You are on page 1of 3

A poltica morreu porqu?

No passado dia 29/12/2011, Ricardo Arajo Pereira fez parte do terceiro painel do ciclo Desconferncias, subordinado ao tema O Fim da rise, no !eatro "# $uiz, em $isboa# !e%to da sua inter&en'(o )ou parte dele*, recebido por mail+

A poltica morreu porqu?

Vrias hipteses:

1. A primeira a de que morreu porque deixou de ser necessria. O sonho dos nossos antepassados cumpriu-se. Os portu ueses !i!em ho"e num pas nrdico: pa amos impostos como no #orte da $uropa e temos a qualidade de !ida do #orte de %&rica.

'omos um (as onde nem Amrico Amorim se acha rico. $ porqu? (orque somos de) milh*es de milionrios. +emos a !ida que os milionrios tm. ,ada um de ns tem um -anco e uma ilha. certo que o mesmo -anco e a mesma ilha. que o /(# e a 0adeira. mas todos os contri-uintes s1o proprietrios de um -ocadinho.

2. A outra hiptese : n1o h poltica porque s h economia. $ en&im. a teoria medie!al conce-ia apenas duas &ormas de o!erno: na primeira. o &luxo do poder era ascendente. O poder emana!a do po!o e o po!o dele a!a nos seus representantes. #a outra &orma de o!erno. o poder &a)ia o percurso in!erso: emana!a do prncipe e o prncipe dele a!a nas outras &i uras do $stado. O nosso modelo um h-rido. no sentido em que do po!o emana o poder para ele er os representantes na &i ura de pessoas como 0i uel 3el!as e o seu !ice-primeiro-ministro. (edro (assos ,oelho. $ h depois o prncipe. que a troi4a. do qual tam-m emana poder. $ a troi4a dele ou o poder nas mesmas pessoas. (ortanto. h um en arra&amento de poder nesta ente e. como e!idente. o poder que !em de cima mais &orte do que aquele que ns mandmos para l e isso. O poder deles tem mais &or5a. $ o nosso... !oltou para trs.

H problemas no facto de a poltica ter morrido:

1. O primeiro : a poltica perce-e-se. 6 a economia muito mais di&cil de compreender. $les simpli&icam. isso !erdade. (or exemplo. primeiro os mercados come5aram a di)er que ns ramos

(78': (ortu al. 7rlanda. 8rcia. $spanha. (78'. porcos9 :epois disseram: (ortu al lixo. ; uma met&ora muito repetiti!a. mas clara. <acilita a compreens1o. 3eparem. eu n1o sei ao certo o que o =su-prime=. nem o que s1o =hed e &unds=. mas quando uma pessoa me di): =tu s lixo=. eu perce-o do que est a &alar. $u sei exactamente. ,laro que triste esta li-erdade !oca-ular n1o ser permitida a quem est em -aixo: a ente ! uma manchete a di)er: =mercados consideram que (ortu al lixo=. mas impens!el. na p ina se uinte. ter: =(ortu al !ai tentar rene ociar a d!ida com os chulos=. 7sso n1o nos permitido. $les tm o capital &inanceiro e o capital sem>ntico. tudo o que capital. a5am-arcam. isto torna a !ida di&cil.

Mas tambm h vantagens no facto da poltica ter morrido:

1. 'aiu a ora um estudo que di): =(ortu al uma democracia com &alhas=. $m primeiro lu ar. importante elo iar um rupo de cientistas polticos que t1o e&ica) que conse ue olhar para (ortu al e !er uma democracia com al umas &alhas. e n1o uma &alha com al uma democracia. ; inquietante sermos uma democracia com &alhas porque. at a ora. ramos uma democracia sem &alhas. #s ramos &eli)es e n1o sa-amos.

2. :epois. le!anta-se outra quest1o. que sa-er se se pode di)er democracia com &alhas. $u esta!a con!encido que a democracia ou ou n1o . no sentido em que tam-m n1o se pode di)er =ele li eiramente ped&ilo. ou ele esta!a mais ou menos morto=. Ou est morto ou n1o est9 O &acto de sermos uma democracia com &alhas p*e outro pro-lema mais inquietante: a partir de quando que uma democracia com &alhas passa a ser uma ditadura com qualidades?

?. Outras !anta ens: assim que (assos ,oelho &oi eleito. ns deparmo-nos com um pro-lema interessante: (assos ,oelho nunca &e) nada na !ida a n1o ser poltica. 6':. por a &ora. O homem licenciou-se com ?@ anos. este!e ocupado a tratar de coisas polticas. #o entanto. n1o tem experincia poltica nenhuma. o que di&cil para um homem que s &e) poltica na !ida. A est. ele te!e empre os. mas s em empresas administradas pelo Bn elo ,orreia. O primeiro empre o que te!e que n1o &oi arran"ado pelo Bn elo ,orreio. &oi este. que ns lhe arran"mos. (assos ,oelho aca-a por ser uma inspira51o para todos os desempre ados. ; poss!el. sem rande currculo. com al uma sorte. arran"ar um empre o. desde que. l est. o outro candidato se"a... o 'crates. (ara quem tem pouca experincia. o!ernar com a troi4a como andar de -icicleta com rodinhas e. portanto. tem esse lado !anta"oso.

C. (aradoxalmente. o nosso !oto tornou-se mais importante. Anti amente !ot!amos nas elei5*es nacionais portu uesas. ho"e !otamos nas re ionais alem1s.

D. $ excelente por quest*es de respeito. (or causa da senhora 0er4el. $ di o senhora 0er4el com propriedade. #1o di)emos o senhor 'ar4o)E ou o senhor O-ama. #unca. 0as senhora 0er4el

di)emos. $ temos em portu us aquela express1o. quando nos re&erimos ao passado: =o tempo da outra senhora=. $ste o tempo desta senhora. 'aiu uma senhora e entrou outra senhora.

Queria acabar di endo que h esperan!a para n"s# $orque a poltica parece ter morrido% mas ainda h rstias de poltica# &ou dar dois casos:

1. O assassinato poltico !oltou e isso si ni&ica que h poltica. $m 1FGH mataram :. ,arlos. $m 2G11 &oi a-atido a tiro. tam-m por ra)*es polticas. o prtico da A22. I qualquer coisa no incio dos sculos que excita o atilho dos conspiradores. $ al um le!a um tiro. $n&im. podiam ter morto o rei. mas entre :. :uarte e o prtico. os atiradores optaram. e -em a meu !er. pelo que politicamente era mais rele!ante. $ deram uma chum-ada na porta em. 2. A se unda ra)1o pela qual de!emos ter esperan5a este incenti!o J emi ra51o constante. que de &acto uma medida poltica. 8eralmente. o pro rama xen&o-o. que !asto e rico. consu-stancia-se na &rase =!ai para a tua terra=. dita aos imi rantes. O nosso 8o!erno tem este pro rama li eiramente di&erente que : =sai da tua terra9=. dito aos nati!os. <ica di&cil sa-er para quem esta terra a&inal. $u quero su erir o /rasil como um destino interessante para ns. O /rasil uma terra de oportunidades e possi-ilidades de rique)a. como demonstra o caso inspirador do :uarte Aima.

You might also like