You are on page 1of 3

Universidade Federal Fluminense

Gerenciamento de RH

Prof. Dierci Silveira

Douglas de Souza Rodrigues

Sntese do artigo 1: Capital intelectual: Novo Ativo Das Empresas


1. O Capital Intelectual O capital intelectual algo muito difcil de sintetizar por sua complexidade, intangibilidade e sua amplitude. Porem, EDVINSSON & MALONE (1988, p.19) resumem que o capital intelectual uma soma do capital humano e o capital estrutural. Para o qual existem varias medidas para qualificar e quantificar cada parcela. Em sua composio, existem muitas variveis a serem estudadas indo desde o tipo de negcio ate ao setor que ocupa na economia. Existem alguns mtodos para calcular o valor dos ativos intangveis de uma empresa. 2. Medidas de Capital Humano e Capital Estrutural O capital humano refere-se aos funcionrios e atividades que exercem na empresa. O seu relacionamento com os clientes bem importante e levado em considerao para as anlises. Para mensurar o capital humano, alguns autores sugeriram metodologias que se mostraram eficazes para tal. Uma delas quantificar algumas das variveis expostas abaixo: O nmero mdio de anos de experincia dos funcionrios em suas profisses; A rotatividade de especialistas; Senioridade entre os especialistas (nmero mdio de anos na empresa); Valor agregado por especialista e por funcionrio; Percentual de clientes que aumentam a competncia. Estes clientes devem ser entendidos como aqueles que prope projetos que desafiam a competncia dos funcionrios da empresa e que so valiosos porque os funcionrios aprendem com eles; Percentual de novatos (com menos de dois anos de experincia).

O capital estrutural nos remete a forma com a qual o ambiente estrutural da empresa fomenta e potencializa as qualidades dos funcionrios, provendo-lhes uma boa experincia enquanto estiver dentro dela. mais fcil de mensurar e qualificar, porem, deve-se analisar com duas perguntas bsicas se o ativo possui ou no valor de mercado e as perguntas seriam as seguintes: O ativo necessrio para algum ou alguma empresa? As pessoas esto dispostas a pagar por ele? 3. Analise Critica Dentre todas as medidas do intangvel apresentadas, a que mais me chamou ateno foi a proposta por EDVINSSON & MALONE para avaliao do capital intelectual de uma empresa por ser consideravelmente simples e utilizar-se de indicadores de desempenho como base para os clculos que so apresentados no quadro abaixo.

Onde i = (x/n), sendo x a somatria dos percentuais de cada ndice e n o numero de ndices. Logo aps esse calculo, calcula-se ACI = iC, sendo ACI a avaliao do capital intelectual e C o valor monetrio do capital intelectual. 4. Concluso Aps a leitura do artigo, ficou mais forte a ideia de que o capital intelectual ocupa uma parcela muito grande nos ativos de uma empresa e que esta diretamente associado com o desempenho dos funcionrios e como isto notado pelos clientes. Baseado nessa leitura, possvel pensar novamente a forma pela qual se deve escolher um empregado e tambm se aa qualidade do trabalho est adequada para o bom exerccio da profisso.

You might also like