de circulao do peridico]1878, p. 16).

Em 1882, a ampliao da receita, em geral vinda dos donativos, propiciara o acolhimento de mais trs rfs. Assim constava no relatrio provincial daquele ano: Em tres annos, diz a Vice-Directoria, saldadas ficaram todas as dividas, cresceu o patrimonio e com elle foram abertas as portas do asylo a mais 3 orphans, existindo ja alli oito... ( Dirio da Manham, 16 de abril de 1882, p. 3 ). Uma das razes para o aumento da receita foi a venda nas feiras beneficentes dos artefatos produzidas pelas prprias rfs, que iam desde trabalhos de bordados, agulhas e prendas domsticas. Havia tambm o apoio financeiro do presidente da Provncia, Jos Barbosa Torres, que isentou o Asilo do pagamento de impostos. Havia ainda o empenho da presidncia da Sociedade Beneficente Nossa Senhora do Bom Conselho que, sob o comando a poca da senhora Laura Santina de Vasconcellos, encarregava-se de arrecadar fundos entre as senhoras ricas para ajudar na renda do orfanato. Como se observa, a manuteno financeira da instituio obedecia a verdadeiros percalos, marcados por uma trajetria constantemente instvel.

No ano seguinte (1883), novamente a instituio comea a passar por dificuldades financeiras. Por conta disto, no havia sido feito o pagamento dos salrios dos funcionrios, num total de 24 pessoas, embora o ensino de prendas e a escola primria no tivessem sido atingidos a ponto de interferirem no andamento de suas atividades. Em jornal da poca l-se:
Attesta o Director a regularidade da escola primaria. Pelo mappa junto ao v-sa que 4 dentre as orphans j apresentam algum adiantamento. Quanto ao ensino de prendas prova o esforo da respectiva Mestra (Fala do Presidente da Provncia, Joaquim Tavares de Mello Barreto, Dirio da Manham, 15 de abril de 1883).

De acordo com o regulamento da instituio, as rfs podiam manter-se ali abrigadas at os 18 anos. No entanto em um requerimento ao presidente da provncia em 1893, no qual pede autorizao para que a rf Maximina Maria Duarte fosse entregue para a irm, ex-interna, Josephina Maria da Conceio, revela que rf j estava com o 26 anos.
Asylo de N. Senhora do Bom Conselho, em Macei 1 de junho de 1893. Achando-se a rf Maximina Maria Duarte Recolhida a este estabelecimento em virtude de ordem do Exm. Presidente ex-provincia em 8 de dezembro de 1877 com dez annos de idade, conta hoje a idade de 26 annos. Josephina Maria da Conceio, uma daquella tambm recolhida neste asylo, tendose casado com Joaquim Azevedo F. de Miranda, e estando em condio de manter em estado decente quella irm, reclama no requerimento incluso a sua entrega, e cabe-me informa que justo e at admirvel o seo pedido (...)3.

Ao sarem do Asilo as rfs tinham apenas duas opes: o casamento ou o trabalho em casas de famlias abastadas. Estas duas opes era prtica comum nas instituies que abrigavam meninas desamparadas. Gondra e Schueler (2008, p. 113) afirmam que para as egressas no Seminrio de Meninas de Nossa Senhora da Gloria de So Paulo projetava-se o casamento ou o trabalho em casa de famlia. Tanto para casar ou trabalhar as rfs do Asilo teriam que ter a permisso do Juiz de rfo. E para casar as rfs tambm necessitavam da aprovao presidente da provncia, como foi o caso da rf, j mencionada, Josphina Maria da Conceio ao se casar com Joaquim Azevedo F. de Miranda:
3

Citao retirada do livro de Tombo do Asilo de Nossa Senhora do Bom Conselho de 1893.

Asilo de N. S. do Bom Conselho em Bebedouro. Macei 24 de Maio de 1893.4 Achando-se esta directoria .consciente e de accordo com o art. 89 ... 2 do regulamento do Asilo de dezembro de 1877, o casamento da orph Josephina Maria da Conceio com Joaquim Azevedo Falco de Miranda, reputao decente e que seve da agricultura com a profisso de serralheiro, peo a V. ex. autorisao e approvao para esse enlace afim de que tenha lugar o disposto no art. 92 do mesmo regulamento. Esta directoria aguarda a deciso de V. ex. para da conhecimento ao cidado Falco de Miranda e proceder na forma do art. 91. Saude e fraternidade Illustre Cidadao Major Dr. Gabino Bizouro. M. D. Governador do Estado das Alagoas. Manoel Martins de Miranda Vice-director.

Havia uma grande preocupao em casar as moas para diminuir os custos na manuteno da instituio e evitar que ingressassem na prostituio. Ao mesmo tempo investia-se na construo de uma imagem feminina definida pela idia de mulher honesta, virtuosa, virgem e frgil, voltada para o cumprimento das obrigaes no espao domstico. Essa prtica era comum quando se tratava dessas instituies fundadas no Brasil, sobretudo pela tradio familiar escravagista, patrimonial e patriarcal da sociedade brasileira. Para Nascimento (2005, p. 7), a alocao do trabalho dos expostos em casas de famlias de reconhecida idoneidade, muitas vezes abriu caminho para a escravizao, a prostituio, os maus-tratos e violao honra, colocando em risco a vida dessas mulheres. Quanto ao aspecto pedaggico, estava diretamente associado s orientaes da conduta moral delas e constitua-se na trade trabalho, orao e estudo. Quanto a entrada das rfs no Asilo, s seriam admitidas meninas entre 6 e 11 anos de idade. E apesar de o regulamento fixar a idade 18 anos para sada da internas. O mesmo ressalta em seu artigo 87, que as rfs que fossem admitidas na instituio seriam ali mantidas at terem um destino. Alm do casamento e do trabalho domstico nas casas de famlia havia a opo pelo Magistrio para as meninas do Asilo. O artigo 68 do

regulamento afirma o presidente da provncia estabeleceriam um curso normal no asilo,


4

Idem.

quando as rfs tivessem na idade de 14 anos. O curso ali instalado teria as mesmas matrias exigidas para o magistrio pblico. As matrias seriam ministradas pelos professores do Liceu. O artigo 70 declara que tanto o diretor do Asilo como o conselho deliberativo da Sociedade Beneficente Protetora do Asilo felicitariam todos os meios para que as educandas concorressem nos exames para o magistrio publico. Ainda no podemos afirmar se tal propsito foi realizado. No sculo XIX apesar de um nmero razovel de professoras no magistrio pblico havia ressalva quanto a atuao das mulheres como professora devido a

desconfiana quanto a conduta moral e a inteligncia da mulher. Gondra e Schueler (2008, p. 2009) citando Lopez (1991) comentam que durante o sculo XIX, as propostas do magistrio para mulheres desencadearam polmicas e demonstraram a existncia posies e discursos ambguos e contraditrios em relao educao feminina e sua atuao como professora. Ressaltam que havia posies que variavam desde a interpretao contraria a atuao das mulheres como professoras da educao infantil, em virtude de seus crebros frgeis e perigosos, at as que defendiam a necessidade de formar mulheres para o magistrio devido a sua natureza dcil e prpria maternidade e ao trato com as crianas pequenas. Os jornais liberais divulgavam uma imagem positiva do Asilo como grande empreendimento para recolhimento de meninas pobres, vez que os resultados da instituio satisfaziam tanto aos propsitos religiosos como civis. Assim lia-se:
Sob a escrupulosa direo do Dr. Roberto Calheiros de Mello [...] segue esse estabelecimento na sublime e elevada misso a que destinado. Tendo sido inaugurado no dia 8 de dezembro de 1877 com 7 orphans desvalidas h tido progressivo desenvolvimento abrigando sob seu tecto 30 dessas desventuradas, que ali a par de desvelados [...], encontram toda a proteco sendo-lhes proporcionada uma regular educao tanto intellectual como moral e domestica. [...] ( Fala do Presidente da Provncia de Macei, Jos Cesrio de Miranda Monteiro de Barros, em seu relatrio de 6 de outubro de 1888, p. 21)

Ao avaliar que a instituio proporcionava uma educao regular, o presidente deixa dvidas sobre o aproveitamento do Asilo mediante a funo primordial que era cuidar da infncia pobre de Alagoas.

O mapa das alunas que frequentaram as aulas primarias no ano de 1890 mostra que a instituio contava naquela poca com 26 internas. O mapa traz informaes importantes sobre as alunas: nome, idade e o desempenho das alunas nas matrias freqentadas. Mapa das alunas da escola primaria do Asilo de Nossa senhora do Bom Conselho no ano de 1890
N
1

Nome

idad e
14

Escrita

Leitura e Analise
cobrindo o Analise lgica

Aritmtica

Desenho Linear
ngulos

Doutrina Crist
Catecismo e histria sagrada

Maria Clmentina de Araujo Barros

Cursivo traslado

2 3

Benedicta Tobias da Costa Engracia Accioly de Oliveira

12 15

Idem Idem

Idem Idem

4 5 6 7

Maria Amelia Joanna de Medeiros Rijo Maria Joaquina da Soledade Petronilla Clementina de Araujo

14 14 15 12

Idem Idem Idem Idem

Idem Idem Idem Leitura e lies de gramtica

8 9 10

Adelia Gabriella da Silva Anna de Souza Pretextata de Jezus Lopes

12 13 13

Cursivo grosso cobrindo o traslado Idem Bastardo cobrindo o traslado

Idem Idem Leitura de historia sagrada

As quatros operaes dos nmeros inteiros Formao das linhas Idem As quatros operaes dos nmeros inteiros Idem Idem Idem As quatros operaes dos nmeros inteiros Formao das linhas Idem Idem As duas operaes dos nmeros inteiros Idem Idem Tabulada de somar

Idem Idem

Idem Idem

Idem Idem Idem Formao linhas

das

Idem Idem Idem Idem

Idem Idem Catecismo

11 12 13

Idalina da Costa Pestana Virginia Rangel America Chaves Lisboa

14 12 11

Idem Idem Idem

Idem Idem Idem

14

Amelia Freitas Cavalcante

11

Letras do alfabeto

15 16 17

Angelina Fernandina da Silva Ortencia Juliana da Silva Gabriella Mendes Paiva

9 8 7

Idem Idem Idem

18

Maria Mendes Paiva

10

Idem

Leitura separao silabas Idem Estudo alfabeto Leitura separao silabas Idem

sem de

Idem

Idem Idem Decorao das principais oraes Idem

do se de

Idem Idem Idem

Idem Idem Idem

19

Anna Jos

15

Cursivo traslado Idem

cobrindo

Leitura e lies de gramtica Idem

As duas operaes dos nmeros inteiros Idem

Formao linhas

das

Idem

20

Constana Alvim de Medeiros

10

Idem

Catecismo e Histria Sagrada Idem

21 22 23 24 25 26

Anna Maria de Jezus Maria Joaquina Lopes Maria Joaquina Joaquina Maria da Conceio Adrianna Rozendo de SantAnna Maria Angelica Alves M.

15 17 11 16 21 21

Idem Idem Idem Idem Idem Idem

Idem Idem Idem Idem Analise lgica Leitura e lio de gramtica

Idem Idem Idem Idem Idem Idem

Formao linhas

das

Idem Idem Idem Idem Idem Idem

Asilo de Nossa Senhora do Bom Conselho em Bebedouro, 4 de dezembro de 1890 A professora Francisca Maria da Conceio Fonte: Livro de Tombo de 1890

Um aspecto importante na formao do perfil feminino nessas instituies era o fato de que as doaes funcionavam como a base do Asilo, que ia desde a construo do prdio, prestao de servio dos funcionrios, precariamente pagos, administrao, at o casamento das rfs, em geral, realizado por meio de dotes concedidos pela famlia ou por estranhos cuja pretenso era v-las futuramente bem situadas moralmente. Neste sentido, assinala Nascimento (2005, p. 3), que o hbito de conceder dotes s moas rfs e expostas, condio necessria ao casamento, tambm era uma das formas da elite demonstrar sua caridade para com os pobres. Ao mesmo tempo, figuravam como uma forma de reforar os mecanismos de estabilidade da sociedade, pois valorizava a legalidade, a tradio e a fidelidade das relaes conjugais.

Concluso
Podemos concluir que no Asilo era exigida a vivncia de um cotidiano com intensa dedicao por parte das meninas, o qual se desenvolvia em torno dos afazeres domsticos e na confeco de prendas. Desta forma evitava-se que sobrasse tempo para a ociosidade e o desvio de conduta. Dentre as instituies filantrpicas fundadas em Alagoas durante o perodo imperial o Asilo Nossa Senhora do Bom Conselho foi a que mais tempo durou, apenas encerrando suas atividades no fim do sculo XX, desdobramento incomum no contexto das instituies filantrpicas brasileiras. Mas seu longo perodo de funcionamento talvez possa ser explicado pelo vnculo com a Igreja Catlica cuja fora na formao educacional brasileira tem sido indiscutvel.

REFERNCIAS GONDRA, Jos Gonalves; SCHUELER, Alessandra. Educao, poder e sociedade no imprio brasileiro. So Paulo: Cortez, 2008.
NASCIMENTO, Alcilide Cabral do. Da caridade utilidade: as estratgias da insero social de meninas abandonadas no Recife Imperial. Anais do XXIII do Simpsio Nacional de Histria. Londrina: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2005. MADEIRA, Maria das Graas de Loiola. A pedagogia feminina das casas de caridade do Padre Ibiapina. Fortaleza: Edies UFC, 2008. MURY, Paul. A histria de Gabriel Malagrida. Prefcio de Camilo Castelo Branco. Lisboa: Editora Empreza Litterria Fluminense, [1875].

Fontes Impressas Relatrio do presidente da provncia de 1888. Livro de Tombo do Asilo de Nossa Senhora do Bom Conselho de 1890, 1893 Dirio das Alagoas, Macei 11 de dezembro de 1877, n. 280, ano XX, p. 1 O Liberal, Macei, 11 de dezembro de 1877, n. 145, ano IX, p. 1- 2. O Liberal, Macei, 1878, p. 16 O Liberal, Macei, 30 de abril de 1879, ano XI. O Liberal, Macei, 11 de dezembro de 1880, ano XII, n.283, p.1 Dirio da Manham, Macei, 16 de abril de 1882, p. 3. Dirio da Manham, Macei, 15 de abril de 1883.

You might also like