You are on page 1of 9

IMPLANTANDO EQUIPES: um estudo de caso na empresa Cattani Sul

transportes e turismo Ltda Robson Luiz Montanari Tecnlogo em Construo Civil Md Gerenciamento de Obras pelo Centro Federal de Educao Tecnolgica do Paran Unidade do Sudoeste CEFET-PR, Especialista Gesto de Pessoas e Negcios pela FAE Business School, prof_robson@terra.com.br Resumo
No atual territrio administrativo conseguir competitividade e inovao exigem dos recursos humanos muita criatividade e disposio para superar os obstculos dirios. Dentro deste contexto o desenvolvimento de equipes aparece como uma poderosa ferramenta para as empresas superar as adversidades com mais tranqilidade. O presente artigo um estudo de caso sobre a implantao de equipes na empresa Cattani Sul Transportes e Turismo Ltda e busca ainda fazer uma reflexo sobre o Programa de Desenvolvimento de Equipes da empresa em estudo. Palavras-chave: Equipe, desempenho organizacional e implantao de equipes.

Introduo O cenrio competitivo atual tem sido regido pela globalizao dos mercados, pela inovao tecnolgica e pela concorrncia acirrada por baixos preos e alta qualidade, a fim de atender de forma rpida e eficiente o consumidor final. Nas empresas, essas mudanas tm-se materializado nos processos de reestruturao produtiva, baseados em elementos de racionalizao tcnica e organizacional. A intensa e crescente competio que se estabelece em mbito mundial traz como conseqncia o desenvolvimento e incorporao, ao ambiente empresarial, de novas tecnologias e modelos de gesto. Configura-se como novo desafio s empresas desenvolver atributos que lhes garantam certo nvel de competitividade atual e futura. Esse ritmo ultrapassou a capacidade de resposta da maioria das organizaes. A qualidade total, reengenharia e vrias outras propostas ainda so uma iluso. Reduzir custos no significa melhoria real na eficcia da organizao: os negcios precisam ser reinventados, exigindo mudanas nas funes e novas atitudes dos funcionrios. A pirmide organizacional esta sendo invertida e o cliente esta ocupando o posto mais alto e exigindo dos funcionrios autonomia para tomada de decises. As transformaes pelas quais passam as organizaes j esto alterando as condies de produo e do emprego que tm deslocado o foco do processo de profissionalizao do fazer para o saber fazer; de um trabalho individual em um posto especfico para o trabalho em equipe.

Isso tudo reflete com bastante fora sobre os recursos humanos da empresa que precisam ser mais participativos, criativos e inovadores dando competitividade ao ambiente produtivo e aumentando o desempenho organizacional. A implantao de equipes vem de encontro com essa necessidade, pois ningum est livre de dificuldades e problemas, mas uma equipe madura, hbil e motivada, com certeza, encontrar com mais facilidade maneiras de enfrentar e superar as mais diversas situaes com rapidez e agilidade. O que se pretende neste no a reinveno do trabalho ou das funes nas empresas, mas sim fazer um estudo de caso sobre o Programa de Desenvolvimento de Equipes na empresa Cattani Sul Transportes e Turismo Ltda, o processo de mudanas no trabalho e evidenciar a evoluo no desempenho organizacional da empresa em estudo fazendo uma reflexo com os resultados obtidos. Metodologia da Pesquisa A metodologia empregada para desenvolvimento deste do tipo exploratria, descritiva e de avaliatria, pois o que se busca a obteno de conhecimentos e uma maior familiarizao para com o tema a fim de torn-lo mais claro. Descritiva porque ser conduzida de forma a apresentar os dados com a mxima fidelidade que se encontram; exploratria no sentido em que se pretende encontrar os elementos necessrios que permitam alcanar os resultados almejados; e, avaliativa, no sentido de que se prope a estabelecer comparativos que permitam identificar fatores que demonstrem a melhora do desempenho organizacional. A metodologia ainda estar voltada a obteno de conhecimento cientfico, o que se faz necessrio conhecer as construes mentais que possibilitem alcanar os objetivos almejados. Para Gil (1999, p. 27), isso significa a determinao do mtodo que, segundo o autor, o caminho para se chegar a determinado fim. o mtodo cientfico como o conjunto de procedimentos intelectuais e tcnicas adotadas para se atingir o conhecimento. A coleta de dados para o desenvolvimento da pesquisa foi efetuada com os gerentes operacionais e membros das sete equipes em estudo a partir dos procedimentos de implantao e o desenvolvimento das equipes no perodo de Agosto a Outubro/2005 nas 3 reunies que ocorreram com cada equipe. As informaes foram extradas atravs das respostas individuais em questionrios estruturados conforme anexo I e II. Especificao do Caso Assim como em qualquer ramo de atividade o transporte de passageiros tambm sofreu e sofre as constantes mudanas. Na regio sudoeste e oeste do Paran, regio de abrangncia da empresa em estudo a Cattani Sul Transportes e Turismo Ltda, as mudanas passaram a trazer clientes inconstantes e cada vez mais exigentes, assim como em qualquer atividade, mas o que ocorre que essa onda chegou com bastante fora exigindo das empresas respostas e mudanas imediatas.

Foi este o cenrio que fez a empresa em estudo pensar em mudanas que pudessem melhorar o desempenho organizacional, mais especificamente no setor operacional (motoristas e cobradores) que esto em contato dirio com os clientes externos. Para atender essas necessidades foi sugerido o Planejamento de um Programa de Desenvolvimento de Equipes. O primeiro passo foi verificar se de fato h indicao de Desenvolvimento de Equipes e foi feito de acordo com Moscovici apud Shonk (1992), que prope algumas questes para investigar a validade e a viabilidade do trabalho em equipe na empresa:
1. Os empregados dependem uns dos outros, extensivamente, nas funes do departamento? 2. Como e onde o trabalho de equipe poder melhorar produtividade, qualidade ou servios a clientes? 3. Como e onde poderiam equipes de trabalho beneficiar sua organizao? 4. Como se adequariam equipes de empregados e estratgias e objetivos de longo prazo de sua empresas? 5. Que influncia teriam equipes de trabalho sobre a satisfao no trabalho e o engajamento de empregados? 6. Como uma organizao baseada em equipes afetaria seus recursos?

Verificado a viabilidade de implantao das equipes o segundo passo foi criar as equipes. Foram criadas sete equipes formadas por 10 a 11 membros. O critrio de seleo dos membros das equipes foi de fazer um balanceamento entre os membros que j possuem algumas habilidades necessrias e os que precisam desenvolv-las. No terceiro passo a empresa determinou os dias e o horrio para as reunies. A primeira reunio foi marcada como uma fase introdutria do programa para as equipes, pois a empresa juntamente com o gestor de pessoas explicou o que e como funcionaria o programa, marcando assim o inicio desta nova fase na empresa. Ainda na primeira reunio das equipes foram definidos: 1. Lder: Todos escolheram de forma democrtica o Lder da equipe; 2. Facilitador: A empresa determinou que o facilitador ser o Gestor de Pessoas; 3. Misses da Equipe: A partir da necessidade de se criar equipes, conforme a 1 fase, foi criado um tema comum a todas as equipes, enfocando de maneira geral o seu objetivo e ento os membros juntamente com o facilitador estabeleceram a misso da equipe; 4. Regras: Junto com o facilitador as equipes criaram regras de comportamento entre os membros durante as reunies, tais como: no chegar atrasado nas reunies, participar at o seu trmino, que todos se esforcem para contribuir nas discusses, que no haja conversas paralelas, que os membros no conversem sobre outros assuntos durante a reunio, no censurem as idias dos membros e somente uma pessoa fala de cada vez; 5. Reunies: O facilitador definiu algumas regras para as reunies como uso de pauta e registro em ata das questes levantadas e decises tomadas. Assim cada equipe tem reunies peridicas com o facilitador na sala de reunies da empresa, buscando discutir assuntos pertinentes misso das equipes e coletar informaes, atravs da tcnica de Brainstorming1, trazendo a equipe e ao facilitador muitas idias e estimulando o grupo.
1

Apresentao e criao do maior nmero de idias.

A Resistncia as Mudanas

O final do sculo XX poderia ser relacionado a uma palavra-chave: mudana. Em sua essncia, e por sua natureza, toda organizao est sujeita a mudanas de toda ordem, as quais podem ser impostas pelo ambiente, ou promovidas pela prpria organizao com o propsito de seus ajustamentos internos e sua adaptao s exigncias do ambiente. Estas mudanas resultam principalmente do dinamismo existente em qualquer instituio devido sua interao com o ambiente e tornam-se cada vez mais constantes.
Para Ulrich (1998, p. 39), na nova economia, a vitria surgir a partir de capacidades organizacionais, como rapidez, capacidade de reao, agilidade, capacidade de aprendizado e competncia dos funcionrios. Empresas bem sucedidas sero aquelas capazes de transformar estratgia em ao rapidamente, de gerenciar processos de maneira inteligente e eficiente, de maximizar o compromisso e a colaborao do funcionrio e de criar condies para uma mudana consistente.

O que se verificou com o Programa de Desenvolvimento de Equipes que embora exista a necessidade de mudanas rpidas, de aes rpidas, indispensvel um tempo para gerir essas mudanas, vencer obstculos e para as pessoas se adaptar, pois algumas resistem mais do que as outras e as mudanas no ocorrem no mesmo ritmo e da mesma maneira para todos. Em pesquisa realizada entre os dias 22/08/2005 e 03/10/2005 com 8 gerentes operacionais da empresa em estudo, conforme metodologia j mencionada e questionrio estruturado no anexo I, percebe-se a reduo da resistncia com o passar do tempo.
ITENS 1-Houve resistncia dos funcionrios do seu setor quando convocou os mesmos para reunio? 2-Voc percebeu desaprovao ao programa com funcionrios do setor? 1 Reunio 87,50 100,00 SIM (%) 2 3 Reunio Reunio 37,50 50,00 25,00 0,00 1 Reunio 12,50 0,00 NO (%) 2 3 Reunio Reunio 62.50 50,00 75,00 100,00

TABELA 1 RESISTNCIA A MUDANAS

Verificou-se que as resistncias encontradas foram diminuindo com o passar das reunies, pois os membros das equipes foram compreendendo a necessidade de mudanas e expondo como se sentiam em relao a elas. Segundo Davis e Newstron (2001, p. 43), embora as pessoas tendam a resistir s mudanas, esta tendncia compensada pelos desejos que elas tm de novas experincias e pelas recompensas a elas associadas. Sair da rotina no confortvel. Normalmente, quando se fala no novo, no desconhecido, as pessoas apresentam resistncia e isso acontece por medo ou por falta de informao. De acordo com Hesselbein, Goldsmith e Beckhard (1997, p. 334), todos ns resistimos s mudanas. Este um fenmeno humano provocado pela busca de controle e previsibilidade em nossa vida. Apesar da mudana passar a fazer parte da cultura das organizaes, conseguir o comprometimento e o empenho das pessoas em novas formas de atuao exige cuidados e

investimento. preciso mais do que informaes e motivos para que possam empreender aes. Por isto, no nvel dos recursos humanos se situa o maior desafio quando se pretende mudana profunda e duradoura. Dentro deste panorama o Programa de Desenvolvimento de Equipes precisa ser uma ferramenta que possibilite desenvolver novos valores, novas atitudes, novas formas de atuao e interao, dando assim, condies elementares para o sucesso de um processo de mudana. As Vantagens com a Evoluo das Equipes Para Druker (2001), o trabalho em equipe no bom nem desejvel, ele um fato. Sempre que as pessoas trabalham ou jogam em conjunto, elas o fazem em equipe. Parker (1995, p. 3) cita o estilo de viso generalista como necessrio ao novo mundo globalizado e, nesse contexto, esto as equipes interfuncionais, prontas para agir com rapidez e flexibilidade de modo a se adaptarem s necessidades do mutvel cenrio dos negcios. Robbins e Finley (1997, p. 8) resumem da seguinte forma as vantagens das equipes: aumentam a produtividade; melhoram a comunicao; realizam tarefas que grupos comuns no podem fazer; fazem melhor uso dos recursos; so mais criativas na resoluo de problemas; tomam decises de alta qualidade; resultam em melhores produtos e servios; apresentam processos melhorados e diferenciam enquanto integram. Que o trabalho em equipe apresenta vantagens em relao ao trabalho individual isso um tambm um fato, mas buscando evidenciar essas vantagens e a evoluo das equipes no Programa de Desenvolvimento de Equipes da empresa em estudo, realizou-se uma pesquisa, conforme metodologia anteriormente mencionada, entre os dias 22/08/2005 e 03/10/2005 com as sete equipes, (100% dos funcionrios do setor operacional, 76 pessoas - motoristas e cobradores) que responderam ao questionrio estruturado conforme anexo II e os resultados obtidos nas 3 primeiras reunies (3 reunies cada equipe) foram:
ITENS 1-Valorizamos a opinio de todos. 2-Escutamos a todas as opinies. 3-Solucionamos problemas com rapidez e agilidade. SIM (%) 2 Reunio 67,11 53,95 72,37 NO (%) 2 Reunio 32,89 46,05 27,63

1 Reunio 57,90 47,37 63,13

3 Reunio 81,58 68,43 81.58

1 Reunio 42,10 52,63 36,84

3 Reunio 18,42 31,57 18.42

TABELA 2 A EVOLUO DAS EQUIPES

As equipes, em trs reunies, apresentaram ndices de melhora que podem aumentar o desempenho organizacional da empresa em estudo. Ao observarmos os itens na tabela 2 percebemos mudanas sendo encaminhadas favorecendo o desenvolvimento dos membros e das equipes. Essas mudanas podem auxiliar minimizando as tenses e controlando as emoes dos membros das equipes, pois neste novo ambiente existe a valorizao de opinies e a soluo de problemas que at ento estavam dificultando

tarefas, facilitando a conquista de resultados positivos e criando um ambiente de harmonia propicio para que a motivao seja despertada na equipe. Esse novo ambiente e formas de interao facilitam e melhoram as tarefas conjuntas, a produtividade e a qualidade dos servios, pois os membros da equipe relacionam-se com simpatia, afeto e harmonia, dando assim maiores condies de colaborao. A evoluo das equipes apresentada na tabela 2 provou, assim como na questo de resistncia a mudanas, que o tempo continua sendo um fator importante a considerar, pois a defesa um comportamento natural do ser humano, emitida ao sentir ameaada a sua integridade fsica ou psicolgica. No h dvida de que a implantao e o desenvolvimento de equipe um instrumento poderoso para uma organizao atingir vantagens competitivas, no entanto administrar equipes em seus estgios iniciais de desenvolvimento demandam tempo para que seus membros aprendam a trabalhar com a diversidade e a complexidade. A evoluo das equipes pode ser prejudicada com o surgimento de problemas individuais e coletivos que precisam ser superados com bastante agilidade para que no comprometam gravemente o programa de implantao e desenvolvimento de equipes.

O Programa de Desenvolvimento de Equipes Utilizado A formao de equipes um grande desafio, pois existem diversas razes que dificultam, exigindo um planejamento bastante amplo para o Programa de Desenvolvimento de Equipes. A empresa em estudo esta utilizando um programa buscando melhorar o seu desempenho organizacional no setor operacional e vem alcanando alguns resultados positivos. Pensando em fazer um estudo sobre o programa utilizado pesquisou bibliografias a fim de comparar ou de se verificar o programa utilizado. Segundo Moscovici (2003), um Programa de Desenvolvimento de Equipes se constitui de quatro fases: 1. Fase Preliminar: Os objetivos desta fase so sensibilizao e motivao do grupo e coleta de dados. Inicia-se a investigao da situao do grupo, atravs de instrumentos especficos, para se anlise da indicao do Desenvolvimento de Equipes. A mobilizao das pessoas para o fornecimento de informaes alerta e sensibiliza o grupo para o problema. A sensibilizao para o problema desperta a motivao para enfrent-lo e resolv-lo, sob pena de risco de deteriorizao crescente. 2. Fase Introdutria: Marca o incio oficial do programa que pode ser uma reunio introdutria ou um seminrio. Atende a vrias necessidades psicolgicas e organizacionais. O valor simblico est na demarcao de uma linha divisria entre o passado e o, um ritual de iniciao de mudana individual e grupal dentro da empresa. 3. Fase de Desenvolvimento de Habilidades: O conhecimento intelectual dos problemas do grupo no basta para transform-lo em equipe. preciso passar da teoria para a prtica. O exerccio bem dosado e orientado conduz melhoria do desempenho.

A aprendizagem vivencial mostra-se superior simples aprendizagem cognitiva, no que diz respeito difcil transferncia da aprendizagem da teoria prtica. 4. Fase de Consolidao e Acompanhamento: os processos de aprendizagem, crescimento e desenvolvimento humano no tm fim enquanto se vive. O Desenvolvimento de Equipe, sendo um processo educacional de pessoas em grupo, tambm no. A equipe desenvolvida caracteriza-se pela consolidao das habilidades interpessoais e de tarefa, constantemente praticadas no dia-a-dia, em busca de integrao interna e do aperfeioamento criativo das modalidades de interao e de trabalho. Observa-se que a empresa em estudo est adotou uma seqncia inicial no Programa de Desenvolvimento de Equipes que tem a mesma linha de pensamento das fazes propostas por Moscovici (2003), mas o programa no segue a mesma linha a partir da 3 Fase o que deve ser verificado com muita ateno, pois so nestas duas ltimas fases que possibilitam a avaliao dos resultados que esto sendo alcanados e o aperfeioamento e reformulao do programa e tambm, segundo Moscovici (2003, p. 105), este processo de feedback2 permite a reviso e a reformulao sistemtica nos procedimentos interpessoais e de grupo. Observa-se ainda, que as equipes so formadas por 10 a 11 membros. As equipes com 11 membros podem encontrar algumas dificuldades, pois tomando como exemplo a sugesto feita por Katzenbach e Smith (1994, p. 43), as equipes devem ser de um pequeno nmero de participantes, at dez membros, por que:
Um grande nmero de pessoas devido ao seu tamanho j tm problemas para interagir construtivamente como grupo, quanto mais para entrar e, acordo sobre cursos de ao especficos. Um nmero de dez pessoas apresenta maior probabilidade do que o de cinqenta de poder trabalhar com sucesso suas diferenas individuais, funcionais, e hierrquicas para a obteno de um plano comum, e tambm de poder manter-se conjuntamente responsveis pelos resultados.

O programa de Desenvolvimento de Equipes em estudo apresenta pequenas deficincias e poder assim como em outro programa qualquer apresentar problemas que fatalmente impediro o desenvolvimento das equipes. Isso precisa ser corrigido, pois de acordo com Moscovici (2003, p. 15), o Desenvolvimento de Equipes um programa educacional dirigido a grupos de pessoas interdependentes que precisam unir esforos nos procedimentos de trabalho e na resoluo de problemas e no causar problemas. Consideraes Finais A gesto da organizao utilizando equipes na sua estrutura exige mudanas de atitude e de comportamento das pessoas. Essas mudanas tendem a mudar a cultura organizacional que passa a se transformar em um ambiente onde elas determinaro as aspiraes de performance, intensificaro a capacidade de enfoque e o senso de compromisso, energizaro as foras de trabalho, adquiriro habilidades essenciais e disseminaro conhecimentos entre as pessoas que mais necessitam para que atinjam uma boa performance.
2

Processo de ajuda para mudana de comportamento.

Por isso, a necessidade de se adotar equipes de trabalho deve ser cuidadosamente analisada pelos dirigentes, e, uma vez decidida por sua implementao, a organizao deve estar ciente de que seu sucesso exige a adoo de um processo lgico, sistemtico e sensvel. Um planejamento srio e ponderado essencial, num momento inicial. O bom senso entre as pessoas e a sensibilidade no relacionamento no podem ser colocados de lado. Outro aspecto a ser considerado o fator tempo, pois o resultado do trabalho em equipe no imediato. Existem vrias etapas a serem cumpridas e esse processo exige pacincia e, principalmente, flexibilidade. Segundo Moscocivi (2003, p. 105), a resposta frustrante: no h um trmino formal no sentido de considerar a equipe plenamente qualificada e acabada, como um produto industrializado, padronizado, razo pela qual o tempo deve ser considerado como recurso durante todo Programa de Desenvolvimento de Equipes. No contexto das organizaes que aprendem e na atual Era do conhecimento as equipes que representam verdadeiros times dentro das empresas so sem sobra de dvidas um diferencial estratgico competitivo fundamental, pois em uma equipe opinies diferentes so estimuladas, a confiana maior, os objetivos so compartilhados e as habilidades complementares dos membros possibilitam alcanar resultados com maior facilidade, pois o grupo investe no crescimento da equipe. Para Chang (1999, p. 15), uma equipe de sucesso possui alto desempenho e produo graas sua energia prpria. uma equipe confiante, cujos membros esto cientes do seu potencial e utilizam-no para atingir seus objetivos. Eles confiam uns nos outros para obter auxlio, feedback e motivao. IMPLANTING TEAMS: A STUDY OF CASE IN COMPANY CATTANI SUL TRANSPORTES E TURISMO LTDA.
Abstract In Administration, today, the human resources of a company are required to have much creativity and willingness to overcome daily challenges so as to be competitive and innovative. In this context, the formation of teams comes to companies as a powerful tool to overcome adversities more easily. This article is a case study on the implantation of teams in Cattani Sul Transportes e Turismo Ldta company, and it makes a reflection on the Program for Team Development in the company subject of the study. Keywords: Team, organizational performance and Team implantation.

Referncias bibliogrficas
CHANG, R. Y.; Construindo uma equipe de sucesso. So Paulo: Futura,1999. DAVIS, K.; NEWSTRON, J. W.; Comportamento Humano no Trabalho: Uma abordagem organizacional. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. DRUCKER, P; Administrando em Tempos de Grandes Mudanas. Traduo Nivaldo Montingelli Jr. 5 ed. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. GIL, A. C; Mtodos e Tcnicas de Pesquisa Social. So Paulo: Atlas, 1999.

HESSELBEIN, F.; et all. A organizao do Futuro: como preparar hoje as empresas de amanh. The Peter F. Drucker Foundation. Traduo: Nota Assessoria. So Paulo: Futura, 1997. KATZENBACH, J.; SMITH, D.; A fora e o poder das equipes, So Paulo: Makron, 1994. MOSCOVICI, F; Equipes do certo: a multiplicao do talento humano. 8 ED. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 2003. PARKER, G. M.; O Poder das Equipes. Rio de Janeiro: Campus, 1995. ROBBINS, H.; FINLEY, M.; Por que as Equipes no funcionam. Rio de Janeiro: Campus, 1997. ULRICH, D.; Os Campees de Recursos Humanos: inovando para obter os melhores resultados. So Paulo: Futura, 1998.

Anexo I QUESTIONRIO PARA LEVANTAMENTO DE RESISTNCIA A MUDANAS ITENS: 1-Houve resistncia dos funcionrios do seu setor quando convocou os mesmos para reunio? 2-Voc percebeu desaprovao ao programa com funcionrios do setor? Anexo II QUESTIONRIO PARA LEVANTAMENTO DE DADOS REFERENTE A EVOLUO DOS MEMBROS DE EQUIPES ITENS: 1- Valorizamos a opinio de todos. 2 - Escutamos a todas as opinies. 3-Solucionamos problemas com rapidez e agilidade. ASSINALE UMA S ALTERNATIVA ( ) Sim ( ) No ( ) Sim ( ) No ( ) Sim ( ) No ASSINALE UMA S ALTERNATIVA ( ) Sim ( )No ( ) Sim ( )No

You might also like