You are on page 1of 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM CINCIAS SOCIAIS MESTRADO EM CINCIAS SOCIAIS 2011/2012

MULHERES NO TRFICO DE DROGAS


Um estudo sobre a resposta do Sistema de Justia Penal criminalidade feminina.

Joyce Keli do Nascimento Silva

Projeto de Pesquisa de Mestrado em Cincias Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Professor Doutor Paulo Cesar Pontes Fraga.

Juiz de Fora 2011

SUMRIO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Apresentao...................................................................................................................... 3 Justificativa. ....................................................................................................................... 4 Reviso bibliogrfica. ........................................................................................................ 6 Objetivos. ......................................................................................................................... 14 Universo a ser pesquisado e procedimentos metodolgicos. ....................................... 15 Resultados esperados. ..................................................................................................... 16 Cronograma. .................................................................................................................... 16 Oramento........................................................................................................................ 17 Referncias bibliogrficas............................................................................................... 18

1. Apresentao. Este projeto tem como tema a resposta do Sistema de Justia Penal criminalidade feminina relacionada ao trfico de drogas. O foco da pesquisa ser as sentenas criminais (condenatrias e/ou absolutrias) proferidas em processos julgados pela Justia Estadual em 1 instncia1. Mais especificamente, interessa analisar como se d a construo da argumentao dos magistrados; como so recebidas as teses da defesa e da acusao; que elementos presentes nos autos so invocados como fundamentos da deciso, a menor ou maior relevncia atribuda a estes; dedicando particular ateno s questes relativas ao sopesamento dos fatores agravantes e atenuantes na sentena, ao perfil socioeconmico das mulheres processadas e julgadas por trfico de drogas e s questes de gnero. A proposta examinar tais sentenas criminais indo alm da letra da lei e dos preceitos defendidos com ardor pelos juristas. Para tanto ser empreendida uma investigao sobre os resultados da instruo, da disputa terica entre defesa e acusao, bem como sobre as justificativas para a punio ou absolvio. A pesquisa ser realizada no Frum de Juiz de Fora, estado de Minas Gerais, e ter como base uma metodologia qualitativa envolvendo a anlise de peas processuais, a observao de audincias, entrevistas com Juzes e com mulheres denunciadas e condenadas pelos crimes tipificados no art. 33 da Lei n. 11.343/2006 (Lei de Drogas), in verbis:
Art. 33. Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor venda, oferecer, ter em depsito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar: Pena - recluso de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa. 1o Nas mesmas penas incorre quem: I - importa, exporta, remete, produz, fabrica, adquire, vende, expe venda, oferece, fornece, tem em depsito, transporta, traz consigo ou guarda, ainda que gratuitamente, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar, matria-prima, insumo ou produto qumico destinado preparao de drogas; II - semeia, cultiva ou faz a colheita, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar, de plantas que se constituam em matriaprima para a preparao de drogas;
1

A Justia Estadual divide-se em duas instncias. A primeira instncia representada pelos Juzes de Direito (juzes singulares), pelo Tribunal do Jri (crimes dolosos contra a vida) e pelos Juizados Especiais (cveis e criminais), cujas decises consubstanciam-se em sentenas. Caso as partes do processo se insurjam contra a deciso podem impetrar o recurso cabvel, que ser analisado em segunda instncia. A segunda instncia representada pelo Tribunal de Justia (TJ), rgo colegiado composto por Desembargadores, sendo que os recursos so julgados por pelo menos 03 Desembargadores, cuja deciso, chamada de Acrdo, pode reformar ou manter a sentena.

III - utiliza local ou bem de qualquer natureza de que tem a propriedade, posse, administrao, guarda ou vigilncia, ou consente que outrem dele se utilize, ainda que gratuitamente, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar, para o trfico ilcito de drogas. 2o Induzir, instigar ou auxiliar algum ao uso indevido de droga: Pena - deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos, e multa de 100 (cem) a 300 (trezentos) dias-multa. 3o Oferecer droga, eventualmente e sem objetivo de lucro, a pessoa de seu relacionamento, para juntos a consumirem: Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, e pagamento de 700 (setecentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa, sem prejuzo das penas previstas no art. 28. 4o Nos delitos definidos no caput e no 1o deste artigo, as penas podero ser reduzidas de um sexto a dois teros, vedada a converso em penas restritivas de direitos, desde que o agente seja primrio, de bons antecedentes, no se dedique s atividades criminosas nem integre organizao criminosa.

2. Justificativa. Meu interesse pelo Mestrado em Cincias Sociais surgiu durante os debates acalorados realizados nas aulas sobre a Lei do Crime Organizado (Lei n. 9.034/1995) no curso de Especializao em Cincias Penais da Faculdade de Direito da UFJF. Inicialmente, minha inteno era estudar as organizaes criminosas para o trfico de entorpecentes e o enfrentamento destas pelo Poder Judicirio. Porm, sob orientao do Professor Paulo Cesar Pontes Fraga, minha ateno voltou-se para a questo da mulher no trfico de drogas e a resposta do Sistema de Justia Criminal2 a este tipo de infrao da lei penal. Muitos so os pesquisadores que estudam o universo legal e judicirio buscando a descrio e compreenso de sua estrutura e entraves3. A discusso sobre a eficincia ou ineficincia do Sistema de Justia Criminal em processar adequadamente os delitos que chegam ao seu conhecimento tem motivado a produo de complexos estudos sobre o fluxo do sistema de justia criminal4, que demandam o levantamento de numerosas informaes e a construo de bancos de dados sobre uma modalidade de infrao penal, desde sua notificao Polcia at o julgamento. Considerando o tempo disponvel para a realizao da pesquisa proposta (02 anos), empreenderemos uma anlise do universo legal e judicirio, porm, com um enfoque muito especfico, qual seja o diagnstico de como se d o processo de elaborao da sentena penal, enquanto resposta do Sistema de Justia Criminal violao da norma.

Na esteira de RIBEIRO e SILVA (2010), por Sistema de Justia Criminal entende-se a articulao das organizaes policiais (Polcia Militar e Polcia Civil, no mbito estadual) com o Ministrio Pblico, a Defensoria Pblica, o Poder Judicirio e o Sistema Penitencirio no processamento dos conflitos tipificados como delitos (crimes ou contravenes) nas leis penais existentes no pas. 3 Tais como: LEMGRUBER (1983); SOARES e ILGENFRITZ (2002); VOEGELI (2003). 4 Dentre os quais citamos: VARGAS (2002); MISSE e VARGAS (2007); VARGAS (2007), SOUZA (2009).

Interessa desvendar a lgica que orienta os magistrados na tomada de decises. Ao expor os motivos de sua deciso na sentena o juiz elege entre os fatos apresentados nas alegaes e nos autos do processo aqueles que melhor se conformam a ela. Como o magistrado opera a racionalizao das circunstncias legais/extralegais relacionadas aos casos sub judice, da cultura judiciria e do contexto poltico-institucional em que est inserido, articulando-os no processo decisrio para os casos de mulheres envolvidas com o trfico de drogas o tema a ser explorado. A definio do objeto da pesquisa decorre da constatao do grande incremento da representao da mulher nas estatsticas criminais na ltima dcada, principalmente pelo envolvimento com o trfico5. A pesquisa ser realizada no Frum de Juiz de Fora, cidade da Zona da Mata mineira, localizada entre as mais importantes capitais da Regio Sudeste: So Paulo (460 Km), Rio de Janeiro (178 Km), e Belo Horizonte (274 Km). Contando com uma populao de aproximadamente meio milho de habitantes6, a cidade ocupa, hoje, lugar de referncia no estado de Minas Gerais em qualidade de vida e investimentos. Sendo que o crescimento da criminalidade em Juiz de Fora, em especial do trfico de entorpecentes, pode ser relacionado justamente sua localizao e grau de desenvolvimento econmico. Alm da importncia da cidade para a Zona da Mata e adjacncias, outra razo para o desenvolvimento deste estudo em Juiz de Fora est na possibilidade de acesso aos processos em curso nas Varas Criminais e na Vara de Execuo Penal, devido minha formao em Direito e habilitao na Ordem dos Advogados do Brasil, subseo de Juiz de Fora/Minas Gerais. De acordo com a proposta, duas ordens de questes se colocam: 1) destacar a lgica que orienta o processo de tomada de deciso dos Juzes em processos criminais contra mulheres envolvidas com o trfico e, 2) analisar em que medida, o sexo, as caractersticas raciais, a classe social, os esteretipos e comportamentos geralmente atribudos s mulheres, entre outras clivagens jurdicas e sociais; assim como a cultura judiciria e o contexto em que os magistrados se inserem influenciam a tomada de deciso. Atravs de uma metodologia qualitativa, envolvendo a anlise de sentenas e outras peas processuais, a observao de comportamentos nas audincias e em entrevistas com

Observao que j estava presente no trabalho de LEMGRUBER (1983) e que foi novamente colocada por SOUZA (2009), dentre outros. 6 Segundo resultados preliminares do Censo de 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), a populao de Juiz de Fora de 517.872 habitantes.

Juzes e com mulheres processadas e condenadas pelos crimes tipificados na Lei de Drogas, este estudo pretende colaborar para a compreenso dos mecanismos que envolvem a tomada de decises no Judicirio e fornecer subsdios para o debate acerca da forma pela qual a Justia distribuda.

3. Reviso bibliogrfica. Geralmente, os estudos criminolgicos conferem maior destaque violncia praticada contra a mulher, que figura como vtima de variadas formas de opresso, dominao e agresso, seja por abuso fsico, psicolgico, social e/ou sexual. E graas inexpressividade das taxas de criminalidade feminina e quase exclusividade masculina na criminalidade violenta, as mulheres como sujeitos criminosos foram historicamente negligenciadas nestes estudos. (RATTON, GALVO e ANDRADE, 2011). Barbara M. Soares e Iara Ilgenfritz registram que raras so as pesquisas sobre a criminalidade feminina e, quando existem, problematizam o tema em ttulos acessrios, em curtos captulos subsidirios, de obras que privilegiam sempre o criminoso masculino (2002, p. 63). O destaque na produo criminolgica para a criminalidade em geral, que vem sendo histrica e hegemonicamente interpretada como um fenmeno masculino, tendncia que, por vezes, obscurece as caractersticas da conduta criminosa feminina. Alm disso, teorias desacreditadas no mbito da anlise criminolgica em geral, como as que recorriam a paradigmas biopsicolgicos e clnicos, foram largamente utilizadas para explicar a delinquncia feminina. Na contramo do determinismo biopsicolgico, encontramos os autores que se socorreram do paradigma psicossocial. Porm, em ambos os modelos explicativos, a mulher delinquente desvia-se de seus papis e masculinizada. Em The Criminality of Women, publicado em meados do sculo XX, O. Pollak (apud RATTON, GALVO e ANDRADE, 2011) combinou fatores biolgicos, psicolgicos e sociolgicos para explicar a delinquncia feminina, construindo uma importante obra sobre violncia e gnero. O autor defendia a tese de que a quantidade de crimes praticados por homens e mulheres seria muito prxima. Contudo, os crimes femininos seriam menos detectados e, por isso, sub-representados nas estatsticas criminais.

O. Pollak chegou a defender que os crimes ditos tipicamente femininos7 seriam mais facilmente dissimulados e raramente relatados s agncias de controle. O argumento congrega a afirmao de uma suposta habilidade para falsear inerente s mulheres, combinada influncia hormonal e as circunstncias tipicamente femininas (menstruao, gravidez e menopausa, por exemplo). Alm de serem beneficiadas pela existncia da chamada cifra negra8 da criminalidade feminina, O. Pollak aponta que as mulheres seriam agraciadas com uma maior indulgncia paternalista dos homens de seu convvio, bem como uma suposta condescendncia do Sistema de Justia Criminal na deteco, na persecuo e no julgamento dos seus crimes. No obstante, existem pesquisas contemporneas que contradizem a tese do privilgio feminino perante o Sistema de Justia Criminal (RATTON, GALVO e ANDRADE, 2011, p. 4). Alm disso, as taxas de criminalidade (independente da varivel gnero) podem oscilar, conforme o rigor da poltica de segurana pblica implementada pelos governos, por exemplo, com a nfase na represso a determinados delitos (SOARES & ILGENFRITZ, 2002, p. 88-90). Os inmeros trabalhos criminolgicos fundados no biologismo, no psiquismo e no sociologismo para explicar a sub-representao da criminalidade feminina nas estatsticas prisionais, refletiram exclusivamente pontos de vista masculinos, em especial, nos trabalhos dos penitenciaristas brasileiros Lemos de Brito, Candido Mendes e Vitrio Caneppa, fiis teoria lombrosiana9 (SOARES e ILGENFRITZ, 2002, p. 66). Na dcada de 1970, graas ao movimento feminista, ganhou fora a tese de que com a modernizao das sociedades, ocorreria uma equalizao das oportunidades para os sexos, sendo que com a entrada da mulher no mercado de trabalho haveria um incremento da criminalidade feminina e uma consequente reduo na diferena entre os gneros nas estatsticas criminais.

Como exemplo so citados os crimes praticados na esfera domstica, contra parentes e pessoas prximas, determinados por alteraes hormonais e psquicas vivenciadas exclusivamente por mulheres. 8 A cifra negra ou oculta corresponde diferena entre o nmero total de crimes praticados e o nmero que chega efetivamente ao conhecimento das autoridades policiais. 9 Cesare Lombroso (1835-1909) defendeu a concepo segundo a qual as caractersticas genticas/hereditrias determinam o comportamento agressivo. O sujeito violento seria reconhecvel a partir de seus traos fsicos e fenotpicos. Traos fsicos de certos seres humanos, considerados feios ou ameaadores, acabavam sendo relacionados violncia. Largamente difundida em sua poca e, posteriormente, muito criticada devido ausncia de fundamentos cientficos, essa teoria caiu em total descrdito, servindo apenas como aporte histrico sobre a evoluo do pensamento criminolgico.

Essa proposio ficou conhecida como a tese da igualdade de gnero. A mulher, ainda que de forma enviesada e negativa, ganharia voz atravs de um ato de violncia, saindo do espao privado e adentrando o espao pblico, antes dominado pelo homem (SOUZA, 2009, p. 654). Contudo, essa tendncia de crescimento da criminalidade feminina, decorrente das conquistas feministas, no se confirmou. As transformaes nos crimes femininos foram menos quantitativas, e mais qualitativas, ou seja, no lugar do incremento das estatsticas, ocorreu a diversificao e o agravamento dos tipos penais praticados por mulheres. Em meados da dcada de 1980, surge a hiptese da desigualdade de gnero, segundo a qual, independente dos avanos que a militncia feminista tenha alcanado, a motivao do crime feminino estaria atrelada s relaes patriarcais que promovem a vitimizao e dificultam o acesso das mulheres ao poder econmico. Esses obstculos acarretariam uma maior incidncia da desigualdade social sobre as mulheres, que poderia conduzi-las ilegalidade (RATTON, GALVO e ANDRADE, 2011, p. 5 ). Vale destacar que, as teses da igualdade/desigualdade de gnero divergem dos paradigmas biolgicos e psicossociais, pois se fundamentam no conceito de gnero como construo social. Dessa forma, percebemos na produo criminolgica uma crescente mitigao da relevncia anteriormente conferida s diferenas biopsicolgicas de gnero sob o vis determinista, cujos limites explicativos foram amplamente reconhecidos. Ktia O. J. Souza sintetiza, em poucas linhas, os motivos apontados na produo criminolgica brasileira para a pouca visibilidade da violncia feminina, quais sejam:
a baixa incidncia de crimes de autoria feminina, se comparada de crimes de autoria masculina; o curso no aparente ou encobrimento da violncia feminina; o modo de participao no crime; menor reincidncia ao crime em comparao com o sexo masculino; a participao criminosa juridicamente irrelevante; baixa notificao de crimes femininos (cifra negra); o preconceito das pessoas, que atribuem pouco ou nenhum valor s manifestaes da violncia feminina; falta de presso da opinio pblica, que no se interessa pela temtica; a discriminao do pblico e da polcia; e a discriminao por parte do legislador e do poder judicirio. (SOUZA, 2009, p. 650)

Embora persista a grande diferena entre os totais absolutos de homens e mulheres encarcerados, dados estatsticos disponibilizados pelo Ministrio da Justia brasileiro, atravs do Departamento Penitencirio Nacional10 apontam uma elevao significativa do nmero de mulheres encarceradas na ltima dcada, conforme tabela 1.

10

Segundo relatrios disponibilizados pelo Sistema Nacional de Informao Penitenciria InfoPen.

Tabela 1. Quantidade de Presos no Sistema Penitencirio Nacional e nas SSP (Polcias) Gnero Referncia Nov/2000 % Referncia Dez/2010 % 10.112 4 34.807 7 Mulheres 222.643 96 461.444 93 Homens Total 232.755 100 496.251 100 FONTE: Ministrio da Justia, Departamento Penitencirio Nacional, Sistema Integrado de Informaes Penitencirias Infopen.

Devemos notar que estamos diante de duas ordens de grandeza distintas: enquanto o acrscimo de 244% na populao carcerria feminina correspondeu a um contingente adicional de 24.695 mulheres; o aumento de 107% na populao carcerria masculina representou um acrscimo de 238.801 homens nas unidades prisionais, no perodo entre 2000 e 2010. De qualquer forma, chama a ateno o fato de que, no perodo entre 2000 e 2010, o incremento da populao carcerria feminina foi 136% maior que o crescimento da populao carcerria masculina. Ainda segundo dados do Ministrio da Justia11, o panorama da violncia feminina no Estado de Minas Gerais no difere da realidade nacional, j que a populao carcerria feminina saltou de 238 mulheres em 2003 para 2.442 em 2010, o que representa um espantoso acrscimo de 926%. O que chama a ateno nas estatsticas estaduais que entre as 1.429 presas condenadas em Dez/2010, 688 (48%) cumprem pena por envolvimento com o trfico de drogas, 534 (37%) pela prtica de crimes contra o patrimnio e 120 (8%) pela prtica de crimes violentos contra pessoa. Enquanto as informaes sobre o Sistema Penitencirio a nvel nacional e estadual so facilmente acessadas atravs do Portal do Ministrio da Justia, encontramos grande dificuldade no levantamento de dados sobre a populao carcerria dos estabelecimentos prisionais do municpio de Juiz de Fora, a respeito da qual podemos dizer muito pouco. Segundo dados da Subsecretria de Administrao Prisional de Juiz de Fora (apud BASTOS, 2010), em abril de 2009, havia 117 mulheres internadas na ala feminina da Penitenciria Ariosvaldo de Campos Pires, sendo que destas 66 cumpriam priso provisria e

11

Departamento Penitencirio Nacional - Sistema Integrado de Informaes Penitencirias Infopen.

51 cumpriam pena em regime fechado (presas condenadas). Do total de 117 mulheres custodiadas, 63 estavam envolvidas com o trfico ilcito de entorpecentes.12 J em 2002, Brbara M. Soares e Iara Ilgenfritz fizeram referncia ao aumento do nmero de mulheres presas por envolvimento com o trfico. As autoras argumentam que esse acrscimo de mulheres presas por tal modalidade de ilcito teria como causa o desempenho de funes subalternas na escala hierrquica dessas organizaes criminosas. A insero da mulher no trfico de drogas e o crescente aprisionamento em decorrncia desse e de crimes correlatos vem chamando a ateno dos estudiosos, os quais tm investido em pesquisas sobre o tema a fim de embasar prticas institucionais e polticas pblicas de cuidado com a mulher, no s como vtima, mas como sujeito criminoso. Em Minas Gerais, temos notcia de dois estudos sobre mulheres encarceradas: o primeiro realizado na Penitenciria Industrial Estevo Pinto em Belo Horizonte (RIBEIRO, 2003) e o segundo na ala feminina da Cadeia Pblica de Montes Claros (CARVALHO, 2007). Ambos privilegiaram o levantamento do perfil socioeconmico das presas, a anlise das condies que as levaram ao ingresso na vida criminosa, dos aspectos administrativos e operacionais das unidades prisionais e do cotidiano no crcere. De outro lado, inexistem estudos cientficos ou estatsticas produzidos,

respectivamente, pela academia e pelas Instituies que integram o Sistema de Justia Criminal (Polcias Civil e Militar, Ministrio Pblico e Judicirio) que forneam subsdios para a compreenso de como se d a resposta do Sistema Penal criminalidade feminina relacionada ao trfico de drogas, dos motivos determinantes para a condenao ou absolvio pelos magistrados. Como visto, ao buscar uma descrio mais densa e a compreenso da estrutura e entraves do universo legal e judicirio, muitos pesquisadores tm empreendido estudos sobre o fluxo do sistema de justia criminal. Atravs dos estudos de fluxo os pesquisadores pretendem reconstituir o fluxo de pessoas e procedimentos que atravessam as diferentes instituies que compem o Sistema de Justia Criminal, possibilitando o clculo das taxas de esclarecimento, processamento, sentenciamento, condenao e aprisionamento dos envolvidos em ocorrncias criminais. O clculo dessas taxas permite a reconstituio do fluxo do processamento de crimes e a mensurao da eficincia do Sistema de Justia Criminal na persecuo daqueles que
12

Temos cincia de que um dos desafios desta pesquisa ser o levantamento de informaes sobre a populao carcerria de Juiz de Fora junto aos rgos competentes, a fim de se construir um banco de dados que, no s embase o estudo a ser realizado, mas tambm que fornea um quantitativo do encarceramento na cidade.

10

infligiram a lei e lesionaram direitos de terceiros. Em ltima anlise, permite uma avaliao global do sistema e de sua capacidade de preveno (dissuaso da inteno de se cometer um crime), visto que desvela a probabilidade de se sofrer (ou no) uma punio pela transgresso da lei penal, indicada pela grande diferena (afunilamento) entre o nmero de ocorrncias registradas pelas Polcias e o nmero de processos sentenciados pelo Judicirio, com condenao e aprisionamento. Contudo, os mtodos utilizados para o clculo dessas taxas (seja o longitudinal ortodoxo13 ou o do desenho transversal14) demandam a existncia de um banco de dados extenso e confivel. Sendo assim, temos que a grande dificuldade em estudos dessa natureza no Brasil relaciona-se s fontes desses dados, j que, ao contrrio do que acontece em pases como Frana, Estados Unidos e Canad, no dispomos de um rgo federal responsvel pela coleta e organizao de informaes sobre o processamento de delitos. Alm disso, cada uma das instituies integrantes do Sistema de Justia Criminal brasileiro produz informaes distintas, consolidadas em documentos diferenciados 15, o que dificulta a reconstituio do processamento dos delitos desde a sua ocorrncia at a sentena. Temos, ainda, que na legislao brasileira crimes diferenciados podem implicar modalidades distintas de processamento, desta forma a natureza do delito determinante na configurao do fluxo que o mesmo assume. No obstante as dificuldades apontadas, pesquisadores brasileiros tm se esforado para realizar estudos sobre o fluxo de processamento no Sistema de Justia Criminal ptrio16.

13

Mtodo utilizado at a dcada de 1970, demanda o acompanhamento dos procedimentos desde o registro do crime pela polcia at o seu sentenciamento no Judicirio, reunindo informaes detalhadas sobre autor e vtima, contexto da ocorrncia e caractersticas processuais do caso (RIBEIRO e SILVA, 2010). 14 Desenvolvido a partir da dcada de 1980 pelas Naes Unidas em seu programa Surveys of Crime Trends and Operations of Criminal Justice Systems, que coleta informaes apuradas anualmente pelas agncias nacionais encarregadas da preveno e controle da criminalidade acerca do nmero de crimes registrados; do nmero de processos iniciados por categoria criminal e do nmero de sentenas proferidas com referencia ao tipo de delito. Estas informaes viabilizam a anlise do fluxo criminal atravs do uso do desenho transversal, caracterizado pelo contraste dos nmeros produzidos por cada instituio do Sistema de Justia Criminal para uma categoria de crime. O Brasil no participa desse programa das Naes Unidas porque aqui as informaes sobre a preveno e controle da criminalidade, quando existem, so produzidas apenas no nvel estadual ou municipal. 15 Para ilustrar essa diferenciao temos que: 1) a Polcia Militar produz Boletins de Ocorrncias que fornecem o nmero de crimes registrados; 2) a Polcia Civil produz Inquritos Policiais que indicam o nmero de investigaes iniciadas e encerradas; 3) o Ministrio Pblico oferece Denncias que indicam o nmero de delitos apurados que reclamaram a manifestao do Judicirio sobre a instaurao (ou no) de um processo penal; e 4) o Judicirio movimenta processos a partir dos quais podemos apreender o nmero destes que foram iniciados (denuncias aceitas) e encerrados (sentenciados). (RIBEIRO e SILVA, 2010). 16 Uma reviso sucinta destes estudos pode ser encontrada em RIBEIRO e SILVA (2010, p.18-24). Em MISSE e VARGAS (2007), encontramos um estudo de fluxo sobre a incriminao no estado do Rio de Janeiro elaborado atravs de sries de dados referentes dcada de 50 e ao perodo entre 1997-2001. J em VARGAS (2007) feita uma anlise comparada sobre o fluxo da Justia Criminal para o crime de estupro nas cidades de Campinas (So Paulo/Brasil) e Indianpolis (Indiana/EUA).

11

Considerando o tempo disponvel para a realizao da pesquisa proposta (02 anos), entendemos que seria invivel um estudo do fluxo de processamento das mulheres envolvidas com o trfico de drogas em Juiz de Fora, motivo pelo qual empreenderemos uma anlise do universo legal e judicirio, porm, com um enfoque muito especfico, qual seja o diagnstico de como se d o processo de elaborao da sentena penal, enquanto resposta do Sistema de Justia Criminal violao da norma. Entre os referenciais tericos que nortearo a pesquisa, citamos o trabalho de Andrew Ashworth (2005 e 2007) sobre a interao entre os agentes do Sistema de Justia Criminal e a lei, com foco na anlise das influncias sofridas pelos magistrados no processo decisrio. A partir da chamada Theory of Sentencing, o autor pretende identificar as razes para a privao da liberdade dos transgressores da norma penal. Segundo Vanhamme e Beyens (apud MARTINS, 2011, p. 112), o estudo da sentencing se caracteriza por um vasto campo de pesquisas empricas

sociocriminolgicas, centradas nas disparidades das penas, a partir da tomada de deciso do julgamento penal, com foco na figura do juiz e nas disposies jurdicas incorporadas sua prxis social e profissional. Em artigo dedicado reviso da bibliografia sobre a sentencing, Fernanda Prates (2008) observa que, em geral, as pesquisas sobre o processo decisrio eram marcadas por certa negligncia com a figura do juiz, elas buscaram demonstrar a relao entre vrios fatores extralegais e a jurisprudncia, mas disseram-nos muito pouco sobre a ligao entre o universo/mundo social e a deciso, isto , e o juiz. Estudos sobre a sentena so largamente empreendidos na Amrica do Norte (Estados Unidos e Canad) e na Europa (Frana, Holanda e Inglaterra), enquanto no Brasil comea a aflorar o interesse pela Theory of Sentencing. A escolha dessa abordagem para a anlise da represso mulher ligada ao trfico de drogas se deu pela oportunidade de explorar os mecanismos engendrados nas decises judiciais sob uma nova perspectiva. A Theory of Sentencing promove a desmistificao da idia de imparcialidade na tomada de decises judiciais ao centrar sua anlise na atuao dos magistrados e nas prticas e variveis scio-histricas, filosficas e jurdicas incorporadas no processo de racionalizao da deciso, influenciando sua prxis e dinamizando uma cultura jurdica capaz de aplicar penas distintas para crimes semelhantes. Rogria Martins (2011) chama a ateno para o fato de que a sentencing encara a anlise do processo decisrio como prtica social complexa e subjetiva, em que convergem 12

questes sobre os critrios eleitos pelos magistrados na interpretao da lei e no exerccio do poder discricionrio. A literatura aponta duas tradies para os estudos de sentencing, que se diferenciam a partir das categorias de anlise utilizadas na identificao das disparidades das penas, a saber: a abordagem tradicional e a abordagem sociolgica. A abordagem tradicional da sentencing baseia-se na investigao das disparidades das penas a partir de correlaes estatsticas entre a deciso e fatores legais17 e extralegais18 que poderiam influenciar as variaes das penas no processo de incriminao. Considera tambm como a compreenso dos magistrados sobre os objetivos ou funes da pena (punitiva/preventiva ou retributiva/ressocializadora)19 interfere nas suas orientaes decisrias. Sendo que os fatores legais e extralegais so apreendidos a partir de um corpus de anlise qualitativa sobre o crime. As crticas abordagem tradicional apontam que ela no consegue alcanar elementos que podem definir um paradigma interpretativo do magistrado, enquanto ator em seu contexto organizacional; que limita a anlise aos resultados das decises cognitivas, com nfase em decodificaes do comportamento dentro de formulaes matemticas; e que promove o isolamento de cada varivel relacionada deciso do juiz descontextualizando-a. Como alternativa as dificuldades apontadas pelos crticos da perspectiva tradicional, surge a abordagem sociolgica da sentencing que assume espectro mais holstico, contextualizando o fenmeno da tomada de deciso e empregando mtodos qualitativos no dimensionamento do contexto social e organizacional em torno do processo decisrio. As categorias elencadas pela abordagem sociolgica para explicar as disparidades das penas envolvem aspectos contextuais da sentencing20 e caractersticas do juiz21. Embora estas duas abordagens metodolgicas sejam geralmente contrapostas, uma no exclui a outra. Conforme salienta Rogria Martins (2011), a estes aportes metodolgicos podem ser utilizados de forma complementar, na medida em que o mtodo qualitativo
17

Considera-se na anlise dos fatores legais a natureza do delito e a gravidade do fato, relacionadas s circunstncias atenuantes e agravantes. 18 Considera-se na anlise dos fatores extralegais as caractersticas do acusado, relacionadas aos antecedentes criminais, ao gnero, posio social, origem tnica, alm de caractersticas scio-biogrficas e contextos organizacionais dos magistrados. 19 Ao mensurar a pena o magistrado pode privilegiar a dissuaso, focando a gravidade do fato e encarando a pena como expiao; ou pode privilegiar a superviso, aplicando sano mais individualizada, visando influenciar o comportamento futuro do acusado. 20 Relacionando variveis como: cultura jurdica, interdependncia dos agentes penais e interao nas audincias. 21 Conduzindo s seguintes variveis: caractersticas sociobiogrficas, juiz como transformador da informao e juiz como fator explicativo do juiz no contexto.

13

baseado na tcnica de anlise de contedo de documentos, ou seja, da sentena criminal, pode ser ilustrada por elementos provenientes do mtodo quantitativo, interpretados e contextualizados pelo pesquisador. Temos cincia de que a utilizao da sentencing na pesquisa proposta passar necessariamente pela adaptao da teoria configurao organizacional do sistema processual-penal brasileiro, cultura jurdica e filosofia penal que o informa, bem como s peculiaridades do Estado punitivo instaurado no pas, para tanto nos socorremos dos estudos que analisam questes relativas s polticas de segurana pblica, em especial sobre drogas, e s manifestaes do controle social exercido pelo Estado22. Encerrando est reviso da bibliografia relacionada questo de pesquisa proposta, destacamos que as categorias engendradas pelos agentes do Sistema de Justia Criminal no processo de construo social do esteretipo da mulher marginal ou criminosa, bem como a possvel influncia daquelas sobre a tomada de deciso surge como um interessante pano de fundo para a pesquisa. Nesse sentido, poder ser analisado o processo de sujeio criminal da mulher envolvida com o trfico de drogas, ou seja, o processo pelo qual tipos sociais representados como criminais ou potencialmente criminais so construdos e atribudos s mulheres que se inserem no chamado mundo do crime23.

4. Objetivos. Como visto, o principal objetivo da pesquisa analisar como se d a resposta do Sistema de Justia Criminal s infraes perpetradas por mulheres envolvidas com o trfico de entorpecentes, a partir da anlise das sentenas proferidas em primeira instncia na cidade de Juiz de Fora. Os objetivos especficos envolvem: 1. a identificao da lgica que orienta o processo de tomada de deciso dos Juzes, cuja manifestao concreta encontraremos nas sentenas criminais em processos contra mulheres envolvidas com o trfico e, 2. a identificao de quais fatores so determinantes para a condenao ou absolvio e se, ou em que medida, o sexo, as caractersticas raciais, a classe social, os esteretipos e comportamentos geralmente atribudos s mulheres, entre outras clivagens jurdicas e sociais; assim como a cultura judiciria e o contexto em que os magistrados se inserem influenciam a tomada de deciso.
22 23

Dentre os quais podemos citar GARLAND (2008) e WACQUANT (2003). Empregamos o conceito de sujeio criminal no sentido desenvolvido por MISSE (1999; 2010).

14

5. Universo a ser pesquisado e procedimentos metodolgicos. O Frum da cidade de Juiz de Fora conta com 04 (quatro) Varas Criminais e 01 (uma) Vara de Execues, em cada uma delas h entre 3.000 e 4.000 processos em andamento. Considerando o grande volume de processos criminais em curso nas reparties mencionadas e o tempo disponvel para a pesquisa proposta (02 anos), optou-se por restringir o estudo aos processos em trmite na 4 Vara Criminal e na Vara de Execues Criminais. Dentre o universo de processos mencionado, sero selecionados aqueles em que figuram no plo passivo mulheres processadas e condenadas pelas infraes tipificadas no art. 33 da Lei de Drogas. A anlise dos processos em andamento na 4 Vara Criminal possibilitar a coleta de informaes sobre o desenrolar da instruo criminal e a observao das audincias, em que estar em foco a postura adotada pelos agentes jurdicos no cotidiano da prtica forense. Nos processos disponveis nos arquivos do Cartrio desta Vara Criminal sero consultadas as sentenas absolutrias, que permitiro a anlise dos fatores determinantes para a absolvio. J dentre os processos sob responsabilidade do Juzo da Vara de Execues Criminais sero analisados os processos das mulheres condenadas por trfico e que cumprem pena na Penitenciria Ariosvaldo de Campos Pires. As sentenas condenatrias proferidas nesses autos permitiro a anlise do processo de tomada de deciso e dos motivos determinantes da condenao. Optaremos por uma abordagem plurimetodolgica da sentencing, conjugando os aportes metodolgicos da abordagem tradicional e da abordagem sociolgica da teoria. Isto , para a realizao da pesquisa empregaremos de forma complementar o mtodo qualitativo baseado na tcnica de anlise de contedo de documentos (sentena criminal e, de forma complementar, outras peas processuais, como o inqurito policial) e o mtodo quantitativo, buscando elementos para a contextualizao do universo organizacional e social da magistratura. Na legislao processual penal ptria a sentena deve obedecer a uma estrutura prvia. Inicialmente, feito um relatrio com a qualificao dos envolvidos, a descrio da conduta praticada, sua tipificao e um resumo da instruo processual e dos argumentos expostos pela acusao e pela defesa. A sentena encerra-se com o chamado dispositivo da sentena, espao dedicado pelo juiz para a exposio das razes da deciso, ou seja, elementos processuais determinantes na formao de sua convico sobre a existncia ou no do fato tpico, sobre os indcios de autoria e sobre a culpabilidade do ru, para, enfim, decidir pela 15

condenao (art. 387 do CPP) ou absolvio (art. 386 do CPP). Na sentena condenatria, o juiz deve indicar, motivadamente, todas as circunstncias consideradas na aplicao e dosimetria da pena (Ttulo V Das penas do CP), bem como na definio do regime de priso. Sendo assim, buscaremos identificar nas sentenas, e ocasionalmente nas demais peas processuais as quais se remeterem, as categorias que interagem no processo decisrio dos juzes, com foco na correlao entre os critrios legais e extralegais determinantes da absolvio ou condenao, e neste ltimo caso, para a atribuio de penas mais ou menos severas. A partir de observaes de audincias, entrevistas com juzes e com mulheres processadas, em priso provisria e/ou em cumprimento de pena buscaremos apreender dados scio-biogrficos e o contexto social e institucional que envolve o processo de tomada da deciso.

6. Resultados esperados. Pretende-se identificar como ocorre a tomada de deciso consubstanciada nas sentenas criminais e quais fatores so determinantes para a condenao ou absolvio, bem como para a atribuio de penas diferentes para casos que se assemelham.

7. Cronograma. Cronograma para o desenvolvimento das atividades:


1 sem/ 2011 Disciplinas curso em 2 sem/ 2011 Disciplinas curso em 1 sem/ 2012 Jan/Fev Leituras direcionadas pesquisa 1 sem/2012 Maro/Set Leituras direcionadas pesquisa Qualificao 1 e 2 sem/ 2012 Out/Dez Leituras direcionadas pesquisa Elaborao Dissertao Defesa dissertao da

Leituras direcionadas pesquisa

Elaborao do projeto para a qualificao Incio do trabalho de campo no Frum Elaborao questionrio entrevistas dos para

Desenvolvimento do trabalho de campo no Frum Realizao das entrevistas

da

16

8. Oramento.

Equipamento

Especificaes tcnicas Processador: Intel Atom (1.66GHz, 512K L2 Cache) Sistema operacional: Windows 7 Starter, 32-bit, em Portugus Monitor: Tela de 10.1" (1366x768) Widescreen, LED anti-reflexiva, com Webcam integrada Memria RAM: 2 GB DDR3 Disco rgido (HD): 320GB (7200RPM) Placa de vdeo: Intel NM10 Express Video Wireless (Wi-Fi) 802.11 b/g/n Conexo Bluetooh Leitor de Cartes: Memory Stick PRO, SD, Memory Stick Portas USB: 03 Bateria: 6 clulas Tenso/Voltagem: bivolt Teclado: Portugus ABNT Resoluo: Padro: 300 dpi, Alta 600 dpi Armazenamento: acompanha Carto de Memria tipo Micro SD Card 2GB (expansvel at 32 GB). Alimentao: 2 Pilhas Alcalinas ou Recarregveis do tipo AA (Pequena) Tipos de imagens aceitas: Textos, Figuras, Grficos, Fotos Interface de comunicao com o PC: USB Largura mxima da rea de leitura: 21,9 cm Dimenses do scanner: 25,5 x 2,8 x 3,2 cm Peso: 212 g (com as pilhas) Compativel com: Windows XP SP2, Windows Vista, Windows 7 e Mac.

Preo nitrio

Quantidade

Valor total

Netbook

R$ 1.300,00

R$ 2.600,00

Scanner Porttil

R$ 400,00

R$ 800,00

Carto memria Gravador Voz Impressora

de de

Carto de Memria Micro SD 8GB, com adaptador Memria de 4GB, Entrada USB 1.0 / 2.0 Multifuncional laser Mono 3 em 1 - Funo impressora, copiadora e scanner Acompanha cabo USB TOTAL

R$ 70,00 R$ 250,00 R$ 500,00 R$ 2.520,00

2 1 1 8

R$ 140,00 R$ 250,00 R$ 500,00 R$ 4.290,00

17

9. Referncias bibliogrficas. ASHWORTH, A. Sentencing and Criminal Justice. 4 ed. Nova York: Cambridge University Press, 2005. _______________. Sentencing. Em: MAGUIRE, M.; MORGAN, R.; REINER, R. (eds.). The Oxford Handbook of Criminology. 4 ed. New York: Oxford University Press, 2007, p. 991-1021. BASTOS, P. R. S. Criminalidade feminina: Estudo do perfil da populao carcerria feminina da Penitenciria Professor Ariosvaldo de Campos Pires Juiz de Fora (MG)/2009. In: mbito Jurdico, Rio Grande, 81, 01/10/2010 [Internet]. Disponvel em: http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=8444. Acesso em: 02/10/2011. BRASIL. Cdigo Penal. Decreto-lei n 2848, 07 de dezembro de 1940. ________. Cdigo de Processo Penal. Decreto-lei n 3.689, de 3 de outubro de 1941. ________. Censo Demogrfico de 2010. Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE, dados referentes aos municpios do Estado de Minas Gerais. Disponvel em:http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/tabelas_pdf/total_populaca o_minas_gerais.pdf. Acesso em: 30/09/2011. ________. Ministrio da Justia. Departamento Penitencirio Nacional. Sistema Nacional de Informao Penitenciria InfoPen. Dados do Estado de Minas Gerais. Disponvel em: http://portal.mj.gov.br/DPDC/data/Pages/MJD574E9CEITEMIDC37B2AE94C6840068B162 4D28407509CPTBRIE.htm. Acesso em: 30/09/2011. CARVALHO, F. O. Desenvolvimento, mulheres e criminalidade: uma anlise dos relatos das presidirias detidas por envolvimento com trfico de drogas na Cadeia Pblica de Montes Claros/MG. Dissertao de Mestrado no publicada. Universidade Estadual de Montes Claros/MG. Programa de Ps-Graduao em Desenvolvimento Social, 2007. GARLARD, D. A cultura do controle. Rio de Janeiro: Ed. Instituto Carioca de Criminologia, 2008. (Coleo Pensamento Criminolgico, n. 16). LEMGRUBER, J. Cemitrio dos Vivos: anlise sociolgica de uma priso de mulheres. Rio de Janeiro: Edies Achiam, 1983. MARTINS, R. S. As microlitigiosidades da atividade adjudicante nos crimes de estupro: um estudo da sentencing de um tribunal do interior da Bahia. Tese de Doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educao. 2011. MISSE, M. Violncia, drogas e sociedade. Em: FRAGA, P. C. P. (Org.) Crimes, drogas e polticos (p. 15-32). Ilhus: Editus, 2010. _________. Crime, sujeito e sujeio criminal: aspectos de uma contribuio analtica sobre a categoria bandido. Lua Nova, So Paulo, n. 79, 2010, p. 15-38. 18

_________. Malandros, marginais e vagabundos: a acumulao social da violncia no rio de janeiro. Tese de Doutorado. Instituto Universitrio de Pesquisas do Rio de Janeiro. 1999. MISSE, M.; VARGAS, J. D. O fluxo do processo de incriminao no Rio de Janeiro na dcada de 50 e no perodo 1998-2002. XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. Desigualdade, Diferena e Reconhecimento. UFPE, 2007. Disponvel em: http://www.sbsociologia.com.br/portal/index.php?option=com_docman&task=doc_download &gid=1353&Itemid=171. Acesso em: 30/07/2011. PRATES, F. Le jugement comme pratique sociale. Papier synthse dirig par Franoise Vanhamme. Montreal: 2008. (texto no publicado). RATTON, J. L.; GALVO, C.; ANDRADE, R. Crime e gnero: controvrsias tericas e empricas sobre a agncia feminina. XV Congresso Brasileiro de Sociologia. Curitiba: Paran, Julho de 2011. RIBEIRO, L. M. L. Anlise da poltica penitenciria feminina no estado de Minas Gerais: o caso da Penitenciria Industrial Estevo Pinto. Dissertao de Mestrado no publicada. Escola de Governo Joo Pinheiro Belo Horizonte/MG. Programa de Mestrado em Administrao Pblica: Gesto em Polticas Sociais, 2003. RIBEIRO, L.; SILVA, K. Fluxo do Sistema de Justia Criminal Brasileiro: Um balano da literatura. Cadernos de Segurana Pblica, Ano II, n. 1, Agosto de 2010. Disponvel em: <http://www.isp.rj.gov.br/revista/download/Rev20100102.pdf>. Acesso em: 07/08/2011. p. 14-27. ROBERT, P. Sociologia do Crime. Traduo de Luiz Alberto Salton Peretti. Petrpolis, RJ: Vozes, 2007. SOARES, B. M.; ILGENFRITZ, I. Prisioneiras: vida e violncia atrs das grades. Rio de Janeiro: Garamond, 2002. SOUZA, K. O. J. A pouca visibilidade da mulher brasileira no trfico de drogas. Revista Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 4, p. 649-657, out./dez. 2009. VARGAS, J. D. Crimes sexuais e sistema de justia. So Paulo: IBCCrim, 2000. _____________. Anlise comparada do fluxo do sistema de justia para o crime de estupro. Dados Revista de Cincias Sociais. Rio de Janeiro, v. 50, 2007. p. 671-97. Disponvel em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582007000400002> Acesso em 30/07/2011. VOEGELI, C. M. P. H. Criminalidade e violncia no mundo feminino. Curitiba: Juru Editora, 2003. WACQUANT, L. Punir os pobres: a nova gesto da misria nos Estados Unidos. Coleo Pensamento Criminolgico n. 6, Instituto Carioca de Criminologia 2 edio. So Paulo: Revan, 2003.

19

You might also like