You are on page 1of 6

Centro de Educao Fsica, Esportes e Recreao Coordenadoria do Campus Ribeiro Preto Universidade de So Paulo

Programa de Ginstica Laboral

Avenida Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeiro Preto, So Paulo, CEP: 14040-900. (16) 3602 3561 / (16) 3602 4645

Centro de Educao Fsica, Esportes e Recreao Coordenadoria do Campus Ribeiro Preto Universidade de So Paulo

1. IDENTIFICAO Nome: Programa de Ginstica Laboral (PGL) Promoo e Organizao: Centro de Educao Fsica, Esportes e Recreao Coordenadoria do Campus de Ribeiro Preto Universidade de So Paulo. Coordenao: Prof. Leonardo Jos de Souza (Educador Fsico)

2. INTRODUO Nunca se falou tanto em qualidade de vida e sade como nos ltimos tempos. O que antes era apenas motivo de preocupao ou modismo, hoje tornou-se uma necessidade. Atualmente o ser humano submetido a uma quantidade muito grande de presses e responsabilidades. Isso apenas uma das consequncias desse tempo de novas tecnologias e economia globalizada. A evoluo permitiu o desenvolvimento, gerando em nosso cotidiano mais conforto e comodidades. A tecnologia facilita o dia-a-dia, mas tambm nos prende a afazeres que roubam o nosso tempo, diminuindo ou eliminando o lazer e a atividade fsica. O sedentarismo age como fator de risco para o surgimento de doenas e consequentemente tem feito com que, de forma progressiva, as pessoas solicitem auxlio mdico e de diversas terapias para amenizarem dores musculares e para o tratamento de patologias mais graves. Paralelamente a este processo, as instituies esto iniciando o reconhecimento da importncia do investimento no capital humano,

preocupao esta, fundamentada em uma viso humanista de gesto de pessoas, focada na diminuio das srias consequncias geradas pelas mudanas no trabalho e do aumento dos fatores de risco, tanto para os colaboradores como para as organizaes.

Avenida Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeiro Preto, So Paulo, CEP: 14040-900. (16) 3602 3561 / (16) 3602 4645

Centro de Educao Fsica, Esportes e Recreao Coordenadoria do Campus Ribeiro Preto Universidade de So Paulo A adoo de hbitos mais saudveis traz consequncias nas diversas dimenses da sade e no apenas na sade fsica. Investimentos em preveno e promoo de sade no ambiente de trabalho tm resultados diretos na satisfao do colaborador e no seu bem estar, alm dos benefcios em relao minimizao de dores e preveno de doenas ocupacionais.

3. OBJETIVOS Geral Contribuir para melhoria na qualidade de vida dos colaboradores do Campus de Ribeiro Preto da Universidade de So Paulo atravs da implantao do Programa de Ginstica Laboral.

Especficos Diminuir as despesas da instituio em decorrncia do nmero de faltas ao trabalho (Absentesmo) e da incidncia das doenas ocupacionais (LER/DORT). Sensibilizar os colaboradores para os benefcios da prtica da atividade fsica, bem como estimular a adoo de hbitos de vida saudveis.

4. JUSTIFICATIVA

A Ginstica Laboral a prtica de exerccios fsicos, realizada durante a jornada de trabalho, prescrita de acordo com a funo exercida pelo trabalhador, visando compensar os efeitos negativos que a atividade laborativa pode causar, resultando em benefcios para os funcionrios e para a Universidade.

Avenida Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeiro Preto, So Paulo, CEP: 14040-900. (16) 3602 3561 / (16) 3602 4645

Centro de Educao Fsica, Esportes e Recreao Coordenadoria do Campus Ribeiro Preto Universidade de So Paulo Benefcios Funcionrios Promove o combate e a preveno das doenas ocupacionais (LER/DORT). Promove a sensao de disposio e bem-estar para a jornada de trabalho. Possibilita uma melhor utilizao das estruturas ssea, muscular e articular, com maior eficincia e menor gasto energtico por movimento especfico, reduzindo a sensao de fadiga ao final da jornada de trabalho. Melhora a ateno e a concentrao nas atividades desempenhadas, reduzindo os riscos de acidentes de trabalho. Melhora na flexibilidade, fora, coordenao, agilidade e resistncia, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura. Melhora da autoestima e da autoimagem. Melhora as relaes interpessoais, favorecendo o relacionamento social e o trabalho em equipe. Reduo dos ndices de sedentarismo. Combate s tenses emocionais (estresse, depresso, ansiedade). Desenvolvimento de uma maior conscincia corporal.

Benefcios Universidade Reduo dos gastos com afastamentos e substituio de funcionrios. Diminuio de queixas, atendimentos mdicos, acidentes e leses. Melhora da imagem da instituio junto aos colaboradores e sociedade. Melhora no ambiente de trabalho. Maior produtividade.

Cada sesso de Ginstica Laboral ter a durao de dez a quinze minutos, sendo realizada no prprio local de trabalho ou em sua proximidade. Para a prtica dos exerccios no necessria nenhuma roupa especial. Os exerccios so basicamente: alongamento, fortalecimento muscular, conscientizao corporal, correo postural, exerccios respiratrios, massagem, recreao e relaxamento.

Avenida Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeiro Preto, So Paulo, CEP: 14040-900. (16) 3602 3561 / (16) 3602 4645

Centro de Educao Fsica, Esportes e Recreao Coordenadoria do Campus Ribeiro Preto Universidade de So Paulo 5. METODOLOGIA Anlise Inicial Anlise conjunta com o Mdico do Trabalho da Coordenadoria do Campus Ribeiro Preto da Universidade de So Paulo para definir quais setores sero priorizados na implantao do Programa de Ginstica Laboral. As unidades (Escolas / Faculdades) que se interessarem pelo Programa de Ginstica Laboral devero solicitar junto ao Centro de Educao Fsica, Esportes e Recreao uma anlise de viabilidade para implantao das aulas nos moldes do programa em sua unidade, caso seja possvel, a solicitao ser atendida, caso no, outras solues sero oferecidas. O cronograma das aulas ser elaborado perante um estudo prvio das caractersticas (funes, ritmo, jornada de trabalho, pausas, turnos, ambiente fsico, etc.) da rotina de trabalho de cada setor da instituio onde a Ginstica Laboral ser implantada e da disponibilidade de horrios dos Educadores Fsicos do CEFER envolvidos no projeto.

Implantao 1. Reunio com as diretorias dos setores, para esclarecimentos sobre o programa que ser implantado, enfatizando o que o programa, seus benefcios, objetivos e metas a serem alcanadas. 2. Listar os colaboradores que participaro do Programa de Ginstica Laboral. 3. O programa ter sua divulgao por meio de cartazes e folders (e outros possveis meios de comunicao), onde apresentaremos o programa aos funcionrios, motivando a participao e esclarecendo dvidas com relao implantao e desenvolvimento do programa. 4. Aps a reunio com as diretorias e a divulgao, os colaborados sero submetidos a uma anamnese, onde sero avaliados qualidade de vida e os hbitos de vida relacionados sade. 5. Incio das aulas.

Avenida Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeiro Preto, So Paulo, CEP: 14040-900. (16) 3602 3561 / (16) 3602 4645

Centro de Educao Fsica, Esportes e Recreao Coordenadoria do Campus Ribeiro Preto Universidade de So Paulo

Acompanhamento Sero elaborados relatrios com dados sobre o andamento e evoluo do Programa de Ginstica Laboral (frequncia, ocorrncias, casos especficos, etc.). Para auxiliar na elaborao do relatrio gerencial, todo final de ms o setor ou unidade onde a Ginstica Laboral est sendo realizada dever fornecer a lista dos colaboradores que esto ou estiveram de frias no perodo. O Programa de Ginstica Laboral tem durao indeterminada, com pausas no ms de Julho, na semana entre Natal e Ano Novo e nas duas primeiras semanas de Janeiro. A renovao do Programa de Ginstica Laboral ser Semestral, com o critrio de participao dos funcionrios como grande fator pela continuidade ou no do projeto.

Para maiores esclarecimentos entrar em contato com o Educador Fsico responsvel pelo projeto:

Prof. Leonardo Jos de Souza


CREF: 049559-G/SP

leonardosouza@usp.br (16) 3602 4645 / (16) 9796 9899

Avenida Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeiro Preto, So Paulo, CEP: 14040-900. (16) 3602 3561 / (16) 3602 4645

You might also like