You are on page 1of 4

2.

Departamento de Compras
Mercadoria e Servios
O Departamento de Compras da Sol Plstikus possui a seguinte composio orgnica:
Compras

1 (hum) Encarregado de Compras 2 (dois) Aprovadores de Compras 1 (hum) Encarregado do Almoxarifado 3 Carregadores

PROCESSOS
- Solicitao de Materiais / Servios
1. 2. 3. 4. 5. Cada departamento encaminha a Ficha de Solicitao de Material / Servio para o Dep. de Compras; O Aprovador assina a Solicitao de Material / Servio de acordo com as respectivas aladas; O Aprovador aps assinatura, envia a Ficha de Solicitao de Material / Servio para o Gerente de Compras autorizar; Aps a autorizao, a Ficha de Solicitao de Material / Servio encaminhada para o Almoxarifado; Se solicitao de material: Verifica se existe o produto em estoque; Se no existe, Realiza uma cotao de compras; Define quem fornecer o produto; Gera um pedido de compras Recebe o material comprado; Dar entrada no estoque. Se existe; Gera uma requisio de estoque Envia o Material ao departamento solicitante Dar baixa no estoque. Se solicitao de servios: Verifica a existncia do Fornecedor especifico; Se no existe, Realizar uma cotao de preos; Define quem fornecer o servio; Informa ao departamento quando o fornecedor ir iniciar o atendimento Se j existe; Gera solicitao do servio; Fecha o contrato com o Fornecedor; Informa ao departamento quando o fornecedor ir iniciar o atendimento.
Relatrio das Necessidades de TI da empresa SOL PLASTIKUS

6.

Pgina 4

2. Departamento de Compras
Mercadoria e Servios
Pontos crticos do setor de compras

Processo de compras bastante lento; Uso intensivo de planilhas eletrnicas; Inexistncia de automao nos procedimentos de compras desde a solicitao at a aquisio do produto.

Compras

Com o novo sistema o Departamento de Compras alm do que j feito necessita das seguintes solues: 01. 02. Administrar as ComprasTabela de preos, controle de aprovadores, controle de solicitantes, controle de compradores, tolerncia de recebimento, de material em desacordo com o pedido de compra; Solicitao de CompraControle de quem pode solicitar o que e a aprovao de solicitao de compra; Importante1: Para que o sistema possa atender essas premissas, o ambiente de Compras dever oferecer as seguintes operaes:

e procurement; Ponto de Pedido / Lote Econmico; Aprovao por Alada; Auditoria de Cotaes;

03. 04. 05. 06. 07. 08.

CotaoSeleo de Fornecedores por grupo de material ou por fornecedor, distribuio da equipe de compras e anlise de cotao, considerando, prazo, preo por produto ou fornecedor, condio e qualidade; Contrato de Parceria gerenciamento dos contratos de garantia de preo e quantidade; Pedido de Compraaprovao por alada e aprovao tcnica (visto) ; Recebimento de Materialcomparativo do pedido de compra com o documento de entrada e aviso do recebimento de carga; Rastreamento grfico dos processos de controle de suprimentos; Gerenciamento automtico de solicitaes de compras com base no ponto de pedido e por meio do clculo do MRP

Pgina 5

Relatrio das Necessidades de TI da empresa SOL PLASTIKUS

2. Departamento de Compras
Mercadoria e Servios
Expectativas do Usurios com o novo sistema

Melhorar o relacionamento com os fornecedores; Agilizar / otimizar os processos de compras; Utilizar sistemas de informtica para apoiar o dia a dia do setor com os melhores softwares do mercado.

Compras

Importante2: Para gesto de contratos de Compras, espera -se as seguintes funcionalidades:


Gerenciamento de contratos de despesas (compras); Possibilidade de uso de diversas revises para um mesmo contrato, permitindo o uso de aditivos, reajustes, realinhamento e outras alteraes; Associao de planilhas aos contratos, relacionando itens ligados a eles; Controle de cronogramas fsicos e financeiros dos contratos; Controle de medies; Controle de caues; Controle de multas e bonificaes; Controle de contratos e outras moedas; Checklist de documentao necessria a cada etapa do contrato; Integrao com processo de despesas (notas fiscais de compras)

Pgina 6

Relatrio das Necessidades de TI da empresa SOL PLASTIKUS

2. Departamento de Compras
Mercadoria e Servios
Expectativas dos Gestores com o novo sistema

Agilizar ao mximo o processo de compra; Dar maior credibilidade nas informaes geradas; Rapidez nas respostas a Alta Administrao da empresa.

Compras

09.

GestoDisponilizao de informaes importantes que agilizaro a tomada de decises e as aes estratgicas da empresa. Os principais:

Saldo de Aladas; Aladas com Saldo Aladas sem Saldo Eficincia de Compras; Solicitaes de Compras em Aberto; Pedido de Compras em Aberto; Autorizaes de Entrega em Aberto; Contratos de Parceria em Aberto; Cotaes em Aberto; Itens em Ponto de Pedido Gesto de Contratos:

Contratos ativos, inativos e encerrados; Contratos a encerrar; Valor de contratos a pagar.

Pgina 7

Relatrio das Necessidades de TI da empresa SOL PLASTIKUS

You might also like