You are on page 1of 3

IGREJA CRIST MARANATA

ESCOLA BBLICA DOMINICAL

ESTUDOS PARA CRIANAS, INTERMEDIRIOS E ADOLESCENTES


OS MILAGRES DE JESUS NO EVANGELHO DE JOO E LUCAS 1 AULA: Tema: COMO SOMOS SALVOS: PALAVRA, F E GRAA.

Texto Fundamental: Jo 2:110 Transformao da gua em vinho PALAVRA E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificaes dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou trs almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de gua essas talhas. E encheram-nas at em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestresala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a gua feita vinho (no sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a gua), chamou o mestre-sala ao esposo. E disse-lhe: Todo o homem pe primeiro o vinho bom e, quando j tm bebido bem, ento o inferior; mas tu guardaste at agora o bom vinho. Joo 2:6-10 Histria: Em Can da Galilia fizeram uma festa de casamento. Era de costume nas festas ter muita comida e muita bebida e que no podia acabar porque se faltasse era vergonhoso para o dono da casa. Jesus, sua me e seus discpulos foram convidados e l estavam quando acabou o vinho e a me de Jesus falou para ele: No tm vinho! E ele lhe respondeu: Mulher, o que tenho eu contigo? A me de Jesus disse aos serventes: Fazei tudo quanto Ele vos disser. Ela sabia que s Jesus podia fazer um milagre e no deixar cessar o vinho daquela festa. Havia seis talhas vazias para purificao dos judeus, ou seja, para eles se lavarem durante a festa. E essas talhas deveriam estar cheias de gua, mas estavam vazias. E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificaes dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou trs almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de gua essas talhas. E encheram-nas at em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestresala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a gua feita vinho (no sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a gua), chamou o mestre-sala ao esposo e disse-lhe: Todo o homem pe primeiro o vinho bom e, quando j tm bebido bem, ento o inferior; mas tu guardaste at agora o bom vinho. Joo 2:6-10.

APLICAO: Jesus estava em um casamento e um casamento nos lembra o compromisso que Ele tem com a sua igreja e ns com Ele. Naquele casamento houve um problema: faltou o vinho, mas Jesus tinha sido convidado, ele estava l e deu o melhor vinho. O vinho representava a alegria da festa. Na nossa vida, devido a tantas lutas que enfrentamos, pode faltar o vinho, mas ns devemos sempre convidar Jesus para estar presente em nossa vida, porque ele no vem a ns se no o aceitarmos. Ele no fora ningum a servi-lo, mas somos ns quem temos que convid-lo para estar presente no nosso dia a dia. Seis talhas falam da vida do homem, que antes era vazio, mas quando ouve a Palavra, cheio do melhor vinho, cheio do Esprito Santo. Ouvir a Palavra estar com a talha cheia de gua. Assim Deus faz conosco. Pela sua Palavra, a Bblia, ele nos ensina, nos mostra a verdade. Aceitamos Jesus e somos cheios do Esprito Santo, que transforma a nossa maneira de viver: O nosso jeito de falar, de vestir, de nos comportarmos. Na nossa festa, nossa vida, tem que haver sempre o melhor vinho: do comeo ao fim. No podemos nos acostumar com as bnos do Senhor e no dar valor a elas, mas devemos receber o bom vinho todos os dias. O bom vinho fala da beno do Espirito Santo em nossas vidas que a alegria da nossa salvao. Valorizar a bno ir aos cultos, participar, orar, sempre lembrando que Jesus o nosso nico Salvador e o nico que leva para a festa de seu Pai o bom vinho. Ento como ns somos salvos? Ns somos salvos porque ramos como aquelas talhas vazias, mas fomos cheios de gua, ou seja, ouvimos a Palavra e aceitamos Jesus em nosso corao e o Esprito Santo, o vinho que alegra o corao do homem, nos enche de alegria, de vida eterna.

PERGUNTA PARA CRIANAS E INTERMEDIRIOS ASSUNTO: OS MILAGRES DO SENHOR JESUS TEXTO FUNDAMENTAL: JOO 2:1,2 1. ONDE JESUS ESTAVA COM SUA FAMLIA E DISCPULOS QUANDO REALIZOU O SEU PRIMEIRO MILAGRE? RESPOSTA: EM UMA FESTA DE CASAMENTO E, AO TERCEIRO DIA, FIZERAM-SE UMAS BODAS EM CAN DA GALILIA. E ESTAVA ALI A ME DE JESUS. E FOI TAMBM CONVIDADO JESUS E OS SEUS DISCPULOS PARA AS BODAS. JOO 2:1,2 PERGUNTA PARA ADOLESCENTES ASSUNTO: OS MILAGRES DO SENHOR JESUS TEXTO FUNDAMENTAL: JOO 2:9,10 1.O QUE O MESTRE-SALA DISSE AO NOIVO QUANDO PROVOU A GUA FEITA VINHO QUE JESUS MANDOU SERVI-LO? RESPOSTA: JOO 2:10 E DISSE-LHE: TODO O HOMEM PE PRIMEIRO O VINHO BOM E, QUANDO J TM BEBIDO BEM, ENTO O INFERIOR; MAS TU GUARDASTE AT AGORA O BOM VINHO.

You might also like