You are on page 1of 7

ABORDAGEM HOLSTICA DO SISTEMA DE CUIDADO FAMILIAR DO IDOSO 1 COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

HOLISTIC BOARDING OF FAMILY CARE SYSTEM FOR THE ELDERLY WITH CEREBROVASCULAR ACCIDENT

Oseias Guimares de Andrade* Rosalina Apda. Partezani Rodrigues#

RESUMO
Este trabalho teve como objetivos; 1) compreender a realidade do sistema de cuidado familiar do idoso acometido de Acidente Vascular Cerebral (AVC), 2) implementar um suporte ao sistema de cuidado familiar do idoso com AVC, a partir de uma perspectiva holstica de sade. A amostra foi constituda de cinco famlias. A partir de conceitos do referencial holstico de sade formulado por CAPRA (1997), articulamos a pesquisa-ao com a estratgia de observao participante e a tcnica de Procedimento de desenho-histria com tema. Os dados foram submetidos anlise temtica, a qual permitiu a identificao de trs temas: 1) o cuidador principal como foco do sistema de cuidado familiar, 2) o sistema de cuidado familiar como contexto de complexidades e singularidades e 3) a natureza holstica do sistema de cuidado familiar do idoso com AVC. Foi implementado um suporte de perspectiva holstica de sade ao sistema de cuidado familiar do idoso com AVC, o qual se mostrou adequado para diminuir o impacto da doena na vida do idoso, bem como na de seus familiares.
Palavras-chave: Idoso. Cuidado familiar. Abordagem holstica.

INTRODUO

Entre os idosos que apresentam problemas de sade, no raro constatarmos mltiplas doenas que se relacionam de forma interdependente. Segundo Lessa (1998), esta situao exige avaliaes rigorosas e aes interdisciplinares, cuja complexidade aponta para a necessidade de construo de novos modelos conceituais integrativos que permitam uma compreenso mais ampla para sua resoluo efetiva. As doenas mais prevalentes naquela populao so denominadas crnicas notransmissveis. Entre essas, as principais em ordem de importncia, so as doenas cardiovasculares, as neoplsicas e as

cerebrovasculares, cuja principal representante o acidente vascular cerebral (AVC). Com as mudanas demogrficas e a transio epidemiolgica, o surgimento das doenas crnicas notransmissveis pe em relevo a funo da famlia como cuidadora dos seus idosos, principalmente daqueles mais fragilizados ou acometidos de doenas produtoras de incapacidades funcionais. Segundo Ayndez (1994), a famlia continua sendo a principal fonte de apoio para os idosos. A autora explica que a famlia do idoso, principalmente os filhos e cnjuges, prov a assistncia tanto em ocasies normais da vida diria como em momentos de crise. A famlia fornece apoio social, funcional, econmico ou material e afetivo seus membros.

Artigo extrado da Tese Suporte ao sistema de cuidado familiar do idoso com Acidente Vascular Cerebral a partir de uma perspectiva holstica de sade, apresentada Escola de Enfermagem da USP em maio de 2001 Enfermeiro. Doutor em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeiro Preto-USP. Docente do Departamento de Enfermagem da UEM desde 1 de agosto de 1984. Dsiciplina de Enfermagem na Sade do Adulto. Professor Titular do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeiro PretoUSP.

Revista Cincia, Cuidado e Sade

Maring, v. 1, n. 1, p. 185-191, 1. sem. 2002

186

Andrade e Rodrigues

Neste estudo, focalizaremos o sistema de cuidado familiar do idoso com AVC no contexto domiciliar, e assim, partimos dos seguintes questionamentos: Como as famlias vivenciam o sistema de cuidado do idoso acometido por AVC, no domiclio? Como o enfermeiro geritrico poderia auxiliar a famlia no desenvolvimento do sistema de cuidado do idoso com AVC? Estas questes nos levaram a formular os seguintes objetivos: - compreender a realidade do sistema de cuidado familiar do idoso com AVC. - implementar um suporte ao sistema de cuidado familiar do idoso com AVC, utilizadose de um referencial holstico de sade.
REFERENCIAL TERICO

Numa abordagem holstico-ecolgica do processo sade-doena, Capra (1997) concebe o organismo humano como um sistema, cujas dimenses biolgicas, psicolgicas, e espirituais so interligadas e interdependentes, sendo parte integrante de sistemas maiores, subentendendo que o homem como organismo individual est em contnua interao com seu meio ambiente fsico e social. Nesta perspectiva holstica concebemos a famlia como um sistema no qual se evidencia que o problema de sade de um membro, no caso, o idoso, tambm problema de todos os outros. Neste sentido poderamos dizer que todos os problemas so problemas de todos ns, j que fazemos parte de uma famlia planetria.
O PERCURSO METODOLGICO

De acordo com Capra (1997), as profundas mudanas de conceitos e idias que ocorreram na fsica iniciadas nos primeiros trintas anos do sculo XX, so as responsveis por uma nova ordem no pensamento do homem contemporneo, passando da concepo mecanicista de Descartes e Newton para uma viso holstica e ecolgica de mundo. Segundo o autor, o termo holstica originouse do grego holos, que se refere totalidade, correspondendo a uma concepo da realidade, em funo de totalidades integradas, cujas propriedades no podem ser reduzidas a unidade menores. A viso de mundo que est se estruturando a partir das descobertas da fsica moderna nos remete a uma viso sistmica compatvel com abordagens que tm surgido em outros campos da cincia, a qual, por seu turno, consolida cada vez mais uma concepo holstica e intrinsecamente dinmica do universo. Integrando as ltimas teorias da fsica e outras, Capra (1997) desenvolve o raciocnio para a elaborao de sua concepo holsticoecolgica de sade, inferindo a priori que todo processo de doena e cura essencialmente mental, e como conseqncia, todas as doenas so de ordem psicossomtica. O autor refere que tanto a origem da doena como seu desenvolvimento e cura envolvem a interao contnua da mente e do corpo.

Optamos pela pesquisa-ao como estratgia metodolgica para desenvolvimento de um suporte famlia no que concerne ao sistema de cuidado do idoso com AVC no domicilio, fundamentado no referencial holstico de sade. Desta forma, ao nosso ver, tanto a metodologia da pesquisa-ao quanto a perspectiva holstica de sade engendrariam uma estratgia de interao com as famlias cuidadoras de idosos com AVC, de modo a complementar o modelo biomdico, suprindo a necessidade imposta pela realidade que elas vivenciam. O desenvolvimento da pesquisa foi no domiclio. Contudo, para termos acesso a este espao, procuramos uma instituio de sade Hospital Universitrio de Maring-Pr, (HUM), como referncia para a seleo do grupo que faria parte da pesquisa. Para a escolha dos participantes da pesquisa, pautamo-nos pelo critrio de representatividade qualitativa. Assim, recorremos chamada amostra intencional, que, segundo Thiollent (1996), constituda de um pequeno nmero de pessoas selecionadas intencionalmente, considerando-se a relevncia que tais pessoas significam em relao realidade a ser compreendida. A partir deste critriochegamos composio do grupo de participantes da pesquisa, que se constitui de 5 famlias. Como estratgia para produo de dados optamos por uma articulao entre observao

Revista Cincia, Cuidado e Sade

Maring, v. 1, n. 1, p. 185-191, 1. sem. 2002

Abordagem holstica do sistema de cuidado familiar do idoso com acidente vascular cerebral

187

participante (OP) e uma modalidade de entrevista, o procedimento de desenho-histria com tema (DHT). A aplicao da tcnica de DHT foi realizada no princpio de nossas interaes com a famlia, mais exatamente na segunda visita ao domicilio, junto ao cuidador principal, com o objetivo de favorecer a expresso do pensamento espontneo dos cuidadores acerca do sistema de cuidado familiar. Os dados foram analisados de acordo com os pressupostos da tcnica de anlise temtica preconizada por Bardin (1994). De acordo com o autor, a noo de tema corresponde a uma afirmao a respeito de determinado assunto. Comporta um feixe de relaes que pode ser apresentado atravs de um resumo, de uma frase ou de uma palavra.
APRESENTAO E DISCUSSO DOS DADOS

estresse, problema de sade fsica e mental, que redunda no comprometimento da qualidade de vida do prprio cuidador, do idoso e da famlia como um todo. Nesta pesquisa constatamos que as dificuldades enfrentadas pelos cuidadores so multivariadas, a comear pelo desconhecimento da doena (AVC) e dos cuidados que esta demanda, como verificamos neste relato;
[...] eu no sabia os cuidados, eu ia fazendo, quer dizer, o que eu posso fazer, eu no sabia o que fazer... (Maria, famlia 1).

A anlise dos dados propiciou a identificao de trs grandes temas, cuja apresentao e discusso so feitas a seguir. Tema 1: O cuidador principal como foco do sistema de cuidado familiar Nesta pesquisa constatamos que a maior responsabilidade de cuidado do idoso com AVC assumido pela mulher. Entretanto, com as mudanas verificadas na sociedade nas ltimas dcadas, em que a mulher cada vez mais requisitada a participar do mercado de trabalho, sua funo de cuidadora torna-se comprometida. Alm disso, verificamos que os idosos voltam para suas casas aps tratamento hospitalar do AVC com demandas de cuidados cada vez mais complexos, exigindo um preparo adequado das famlias que vo assumir a responsabilidade do cuidado no domiclio. Outrossim, sabido que a medicina moderna prioriza a cura em detrimento do cuidado humano, assim o papel de cuidador configura-se vista da sociedade como uma atividade menor. Desta forma, as famlias, bem como os cuidadores principais, no recebem nenhum apoio do sistema de sade pblica, o que acarreta uma gama de problemas, de ordem tanto individual como social, no que concerne ao sistema de cuidado familiar. Entre estes est a sobrecarga de um membro familiar, o cuidador principal, com todas as conseqncias decorrentes, como, desgaste fsico e emocional,

As famlias que assumem o cuidado com seus idosos no receberam nenhuma informao sobre como este deveria ser conduzido no domicilio, o que gerava medo, insegurana e tenso, responsveis pelo comprometimento da sade do idoso e de seu cuidador. Outra dificuldade freqente entre os cuidadores observada nesta pesquisa, refere-se aos cuidados que exigem fora fsica, como tcnica de transferncia ou mobilizao do idoso, como podemos verificar no relato que segue; ... se tivesse uma pessoa com mais fora, como eu falei para ela hoje.., porque me falta fora... (Margarida, famlia 5). Associadas falta de apoio, sobrevinham as cobranas da prpria famlia, como constatamos nestas verbalizaes; ... a minha filha, fala, fala, ai eu digo, - por que est queixando? ... ento os cuidados sou eu, d banho, d remdio, tudo sou eu.... (Maria, famlia 1). Os outros membros familiares e os prprios profissionais de sade ainda no percebem a dimenso das dificuldades que as cuidadoras enfrentam ao assumirem a responsabilidade do cuidado do idoso acometido de AVC. Nos limites de suas possibilidades as cuidadoras demonstravam sentir-se ainda insuficientes na sua funo de cuidar, como verificamos abaixo;
[...] preocupao esta, eu no consigo fazer tudo. Eu acho que poderia fazer mais se no fosse meu emprego... (Hortncia, famlia 4).

A descrio sucinta da experincia vivida pelas cuidadoras desta pesquisa, auxilia-nos na

Revista Cincia, Cuidado e Sade

Maring, v. 1, n. 1, p. 185-191, 1. sem. 2002

188

Andrade e Rodrigues

compreenso da realidade dos sistema de cuidado familiar do idoso com AVC. Contudo, este tema no est desvinculado do contexto em que est inserido aquele sistema, o que nos remete identificao do tema seguinte. Tema 2: O sistema de cuidado familiar como contexto de complexidades e singularidades. No contexto da instituio, o cuidado sade, enquanto atividade profissional, regulado por relaes objetivas e contratuais e se d em situaes objetivas, preestabelecidas, j regulamentadas e normatizadas. No contexto domiciliar estas condies no esto dadas, mas so construdas estrategicamente e internalizadas na dinmica familiar. Nesta pesquisa, observamos que, em se tratando do cuidado familiar do idoso com AVC, existe uma convergncia de complexidades e singularidades. A famlia como um corpo social, uma rede de interaes, assume diferentes formas, constri objetivos, toma decises, e enquanto grupo apresenta uma estrutura de funcionamento interno edificada por posies e papis. Em suas atribuies, ao assumir a responsabilidade de cuidar de seus membros em situao de doena, configura-se num contexto distinto de cuidado. A nosso ver, o meio ambiente no qual est inserido o cuidado familiar uma dimenso que integra e faz parte da prpria identidade deste cuidado. De acordo com Silva (1998), o cuidado influencia e influenciado pelo contexto social, cultural, poltico e econmico mais amplo. Esta dimenso do cuidado, segundo a autora, pe em relevo a possibilidade de poder daqueles que cuidam e dos que so cuidados, na transformao individual e coletiva , e da sociedade em geral. Junto s famlias pesquisadas observamos que a necessidade de adaptar-se nova situao, a reorganizao do sistema familiar para atender s exigncias do cuidado, as alteraes fsicas, emocionais , sociais e comportamentais do idoso engendradas pela doena, associadas histria familiar, geravam tenses, cujas conseqncias eram a modificao na qualidade das interaes entre os membros do grupo.

Como um sistema aberto e dinmico, a famlia est em interao com outros sistemas sociais; assim, influencia e o contexto econmico, poltico, social e cultural em que est inserida e por ele influenciada. Neste sentido, o cuidado familiar do idoso com AVC configura-se como um espao complexo e singular, refletindo o prprio contexto no qual se d sua ocorrncia. Tema 3: A natureza do pensamento holstico na realidade do sistema de cuidado familiar. O sistema de cuidado familiar, como experincia que se desenvolve no laboratrio natural da vida cotidiana, reflete em grande medida o estatuto do senso comum, que por seu turno integra de um modo particular, o pensar, o agir e o sentir frente ao processo sadedoena. Desta forma, revela uma natureza de pensamento mais prxima da abordagem holstica de sade. Para Maffesoli (1998), o senso comum deve ser considerado no como um momento a ultrapassar, no como um pr-texto que prefigura o texto verdadeiro escrito sobre o social, mas como algo que tem sua validade em si, como uma maneira de ser e de pensar que basta a si prpria e que no carece, quanto a isso, de nenhum mundo preconcebido, seja qual for, que lhe d sentido e respeitabilidade. Entendemos que a considerao e o respeito ao senso comum consiste em saber sentir-se integrado ao mundo e compreender a necessidade de estar junto. A estratgia metodolgica adotada por ns favoreceu esta concepo. A primeira evidncia de que o sistema de cuidado familiar do idoso, a partir do senso comum, constitui uma natureza holstica, foi a constatao de uma integrao entre o modo de ser - cuidado das cuidadoras com seu modo de ser trabalho. O cuidado assim transcende o simples fazer, implica na presena do prprio ser, de quem est administrando os procedimentos. Observamos nesta pesquisa que a preocupao das cuidadoras muitas vezes transcende tambm o problema da doena em si, e elas percebem o idoso como um ser humano integral;

Revista Cincia, Cuidado e Sade

Maring, v. 1, n. 1, p. 185-191, 1. sem. 2002

Abordagem holstica do sistema de cuidado familiar do idoso com acidente vascular cerebral

189

[...] com o desgaste da vida, tem que comear a oferecer coisas pra ele, n, pra poder continuar sobrevivendo, tipo vitaminas, alimentao correta, respeito, diverso, passeios na cidade, ateno das pessoas mais novas, ..acho que isso que fortalece a pessoa, porque no s dar remdios, remdios, porque remdios voc vai na farmcia e compra, n.... (Leila, famlia 2).

Conforme relata a cuidadora acima, quando a ateno no est voltada somente para a doena, mas para o ser integral, ento surge uma atitude de condolncia, de respeito e valorizao do idoso, como um ser integral. A integrao de diversos modelos utilizados na administrao do sistema de cuidado familiar caracteriza o modo holstico de abordagem do processo sade-doena, o qual, por sua vez, reflete uma atitude interdisciplinar da famlia na concepo do cuidado do idoso. No plano do conhecimento cientfico, o cuidado familiar constitui-se de orientaes oriundas do tratamento mdico como administrao de medicamentos, programa de fisioterapia e outros. No plano do conhecimento religioso, observamos que algumas famlias buscavam atravs das prticas religiosas, como oraes/rezas, novenas, uma forma de complementar os recursos materiais para o cuidado familiar. Maria, cuidadora da famlia 1 verbaliza;
[...] mas agora, no tem meio, mas eu tenho uma f que ele vai andar ainda, eu rezo todo dia pra ver se ele anda, n... (Maria, famlia 1).

Outra cuidadora tambm manifestou sua f, cuja correspondncia se encontra na prtica da orao;
Eu t pedindo orao, t pedindo orao na igreja, porque agora neste momento, neste momento no, sempre n. Deus em primeiro lugar, depois so as outras coisas.... (Margarida, famlia 5).

Estas manifestaes refletem a dimenso espiritual na prtica do cuidado.

De acordo com Di Biase e Rocha (1998), foi a partir dos anos 70, com o incio das pesquisas cientficas sobre meditao, com o advento da programao neurolingstica e da valorizao dos estados de transe pela psicologia transpessoal, que emergiu a compreenso da sabedoria intrnseca das prticas de orao tradicionais. Os autores mencionam que estudos tm comprovado que a orao funciona como uma poderosa ncora fsica e mental, produtora de sade e bem-estar. No plano do conhecimento do senso comum, observamos que as famlias pesquisadas utilizavam-se de uma variedade de elementos naturais para tratar tanto os sintomas do prprio AVC como outros. Assim, verificamos que as famlias realizavam o preparo de chs, poes, bem como usavam de subprodutos animais como sebo de carneiro para massagens (dos membros paralisados) e mel, para composio de xaropes. Entendemos que o uso de produtos naturais ainda existe porque est enraizado na conscincia dos segmentos populares, que reconhecem sua eficcia e legitimidade. Verificamos que a prtica dessa medicina popular fazia parte das experincias compartilhadas a nvel de comunicao social, reforando a inter-relao humana e a solidariedade no interior da teia social. A utilizao de vrios modelos de cuidado/tratamento na prtica do sistema de cuidado familiar, como vimos, engendrada pela integrao de diversos tipos de conhecimentos. Neste sentido, reflete para ns, em certa medida, uma filosofia da multicausalidade das doenas, um conhecimento intuitivo das famlias, por um lado, e por outro, a prpria concepo do idoso como um ser integral, em que uma abordagem exclusivista no daria resultados. Podemos concluir que a integrao dos diversos conhecimentos na administrao do sistema de cuidado familiar reflete em certo modo uma dimenso da arte, no que tange tendncia a experincias de snteses de vrias disciplinas separadas. Por outro lado, ela pe em relevo tambm a dimenso tica, no sentido de expressar valores despertos pelo corao e pela alma, ligados defesa da vida, da qual se responsabilizaram por cuidar.

Revista Cincia, Cuidado e Sade

Maring, v. 1, n. 1, p. 185-191, 1. sem. 2002

190

Andrade e Rodrigues

SUPORTE AO SISTEMA DE CUIDADO FAMILIAR DO IDOSO COM AVC A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA HOLSTICA DE SADE.

Este tpico versa sobre a fase da pesquisa em que, junto com a famlia, buscamos produzir e aplicar conhecimentos, atravs das trocas de experincias, de aes e da reflexo crtica da realidade que compartilhamos, o sistema de cuidado familiar do idoso com AVC. Impe-se assim, numa primeira instncia, nossa prpria transformao como profissionais. Desta forma, adotamos uma abertura nova viso que desponta, no que tange ao processo sade-doena, preconizada por Capra (1995), em que devemos lidar com toda a gama de fenmenos que afetam a sade. Levamos em considerao a interdependncia entre mente e corpo na sade e na doena, uma concepo ecolgica do organismo humano, segundo a qual ele est em constante interao com seu meio ambiente natural e social. Numa perspectiva holstica de sade, mister entrar em sintonia com a realidade vivida pelas famlias cuidadoras, adotar seu ponto de vista, conhecer sua rede de interaes, suas necessidades, problemas, desejos, e a partir de sua prpria percepo, as prticas e conhecimentos frente situao de doena. Assim, primamos de modo sistemtico por uma relao de ajuda, no sentido de fornecer apoio emocional famlia, a qual, a nosso ver, constitua uma necessidade emergencial. Esta relao pautouse inicialmente pela escuta da inteireza humana, termo que segundo Leloup et al. (1998), significa ouvir a voz, o pensamento, o gesto e o sentimento. O estar-juntos, compartilhando experincias, afetos e conhecimentos, funcionava como um momento revitalizador de energias, tanto para ns como para as cuidadoras. Nossa interao junto famlia pautou-se pela realidade concreta que ela vivenciava. Neste sentido concebemos o senso comum como um mtodo de conhecimento que reflete a

originalidade da teia da vida, da qual emanam toda coerncia e todas as contradies. Alm disso, adotamos uma integrao deste conhecimento com outros, como o cientfico, o religioso, o tico e o esttico, baseando-nos, portanto, numa concepo sistmica da vida e na transdisciplinraridade, conceitos subjacentes viso holstica do mundo.
CONCLUSO

A partir da adoo de novas concepes proporcionadas pelas descobertas originadas no mbito da cincia fsica e outras, podemos dizer que o suporte ao sistema de cuidado familiar do idoso, de perspectiva holstica, funda-se numa nova viso de mundo. Neste caso, configura-se numa sntese que inclui a viso sistmica da vida, o ecossistema, a integrao dos diversos conhecimentos, a dimenso transpessoal, alm da arte e da tica, a qual culmina na manifestao do modo de ser cuidado que visa manuteno e ao desenvolvimento da vida. Esta pesquisa pe em relevo uma das mais importantes funes da famlia, que a de cuidar de seus membros em situao de doena. E ao fazlo, revela;a figura do cuidador principal, um contexto de complexidades e singularidades, bem como um modelo de cuidado, a partir da conjuno de diversos conhecimentos, que compatvel com a viso holstica que vem se afirmando no meio cientfico. Por outro lado, a implementao deste suporte fez emergir tambm a necessidade de repensar nossa cultura no que tange desvalorizao da famlia, da mulher em seu papel de cuidadora, do idoso, do cuidado humano, e assim da prpria vida. Esta concluso nos incita a formular uma recomendao fundamental, que a implantao de programas de integrao dos sistemas formal e informal de sade, bem como entre as diferentes formas de atender s necessidades de sade do idoso com AVC.

HOLISTIC BOARDING OF FAMILY CARE SYSTEM FOR THE ELDERLY WITH CEREBROVASCULAR ACCIDENT
ABSTRACT This work aimed at understanding the reality of the family care system for the elderly with cerebrovascular accident (CVA) and at implementing support to such system by means of conceptions based on a holistic health framework. Five families participated in the research. We articulated the participant research-actions

Revista Cincia, Cuidado e Sade

Maring, v. 1, n. 1, p. 185-191, 1. sem. 2002

Abordagem holstica do sistema de cuidado familiar do idoso com acidente vascular cerebral

191

methodology, and technique of Drawing-Story Procedures with a Theme and Participant Observation as instruments for data generation. At first, these data were thematically analized, which made in possible for us to inndentify theree themes: 1) the major caretaker as a focus of the family care system for the elderly with CVA; 2) the environment of the family care for the elderly with CVA, which revealed a context of complexities and singularities and; 3) the nature of holistic thinking in the reality of the family care system for the elderly with CVA. The implementation of a holistic health perspective contributed for to decrease the impact of desease in elerleys live and their families too.
Key words Elderly. Family care. Holistic boarding.

REFERNCIAS
ANDRADE, O. G. Suporte ao sistema de cuidado familiar do idoso com Acidente Vascular Cerebral a partir de uma perspectiva holstica de sade. 2001. 254 f. Tese (Doutorado em Enfermagem Fundamental). Escola de Enfermagem da Universidade de So Paulo. Ribeiro Preto, 2001. AYNDEZ, M. S. El apoyo social informal. In: PERES, E. A. et al. La atencin de los ancianos: un desafio para los aos noventa. Washington, DC; OPS, 1994. (Publicao Cientfica 546 ). BARDIN, Laurence. Anlise de contedo. Trad. Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edies 70, 1994. CAPRA, Fritjof. Sabedoria incomum. Trad. Carlos Afonso Malferrari. So Paulo: Cultrix, 1995. ____. O Ponto de mutao: a cincia a sociedade e a cultura emergente. Trad. de lvaro Cabral. So Paulo: Cultrix, 1997. DI BIASI, Fracisco; ROCHA, Mrio Sergio. F. da. Caminhos da cura. 3. ed. Petrpolis: Vozes, 1998. LELOUP, Jean Yves. Cuidar do ser: Filn e os terapeutas de Alexandria. Trad. Regina Fittipaldi, Ephraim F. Alves, Lcia Endlich Orth, Jaime Clasen. 3. Ed. Vozes. Petrpolis, 1996.

LESSA, Ines. O adulto brasileiro e as doenas da modernidade: epidemologia das doenas crnicas no transmissveis. So Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 1998. MAFFESOLI, Michel. Elogio da razo sensvel. Trad. Albert Christophe Migueis Stuckembruck. Petrpolis: Vozes, 1998. SILVA, A. L. da. O cuidado no encontro de quem cuida e de quem cuidado. In: MEYER, D. E.; WALDOW, V. R.; LOPES M. J. M. Marcas da diversidades: saberes e fazeres da enfermagem contempornea. Porto alegre: Artmed, 1998. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ao. 7. ed. So Paulo: Cortez, 1996.

Endereo para correspondncia: R: Dr. Antnio de Azevedo, 477; ap. 43; Bloco A, Jardim Monte Carlo, 87.080-390, Maring-PR. E-mail: oseiasandrade@wnet.com.br

Revista Cincia, Cuidado e Sade

Maring, v. 1, n. 1, p. 185-191, 1. sem. 2002

You might also like