You are on page 1of 11

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 5 de outubro de 2011 UNIREDE

A EDUCAO A DISTNCIA: NOVAS TENDNCIAS EDUCACIONAIS NO SCULO XXI


Janana Drummond de Carvalho1
1

Universidade Federal de Ouro Preto, ninadrummond@yahoo.com.br

Resumo Este trabalho apresenta um breve ensaio cientfico sobre a Educao Distncia, que surgiu por volta do sculo XIX, sofrendo constantes modificaes no decorrer do tempo, podendo ser considerada uma tendncia educacional do sculo XXI. Busca-se apontar seu histrico e evoluo no Brasil, podendo seu desenvolvimento ser considerado atrasado em comparao com outros pases, principalmente em razo das restries tecnolgicas existentes no pas, que incluem o alto custo de acesso internet e o pequeno nmero de computadores por habitante. Tem-se o propsito de descrever as caractersticas intrinsecas do ensino no presencial, como a distncia temporal-espacial entre o aluno e o professor, a inexistncia da obrigatoriedade de um ambiente fsico e a questo tecnolgica, descrevendo a metodologia de ensino utilizada, que tem como base a busca de autoconhecimento pelo aluno que passa a ser o agente central do processo de aprendizagem, constituindo as bases da relao educador-educando. Objetiva-se descrever as vantagens e desvantagens desse modelo de ensino que exige menores investimentos, oferecendo um menor custo para o governo e para a sociedade, possuindo, no entanto, limitaes e dificuldades, pois o desenvolvimento da capacidade de auto-aprendizagem no aluno tarefa complexa, exigindo investimentos em qualificao profisional do corpo docente e no material didtico que deve ser adequado realidade do modelo proposto, alm da questo da dependncia tecnolgica que constitui uma limitao. Alm disso, pretende-se promover uma reflexo acerca do contexto em que se desenvolve a EaD que se constitui como uma alternativa para sanar as deficincias da educao presencial, oferecendo a oportunidade de aprendizado profissional e cultural a grande contigente de pessoas, jovens e adultos, que no conseguiram vencer as barreiras do ensino tradicional. Palavras-chave: Educao, Tendncias, Tecnologia, Incluso Social. Abstract This work presents an abbreviation scientific rehearsal about Distance Education, which has emerged from the nineteenth century, undergoing constant changes over time, can be considered an educational trend of the XXI century. The objective is to describe its history and evolution in Brazil. Its development may be considered late compared to other countries, mainly because of technological constraints in the country, including the high cost of Internet access and the small number of computers per capita. It describes the intrinsic characteristics of distance learning, as the spatial-temporal distance between student and teacher, the fact that there is no class, just a virtual one and the technological issue, explaining the teaching methodology, which is based on by self-seeking student who becomes

the central agent of the learning process, building the basis of teacher-student relationship. The objective is to explain the advantages and disadvantages of this teaching model that requires less investment, offering a lower cost to the government and society, having, however, limitations and difficulties, because the development of capacity for self-learning on the student is a complex task, requiring investments in teachers qualification and teaching material which it has to be appropriate to the reality of the proposed model and the issue of technological dependence, that is a limitation. In addition, we intend to promote a reflection about the context in which it develops, understanding the distance education as an alternative to solve the shortcomings of tradicional education, offering the opportunity for professional and cultural learning for many people, young and adults, who failed to overcome the difficulties of traditional education. Keywords: Educacion, Tendencies, Tecnology, Social Inclusion.

1. Consideraes Iniciais
notrio o crescimento do ensino a distncia, resultado dos avanos tecnolgicos e de mudanas sociais, econmicas e polticas. Trata-se de uma modalidade de ensino cujas aulas so distncia ou semipresenciais. Tambm chamado de teleducao, a modalidade de ensino que permite que o aprendiz no esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem, ou seja, em uma sala de aula, permitindo tambm que faa seu estudo em tempo distinto e variado, referindo-se tambm separao temporal ou espacial entre o professor e o aluno. O ensino distncia surgiu no sculo XIX, sendo fortemente impulsionado pela criao dos servios de correio, o surgimento da Radio e Televiso e, pelo aparecimento da Internet e dos recursos da World Wide Web, alm de outras tecnolgias correlatas, sendo que desde seu surgimento at os dias atuais, tem passado por constantes modificaes, visando seu aprimoramento e aperfeioamento, destacando-se que j foi visto de forma bastante preconceituosa e pejorativa, sendo considerado um sistema de ensino inferior em relao ao modelo tradicional, viso que vem superada, pois percebeu-se a rede de benefcios e vantagens dessa metodologia. Alm disso, o mtodo vem sendo constantemente aperfeioado, com vistas a sanar suas deficincias. A Educao Distncia, conhecida como EAD, tem ganhado importncia em todo o mundo em funo das vantagens que oferece como horrio flexvel e baixo custo operacional, possibilitando maior acesso educao profissional a um contigente cada vez maior de pessoas. Essa modalidade de ensino tem sido ministrada em centros especficos de educao distncia, em Universidades particulares e pblicas, e tem despertado o interesse da sociedade em geral. Vale destacar a questo tecnolgica, pois a conexo entre professor e aluno ocorre por meio de tecnologias, principalmente as telemticas, como a Internet, incluindo as hipermdias, podendo ser utilizados outros veculos como o correio, a televiso, o rdio, CD-ROM, o telefone e celular, o fax, dentre outras tecnologias semelhantes. Destaca-se que o desenvolvimento da EAD est diretamente ligado disponibilidade tecnolgica de determinado pas, pois o domnio das novas tecnologias, o acesso internet, e a existncia de uma infra-estrutura adequada so pressupostos essenciais para que esse modelo de ensino prospere. Por infra-estrutura adequada entende-se a existncia de nmero razovel de computadores por habitante, bem como a disponibilidade de programas e equipamentos utilizados no ensino no presencial, utilizando as tecnologias telemticas.

No caso brasileiro, h que se apontar um relativo atraso no desenvolvimento do ensino distncia, se compararmos com outros pases, inclusive os latino americanos. O fato se deve s limitaes tecnlogicas e estruturais presentes no pas que possui um nmero insuficiente de computadores por habitante, bem como um custo alto de acesso internet que s gratuita em alguns grandes centros urbanos. Alm disso, existem outras limitaes de ordem psicolgica, pois grande parcela da populao ainda desconhece a metodologia de ensino da EAD e, em razo disso, a considera inferior em relao aos outros sistemas de ensino. Em se tratando dos aspectos pedaggicos e metodolgicos, no ensino distncia h uma inverso dos papeis de professor e aluno, pois este deixa de ser o agente central do processo de ensino-aprendizagem, transferindo para o aprendiz a responsabilidade de aprender de maneira autnoma, atravs de capacidades que devero ser estimuladas desde o incio da vida escolar, a saber a capacidade de interpretao atravs da leitura e a capacidade de busca do auto-conhecimento. Nesse sistema, o professor apenas um mediador do conhecimento, reponsvel por disponibilizar o material didtico e as atividades a serem desenvolvidas, cabendo ao aluno organizar seu tempo, de forma a cumprir o cronograma proposto, buscando conhecimento atravs da compreenso leitora, recorrendo, inclusive a fontes alternativas de pesquisa para se chegar ao to almejado conhecimento, na busca de qualificao profissional e cultural. A questo a se apontar a evoluo da educao distncia no Brasil, suas vantagens e desvantagens, bem como a credibilidade dos cursos distncia, descrevendo a metodologia utilizada nesse novo processo educacional. Alm disso, pretende-se analisar o papel do professor nessa nova modalidade de ensino que tem como agente central do conhecimento o aluno, pois bastante autnomo seu processo de aprendizagem uma vez que aprende sozinho atravs de leituras e atividades propostas pelo corpo docente.

2. Histrico
Ao contrrio do que muitos pensam, a Educao Distncia no um instrumento de ensino recente. Seus experimentos iniciais remontam ao incio sculo XIX e vo ganhar impulso no fim daquele sculo, sendo hoje um poderoso instrumento de ensino ainda mais quando os recursos da informtica so utilizados em seu favor.1 Dessa forma, a educao a distncia conhecida desde o sculo XIX, mas foi somente nas ltimas dcadas que passou a fazer parte das atenes pedaggicas das instituies de ensino, ganhando popularidade e certa confiana por parte da populao. Destaca-se que essa alternativa educacional surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de grande contingente de pessoas que, por diversos motivos, no podiam frequentar um ambiente de ensino convencional, ou seja, um estabelecimento de ensino presencial, evoluindo de acordo com as tecnologias disponveis em cada momento histrico. Ressaltamse os fatores que favoreceram o desenvolvimento do ensino no presencial, a saber, o aperfeioamento dos servios de correio, o desenvolvimento tecnolgico aplicado ao campo da comunicao e da informao e a evoluo dos meios de transporte. Nesse contexto, e por volta da dcada de 40 e 50, surgiu um novo meio de comunicao, o rdio, tendo sido bastante utilizado nos programas de educao a distncia do Brasil, Colmbia, Mxico, Venezuela, dentre outros. partir da dcada de 60, a educao a
1

VASCONCELOS, Sergio Paulo Gomes. Educao distncia: histrico e perspectivas. Disponvel em :http://www.filologia.org.br/viiifelin/19.htm. Acesso em 20 Jul. 2011.

distncia passou a utilizar, alm das transmisses de radio, o udio e o videocassete, as transmisses de televiso, utilizando o computador e as tecnologias de multimeios, alm de mecanismos para fixao de aprendizagem e programas tutoriais informatizados. Atualmente, a educao distncia mobiliza os mais diversos meios pedaggicos de quase todo o mundo, incluindo o Brasil, sendo que cursos novos e mais complexos so desenvolvidos, tanto em nvel de graduao, ou ensino formal, quanto nas reas de treinamento profissional. Em se tratando dos aspectos cronolgicos do ensino no presencial, possvel distinguir trs geraes distintas, a saber: Primeira Gerao: Foi a fase do ensino por correspondncia, caracterizada pelo material impresso entregue atravs dos servios de correio, valendo-se citar, como exemplo no Brasil, o Instituto Universal Brasileiro atuando h mais de 60 anos nesta modalidade educativa, no pas. Segunda Gerao: Refere-se fase com predomnio dos Telecursos, utilizando como recursos os programas televisivos e de rdio, incluindo aulas expositivas, fitas de vdeo e material impresso. Terceira Gerao: a etapa em que predominam os ambientes interativos, com larga utilizao da internet, atravs das plataformas de ensino virtual, com a eliminao do tempo fixo e determinado para o acesso educao, sendo que as informaes so armazenadas e acessadas em momentos diferentes sem perder a interatividade. Em se tratando do Brasil, a Educao distncia surgiu em 1996, com a promulgao da Lei de diretrizes e Bases, sendo resultado da necessidade de se encontrar uma alternativa para os jovens que tiveram que abandonar a escola regular, garantindo-lhes preparo profissional e cultural. Segundo dados obtidos junto ao Ministrio da Educao, foi partir de 1998 que instituies de ensino pblicas e privadas realizaram investimentos significativos nessa modalidade de educao, tendo surgido, nessa epoca, nmero considervel de cursos de graduao distncia.especificamente. No entanto, ao comparar o histrico em Educao Distncia com o de outros pases, pode-se perceber um relativo atraso em relao aos pases desenvolvidos, bem como em se tratando de outros pases latinos, valendo-se citar, como exemplo, a Venezuela e Costa Rica que possuem programas em EAD baseados na Open University de Londres, e so, como esta ltima, referncia em todo o mundo no que diz respeito Educao distncia. Segundo especialistas, esse atraso pode ser explicado, dentre outras razes, em funo das restries tecnolgicas, como nmero de computadores por habitante insuficiente, bem como do custo de acesso internet ainda ser alto, pois esta s gratuita em poucos grandes centros urbanos; bem como da falta de investimento pelos governos que no fomentam polticas de incluso adequadas relacionadas EAD. Dados revelam que em 1995, quando o Brasil pertencia ao grupo das 10 maiores economias do mundo, possuamos 26, 3 computadores para 1.000 habitantes, sendo que os EUA, maior economia do mundo, possuam 406, 7, enquanto a mdia mundial era de 182, 0. (Corra, 2005: 14) Alm disso, existem outras razes de ordem psicolgica que podem ser citadas, com vistas a explicar o atraso brasileiro em relao aos demais pases no desenvolvimento do ensino distncia, a saber o preconceito e subvalorizao dos cursos distncia em relao aos cursos presenciais, alm da falta de informao da populao sobre o assunto, sendo que, neste caso, entra a questo da credibilidade da EAD que, por muito tempo, foi tida como uma

forma inferior de modalidade de educao, destinada a ensinos profissionalizantes para indivduos que no tinham condies de pagar por um curso regular, ou haviam fracassado no sistema de educao regular (Litwin, 2005: 117, apud Vasconcelos). Voltando a tratar da EAD, de maneira global, o fato que se constitui em uma tendncia mudial, sendo que as inovaes advindas da chegada da internet e dos protocolos de comunicao, em especial a World Wide Web, possibilitaram avanos na educao a distncia na terceira gerao que coincide com o momento que estamos vivenciando, ou seja, o sculo XXI, sendo que, atualmente, os meios disponveis so as videoconferncias, fruns de discusso, chats, correio eletrnico, espaos wiki, plataformas de ambientes virtuais, blogues, dentre outros que possibilitam interao multidirecional entre alunos, tutores e professores. Alm disso, hoje, o campo da educao distncia est consolidado, possuindo maior credibilidade e popularidade que possibilitam a grande nmero de alunos aprender de maneira interativa e alternativa, superando as dificuldades do ensino presencial.2 3. Tendncias Educacionais no Sculo XXI A EAD caracteriza-se pelo estabelecimento de uma comunicao de mltiplas e variadas vias, como uma modalidade alternativa para superar limites de tempo e espao, sendo que suas possibilidades ampliaram-se em meio s mudanas tecnolgicas. Assim, a Educao deixa de ser concebida como mera transferncia de informaes e passa a ser norteada pela contextualizao de conhecimentos teis ao aluno que desafiado a pesquisar e entender o contedo, de forma a participar ativamente da disciplina, como principal agente do conhecimento. O momento do conhecimento vivenciado atualmente bastante particular e peculiar, pois a sociedade humana nunca havia presenciado tantas transformaes no que diz respeito informao e ao conhecimento. Esses fatos criam uma demanda por um constante aprendizado por parte de todo tipo de profissional, da mesma forma que determinam e motivam as aes das empresas em busca da oferta de conhecimento e treinamento a seus funcionrios, sendo que nesse cenrio em que a EAD ganha cada vez mais destaque. O mundo vive hoje a Sociedade da Informao, sendo que em 1996, a maioria dos pases j estava conectada Internet, que se alastrou de maneira assustadora pelo globo, vencendo a opresso dos governos, como o caso da china, onde h cerca de 50.000 censores oficiais, fiscalizando os sites acessados pelos milhes de usurios deste pas. Destaca-se que as novas tecnologias so a to esperada resposta para a democratizao do ensino e para que as classes menos privilegiadas possam ter acesso ao conhecimento, embora exista uma corrente contrria que afirma que as condies econmicas mundiais s aumentam o abismo entre os que podem adquirir conhecimento atravs dos meios mais avanados e os que no podem. 3 O fato que a educao a distancia pode ser encarada como uma tendncia educacional do sculo XXI, resultado de mudanas tecnolgicas e na conjuntura social, poltica e econmica (BELLONI, 2001). A Educao distncia elimina barreiras e dificuldades que os meios tradicionais de educao impunham, como a flexibilidade de horrio, pois trata-se de fator limitador para inmeros jovens e adultos que precisam
2

CORRA, Juliane. O cenrio atual da educao a distncia. In: SENAC. Curso de especializao a distncia. E-Book. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 2005. CD-ROM. 3 VASCONCELOS, Sergio Paulo Gomes. Educao distncia: histrico e perspectivas. Disponvel em :http://www.filologia.org.br/viiifelin/19.htm. Acesso em 20 jul 2011.

desempenhar atividades laborais, inclusive trabalhando em turnos e jornadas variveis de trabalho. Para essas pessoas, a educao distncia veio como um alicerce de salvao, pois, nessa modalidade, o aluno que define os horrios de estudo, de acordo com sua convenincia e oportunidade. Um outro fator que merece destaque o baixo custo operacional que essa modalidade de ensino oferece, principalmente se compararmos com o ensino presencial, pois na educao distncia dispensvel o deslocamento do aluno para a sala de aula, da mesma forma que dispensvel a existncia de um ambiente fsico que envolve, por sua vez, uma srie de custos logsticos e estruturais, bem como considerando o fato de que um professor pode dar aulas para um contigente maior de alunos, pois uma sala de aula presencial, por questes prticas, comportaria, no mximo cinquenta pessoas enquanto turmas de educao distncia chegam a ter duzentas pessoas ou mais. Nesse sentido, importante considerar que a EAD possibilita um maior acesso educao superior, ou profissional, medida que se tornou uma alternativa para jovens que precisam trabalhar e tm, portanto, dificuldades de conciliar os horrios de seu emprego com os rgidos horrios das universidades convencionais; bem como em funo de custos operacionais menores, pois inexiste a necessidade de investir e manter toda uma estrutura institucional. Alm disso, essa modalidade adequada queles que residem a certa distancia de plos educacionais. A esse respeito o professor Joo Vianney, do Instituto Internacional da Unesco para a Educao Superior na Amrica Latina e Caribe IESALC, afirma que um dos objetivos da EAD a democratizao do ensino, sendo uma opo para resolver problemas histricos no Brasil. 4 Vale apontar as razes que levam instituies de ensino, pblicas e privadas, a investirem nessa modalidade de ensino, pois o prposito nobre de oferecer ensino, qualificao e cultura a jovens impedidos de cursarem o ensino regular no pode ser considerada a nica mola propulsora para o desenvolvimento e crescimento da EAD no pas. Nesse sentido, destaca-se o baixo custo operacional que permite s faculdades, no caso de instituies privadas, cobrarem menores mensalidades, bem como a possibilidade de obter maior retorno financeiro. A esse respeito, o professor e diretor tcnico e pedaggico do site aquifolium (www.aquifolium.com.br), Wilson Azevedo, afirma que no bem assim, pois a EAD possui sim um custo operacional significativo e elevado, pois necessrio investir em capacitao para os profissionais que iro atuar nessa nova modalidade de educao, bem como investir em material didtico que permita ao aluno desenvolver o auto-aprendizado, alm de investimentos em equipamentos, garantindo sua manuteno, alm do preparo do ambiente virtual e real, e das ferramentas de gesto e avaliao.5 Em se tratando dos aspectos metodolgicos, nesta modalidade de ensino, alunos e professores no necessitam estar presentes num local especfico durante o perodo de formao. Existe a possibilidade de utilizar a correspondncia postal, utilizadas desde os primrdios da EAD, no sentido de para enviar material ao estudante, seja na forma escrita, na forma de vdeo ou udio, incluindo a utilizaqo de CD-ROMs, alm do emprego dos recursos relativos internet, e-mails e outros disponveis na World Wide Web. A presencialidade muitas vezes necessria no processo de educao, sendo que, em alguns casos, restringe-se oportunidade da avaliao, enquanto em outros, podem existir encontros
4 5

EAD no topo da pirmide, Universia Brasil , 5 mai.2003. Educao a distncia cresce no Brasil, Primeira Impresso , abril.2004.

presenciais, com o intuito de sanar dvidas, promovendo discusses sobre os temas e assuntos tratados. Destaca-se que no deve haver diferena entre a metodologia utilizada no ensino presencial em relao quela utilizada no ensino a distncia, pois o que difere, basicamente, no a metodologia de ensino, mas a forma de comunicao, sendo que as metodologias mais eficientes no ensino presencial podem ser tambm as mais adequadas ao ensino a distncia. Independente da modalidade de ensino, as estratgias e metodos utilizados devem incorporar as novas formas de comunicao, bem como o potencial de informao da internet. Dessa forma, a EaD caracteriza-se pelo estabelecimento de uma comunicao de mltiplas vias, sendo que suas possibilidades ampliaram-se em meio s mudanas tecnolgicas como uma modalidade alternativa para superar limites de tempo e espao, sendo enormente impulsionada pelas novas tecnologias digitais, sendo que a internet, principalmente com a consolidao da banda larga, passou a ser um veculo potencial para a comunicao a distncia. Alm disso, em termos metodolgicos, indispensvel no mencionar o ambiente virtual de aprendizagem, conhecido como AVA, constituindo-se em um software baseado na Internet que facilita a gesto de cursos no ambiente virtual, existindo diversos programas disponveis no mercado, pagos e gratuitos, podendo-se citar o Blackboard como um exemplo de software pago, e o Moodle, como um sistema gratuito, sendo que todo o contedo e interao entre os alunos e professores so realizado dentro destes ambientes, ou seja, dentro do AVA. fato que os ambientes virtuais so elementos fundamentais na tarefa de ensino distncia, porm necessrio suporte pedaggico adequado em relao ao processo de aprendizagem. Nesse contexto, surgem as figuras do tutor e do professor, sendo que o ltimo responsvel pela elaborao do programa da disciplina, do material didtico, das atividades a serem cumpridas com vistas a desenvolver o contedo proposto, bem como da avaliao final. O tutor, por sua vez, pode ser concebido como um mediador do ensino, um intermedirio entre o aprendiz e o professor, sendo responsvel por transmitir as orientaes necessrias, sanar dvidas, oferecendo suporte operacional, de maneira geral. O professor atuante na EaD, alm das exigncias curriculares bsicas comuns ao ensino presencial, deve possuir capacidade e habilidade para atuar no ensino no presencial, bem como estar preparado para utilizar as novas tecnologias em favor da aprendizagem que se dar de maneira particular. Trata-se de tarefa complexa, pois o contato fsico com o aprendiz permite verificar o nvel de aprendizagem, sendo que a inexistncia dessa oportunidade exige desenvolver novas formas de feedback. Alm disso, necessrio encontrar formas de coagir o aluno a desenvolver o contedo de maneira integral, pois na sala de aula possvel um controle mais rgido da frequncia, enquando no ensino distncia, esse controle se dar de maneira alternativa, podendo ser exigida a realizao de trabalhos como forma de comprovar frequncia. Em se tratando da figura do tutor, no processo de aprendizagem no presencial, o orientador ou tutor da aprendizagem atua como mediador, estabelecendo uma rede de comunicao e aprendizagem multidirecional, utilizando diferentes meios e recursos da tecnologia da comunicao e informao, sempre vinculado ao sistema educacional e cumprindo as funes pedaggicas em se tratando do ambiente de aprendizagem, tendo como funo vencer a distncia fsica entre o professor e o aluno, que dever ser motivado e disciplinado para que possa superar os desafios e as dificuldades que surgirem durante o

processo de ensino-aprendizagem, bem como lidar com os desafios desse novo modelo educacional. Vale destacar os dois principais tipos de mediadores conhecidos, os mediadores/tutores presenciais e os que atuam distncia. Os tutores presenciais so utilizados, geralmente, em cursos semi-presenciais, em que o aluno comparece ao polo de ensino com certa frequncia, sendo responsveis por sanar dvidas, fazendo breves explanaes do contedo. O tutor distncia, por sua vez, responsvel pelo contato no presencial com o aluno, pois como o prprio nome indica, atua distncia, principalmente atravs de e-mail. Alm disso, podem desenvolver outras atribuies, como correo das avaliaes, com base em critrios propostos pelo professor. Com base nas atribuies dos tutores, que varia de acordo com a instituio de ensino, que so definidas as exigncias e caractersticas do ocupante do cargo, ou seja, sua formao, capacidades e habilidades, pois de suma importncia que esse profissional tenha formao especfica ou correlata na rea em que est atuando, bem como capacitao e habilitao para atuar no ensino distncia, devido s peculiaridades que essa modalidade possui, exigindo, portanto, treinamento especfico. O fato que, em funo de suas vantagens, a EAD tem se propagado rapidamente no Brasil e no mundo, tanto que est no centro das discusses dos estudiosos que questionam sua credibilidade como veiculo de transmisso de conhecimentos, bem como a metodologia e os recursos que esto sendo utilizados nos cursos a distancia, sendo fundamental aludir s peculiaridades do ensino distncia, como o fato de constituir um sistema educacional totalmente centrado no aluno que deve desenvolver a autonomia no ato de aprender, pois todo o processo de aprendizado se dar integral ou parcialmente sem a presena do professor. Neste particular Maria Luiza Belloni (2001, p.16) registrou que Um processo educativo centrado no aluno significa no apenas a introduo de novas tecnologias na sala de aula, mas principalmente uma reorganizao de todo processo de ensino de modo a promover o desenvolvimento das capacidades de auto-aprendizagem. Trata-se, portanto, de um novo paradigma em que o professor e aluno tm seus papeis alterados. O professor, que sempre teve centrado em si o processo de aprendizagem, assumir uma funo secundaria, de organizador e produtor de material didtico, enquanto o aluno assumir o papel de agente produtor do conhecimento que se dar atravs de diversas ferramentas, principalmente a leitura, devendo-se enfatizar que o aluno dever desenvolver habilidades pessoais de compreenso leitora, j que ser atravs da leitura autnoma que se dar o acesso ao conhecimento e a aprendizagem. Em se tratando da credibilidade da EaD, sempre foi bastante questionada, principalmente em seus primrdios em funo da forma como ocorriam as avaliaes, uma vez que o aluno prestava seus exames em casa e depois os enviava pelo correio, fato que sugeria a possibilidade de fraude. Alm disso, no existiam grandes preocupaes em acompanhar o aluno, dando-lhe suporte pedaggico e operacional, sendo que as atividades eram desenvolvidas de maneira deliberada e sem acompanhamento, sendo a avaliao a nica forma de avaliar a aprendizagem. Atualmente, a Educao distncia passou por uma srie de reformulaes, sendo criada a figura do mediador ou tutor, bem como estruturado o processo de ensinoaprendizagem, prevendo novas formas de acompanhamento e fedback. Em se tratando das avaliaes, passaram a ser presenciais, com vistas a evitar fraudes, e melhorar a credibilidade

dos cursos. Alm disso, muitos cursos que eram exclusivamente distncia, passaram a ser semi-presenciais, com o intuito de oferecer ao aluno acompanhamento pedaggivo adequado. A questo que se prope como desenvolver no aluno o potencial e capacidade de auto-aprendizagem, pois cabe o questionamento se a auto-aprendizagem uma habilidade inata ao indviduo, ou se pode ser desenvolvida e, nesse caso, quais seriam as ferramentas e mtodos para chegar a esse propsito, destacando-se que existem pessoas praticamente autodidatas e pessoas que no esto aptas a aprender sem o auxlio do professor. fato que, para que ocorra a auto-aprendizagem, fundamental, antes de qualquer coisa, desenvolver a capacidade de leitura, sendo que, no entanto, a habilidade para a leitura no se d de repente. Deve ser desenvolvida desde o incio da vida escolar. A esse respeito, Braga & Silvestre afirmam que:
Para formar um leitor e um produtor de textos competente e autnomo, capaz de compreender e interpretar aquilo que l, construir significados e transforma-los em palavras, exige-se do professor uma interveno adequada, contnua e explicita durante toda a vida escolar do aluno. E essa interveno deve ocorrer de forma consciente e sistemtica, antes, durante e depois das atividades de leitura.

Percebe-se, portanto, que a idia de educao a distancia deve ser cultivada desde o incio da vida escolar, pois um aluno que no adquira autonomia para aprender, ser sempre dependente da figura do professor, no se encaixando em um ensino a distancia que exige a habilidade para aprender atravs da compreenso leitora, sendo que, alm do desenvolvimento da autonomia na aprendizagem, a EAD possui outras exigncias como acesso s novas tecnologias, a internet, principalmente; e uma formao docente adequada s novas exigncias desse sistema. Em relao ao uso de tecnologias, primordial no ensino a distancia j que o contedo disponibilizado atravs da internet na forma de textos, vdeo-aula e conferncia. O acesso internet , portanto, fundamental e indispensvel, pois se constitui em uma ferramenta bsica de acesso. A disponibilidade desse recurso, inclusive em regies interioranas do pas esta diretamente ligada ao desenvolvimento da EAD e ao acesso democrtico educao. importante enfatizar que, em se tratando do Brasil, a dependncia de tecnologia, da internet em particular, um empecilho para o crescimento e ampliao do ensino distncia, uma vez que o custo dessa tecnologia ainda alto para a maioria, estando seu uso gratuito restrito a alguns grandes centros. Alm disso, os profissionais atuantes na EaD no esto capacitados a lidar com tecnologia de ponta no que se refere informtica e a internet, fato que prejudica, de sobremaneira, um maior crescimento do ensino no presencial, pois o domnio e disponibilidade das novas tecnologias constitui-se em um dos pilares para o desenvolvimento do modelo de educao do novo milnio.

4. Consideraes Finais
No existe um consenso geral em se tratando de uma definio especfica para o que seja a Educao distncia, mas fato tratar-se de um modelo de ensino que vem ganhando cada vez mais popularidade e credibilidade junto ao governo e sociedade, de maneira geral. Destaca-se que, em alguns casos, ela parcialmente presencial, quando os alunos comparecem aos plos para desenvolver atividades, sanar dvidas e para realizar as avaliaes, podendo ser totalmente distncia, quando o aluno no tem contato algum com a

instituio, exceto para realizar seus exames finais ou participar de bancas de avaliao. Suas origens remontam ao incio do sculo XIX, tendo seu desenvolvimento sido favorecido pelos avanos tecnolgicos no campo das telecomunicaes e transporte, valendo citar a estruturao dos servios de Correios, a criao da Rdio e Televiso, e o surgimento da Internet e os recursos da World Wide Web. Nesse particular, vale mencionar que o crescimento da EaD est diretamente relacionado s possibilidades tecnolgicas de determinado pas, regio ou municpio, pois para que o ensino no presencial possa prosperar, pressuposto essencial o domnio das novas tecnologias, o acesso internet e a disponibilidade de computadores, dentre outros fatores. Destaca-se que, inicialmente, a educao a distncia foi utilizada como recurso para superao de deficincias educacionais, bem como das barreiras do ensino presencial, tanto no sentido de qualificao profissional e aperfeioamento, quanto na atualizao de conhecimentos, atravs de treinamentos e cursos especficos, sendo que, nos dias atuais, cada vez mais tem sido utilizada como programa complementar do ensino presencial, ou como uma modalidade de ensino alternativo, oferecendo ensino de qualidade que possibilita a aprendizagem a um nmero maior de pessoas, podendo, inclusive, substituir o ensino formal, em alguns casos. Atualmente, a educao a distncia possibilita a insero do aluno como sujeito de seu processo de aprendizagem, pois o professor apenas um mediador do conhecimento, sendo o processo de aprendizagem bastante autonmo, cabendo ao educador disponibilizar o material necessrio para que o aprendiz desenvolva o contedo e atividades propostas, de maneira independente. Vale destacar a necessidade de desenvolver no aluno certas competncias, como a capacidade de compreenso leitora, que deve ser desenvolvida desde os primeiros anos da vida escolar, bem como a habilidade de aprender de maneira autnoma. Nesse sentido, fundamental despertar no aluno a criatividade, a curiosidade e a motivao, para que possa desenvolver os contedos da maneira adequada, com disciplina, seriedade e autonomia, transpondo, dessa forma, as barreiras educacionais existentes em qualquer modalidade de ensino, e conquistando o aprendizado que ser a base para sua vida profissional. Para chegar a esse objetivo, no entanto, indispensvel que os profisionais atuantes na EaD, professores e tutores, estejam devidamente capacidados e tenham domnio das novas tecnologias, de forma a estarem aptos a lidar com as particularidades dessa nova modalidade de ensino. Apesar de ser apontada como uma alternativa de baixo custo, a EaD exige grandes investimentos em se tratando da capacitao dos profissionais que iro nesse meio, pois fundamental oferecer treinamento e capacitao adequada, pois alm da formao bsica de qualquer curso presencial, o profissional da EaD deve estar preparado para lidar com as particularidades desse modelo de ensino, que inclui uma metodologia diferenciada, com elaborao de material didtico e atividades que permitam ao aluno aprender sozinho, ou seja, o material em si deve suprir a ausncia do professor, despertando no aluno motivao e autonomia para aprender e assimilar os contedos propostos. Alm disso, existem os gastos relativos infra-estrutura tecnolgica, pois so necessrios equipamentos, programas e aparatos tecnolgicos, sendo indispensvel inclui-los como custos, bem como sua manuteno. Em se tratando da credibilidade da Educao Distncia, foi bastante questionada no passado, principalmente em funo da forma como eram realizadas as avaliaes, bem como em razo da falta de acompanhamento pedaggico em relao ao aluno, situao que j est bastante superada, pois com o passar do tempo, esse modelo de ensino foi

sendo aperfeioado, com vistas a corrigir suas deficincias, sendo que percebeu-se a necessidade de se realizar avaliaes, de forma presencial, bem como de oferecer maior suporte pedaggico e operacional ao aluno, fato que se concretizou com a criao do mediador, ou tutor. Atualmente, a Educao distncia goza de prestgio e popularidade, podendo ser apontada como um mtodo de ensino que cresce consideravelmente a cada ano, estando no topo das atenes e preocupaes do governo e da sociedade, em razo dos benefcios e vantagens que oferece, bem como considerando a necessidade de incluso social de grande parcela da populao que no consegue se adequar s limitaes do ensino tradicional. Constata-se, portanto, que a EAD um sistema de ensino a ser estudado, analisado e aperfeioado. uma tendncia educacional do sculo XXI que depende de alguns fatores para desenvolver-se plenamente, como a busca de mtodos e tcnicas que garantam a autonomia no aprendizado, o acesso s novas tecnologias e uma formao docente condizente com as exigncias da educao a distancia, sendo que, no caso brasileiro, existem alguns obstaculos a serem superados, como o pequeno nmero de computadores por habitante, o alto custo de acesso internet e investimentos ainda insuficientes, pois fundamental investir em pesquisa, formao e capacitao docente em nosso pas, alm de fatores de ordem psicolgica, pois ainda existem preconceitos e rejeio em se tratando do ensino no presencial que, muitas vezes, ainda visto como inferior em relao ao ensino tradicional. Referncias BELLONI, M. L. A educao no futuro. Aprendizagem aberta e estudante autnomo . In Educao distncia. Campinas: Autores associados, 2001. BRAGA, R.M. & SILVESTRE, M.F.B. Algumas questes sobre a leitura. In: Construindo o leitor competente. So Paulo: Petrpolis, 2002. CORRA, J. O cenrio atual da educao a distncia. In: SENAC. Curso de especializao a distncia. E-Book. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 2005. CD-ROM. EAD no topo da pirmide. Universia Brasil, 5 mai.2003. Disponvel em <http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=1461 > Acesso em 03 nov. 2007. Educao Distncia, Wikipedia. Disponvel em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_a_dist%C3%A2ncia > Acesso em 17 Jul. 2011. Educao a distncia no Brasil: mudana social e tecnolgica, Administradores, 20 Jun. 2010. Disponvel em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/educacao-adistancia-no-brasil-mudanca-social-e-tecnologica/45755. Acesso em 20 Jul. 2011. FRANA, J. L. Manual para normatizao de publicaes tcnico-cientficas. 6 ed. Belo Horizonte: UFMG, 2003. FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 3 ed. So Paulo: Saraiva, 2001. TORLONI, H. Estudo de problemas brasileiros. 9 ed. So Paulo: Pioneira, 1977. VASCONCELOS, S. Educao distncia: histrico e perspectivas. em :http://www.filologia.org.br/viiifelin/19.htm. Acesso em 20 jul 2011. Disponvel

You might also like