You are on page 1of 32

NISE DA SILVEIRA VIDA E OBRA

Apresentao

A mostra Nise da Silveira - Vida e Obra uma homenagem do Centro Cultural da Sade (CCS) do Ministrio da Sade psiquiatra que revolucionou os mtodos tradicionais de tratamento ao portador de transtornos mentais no Brasil. Compondo a exposio, apresentamos um acervo de lmes que forma uma coleo diversicada e nica sobre Sade Mental, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a questo da extino gradativa dos manicmios e a implantao dos Centros de Ateno Psicossocial (Caps), fortalecendo a Lei Antimanicomial n.o 10.216, de 6 de abril de 2001.

Estou cada vez menos doutora, cada vez mais Nise.


3

1 Arte e loucura Produo e realizao: TV Pinel/ Imagem na Ao Direo: Edvaldo Nabuco/Alexandre Bellagamba Durao: 28min7s Ano: 2003 Arte e loucura a partir da vida dos artistas envolvidos na gravao; entrevistas, depoimentos e alguns fatos da histria da sade mental. 2 Arthur Bispo do Rosrio o prisioneiro da passagem Produo: Fiocruz Durao: 24min A vida e a obra do artista Arthur Bispo do Rosrio, interno da Colnia Juliano Moreira durante 50 anos. 3 A batalha da cidadania Produo e realizao: TV Imaginativa Durao: 8min30s Ano: 1989 A interveno na Casa de Sade Anchieta, determinada pela Prefeitura de Santos. Os novos mtodos de tratamento em Sade Mental introduzidos pela equipe interventora. As coisas no so ultrapassadas to facilmente, so transformadas
5

4 A bioqumica da loucura Produo: Manduri Produes Realizao: Fundao Roberto Marinho Durao: 11min Ano: 1992 O tratamento da loucura ao longo dos tempos nunca contou com muita base cientca para caracterizar a doena. Modernamente, a bioqumica tem apontado alteraes no sistema nervoso como a provvel causa da depresso, esquizofrenia e outras disfunes. 5 O Bispo do Rosrio Autores: Helena M. da Rocha e Miguel Przewodowski Arquivo: Museu Bispo do Rosrio Durao: 50min17s Dramatizao ccional sobre o relacionamento entre o interno Arthur Bispo do Rosrio e a estagiria de psicologia Rosngela Maria, na Colnia Juliano Moreira, ocorrido entre os anos de 1981 e 1982. Legenda em ingls. 6 Campinas louca pra gritar Produo: Movimento Antimanicomial de Campinas Realizao: Secretaria Municipal de Sade Campinas Direo: Odila Fonseca Durao: 13min Ano: 1992 Investigao potico-crtica sobre os chamados doentes mentais e as instituies psiquitricas.
6

7 Canal Sade: Reforma Psiquitrica Produo e realizao: Fundao Roquete Pinto, Televiso Educativa Durao: 1h Discusso sobre o projeto de lei que prev o m dos manicmios. Aborda a rede de assistncia psiquitrica, ambulatrios, hospitais-dia e atividades teraputicas, visando a uma recuperao mais rpida do paciente. 8 Cinco Anos de TV Pinel Produo: Ncleo de Vdeo/TV Pinel Assessoria: Imagem na Ao/Ncleo de Desenvolvimento de Projetos de Comunicao e Cidadania Durao: 20min A TV Pinel na Casa da Cincia, no Centro Cultural de Cincia e Tecnologia da UFRJ, com a exposio TV Pinel: Cinco Anos de Loucura, incluindo ocinas culturais e mesas de debates. 9 Construindo uma colcha de retalhos Produo e realizao: Equipe do Programa de Sade Mental de Seropdica Durao: 6min Ano: 1999 Apresenta o Programa de Sade Mental de Seropdica, que consiste na construo de espaos coletivos de trocas e na prtica da experimentao cotidiana, por meio de atividades teraputicas que substituem a internao e a excluso, resgatando a cidadania e a reinsero dos pacientes.
7

10 Cooperativa da Praia Vermelha Produo: Ncleo de Vdeo/TV Pinel Assessoria: Cecip e TV Maxambomba Durao: 29min45s O trabalho da Cooperativa da Praia Vermelha apresentado neste lme da TV Pinel, que leva este tema s ruas: enquete na Cinelndia e discusso da relao da sociedade com o trabalho do usurio de servios de sade mental (Voc compraria um produto da Cooperativa da Praia Vermelha? Por que? Voc empregaria um paciente psiquitrico?). Integrantes da Cooperativa da Praia Vermelha e seus familiares falam da importncia do trabalho em suas vidas. 11 Criando um espao de possibilidades Produo: Naica/Instituto Philippe Pinel Realizao: Instituto Philippe Pinel/Ministrio da Sade Direo: Ktia lvares Carvalho Durao: 16min Ano: 1994 Apresentao da proposta do Ncleo de Assistncia Intensiva Criana Autista e Psictica (Naicap) do Instituto Philippe Pinel. Projeto pioneiro e plo de referncia para esse atendimento, no Ministrio da Sade. 12 Depresso: doena da alma que reete no corpo Produo e realizao: Ministrio da Sade Secretaria de Ateno Sade rea Tcnica de Sade Mental Durao: 12min59s Explica porque a depresso considerada uma doena, apresenta seus sintomas e as principais formas de tratamento, alm de informar a quem recorrer e o que fazer em caso de ela se manifestar.
8

13 O dia-a-dia na Casa de Sade Anchieta Produo: TV Imaginativa Realizao: Prefeitura Municipal de Santos Durao: 9min Ano: 1990 As atividades desenvolvidas na Casa de Sade Anchieta, especializada no tratamento de doentes mentais. A rotina diria dos pacientes, com destaque para as terapias ocupacionais e de lazer. 14 Dizem que sou louco Produo e realizao: Laboratrio de Estudos e Pesquisas em Sade Mental Laps/Fiocruz Direo: Miriam Chnaiderman Trata do assunto loucura por meio do depoimento de vrias pessoas tidas como loucas. Elas falam sobre as experincias vividas e sobre a relao estabelecida com o mundo.

Nise com Raphael Domingues

15 Energia da vida Produo: Fundacin Argentino-Brasilera para la Integracin y Intercambio Comercial, Turstico y Cultural. Realizao: Comercial, Turstico y Cultural Multiversidade Direo: Luiz Fernando Sarmento Durao: 2h40min Ano: 1993 A presena no organismo de uma energia, um uido vital, responsvel pela sade do indivduo? As alteraes nessa corrente provocam as doenas? As teorias de Wilhem Reich nesse sentido e as terapias desenvolvidas a partir de suas idias.
9

16 Estrela de oito pontas Autor: Fernando Diniz Coordenao e Concepo: Marcos Magalhes Realizao: Sociedade de Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente Durao: 12min O lme foi inteiramente criado por Fernando Diniz e apenas uma pequena mostra do Fernando Diniz riqussimo trabalho desenvolvido por ele ao longo de mais de cinco anos, utilizando cinema de animao. Prmios recebidos: Kikito de Ouro Festival de Gramado 1996: melhor montagem e melhor msica Prmio Tatu (Bahia) Meno Honrosa Festival Latino-Americano (Cuba) 17 Estresse: quando a tenso vira uma ameaa sade Produo e realizao: Ministrio da Sade Secretaria de Polticas de Sade rea Tcnica de Sade Mental Durao: 11min49s Explica o que o estresse, porque ele aparece e o que fazer para evitar os decorrentes problemas de sade. Apresenta ainda algumas dicas para evit-lo e melhorar a qualidade de vida. 18 Face to face Durao: 40min Em entrevista a John Freeman, Carl Gustav Jung fala sobre a infncia, a escola, a religio, a psique humana, o saber e o crer, a individualidade e a conscincia coletiva. Narrado e legendado em portugus.
10

19 Fronteiras da mente, da sade e da expresso: voz e melodia Produo e realizao: Editora Senac Nacional Durao: 15min37s Fala da importncia da arte de emitir sons e da msica para os seres humanos. Faz um breve histrico da evoluo da msica e mostra depoimentos de trs musicoterapeutas da Escola de Musicoterapia do Conservatrio Brasileiro de Msica: Ceclia Conde, Paula Carvalho e Lia Rejane Barcelos. 20 Fronteiras da mente, da sade e da expresso: a dana da vida Produo e realizao: Editora Senac Nacional Durao: 15min53s Angel Vianna, bailarina e pioneira no uso da dana como terapia no Brasil, d seu depoimento e apresenta uma aula. O lme traz tambm um pouco da histria da dana, uma entrevista sobre a evoluo do ato de danar, com o professor Roberto Pereira, e ainda o depoimento de Claudia Damasio, do Jaguadarte, um ncleo de pesquisa de movimentos. 21 Fronteiras da mente, da sade e da expresso: a barca do sol e da esperana Produo e realizao: Editora Senac Nacional Durao: 14min49s Carlos Pertuis foi internado aos 27 anos e passou o resto da vida num hospcio. O lme mostra um pouco de sua vida e obra.

Carlos Pertuis

11

22 Fronteiras da mente, da sade e da expresso: expresses do imaginrio Produo e realizao: Editora Senac Nacional Durao: 15min15s Biograa de Arthur Bispo do Rosrio, paciente negro, semi-analfabeto, classicado como esquizofrnico, que morreu em 1989. Viveu internado durante 50 anos. Construiu uma obra mpar, com colagens, bordados e montagens de objetos reciclados. 23 Fronteiras da mente, da sade e da expresso: da loucura cidadania Produo e realizao: Editora Senac Nacional Durao: 16min15s Comea com uma biograa de Emygdio, um interno do Centro Psiquitrico Pedro II, considerado um gnio da pintura. Apresenta tambm a evoluo da psiquiatria, desde os tempos em que os loucos eram considerados possudos pelo demnio at os dias de hoje. Trata ainda do projeto de lei que renova a legislao sobre a sade mental no Brasil e mostra a experincia renovadora da Casa do Engenho. 24 Fronteiras da mente, da sade e da expresso: imagens do mundo interno Produo e realizao: Editora Senac Nacional Durao: 15min55s Mostra a experincia desenvolvida desde a dcada de 1940 pela psiquiatra Nise da Silveira no Centro Psiquitrico Pedro II, no Engenho de Dentro, Rio de Janeiro. Ali, os usurios fazem pintura, desenho e escultura, expressando seus conitos internos. O lme comea com uma biograa de Adelina Gomes, uma interna que reviveu em sua pintura o mito grego de Dafne.
12

25 A gente tambm quer viver Produo e realizao: Ncleo de Ateno Psicossocial/IPP Direo: Doralice Arajo Durao: 12min Trata da reforma psiquitrica. um movimento emergente e tem como meta a extino dos manicmios e o reconhecimento dos usurios como cidados de fato e de direito, exigindo mudanas na legislao no que diz respeito aos servios psiquitricos. 26 Habitante de lugar nenhum Produo: TV Pinel Direo: Noale Toja Coordenao-Geral: Doralice Arajo Durao: 55min52s Histrias de vida de pessoas que zeram de sua loucura uma via para a criao na arte, no trabalho, no dia-a-dia. Pessoas que cometem a louca ousadia de reinventar o cotidiano e as relaes, desaando esteretipos e preconceitos, conquistando espaos. 27 Hospital-dia: humanizao e ressocializao em sade mental Produo: Associao Amigos da Sade Mental Realizao: Art-Vdeo Durao: 15min Ano: 1990 O lme apresenta o trabalho desenvolvido pelo Instituto de Sade Mental na Granja do Riacho Fundo, DF, em que aplicado o sistema de desospitalizao do doente mental.

indestrutvel a criatividade. Est presente em toda parte.


13

28 Humanizao da assistncia psiquitrica Produo: Fundao Roquette Pinto Realizao: Ministrio da Educao/TVE/Fiocruz e Fundao Roquette Pinto/Canal Sade Direo: Naldo Alves Durao: 1h Ano: 1995 Debate com a participao de Ricardo Peret e de Gustavo de Azevedo Couto. Programa Canal Sade. 29 mola A cidade aberta Produo: Take Vdeo Realizao: Laboratrio de Estudos e Pesquisas em Sade Mental Laps/ Fiocruz Direo: Paulo Amarante Durao: 18min30s Sade mental e territorialidade em mola. Trata-se de um dos mais importantes processos de transformao psiquitrica da histria contempornea, cuja idia a de superar o atual modelo manicomial, promovendo o processo de ressocializao. Verso: italiano/legendado em portugus. 30 A indstria da loucura Produo e realizao: Rede Globo de Televiso Ltda Durao: 30min Ano: 1991 Um paralelo entre alguns hospitais psiquitricos, verdadeiros depsitos de pessoas, e outros que conseguem devolver indivduos criativos e produtivos sociedade. Programa Globo Reprter.
14

Nise com Adelina Gomes

31 Labirintos da arte Produo: ndigo Produes Realizao: Prefeitura Municipal de Santo Andr/Secretaria de Sade Direo: Heitor Costamilan Durao: 20min Videoinstalao com depoimentos, obras e trabalhos desenvolvidos por usurios da Rede de Ateno Psicossocial da Secretaria de Sade da Prefeitura de Santo Andr. 32 Lei Antimanicomial (n.o 10.216 de 6/4/2001) Produo: Ncleo de Vdeo/TV Pinel Assessoria: Imagem na Ao/Ncleo de Desenvolvimento de Projetos de Comunicao e Cidadania Durao: 37min5s Entrevista com Paulo Delgado sobre a Lei n.o 10.216, de 6 de abril de 2001, que dispe sobre a proteo e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em sade mental. 33 A loucura ao alcance de todos Realizao: Anon Durao: 6min Ano: 1992 Aborda a vida das internas do Ncleo Franco da Rocha. Se nascem no inconsciente as fontes de toda a inspirao, e o louco aquele que foi invadido pelas torrentes subterrneas, ento estaria ele mais que ningum em condies de criar obras de arte?
15

34 Loucura e cidadania Produo e realizao: Rede Bandeirantes de Televiso Durao: 1h25min Ano: 1989 No debate, vrias abordagens sobre a loucura, a famlia e a sociedade. O saber mdico e as instituies psiquitricas. Programa Canal Livre. 35 Loucura e espao urbano Produo e realizao: Selma Lacman Durao: 11min Ano: 1995 Um estudo sobre a relao loucura e espao urbano na cidade de Franco da Rocha/SP , ocorrida em funo do estreitamento territorial que inviabiliza a distino entre os espaos. 36 Luz e sombra: o teatro no Cais Produo: Centro de Atividades Integradas em Sade Mental (Cais)/ Instituto Philippe Pinel (IPP) Realizao: Instituto Philippe Pinel Direo: Dolores Morales Durao: 24min O programa proporciona ao paciente, por meio da atividade teatral, alvio psquico e desenvolvimento da capacidade de cada um, priorizando as atividades grupais de acordo com a programao teraputica. O que melhora o atendimento o contato afetivo de uma pessoa com outra. O que cura a alegria, o que cura a falta de preconceito.
16

37 Manicmio Produo: EMA Vdeo/UnB Realizao: Rede Manchete de Televiso Durao: 22min Ano: 1993 A extino dos manicmios e sua substituio por outros recursos assistenciais, resgatando a instituio psiquitrica. Programa Estao Cincia. 38 Os muros da loucura Durao: 51min30s Ano: 1998 O documentrio fala sobre a loucura em geral e o insucesso dos manicmios. Traz, ainda, um pouco da histria do Bandido da Luz Vermelha. 39 Para alm do porto Produo: Ocina de Tecnologia Educacional/UFRN Realizao: SMS Natal Direo: Pdua Henriques Durao: 13min Aborda a relao de excluso e tutela entre o doente mental e a sociedade. 40 Passageiros da segunda classe Autores: Kim-Ir-Sen, Luiz Eduardo Jorge e Waldir de Pina Durao: 21min30s Produo cinematogrca que aborda questes atuais pertinentes problemtica manicomial, a partir de uma viso antropolgica humanizada acerca da realidade do cotidiano do Hospital Psiquitrico Prof. Adauto Botelho, Goinia GO, demolido em 1997.
17

41 As presas da conscincia Produo: Lourival Belm Jr. Realizao: Secretaria de Estado da Sade de Gois Direo: Lourival Belm Jr. Durao: 45min Ano: 2002 Critica as prticas manicomiais e abre o microfone e as lentes para o doente mental se expressar. A partir dos loucos, dialoga com os camels e a universidade, com crticas ao isolamento dessa instituio, ironizando os saberes estabelecidos. Mostra a luta pela autonomia na loucura, no trabalho, e indaga os motivos da precariedade dos canais para esses marginalizados apresentarem seu olhar de cidados. 42 Projeto Brincar Produo: Projeto Brincar/IFF/Fiocruz Realizao: Instituto Fernandes Figueira(IFF)/Fiocruz Durao: 10min Ano: 1995 Projeto Brincar II desenvolvido pelo Instituto Fernandes Figueira, mantendo colaborao cientca com o Projeto Brincar I, do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Trata da hospitalizao da criana com problemas de sade mental. 43 Projeto Lar Abrigado do Instituto Philippe Pinel Produo: Tim Lopes Realizao: Rede Globo de Televiso Ltda Direo: Mnica Maria Durao: 4min Ano: 1998 A reportagem teve como objetivo conseguir o apoio da populao e chamar a ateno do poder pblico para viabilizar o projeto de aquisio da sede do Projeto Lar Abrigado do Instituto Philippe Pinel.
18

44 Proposta alternativa em Sade Mental Produo: Prefeitura Municipal de So Loureno do Sul Realizao: Secretaria Municipal de Sade e Bem-Estar Social/Centro Comunitrio de Sade Mental Durao: 14min Ano: 1993 As atividades promovidas pelo Centro Comunitrio de Sade Mental junto aos doentes, procurando ressocializ-los. Conhecido como nossa casa, o centro conseguiu integrar familiares e populao no trabalho de resgate psicolgico e social dos pacientes. 45 Rede de ateno psicossocial Produo: ndigo Produes Realizao: Prefeitura Municipal de Santo Andr/Secretaria de Sade Direo: Heitor Costamilan Durao: 12min Resultado das aes desenvolvidas nos Centros de Ateno Psicossocial (Caps) e Ocinas Teraputicas da Secretaria de Sade da Prefeitura de Santo Andr, parte signicativa da proposta Construindo o Projeto Integrado de Sade Inclusiva. 46 Reforma Psiquitrica Produo: Fundao Roquette Pinto Realizao: Canal Sade/Fiocruz e Fundao Roquette Pinto/TVE/ Ministrio da Educao Direo: Naldo Alves Durao: 1h Ano: 1995 Debate sobre a Reforma Psiquitrica.
19

47 Sade mental Produo e realizao: Ministrio da Sade Durao: 6min Projeto do Ministrio da Sade para reestruturao do sistema psiquitrico no Pas, com base na declarao de Caracas. 48 Sade mental Produo e realizao: Secretaria Estadual de Sade do Mato Grosso do Sul/TV Educativa Durao: 15min Ano: 1992 Os problemas de sade mental vistos pela sociedade como loucura. A atuao do Estado do Mato Grosso do Sul nessa rea, apresentando seus principais projetos. 49 Sade mental Mudana no tratamento faz toda a diferena Produo e realizao: Ministrio da Sade Secretaria de Polticas de Sade Projeto de Promoo da Sade Durao: 15min Expe o que pode ser feito para respeitar as diferenas e as singularidades das pessoas com transtornos mentais e comportamentais, e tambm o que j est sendo feito no Brasil para mudar o tratamento dado a essas pessoas. O gesto tem um valor enorme. O olhar tem uma importncia muito grande. Os namorados sabem mil maneiras de comunicao.
20

50 Sade no se vende, loucura no se prende Produo, realizao e direo: Leonardo Guelman e Neimyr Guaycurus Durao: 11min Ano: 1992 O tratamento psiquitrico tradicional praticado em manicmios e similares questionado por prossionais de sade e usurios dos servios. 51 Seminrio de Psiquiatria Social Parte 1 Produo e realizao: Ncleo de Vdeo/CICT/Fiocruz Durao: 1h56min Discusso em torno da doena mental, sua caracterizao e tratamento. 52 Seminrio de Psiquiatria Social Parte 2 Produo e realizao: Ncleo de Vdeo/CICT/Fiocruz Durao: 54min Expondo os limites dos diversos modelos psiquitricos construdos desde o sculo passado, Joel Birman aponta para a especicidade da psicanlise nesse debate. 53 Seminrio Sade Mental, mesa 2 Manicmios: como viver sem eles? Produo e realizao: NupesDaps/Ensp e Ncleo de Vdeo/CICT/ Fiocruz Durao: 2h23min Ano: 1990 Discusso do tema Manicmios: como viver sem eles?, abordado por Roberto Tykanori, Jairo Goldberg, Marco Aurlio Jorge e Peter Dli Pelbart.
21

54 Seminrio Sade Mental, mesa 3 Loucura e sociedade Produo e realizao: Nupes-Daps/Ensp e Ncleo de Vdeo/CICT/ Fiocruz Durao: 3h26min Ano: 1990 Joel Birman, Chaim Samuel Katz, Antnio Lanetti e Jurandir Freire Costa discutem o tema Loucura e Sociedade. 55 Srie TV Pinel, programa 1 TV Pinel? Qual o canal? Produo: Ncleo de Vdeo/TV Pinel Assessoria: Cecip e TV Maxambomba Durao: 44min30s Programa de lanamento da TV Pinel. So apresentados usurios e tcnicos do Instituto Philippe Pinel (IPP), a comunidade dos arredores do instituto e pessoas envolvidas com a Reforma Psiquitrica brasileira s voltas com o desao de descobrir e construir os sentidos da estreante TV comunitria do Pinel. Traz ainda produes ccionais, como os quadros Freud no explica!, Haldol e A Salada Louca. 56 Srie TV Pinel, programa 2 Parabns, TV Doida Produo: Ncleo de Vdeo/TV Pinel Assessoria: Cecip e TV Maxambomba Durao: 47min50s Aborda o cotidiano do Instituto Philippe Pinel (IPP) e seus personagens, como o segurana Celestino, entrevistado do Perfil; Altamiro Barbosa, usurio do Centro de Atividades Integradas em Sade Mental (Cais), que protagoniza um quadro musical; o poeta e usurio do Cais, Jorge Romano, em reportagem sobre sua priso, ocorrida em condies conturbadas. Suas produes ccionais, como O Vampiro da Noite, tratam com humor de temas cotidianos dos usurios do instituto.

22

57 Srie TV Pinel, programa 3 Essa a TV Pinel! Produo: Ncleo de Vdeo/TV Pinel Assessoria: Cecip e TV Maxambomba Durao: 48min30s O programa pontuado por depoimentos de mulheres mes Nise e os antigos monitores da Seo de e irms de usurios do instituto Teraputica Ocupacional e Reabilitao que falam de sua vida em famlia. Mostra dois videoprocessos realizados com crianas do Centro de Orientao Infanto-Juvenil (Coij) e do Ncleo de Assistncia Intensiva Criana Autista e Psictica (Naicap). Apresenta ainda produes ccionais, como os quadros Ocina da Imagem, Rdio Clube Tangar e outros, que tratam de temas do dia-a-dia dos usurios do Instituto Philippe Pinel (IPP). 58 Srie TV Pinel, programa 4 Imagens da loucura Produo: Ncleo de Vdeo/TV Pinel Assessoria: Cecip e TV Maxambomba Durao: 45min40s O programa prope novas imagens da loucura a partir de performances e de um desle de moda, em que uniformes dos pacientes do instituto so transformados em modelitos. Aborda o cotidiano do Instituto Philippe Pinel (IPP) e seus personagens, como Rose e Sr. Raimundo, da lavanderia. Traz novo videoprocesso com crianas e produes ccionais, como o quadro Rdio Clube Tangar e outros, que tratam com humor de temas do dia-a-dia dos usurios do instituto.
23

59 Srie TV Pinel, programa 6 Loucura e carnaval Produo: Ncleo de Vdeo/TV Pinel Assessoria: Cecip e TV Maxambomba Durao: 16min3s A fantasia (roupa e sonho) de Rejane Aleluia, usuria do Instituto Philippe Pinel (IPP), convida: Vamos fugir para o paraso da loucura, onde se livre? Da nasce Loucura e Carnaval, que aborda a relao entre a loucura e o carnaval, momento mgico de paixo e delrio coletivo. Realizado no Carnaval de 97, quando a comunidade do IPP participou do desle da Escola de Samba Porto da Pedra, que teve como samba-enredo No Reino da Alegria, cada Louco com sua Mania. 60 Srie TV Pinel, programa 7 Por liberdade, democracia, sade e arte: a TV Pinel na Luta Antimanicomial 97 Produo: Ncleo de Vdeo/TV Pinel Assessoria: Cecip e TV Maxambomba Durao: 30min15s Neste programa, a TV Pinel vai s ruas conversar com as pessoas sobre as loucuras do Brasil de hoje e perguntar: D pra ser normal? Camisa-de-fora o tema de um povo-fala (interveno de rua combinando animao cultural, humor e enquete), realizado na Cinelndia, na cidade do Rio de Janeiro. O programa traz ainda a co Vozes, a Videocabine da Semana de Luta Antimanicomial com diversas performances de usurios e a cobertura dos eventos de TV de Rua do Dia Nacional de Luta Antimanicomial, que contou com a participao das TVs comunitrias TV Pinel, TV Maxambomba, TV Sala de Espera, TV Facha e Bem TV.
24

61 Srie TV Pinel, programa 8 TV Endoidada Produo: Ncleo de Vdeo/TV Pinel Assessoria: Cecip e TV Maxambomba Durao: 43min50s O programa aborda o cotidiano do Instituto Philippe Pinel (IPP), com entrevistas de seus personagens e familiares, como a de Clvis Braga, usurio do IPP e cmera da TV Pinel, e a do Sr. Edvaldo Nabuco, pai de Edvaldo, tambm usurio do IPP e integrante da equipe da TV Pinel. Namoro pela Internet o tema de um povo-fala (interveno de rua combinando animao cultural, humor e enquete), realizado na Cinelndia. O programa traz ainda produes ccionais, como o quadro A Endoidada (co e making of) e outros, que tratam com humor de temas do dia-a-dia dos usurios do instituto. 62 Srie TV Pinel, programa 9 A TV Pinel faz arte! Produo: Ncleo de Vdeo/TV Pinel Assessoria: Cecip e TV Maxambomba Durao: 47min30s Neste programa, a TV Pinel convida a comunidade do Instituto Philippe Pinel (IPP) a revelar seus talentos artsticos, no quadro Artista por um minuto... aqui na TV Pinel!. O programa aborda o cotidiano do IPP , com seus personagens e iniciativas ligadas ao instituto, como a Cooperativa da Praia Vermelha. Traz ainda a co Edi Mort.

Um dilogo estimulante. A solido tambm.


25

63 Srie TV Pinel, programa 10 Enlouquecer ... Produo: Ncleo de Vdeo/TV Pinel Assessoria: Cecip e TV Maxambomba Durao: 51min20s O programa aborda o cotidiano do Instituto Philippe Pinel (IPP) e seus personagens, como Franklin Rubstein, psiquiatra do Centro de Atividades Integradas em Sade Mental (Cais), entrevistado do Perl, e Altamiro Barbosa, usurio do Cais, que protagoniza um quadro musical. Traz ainda produes ccionais, como o quadro Horrio Maluco Eleitoral, que tratam com humor de temas do dia-adia dos usurios. 64 Srie TV Pinel, programa 12 Arte, poesia e a virada do milnio Produo: Ncleo de Vdeo/TV Pinel Assessoria: Cecip e TV Maxambomba Durao: 46min O programa aborda o cotidiano do Instituto Philippe Pinel (IPP) e seus personagens: o artista plstico Manoel Messias (Lar Abrigado), entrevistado de A Arte do Inconsciente; Norma Nascimento (Centro de Atividades Integradas em Sade Mental Cais), que fala da luta antimanicomial no quadro Fala, Usurio!; e Ebenezer Ramos (Cais), que realiza uma performance. A Virada do Milnio o tema de um povo-fala (interveno de rua combinando animao, humor e enquete), realizado na Cinelndia. O programa traz ainda produes ccionais, como o quadro Ns somos o IPP e outros, que tratam com humor de temas do dia-a-dia dos usurios do instituto.
Atividade teraputica Passeio Floresta da Tijuca com os clientes

26

65 Srie TV Pinel, programa 13 Quando a gente ama... Produo: Ncleo de Vdeo/TV Pinel Assessoria: Cecip e TV Maxambomba Durao: 48min35s O programa aborda o cotidiano do Instituto Philippe Pinel (IPP) e seus personagens, como a nova equipe de vigilantes e o Dr. Fernando Ramos, diretor do instituto (entrevistado do Perl). Gilson Secundino e Nino Gomes, usurios, e Ivan Rocha, vigilante, so membros da comunidade do instituto que protagonizam quadros musicais. Quando a gente ama... o mote para discusso sobre o tema Preveno aids, abordado em um povo-fala (interveno de rua combinando animao cultural, humor e enquete), realizado na Cinelndia e no IPP . O programa traz ainda produes ccionais, como o quadro Enrolando a TV Pinel (co e making of) e outros, que tratam com humor de temas do dia-a-dia dos usurios do IPP . 66 Srie TV Pinel, programa 15 Terror noturno Produo: Ncleo de Vdeo/TV Pinel Assessoria: Imagem na Ao/Ncleo de Desenvolvimento de Projetos de Comunicao e Cidadania Durao: 48min O programa aborda, de maneira bem humorada, as fantasias de usurios em ces como o Terror Noturno, O Terapeuta que era Paciente e O dolo daquela Algum. Traz ainda informativos por meio do Telecais, clipe musical Bofe com Angu, de Marco Bahury, um perl do chefe de segurana Carlos Pessoa. Macumba o tema de um povo-fala (interveno de rua realizada na Cinelndia) e de pequenos esquetes, brincando com o dia-a-dia do Instituto Philippe Pinel.
27

67 Srie TV Pinel, programa 17 F, sintomas, receitas e outras loucuras Produo: Ncleo de Vdeo/TV Pinel Assessoria: Imagem na Ao/Ncleo de Desenvolvimento de Projetos de Comunicao e Cidadania Durao: 54min49s Neste programa, os indcios de sucesso esto nas imagens-sons dos Cancioneiros do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Ipub). Com a imagem de uma santa encontrada no lixo, Samy e tila do vos rezantes numa aventura que mistura linguagem de histria em quadrinhos, f e humor; Rafael vai s ruas para saber o que o povo fala sobre a loucura de cada um; a psicloga Marta Zappa a convidada do quadro Perl para um papo descontrado com Jaqueline, no Jardim Botnico; e, diretamente do Centro de Atividades Integradas em Sade Mental (Cais), a Cozinha do Dr. Kico, um espao onde as pessoas trocam receitas de pes e de vida. O programa traz ainda informativos por meio do Telecais e outros quadros, que brincam com o dia-a-dia dos usurios do instituto. 68 Srie TV Pinel, programa 18 TV Pinel trocando as bolas Produo: Ncleo de Vdeo/TV Pinel Assessoria: Imagem na Ao/Ncleo de Desenvolvimento de Projetos de Comunicao e Cidadania Durao: 50min20s Neste programa, Jaqueline Batista entrevista o ex-jogador de futebol Afonsinho, que hoje trabalha no Instituto Philippe Pinel(IPP). O clipe apresenta a msica Sufoco da Vida, do grupo Harmonia Enlouquece, formado por usurios, tcnicos e funcionrios do Centro Psiquitrico do Rio de Janeiro. No povo-fala, catico quadro da TV Pinel, o tema E o Caos?, que revela conitos pessoais e sociais no cotidiano. O programa mostra ainda quadros que tocam na questo do alcoolismo, da educao das pessoas nos espaos pblicos, alm de muitas vinhetas.

28

69 Socorro Produo: Ncleo de Vdeo/TV Pinel Assessoria: Cecip e TV Maxambomba Durao: 20min45s Socorro membro do Instituto Franco Basaglia, participa ativamente do Movimento da Luta Antimanicomial e trabalha como recepcionista no projeto de Bolsa de Trabalho para pacientes do Hospital de Jurujuba, em Niteri. No lme, fala de sua infncia difcil na Paraba e como foi trilhar, na cidade grande o Rio de Janeiro , caminhos para driblar as diculdades e os preconceitos, em sua permanente busca de autonomia e trabalho. 70 Talento para a loucura Produo: Ncleo de Vdeo de Santo Andr Realizao: Sece Prefeitura Municipal de Santo Andr Direo: Carlos Rizzo/Tnia Helena Durao: 15min Reexo sobre o atendimento psiquitrico na atualidade. As opinies de prossionais da rea, pacientes, ex-pacientes, familiares e artistas contrastam com a viso manicomial. 71 Terapia da liberdade Realizao: STV Rede SescSenac de Televiso Direo geral: Sandra Regina Cacetart Durao: 50min Reportagem que revela a situao atual dos portadores de doena mental no Brasil, a partir de entrevistas realizadas em hospitais e centros de convivncia do Rio de Janeiro, So Paulo e Campinas.
29

72 Trilogia Imagens do Inconsciente Fernando Diniz Em busca do espao cotidiano Durao: 1h20min Adelina Gomes No reino das mes Durao: 55min Carlos Pertuis A barca do sol Durao: 1h10min Produo: Leon Hirszman Realizao: Funarte Trilogia. Narra a trajetria de Fernando Diniz, Adelina Gomes e Carlos Pertuis, internos do Centro Psiquitrico Pedro II, atual Instituto Municipal Nise da Silveira. 73 Tudo em famlia: sexualidade, aids e sade mental Produo e realizao: TV Pinel/Imagem na Ao Direo: Cludio Gruber Mann Durao: 17min Ano: 2003 Trata-se do resultado do Projeto Grupo de Familiares, realizado no ano de 2002, que discute a sexualidade e a preveno de DST/aids dos usurios dos servios de sade mental. Aborda as expectativas dos familiares, mostrando como eles so importantes na luta por uma melhor sade mental e na preveno das DST/aids dos usurios de sade mental.
30

74 TV Tant Produo e realizao: Hospital Psiquitrico Anchieta Durao: 14min Ano: 1989 As transformaes ocorridas no Hospital Psiquitrico Anchieta, em Santos, quanto ao tratamento dos pacientes. Valorizando a participao, o trabalho, a criatividade e, principalmente, a iniciativa dos internos, promoveu uma melhora signicativa na qualidade de vida. 75 Um vo azul Produo: Nave/Ipub Realizao: Instituto Philippe Pinel/Ministrio da Sade Durao: 13min Ano: 1994 O trabalho de atendimento psiquitrico desenvolvido pelo Centro de Ateno Diria (CAD) do Ipub, ligado ao Instituto Philippe Pinel.

31

Todas as fotograas e obras pertencem ao Acervo do Museu Imagens do Inconsciente/Instituto Municipal Nise da Silveira Pginas 3, 5, 6, 7, 15, 16, 20, 24, 25, 27, 29, 31 - Nise da Silveira Pgina 9 - Nise da Silveira com Raphael Domingues Pgina 10 - Fernando Diniz Pgina 11 - Carlos Pertuis Pgina 14 - Nise da Silveira com Adelina Gomes Pgina 23 - Nise da Silveira e os antigos monitores da Seo de Teraputica Ocupacional e Reabilitao (STOR) Pgina 26 - Atividade Teraputica Passeio Floresta da Tijuca com os clientes Pgina 30 - Estrela de Fernando Diniz Todas as pginas: mandalas de Fernando Diniz, Carlos Pertuis, Adelina Gomes, Artur Amora, Emygdio de Barros, Elizabeth Velasco e Godin.

A coleo institucional do Ministrio da Sade pode ser acessada na Biblioteca Virtual do Ministrio da Sade: http://www.saude.gov.br/bvs O contedo desta e de outras obras da Editora do Ministrio da Sade pode ser acessado na pgina: http://www.saude.gov.br/editora

EDITORA MS Coordenao-Geral de Documentao e Informao/SAA/SE MINISTRIO DA SADE (Normalizao, reviso, impresso, acabamento e expedio) SIA, Trecho 4, Lotes 540/610 CEP: 71200-040 Telefone: (61) 3233-2020 Fax: (61) 3233-9558 E-mail: editora.ms@saude.gov.br Home page: http://www.saude.gov.br/editora Braslia DF, dezembro de 2005 OS 1241/2005

32

You might also like