You are on page 1of 2

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.

br
O QUE

A rea de Livre Comrcio das Amricas, ALCA, uma idia grandiosa que comeou a ser elaborada trs anos. Atravs dela as barreiras comerciais entre os pases que formam a Amrica seriam derrubadas em breve. Produtos e servios fluiriam pelo continente sem restries e sem impostos, os preos internos cairiam e economias frgeis como a do Paraguai, teriam a oportunidade de sair da estagnao. A Alca ainda no foi concretizada, ainda um projeto previsto para 2005. No dia 16 de maio, houve em Belo Horizonte uma conferncia para decidir sobre os prximos passos deste acordo, a ALCA. Este um projeto grandioso, que se tornaria maior que a Unio Europia, quando concreto, gerando uma riqueza anual de 9 trilhes de dlares.

------------------------------------------------------------------------

CONFERNCIA DE BELO HORIZONTE

Na conferncia da semana passada, em Belo Horizonte, representantes de 34 pases das trs Amricas se reuniram com o intuito de discutir sobre o projeto como um todo, e acabaram defrontando-se com uma forte disputa entre o Brasil e os Estados Unidos, duas das economias mais fortes das Amricas. Os Estados Unidos, que querem se sobressair no bloco e criar medidas protecionistas apenas sua economia, querem a abolio das tarifas alfandegrias j no ano que vem (1998). O Brasil no concordou com esta medida do tranco tarifrio, pois a considera prejudicial para si e benfica para os Estados Unidos. A conseqncia imediata, seria que os Estados Unidos inundariam o Brasil com seus produtos, isentos de impostos de importao, e que so melhores e mais baratos que os nacionais. Assim, como o Brasil coerentemente decidiu, isso seria prejudicial economia nacional, realizando, assim, "um belo ato de protecionismo industria nacional". Isto poderia produzir efeitos devastadores na indstria nacional e assim, no nvel de emprego. Mesmo se o Brasil concordasse com os Estados Unidos, eles continuariam a dificultar a entrada em seu pas de vrios artigos brasileiros competitivos, pois alm das tarifas alfandegrias, adotam inmeras barreiras sobre os produtos brasileiros. Inmeros produtos brasileiros sofrem restries ou nem so aceitos, como a carne brasileira, que no importada pelos E.U.A porque tem aftosa, segundo eles. Dentre muitos outros, esse um truque usado para proteger o mercado americano. No conclave diplomtico em Belo Horizonte, venceu a posio brasileira, avalizada pelos seus parceiros do Mercosul - Argentina, Uruguai e Paraguai. Os pases engajados no Mercosul querem tempo para estudar como seria um abrao com os Estados Unidos querem tambm um prazo mais longo para melhorar o que produzem de forma que a competio comercial venha a ser mais equilibrada no interior do bloco, eles querem, na verdade at o ano trabalhar para reduzir a burocracia, facilitar os negcios e acabar com as restries no tarifrias s importaes como cotas e exigncias sanitrias s ento, em 2003 se comear a discutir a extino dos impostos .

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


"A pressa oferece riscos muito grandes e o Brasil, assim como os outros pases do Mercosul quer se proteger" disse Roberto Teixeira da Costa, presidente da seo do brasileira do Conselho de Empresrios da Amrica latina. Os empresrios brasileiros que compareceram conferncia trabalharam bem ao convencer o governo e os empresrios argentinos de sua posio. O Brasil se mostrou responsvel ao assumir que no est capacitado para entrar neste mercado, colhendo os frutos merecidos.

-----------------------------------------------------------------------Medida de protecionismo Escala feita pelo International Institute for Management Development (IMD).Pas Grau de AberturaChile8,67Dinamarca8,55Hong Kong8,46Irlanda8,20Sucia8,00Mxico7,90Nova Zelndia7,87Finlndia7,74Holanda7,72Hungria7,65Luxemburgo7,64Portugal7,5 1ustria7,50Noruega7,49Austrlia7,41Turquia7,33Cingapura7,31Alemanha7,30 Blgica7,19Colmbia7,02Itlia7,00Espanha6,95Grcia6,94Argentina6,88Repbli ca Checa6,80Inglaterra6,79Canad6,63Israel6,44Estados Unidos6,29Frana6,26Malsia6,26Taiwan6,03Tailndia5,95Filipinas5,53Brasil5, 40Indonsia5,35frica do Sul5,11Sua5,10Coria5,07ndia4,98Islndia4,82Venezuela4,75Rssia4,56Pol nia4,48China3,79Japo3,52O clculo sobre abertura comercial considera as tarifas e as barreiras no tarifrias. Fonte: Revista Veja, 21 de maio de 1997 PATAMAR GERAL DA LIBERAO DOS MERCADOS MUNDIAIS

A International Institute for Managment Development, IMD, fez uma pesquisa dos pases mais abertos comercialmente, (ao lado) usando como critrio as impostos e as barreiras no tarifrias dos mesmos. Neste ranking os E.U.A., cujas importaes correspondem a 12% de seu PIB, esto em 29 lugar e o Brasil, cujas importaes correspondem 8% do seu PIB, est em 35. Esta "igualdade" importante quando se quer formar um bloco comercial pois os dois pases (E.U.A. e Brasil) so potenciais negociadores. O verdadeiro interesse dos E.U.A. em quebrar as barreiras no mais os carros japoneses ou seu desemprego, e sim resolver o seu problema do dficit da balana comercial que em 1996 foi de 160 bilhes de dlares, sendo que suas exportaes para outros continentes vem caindo e a soluo encontrada foi de expandir estas importaes para o prprio continente Americano, o que podemos ver j que as exportaes para os pases do Mercosul cresceram 160% de 1990 1995. O Mercosul vm se tornando muito atrativo para o mercado mundial j que pases com a Holanda, Espanha, Alemanha, Frana, e Itlia, vm fazendo muitas feiras comercias com estes pases. Na verdade o que est interessando o mundo dos negcios o poder aquisitivo do Mercosul, e seu aumento de 3,5% ao ano.

You might also like