You are on page 1of 72

Esta reviso da NBR 5416:1981 foi elaborada pela CE - 03:014.

10 - Comisso de Estudo de Aplicao de Cargas em Transformadores de Potncia, do CB 03 - Comit Brasileiro de Eletricidade. Incorpora o Procedi-mento 2, descrito na seo 6, que no tem limitao de potncia na sua aplicao, enquanto que a edio anterior desta Norma abrangia somente transformadores com potncia at 100 MVA. O Procedimento 1 corresponde basicamente ao estabelecido na edio anterior (1981) desta Norma, com alteraes nos limites de temperatura e de cargas mximas. Os anexos A, B, C, D e E (normativos) so parte integrante desta Norma. O anexo F informativo.

1 Objetivo
1.1 Esta Norma fornece os procedimentos para a aplicao de cargas em transformadores e autotransformadores de potncia, fabricados e ensaiados de acordo com a NBR 5356, e imersos em lquido isolante, com dois ou mais enrolamentos, trifsicos ou bancos com unidades monofsicas. Os procedimentos a serem seguidos dependem do controle, disponvel ao usurio, das condi-es operacionais e se baseiam no envelhecimento da isolao dos enrolamentos. Para isto, a Norma estabelece dois procedimentos. Caso no sejam disponveis dados

de manuteno e operativos, deve-se utilizar o Procedimento 1, descrito na seo 5 desta Norma, que contempla transformadores com potncia at 100 MVA. Caso estes dados sejam disponveis, deve-se utilizar o Procedimento 2, descrito na seo 6, que no tem limitao de potncia. 1.2 Esta Norma se aplica a transformadores e autotransformadores de: a) classe 55oC: so aqueles cuja elevao da temperatura mdia dos enrolamentos, acima da ambiente, no excede 55oC e cuja elevao de temperatura do ponto mais quente do enrolamento, acima da ambiente, no excede 65oC; b) classe 65oC: so aqueles cuja elevao da temperatura mdia dos enrolamentos, acima da ambiente, no excede 65oC e cuja elevao de temperatura do ponto mais quente do enrolamento, acima da ambiente, no excede 80oC. 1.3 Esta Norma no se aplica a transformadores de distribuio nem a transformadores subterrneos. 1.4 Para transformadores e autotransformadores fabricados antes da vigncia desta Norma, com at 100 MVA de potncia trifsica, devem-se estabelecer limites especficos de cargas mximas admissveis, compatveis com o Procedimento 1 desta Norma.

3.3 carregamento admissvel: Capacidade de corrente admissvel do transformador, em ampres, podendo ser, inclusive, superior corrente nominal, desde que respeitados os limites estabelecidos nesta Norma. 3.4 Sobrecarga: Carregamento no qual so excedidos os limites estabelecidos nesta Norma.

4 Bases desta Norma


4.1 Expectativa de vida
4.1.1 O sistema papel isolante submetido a um processo

contnuo de degradao por ao da gua, oxignio e cidos presentes no leo isolante. Mantendo-se sob controle a ao desses contaminantes, o envelhecimento da celulose predominantemente trmico e cumulativo. Para os objetivos desta Norma, o envelhecimento est baseado na vida esperada do transformador, sob efeito da temperatura de operao da isolao ao longo do tempo.
4.1.2 A deteriorao da isolao em funo do tempo e

da temperatura fundamentada na teoria de Arrhenius, que estabelece que o logaritmo da vida da isolao uma funo do inverso da temperatura absoluta (ver figura 1):

log vida (horas) = A + onde:

...(1)

2 Referncias normativas
As normas relacionadas a seguir contm disposies que, ao serem citadas neste texto, constituem prescries para esta Norma. As edies indicadas estavam em vigor no momento desta publicao. Como toda norma est sujeita a reviso, recomenda-se queles que realizam acordos com base nesta que verifiquem a convenincia de se usarem as edies mais recentes das normas citadas a seguir. A ABNT possui a informao das Normas em vigor em um dado momento. NBR 5356:1993 - Transformadores de potncia Especificao NBR 5456:1987 - Eletricidade geral - Terminologia NBR 5458:1986 - Transformadores - Terminologia NBR 5460:1992 - Sistemas eltricos de potncia Terminologia ASTM D 974:1995 - Standard test method for acid and base number by color-indicator titration ASTM D 3277:1985 - Standard test method content of oil impregnate cellulosic insulation onde:

T a temperatura absoluta em Kelvin (e + 273oC); e a temperatura do ponto mais quente dos enrolamentos em graus Celsius; A e B so as constantes da curva de expectativa de vida.
4.1.3 No h um critrio nico para a avaliao do fim da

vida do transformador. Entretanto, possvel fazer-se uma avaliao da velocidade do envelhecimento adicional a que est sendo submetido o equipamento, comparando a perda de vida com uma taxa de perda de vida mdia de referncia. Calcula-se a perda de vida, ao longo de um perodo de tempo t (horas), em que a temperatura do ponto mais quente do enrolamento (e) permanece constante, pela equao: ...(2)

3 Definies
Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as definies de 3.1 a 3.4, complementadas pelas contidas nas NBR 5356, NBR 5456, NBR 5458 e NBR 5460. 3.1 carga: Corrente fornecida pelo transformador atravs do enrolamento considerado. 3.2 carga nominal: Corrente nominal do enrolamento considerado. A igual a -14,133 (transformador de 55oC); A igual a -13,391 (transformador de 65oC); B igual a 6 972,15. O valor obtido representa a taxa de envelhecimento global a que submetida a isolao slida, no intervalo de tempo t.

Figura 1 - Curva de expectativa de vida

4.2 Temperatura ambiente A temperatura ambiente um fator importante para a determinao da capacidade de carga do transformador, uma vez que a elevao de temperatura para qualquer carga deve ser acrescida ambiente para se obter a temperatura de operao. Preferencialmente, utiliza-se a medio da temperatura ambiente real para se determinar a temperatura do ponto mais quente do enrolamento e a capacidade de carga do transformador. Entretanto, quando a temperatura real no estiver disponvel, utiliza-se o histrico da temperatura ambiente, para determinado ms, obtido dos relatrios do servio de meteorologia do Ministrio da Agricultura, os quais fornecem a temperatura mdia mensal e a mdia das mximas temperaturas dirias para as vrias regies do pas: a) temperatura mdia: usa-se a mdia, para o ms em questo, das temperaturas mdias mensais obtidas no decorrer de vrios anos; b) mdia das temperaturas mximas dirias: usa-se a mdia, para o ms em questo, das mdias mensais das temperaturas mximas dirias obtidas no decorrer de vrios anos. Esses resultados devem ser usados como segue: - para anlise de carregamento em condio normal de operao, qualquer que seja o horizonte de anlise, deve-se utilizar a alnea (a) como temperatura ambiente para o ms em questo; - para anlise de carregamento em outras condies de operao, deve-se utilizar a alnea (b) como temperatura ambiente para o ms em questo. Para a determinao da temperatura provvel (futura), onde as temperaturas mdia e/ou mxima possam ser superiores s definidas em (a) e (b), essas temperaturas devem ser acrescidas de 5oC, uma vez que o envelhecimento em temperaturas mais altas que a mdia nem sempre compensado pelo menor envelhecimento em temperaturas mais baixas que a mdia. Com essa margem, a temperatura obtida poder ser excedida apenas em uns poucos dias por ms e, quando for excedida, a perda de vida adicional no ser significativa. 4.3 Curto-circuito O fator determinante no envelhecimento trmico do transformador a corrente de carga, no se levando em considerao as correntes de curto-circuito, s quais o transformador pode ser submetido. 4.4 Tenso Para os efeitos desta Norma, a tenso nos terminais do transformador no afeta os clculos de elevao de temperatura nem os de expectativa de vida do equipamento, desde que respeitados os limites estabelecidos pela NBR 5356.

4.5 Ciclo de carga Os transformadores, usualmente, operam em um ciclo de carga que se repete a cada 24 h. Este ciclo de carga pode ser constante ou pode ter um ou mais picos durante o perodo de 24 h. O ciclo de carga real pode ser convertido para um ciclo de carga equivalente, de formato retangular, pelo mtodo dado em 5.6, para usurios do Procedimento 1, ou manter-se inalterado, para usurios do Procedimento 2. 4.6 Elevaes de temperaturas do topo do leo e do ponto mais quente do enrolamento Quando aplicado um ciclo de carga ao transformador, as temperaturas do topo do leo e do ponto mais quente do enrolamento crescem e decrescem exponencialmente, conforme mostrado na figura 2. 4.7 Limitaes ao carregamento Nesta Norma so admitidas cargas limites para as quais no devem existir quaisquer outras limitaes, alm das capacidades trmicas dos enrolamentos e do sistema de resfriamento.

5 Procedimento 1 - Usurios que no dispem de controle das condies operacionais


5.1 Objetivo Este procedimento fornece as condies para aplicao de cargas em transformadores com dois ou mais enrolamentos e com potncias nominais trifsicas de at 100 MVA, para os usurios que possuem as mnimas informaes operacionais sobre o transformador. Para os casos de transformadores com mais de dois enrolamentos, o usurio deve utilizar a mesma formulao dos transformadores de dois enrolamentos. Entretanto, deve ser considerada, como potncia nominal, aquela do enrolamento que estiver submetido ao maior percentual de carga, considerando-se os demais a vazio. 5.2 Caractersticas dos transformadores Com as caractersticas constantes no anexo A, determinase a carga admissvel para as condies do usurio, levando-se em conta a temperatura ambiente, a carga inicial e a durao da ponta de carga. Estas caractersticas foram utilizadas no clculo dos carregamentos indicados nas tabelas do anexo B, resultando em carregamentos admissveis conservadores. Se as caractersticas especficas de um transformador so conhecidas e se for desejvel maior preciso nos resultados, o usurio pode utilizar as equaes de 5.7, conforme exemplo no anexo C. 5.3 Temperaturas-limite As temperaturas-limite so as dadas na tabela 1.

(a) ciclo genrico com dois nveis de carga; (b) elevao de temperatura do ponto mais quente do enrolamento sobre o ambiente; (c) elevao de temperatura do ponto mais quente do enrolamento sobre a temperatura do topo do leo; (d) elevao de temperatura do topo do leo sobre a temperatura ambiente.

Figura 2 - Ciclo genrico com dois nveis de carga e temperaturas resultantes

Tabela 1 - Temperaturas-limite Transformador Mxima temperatura do topo do leo Mxima temperatura do ponto mais quente 55 oC 95 oC 105 oC 65 oC 105 oC 120 oC

5.5.1.3 Transformadores com sistema de resfriamento com trocador de calor OFAF ou OFWF

Considerando-se que, nestes casos, a operao do transformador com todas as bombas ou todos os ventiladores, ou ambos, fora de servio, raramente acontece, se essa operao for necessria, as seguintes condies devem ser observadas, a fim de se evitarem danos ao transformador: a) a carga nominal pode ser mantida durante aproximadamente 30 min aps operao contnua com carga nominal, sob uma temperatura ambiente de 30oC, e com todos os equipamentos do sistema de resfriamento em servio; b) a carga nominal pode ser aplicada durante aproximadamente 90 min, se a operao for iniciada com os enrolamentos e o leo sob a temperatura de 30oC;

NOTA - Cumpre notar que aplicaes de carga superiores s de operao contnua do ponto mais quente a 95oC, no caso de transformador de 55oC e 105oC, no caso de transformador de 65oC, causam envelhecimento acelerado da celulose.

5.4 Cargas-limite As cargas mnimas so as dadas na tabela 2. Tabela 2 - Cargas-limite Carregamento nos transformadores Em condies normais de operao Em emergncia 55 oC 150% 150% 65 oC 150% 150%

c) a tenso nominal pode ser mantida durante 6 h, em vazio, aps operao contnua com carga nominal, sob uma temperatura ambiente de 30oC, e com todos os equipamentos do sistema de resfriamento em servio; d) a tenso nominal pode ser mantida durante 12 h, em vazio, se a operao for iniciada com os enrolamentos e o leo sob a temperatura de 30oC. Estando somente parte do sistema de resfriamento em funcionamento, as seguintes cargas so permissveis, produzindo aproximadamente a mesma elevao de temperatura que o funcionamento sob carga nominal, com todo o sistema de resfriamento em servio, conforme a tabela 3. Tabela 3 - Carga permitida em percentagem da carga nominal x percentagem do sistema de resfriamento em servio Percentagem do sistema de resfriamento em servio 80 60 50 40 33 Carga permitida em percentagem da carga nominal 90 78 70 60 50

NOTA - Como nesta Norma no so consideradas variaes nas tenses, os valores percentuais das cargas so iguais aos valores percentuais das correntes nos enrolamentos considerados.

5.5 Condies especiais


5.5.1 Operao com parte ou todo sistema de resfriamento fora de servio

Em transformadores providos de equipamentos auxiliares no sistema de resfriamento, tais como bombas, ventiladores ou ambos, pode ser necessrio oper-los por algum tempo com esses equipamentos fora de servio. O procedimento para aplicao de carga nesses casos dado nas subsees a seguir, utilizando-se a simbologia dos tipos de resfriamento da NBR 5356.
5.5.1.1 Transformadores com sistema de resfriamento ONAN/ONAF

Nestes casos, quando os ventiladores estiverem inoperantes, tomam-se os dados indicados na placa de identificao para o sistema de resfriamento ONAN e aplicamse cargas como se o transformador tivesse somente este sistema de resfriamento.
5.5.1.2 Transformadores com sistema de resfriamento ONAN/ONAF/OFAF

5.6 Mtodo de converso do ciclo de carga real para o ciclo de carga equivalente
5.6.1 O carregamento admissvel, obtido das tabelas B.1

Dependendo de serem as bombas, ou os ventiladores, ou ambos, que estiverem fora de servio, tomam-se, na placa de identificao, os dados correspondentes ao sistema de resfriamento que permanece em funcionamento e aplicam-se cargas como se o transformador tivesse somente este sistema de resfriamento.

a B.40, uma funo da carga inicial, da ponta de carga e de sua durao. Cada combinao de cargas nas tabelas deve ser considerada como um ciclo retangular de carga inicial, essencialmente constante, de 50, 70, 90 ou 100% da capacidade nominal, seguida por uma ponta de carga retangular de grandeza e durao dadas nas tabelas. O carregamento considerado para os clculos das tabelas ilustrado na figura 3.

5.6.2 Normalmente, o ciclo de carga real dirio irregular,

5.6.4 A carga bsica equivalente o valor mdio

conforme mostrado pela linha contnua da figura 4, existindo, geralmente, um perodo em que a carga alcana um valor consideravelmente maior do que qualquer outro no resto do dia. Na maioria das vezes, a carga se aproxima e se afasta do valor mximo, ou ponta de carga, gradualmente e no bruscamente.
5.6.3 Para se usarem as recomendaes de carrega-

mento, o ciclo de carga real precisa ser convertido para um ciclo de carga retangular simples, termicamente equivalente, tal como representado pela linha pontilhada da figura 4. Um transformador alimentando uma carga varivel sofre uma perda varivel, cujo efeito aproximadamente o mesmo que o de uma carga intermediria mantida constante pelo mesmo perodo de tempo. Tal fato deve-se s caractersticas de armazenamento de calor dos materiais do transformador. Uma carga, que gera as mesmas perdas que as causadas pela carga varivel, equivalente do ponto de vista de temperatura. A carga equivalente para qualquer parte de um ciclo de carga dirio pode ser expressa pela equao: Carga equivalente ou valor mdio quadrtico =

quadrtico de carga, obtido pela equao 3, ao longo dos perodos anterior e posterior ao pico de carga. Embora para fins de clculo de perda de vida, consideremse perodos de 24 h, com incio no instante do incio do pico de carga, recomenda-se que o clculo da carga bsica equivalente inclua o perodo de carga bsica compreendido entre as 12 h anteriores e as 12 h posteriores ao ponto mdio do pico de carga (ponto M da figura 2). Sugerem-se intervalos de 1 h, para a aplicao da equao 3.
5.6.5 A carga equivalente da ponta, para um ciclo de

carga, o valor mdio quadrtico obtido pela equao 3, para o perodo limitado sobre o qual a maior parte da ponta irregular real parece existir. A durao estimada da ponta de carga tem considervel influncia sobre o clculo da carga equivalente. Se a durao for superestimada, o valor mdio quadrtico de ponta poder ficar consideravelmente abaixo da ponta de demanda mxima. Como precauo contra superaquecimento devido a carregamentos acima do nominal, de curta durao e de grande magnitude, durante o perodo de ponta, o valor mdio quadrtico no deve ser menor do que 90% da demanda mxima integrada no perodo de 30 min.
5.6.6 Este mtodo pode ser usado para converter um ciclo

...(3)

de carga irregular como o mostrado na figura 4, para um ciclo de carga retangular. Neste caso, a carga bsica de 70% e a da ponta, de 140% da potncia nominal.
5.6.7 A tabela B.2 mostra que a carga admissvel, aps

onde: S1, S2, S3, etc. so os vrios degraus de carga em porcentagem, p.u., kVA ou corrente real; t1, t2, t3, etc. so as duraes respectivas dessas cargas. um carregamento contnuo de 70%, com a temperatura ambiente a 30oC, de 136% durante 1 h, sem que sejam ultrapassados os valores-limite de temperatura prescritos nesta Norma.

Figura 3 - Ciclo de carga considerado

Figura 4 - Ciclo de carga real

5.7 Clculo da temperatura de transformadores sob a aplicao de cargas


5.7.1 Geral

on a elevao de temperatura do topo do leo sobre a temperatura ambiente sob carga nominal oi a elevao inicial de temperatura do topo do leo sobre a temperatura ambiente, para t = 0 of a elevao final de temperatura do topo do leo sobre a temperatura ambiente para a carga de ponta (Sp) ei a elevao inicial do ponto mais quente sobre o topo do leo para t = 0 ef a elevao final do ponto mais quente sobre o topo do leo para a carga de ponta (Sp) om a mxima elevao do topo do leo sobre o ambiente durante o carregamento em a mxima elevao do ponto mais quente sobre o topo do leo durante o carregamento Ki a razo entre a carga inicial (Si) e a carga nominal (Sn) Kp a razo entre a carga de ponta (Sp) e a carga nominal (Sn) Si a carga inicial ou carga bsica Sn a carga nominal Sp a carga da ponta R a relao entre as perdas em carga sob carga nominal e a perda em vazio e igual a 2,71828 (base do logaritmo natural) t o tempo tp o tempo de durao da ponta t o intervalo de tempo genrico Pn a perda total sob carga nominal P a variao da perda total devido variao da carga

As tabelas de carregamento desta Norma so baseadas em caractersticas mdias de uma larga faixa de transformadores. As tabelas A.1 e A.2 do as caractersticas utilizadas no clculo dos carregamentos das tabelas B.1 a B.40. Quando as caractersticas de um transformador determinado variarem apreciavelmente em relao quelas das tabelas, ou quando capacidades de carga mais precisas forem desejadas, podem ser utilizadas as equaes bsicas deste captulo.
5.7.2 Lista de smbolos

Salvo indicao diferente, todas as temperaturas so em graus Celsius e todos os tempos expressos em horas. a a temperatura ambiente 0 a temperatura do topo do leo e a temperatura do ponto mais quente do enrolamento e a elevao de temperatura do ponto mais quente sobre a temperatura do topo do leo ea o e durante o aquecimento er o e durante o resfriamento en a elevao da temperatura do ponto mais quente do enrolamento, sob carga nominal, sobre a temperatura do topo do leo, obtida a partir da elevao da temperatura mdia do enrolamento sob carga nominal, em relao do topo do leo acrescida de 10oC (15oC) para transformadores de 55oC (65oC) 0 a elevao de temperatura do topo do leo sobre a temperatura ambiente oa o o durante o aquecimento or o o durante o resfriamento

T0 a constante de tempo trmica do transformador, para qualquer carga e para qualquer diferena de temperatura, entre a elevao final e a inicial do topo do leo, conforme a equao:
  


- enrolamento: ...(5) - Elevao de temperatura durante o resfriamento: - leo: ...(6) - enrolamento: ...(7) onde: t = t - tp ...(8)

 3

Te a constante de tempo trmica do ponto mais quente Tn a constante de tempo trmica para a carga nominal, comeando com a elevao inicial do topo do leo de 0oC sobre o ambiente PV a perda de vida C a capacidade trmica do transformador, em Joules por Kelvin n o expoente usado no clculo da elevao de temperatura do topo do leo, que depende do mtodo de resfriamento em funcionamento (ver tabelas A.1 e A.2) m o expoente usado no clculo da elevao de temperatura do ponto mais quente, que depende do mtodo de resfriamento em funcionamento (ver tabelas A.1 e A.2)
5.7.3 Mtodo de clculo

...(9)
Q

&

&

&

Q &

&& &
& &

&

&

...(10)

...(11) para t = tp para t = tp ...(12) ...(13) ...(14)

As consideraes e equaes a seguir pressupem a existncia de um ciclo simples, formado por uma carga bsica e um pico de carga, constantes ao longo de sua durao. Geralmente, o ciclo de carga dirio no to simples, e os clculos devem ser precedidos pela determinao de um ciclo equivalente, o que pode ser feito pelo processo apresentado em 5.6. Ciclos de operao, que no possam ser adequadamente representados por dois nicos nveis de carga, tambm so passveis de estudo por processo semelhante ao que ser visto a seguir, exigindo apenas algumas adaptaes. O mtodo exige a diviso do perodo em exame (24 h a contar do incio do pico de carga) em intervalos de pequena durao e o clculo da temperatura do ponto mais quente, ao fim de cada um desses intervalos. A temperatura do ponto mais quente do enrolamento suposta constante, ao longo de cada intervalo, e igual ao seu valor final. Quanto maior for o nmero de intervalos em que o ciclo de carga for dividido, mais preciso ser o clculo da temperatura do ponto mais quente. Intervalos mais longos acarretam, normalmente, resultados mais conservadores.
5.7.3.1 Transformadores de dois enrolamentos e autotransformadores sem tercirio

om = oa em = ea

H

NL

...(15)

e a menos das correes definidas em 5.7.3.2: T0 = Tn onde:


&

&Q

&

&

Q &

...(16)

e para transformadores com fluxo de leo no dirigido: C igual a 0,132 (massa do ncleo e das bobinas, em quilogramas) + 0,088 (massa do tanque e dos acessrios, em quilogramas) + 0,351 (litros de leo); e para transformadores com fluxo de leo dirigido: C igual a 0,132 (massa do ncleo e das bobinas, em quilogramas) + 0,132 (massa do tanque e dos acessrios, em quilogramas) + 0,510 (litros de leo).

Equaes para determinao da temperatura - Elevao de temperatura durante o aquecimento: - leo: ...(4)

As temperaturas do topo do leo e do ponto mais quente so calculadas, respectivamente, por: o = o + a e = e + o


5.7.3.2 Correo das equaes

Teoricamente, diversas correes poderiam ser feitas quando so usadas as equaes acima para o clculo das elevaes de temperatura, tais como as correes para as variaes: a) da constante de tempo trmica do transformador, para cargas acima da nominal; b) do valor da resistncia eltrica do condutor; c) da viscosidade do leo. Para fins prticos, entretanto, se essas correes forem omitidas, sero obtidos resultados suficientemente pre-

cisos. Com a elevao da temperatura, a resistncia eltrica do condutor, para as condies de carregamento acima da nominal, maior do que para a condio nominal. Pode-se, assim, aplicar um fator de correo no clculo das perdas, se tal refinamento fosse justificvel. Contudo, com esse acrscimo de temperatura, h uma diminuio da viscosidade do leo que, permitindo uma maior circulao deste, melhora a dissipao do calor. Dessa forma, este efeito tende a compensar o efeito do aumento da resistncia. 5.8 Utilizao das tabelas de capacidade de carga As tabelas B.1 a B.40, que indicam a ponta de carga a ser imposta a um transformador de potncia, para uma determinada durao, foram obtidas com a utilizao das equaes de 5.7.3.1. Aplicaes de cargas que causam envelhecimento acelerado do transformador aparecem indicadas nas tabelas. O fluxograma adotado para os clculos mostrado na figura 5.

Figura 5 - Fluxograma

5.8.1 Dados necessrios

Para a utilizao das tabelas, o usurio deve dispor dos seguintes dados: a) temperatura ambiente (a);

os valores de teor de gua e ndice de neutralizao do leo isolante do transformador estejam conforme a tabela 4. Todavia, no sentido de garantir que o envelhecimento da isolao seja predominantemente trmico, deve ser observado o estabelecido em 6.4.
6.2.3 Caractersticas do transformador

b) carga contnua inicial (Si); c) durao da ponta de carga (tp); d) mtodo de resfriamento (ONAN, ONAF, etc.); e) limite de elevao da temperatura mdia dos enrolamentos (55C ou 65C). Os transformadores possuem caractersticas que determinam a capacidade de seu carregamento.
6.2.3.1 Caractersticas bsicas

- classe do transformador (55oC ou 65oC); - corrente nominal;

6 Procedimento 2 - Usurios que dispem de controle das condies operacionais


6.1 Objetivo Este procedimento fornece as condies para a aplicao de cargas em transformadores, com dois ou mais enrolamentos e sem limitao de potncia, para os usurios que possuem o controle das condies operacionais das unidades transformadoras. Tais controles permitem otimizar a utilizao destes equipamentos quanto forma de carregamento. 6.2 Controle das condies operacionais
6.2.1 Ensaios por gs - Cromatografia

- tenso nominal; - massa da parte ativa; - massa do tanque e acessrios; - volume do leo; - perdas em carga (perdas binrias para transformadores com mais de dois enrolamentos); - perdas em vazio; - elevao da temperatura no topo do leo sob carga nominal em relao ambiente; - elevao da temperatura mdia do enrolamento sob carga nominal em relao do topo do leo; - constante de tempo trmica do transformador; - mtodo de resfriamento; - tipo do sistema de preservao do leo.
6.2.3.2 Caractersticas especficas

Devem ser levados em considerao, como limitantes nos procedimentos de carregamento, os casos em que existem suspeitas de falhas incipientes, detectadas a partir dos diagnsticos de gs-cromatografia e que, apesar disso, o transformador mantido em operao. Nestas condies, no se deve exceder a corrente nominal. A quantidade de oxignio no limita o carregamento. No entanto, no sentido de se atender expectativa de vida (ver 6.4), no que diz respeito acelerao do processo de envelhecimento da celulose, sua concentrao no leo isolante no deve ultrapassar o valor de 3 000 ppm.
6.2.2 Ensaios fsico-qumicos

Para a aplicao, de maneira confivel, dos nveis de carregamento desta seo da Norma, necessrio que

Para que o usurio possa aplicar carga com confiabilidade em seu transformador, deve-se ter conhecimento do histrico do equipamento com registros das manutenes, ocorrncias que influenciam na confiabilidade e/ou desgaste prematuro, acessrios etc.

Tabela 4 - Valores fsico-qumicos limites do leo isolante Ensaio Norma de ensaio leo em operao < 242 kV Teor de gua (ppm) a 60oC ndice de neutralizao (mg KOH/g)
NOTAS 1 Os valores da tabela foram obtidos da recomendao SCM-019/ELETROBRS. 2 Caso o leo esteja a uma temperatura diferente de 60oC, o teor de gua deve ser relacionado de acordo com a figura 6.

leo em operao 242 kV 25 < 0,15

NBR 5755 ASTM-D974

35 < 0,20

6.2.3.3 Influncia das caractersticas

6.2.5 Teor de gua nos enrolamentos

Transformadores do mesmo tipo/tenso/potncia, e submetidos a ciclos de carga semelhantes, podem apresentar diferentes envelhecimentos devido s suas caractersticas. As principais caractersticas que mais influenciam no clculo da perda de vida do equipamento por envelhecimento trmico so, por ordem de prioridade, as seguintes: en = elevao da temperatura do ponto mais quente do enrolamento, sob carga nominal, sobre a tem-peratura do topo do leo, obtida a partir da elevao da temperatura mdia do enrolamento, sob carga nominal em relao do topo do leo, acrescida de 10 oC (15 o C) para transformadores de 55oC (65oC)
NOTA - As temperaturas de acrscimo podem ser menores, dependendo do projeto do transformador.

A umidade, alm de reduzir a resistncia de isolamento, um fator limitante ao carregamento, devido possibilidade de formao de bolhas no transformador (ver tabela 5). Tabela 5 - Limites de teor de gua no papel isolante (% em massa) Norma de ensaio ASTM D 3277 < 242 kV 2 242 kV 1,5

O teor de gua deve ser verificado atravs de amostras de papelo, retiradas da parte ativa, usando mtodos de laboratrio, como o da ASTM D 3277. Nesse procedimento so necessrios o desligamento do transformador e a drenagem do leo. Na impossibilidade de se desligar o transformador, devem ser utilizadas curvas, como as da figura 6, que fornecem um valor orientativo do teor de gua nos enrolamentos, a partir da umidade do leo.
6.2.6 Formao de bolhas

on = elevao da temperatura no topo do leo sob carga nominal em relao ambiente To = constante de tempo trmica do transformador, para qualquer carga e para qualquer diferena de temperatura entre a elevao final e a inicial do topo do leo R = relao entre as perdas em carga, sob carga nominal, e a perda em vazio n = expoente usado no clculo da elevao de temperatura do topo do leo, que depende do mtodo de resfriamento em funcionamento (ver tabelas A.1 e A.2) m = expoente usado no clculo da elevao de temperatura do ponto mais quente, que depende do mtodo de resfriamento em funcionamento (ver ta-belas A.1 e A.2) Te = constante de tempo trmica do ponto mais quente

As temperaturas elevadas do enrolamento, ou as variaes abruptas da carga ou da presso atmosfrica, combinadas com valores superiores aos limites estabelecidos nesta Norma, podem ocasionar a formao de bolhas, aumentando o risco de falha no equipamento (ver anexo E). 6.3 Tipos de carregamentos admissveis Os carregamentos de transformadores so considerados em termos de ciclo de carga, com durao de 24 h cada ciclo. Os ciclos de carga podem ser classificados como de carregamento em condio normal de operao, em condio de emergncia de longa durao e em condio de emergncia de curta durao, conforme os limites de 6.5.
6.3.1 Ciclo de carregamento em condio normal de operao

6.2.4 Determinao das curvas de carga e de temperatura ambiente

Os dados de corrente e temperatura ambiente, a serem utilizados nos clculos de carregamento, devem ser coletados ao longo do ms, pelo menos uma vez por semana, no dia mais representativo. Estes dados devem ser coletados em intervalos de tempo regulares de no mximo 1 h. Deve-se adotar o seguinte procedimento: - a curva de carga a ser utilizada dada pela mdia dos valores medidos; - para transformadores de dois enrolamentos, a curva de carga mdia, em ampres, deve ser medida, preferencialmente, no lado secundrio; - para transformadores de trs enrolamentos, deve-se considerar a curva de carga mdia, em ampres, do enrolamento secundrio e do tercirio (se houver carga); - nos sistemas de aquisio de dados automatizados, os dados recebem pr-tratamento de validao e posterior armazenamento; neste caso, o clculo do carregamento admissvel do transformador feito a qualquer instante, e de acordo com o grau de preciso desejado.

aquele no qual, em nenhum momento, excedida a temperatura do topo do leo ou a do ponto mais quente do enrolamento para a condio normal, mesmo que, em parte do ciclo, seja ultrapassada a potncia nominal.
6.3.2 Ciclo de carregamento em condio de emergncia de longa durao

Tal carregamento permite que sejam ultrapassados os limites de temperatura do ciclo de carregamento em condio normal de operao, uma vez que so consideradas sadas prolongadas de unidades transformadoras, por desligamento de algum elemento de sistema.
NOTA - O carregamento das unidades transformadoras se situa acima dos valores nominais, porm decorre de desligamentos prolongados de um elemento do sistema. Uma vez ocorrida a contingncia, o carregamento pode se repetir periodicamente, at o restabelecimento das condies anteriores ao desligamento.

Figura 6 - Relao entre H2O no leo (ppm) e H2O no papel (%) em funo da temperatura da amostra do leo para transformadores higroscopicamente estabilizados1)

1)

Ref: Fabre & Pichon - CIGR paper 137- 1960.

6.3.3 Ciclo de carregamento em condio de emergncia de curta durao

6.5 Limites
6.5.1 Cargas-limite

Este tipo de carregamento envolve condies de maior risco, devendo, portanto, ser utilizado apenas em raras ocasies. O tempo de operao, nessa condio, deve ser menor do que a constante de tempo trmica do transformador e depende da temperatura em operao antes da contingncia, no devendo ser maior que 30 min. Durante esse intervalo de tempo, deve-se retornar condio de carregamento de longa durao; caso contrrio, o transformador deve ser desligado, para se evitar o risco de falha. 6.4 Expectativa de vida A expectativa de vida de um transformador, cujo leo esteja dentro das caractersticas de leo novo em contato com o equipamento, segundo a NBR 5356, dada exclusivamente pela lei de Arrhenius (envelhecimento trmico), ou seja:

As cargas mximas admissveis, em percentual da corrente nominal, so as dadas na tabela 7.


6.5.2 Temperaturas-limite

Para fins de aplicao desta Norma, so adotadas as limitaes de temperatura dadas na tabela 8. 6.6 Procedimentos adicionais Os procedimentos que devem ser desenvolvidos para utilizao na orientao da poltica de carregamento e expectativa de vida til so os descritos a seguir.
6.6.1 Influncia dos nveis de CO e CO2

Os nveis de CO e CO2 dissolvidos no leo isolante, bem como a razo entre eles e a taxa de crescimento das concentraes, constituem indicadores da degradao trmica do papel isolante.
6.6.2 Anlise da concentrao de compostos de furano em leo isolante

log vida (horas) = A + onde: T a temperatura absoluta em Kelvin = e + 273oC; e a temperatura do ponto mais quente dos enrolamentos, em graus Celsius; A e B so as constantes da curva de expectativa de vida. Os transformadores em operao, devido filosofia no projeto da conservao do leo isolante ou m manuteno do leo, possibilitam a penetrao de contaminantes, como o oxignio e a gua, acelerando o processo de envelhecimento. medida que os valores de teor de gua e ndice de neutralizao do leo isolante de um transformador se afastam das do leo novo em contato com o equipamento, conforme a NBR 5356, aumenta-se o desvio em relao lei de Arrhenius, uma vez que o envelhecimento da isolao passa a ser influenciado, tambm, pela ao dos agentes contaminantes (ver tabela 6). Tabela 6 - Valores do leo isolante e do papel em operao para clculo de expectativa de vida Ensaio Umidade no papel (% por massa) ndice de neutralizao (mg KOH/g) Teor de O2 (ppm) Limites <1 < 0,1 < 3 000

Os nveis de concentrao de compostos de furano em leo isolante constituem indicadores da degradao do papel isolante e de deteco de falhas incipientes, durante o ensaio de recepo do equipamento.
6.6.3 Anlise do grau de polimerizao do papel isolante

O resultado do ensaio de anlise do grau de polimerizao do papel mostra o estado de degradao mecnica do papel isolante. O fabricante do equipamento deve fornecer os valores de grau de polimerizao do papel novo e do papel aps a secagem em fbrica. Papis novos possuem grau de polimerizao em torno de 1000. Aps os ensaios de liberao do equipamento em fbrica, o papel deve atingir um valor de grau de polimerizao de no mnimo 800. O acompanhamento do grau de polimerizao pode ser feito a partir de amostras retiradas de local prximo entrada dos terminais de alta tenso. Na impossibilidade de acesso a esse ponto, o grau de polimerizao pode ser avaliado a partir de amostras retiradas dos terminais das buchas. Papel acessvel para amostragem deve ser previsto na especificao e construo dos transformadores, para permitir a avaliao do equipamento. O grau de polimerizao em torno de 150 indica que o equipamento est sujeito a falha, dependendo dos nveis dos esforos mecnicos resultantes de curtos-circuitos externos.
6.6.4 Monitorao da temperatura em tempo real

O conhecimento das temperaturas dos enrolamentos e do leo, em tempo real, permite a otimizao do carregamento, acarretando maior flexibilidade operativa. Para isto, so necessrios: - controle da carga em tempo real, - comando da carga distncia, - leitura remota da temperatura, - sistema de medio de temperatura de alta preciso.

Caso os referidos limites no sejam respeitados, a expectativa de vida calculada atravs da lei de Arrhenius servir, apenas, para uma anlise relativa da influncia de um determinado carregamento, pois o grau de envelhecimento assim obtido no corresponde idade cronolgica do transformador.

Tabela 7 - Cargas mximas admissveis Tipo de carregamento Normal Emergncia de longa durao Emergncia de curta durao Transformador at 100 MVA 150% 150% 150% Transformador > 100 MVA 130% 130% 140%

NOTA - Para carregamentos superiores aos da tabela, devem-se conhecer as limitaes de projeto.

Tabela 8 - Temperaturas-limite Classe Tipo de carregamento 55 oC Temperatura o C leo Normal Emergncia de longa durao Emergncia de curta durao 95 105 105 Ponto mais quente 105 120 130 leo 105 110 110 Ponto mais quente 120 130 140 65 oC

6.7 Clculo da temperatura de transformadores sob aplicao de cargas


6.7.1 Geral

e3a o e3 durante o aquecimento e3r o e3 durante o resfriamento en1,2,3 a elevao da temperatura do ponto mais quente do enrolamento, sob carga nominal, sobre a temperatura do topo do leo, obtida a partir da elevao da temperatura mdia do enrolamento sob carga nominal, em relao do topo do leo acrescida de 10 o C (15 o C) para transformadores de 55oC (65oC) do enrolamento de alta, mdia e baixa tenso o a elevao de temperatura do topo do leo sobre a temperatura ambiente oa o o durante o aquecimento or o o durante o resfriamento on a elevao de temperatura do topo do leo sobre a temperatura ambiente sob carga nominal oi a elevao inicial de temperatura do topo do leo sobre a temperatura ambiente para t = 0 of a elevao final de temperatura do topo do leo sobre a temperatura ambiente para a carga de ponta (Sp) ei1 a elevao inicial do ponto mais quente sobre o topo do leo para t = 0, do enrolamento de alta tenso ei2 a elevao inicial do ponto mais quente sobre o topo do leo para t = 0, do enrolamento de mdia tenso ei3 a elevao inicial do ponto mais quente sobre o topo do leo para t = 0, do enrolamento de baixa tenso ef1 a elevao final do ponto mais quente sobre o topo do leo para a carga de ponta (Sp) do enrolamento de alta tenso

Para o clculo das capacidades de carga dos transformadores, devem ser utilizadas as equaes bsicas desta subseo.
6.7.2 Lista de smbolos

Salvo indicao diferente, todas as temperaturas so em graus Celsius e todos os tempos expressos em horas. a a temperatura ambiente o a temperatura do topo do leo e1, 2, 3 a temperatura do ponto mais quente do enrolamento de alta, mdia e baixa tenso e1 a elevao de temperatura do ponto mais quente sobre a temperatura do topo do leo do enrolamento de alta tenso e1a o e1 durante o aquecimento e1r o e1 durante o resfriamento e2 a elevao de temperatura do ponto mais quente sobre a temperatura do topo do leo do enrolamento de mdia tenso e2a o e2 durante o aquecimento e2r o e2 durante o resfriamento e3 a elevao de temperatura do ponto mais quente sobre a temperatura do topo do leo do enrolamento de baixa tenso

ef2 a elevao final do ponto mais quente sobre o topo do leo para a carga de ponta (Sp) do enrolamento de mdia tenso ef3 a elevao final do ponto mais quente sobre o topo do leo para a carga de ponta (Sp) do enrolamento de baixa tenso om a mxima elevao do topo do leo sobre o ambiente durante o carregamento acima do nominal em1 a mxima elevao do ponto mais quente sobre o topo do leo durante o carregamento acima do nominal, do enrolamento de alta tenso em2 a mxima elevao do ponto mais quente sobre o topo do leo durante o carregamento acima do nominal, do enrolamento de mdia tenso em3 a mxima elevao do ponto mais quente sobre o topo do leo durante o carregamento acima do nominal, do enrolamento de baixa tenso KiT a razo entre as perdas totais correspondentes carga inicial (Si) e carga nominal (Sn) Ki1 a razo entre as perdas no enrolamento de alta tenso correspondentes carga inicial (Si) e carga nominal (Sn) Ki2 a razo entre as perdas no enrolamento de mdia tenso correspondentes carga inicial (Si) e carga nominal (Sn) Ki3 a razo entre as perdas no enrolamento de baixa tenso correspondentes carga inicial (Si) e carga nominal (Sn) KpT a razo entre as perdas totais correspondentes carga de ponta (Sp) e carga nominal (Sn) Kp1 a razo entre as perdas no enrolamento de alta tenso correspondentes carga de ponta (Sp) e carga nominal (Sn) Kp2 a razo entre as perdas no enrolamento de mdia tenso correspondentes carga de ponta (Sp) e carga nominal (Sn) Kp3 a razo entre as perdas no enrolamento de baixa tenso correspondentes carga de ponta (Sp) e carga nominal (Sn) Si a carga inicial ou carga bsica Sn a carga nominal Sp a carga da ponta R a relao entre as perdas em carga sob carga nominal e a perda em vazio e igual a 2,71828 (base do logaritmo natural) t o tempo tp o tempo de durao da ponta

t o intervalo de tempo genrico Pn a perda total sob carga nominal P a variao da perda total devida variao da carga T0 a constante de tempo trmica do transformador para qualquer carga e para qualquer diferena de temperatura entre a elevao final e a inicial do topo do leo:

Te a constante de tempo trmica do ponto mais quente Tn a constante de tempo trmica para a carga nominal, comeando com a elevao inicial do topo do leo de 0oC sobre o ambiente PV a perda de vida C a capacidade trmica do transformador, em joule por Kelvin n o expoente usado no clculo da elevao de temperatura do topo do leo, que depende do tipo do resfriamento em funcionamento (ver tabelas A.1 e A.2) m o expoente usado no clculo da elevao de temperatura do ponto mais quente, que depende do tipo do resfriamento em funcionamento (ver tabelas A.1 e A.2) Pp a perda total devida carga Sp Pi a perda total devida carga Si Pi1 - perdas no enrolamento de alta tenso devido carga Si1 Pi2 - perdas no enrolamento de mdia tenso devido carga Si2 Pi3 - perdas no enrolamento de baixa tenso devido carga Si3 P1 - perdas no enrolamento de alta tenso devido carga Sn1 P2 - perdas no enrolamento de mdia tenso devido carga Sn2 P3 - perdas no enrolamento de baixa tenso devido carga Sn3 Pfe - perdas a vazio medidas com tenso nominal na derivao principal
6.7.3 Mtodo para o clculo

Ver 5.7.3.
6.7.4 Equaes para a determinao da temperatura 6.7.4.1 Transformadores de dois enrolamentos e autotransformadores sem tercirio

Ver 5.7.3.1.

6.7.4.2 Transformadores de trs enrolamentos

&

- Elevao de temperatura durante o aquecimento: - leo:

& Q

&

&

Pp = Pp1 + Pp2 + Pp3 + Pfe ... (17) - enrolamento: ...(18a) ... (18b) ... (18c) - Elevao de temperatura durante o resfriamento: - leo: ... (19) - enrolamento: P1 = W1 P2 = W2 P3 = W3 ei1 = en1

... (23a)

ei2 = en2

... (23b)

... (20a) ... (20b) ... (20c)

ei3 = en3

... (23c)

ef1 = en1

... (24a)

onde: t' = t - tp ef2 = en2

... (24b)

... (21) ef3 = en3



P

... (24c) para t = tp para t = tp para t = tp para t = tp ... (25) ... (26a) ... (26b) ... (26c)

& &

&

om = oa em1 = e1a em2 = e2a em3 = e3a


& & & Q

Pi = Pi1 + Pi2 + Pi3 + Pfe

... (27)

& & & Q

... (28) & & &


Q &

T0 = Tn

onde

... (29)

onde, para transformadores com fluxo de leo no dirigido: C igual a 0,132 (massa do ncleo e das bobinas, em quilogramas) + 0,088 (massa do tanque e dos acessrios, em quilogramas) + 0,351(litros de leo);

...(22)

e para transformadores com fluxo de leo dirigido: C igual a 0,132 (massa do ncleo e das bobinas, em quilogramas) + 0,132 (massa do tanque e dos acessrios, em quilogramas) + 0,510 (litros de leo). A temperatura do ponto mais quente calculada por: e1 = o + e1 + a e2 = o + e2 + a e3 = o + e3 + a
NOTA - A perda em carga para transformador de trs enrolamentos , aproximadamente, a soma das perdas de cada enrolamento. As perdas em cada enrolamento so calculadas atravs das equaes:

Em um autotransformador com tercirio, as perdas W1, W2 e W3 no possuem significado individualmente, podendo assumir valores negativos. Mesmo neste caso, a sua soma corresponde, aproximadamente, perda em carga do transformador; b) autotransformadores elevadores: as temperaturas calculadas dos enrolamentos so menores que as observadas no equipamento. Quando da operao sem carga no tercirio, este equipamento, por se comportar como um transformador de dois enrolamentos, j est contemplado em 6.7.4.1.
6.7.5 Correo das equaes

Ver 5.7.3.2.
6.7.6 Mtodo utilizado para o clculo da capacidade de carga 6.7.6.1 Mtodo

O mtodo de clculo apresentado nesta subseo fornece o carregamento admissvel do transformador, segundo condies preestabelecidas, atravs do clculo de um ciclo de carga mxima admissvel que pode ser imposta a um transformador de potncia a partir do conhecimento dos seguintes dados: a) caractersticas do transformador; b) o ciclo de carga hora a hora na instalao;
onde: P1, P2 e P3 so as potncias de referncia dos enrolamentos para determinada condio de carregamento, especificadas pelo comprador (P1 > P2 > P3) , em VA. Se esta condio no for especificada, devem ser adotadas as respectivas potncias nominais dos enrolamentos; W12 a perda nos enrolamentos 1 e 2, referida potncia P2, na temperatura de referncia, em watts; W13 a perda nos enrolamentos 1 e 3, referida potncia P3, na temperatura de referncia, em watts; W23 a perda nos enrolamentos 2 e 3, referida potncia P3, na temperatura de referncia, em watts; W1, W2, W3 so as perdas nos enrolamentos 1, 2 e 3, referidas s potncias P1 , P2 e P3, respectivamente, na temperatura de referncia, em watts. Quando da operao sem carga no tercirio, este equipamento, por se comportar como um transformador de dois enrolamentos, j est contemplado em 6.7.4.1. 6.7.4.3 Autotransformadores com enrolamento tercirio

c) temperatura ambiente na instalao (conforme 4.2); d) limites para carga, temperaturas leo/enrolamento e perda de vida (ver 4.1 e 6.5). Esse mtodo utiliza a teoria de Arrhenius (ver 4.1.2), exigindo a diviso do ciclo de carga em intervalos de pequena durao (normalmente 24 intervalos de 1 h cada um), e o clculo da temperatura do ponto mais quente dos enrolamentos, ao fim de cada um desses intervalos. A temperatura do ponto mais quente do enrolamento suposta constante ao longo de cada intervalo e igual ao seu valor final no intervalo, podendo-se calcular a perda de vida percentual ocorrida ao longo de cada intervalo t (em horas) pela equao 3. A perda de vida a soma das perdas de vida dos diversos intervalos de tempo. Quanto maior o nmero de intervalos em que o ciclo de carga for dividido, mais preciso o resultado. A partir do ciclo de carga dado e das informaes contidas em a), c) e d), o mtodo utiliza um processo iterativo para definir o perfil de carga mximo admissvel. Este perfil pode ser alterado para cima ou para baixo em funo da violao de alguns dos limites definidos em d). Neste caso, o processo repetido at que o novo perfil esteja dentro dos limites de d).
6.7.6.2 Fluxograma

As equaes de 6.7.4.2 podem ser aplicadas a autotransformadores com enrolamento tercirio. Entretanto, devido s simplificaes adotadas, os resultados apresentaro os seguintes desvios em relao s temperaturas observadas no equipamento: a) autotransformadores abaixadores: as temperaturas calculadas dos enrolamentos so maiores do que as observadas no equipamento.

Para melhor visualizao do processo de clculo, a figura 7 apresenta um fluxograma simplificado do processo.

Figura 7 - Fluxograma simplificado do processo de clculo

6.8 Condies especiais


6.8.1 Operao com parte ou todo sistema de resfriamento fora de servio

Lista de smbolos: A a soma da superfcie livre das paredes do tanque e tampa em metros quadrados C a capacidade trmica do transformador para fluxo de leo no dirigido Kp a razo entre a carga a ser mantida e a carga nominal P a perda total na condio de carga a ser mantida, menos as perdas dissipadas pelas paredes do tanque a ao, em watts F igual a 2, para fluxo de leo dirigido, e 1, para fluxo de leo no dirigido TL a perda total na condio de carga a ser mantida, em watts af1 a elevao de temperatura do leo mxima potncia de placa, obtida do relatrio de ensaio de fbrica au a elevao de temperatura final do leo mdio, em graus Celsius ao a elevao de temperatura do leo mdio no instante da perda de todo o sistema de resfriamento, em graus Celsius at a elevao de temperatura do leo mdio no instante t eg a elevao de temperatura do ponto mais quente sobre o topo do leo na condio de carga a ser mantida m o expoente do enrolamento, conforme as tabelas A.1 e A.2 en a elevao de temperatura do ponto mais quente sobre o topo do leo na condio de carga nominal a a temperatura ambiente o a elevao de temperatura do topo do leo, em graus Celsius e a temperatura do ponto mais quente, em graus Celsius (1) A estimativa de perdas em watts, que dissipada pelo tanque temperatura do leo mxima potncia OFAF, aps a perda de todo o sistema de resfriamento, calculada conforme a equao a seguir: LD = 5,659 (af1)1,21 watts (2) A estimativa da elevao de temperatura final do leo mdio na condio de carga a ser mantida calculada conforme a equao a seguir: au = (TL/LD)0,8 af1 (3) A constante de tempo trmico correspondente a esta condio de carga calculada conforme a equao a seguir:

Em transformadores providos de equipamentos auxiliares no sistema de resfriamento, tais como: bombas, ventiladores ou ambos, pode ser necessrio oper-los por algum tempo com esses equipamentos fora de servio. O procedimento para aplicao de carga nesses casos dado nas subsees a seguir, utilizando-se a simbologia dos tipos de resfriamento da NBR 5356.
6.8.1.1 Transformadores com sistema de resfriamento ONAN/ONAF

Nestes casos, quando os ventiladores estiverem inoperantes, tomam-se os dados indicados na placa de identificao para o sistema de resfriamento ONAN e aplicamse cargas como se o transformador tivesse somente este sistema de resfriamento.
6.8.1.2 Transformadores com sistema de resfriamento ONAN/ONAF/OFAF

Dependendo de serem as bombas ou os ventiladores ou ambos que estiverem fora de servio, tomam-se, na placa de identificao, os dados correspondentes ao sistema de resfriamento que permanece em funcionamento e aplicam-se cargas como se o transformador tivesse somente este sistema de resfriamento.
6.8.1.3 Transformadores com sistema de resfriamento OFAF ou OFWF (com trocador de calor)

Os trocadores de calor utilizados em transformadores com o sistema de resfriamento OFAF ou OFWF, em geral, dissipam uma quantidade insignificante de calor, quando a circulao forada do leo ou o meio refrigerante forado (ar ou gua) estiver inoperante. Se somente parte do sistema de resfriamento estiver em funcionamento, so admissveis cargas permissveis e sua durao pode ser calculada conforme 6.8.1.4. As cargas, a durao da carga, a condio prvia ao carregamento, a temperatura ambiente e os parmetros fsicos do transformador determinam a temperatura do ponto mais quente e a perda de vida ocorrida durante o perodo da perda de todo o sistema de resfriamento. Durante o perodo da perda do sistema de resfriamento, o calor dissipado pelo transformador depende da radiao do tanque e das caractersticas de conveco que, por sua vez, dependem das dimenses do tanque. As caractersticas de dissipao do calor podem ser calculadas atravs das medies obtidas de ensaios, ou estimadas com base nas dimenses externas.
6.8.1.4 Efeito do carregamento e do tempo sobre a temperatura do leo e do ponto mais quente

O efeito do carregamento e do tempo sobre a temperatura do leo e do ponto mais quente pode ser determinado de uma forma aproximada atravs das equaes a seguir.

DI

(4) A elevao de temperatura do leo mdio em um instante t qualquer, para o transformador nesta condio de operao, pode ser calculada atravs da seguinte equao:

recomendado que e no exceda 140oC.


NOTA - Ao utilizar o procedimento acima, os seguintes fatores devem ser levados em considerao, durante a situao da perda do sistema de resfriamento: a) a maioria das protees contra sobrecorrente, instaladas no transformador, inadequada para esta condio de operao; b) o rel do ponto mais quente (para alarme e, em muitos casos, desligamento), utilizando dois parmetros de entrada (corrente de fase e a temperatura do topo do leo), calibrado para a elevao do ponto mais quente sobre o leo, considerando o fluxo de leo forado circulando atravs dos enrolamentos. Sem este fluxo de leo forado, o aparelho deve indicar uma temperatura muitos graus abaixo da temperatura real do ponto mais quente; c) um transformador projetado para o fluxo de leo dirigido, ao se perderem as bombas, tem reduzido drasticamente o fluxo de leo atravs dos enrolamentos, aumentando sensivelmente o gradiente do ponto mais quente. Conseqentemente, a temperatura do topo do leo deve ser reduzida a um valor bem abaixo da normal, para assegurar que a temperatura do ponto mais quente fique dentro dos limites do projeto.

(5) Durante o intervalo de tempo t/L = 0 a 0,15, a diferena entre a temperatura do topo do leo e o leo mdio pode ser calculada conforme segue: 01 = 7 t + 6 (t em horas) A elevao de temperatura estimada do topo do leo pode ser calculada conforme segue: 0 = 01 + at recomendado que 0 + a no exceda 110oC.
NOTA - Estimativas para a elevao de temperatura do topo do leo para t/L > 0,15 devem ser obtidas do fabricante. 6.8.1.5 Para transformadores com fluxo de leo dirigido, a elevao de temperatura do ponto mais quente sobre o topo do leo aumenta substancialmente, quando cessa o fluxo de leo forado. Uma estimativa desse valor pode ser obtida do fabricante. Com a premissa de que um fluxo razovel de leo continua circulando por conveco natural, uma estimativa aproximada pode ser calculada conforme segue:

7 Transformador elevador de usina


Os transformadores elevadores de usina no so, geralmente, submetidos a carregamentos acima da potncia nominal, por serem de potncias superiores s dos geradores. Nos casos em que haja necessidade de operao dos transformadores em condies de carregamentos acima da potncia nominal, estas condies operativas devem ser avaliadas de acordo com os limites de projeto.

en = (elevao mdia do enrolamento - af1 F + 5) eg= en K2m


o

NOTA - A elevao de temperatura mdia do enrolamento e do leo pode ser obtida do relatrio de ensaio para a mxima potncia de placa. 6.8.1.6 A temperatura do ponto mais quente, para a carga

a ser mantida, pode ser calculada como a seguir: e = a + o + eg

/ANEXO A

Anexo A (normativo) Tabelas de caractersticas dos transformadores

Tabela A.1 - Caractersticas dos transformadores de 65oC sob carga nominal Mtodo de resfriamento ONAN ONAF 133% ONAF >133% OFAF ou OFWF 80 ODAF ou ODWF 80

Elevao de temperatura do ponto mais quente acima do ambiente, em oC Elevao de temperatura do topo do leo acima do ambiente, em oC Constante de tempo do topo do leo (Tn) (h) Constante de tempo do ponto mais quente (Te) (h) Relao entre perda no cobre e perdas no ferro (R) m (expoente do enrolamento)1) n (expoente do leo)2)
1) 2)

80

80

80

55

60

45

45

45

3,0 0,08

2,0 0,08

1,25 0,08

1,25 0,08

1,25 0,08

3,2 0,8 0,8

4,5 0,8 0,90

6,5 0,8 0,90

6,5 0,8 1,0

6,5 1,0 1,0

m = expoente da elevao de temperatura do enrolamento em funo das perdas no cobre. n = expoente da elevao de temperatura do topo do leo em funo das perdas totais.

Tabela A.2 - Caractersticas dos transformadores de 55oC sob carga nominal Mtodo de resfriamento ONAN ONAF 133% Elevao de temperatura do ponto mais quente acima do ambiente, em oC Elevao de temperatura do topo do leo acima do ambiente, em oC Constante de tempo do topo do leo (Tn) (h) Constante de tempo do ponto mais quente (Te) (h) Relao entre perda no cobre e perdas no ferro (R) m (expoente do enrolamento)1) n (expoente do leo)2)
1) 2)

ONAF >133% 65

OFAF ou OFWF 65

ODAF ou ODWF 65

65

65

40

40

37

37

37

2,7 0,08 5,0 0,8 0,8

1,7 0,08 5,0 0,8 0,90

1,25 0,08 5,0 0,8 0,90

1,25 0,08 5,0 0,8 1,0

1,25 0,08 5,0 1,0 1,0

m = expoente da elevao de temperatura do enrolamento em funo das perdas no cobre. n = expoente da elevao de temperatura do topo do leo em funo das perdas totais.

/ANEXO B

Anexo B (normativo) Tabelas de carregamento e exemplos de utilizao


As tabelas B.1 a B.40 fornecem o carregamento admissvel, para cada ciclo de 24 h, de acordo com as caractersticas do transformador, a carga inicial, a temperatura ambiente e a durao da ponta de carga. Quando as cargas iniciais diferirem das tabeladas, pode ser obtida suficiente exatido por meio de interpolao. B.1 Exemplos de aplicao das tabelas B.1 a B.40 B.1.1 Para um transformador de 65oC ONAN, com a potncia nominal trifsica de 80 MVA, calcular o carregamento mximo admissvel para a seguinte condio: - temperatura ambiente: 30oC; - carga inicial: 40 MVA; - durao da ponta de carga: 4 h. Consultando-se a tabela B.1, para DP = 4 h e Ta = 30oC, l-se: - ponta de carga: 118%; - temperatura do ponto mais quente: 120oC; - temperatura do leo: 87 C. O carregamento de 118% atende s limitaes desta Norma, podendo ento, ser aplicado. Se o carregamento desejado fosse de 145%, para Ta = 30oC, verifica-se, na tabela B.1, que o perodo mximo de durao da ponta de carga de 1 h. B.1.2 Para especificar um transformador de 55oC ONAF, que suporte o seguinte ciclo de carga: - carga inicial: 60 MVA; - ponta de carga: 100 MVA; - durao da ponta de carga: 2 h; - temperatura ambiente: 30oC. ou 6
6 Q Q QQ Q QQ Q QQ
o

Considerar: H onde: Si a carga inicial; Sn a carga nominal; Sp a carga da ponta. a) consultando-se as tabelas B.25, B.26, B.27 e B.28, para as condies especificadas (DP = 2, Ta = 30), obtm-se os seguintes valores: Tabela B.25 B.26 B.27 B.28 Ki 0,5 0,7 0,9 1 Kp 1,2 1,17 1,14 1,12 6 6
HH

6 6

b) nas condies do ciclo de carga dado, tem-se:

logo, Ki = 0,6 Kp

Traando-se a curva Kp em funo de Ki , com os valores obtidos em (a) e traando-se a reta obtida em (b), obtmse um ponto de interseo (Kix = 0,71, Kpx = 1,18) que a soluo do problema (ver figura B.1). A potncia nominal do transformador deve ser:
6 6 6 6 6 09$

6 6

6 6

6 09$

Figura B.1

Tabela B.1 -Carregamento de transformadores de 65oC Sistema de resfriamento: ONAN Carga inicial = 50% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 150 150 150 150 150 150 143 150 150 150 150 145 138 131 150 147 142 136 130 124 118 137 133 128 123 118 113 108 129 124 120 116 111 107 102 126 122 118 113 109 105 100 TO (oC) 47 52 57 62 67 72 76 56 61 66 71 75 78 81 70 74 77 79 82 85 87 78 81 83 85 87 90 92 83 84 86 89 90 93 94 84 86 88 89 91 93 95 TE (oC) 95 100 105 110 115 120 120 104 109 114 119 120 120 120 118 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 119 120 120 120 X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.2 -Carregamento de transformadores de 65oC Sistema de resfriamento: ONAN Carga inicial = 70% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 150 150 150 150 146 138 129 150 150 150 143 136 129 121 147 142 136 131 125 119 112 135 130 126 121 116 111 105 128 124 119 115 111 106 101 126 122 118 113 109 105 100 TO (oC) 55 60 65 70 75 79 83 63 68 73 76 79 83 86 73 76 79 82 85 87 90 80 82 84 86 89 91 93 83 85 86 89 91 93 94 84 86 88 89 91 93 95 TE (oC) 103 108 113 118 120 120 120 110 115 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 119 120 120 120 120 120 120 120 119 120 120 120 X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.3 -Carregamento de transformadores de 65oC Sistema de resfriamento: ONAN Carga inicial = 90% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 150 150 146 138 130 121 111 150 145 138 131 124 116 108 141 135 130 124 118 111 105 132 127 123 118 113 107 102 127 123 119 114 110 105 100 126 122 118 113 109 105 100 TO (oC) 65 70 74 78 83 87 90 71 75 78 82 85 88 92 77 79 82 85 88 90 93 81 83 86 88 90 92 94 83 85 87 89 91 93 95 84 86 88 89 91 93 95 TE (oC) 113 118 120 120 120 120 120 119 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 119 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 119 120 120 120 X X X X X X X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.4 -Carregamento de transformadores de 65oC Sistema de resfriamento: ONAN Carga inicial = 100% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 150 145 137 129 120 110 101 146 139 132 124 117 109 100 137 131 126 120 113 107 100 131 126 121 116 111 106 100 127 123 118 114 109 105 100 126 122 118 113 109 105 100 TO (oC) 70 75 79 83 87 91 95 75 78 81 85 88 92 95 79 81 84 87 89 92 95 82 84 86 88 91 93 95 83 85 87 89 91 93 95 84 86 88 89 91 93 95 TE (oC) 118 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 119 120 119 120 120 120 120 120 119 120 120 120 X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.5 -Carregamento de transformadores de 65oC Sistema de resfriamento: ONAN/ONAF 133% Carga inicial = 50% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 150 150 150 150 146 140 133 150 149 144 138 133 128 122 138 134 129 125 120 116 111 127 124 120 116 112 108 103 123 120 116 112 108 104 100 123 119 115 112 108 104 100 TO (oC) 46 51 56 61 65 69 73 59 63 67 69 73 76 79 70 72 75 77 79 82 85 75 78 80 82 84 86 88 78 80 82 84 85 87 89 79 80 82 84 86 88 90 TE (oC) 103 108 113 118 120 120 120 116 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 119 120 120 120 120 120 119 119 120 120 120 119 119 119 120 120 119 120 120 120 120 X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.6 -Carregamento de transformadores de 65oC Sistema de resfriamento: ONAN/ONAF 133% Carga inicial = 70% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 150 150 149 143 137 130 123 148 143 138 132 127 121 115 135 131 126 122 117 112 107 127 123 119 115 111 107 102 123 120 116 112 108 104 100 123 119 115 112 108 104 100 TO (oC) 54 59 63 67 71 75 78 64 67 70 73 76 79 82 72 74 76 79 81 84 86 76 78 80 83 85 87 89 78 80 82 84 86 88 90 79 80 82 84 86 88 90 TE (oC) 111 116 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 119 120 120 120 120 X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.7 -Carregamento de transformadores de 65oC Sistema de resfriamento: ONAN/ONAF 133% Carga inicial = 90% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 149 143 137 130 123 116 109 140 135 129 124 118 112 106 131 127 122 117 113 108 103 125 121 118 114 109 105 101 123 119 116 112 108 104 100 123 119 115 112 108 104 100 TO (oC) 63 67 71 74 78 82 86 69 72 75 78 81 84 87 74 76 79 81 84 86 89 77 79 81 83 85 87 90 78 80 82 84 86 88 90 79 80 82 84 86 88 90 TE (oC) 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 119 120 120 120 119 119 120 120 119 120 120 120 119 120 120 120 120 120 120 120 119 120 120 120 120 X X X X X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.8 -Carregamento de transformadores de 65oC Sistema de resfriamento: ONAN/ONAF 133% Carga inicial = 100% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 142 136 129 123 115 108 100 135 130 124 119 113 107 100 129 124 120 115 110 105 100 125 121 117 113 109 104 100 123 119 116 112 108 104 100 123 119 115 112 108 104 100 TO (oC) 67 71 75 79 82 86 90 71 74 77 81 84 87 90 75 77 80 82 85 87 90 78 80 82 84 86 88 90 78 80 82 84 86 88 90 79 80 82 84 86 88 90 TE (oC) 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 119 120 120 120 120 120 120 120 119 120 120 120 120 X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.9 -Carregamento de transformadores de 65oC Sistema de resfriamento: ONAN/ONAF/ONAF > 133% Carga inicial = 50% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 150 150 145 140 134 129 123 140 136 132 127 123 118 113 129 125 121 117 113 109 105 123 120 116 112 109 105 101 122 118 115 111 108 104 100 122 118 115 111 108 104 100 TO (oC) 49 54 57 61 64 68 71 59 63 66 68 72 74 77 68 70 72 75 77 80 82 71 73 75 77 80 82 85 72 73 76 78 81 83 85 72 74 76 78 81 83 85 TE (oC) 115 120 120 120 120 120 120 119 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 119 120 120 120 120 119 120 119 120 120 120 120 119 120 119 120 120 120 X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.10 - Carregamento de transformadores de 65oC Sistema de resfriamento: ONAN/ONAF/ONAF > 133% Carga inicial = 70% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 148 143 138 133 127 122 116 137 132 128 123 119 114 109 127 124 120 116 112 107 103 123 119 116 112 108 104 101 122 118 115 111 108 104 100 122 118 115 111 108 104 100 TO (oC) 54 58 61 65 69 72 76 62 65 68 71 74 77 80 68 71 73 76 78 80 83 71 73 76 78 80 82 85 72 74 76 78 81 83 85 72 74 76 78 81 83 85 TE (oC) 120 120 120 120 120 120 120 120 119 120 120 120 120 120 119 120 120 120 120 119 120 120 119 120 120 119 119 120 120 119 120 119 120 120 120 120 119 120 119 120 120 120 X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.11 - Carregamento de transformadores de 65oC Sistema de resfriamento: ONAN/ONAF/ONAF > 133% Carga inicial = 90% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 140 135 129 124 118 112 106 132 128 123 118 113 108 103 126 122 118 114 110 105 101 123 119 115 112 108 104 100 122 118 115 111 108 104 100 122 118 115 111 108 104 100 TO (oC) 60 64 67 71 74 78 82 65 69 71 74 77 80 83 70 72 74 77 79 82 84 72 74 75 78 80 82 85 72 74 76 78 81 83 85 72 74 76 78 81 83 85 TE (oC) 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 119 120 120 120 119 120 120 120 120 120 119 120 119 120 120 120 120 119 120 119 120 120 120 X X X X X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.12 - Carregamento de transformadores de 65oC Sistema de resfriamento: ONAN/ONAF/ONAF > 133% Carga inicial = 100% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 135 130 124 118 113 106 100 129 125 120 115 110 105 100 125 121 117 113 109 104 100 122 119 115 112 108 104 100 122 118 115 111 108 104 100 122 118 115 111 108 104 100 TO (oC) 63 67 71 74 78 81 85 67 70 73 76 79 82 85 70 73 75 78 80 82 85 71 74 76 78 81 83 85 72 74 76 78 81 83 85 72 74 76 78 81 83 85 TE (oC) 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 119 120 119 120 120 120 120 120 119 120 119 120 120 120 120 119 120 119 120 120 120 X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.13 - Carregamento de transformadores de 65oC Sistema de resfriamento: OFAF, OFWF, ONAN/OFAF/OFAF Carga inicial = 50% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 150 149 144 139 134 129 124 139 135 131 127 122 118 113 127 124 120 116 113 109 105 122 118 115 112 108 105 101 121 117 114 111 107 104 100 120 117 114 111 107 104 100 TO (oC) 49 54 57 61 64 67 71 61 63 66 69 71 74 77 68 71 73 75 78 80 82 72 73 76 78 80 83 85 73 74 77 79 81 83 85 72 74 77 79 81 83 85 TE (oC) 116 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 119 120 120 119 120 120 120 120 119 120 120 120 120 120 120 119 120 120 120 120 120 119 119 120 120 120 120 120 X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.14 - Carregamento de transformadores de 65oC Sistema de resfriamento: OFAF, OFWF, ONAN/OFAF/OFAF Carga inicial = 70% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 147 143 138 133 128 122 117 135 131 127 123 118 114 109 126 122 119 115 111 107 103 121 118 115 111 108 104 100 120 117 114 111 107 104 100 120 117 114 111 107 104 100 TO (oC) 55 58 62 65 69 72 75 63 66 68 71 74 77 80 69 71 74 76 78 80 83 72 74 76 78 80 82 84 72 74 77 79 81 83 85 72 74 77 79 81 83 85 TE (oC) 119 120 120 120 120 120 120 119 119 120 120 119 120 120 120 119 120 120 120 119 120 119 119 120 119 120 120 119 119 119 120 120 120 120 120 119 119 120 120 120 120 120 X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.15 - Carregamento de transformadores de 65oC Sistema de resfriamento: OFAF, OFWF, ONAN/OFAF/OFAF Carga inicial = 90% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 139 134 129 124 118 112 106 131 126 122 118 113 108 104 124 121 117 113 109 105 101 121 118 114 111 107 104 100 120 117 114 111 107 104 100 120 117 114 111 107 104 100 TO (oC) 61 64 68 71 74 78 81 66 69 72 75 77 80 83 70 73 75 77 79 82 84 72 74 76 78 80 83 85 72 74 77 79 81 83 85 72 74 77 79 81 83 85 TE (oC) 120 120 120 120 120 120 120 120 119 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 119 120 119 120 120 119 119 120 120 120 120 120 119 119 120 120 120 120 120 X X X X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.16 - Carregamento de transformadores de 65oC Sistema de resfriamento: OFAF, OFWF, ONAN/OFAF/OFAF Carga inicial = 100% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 134 129 123 118 112 106 100 128 123 119 115 110 105 100 123 119 116 112 108 104 100 121 118 114 111 107 104 100 120 117 114 111 107 104 100 120 117 114 111 107 104 100 TO (oC) 64 68 71 75 78 81 85 68 71 74 77 79 82 85 71 73 76 78 80 83 85 72 75 76 79 80 83 85 72 74 77 79 81 83 85 72 74 77 79 81 83 85 TE (oC) 120 120 120 120 120 120 120 120 119 120 120 120 120 120 120 119 120 120 120 120 120 120 120 119 120 119 120 120 119 119 120 120 120 120 120 119 119 120 120 120 120 120 X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.17 - Carregamento de transformadores de 65oC Sistema de resfriamento: ODAF, ODWF, ONAN/ODAF/ODAF Carga inicial = 50% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 144 140 137 133 129 124 120 133 130 127 123 119 115 111 124 121 118 115 111 108 104 119 116 113 110 107 104 101 118 115 113 110 106 103 100 118 115 113 109 106 103 100 TO (oC) 47 51 55 59 62 66 70 57 61 64 67 70 73 76 66 69 71 74 76 79 82 69 72 74 77 79 82 85 70 73 76 78 80 82 85 70 73 76 77 80 82 85 TE (oC) 120 119 120 120 120 120 120 119 120 120 120 120 119 119 120 120 120 120 119 120 119 119 119 119 119 119 120 120 119 119 120 120 119 119 120 119 119 120 119 119 120 120 X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.18 - Carregamento de transformadores de 65oC Sistema de resfriamento: ODAF, ODWF, ONAN/ODAF/ODAF Carga inicial = 70% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 139 135 131 127 123 119 114 130 127 123 120 116 112 108 123 120 117 113 110 106 103 119 116 113 110 107 104 100 118 115 113 110 106 103 100 118 115 113 109 106 103 100 TO (oC) 52 56 60 63 67 71 75 60 63 66 70 73 76 79 67 70 72 75 78 80 83 70 72 75 77 80 82 84 70 73 76 78 80 82 85 70 73 76 77 80 82 85 TE (oC) 120 119 119 120 120 120 120 119 120 119 120 120 120 120 120 120 120 119 120 119 120 119 119 119 119 120 120 119 119 119 120 120 119 119 120 119 119 120 119 119 120 120 X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.19 - Carregamento de transformadores de 65oC Sistema de resfriamento: ODAF, ODWF, ONAN/ODAF/ODAF Carga inicial = 90% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 132 128 124 120 115 110 105 126 123 119 115 111 107 103 121 118 115 112 108 105 101 119 116 113 110 107 103 100 118 115 113 109 106 103 100 118 115 113 109 106 103 100 TO (oC) 59 62 66 70 74 77 81 64 67 70 73 76 80 83 68 71 74 76 79 82 84 70 73 75 78 80 82 85 70 73 76 77 80 82 85 70 73 76 77 80 82 85 TE (oC) 119 120 120 120 120 120 120 119 120 120 120 119 120 120 119 119 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 119 120 119 119 120 119 119 119 120 119 119 120 119 119 120 120 X X X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.20 - Carregamento de transformadores de 65oC Sistema de resfriamento: ODAF, ODWF, ONAN/ODAF/ODAF Carga inicial = 100% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 128 124 119 115 110 105 100 124 120 116 113 109 104 100 120 117 114 111 107 104 100 119 116 113 110 107 103 100 118 115 113 109 106 103 100 118 115 113 109 106 103 100 TO (oC) 63 66 70 74 77 81 85 66 69 72 76 79 82 85 69 71 74 77 80 83 85 71 73 75 78 80 82 85 70 73 76 77 80 82 85 70 73 76 77 80 82 85 TE (oC) 120 120 119 120 120 120 120 120 120 119 120 120 120 120 119 119 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 119 120 119 119 120 119 119 120 120 119 119 120 119 119 120 120 X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.21 - Carregamento de transformadores de 55oC Sistema de resfriamento: ONAN Carga inicial = 50% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 150 150 150 150 150 144 135 150 150 150 148 141 133 126 150 146 140 134 128 121 115 139 133 128 123 118 112 106 131 127 122 117 112 107 101 129 125 120 115 110 105 100 TO (oC) 36 41 46 51 56 61 65 44 49 54 58 62 65 69 56 59 62 65 68 71 74 63 65 68 70 73 75 78 66 69 71 73 75 77 79 67 69 71 73 76 78 80 TE (oC) 84 89 94 99 104 105 105 92 97 102 105 105 105 105 104 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 105 105 105 X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.22 - Carregamento de transformadores de 55oC Sistema de resfriamento: ONAN Carga inicial = 70% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 150 150 150 150 142 133 124 150 150 148 140 133 125 117 148 142 136 130 123 117 110 137 132 127 121 116 110 104 131 126 121 117 111 106 101 129 125 120 115 110 105 100 TO (oC) 43 48 53 58 62 66 70 49 54 59 62 66 69 73 59 61 64 67 70 73 76 64 66 69 71 74 76 78 66 68 71 73 75 77 80 67 69 71 73 76 78 80 TE (oC) 90 95 100 105 105 105 105 97 102 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 105 104 105 105 105 105 105 105 X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.23 - Carregamento de transformadores de 55oC Sistema de resfriamento: ONAN Carga inicial = 90% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 150 150 145 137 128 119 109 150 145 138 131 123 115 107 143 137 130 124 118 111 104 135 130 124 119 113 108 102 131 126 121 116 111 106 100 129 125 120 115 110 105 100 TO (oC) 50 55 60 64 68 72 76 56 59 63 67 70 74 78 61 64 67 70 73 76 79 65 67 69 72 74 77 80 67 69 71 73 75 78 80 67 69 71 73 76 78 80 TE (oC) 98 103 105 105 105 105 105 103 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 105 105 105 X X X X X X X X X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.24 - Carregamento de transformadores de 55oC Sistema de resfriamento: ONAN Carga inicial = 100% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 150 146 138 129 120 111 101 147 140 133 125 117 109 100 140 134 127 121 114 107 100 134 128 123 118 112 106 100 130 126 121 116 111 105 100 129 125 120 115 110 105 100 TO (oC) 55 59 63 68 72 76 80 59 62 66 69 73 76 80 63 66 68 71 74 77 80 66 68 70 73 75 78 80 67 69 71 74 76 78 80 67 69 71 73 76 78 80 TE (oC) 102 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 105 105 105 X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.25 - Carregamento de transformadores de 55oC Sistema de resfriamento: ONAN/ONAF 133% Carga inicial = 50% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 150 150 150 150 146 138 131 150 150 144 138 132 126 119 140 135 130 125 120 114 109 131 126 122 117 112 107 102 128 123 119 114 110 105 100 127 123 119 114 110 105 100 TO (oC) 40 45 50 55 60 63 67 52 57 60 63 66 69 72 62 64 67 69 72 74 77 67 68 71 73 75 77 79 68 70 72 74 76 78 80 68 70 72 74 76 78 80 TE (oC) 88 93 98 103 105 105 105 100 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.26 - Carregamento de transformadores de 55oC Sistema de resfriamento: ONAN/ONAF 133% Carga inicial = 70% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 150 150 150 144 137 129 121 150 145 139 133 127 120 113 138 133 128 123 117 112 106 130 126 121 116 112 107 102 127 123 119 114 110 105 100 127 123 119 114 110 105 100 TO (oC) 46 51 56 60 64 67 71 56 60 63 66 69 72 75 63 66 68 71 73 75 78 67 69 71 73 75 77 80 68 70 72 74 76 78 80 68 70 72 74 76 78 80 TE (oC) 94 99 104 105 105 105 105 104 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 104 105 105 104 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.27 - Carregamento de transformadores de 55oC Sistema de resfriamento: ONAN/ONAF 133% Carga inicial = 90% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 150 148 140 133 125 117 108 144 138 132 126 119 112 105 135 130 125 119 114 108 102 129 125 120 116 111 106 101 127 123 119 114 110 105 100 127 123 119 114 110 105 100 TO (oC) 54 59 62 66 69 73 77 60 63 66 69 72 75 78 65 67 70 72 74 77 79 67 69 71 74 76 78 80 68 70 72 74 76 78 80 68 70 72 74 76 78 80 TE (oC) 102 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 X X X X X X X X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.28 - Carregamento de transformadores de 55oC Sistema de resfriamento: ONAN/ONAF 133% Carga inicial = 100% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 149 141 134 126 118 109 100 140 134 128 121 115 108 100 133 128 123 117 112 106 100 129 124 120 115 110 105 100 127 123 119 114 110 105 100 127 123 119 114 110 105 100 TO (oC) 58 62 65 69 73 76 80 62 65 68 71 74 77 80 66 68 70 73 75 78 80 68 69 72 74 76 78 80 68 70 72 74 76 78 80 68 70 72 74 76 78 80 TE (oC) 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.29 - Carregamento de transformadores de 55oC Sistema de resfriamento: ONAN/ONAF/ONAF > 133% Carga inicial = 50% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 150 150 150 143 137 130 123 147 142 136 131 125 119 113 134 130 125 120 115 110 105 129 124 120 115 111 106 101 127 123 119 114 110 105 100 127 123 119 114 110 105 100 TO (oC) 42 47 52 55 59 63 66 53 56 59 62 65 68 71 60 63 65 67 70 72 75 63 65 68 70 72 74 77 64 66 68 70 73 75 77 64 66 68 70 73 75 77 TE (oC) 95 100 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.30 - Carregamento de transformadores de 55oC Sistema de resfriamento: ONAN/ONAF/ONAF > 133% Carga inicial = 70% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 150 150 143 137 130 123 116 143 138 133 127 121 115 109 133 128 124 119 114 109 103 128 124 120 115 110 106 101 127 123 119 114 110 105 100 127 123 119 114 110 105 100 TO (oC) 47 52 55 59 63 66 70 55 58 61 64 67 70 73 61 63 66 68 71 73 75 63 65 68 70 72 75 77 64 66 68 70 73 75 77 64 66 68 70 73 75 77 TE (oC) 100 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.31 - Carregamento de transformadores de 55oC Sistema de resfriamento: ONAN/ONAF/ONAF > 133% Carga inicial = 90% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 148 141 135 128 121 114 106 139 133 128 122 116 110 103 131 127 122 117 112 107 101 128 124 119 115 110 105 100 127 123 119 114 110 105 100 127 123 119 114 110 105 100 TO (oC) 53 56 60 64 67 71 74 58 61 64 67 70 73 75 61 64 67 69 72 74 76 63 66 68 70 72 75 77 64 66 68 70 73 75 77 64 66 68 70 73 75 77 TE (oC) 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 X X X X X X X X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.32 - Carregamento de transformadores de 55oC Sistema de resfriamento: ONAN/ONAF/ONAF > 133% Carga inicial = 100% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 143 137 130 123 116 108 100 136 131 125 119 113 107 100 130 126 121 116 111 106 100 128 123 119 115 110 105 100 127 123 119 114 110 105 100 127 123 119 114 110 105 100 TO (oC) 55 59 63 66 70 73 77 59 62 65 68 71 74 77 62 65 67 70 72 75 77 64 65 68 70 73 75 77 64 66 68 70 73 75 77 64 66 68 70 73 75 77 TE (oC) 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.33 - Carregamento de transformadores de 55oC Sistema de resfriamento: OFAF, OFWF, ONAN/OFAF/OFAF Carga inicial = 50% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 150 150 149 143 137 130 124 145 140 135 130 125 119 113 133 128 124 119 115 110 105 127 123 119 114 110 106 101 125 122 117 113 109 105 100 125 121 117 113 109 105 100 TO (oC) 43 48 52 56 59 62 66 54 57 60 63 65 68 71 61 63 66 68 70 72 75 64 66 68 70 72 75 77 64 67 68 70 73 75 77 64 66 68 71 73 75 77 TE (oC) 96 101 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 104 105 104 105 105 105 105 104 104 104 105 105 105 105 X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.34 - Carregamento de transformadores de 55oC Sistema de resfriamento: OFAF, OFWF, ONAN/OFAF/OFAF Carga inicial = 70% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 150 149 143 137 130 124 117 142 137 132 126 121 115 109 131 127 123 118 113 108 103 126 122 118 114 110 105 101 125 122 117 113 109 105 100 125 121 117 113 109 105 100 TO (oC) 48 52 56 59 62 66 69 56 59 62 64 67 70 73 61 64 66 68 71 73 75 64 66 68 70 73 74 77 64 67 68 70 73 75 77 64 66 68 71 73 75 77 TE (oC) 101 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 104 104 104 105 105 105 105 104 105 104 105 105 105 105 104 104 104 105 105 105 105 X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.35 - Carregamento de transformadores de 55oC Sistema de resfriamento: OFAF, OFWF, ONAN/OFAF/OFAF Carga inicial = 90% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 147 140 134 128 121 114 107 137 132 127 121 116 110 104 130 125 121 116 111 106 101 126 122 118 114 109 105 100 125 121 117 113 109 105 100 125 121 117 113 109 105 100 TO (oC) 54 57 60 64 67 71 74 59 61 64 67 70 73 76 63 65 67 69 72 74 76 64 66 68 71 72 75 77 64 66 68 71 73 75 77 64 66 68 71 73 75 77 TE (oC) 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 104 105 105 104 104 104 105 105 105 105 104 104 104 105 105 105 105 X X X X X X X X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.36 - Carregamento de transformadores de 55oC Sistema de resfriamento: OFAF, OFWF, ONAN/OFAF/OFAF Carga inicial = 100% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 142 135 129 122 115 108 100 134 129 124 118 112 106 100 129 124 120 115 110 105 100 126 122 118 114 109 105 100 125 121 117 113 109 105 100 125 121 117 113 109 105 100 TO (oC) 56 60 63 67 70 74 77 60 63 66 68 71 74 77 63 65 68 70 72 75 77 64 66 69 71 73 75 77 64 66 68 71 73 75 77 64 66 68 71 73 75 77 TE (oC) 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 104 104 104 105 105 105 105 104 104 104 105 105 105 105 X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.37 - Carregamento de transformadores de 55oC Sistema de resfriamento: ODAF, ODWF, ONAN/ODAF/ODAF Carga inicial = 50% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 150 145 140 136 131 125 120 138 134 130 126 121 116 112 129 125 121 117 113 109 104 124 120 117 113 109 105 101 123 119 116 112 108 104 100 123 119 116 112 108 104 100 TO (oC) 43 46 50 54 58 61 65 51 54 58 61 64 67 70 59 61 64 66 69 72 74 62 64 67 69 72 74 77 63 65 68 70 72 74 77 63 65 68 70 72 75 77 TE (oC) 105 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 105 105 X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.38 - Carregamento de transformadores de 55oC Sistema de resfriamento: ODAF, ODWF, ONAN/ODAF/ODAF Carga inicial = 70% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 145 140 135 130 125 120 114 136 131 127 123 118 113 108 128 124 120 116 112 107 103 124 120 116 113 109 105 100 123 119 116 112 108 104 100 123 119 116 112 108 104 100 TO (oC) 46 50 54 57 61 65 69 54 56 60 63 66 69 72 60 62 65 67 70 72 75 62 64 67 70 72 74 76 63 65 68 70 72 74 77 63 65 68 70 72 75 77 TE (oC) 105 105 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 104 105 105 105 104 105 104 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 105 105 X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.39 - Carregamento de transformadores de 55oC Sistema de resfriamento: ODAF, ODWF, ONAN/ODAF/ODAF Carga inicial = 90% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 138 133 128 123 118 112 106 132 127 123 118 113 108 103 126 122 118 114 110 106 101 123 120 116 112 108 104 100 123 119 116 112 108 104 100 123 119 116 112 108 104 100 TO (oC) 51 55 59 63 67 70 74 56 59 63 66 69 72 75 60 63 65 68 71 74 76 62 65 67 69 72 74 77 63 65 68 70 72 75 77 63 65 68 70 72 75 77 TE (oC) 105 105 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 105 104 105 105 104 104 104 105 105 104 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 105 105 X X X X X X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

Tabela B.40 - Carregamento de transformadores de 55oC Sistema de resfriamento: ODAF, ODWF, ONAN/ODAF/ODAF Carga inicial = 100% DP (h) Ta (oC) 10 15 20 0,5 25 30 35 40 10 15 20 1,0 25 30 35 40 10 15 20 2,0 25 30 35 40 10 15 20 4,0 25 30 35 40 10 15 20 8,0 25 30 35 40 10 15 20 24,0 25 30 35 40 CP(%) 134 129 124 119 113 107 100 129 125 120 116 111 106 100 125 121 117 113 109 105 100 123 120 116 112 108 104 100 123 119 116 112 108 104 100 123 119 116 112 108 104 100 TO (oC) 54 58 62 66 70 73 77 58 61 64 68 71 74 77 61 63 66 69 72 75 77 62 65 67 70 72 74 77 63 65 68 70 72 75 77 63 65 68 70 72 75 77 TE (oC) 105 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 105 105 105 105 104 104 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 105 105 105 104 105 105 105 105 105 X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X OBS.

NOTAS 1 DP a durao do tempo de ponta de carga; Ta a temperatura ambiente; CP a carga durante o tempo de ponta; TO a temperatura do topo do leo; TE a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. 2 Os carregamentos assinalados com X provocam envelhecimento acelerado do papel isolante.

/ANEXO C

Anexo C ( normativo) Exemplo de clculo da temperatura para transformadores de dois enrolamentos (Procedimento 1)

C.1 Dados gerais


- resfriamento: ONAN;

Substituindo esses valores nas equaes de elevao, tem-se: 1) durante o aquecimento (ponta)

- elevao mdia: 65oC; 1.1) leo: - carga inicial (Ki )= 0,70; oa = (of - oi) - carga durante a ponta (Kp) = 1,64; - durao da ponta: 2 h; - temperatura ambiente: 40oC. + 37,11 = 69,51 1.2) enrolamento: ea = (ef - ei) + 14,13 = 41,04 2) durante o resfriamento (aps a ponta) 2.1) leo: + ei = (55,17 - 14,13) + 14,13 + 37,11 + oi = (106,62 - 37,11)

C.2 Dados caractersticos (tabela A.1):


en + on = 80oC on = 55oC To = 3,0 Te = 0,08 R = 3,2 m = 0,8 n = 0,8 en = 80 - 55 = 25oC
NOTA - Estes dados, preferencialmente, devem ser obtidos a partir do relatrio de ensaio fornecido pelo fabricante.

om = oa para t = 2 h

2.2) enrolamento:

C.3 Clculo
em = ea para t = 2 h em = 41,04 er = (55,17 - 14,13) 14,13 + 14,13 = 55,17oC + 14,13 = 41,04 +

Durante a ponta, o intervalo deve ser de 30 min (quanto menor, maior ser a exatido da curva) e, aps a ponta, o intervalo deve ser, inicialmente, de 30 min, depois aumentado para 2 h e posteriormente para 4 h, como mostrado na tabela C.1 e figura C.1.

Tabela C.1 - Valores de elevao de temperatura Ponto n t (h) t (h) Elevao da temperatura do leo sobre a do ambiente (oC) 37,11 47,78 56,81 64,46 0 0,5 1,0 1,5 2,0 4,0 6,0 8,0 10,0 14,0 18,0 22,0 70,93 65,74 61,34 57,62 54,47 46,02 41,69 39,46 38,32 37,43 37,19 37,13 Elevao da temperatura do enrolamento sobre a do leo (oC) 14,13 55,09 55,17 55,17 55,17 14,21 14,13 14,13 14,13 14,13 14,13 14,13 14,13 14,13 14,13 14,13 Temperatura do ponto mais quente (oC)

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

0 0,5 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 3,5 4,0 6,0 8,0 10,0 12,0 16,0 20,0 24,0

91,24 142,87 151,98 159,63 166,10 119,95 115,47 111,75 108,60 100,15 95,82 93,59 92,45 91,56 91,32 91,26

Figura C.1 - Histograma dos pontos da tabela C.1 / ANEXO D

Anexo D (normativo) Exemplo de clculo da temperatura para transformadores (Procedimento 2)

D.1 Transformadores com dois enrolamentos


Ver anexo C.

- constante de tempo do leo: 2,60 h; - constante de tempo do enrolamento: 0,08 h. Expoentes: m = 0,8; n = 0,8. Condies de carregamento: - temperatura ambiente: 30oC; - carga da ponta (Kp): 1,2 p.u.; - carga inicial (Ki): 0,5 p.u.; - durao da ponta: 2 h; - carga do tercirio: 0,5 p.u. Limites de temperatura: - enrolamento: 130oC; - leo: 110oC. D.2.2 De posse destes dados efetuou-se uma simulao para obteno das temperaturas de operao do leo e do ponto mais quente dos enrolamentos. D.2.3 Resultados: conforme apresentado nas figuras D.1 e D.2.

D.2 Transformadores com trs enrolamentos


D.2.1 Dados gerais: transformador 500 kV/138 kV/ 13,8 kV - resfriamento: ONAN/ONAF; - elevao mdia: 65oC; - potncia nominal do primrio: 300 MVA; - potncia nominal do secundrio: 300 MVA; - potncia nominal do tercirio: 100 MVA. Elevao de temperatura: - topo do leo/ambiente: 45,3oC; - ponto mais quente primrio/leo: 26,5oC; - ponto mais quente secundrio/leo: 32,1oC; - ponto mais quente tercirio/leo: 27,6oC. - massa do tanque de leo e acessrios: 98 000 kg; - massa do ncleo e bobinas: 117 000 kg; - volume de leo: 93 000 L; - massa total: 298 700 kg; - perdas totais a plena carga: 965 515 W; - perdas em vazio: 204 975 W. Perdas binrias: W12 = 760 540 W; W13 = 255 356 W; W23 = 197 118 W.

Figura D.1 - Curvas de carga

Figura D.2 - Curvas de temperatura Conforme pode ser observado, os limites de temperatura estabelecidos para o exemplo foram respeitados.

/ANEXO E

Anexo E (normativo) Formao de bolhas nos transformadores em operao

E.1 Fatores que podem ocasionar a formao de bolhas


internas no transformador, durante o carregamento: - supersaturao do leo com gases (transformadores com colcho de N2, quantidade de gases dissolvidos no leo etc); - vaporizao da umidade absorvida pela celulose; - decomposio trmica da celulose.

Ci = em ppm/volume; Pi = em Pa; K = constante de Henry (figura E.1). E.4.2 Se, para uma temperatura constante, a presso parcial do gs sobre o leo por alguma razo aumentada, deve haver uma formao adicional de gases dissolvidos no lquido, para que uma nova condio de equilbrio seja estabelecida. O mesmo ocorre se a presso do gs sobre o lquido for mantida constante e a temperatura se modificar de tal forma que a constante K aumente. Por outro lado, para uma temperatura constante, se a presso parcial do gs sobre o leo reduzida rapidamente, tal que o gs dissolvido no tenha tempo para se difundir (dispersar) para a superfcie, pode haver uma formao acelerada de gases livres e, conseqentemente, caminhos de baixa rigidez dentro do transformador. Em geral, os transformadores em operao contm vrios gases dissolvidos no leo. Eles se comportam independentemente e contribuem na formao de bolhas. O equilbrio, se houver "n" gases no leo, deve ser alcanado se:

E.2 No processo de formao de bolhas devem ser


considerados: - tipo de preservao do leo isolante (selado ou aberto); - teor de gua na isolao; - presena de gases dissolvidos no leo isolante; - condies de carregamento (perfil de carga).

E.3 Equilbrio de foras


Para que a bolha se forme necessrio que a sua presso interna seja superior : - tenso interfacial do leo (27 Pa); - presso da coluna do leo (89 Pa/cm de coluna de leo); - presso na superfcie de leo (102 KPa ao nvel do mar, ou maior, dependendo do tipo da selagem). Para efeito de clculo, considera-se somente a fora da presso na superfcie do leo.

E.5 A presso do vapor de gua pode ser correlacionada com a concentrao de umidade no papel isolante, em funo da temperatura, atravs do abaco de Piper (figura E.2) ou pela seguinte equao:

E.4 Lei de Henry


E.4.1 A concentrao (Ci) de um gs "i" dissolvido no lquido proporcional presso parcial daquele gs (Pi) sobre o lquido: Ci = KPi onde: T a temperatura em Kelvin; W - perdas em porcentagem; P a presso em Pa. onde:

Sendo: T = temperatura em Kelvin; Ai = constante que depende da combinao gs x lquido e pode ser positiva ou negativa;

Figura E.1 - Constante de Henry (K) para gases dissolvidos no leo de transformadores em operao

Figura E.2 - Grfico do equilbrio entre a presso do vapor de H2O e a temperatura em funo da umidade do papel Kraft

E.6 Exemplo para rejeio de carga


E.6.1 Dados: -transformador selado com N2; - relao entre perdas de curto-circuito e a vazio = 4; - a = temperatura ambiente = 25oC; - a = elevao do leo sobre a ambiente = 4 C;
o

CN2 = KN2 . PN2 CN2 = 944 x 150 = 142 000 ppm/vol e, no equilbrio tem-se: pEN2 + pEH20 = pN2 + pH20 Aps o desligamento da carga, a dissipao do transformador de somente 25%, e a temperatura do enrolamento est em equilbrio trmico com a temperatura do leo, devido sua constante trmica de 5 min. Supondo que as concentraes de gua e nitrognio sejam constantes no leo, tem-se: - reduo de 8oC na temperatura do leo acarreta uma variao de 0,64% no volume e um acrscimo de 7,36% no volume de gs. Supondo o comportamento de um gs ideal, o novo equilbrio deve ocorrer a uma presso de 127 kPa. A presso de gua para a concentrao de 0,5% na temperatura de 62oC de: PH20 (62 C) = 0,23 kPa
o

- eo = elevao do enrolamento sobre o leo = 30oC; - N2 ocupa 8% do volume de leo a 25oC; - a presso de N2 sobre o leo de 152 kPa; - a umidade do papel 0,5% por massa. E.6.2 Aps a rejeio de carga: a = 25oC a = 37oC eo = 0oC A concentrao de 0,5% de gua no isolamento desenvolve uma presso de 2 kPa. pH20 = 2 kPa pN2 = p - pH20 pN2 = 152 - 2 = 150 kPa Pela Lei de Henry: KN2 (100oC) = 944 ppm/vol/kPa

e, pela Lei de Henry: KN2 (62 C) = 900 ppm/vol/Pa


o

PEN2 = CN2 / K N2 (62 C) = 157 kPa


o

PE = PEN2 + PEH20 = 157,23 kPa Esta presso supera a presso de equilbrio de 127 KPa, ocorrendo a formao de bolhas1).

/ANEXO F

1)

(Ref.: McNutt, W. J.; Rouse, T. O.; Kaufmann, G. H. - Mathematical Modelling of Bubble Evolution in Transformers - IEEE Transaction on Power Apparatus and Systems, vol PAS-104, no 2, 02/1985.)

You might also like