You are on page 1of 4

Ficha informativa C.

Fsico- Qumicas Data: ___/ ___ / 10 Nome:_____________________n:___ Tema: Foras gravitacionais, Peso e Massa de objectos 7 ano de escolaridade

Peso
Chamamos peso de um corpo fora gravtica com que um planeta o atrai. No caso do corpo estar na Terra, o peso a fora gravtica exercida pela Terra. O valor do peso obtm-se pendurando o corpo de um dinammetro e lendo o valor registado. O peso simboliza-se por P, e uma grandeza representada por um vector. Tem portanto: uma direco; a da recta que liga o corpo ao centro da Terra (vertical); um sentido; aponta sempre do objecto para o centro da Terra; uma intensidade; que se relaciona com a massa do objecto e com a atraco gravtica do local.

O peso uma fora gravtica, e como sabes o valor das foras gravticas depende: das massas dos corpos que se atraem: quanto maiores forem as massas, mais intensas sero as foras gravticas. Quanto maior for a massa do corpo, maior ser o peso do corpo (Fig. A) da distncia entre os corpos: quanto maiores forem as distncias entre eles, menores sero as foras gravticas. Quanto maior for a distncia que separa o corpo ao centro da Terra, menor ser o peso do corpo (Fig. B)

Figura A

Figura B

Massa
Quando queremos informar algum do nosso pelo podemos dizer: O meu peso 60 quilos. No entanto esta frase no correcta em fsica porque: Quilo no uma unidade. O nmero 60 no se refere ao peso mas sim massa.

A frase correcta seria A minha massa 60 quilogramas. Ento o que a massa? A massa uma grandeza representada por um valor numrico e mede-se com uma balana, simbolizando-se por m.

Ficha de trabalho C.Fsico- Qumicas Data: ___/ ___ / 10 Nome:_____________________n:___ Tema: Foras gravitacionais, Peso e Massa de objectos
As foras gravticas so universais porque se exercem entre quaisquer corpos e em qualquer local do Universo, mas s so visveis quando um dos corpos um astro grande (estrela ou planeta). O peso de um corpo a fora gravtica com que ele atrado para um planeta. Mede-se com um dinammetro e varia de lugar para lugar. A unidade no SI o newton. A massa de um corpo no varia e mede-se com uma balana. A unidade de massa no SI o quilograma. 1. J deves ter visto no cinema ou na televiso imagens de astronautas a caminhar na superfcie lunar, parecem flutuar. Isto explica-se pelo facto de:

7 ano de escolaridade

a.

O peso e a massa dos astronautas serem menores no Espao do que na Terra.

b.

A massa dos astronautas diminuir com a sua distncia Terra.

c.

A fora gravitacional que a Lua exerce sobre os astronautas ser menor.

d.

A fora gravitacional entre a Lua e um corpo na sua superfcie ser maior do que a fora gravitacional entre esse mesmo corpo e a Terra.

Selecciona a opo correcta.

2.

Sabendo que no seu planeta de origem, uma rocha (massa = 3 kg) tem o peso de 15 N, responde s questes seguintes. 2.1. Qual das situaes representa adequadamente o peso da rocha na superfcie da Terra?

__________________________________________________________________________ 2.2. Qual ser a massa da rocha na Terra? ___________________________________________________________________________ 2.3. Usando a expresso: Peso (N) = Massa (kg) x 10, calcula o peso da pedra na Terra.

2.4. Com que instrumento poderias medir o valor da massa?_____________________________________ 2.5. Com que instrumento poderias medir o valor do peso?_______________________________________

3. Em qual dos locais pesarias mais?

a. b. c. d. e.

Perto do Plo Norte Perto do equador Em Angola Em Portugal Na Lua

4. Um pacote de acar pesa 1 kg. Esta uma frase que tu ouves com frequncia no dia -a-dia, mas que est errada sob o ponto de vista fsico.

4.1 O que est errado na frase?_____________________________________________________________

4.2

Como deverias dizer para a frase ser correcta sob o ponto de vista fsico?___________________________

_________________________________________________________________________________________

5. Uma sonda colocou um objecto de 2 kg de massa em Marte. 5.1Qual o seu peso na Terra?

5.2 Qual a sua massa em Marte?

5.3 O que necessitaramos de saber para determinar o seu peso em Marte?

6.

L o texto seguinte com muita ateno, e responde s questes que te so colocadas. As Mars O fenmeno das mars deve-se atraco gravitacional exercida, pelo Sol e pela Lua, na Terra durante o seu

movimento de rotao. A atraco da Lua faz com que a gua dos oceanos se concentre na zona da Terra mais prxima da Lua, originando uma subida do nvel das guas (preia-mar). medida que essa zona da Terra se afasta da Lua, devido ao movimento de rotao, o nvel das guas desce, originando a baixa-mar. Em cada local da Terra, ao longo de um dia, ocorrem duas mars altas e duas mars baixas devido ao movimento de rotao da Terra. Contudo, e porque a Lua tambm se movimenta em torno da Terra, a hora a que ocorrem as mars em dias consecutivos no a mesma. Nas fases de Lua Nova e Lua Cheia, como o Sol e a Lua esto alinhados com a Terra, atraco ainda maior e origina as chamadas mars vivas. Nas fases de Quarto Crescente e Minguante, os trs astros no esto alinhados e altura das mars menor, originam-se as mars mortas.

6.1. Qual a principal razo para a ocorrncia de mars? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 6.2. Que tipos de mars existem? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 6.3. Quantas mars podem ocorrer durante 24 horas?___________________________________ 6.4. A que se deve a ocorrncia de mais do que uma mar ao longo de um dia? ___________________________________________________________________________ 6.5. Para alm da Lua que outro astro influencia as mars? ___________________________________________________________________________ 6.6. Quando ocorrem as mars vivas? E as mars mortas? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

You might also like