You are on page 1of 30

Use and Maintenance Manual Manual de Uso y Mantenimiento Manual de Utilizao e Manuteno Manual d'Emploi et Entretien Bedienungsanleitung und

pilegehinweise Istruzioni sulluso

DW6 58 FI INOX

Code: 0120505137

Indice
Instrues de Segurana Instalao A sua nova mquina de lavar loia Adiao de sal Adiao de adicionar abrilhantador Detergente Loia no apropriada Introduzir a loia na mquina Tabela de programas Lavagem da Loia Como manter a sua mquina em forma Manuteno e tratameento Pesquisa de Anomalias Caractersticas tcnicas Indicaes

pt
2 4 6 7 9 10 11 12 14 16 20 21 22 26 26

Instrues de Segurana
No acto da entrega

pt

Verifique imediatamente, se a embalagem e a mquina de lavar loia apresentam danos causados pelo transporte. No ponha a funcionar uma mquina danificada e contacte com o seu fornecedot. Proceda reciclagem do material de embalagem de acordo com a legislao em vigor.

Na instalao
Proceda instalao e ligao da mquina, de acordo com as instrues de instalao e montagem. Durante a instalao, a mquina deve estar desligada da rede elctrica. Certifique-se de que o sistema de proteco de terra da instalao elctrica da sua casa foi efectuado de acordo com as normas em vigor. As condies da ligao elctrica tm que coincidir com as indicvaes da chapa de caractersticas. Para a ligao, nunca utilize cabos de extenso. As mquinas de embutir ou de integrar s devem ser instaladas sob um tampo de bancada corrido e aparafusado aos armrios, para garantir maior estabilidade. Depois de instalada a mquina, a respectiva ficha deve ser de fcil acesso. A caixa de plstico na ligao da gua dispe de uma vlvula elctrica e na mangueira de admisso encontram-se os cabos de ligao. No corte a mangueira e no mergulhe a caixa de plstico em gua. Durante a instalao, o cabo de alimentao no deve ser dobrado ou achatado de forma excessiva ou perigosa;

No funcionamento dirio
A mquina apenas deve ser utilizada por adultos para a lavagem de loia domstica e utenslios de cozinha. Este aparelho no deve ser instalado no exterior, ainda que o local esteja protegido por um telhado; tambm perigoso deix-lo exposto chuva e aos agentes atmosfricos. No se sentar ou apoiar na porta aberta. A mquina pode tombar. A gua existente dentro da mquina no gua potvel. No colocar produtos solventes dentro da mquina. Perigo de exploso. Durante o programa de lavagem abrir a porta apenas com muito cuidado. Existe o perigo de a gua saltar para fora da mquina. No toque na resistncia durante ou aps um ciclo de lavagem. Aps a instalao, dever ser possvel aceder facilmente ficha de alimentao. Regras fundamentais relativas utilizao do aparelho: - Nunca toque na mquina de lavar loia descalo ou com as mos ou os ps molhados. - No aconselhvel a utilizao de extenses e tomadas mltiplas. - Se o aparelho no estiver a funcionar devidamente ou necessitar de manuteno, desligue-o da rede elctrica.

pt
Famlias com crianas
O aparelho no se destina a ser utilizado por crianas pequenas ou por pessoas inaptas sem superviso. As crianas pequenas devem ser vigiadas a fim de garantir que no brinquem com o aparelho. Mantenha os detergentes fora do alcance das crianas e mantenha estas ltimas afastadas da mquina de lavar loia quando esta estiver aberta.

Em caso de anmalia
Se o aparelho no funcionar devidamente, feche a gua e retire a ficha da tomada. De seguida, consulte a seco intitulada "Pesquisa de Anomalias". Se no conseguir resolver o problema, contacte um centro de assistncia. Apenas o pessoal tcnico especializado est autorizado a efectuar reparaes. Se o cabo de ligaao elctrica estiver danficado, estar obrigaao substituado para o fabricante, ou servio tecnico ou pessoas qualificados, para evitar perigo elctrico. Para manter a EFICCIA e a SEGURANA deste aparelho, recomendamos: - contacte apenas os Centros de Assistncia autorizados pelo fabricante. - utilize sempre peas sobresselentes originais

Para a reciclagem
Os sparelhos sem mais uso devem ser feitos inutilizveis, para isto cortar o cabo de alimentao e romper o sistema de bloqueio da porta. Levar a mquina para um entro de reciclagem autorizado.

Voltagem perigosa

Aviso:
As crianas podem ficar presas no aparelho (perigo de asfixia) ou provocar outras situaes inconvenientes. Por essa razo: retire a ficha da tomada de rede, corte o cabo de alimentao e elimine-o. Destrua o fecho da porta de forma a que ela no se possa fechar.

Instalao
Posicionar o aparelho

pt

Posicione o aparelho no local desejado. A parte traseira dever ficar virada para a parede e as partes laterais ao longo dos armrios ou da parede adjacente. A mquina de lavar loia est equipada com mangueiras de entrada e descarga da gua que podem ser posicionadas direita ou esquerda para facilitar uma instalao adequada.

Nivelar o aparelho
Uma vez posicionado o aparelho, ajuste os ps (enroscando-os para dentro ou para fora) da mquina de lavar loia at esta ficar devidamente nivelada. Em qualquer dos casos, o aparelho no dever ficar com uma inclinao superior a 2 . Um aparelho nivelado ajuda a garantir um desempenho adequado.

Ligao da gua fria


Ligue a mangueira de abastecimento de gua fria a um conector roscado (gs) de 3/4 e certifique-se de que o aperta devidamente (ver a fig.A). Alguns modelos son ajustados com una mangueira de abastecimento de gua com "Aquastop" (vera fig.B) onde lo filtro pequeno es j colocado em laextremidad linhada. Se os tubos da gua forem novos ou no tiverem sido utilizados por um perodo prolongado, deixe a gua correr para se certificar de que ela sai limpa e sem impurezas. Se no tomar esta precauo, correr o risco de a mangueira de entrada da gua ficar obstruda e de danificar aparelho.

fig.A

Ateno:
O novo tubo da gua deve ser colocado na fonte da gua. No pode usar o velho tubo da gua.
fig.B

Proteco anti-inundao
A mquina de lavar loia est equipada com um sistema que interrompe a entrada da gua em caso de problemas com a mangueira de abastecimento ou em caso de fugas no interior do aparelho, de modo a evitar danos na sua residncia. Se, por qualquer razo, a caixa dos componentes elctricos for danificada, retire imediatamente a ficha do aparelho da tomada. A fim de garantir o funcionamento correcto do sistema anti-inundao, a caixa "A" da mangueira de abastecimento deve ser ligada torneira da gua conforme indicado na fig.B. Nenhum outro tipo de ligao aceitvel. A mangueira de abastecimento de gua no deve, em nenhuma circunstancia, ser cortada, dado que contm partes elctricas activas. Se o comprimento da mangueira no permitir uma ligao adequada, substitua-a por uma suficientemente comprida. Esta mangueira est disponvel mediante pedido endereado aos distribuidores e centros de assistncia especializados.
4

pt
Ligao da mangueira de descarga
Insira a mangueira de descarga num tubo de descarga com um diametro mnimo de 4 cm ou deixe-a orientada para a banca, evitando dobr-la ou torc-la. Utilize o suporte de plstico especial fornecido com o aparelho (ver a fig.C). A extremidade livre da mangueira deve ficar a uma altura compreendida entre 40 e 100 cm e no deve ser mergulhada em gua.

fig.C

Ateno:
O suporte de plstico especial da mangueira deve ser solidamente fixo parede para evitar que a mangueira de descarga se desloque e que a gua transborde para fora do tubo de descarga.

Ligao elctrica
Depois de se certificar de que os valores relativos voltagem e frequncia da corrente da casa correspondem aos especificados na chapa de caractersticas (localizada na porta interior de ao inoxidvel do aparelho) e de que o sistema elctrico adequado voltagem mxima especificada na chapa de caractersticas, insira a ficha numa tomada elctrica devidamente ligada terra (a ligao terra do aparelho obrigatria por lei). Se a tomada elctrica qual o aparelho deve ser ligado no for apropriada para a ficha, substitua a ficha em vez de utilizar um adaptador, dado que tal poder originar um sobreaquecimento e queimaduras.

Advertncia:
Se o aparelho se instalar como uma contruda-inferior entidade, a ficha da electricidade deve ser utilizada com facilidade para garantir a reparao segura no futuro.
5

A sua nova mquina de lavar loia


Vista detalhada (painel de controlo)
A C E G I

pt

B A B C D E F G H I J

D F

Indicaos programas Tecla de seleco do programas Tecla 3 in 1 Indicao de pouco abrilhantador Indicao de pouco sal

Indicao tempo a decorrer e hora de inico Tecla pre-seleco de hora de inico Tecla MEIA CARGA Interruptor principal Indicaos ON-OFF

Vista detalhada (interior)


e a c f g h i j k l

d b

a Cesto superior b Cesto inferior c Brao aspersor superior d Cesto de utenslios de prata e Terceiro aspersor f Brao aspersor inferior

g Tampa do compartimento do sal h Filtro de lavagem i j Compartimento do detergente e do abrilhantador

Mangueira de abastecimento de gua k Mangueira de descarga l Cabo de ligao elctrica

Adiao de sal
Sal

pt

O grau de dureza da gua varia de local para local. Se a gua que utiliza na mquina for dura, formarse-o depsitos na loia e nos utenslios. O aparelho est equipado com um amaciador especial que utiliza um sal especificamente concebido para eliminar o calcrio e os minerais da gua.

Deitar o sal no amaciador


Utilize sempre sal prprio para mquinas de lavar loia. O compartimento do sal est localizado debaixo do cesto inferior e deve ser enchido da seguinte forma: Quando o indicao E se acender,encha o compartimento de sal. Retire o cesto inferior e, de seguida, desenrosque e remova a tampa do compartimento do sal; Se estiver a encher o compartimento pela primeira vez, encha-o com gua; Coloque a extremidade do funil (fornecido) no orifcio e introduza cerca de 2 kg de sal. normal que uma pequena quantidade de gua saia do compartimento do sal. Coloque cuidadosamente a tampa no lugar.

Importante
Para evitar a formao de ferrugem, coloque o sal imediatamente antes do incio do ciclo de lavagem.

pt
Ajustar o consumo de sal
A mquina de lavar loia foi concebida para permitir o ajuste do consumo de sal de acordo com o grau de dureza da gua. Tal visa optimizar e adaptar o nvel de consumo de sal por forma a reduzi-lo ao mnimo. A tabela dos servios municipalizados indica-lhe o grau de dureza da gua da sua rea de residncia. Para ajustar o consumo de sal, proceda da seguinte forma: Desenrosque a tampa do compartimento do sal. O compartimento possui um anel com uma seta (ver a figura ao lado). Se necessario, rode o anel no sentido contrrio ao dos ponteiros do rlogio,partinda da definio - para o sinal +, consoante o grau de dureza da gua.

recomendvel que os ajustes sejam feitos de acordo com o tabela seguinte: Dureza da gua
Nivel

fH
0 10 1 025

dH
01 7

mmol/l

Posio selector
/ " -" M ED " +"

Consumo sal (gramas/ciclo)


0 20 40 60

Autonomia (ciclos/2kg)
/ 60 40 25

1 2 3 4

01 ,7

1 844 1 ,8 4,4

2550 4589 4,5 8,9 >50 >89 >8,9

Adiao de adicionar abrilhantador


Abrilhantador

pt

Este produto deixa a loia brilhante e permite que ela seque sem manchas. O compartimento est situado no painel interior da porta e dever ser novamente enchido ao fim de cada 80 ciclos de lavagem .

Quando o indicaao D aparece, encha o compartimento de abrilhantador. D

Deitar o abrilhantador
Para abrir o compartimento, rode a tampa "1" no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio e, de seguida, adicione o abrilhantador, tendo o cuidado de no encher o compartimento em demasia. A quantidade de abrilhantador utilizado para cada ciclo pode ser regulada rodando o doseador "2", localizado sob a tampa "1", com uma chave de fendas. Existem 6 definies diferentes; a definio normal de dosagem 3.

1 2

Importante
Uma dosagem adequada do abrilhantador melhora o processo de secagem. Se a loia ficar com gotas de gua ou manchas, rode o doseador para uma definio mais elevada. Se a loia ficar com riscas brancas, rode o doseador para uma definio mais baixa.

Detergente
Detergente
Utilize detergentes especficos para mquinas de lavar loia. Encha novamente o compartimento antes do incio de cada ciclo de lavagem, conforme as instrues fornecidas na "Tabela de programas". O compartimento est situado no painel interior da porta.
4

pt

Deitar o detergente
Para abrir a tampa " 3" do compartimento, prima o boto " 4 ". Deite o detergente relativo ao ciclo de lavagem no compartimento " 5 ". Deite o detergente relativo ao ciclo de pre-lavagem no compartimento " 6 ". Depois de deitar o detergente no compartimento, feche a tampa e prima-a at ela encaixar com um estalido.
5 6

Aviso:
Para fechar a tampa mais facilmente, retire qualquer excesso de detergente dos rebordos do compartimento.

10

Loia no apropriada
No lavar na mquina as seguintes peas de loia:

pt

Talheres e outras peas de madeira, pois ficaro esbranquiadas e com mau aspecto; tambm as colas aplicadas no so prrias para as temperaturas atingidas dentro da mquina. Copos decorados e jarros delicatos, especialmente antiguidades ou loia irreparvel. Estas decoraes no so resistentes lavagem na mquina. Tambm no apropriadas so peas de arte sensveis gua quente, bem como loia de cobre e de estanho. Elementos decorativos em vidro, peas em alumnio e prata podem perder a cor e as desoraes desvanecerem-se. Mesmo algumas qualidades de vidro podem, aps muitas lavagens, tornar-se opacas. Tambm no apropriados so materiais absorventes, como esponjas e panos.

Recomendao:
De futuro, compre apenas loia prpria para ser lavada na mquina.

Nota
Peas de loia, sujas com cinza, cera, lubrificantes ou tinta, no devem ser lavadas na mquina.

Danos nos vidros e na loia


Causas:
Tipo e processo de fabrico do vidro. Composio qumica do detergente. Temperatura da gua e durao do programa de lavagem.

Recomendaes:
Utilizar recipientes de vidro e porcelanas recomendadas pelo fabricante como prprias para lavar na mquina de loia. Utilizar detergente assinalado como no prejudicial para a loia.Consultar o fabricante do detergente. Utulizar, se possvel, programas com temperaturas mais baixas e mais curtos. Para se evitarem possveis danos em copos e talheres, estes devem ser retirados pouco tempo depois de terminado o programa.

11

Introduzir a loia na mquina

pt

Antes de introduzir a loia na mquina, elimine os resduos maiores para evitar que o filtro fique entupido, situao passvel de originar uma diminuio do rendimento. Se tiver utilizado os tachos e as panelas na preparao de alimentos extremamente difceis de remover, deixe-os de molho antes de os lavar. Tal eliminar a necessidade de ciclos de lavagem extra. Puxe o cesto para fora para facilitar a introduo da loia na mquina.
Carga normala

Como utilizar o cesto inferior


Recomendamos que coloque as peas mais difceis de lavar no cesto inferior: tachos, panelas, tampas, travessas e terrinas, conforme indicado na figura da direita. prefervel colocar as travessas e as tampas na parte lateral dos cestos de modo a evitar bloquear a rotao do brao aspersor superior. Tachos, terrinas, etc. devem ser sempre colocados virados para baixo (ver a fig.D). Os tachos fundos devem ficar inclinados para permitir que a gua escorra. O cesto inferior dotado de sectores inclinveis (ver a fig. E) para poder colocar panelas e frigideiras maiores ou em maior quantidade.
fig.D

E1

Ateno:
facas e outras peas com pontiagudo devem ser colocadas para baixo ou num local horizontal.

E2

E3
fig.E 12

pt
Como utilizar o cesto superior
LO cesto superior foi concebido para a loia mais delicada e leve como, por exemplo, copos, chvenas de caf e ch, molheiras, bem como pratos, tigelas pequenas e panelas pouco profundas (desde que no estejam demasiado sujas). Coloque os pratos e os utenslios de cozinha de forma a que no possam ser deslocados pelo jacto de gua. Podia ajustar a altura da estante alta com os parafusos nos dois lados. (ver a fig.F) Depois de ajustar a posio do cesto superior para um nvel mais alto, voc deixar maior espao para o cesto baixo com o fim de pr l os tachos mais compridos, pratos, etc.

fig.F

A prateleira basculante
Copos de p alto ou copos grandes devem ficar apoiados nesta prateleira e no noutras peas de loia. Copos,chvenas e pequenas taas podem ser arrumadas na prateleira basculante.A prateleira basculante pode ser levantada ou baixada,em funo das necessidades. (ver a fig.G)

fig.G

Suporte para facas


A armao das facas fixa-se no cesto-pice, por isso, voc poder isolar as afiadas facas grandes dos outros para no ferirem as pessoas.(ver a fig.H)

fig.H

13

Tabela de programas
Programas de lavagem
Tipo de loia por ex. Porcelana, tachos, talheres, copos,etc.

pt
Quantidade Estado de restos dos restos 1/2 carga

Tipe de restos de alimentos P.ex.de


Pr-lavagem com gua quente. Lavagem prolongada a 70C. Pr-lavagem com gua fria.

Descrio do Ciclo

3 in 1

Sopas, soufls

Intensivo No
delicada

molhos, batatas, massas, arroz, ovos, assados Muito Muita agarrados

Enxaguamento com gua quente. Secagem. Pr-lavagem com gua quente. Lavagem prolongada a 55C. Pr-lavagem com gua fria. Enxaguamento com gua quente. Secagem.

Lavagem Normal
Sopas,

Pr-lavagem com gua quente.

Lavagem ligira (EN50242)


Misturada

batatas, massas,arroz, ovos, assados Caf, bolos, leite, salsichas, bebidas frias, saladas Muito pouca Pouca

Pouco

Lavagem prolongada a 50C. Pr-lavagem com gua fria. Secagem.

agarrados Enxaguamento com gua quente.

Pouco

Lavagem a 45C. Enxaguamento com gua fria. Secagem.

agarrados Enxaguamento com gua quente.

Copos

Loua que apenas precisa de ser

Enxaguamento com gua quente a 65C. Secagem.

Lavagem de Vidros

enxaguada e seca.

Caf, bolos, leite, salsichas, Muito pouca Pouco


Lavagem breve a 40C.

Lavagem rpida

bebidas frias, saladas

agarrados Enxaguamento a frio.

Duche,quando a loia fem que ficar

Molho

na mquina durante vrios dias.

Breve lavagem a frio para evitar a secagem dos resduos na loia.

14

pt
Detergente
Pre-seleco de hora de inico

Durao Abrilhantador em min

Consumo de energia em kWh

Consumo de gua em litros

Lavagem prolongada 25g

Prlavagem 5g

112

1.44

18

25g

5g

94

1.25

16

25g

5g

102

1.11

15

25g

5g

90

1.00

14

25g

5g

162

1.05

15

25g

5g

140

0.95

13

15g

92

1.01

12

10g

82

0.95

10

54

0.90

5.5

48

0.78

15g

32

0.40

10g

28

0.30

12

0.02

12

0.02

15

Lavagem da Loia
Seleco do Programma

pt

Considerando o tipo de loia, a quantidade e a situao dos restos de comida, encontrar na tabela adequado lavagem pretendida. Na parte inferior da tabela encontrara indicaes sobre a evoluo do programa e os respectivos dados. Um exemplo: Loia de vrios tipos, com muitos restos de comida bem agarrados, pode ser lavada com o programa Normal .

Conselho para poupar energia


Em caso de mquina com pouca carga, , muitas vezes, suficiente o programa mails fraco.

Dados dos Programas


Os dados apresentados sobre os programas referem-se a condies normais. Devido a diferentes apresentados de loia,. temperatura de entrada de gua, presso da gua, temperatura ambiente, tolerncias na tenso da rede e tolerncias condicionadas pelas mquinas(por ex.temperatura, quantidade de gua) podem surgir divergncias maiores. Os valores de consumo da gua referem-se ao nivel 1 de dureza da gua.

16

pt
Ligar a mquina
Abrir a torneira da gua Despois de terminar o programa, abrir a porta. Accionar o interruptor principal at a posiao ON. Accionar a tecla de selecao do programas B, o indicaao de programa A aparece intermitente. Fechar a puerta, o indicaao de programa A aparece normalmente, a mquina de lavar loia emise o sinalo sonoro, o programa comea automaticamente.
I

Final do programa
Seis sinali sonoros mostraros o final do programa, todo indicaaos do programaa aparecer.

Desligar a mquina
Alguns minutos depois do programar terminar: Despois de terminar o programa, abrir a porta. Dessligar o interruptor principal I . Despois de fria, retirar a loia da mquina.

Interromper o Programa
Abrir a porta. Cuidado! Existe o perigo de que a gua que circula dentro da mquina respingue para fora. Abrir totalmente a porta, s depois do brao aspersor estar imobilizado. Em caso a porta aberta o sinal sonoro da 10 zumbidos todo os 30 secundas. Em caso de ligao gua quente ou se a mquina j tiver quecido e a porta for abera, encostar a porta durante alguns minutos e. depois, fechar. De contrrio, e devido dilatao, a porta pode sallar.

17

pt
Pre-seleco de hora de incio
Poder atrasar o incio do programa, em fases de una hora at 12 horas. Ligar a mquina. Accionar a tecla G, o indicaao de selecao de hora de incio aparece intermitente , o indicaao de tempo de incio mostra . Accionar a tecla Gat aparecer o tempo pretentido. Para apagar a pre-selecao de hora de incio , accionar a tecla G at o indicaao apagar. Accionar a tecla B para a selecao do programa pretentido. Fechar a puerta, o indicaao de hora de incio G aparece intermitente,o indicaao tempo a decorrer F aparece intermitente e decrece,o programa comea quando o indicaao de hora de incio G apagar.

Tecla 1/2 Carga


Esta tecla ( ver vista de perto ( quadro de comandos) letra H ) permite lavar apenas no cesto superior o inferior, caso no haja loua suficiente para completar uma carga: desta maneira prode-se economizar gua e energia elctrica.

Seleco da 1/2 carga:


Seleco do programa (ver Ligar a mquina ). Accionar a tecla 1/2 carga H, o indicaao 1/2 carga aparece intermitente. Fechar a puerta, o programa comea automaticamente. - Ajuda a utilizao de minor quantitade de detergente. - Para apagar a 1/2 carga, accionar a tecla 1/2 carga B at o indicaao apagar.

18

pt
Funo 3em1
Quando da utilizao de produtos com a combinao "3 em 1 ", as luzes do sal e do abrilhantador deixam de ser teis. Assim, pode ser til desactivar o abrilhantador. Salientamos que s algumas mquinas de lavar loia tm esta facilidade. Deve, tambm, seleccionar a menor definio para a dureza da gua. Se decidir utilizar um detergente padro, deve: 1. Encher os compartimentos do sal e do abrilhantador. 2. Coloque a definio da dureza da gua no valor mais elevado possvel, e execute trs ciclos normais sem qualquer carga. 3. Reajuste novamente a definio da dureza da gua de acordo com as condies adequadas sua regio (segundo as instrues do manual).

Ateno:
No coloque as pastilhas na cuba ou no cesto dos talheres pois, se o fizer, a lavagem no ser feita correctamente. As pastilhas devem ser colocadas no local do detergente.

Funo Memria
Se a mquina de lavar loua desligada atravs do boto ON/OFF, ou se houver um corte de energia, enquanto o programa seleccionado estiver activo, o programa no cancelado. O controlo usa um microprocessador para memorizar a informao do programa de lavagem seleccionado. Quando a mquina novamente ligada, o programa inicia no ponto em que foi interrompido. Cancelar ou alterar um programa em funcionamento 1.Para alterar ou cancelar um programa de lavagem (com a porta aberta), necessrio efectuar o reset da programao. Para tal, basta pressionar o boto selector de programas "B" pelo menos durante 3s, emitido um sinal sonoro como aviso. 2. Se a operao de reset for bem sucedida, a mquina inicia uma fase de descarga. Aps esta terminar, a mquina aguarda uma nova programao."

19

Como manter a sua mquina em forma


Aps cada lavagem

pt

Aps cada lavagem, feche a gua e deixe a porta entreaberta de modo a que a humidade e os odores no fiquem retidos no interior do aparelho.

Retirar a ficha
Antes de qualquer operao de limpeza ou manuteno, retire sempre a ficha da tomada. No corra riscos.

Solventes ou produtos de limpeza abrasivos


No utilize solventes ou produtos de limpeza abrasivos para limpar o exterior e as partes de borracha da mquina. Utilize um pano e gua morna e sabo. Para eliminar manchas da superfcie interior, utilize um pano embebido em gua e um pouco de vinagre branco ou, ent?o, um produto de limpeza especfico para mquinas de lavar loia.

Deslocar o aparelho
Se tiver de deslocar o aparelho, tente mant-lo na posio vertical. Poder desloc-lo com a parte traseira virada para baixo, se tal for absolutamente necessrio.

Tampes
Um dos factores que originam a formao de odores na mquina a acumulao de resduos nos tampes. Uma limpeza peridica com uma esponja impedir que tal acontea.

Por causa do perigo de rasteira, a porta no pode estar aberta.

Quando for de frias


Quando for de frias, execute um ciclo de lavagem com a mquina vazia e, depois, retire a ficha da tomada, feche a gua e deixe a porta do aparelho entreaberta. Tal ajudar a aumentar a durabilidade dos tampes e a evitar a formao de odores no interior do aparelho.

20

Manuteno e tratameento

pt

O controlo e a manuteno regular da sua mquina pode evitar o aparecimento de anomalias. Isto poupa tempo e aborrecimentos. Por isso, de tempos a tempos, deve dar um pouco de ateno sua mquina.

Estado geraal da mquina


Verificar se existem depsitos de gordura e de calcrio no interior da mquina. Se estes depsitos existirem, ento: Lavar bem a mquina com detergente.

Sal Especial
Verificar a indicao de falta de sal E.Se necessrio,adicionar sal.
D E

Abrilhantador
Verifique a indicao de falta de abrilhantador no painel de comandos D e, se necessrio, encha o depsito.

Filtros
Os filtros 7,8 mantm afastados da bomba os resduos de maior dimenso, existentes na gua. Estes resduos podem simplesmente entupir os filtros. Depois de cada lavagem, verificar os filtros e, se necessrio, limp-los. Soltando o filtro grosso 7, poder retirar o grupo de filtros 8. Remover ento os restos de comida e lavar os filtros sob gua corrente. Recolocar o grupo de filtros 8 e recolocar o filtro grosso 7.
7 8

Brao aspersor
Calcrio e sujidades da gua de lavagem podem bloquear os injectores e os apoios dos braos aspersores 9 e 10. Verificar, se os injectores dos braos aspersores esto obstruidos com restos de comida. Se necessrio, desmontar o brao inferior 10 puxando-o para cima. Desapertar o brao superior 9. Lavar os braos aspersores sob a gua corrente. Voltar a encaixar e aparafusar os braos aspersores.
21 9 10

Pesquisa de Anomalias
Eliminao de pequenas anomalias

pt

Com a experincia, muitas das anomalias surgidas no funcionamento dirio podem ser eliminadas, sem necessidade de recorrer aos servios de assistncia. Isto poupa, naturalmente, dinheiro e garante a disponibilidade imediata da mquina. As indicaes que se seguem ajudaro a encontrar as causas das anomalias.

Anomalias... ...ao ligar a mquina


A mquina no funciona
Os fusveis domsticos no esto em condies. A ficha da mquina no est ligada tomada. A porta da mquina no est correctamente fechada. A tecla do programa no est premida. A torneira da gua no est aberta. Filtro entupido na mangueira de entrada de gua. - O filtro encontra-se na ligao do sistema de Aquastop ou na mangueira de admisso de gua.

Importante
As reparaes s devem ser efectuadas por um tcnico. As reparaes indevidas podem acarretar danos e perigos considerveis para o utilizador.

...na mquina
Quando (F) apareceres intermittente. Verificou se:
a porta est devidamente fechada.
F

Quando (F) apareceres intermittente. Verificou se:


a mangueira de descarga se colocado na posio inferior.
F 22

pt
Quando (F) apareceres intermittente.

Verificou se:
a mangueira de descarga est torcida ou dobrada. a mangueira de descarga se colocado na posio superior.
F

Quando (F) apareceres intermittente. Verificou se:


a torneira da gua est aberta e se a mangueira est devidamente colocada; tem gua em casa e se esta possui uma presso suficiente; a mangueira de abastecimento de gua est torcida ou dobrada; o filtro da mangueira de abastecimento de gua est obstrudo. a mangueira de descarga se colocado na posio inferior.
F

Se efectuadas os controlos a la mquina de lavar loia continua indicacere o anomalia display : accionar a tecla Off, aspetar alguno minutos a accionar la tecla On. Se, a mquina de lavar loia no funcionar e/ou o problema persistir, contacte o centro de assistncia autorizado mais prximo e fornea as informaes seguintes:
o tipo de anomalia; o nmero do modelo (Mod...) e o nmero de srie (S/N...), indicados na chapa de caractersticas localizada no interior da porta.

o brao inferior de asperso gira com dificuldade


O brao est bloqueado por partculas ou restos de comida.

a tampa do reservatrio do detergente no fecha


Demasiado detergente no reservatrio. Mecanismo bloqueado por restos de detergente.

as lmpadas de controlo no se apagam depois da lavagem


O interruptor principal ainda est ligado.

Restos de detergente colados no reservatrio, aps a lavagem


O reservatrio estava hmido quando da adio de detergente. S adicionar detergente com o reservatrio seco.

23

pt
Terminado o programa, fica gua dentro da mquina
A mangueira de esgoto est entupida ou dobrada. A bomba de escoamento est bloqueada. Os filtros esto entupidos. O programa ainda no terminou. Aguardar que o programa termine.

...na lavagem
Formao invulgar de despuma
Detergente de lavagem manual no reservatrio de abrilhantador. se derramar abrilhantador, limpe-o imediatamente com um pano, para evitar a formao de espuma excessiva durante o ciclo de lavagem seguinte.

A mquina pra durante a lavagem


No h alimentao de energia. No h alimentao de gua.

Rudo de pancada durante a lavagem


O brao aspersor est a bater numa pea de loia.

Loia a bater durante a lavagem


Peas de loia incorrectamente arrumadas.

Rudo de pancada das vlvulas de enchimento


Causado pela instalao da tubagem de gua. No tem qualquer efeito no funcionamento da mquina. No necessria qualquer ajuda.

...na loia
Ficam restos de comida na loia
Loia mal arrumada, os jactos de gua no atingem a superfcie da loia O cesto est sobrecarregado. As peas de loia esto muilto juntas. Foi adicionado pouco detergente. Foi seleccionado um programa fraco. Impedido o girar do brao. aspersor, porque se encontra uma pea de loia na sua trajectria. Os orifcios do brao aspersor esto entupidos com restos de comida. Os filtros esto entupidos. Os filtros no esto bem colocados. Bomba de escoamento bloqueada.

24

pt
Descolorao em peas de plstico
Foi adicionado pouco detergente. O detergente tem baixo efeito de branqueamento. Utilizar detergente com branqueador de cloro.

A loia fica com manchas brancas, copos com aspecto leitoso


Adicionado pouco detergente. Regulada pouca quantidade de abrilhantador. Apesar da elevada dureza da gua, no foi adicionado sal especial. Sistema de amaciamento da gua regulado para um grau demasiado baixo. A tampa do reservatrio de sal no est bem fechada. Foi utilizado detergente sem fosfato. Para comparao, experimentar um detergente com fosfato.

A loia no fica seca


Seleccionado um programa sem secagem. Regulada pouca quantidade de abrilhantador. Loia retirada demasiado cedo da mquina.

Os copos tm um aspecto bao


Regulada pouca quantidade de abrilhantador.

Ch ou restos de baton no totalmente removidos


O detergente tem baixo efeito de branqueamento. Seleccionada uma temperatura muito baixa.

Vestgios de ferrugem nos talheres


Talheres no suficientemente inoxidveis. Demasiado teor de sal na gua de lavagem. - Tampa do reservatrio de sal mal fechada. - Verteu demasiado sal durante o enchimento do reservatrio.

No se consegue eliminar os depsitos na loia


Adicionado detergente inadequado. Os copos no so prprios para lavar na mquina.

Copos e talheres com estrias, copos com aspecto metlico


Regulada uma quantidade de abrilhantador demasiado elevada.

25

Caractersticas tcnicas
Largura Profundidade Altura Capacidade para Presso da gua da rede Voltagem Intensita maxima da corrente Consumo total de energia 60 cm 58 cm 82 cm 12 talheres standard 0.03-1.0MPa 220-240V~ 50Hz 10A 2150W

pt

Indicaes
Indicaes sobre reciclagem
Os aparelhos velhos no co lixo, sem qualquer valor. Atravs de uma reciclagem compatvel com o meio ambiente, possvel recuperar matrar matrias primas valiosas. No caso de aparelhos fora de servio retiar a ficha da tomada, cortar e deitar fora o cabo, juntamente com a ficha. Destruir o fecho da porta, evitando, assim, que crianas a brincar possam ficar bloqueadas dentro do aparelho e corram perigo de vida. O seu novo aparelho esteve protegido pela embalagem durante o transporte. Todos os materiais utilizados so reutiliz-veis. Por favor providencie para que a embalagem seja reciclada, sem prejudicar o meio ambiente. No permitir que as crianas brinquem com os componentes da embalagem, pois existe o perigo de asfixia, devido aos cartes desdobrveis e s pelculas transparentes. Junto de uma Agente Especializado ou dos Servios Municipalizados da sua zona informe-se sobre as vrias possibilidades de reciclagem.

Generalidades
Mquinas de embutir e integrar, que, posteriormente, sejam instaladas como mquinas Solo, devem ser fixadas de modo que no possam tombar, por ex. fixao parede por meio de parafusos ou embutida sob um tampo corrido, aparafusado com os armrios adjacentes.
26

pt
Indicaoes sobre testes comparativos conforme EN 50242
Arrumao segundo determinao da norma Exemplo de arrumaot: Ver fig.1 , 2 e 3 Capacidade: 12 talheres Programa comparativo: Lavagem ligira Regulao de abrilhantador: 5 Detergente: 25g+5g

Fig.1

Fig.2

Fig.3

No caso de cesto superior ajustvel em altura ,ele deve ser colocado na posio superior. Se o tipo de loia e de talheres diferir dos testes comparativos conforme EN 50242 , contactar o fabricante de mquina antes da execuo dos testes .

27

pt
WB DS WS

DP WP DV SLV SV OS

IV

TL SRS HE SSS TL TS HR

WB: Caixa cabo DS: Interruptor porta WS: Interruptor nivel gua DP: Motor bomba de descarga DV: Compartimento do detergente e do abrilhantador

SLV: Vlvula de guia SV: Vlvula amaciador OS: Interruptor transbordiamento IV: Vlvula entrada gua WP: Motor bomba de lavagem TL: Limitador temperatura

HE: Calefator HR: Relais SSS: Interruptor nivel pouco de sal SRS: Interruptor nivel pouco de abrilhantador TS: Sensor temperatura

O smbolo no produto ou na embalagem indica que este produto no pode ser tratado como lixo domstico. Em vez disso, deve ser entregue ao centro de recolha selectiva para a reciclagem de equipamento elctrico e electrnico. Ao garantir uma eliminao adequada deste produto, ir ajudar a evitar eventuais consequncias negativas para o meio ambiente e para a sade pblica, que, de outra forma, poderiam ser provocadas por um tratamento incorrecto do produto. Para obter informaes mais pormenorizadas sobre a reciclagem deste produto, contacte os servios municipalizados locais, o centro de recolha selectiva da sua rea de residncia ou o estabelecimento onde adquiriu o produto.

28

You might also like