You are on page 1of 5

TESTE

NOME N TURMA

I Analisa as informaes 1 e 2 e responde s questes que se seguem. Informao 1 O mundo natural um sistema muito complexo. O estudo dos seres vivos baseia-se na anlise das interaces que existem entre as diferentes espcies e no modo como estas se relacionam com o ambiente. Cada ser vivo ocupa o seu lugar no padro geral da Natureza. No possvel compreender por que motivo um organismo apresenta uma determinada estrutura ou um certo comportamento, a no ser que se estude o ambiente onde se desenvolve. Para facilitar o estudo dos seres vivos, os cientistas estabelecem, frequentemente, nveis de organizao que vo desde a observao individual de um organismo at ao estudo do seu papel no ecossistema onde se insere.
Ecologia Animal, Animais de todo o mundo (adaptado)

Informao 2 Representao esquemtica de nveis de organizao dos seres vivos no ambiente.

4 1

1.

Selecciona a alternativa que melhor completa a afirmao seguinte. Na Natureza, frequente o estudo dos seres vivos por categorias porque A. um organismo apresenta uma determinada estrutura. B. um organismo apresenta um determinado comportamento. C. os seres vivos interagem entre si e com o meio onde se desenvolvem. D. os seres vivos estabelecem frequentemente nveis de organizao.

2.

Selecciona a alternativa que permite preencher os espaos, de modo a obteres uma afirmao correcta. Na Natureza, os seres vivos estabelecem interaces entre si e so igualmente influenciados pelos factores do no qual se desenvolvem. A. abiticos () grupo B. biticos () bitopo C. biticos () ecossistema D. abiticos () ecossistema

60 | NOVO DESCOBRIR A TERRA 8 | CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

TESTE

3.

Indica, de entre os nveis de organizao a seguir mencionados, o que permite o estudo de indivduos que, cruzando-se entre si, podem originar descendncia frtil. Nveis de organizao I Ecossistema II Espcie III Comunidade IV Populao

4.

Faz corresponder a cada um dos nmeros, de 1 a 4 da Informao 2, uma das letras da chave, que definem alguns nveis de organizao dos seres vivos. Chave A. Ecossistema B. Espcie C. Comunidade D. Populao E. Bitopo

5.

Classifica como Verdadeira (V) ou Falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes, relativas Informao 2. A. O nmero 2 corresponde a um conjunto de seres vivos de espcies diferentes. B. O nmero 1 corresponde a um indivduo que pertence mesma espcie dos seres vivos representados pelo nmero 2. C. O nmero 3 corresponde ao conjunto de seres vivos de um ecossistema. D. O nmero 4 corresponde somente ao conjunto de seres vivos de um ecossistema. E. Os nmeros 1 e 2 correspondem a seres vivos que podem partilhar o mesmo habitat. F. O nmero 4 corresponde ao territrio onde vivem todos os seres vivos de um ecossistema.

6.

Quem est habituado a contactar com animais sabe que no h dois indivduos iguais. Variam, por exemplo, na resposta aos mesmos estmulos e reagem de diferente maneira em determinadas situaes. Nunca se deve estudar apenas um indivduo e concluir que esse estudo representativo para toda a espcie. Explica de que modo o procedimento mencionado na frase sublinhada, pode contribuir para um melhor conhecimento de uma populao na Natureza.

6.1.

NOVO DESCOBRIR A TERRA 8 | CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR | 61

TESTE

II Analisa as informaes 1 e 2 e responde s questes que se seguem. Informao 1 As espcies mais evoludas de trmitas vivem em montculos de terra que podem atingir uma altura de 5 metros e ter paredes com 50 centmetros de espessura. O oxignio necessrio para manter vivas as trmitas e os fungos que estas cultivam circula atravs de um complexo sistema de ventilao. O calor necessrio para manter a colnia activa produzido na rea residencial das trmitas e dos fungos e provoca a ascenso de ar atravs das cmaras do ninho, at ao sto. aqui que se faz a renovao do oxignio e se liberta o dixido de carbono do ar que, ao arrefecer, desce at cave onde humidificado pela gua existente no solo.
Comportamento Animal, Animais de todo o mundo (adaptado)

Sulcos

Sto (29,3 C) Canal superior do sulco (25,5 C)

Entrada de oxignio Sada de dixido de carbono Cmaras comuns (30 C) Cmara inferior do sulco (25,3 C) Fungos (29,7 C) Cave (25,3 C) Entrada de gua

Informao 2 As distncias percorridas por diferentes animais so dificilmente comparveis. No entanto, so as aves migradoras que percorrem as maiores distncias. A figura representa a rota migratria das toutinegras. Estas aves reproduzem-se na Europa durante a Primavera e Vero e passam o Inverno em frica.
Comportamento Animal, Animais de todo o mundo (adaptado)

rea de reproduo rea de Inverno Rota de migrao

62 | NOVO DESCOBRIR A TERRA 8 | CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

TESTE

1. 1.1. 1.2. 2. 3. 3.1. 3.2. 4.

Identifica o tipo de factor do ambiente mencionado na Informao 1, em relao: interaco das trmitas com os fungos que estas cultivam; influncia do calor sobre as trmitas. Refere o(s) factor(es) abitico(s) descrito(s) na Informao 1. De acordo com a Informao 1, indica o valor da temperatura necessrio para que o ar do ninho das trmitas: ascenda das cmaras at ao sto; desa do canal superior at s cmaras comuns. Classifica como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes, relativas Informao 2. A. As toutinegras atravessam a Espanha, no sentido da Europa para a frica, no Inverno. B. As toutinegras atravessam a Espanha, no sentido da Europa para a frica, na Primavera. C. As toutinegras atravessam a Espanha, no sentido de frica para a Europa, no Inverno. D. No Inverno, as toutinegras encontram maior abundncia de alimento na Europa. E. Na Primavera, as toutinegras reproduzem-se na Europa.

5.

Selecciona a alternativa que classifica correctamente as afirmaes 1, 2 e 3, relativas ao factor temperatura. Afirmaes 1. Os seres vivos que mantm a temperatura corporal constante independentemente da temperatura ambiental so homeotrmicos. 2. Os seres vivos que variam a temperatura corporal de acordo com a temperatura ambiental so homeotrmicos. 3. Quando a temperatura ambiental desce para determinados valores alguns animais hibernam.

A) 1 verdadeira; 2 e 3 so falsas. B) 2 e 3 so verdadeiras; 1 falsa. C) 1 e 2 so verdadeiras; 3 falsa. D) 1 e 3 so verdadeiras; 2 falsa.

NOVO DESCOBRIR A TERRA 8 | CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR | 63

TESTE

6.

Selecciona a alternativa que complete correctamente a afirmao seguinte. A migrao uma reaco comportamental que certas espcies de animais apresentam como resposta a) pluviosidade. b) humidade. c) ao fotoperodo. d) ao substrato.

7.

Relaciona os nmeros dos conceitos da coluna I com as afirmaes da coluna II.


COLUNA I
1. Fototropismo 2. Fotoperodo 3. Estivao 4. Pluviosidade 5. Humidade 6. Substrato

COLUNA II
A. As minhocas apresentam uma densidade populacional baixa em solos cidos. B. A migrao nocturna de certas aves efectuada na poca do ano em que as noites so mais longas. C. O camelo um animal adaptado a habitats desrticos. D. A maioria das plantas cresce em direco a uma fonte de luz. E. Os caracis diminuem a sua actividade quando a temperatura ultrapassa os valores tolerados pelo seu organismo. F. A distribuio das espcies vegetais muito influenciada pela quantidade de chuva, que cai em cada regio. G. Alguns animais comem solo para obter os nutrientes minerais que necessitam para o seu desenvolvimento.

64 | NOVO DESCOBRIR A TERRA 8 | CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

You might also like