You are on page 1of 29

Sente-se no ar a desconfiana, o medo e a retraco... de um povo que percebe que a corrupo minou toda a nao.

Camuflado de SLN, ou de BPN, comandado sempre pelos mesmos, o polvo da corrupo alastra os seus tentculos por todo Portugal. Um parasita voraz, insacivel alimentado h anos. Em baixo consulte, uma lista de 70+ (sempre a subir) crimes, cometidos em nome dessa divindade intocvel, BPN . Fingindo que gere, arruna. Fingindo que investe, perde. Fingindo que paga, endivida-se Fingindo que empresta, d. Fingindo que poupa, esbanja Fingindo que governa, governa-se BPN / SLN eram uma teia que continua a destruir tudo que envolva dinheiro do estado. BPN/SLN foi a forma mais disfarada e simultaneamente mais descarada, que os polticos encontraram, de colocar o dinheiro do ESTADO, ao servio do enriquecimento ilcito, da nossa elite de polticos e companhia. Sem medo, sem vergonha... seguros da impunidade que grassa entre eles, pois os cabecilhas do Gang so amigos do Presidente da Repblica??! Navegue por este oceano de crimes cobardes contra um povo inocente que j no tem a capacidade de se defender... Ou porque desconhece que o saqueiam, ou porque mesmo conhecendo os crimes no encontra justia que lhe valha.

"A bomba atmica dos impostos dos portugueses. A SLN e


o BPN geriam vrias empresas, cerca de 200. As que davam lucro ofereciam os lucros SLN e aos accionistas as que davam prejuzo desfalcavam e deixavam buracos nas contas do BPN, pois iam-se financiar ao BPN, sem garantias, muitas vezes. Quando a situao ficou insustentvel, para o BPN e j o buraco era demasiado visisvel, este foi nacionalizado, ofereceram-no aos cidados, e a SLN seguiu a sua vida. Agora mudou de nome, chamase Galilei, tem negcios de castanhas em trs os montes, negcios na praia dos salgados, etc etc. O BPN foi comprado, pelo Mira Amaral/ BIC mas todas as dividas e desfalques que ele possua, muitos dos quais ainda se vo descobrir, ficaram para os portugueses irem pagando medida que aparecem. Criaram a PARVALOREM, o banco que assume as dividas do BPN e oferece ao z povinho. O BPN possui um buraco de cerca de 2 mil milhes s de terrenos que falsamente foram dados como garantia de milhares e no valiam mais de 100. Por esquemas que eles faziam em que iam cmara valorizar o terreno, alterando o PDM. Tambm usavam a artimanha de financiar o mesmo bem em duplicado, tudo servia para retirar dinheiro do banco.

Cavaco Silva economista, ele sabia que o BPN servia para lavar dinheiro.

1- O advogado e ex-deputado do PSD Duarte


Lima foi detido, suspeito de envolvimento em fraudes ao banco BPN de
quase 50 milhes de euros. Lima usou dois testas-de-ferro para adquirir 35 parcelas de terreno na zona para onde chegou a ser anunciada a construo das novas instalaes do Instituto Portugus de Oncologia (IPO), em Oeiras. Os negcios com os terrenos tero sido feitos em 2007 pelo filho do exdeputado, Pedro Lima, e pelo empresrio e tambm ex-deputado do PSD Vtor Raposo, scios maioritrios do fundo imobilirio Homeland, que realizou o negcio. Fraude fiscal, falsificao de documentos, burla e trfico de influncias sero crimes em que incorre. Homeland ter conseguido um emprstimo no BPN de 43,4 milhes de euros. Vtor Raposo est a ser ouvido no Tribunal Central de Instruo Criminal (TCIC), em Lisboa pelo juiz Carlos Alexandre, depois de ter sido entregue, sob deteno, pela Polcia Judiciria. fonte Hoje, sabe-se que os milhes que Lima pediu emprestados ao BPN e no pagou, foram pagos ao BIC, pelo estado, ou seja por todos ns. No incio deste ano, a Parvalorem, empresa pblica criada para acolher os activos txicos (maus negcios) do BPN, comprou ao BIC. novo dono desse banco, os crditos concedidos (nunca pagos) pelo BPN ao Fundo Homeland. fonte

2 - A Cimentos Nacionais e Estrangeiros, a


chamada cimenteira da SLN declarada insolvente em setembro de 2010, vai ver o seu futuro decidido em assembleia de credores com dois planos a votao. No sentido de recuperar o funcionamento daquela companhia, que tem um total de dvidas de 153 milhes de euros. O plano de insolvncia da CGD prev o pagamento dos crditos sobre a insolvncia "at ao valor mximo de 42 milhes(...) (Lusa) - Sindicalistas e trabalhadores da CNE, participaram hoje numa ao de protesto, contra a alegada "m gesto" e a insolvncia da empresa, que poder pr em causa 72 postos de trabalho. A CNE uma empresa do antigo grupo SLN (Sociedade Lusa de Negcios),fonte

3 - O Banco Insular, uma instituio do BPN em Cabo Verde,


que o banco encobriu s autoridades de superviso bancria durante quase seis anos. Grupo BPN, transferiu para o Brasil, entre Abril de 2003 e Setembro de 2008, mais de 439 milhes de euros. S o Banco Insular, (propriedade da SLN) um dos alvos das investigaes do Banco de Portugal e do Ministrio Pblico, enviou verba superior a 232 milhes de euros montante que representa 64% do seu prprio buraco financeiro, de 360 milhes de euros, e 33% do prejuzo oficial, 700 milhes de euros. Os dados do Banco Central do Brasil, que o C.Manh consultou, no

deixam margem para dvidas: em apenas cinco anos o Banco Insular em Cabo Verde, o BPN Portugal, Madeira (SLN), BPN Cayman, off-shore nas ilhas Caimo, Banco Africano de Investimento (BAI), em Angola, Banco Efisa, Seac Banche,em Itlia, e Erei Excellence Real Estate Investments, na Holanda, transferiram para vrias empresas do SLN 439 449 342 milhes de euros, ao cmbio actual. Ao todo, esta transferncia de capital concretizou-se em 207 operaes. Rota do dinheiro 9,7 mil milhes de euros foi a verba desviada, segundo a acusao do Ministrio Pblico, do balano contabilstico do Banco Insular, detido pelo BPN.

4 - A casa de frias que Cavaco Silva tem na Aldeia da


Coelha, em Albufeira, foi adquirida atravs de uma permuta com uma empresa de construo civil que tinha uma participao de Fernando Fantasia, um dos principais nomes associados SLN, antiga proprietria do BPN. Na Aldeia da Coelha, Cavaco Silva tem por vizinhos Oliveira Costa e Fernando Fantasia, homens-fortes da SLN. O lote 8 comprado por Oliveira Costa. Segundo a investigao judicial ao BPN, o banqueiro ter pago a casa com verbas do prprio banco (via Banco Insular de Cabo Verde da SLN, um "veculo financeiro" por onde circulavam operaes fictcias ) Fantasia, recorde-se, era o acionista das empresas Opi 92 e Pluripart, ambas em sociedade com a SLN, que adquiriram os terrenos da herdade de Rio Frio, Alcochete. Uma aquisio muito bem calculada, concluda poucos dias antes do anncio da localizao, nas imediaes, do futuro aeroporto de Lisboa (6MIL HECTARES) Para reas semelhantes, h desde casas compradas por 100 mil euros (Tefilo Carapeto Dias e Cardoso Alves, em 1992) at casa de Eduardo Catroga (que no faz parte do loteamento inicial, mas confina com a de Cavaco) por 750 mil euros. Meses antes, Oliveira Costa comprara a sua por menos de metade: 362 500 euros. A discrepncia ainda mais evidente na avaliao patrimonial que as Finanas fazem das propriedades. A de Catroga vale 52.322 euros. A de Oliveira Costa vale 158.690. A de Cavaco Silva est avaliada em 199.469 euros. A de Fernando Fantasia (que no tem piscina) em 307 440 euros.

5 - Cavaco comprou aces da SLN a um preo mais


baixo que os accionistas. A polmica tem estado centrada no valor de venda; mas sobre o valor de compra que ainda subsistem dvidas. Qualquer economista saberia que dar 140% de lucro numa empresa que tem este tipo de actuao impossvel que seja legitimo. Mesmo que hoje considere que foi beneficiado com 350 000 euros de lucro (ele e a filha) no deveria branquear tal actuao. No existe justia neste Pas. Era preciso lanar um desafio ao Cavaco Silva para que voluntariamente devolvesse esses lucros ao BPN uma vez que tem origem numa fraude que prejudicou todos os portugueses.

Cavaco Silva "nunca podia ter dito que no teve ligaes ao BPN. Se teve aces da SLN, teve ligaes ao BPN. Se economista, ele sabe isso", afirmou Manuel Alegre Lusa. O candidato considerou ainda ao criticar a actual administrao do BPN, Cavaco Silva est a procurar desviar as atenes do essencial, que a gesto danosa da anterior administrao". Quando os seus amigos rebentavam com o BPN Cavaco esteve calado. Quando Dias Loureiro mentiu ao Parlamento defendeu-o. Agora fala. Para atacar quem recebeu o presente envenenado.

6 - MAIS UM ESCNDALO ENVOLVENDO SLN/ DIAS LOUREIRO/


OLIVEIRA COSTA. ACEDA NESTE LINK. O Estado est a pagar por uma rede de comunicaes do Ministrio da Administrao Interna um total de 485,5 milhes de euros, cinco vezes mais do que poderia ter gasto se tivesse optado por outro modelo tcnico e financeiro. Contudo valores mais altos se levantaram e ganhou o compadrio da SLN e companheiros.

7 - Ex-administrador do BPN revela pagamentos


ilegais. Meira Fernandes, um dos antigos administradores da equipa de
Miguel Cadilhe, no BPN, diz que o banco efectuou pagamentos ilegais de vrios milhes de euros a antigos administradores, colaboradores e outras entidades. ASSISTA NESTE VIDEO ANARQUIA E LADROAGEM QUE PAUTA OS NOSSOS ILUSTRES SENHORES.

8 - SLN comprou 6 mil hectares volta do novo


aeroporto. Fantasia, recorde-se, era o acionista das empresas Opi 92
e Pluripart, ambas em sociedade com a SLN, que adquiriram os terrenos da herdade de Rio Frio, Alcochete. E foi tambm atravs destas empresas que se venderam as moradias no Algarve a Cavaco Silva, Dias Loureiro, etc. O gestor foi chamado a uma Comisso de Inqurito Parlamentar sobre a acusao de que teria tido acesso a informao privilegiada sobre a nova localizao do aeroporto (antes previsto para a Ota) A ltima propriedade a ser adquirida pelas empresas da SLN, e que o SOL noticiou h um ano, foi registada a 7 de Dezembro de 2007, dias antes de o Laboratrio Nacional de Engenharia Civil (LNEC) ter informado o Governo de que Alcochete era a melhor opo para a construo do novo aeroporto. Uma sociedade com sede na Holanda, a Trasset Investment BV, adquiriu as aces da empresa dona dessa propriedade (a Gestoprata), sendo essa sociedade participada por empresas ligadas SLN.

9 - Os contratos de Lus Figo e de Catarina


Furtado serviram para lavar milhes de euros no Grupo BPN.
Uma empresa offshore que apresenta 48 milhes de euros a ttulo de crdito malparado ligados aos contratos que a SLN estabeleceu com a Fundao Lus Figo e com Catarina Furtado, entre outras estrelas,

uma das surpresas mais recentes no j volumoso dossier judicial sobre este banco. Acredita-se que as estrelas desconheciam este esquema. O CM sabe que esta operao e estes valores, sem correspondncia com as somas realmente pagas s estrelas que colaboraram em campanhas publicitrias do banco, esto a ser investigados pelo Ministrio Pblico, por haver indcios de branqueamento de dinheiro. Trata-se de uma sociedade offshore detida pelo BPN-SGPS (holding da SLN que controlava o BPN e que no foi nacionalizada), que pagava os contratos publicitrios. O beneficirio final era o banco. O objectivo deste esquema era retirar custos ao banco, pois cabia a uma entidade externa ficar com a despesa, embora fosse o BPN que de facto pagava. Um processo utilizado em muitos outros casos dentro do universo BPN. O envolvimento da Fundao Lus Figo com o universo do grupo BPN foi grande e passou, para l dos contratos publicitrios, pela presena de Oliveira e Costa nos corpos dirigentes desta instituio com fins de beneficncia. A presidncia do conselho fiscal da Fundao foi um dos cargos que ocupou. Por seu lado, o prprio Lus Figo chegou a ser accionista da SLN.

10 - Compra de empresas a Abdul Rahman ElAssir traficante de armas, amigo libans de Dias Loureiro, e que veio
a ser um negcio ruinoso para a SLN. Segundo afirmou Oliveira e Costa, Dias Loureiro e El Assir pressionaram a SLN a investir milhes de euros em duas empresas de El Assir, a NewTech-NewTechnologies e a Biometrics, para que este os ajudasse num outro negcio em Marrocos. Muito dinheiro foi investido no negcio, a maior parte dele canalizado atravs de offshores. No entanto, ainda hoje ningum sabe a quem e por quanto que as empresas foram afinal vendidas. Certo que os valores no batem certo e h alguns milhes em falta... Afirmou que o negcio parecia seguro pois a Biometrics dispunha de um volume de negcios anual na ordem dos oito milhes de euros. O plano de negcios para o primeiro ano aps o investimento da SLN previa um aumento daquele volume para 100 milhes de euros. Tamanha disparidade no surpreendeu Dias Loureiro? No mesmo dia, a empresa Biometrics foi vendida trs vezes . Da primeira vez, foi vendida por 30 milhes de dlares. Depois, a prpria empresa foi integrada num fundo, que detinha mais patrimnio. Na ltima operao, realizada no mesmo dia, o fundo e a empresa foram vendidos por apenas 20 milhes de dlares. Para onde foram os 10 milhes de dlares em falta? Com esta aquisio, o BPN Cayman no s assumiu os prejuzos do negcio, como ainda pagou mais 7,2 milhes de euros pela Biometrics do que pagara a SLN pouco mais de um ano antes. Dias Loureiro NEGOU ter tido algum papel importante nos negcios de Porto Rico. Negou mesmo ter assinado documentos neste negcio, mas quando apareceram provas do contrrio, desculpou-e com "Lapsos de Memria". Quando questionado pelo deputado Joo Semedo se conhecia sequer o

"Excellence Assets Fund", fundo atravs do qual foram compradas estas empresas, declarou nunca ter ouvido falar nesse nome. Oliveira Costa desmentiu isto categoricamente, reafirmando o papel activo de Dias Loureiro, conjuntamente com El Assir. Existem mesmo documentos entregues Comisso, que revelam a assinatura e o papel de Dias Loureiro em muitos aspectos do negcio . Se o negcio da compra est envolto em polmica, o da venda ainda no ficou totalmente esclarecido. Refere Dias Loureiro que, como o negcio entretanto arriscava fracassar, Oliveira e Costa se quis desvincular a qualquer preo. Documentos que chegaram Comisso dizem que a empresa foi vendida por Antnio Coutinho Rebelo, administrador do fundo Excellence Assets Fund, contou que este fundo (que comprou a Biometrics SLN em 2001 por 35 milhes de dlares) a vendeu a 19 de Maro de 2003 por cerca de 35 milhes de euros. No entanto, o deputado Joo Semedo exibiu documentos que indicam que as contas da SLN registam a venda da Biometrics por apenas "um

dlar".!!!!!!???
Os contratos de venda das empresas esto assinados por Dias Loureiro, em representao de muitas entidades da SLN. No entanto, o administrador do Fundo, Coutinho Rebelo, nega alguma vez ter conferido poderes a Dias Loureiro para assinar esses contratos. Coutinho Rebelo ficou at espantado com o facto de Dias Loureiro os ter assinado. A dvida subsiste: Dias Loureiro assinou por incumbncia de algum ou de mote prprio? Certo que assinou por empresas em relao s quais no tinha quaisquer poderes de representao. Videos do inqurito, para os mais minuciosos, que gostam de perceber nas mos de quem anda Portugal. Video 1 - Video 2 - Video 3

11 - A existncia de uma lista, divulgada com os


beneficirios de avultados crditos sem garantias, no valor de 97 milhes de euros, concedidos
pelo BPN, atravs de sociedades offshores, confirma a tese que a investigao policial e o inqurito parlamentar em curso tm vindo a construir. Um dos nomes da lista o de Jos Albano de Oliveira, empresrio e parceiro de negcios da SLN. No seu caso, so-lhe atribudos crditos no valor de 5,6 milhes de euros, atravs da offshore Abnerka Trading and Services. Outro dos beneficirios o arquitecto Capinha Lopes, autor do Freeport e de vrios projectos da SLN (8,3 milhes de euros), e tambm accionista, com 5% da Sociedade de Desenvolvimento e Explorao da Marina da Barra, detida em 50% pelo BPN. O amigo libans de Dias Loureiro, Abdul Rahman El Assir, interveniente na operao de Porto Rico, que resultou num prejuzo de 38 milhes de euros para a SLN, tambm est na lista. Quando foi ouvido na comisso parlamentar de inqurito, Francisco Sanches, ex-administrador do BPN, confirmou que as trs offshores associadas a El Assir, atravs das quais este contraiu um crdito sem garantias de 8,2 milhes de euros, pertenciam ao

prprio BPN. O que permite deduzir que o libans funcionava, mais do que como um "testa-de-ferro", como um parceiro de negcios do grupo SLN

12 - Dezenas e dezenas de empresas


foram criadas dentro e fora da SLN, durante os anos em
que Oliveira e Costa se manteve frente do grupo, tinha uma nica finalidade: fazer circular o dinheiro. Decorridos quase cinco meses aps a nacionalizao do BPN, sabe-se que as nebulosas sociedades offshores, sediadas em distantes parasos fiscais, no foram o nico instrumento usado para aquele fim. Ao seu lado, estavam muitas empresas transparentes, obedecendo a todos os requisitos legais e situadas em territrio nacional. sua frente, a dar o nome, podem estar clientes, accionistas, parceiros de negcios ou "testas-de-ferro " da SLN, a quem Oliveira e Costa pagava o "favor" com a entrega de prmios, comisses e, por vezes, avultados crditos bancrios, sem que fosse exigido qualquer tipo de garantias. Em certos casos, esses crditos acabavam por ser assumidos por offshores, cujo ltimo beneficirio era a prpria SLN. E ali "morriam", tornando-se apenas necessrio varrer o prejuzo para debaixo do tapete tarefa que o Banco Insular de Cabo Verde ( o banco que a SLN "escondia" do Banco de Portugal) desempenhava muito bem. O resto da histria j mais ou menos conhecida, e terminou com o colapso do BPN, sua posterior nacionalizao e descoberta de um prejuzo de 1,8 mil milhes de euros, que, muito provavelmente, os contribuintes vo ser chamados a suportar, pelo menos em parte. Sero,

assim, os nicos a queixar-se do caso BPN. Todos os outros administradores, altos quadros, accionistas, parceiros de negcios, clientes, "testas-de-ferro", parecem ter lucrado bastante, durante os anos em que Oliveira e Costa mandou no grupo. O dinheiro circulou, foi aplicado em bons e em maus
negcios, multiplicou-se e muitas operaes "suspeitas" acabaram por gerar lucros, que a SLN dividiu, generosamente, com os seus homens de confiana entre prmios, ordenados, comisses e emprstimos bancrios. E algumas das sociedades criadas para fazer circular esse dinheiro nem sequer activos tinham no seu balano.

13 - A S.I. Fbrica do Gelo foi uma das empresas


investigadas pelo economista Periquito Costa, contratado por Cadilhe
para dar corpo Operao Csar, destinada a detectar as offshores escondidas da SLN. No Parlamento, Periquito Costa disse ter encontrado "entre 94 e 96 offshores" do grupo, e que em apenas "seis ou oito" o beneficirio ltimo no era a prpria SLN. A maioria servia para esconder

prejuzos, resultantes de operaes cambiais, crditos incobrveis ou de cobrana duvidosa. Noutros casos, eram usadas para canalizar investimentos da SLN para destinos incertos. Novas sociedades criadas em cascata faziam circular o dinheiro, dentro e fora da SLN. Nos negcios imobilirios, o rasto revela novas figuras, como Jos Albano Oliveira.

14 - O grupo SLN movimentou 9,7 mil milhes


de euros, entre 2003 e 2008, atravs do balco virtual do Banco
Insular, revelou hoje uma testemunha durante o julgamento do caso BPN, entidade que controlava o banco cabo-verdiano. Segundo o inspector tributrio Paulo Jorge Silva, que participou na investigao, este montante passou pelas contas detidas pela Solrac Finance (offshore do grupo SLN) no Banco Insular (BI) de Cabo Verde e exclui a duplicao de movimentos cujo total ascendeu a

20 mil

milhes de euros registados nas contas do balco virtual (tambm


denominado balco 2 do BI). Na altura estava Jos Oliveira Costa na liderana, foram apreendidos documentos que permitem concluir que existiam 5.200 registos de forma viciada para (a conta da Solrac) chegar ao final de cada ms sempre no valor zero. Todo o financiamento que passou pelo balco virtual do Banco Insular de Cabo Verde era oriundo de contas de clientes do BPN Cayman, referiu a testemunha, alegando que estas eram mexidas sem o conhecimento dos seus titulares, num total de 4.157 contas Jos Oliveira Costa est ser julgado por burla qualificada, branqueamento de capitais, fraude fiscal qualificada e aquisio ilcita de aces. Outras 14 pessoas ligadas ao universo SLN, como Lus Caprichoso, Ricardo Oliveira e Jos Vaz Mascarenhas, e a empresa Labicer esto tambm acusadas por crimes econmicos graves. Desde que o BPN foi nacionalizado, a Caixa Geral de Depsitos (CGD) j injectou cerca de 5 mil milhes de euros no banco fundado por Oliveira Costa.

15 - Gerente de balco BPN Lisboa, desviou 1,5


milhes e fugiu,
no fim de 2008, de nome, Jos Pereira; "Jos Mrio Pereira era gerente da agncia do BPN das Amoreiras e prometia juros de 30% a quem investisse nas suas aplicaes financeiras. Como era impossvel pagar aqueles juros de forma legal, o Dr. Pereira sacava dinheiro de outras contas, daquelas contas de gente rica que nunca so mexidas. O esquema durou 10 anos, deu um rombo de 10 milhes ao banco e 1 milho de lucro ao Dr. Pereira. O jornal (JN) diz que grande parte desta soma "ter sido gasta na prostituio e em casas de alterne". No, o Dr. Pereira no entrou no empreendedorismo da alcova. No, o Dr. Pereira no quis ser empresrio do sexo. O sujeito em apreo limitou-se a gastar um milho em servios sexuais. Um milho em servicinhos: se no record do Guiness, deve andar l perto. Entretanto, o Dr. Pereira andou fugido durante dois anos e l acabou por ser preso pela PJ no ano passado. J foi julgado?

No. Aquando da reviso das medidas de coao, o Dr. Pereira foi libertado. Pelo que percebo, o Dr. Pereira est livre. E ns continuamos a pagar o BPN e, j agora, os magistrados que j deviam ter julgado o Dr. Pereira." fonte Nos desfalques seguiu-se Artur Alho, em Gondomar, que desviou 2,5 milhes e que est em Espanha; e agora Jos Ribeiro, em Fafe. o terceiro caso, em poucos meses, no BPN.

16 - Oliveira e Costa construiu bunker na


Vidigueira
Os investigadores do caso BPN depararam-se com uma inslita descoberta: um bunker na herdade da Vidigueira,- O Pao dos Infantes. Com parte j edificada e outra em projecto. Cmaras de vdeo gravavam todos os movimentos. E os empregados teriam chips nas fardas como nos filmes de James Bond Pensava-se ser um dos maiores investimentos tursticos do grupo BPN no Baixo Alentejo. Com cerca de 100 metros quadrados e preparado para integrar um ultramoderno sistema de segurana e vigilncia, este bunker, que o SOL descobriu, no chegou a ser terminado. As autoridades s se aperceberam da sua existncia quando, durante as recentes buscas realizadas na herdade, descobriram a entrada para este abrigo. (Por Felcia Cabrita)

17 - "O homem mais rico de Portugal e a Isabel


Dos Santos, tambm foram ao pote do BPN, buscar 1,6 mil
milhes de euros, que ainda no pagaram. O BE diz que tomou conhecimento do crdito recentemente atravs da comunicao social, pelo jornal i, onde foi revelado que o crdito, na ordem dos 1,6 mil milhes de euros, teria sido concedido pelo BPN Amorim Energia em 2006, mantendo-se assim a dvida de 1,6 mil milhes de euros durante o perodo em que o banco esteve na posse do Estado. A Amorim Energia uma 'holding' detida no apenas por Amrico Amorim e que tem como accionistas a Santoro Holding Financial, de Isabel dos Santos, e a Sonagol. Como conhecido, a Santoro Holding Financial, alm de accionista da Amorim Energia, tambm accionista maioritria do Banco Internacional de Crdito (BIC), a quem o Estado ir vender o BPN, notam os bloquistas. Desta forma, a venda do BPN, com os seus crditos, ao BIC, poder implicar que o crdito de 1,6 mil milhes de euros seja pago pela Amorim Energia a um banco que tem como principal accionista a prpria devedora, escreve o deputado Joo Semedo, para quem o caso, a confirmar-se, acrescenta mais um episdio inaceitvel de falta de transparncia associado a todo o processo de reprivatizao do BPN.

18 - A Pliade, empresa comprada pela SLN e ligada aos


casos BPN, alvo de um pedido de insolvncia. Inserida no grupo que

sucedeu gesto de Oliveira e Costa, acusada de gesto ruinosa e tem um passivo de 48 milhes de euros. O processo que visa a declarao de falncia daquela firma que deu a ganhar oito milhes de euros a Dias Loureiro (ex-administrador do BPN, investigado por este negcio) foi apresentado no Tribunal de Comrcio de Lisboa por um casal, accionista da cimenteira "CNE", que alega ter sido prejudicado pelos novos donos da Pliade e reclama 25 milhes de euros. Hoje, a CNE est insolvente.

19 -

Duarte Lima obteve do BPN, em 2008, pouco antes da nacionalizao do banco, um emprstimo de 6,6 milhes de euros, contrado sem a apresentao de
qualquer garantia. O affaire Duarte Lima um caso de polcia. Mas o affaire BPN, sendo tambm um caso de polcia, sobretudo um assunto de Estado. BPN serviu para financiar muitos polticos e amigos em apuros, aos poucos vo-se descobrindo personagens beneficiados com "emprstimos" chorudos, provavelmente emprstimos sem retorno... Emprestar 6 milhes sem garantias, um procedimento pouco usual dos bancos... normais. (Estando Duarte Lima presentemente a ser, investigado os valores vo crescendo diariamente, neste momento j se fala em mais de 9 milhes de emprstimos, at mais ver...)

20 - EDP paga luvas a amigo de Dias Loureiro, El


Assir, empresrio libans. Oliveira e Costa, durante a investigao ao
BPN, disse ao DCIAP que a participao na Redal foi colocada na SLN Madeira de forma a, ficticiamente, gerar ganhos fiscais por ocasio da sua venda. A EDP ter pago uma comisso (luvas) de quase 2,9 milhes de euros a El Assir, amigo de Dias Loureiro, que a SLN contratou para facilitar os contactos na venda da Redal, firma marroquina de gua e electricidade, francesa Vivendi, em 2002. O depoimento de Oliveira e Costa ao DCIAP, foi categrico: 'Nesse negcio, o Grupo BPN/SLN simulou ter actuado como intermedirio por conta dos restantes detentores do capital social da Redal, no caso a EDP e uma empresa espanhola do grupo Dragados, cobrando valores que representaram, afinal, a realizao de pagamentos de comisses (LUVAS) a um indivduo designado El Assir'. Ao todo, atravs da EDP e da Urbaser, o amigo de Dias Loureiro recebeu em comisses (luvas) 5,76 milhes de euros. A Redal foi adquirida pela SLN por via da compra da Pleiade a Jos Roquette, em 2000. O negcio da Redal originou um inqurito autnomo do DCIAP. Dias Loureiro reafirmou ao CM, que o pagamento das comisses (LUVAS) a El Assir, foi da responsabilidade de OLIVEIRA E COSTA, ex--presidente do Grupo BPN/SLN. Oliveira e Costa acusado da prtica de sete crimes econmicos.

21 - BPN deu 80 milhes sem garantias. As


autoridades detectaram emprstimos do BPN - num total de 80 milhes com falsas garantias bancrias. Lus Duque surge no processo porque, enquanto vereador e vice-presidente da autarquia de Sintra, atestou o valor de alguns dos bens dados como garantia dos emprstimos. Lus Duque, advogado, actual vereador da Cmara de Sintra e ex-presidente da SAD do Sporting, foi ontem constitudo arguido pela PJ e notificado para ser ouvido no Tribunal Central de Instruo Criminal, por suspeita de burla qualificada, corrupo e fraude na obteno de emprstimo. Tambm outros trs advogados, um empresrio dos ramos imobilirio e automvel e mais cinco pessoas foram alvo da visita das autoridades. O empresrio Carlos Marques, scio do genro de Oliveira e Costa, e um dos advogados Filipe Baio Nascimento, representante do ex-patro do BPN. A PJ acredita que Oliveira e Costa tinha conhecimento do esquema, podendo ter beneficiado com estes emprstimos, feitos com o objectivo de dissipar o patrimnio do banco. O lesado foi o BPN que nunca conseguiu cobrar, quando os beneficirios deixaram de pagar. As buscas ocorreram em vrios pontos do Pas e foram apreendidos muitos milhares de euros em carros de luxo e at um iate ancorado em Vilamoura. Na zona de Sintra foram apreendidos um Porsche e tambm viaturas de outras marcas, como Mercedes e um Lamborghini. A recuperao de bens central nesta investigao que est centrada no desfalque de 80 milhes ao BPN. Alguns dos bens em causa so terrenos sobrevalorizados, na zona de Lisboa mas tambm noutros pontos do Pas.

22 - Crdito do BPN a accionistas da SLN chega


aos 300 milhes. Arlindo de Carvalho militante do PSD aparece
ligado ao BPN fundado por Oliveira Costa por ter recebido, perto de 20 milhes de euros em operaes de crdito. Confrontado com o facto de ter recebido um emprstimo pessoal neste valor, o ex-mandatrio de Pedro Santana Lopes no ltimo congresso do PSD negou. Mas admitiu que as empresas de que accionista "possam ter financiamentos contrados junto do BPN, como, alis, fazem junto de outros bancos com os quais trabalham". Arlindo de Carvalho diz desconhecer o montante do crdito junto do BPN, mas garante que tudo correu dentro da legalidade. A auditoria preliminar extraordinria da Deloitte concluiu, entre outras matrias, que as perdas no reconhecidas associadas ao banco (imparidades) atingiam, a 14 de Outubro deste ano (quando o relatrio foi entregue), 330 milhes de euros, dos quais 120 milhes dizem respeito a empresas do universo da holding.

23 - Estado paga 3,5 milhes de euros a padres


enganados pelo BPN. Uma instituio religiosa de Ftima
entregou, ao longo de um ano, 3,5 milhes de euros a um gestor

do BPN. Esse valor foi desviado e perdido na Bolsa e agora o Estado que vai devolver o dinheiro na totalidade, avana o Jornal de Notcias.O colectivo de juzes do Supremo Tribunal de Justia condenaram o Estado a pagar. Os padres foram entregando cheques e dinheiro vivo ao gestor Leonel Gordo, de 46 anos, para investimentos de alto risco.

24 - BRITISH HOSPITAL / SLN / BPN / MENDES RIBEIRO


Jos Mendes Ribeiro foi presidente do Grupo Portugus de Sade entre 2004 e 2007. Adquiriu, para o Grupo Portugus de Sade, o British Hospital, financiado pelo BPN. Mendes Ribeiro ao ser presidente do GPS, pertencia SLN que era dona do BPN! Nesta promiscuidade facilita-se o financiamento de um negcio que se revelou ruinoso. O British Hospital entra em runa, recuou de uma mdia anual de 12 mil consultas para cerca de 1800. Mendes Ribeiro foi acusado de ter feito aquisies ruinosas para o grupo, entre elas o IMI (Imagens Mdicas Integradas), e o British Hospital. E a preos muito superiores aos de mercado: "Duas ou trs vezes o seu valor real"!! Abandona o grupo GPS deixando um passivo de 100 milhes de euros. O British Hospital de Campo de Ourique, em Lisboa, fechou portas com dvidas a mdicos e fornecedores. Donos do Hospital - Grupo Portugus de Sade, pertencente SLN - (50%) - Mendes Ribeiro nomeado por Miguel Macedo, no actual governo, apesar do quadro recambolesco, intrincado e enredado de negcios estranhos e ruinosos em que esteve envolvido, nomeiam este

exgestor do BPN, Mendes Ribeiro, para estudar cortes no SNS. Provavelmente aproveitar para tapar os buracos
que causou ao "privado" e favorecer o privado em detrimento do pblico. Isto permite antever um final muito infeliz, onde os interesses de uma nao se iro vergar novamente a interesses econmicos privados.

25 - Provedor de Justia diz-se "ignorado" por


causa do BPN. O Provedor de Justia est cansado de ser ignorado
pelos Governos, que no ouvem os avisos que tem feito sobre o BPN. Alfredo Jos de Sousa enviou hoje uma carta Presidente da Assembleia da Repblica na qual pede ajuda ao Parlamento para que ouam o que ele diz. Foram apelos sucessivos aos ltimos titulares da pasta das Finanas, jornalista Paula Vran. RTP J Vitor Constancio deixou bem claro o quanto as autoridades mxinas se preocupam com os crimes contra o estado.

26 - No h fim para este buraco do BPN. O BIC vai


comprar o BPN por 40 milhes de euros, um valor que ser pago se ao fim de cinco anos der um lucro de 60 milhes!!

Ao que parece o Oramento do Estado tem mais dinheiro para oferecer ao BPN, que vender por 40 milhes com a condio de colocar l 600 milhes de euros para aumentar o capital do Banco, que ser realizado at 15 de Fevereiro. Este valor superior aos 500 milhes de euros admitidos pelo Governo no final do ano passado. O Governo est sempre a mudar a verso sobre o dinheiro do BPN. "A cada nova notcia, maior o buraco, maiores so as despesas para os contribuintes, porque em outubro passado eram 350 milhes de euros, em dezembro Passos Coelho dizia que eram 500 milhes de euros e agora, apenas um ms depois, passou a 600 milhes de euros. No h, portanto, rigor nesta gesto de todo o dossier do BPN e ns percebemos que esta venda que foi efetuada uma venda de favor.

27 - O caso BPN vai assombrar a nossa vida e


economia at quando? Esta deve ser uma questo que atormenta
muitos portugueses. Mais 47 milhes de euros em indemnizaes aos trabalhadores do BPN, efectivos. O cordo umbilical, do BPN, vai permanecer ligado ao dinheiro dos portugueses. Parece que a CGD ainda vai financiar o BPN ...at quando e at quanto? a questo que se coloca. A Caixa vai continuar a financiar o BPN? Tudo indica que sim, mas uma das questes menos claras. A secretria de Estado do Tesouro referiu que o BPN ia manter uma emisso de papel comercial financiada pela Caixa de 400 milhes de euros, mas que teria de reembolsar em activos outros mil milhes de euros de financiamento. A CGD deve ainda continuar a garantir linhas de liquidez ao BPN, mas em condies de mercado, assegurou Maria Lusa Albuquerque." fonte

28 - Pedro Passos Coelho presidiu 2 empresas


de Horcio Lus de Carvalho possui 20% da Tejo Ambeinte,
que detm duas empresas de resduos. Est a ser julgado por ter depositado 59 mil euros numa conta offshore de Antnio Morais, o clebre professor de Jos Scrates na Universidade Independente. Segundo a acusao, Antnio Morais ter favorecido Horcio de Carvalho atravs da sua consultora que prestava assessoria no concurso para o aterro da Cova da Beira na segunda metade dos anos 90. Os construtores de Santa Maria da Feira, Antnio e Manuel Cavaco, so parceiros da Fomentinvest na SDEL (uma empresa de mini-hdricas) e foram scios na Ecoambinete (segunda maior empresa do Pais na recolha de lixo) at Dezembro de 2009. Antigos accionistas da SLN grupo que controlava o BPN foram acusados pelo Ministrio Pblico por participarem num esquema para iludir o Banco de Portugal atravs da compra fictcia da SLN Imobiliria, atravs de uma empresa offshore, com dinheiro do prprio BPN. Passos Coelho no quis prestar declaraes. Mas ngelo Correia, presidente do grupo Fomentinvest, diz nada ter a ver com as

empresas.

29 - Empresa que comprou aces a Cavaco Silva


era um instrumento de poder do antigo presidente do BPN.
A empresa SLN/Valor, que comprou as 105 378 aces de Cavaco Silva, era utilizada pelo antigo presidente do BPN Jos Oliveira Costa para controlar todo o grupo da Sociedade Lusa de Negcios, assim como para manter prximo de si um ncleo forte de accionistas que lhe permitisse manter o poder. Era atravs daquela empresa que Oliveira Costa controlava todo o grupo SLN. fonte

30 - Tribunal protege Oliveira e Costa . Juza indefere


arresto de bens ao banqueiro e sua mulher. O antigo presidente do banco que gerou prejuzos superiores a dois mil milhes de euros aos contribuintes. Em causa est o arresto de bens de montante superior a 214 mil euros, relativos a PPR e investimentos financeiros em sociedades detidas pelo BPN, que foram descobertos desde o final de 2010. fonte

31 - O e-mail de Abdool Vakil para Oliveira Costa. O


Saque BPN/SLN foi orquestrado com a garantia de que no final, depois de todos "servidos e bem aviados", se ia "oferecer o BURACO aos portugueses"... e para isso ser consensual, convinha que os partidos tivessem a sua dose de culpa e de benefcios, para consentirem e colaborarem. "Abdool Vakil, ento presidente do Banco Efisa, sugeriu a Oliveira Costa, a pedido deste e segundo critrio definidos pelo ex-presidente da SLN, um conjunto de nomes do universo do PS para integrarem os rgos sociais do Efisa, a instituio financeira que funciona como brao de investimento do BPN. "Meu caro, (O e-mail de Abdool Vakil para Oliveira Costa.) No tocante a este assunto, para alm do nome que sugeriu que foi o do Doutor Oliveira Martins que julgo no ser o mais provvel porque no para Presidente, lembrei-me de alguns outros nomes que lhe submeto para uma apreciao prvia e para estabelecermos uma hierarquizao para que eu possa ento seguir a lista por essa ordem. Vera Jardim - advogado com nome na Praa, Deputado pelo PS e exMinistro da Justia; muito prximo do actual PR (e tambm amigo do Neto Valente dado que este foi h anos colega do escritrio Jardim, Sampaio e Caldas); Joo Cravinho - nome bem conhecido, Deputado do PS e ex-Super Ministro do Equip Social, etc, conheo-o bem, j fez o favor de dar alguma colaborao ao Banco Efisa a ttulo gracioso porque quando saiu do governo achou que no devia logo trabalhar para o banco que era prestador de servios ao Ministrio que comandou. Entretanto, como isso j foi h algum tempo, pode ser que j possa aceitar. (Disse-me na altura que tinha aceite um lugar no Conselho Consultivo do Banco do Rendeiro). Prof. Augusto Mateus - PS muito bem inserido na mquina do Partido ; ex-

Ministro da Economia; meu antigo aluno e com quem tenho excelente relao. Dr. Fernando Castro- que foi Ch de Gabinete e ao que se diz o Mentor do ento Ministro Pina Moura, muito bem inserido dentro dos meios polticos onde se move com muita discrio mas com grande eficcia. Dou-me bem com ele; veio h dias almoar comigo ao banco; est de momento ligado General des Eaux em Portugal. Alberto Costa - Deputado pelo PS, advogado e muito ligado ao Antnio Vitorino com quem tambm me dou bem. Foi Ministro da Administrao Interna e tambm uma pessoa discreta. Tambm o Mrio Cristina de Sousa poderia ser um bom nome mas est neste momento ligado CGD e da que, mesmo sendo um bom amigo, no possa. Mas fica aqui como uma mera sugesto mas que no me parece vivel."

A caracterstica corruptiva fica bem evidenciada na forma como se escolhem as pessoas para os cargos... Neste caso a ideia era envolver, no saque BPN, pessoas do PS que influenciassem. Caractersticas de peso;
- ter ocupado um cargo politico - proximidade com polticos no activo - provas dadas de gostar de fazer "favores" - "bem inseridos na maquina do partido" - "bem inseridos meio politico e discretos" - boas "relaes pessoais" Em momento nenhum os intervenientes usam as palavras comuns, quando se trata de escolher profissionais para cargos... apodrecetuga.

32 - O Banco Caixa Geral, a instituio financeira


do Grupo Caixa Geral de Depsitos em Espanha, no ltimo
relatrio e contas, referente a 2011, o passivo que estava fora do balano por se considerar "irrecupervel" era da ordem dos 4,6 mil milhes de euros (tudo crdito concedido a clientes do banco), mais do dobro das perdas registadas no BPN. Trata-se de um motivo de preocupao para o presidente da CGD, Faria de Oliveira, que conhece bem as dificuldades do negcio bancrio do lado de l da fronteira. CM ( actualizado 18/4/12)

33 - Ex-diretor do BPN rouba criana. Brao-direito de


scar Silva morreu e tinha deixado cheque de 45 mil euros para a filha, de nove anos. Economista recusou entregar verba, que passou por "offshore" O economista que liderou o BPN-Crditus foi condenado a pagar 58 mil euros filha do seu antigo brao-direito. Em tribunal foi dado como provado que desviou dinheiro destinado criana, ento com nove anos. Responsvel por um desfalque de cinco milhes de euros na concesso irregular de crdito naquela instituio financeira, scar Silva soma a esta condenao das Varas Cveis do Porto uma outra, relativa a 231 mil

euros de honorrios no pagos aos seus antigos advogados da sociedade "Nuno Cerejeira Namora, Pedro Marinho Falco & Associados".JN (
actualizado 7/5/12)

34 - Victor Constncio e Teixeira dos Santos


enganaram os portugueses. "O ex-ministro das Finanas
Teixeira dos Santos e o ex-Governador do BdP Vtor Constncio enganaram os portugueses quando justificaram a nacionalizao do BPN com o risco sistmico, considerou o ex-presidente do banco, Miguel Cadilhe. Para Miguel Cadilhe, estes dois responsveis no podiam ter invocado o argumento de que o BPN poderia provocar o colapso do sistema financeiro portugus quando o banco tinha uma quota de mercado de apenas dois por cento. Quando coisas to graves no tm consequncias, h qualquer coisa que no est bem na Repblica em Portugal, concluiu". fonte ( actualizado 15/5/12)

35 -

Miguel Relvas, Antes da nacionalizao, o ento

deputado intermediou para o Banco Efisa, do grupo BPN, um negcio da ordem de 500 milhes de dlares, que envolveu o municpio do Rio de Janeiro. Abdool Vakil, ex-presidente do Efisa, confirmou ao PBLICO que Relvas, na altura membro da bancada parlamentar do PSD, o ajudou "a abrir portas no Brasil", mas o actual ministro explica que a sua colaborao ocorreu sempre "no quadro" da Kapakonsult, onde era administrador, e que teve um nico cliente: o banco de negcios do BPN - Efisa. fonte
( actualizado 06/06/12)

36 - PARVALOREM empresa criada para o estado


assumir os buracos do BPN. Como do conhecimento de
todos, uma das causas dos maiores buracos do BPN, foram os emprstimos (ofertas) de milhes de euros a amigos, primos, polticos e assassinos. Mesmo quando a lei obriga a que apenas se concedam emprstimos com garantias, no caso do BPN, no era preciso garantias, pois a ideia era mesmo essa... ningum tinha que devolver nada... o povo, depois iria assumir os buracos. Quem precisasse de muitos milhes, era s pedir ao BPN. S o Duarte Lima pediu cerca de 50 milhes. O BIC comprou o BPN, mas rejeitou as dividas dele. E assim o povo vai assumindo ou pagando as dividas que vo aparecendo... sabe-se l quais e at quando. "O Estado assumiu a dvida bancria do grupo de Aprgio Santos, presidente da Naval 1 de Maio, ao BPN. Com a venda do BPN ao Banco BIC, o crdito de cerca de 130 milhes de euros do grupo de Aprgio Santos foi transferido para a Parvalorem, sociedade pblica, criada para absorver/ pagar com o dinheiro pblico os buracos do BPN. fonte actualizado 08/06/12)

37 - O

BPN, passou a ser responsvel por crditos de 203,69 milhes de euros do Banco Insular. Deste valor, 40 milhes
so dvidas de Oliveira e Costa e outros ex-dirigentes do banco, de

acordo com um contrato. Segundo a Lusa, o Banco Insular (BI) passou para o BPN os crditos atribudos pela instituio de Cabo Verde, uma das culpadas pela queda do banco portugus. fonte actualizado 08/06/12)

38 - Inqurito ao BPN- Vtor Constncio e Teixeira


dos Santos foram alvo de duras crticas na comisso de . Meira
Fernandes, administrador do Banco Portugus de Negcios na altura da nacionalizao, acusou o ex-governador do Banco de Portugal de negligncia e de erros de comportamento que agravaram a situao do banco. Meira Fernandes acusou ainda o ex-ministro das Finanas de dar explicaes sem fundamento para justificar a deciso de nacionalizar o banco. Fonte actualizado 22/06/12)

39 - Libans que apoiou Dias Loureiro em negcios do BPN foi detido na Sua. Mais uma vez a
justia estrangeira detm criminosos com pegadas criminosas em Portugal, mas que s no estrangeiro so apanhados, os cmplices portugueses permanecem intocveis e inocentes, contra toda a lgica!!!O que crime no estrangeiro no crime em Portugal, a justia em Portugal no existe? Foi o caso dos submarinos, o caso dos Pandur, ou mesmo o caso BPN, que na Islndia resultou em condenaes de polticos e bancrios. Porm a nossa justia permanece inerte mas de p. Sempre dura com os fracos e mole com os grandes criminosos. El-Assir referenciado internacionalmente como "traficante de armas" foi beneficiado com emprstimos de mais de 50 milhes de euros concedidos pelo BPN. "Dias Loureiro fez presses para que os negcios de Porto Rico se concretizassem", caso contrrio "El-Assir deixaria de fazer lobying em Marrocos para que a Redal fosse vendida Vivendi [francesa]". Apesar de existir um relatrio desaconselhando o negcio, este relatrio foi desprezado, como se refere neste video. Mais cmico foi que Dias Loureiro ao ser questionado ( neste video a partir do minuto 4 ) sobre a sua ingenuidade que lhe permitiu chegar ao ponto de financiar um traficante de armas e negociar com ele, Dias Loureiro responde que nunca tinha percebido que El-Assir era uma pessoa envolvida no trfico de armas e sem garantias ou indigno de confiana, antes pelo contrrio, sentiu-se seguro porque El-Assir convivia com o rei de Espanha e com o presidente Bill Clinton.(como afirma neste video) "Com efeito, a Biometrics, sem qualquer actividade, viria a "mudar de mos" trs vezes no mesmo dia. A SLN pagou pela empresa 30 milhes de euros, depois vendeu-a por um dlar a um fundo do BPN, o Excellence Assets Fund, transaco validada por escrito por Dias Loureiro . De seguida, a Biometrics e o fundo foram adquiridos por uma imobiliria espanhola de ElAssir, a La Granjilla (que devedora do BPN). O esquema no passou despercebido ao Ministrio Pblico, que tem feito diligncias ao mais alto nvel para apurar o rasto dos 30 milhes que "desapareceram" do circuito. Em declaraes ao PBLICO o deputado do BE, Joo Semedo, um dos

intervenientes na primeira comisso de inqurito ao BPN, no tem dvidas: "A minha convico que 26 milhes de euros de emprstimos concedidos pelo BPN ao sr. El-Assir foram luvas pagas pelo BPN/Pliade pelos prstimos prestados em Marrocos na venda da Redal Vivendi." Para Joo Semedo, El-Assir "moveu influncias, desbloqueou a venda e arranjou comprador. Em contrapartida recebeu, pelo menos, estes 28 milhes disfarados de emprstimo." Terminou: "Recordo que foi o dr. Dias Loureiro que introduziu El-Assir no grupo SLN/BPN." As duas sociedades do libans beneficiaram ainda de mltiplos emprstimos concedidos pelo grupo. Um deles, de 14 milhes de euros, sem garantias reais, foi contrado no BPN Cayman e a verba, no final, foi desembocar no Excellence Assets Fund. J o BPN financiou trs imobilirias espanholas, La Granjilla e Miraflores e Gran Soto, com 38 milhes de euros (verba que ascendeu, com juros, a 48 milhes). Nenhum dos crditos foi pago. fonte

40-Antes da nacionalizao, o ento deputado Miguel


Relvas intermediou para o Banco Efisa, do grupo BPN, um negcio da ordem de 500 milhes de dlares, que envolveu o municpio do Rio de Janeiro. Abdool Vakil, ex-presidente do Efisa, confirmou ao PBLICO que Relvas, na altura membro da bancada parlamentar do PSD, o ajudou "a abrir portas no Brasil", mas o actual ministro explica que a sua colaborao ocorreu sempre "no quadro" da Kapakonsult, onde era administrador, e que teve um nico cliente: o banco de negcios do BPN - Efisa. Relvas tambm maon. Fonte

41- Rejeitaram proposta de compra do BPN, por


121 milhes Venderam por 40 Milhes....
Jaime Pereira dos Santos esteve a ser ouvido na Comisso de Inqurito ao BPN. (18/07/12)

O porta-voz do Ncleo Estratgico de Investidores (NEI), grupo que se props a adquirir o BPN ao Estado, afirmou hoje no Parlamento que a entidade chegou a oferecer 100 milhes de euros a pronto pagamento para comprar o banco. "Primeiro apresentmos uma proposta formal de 106 milhes de euros e depois melhormos, numa segunda proposta, para 121 milhes de euros. Na nica reunio que tivemos com a senhora secretria de Estado do Tesouro e das Finanas [Maria Lus Albuquerque],(...) Depois de j ter escolhido o BIC para encetar as negociaes finais da compra do BPN, Maria Lus Albuquerque explicou no Parlamento que a proposta do NEI no era credvel, algo que deixou Pereira dos Santos perplexo. Pereira dos Santos queixou-se de uma atitude de diferente comportamento entre o NEI e os outros concorrentes compra do BPN (BIC e Montepio)."Mira Amaral tinha uma atitude imperial. Entrava e saa das Finanas quando queria", lanou, dizendo que recebeu ameaas para deixar o NEI. Fonte

42 - Negcio de 150 milhes envolve nomes do PSD (SLN) O


estudo encomendado pelo Ministrio da Administrao Interna sobre a estratgia de combate aos incndios florestais conclui pela necessidade de compra de seis avies Canadair. Negcio no valor total de 150 milhes de euros e que ser concretizado atravs da Omni - Aviao e Tecnologia, representante exclusiva das aeronaves em Portugal. A Omni faz parte do universo do Banco Portugus de Negcios (BPN), ao qual o ministro da Administrao Interna, Daniel Sanches, esteve ligado como administrador de vrias empresas antes de entrar para o Governo de Santana Lopes. E o BPN, por sua vez, est integrado na holding Sociedade Lusa de Negcios (SLN), qual est ligado o deputado e dirigente do PSD Manuel Dias Loureiro. O estudo no refere ter sido feito qualquer contacto com outra empresa tendo em vista a possvel aquisio. A Omni foi mesmo a nica contactada no estudo. Fonte Queria aqui recordar alguns factos que no deixam duvidas sobre o "negcio" dos incndios: Em 2003 e 2004, bateram-se records de incndios e os meios areos para o combate eram fornecidos pela SNL de Dias Loureiro, figura de proa do PSD. Quando o PS foi empossado em abril de 2005, j encontrou um contrato assinado com a mesma entidade com um aumento de custos de 93%. Foi anulado sem que viesse a lume os personagens que o negociaram. fonte Paulo Morais alertou j... Andamos a pagar incndios e no a apagar.

43 - BPN vendido com 60% de desconto - Lisboa, 31


out - O Bloco de Esquerda considerou hoje que a existncia de duas avaliaes que atribuem ao BPN um valor mdio de 110 milhes de euros

prova que a sua venda ao BIC "foi de favor". Joo Semedo falava em conferncia de imprensa sobre o processo de reprivatizao do BPN, que acabou por ser vendido aos angolanos do BIC por 40 milhes de euros. "Ou seja, o Governo vendeu o BPN ao BIC com um desconto de 60 %. Fonte Tal como o pavilho atlntico, outro saldo para La famlia.

44 -

11 figuras ligadas SLN entre os financiadores da campanha de Cavaco Silva a


Belm em 2006. O processo BPN claramente uma das balas mais perigosas para o atual Presidente da Repblica. Alm dos negcios com o banco (ainda que altamente lucrativos, todos legais) e de ex-ministros seus estarem envolvidos. Fonte

45 - Detectada fraude no valor de 80 milhes de


euros. No Vero do ano passado, os investigadores conseguiram
recuperar o contedo de um porttil de um antigo administrador do grupo SLN que tinha sido escondido num armazm. O backup acabou por conduzir os investigadores a novos processos. A informao ter conduzido s buscas realizadas Caixa de Crdito Agrcola Mtuo por suspeitas de uma fraude no valor de 80 milhes de euros. fonte

46 - Estado paga casas de luxo do BPN - O


buraco originado por operaes ruinosas do banco ameaa o dfice pblico, o que ser suportado pelos impostos. O Grupo BPN financiou a compra de casas de luxo na Quinta do Lago, no Algarve, e em So Paulo, no Brasil. As moradias foram adquiridas com crditos de quase 5,4 milhes do banco Insular, que era detido pelo BPN e duas offshores. Como estas firmas no pagaram aqueles emprstimos, o Estado, no mbito da venda do BPN, ficou com as dvidas, crditos txicos, e ter agora que os recuperar. Com juros, a dvida total ronda os 5,7 milhes de euros. fonte

47 - Genro de Cavaco Silva tambm recorreu


aos crditos BPN. Renegociou dvida com o BPN. Dois meses
depois da nacionalizao do banco, Lus Montez foi chamado ao BPN para pagar 260 mil euros de uma conta caucionada e de uma livrana, escreve a "Sbado". DN

48 - Porque que o estado injectou 5,7 mil


milhes de euros para salvar o BPN evocando um risco
sistmico quando este banco representava apenas 2% de quota de mercado? Porque, para alm da corrupo e das altas personalidades envolvidas, o

que muita gente no sabe, porque no foi divulgado, que muito dinheiro da Segurana Social estava l depositado, e essa verdade no convm a ningum. Jogaram na bolsa o dinheiro das reformas. Fonte e complemento

49 - Ningum paga dvidas ao BPN! Arlindo de


Carvalho ex-ministro de Cavaco Silva, no reconhece que deve 60 milhes de euros. Duarte Lima entrou em incumprimento total em maro. El-Assir, amigo de Dias Loureiro, um outro ex-ministro do atual Presidente da Repblica. Duarte Lima, ex-lder parlamentar do PSD. Todos com dvidas pesadas ao banco. Segundo o que Expresso apurou, nenhum daqueles grandes clientes da instituio tem pago qualquer prestao sobre os crditos que esto pendurados agora na Parvalorem, um veculo criado pelo Estado para recuperar o que for possvel. O Estado assumiu, tambm, atravs da empresa pblica Parvalorem, a dvida de quase 10 milhes de euros de duas empresas de Vtor Baa ao BPN. fonte, fonte "Estado assume dvida de mil milhes de euros do BPN CGD." fonte "Estado assume dvida de 130 milhes do grupo de Aprgio Santos. fonte

50 - Ao minuto 30, deste video, Paulo Morais,


relata que recentemente, assistiu na TV a uma cerimnia onde viu
avanar um ex administrador da SLN (BPN), e ironiza "pensei que lhe iam dar umas algemas e fiquei admirado quando vi que era mesmo uma medalha."

51 - Ex-ministro reclama 53,6 milhes ao BPN,


Arlindo Carvalho pede indemnizao milionria. Aps ter sado do Governo, tornou-se num bem-sucedido gestor numa empresa de nome Pousa Flores. Com o apoio do - adivinhem - BPN comprou patrimnio e fez negcios, os quais, alis, passavam pela recompra do BPN de alguns ativos. Acontece que o BPN, devido s solicitudes por que passou (chamemos assim vigarice) no comprou os tais ativos. E eis que o ex-ministro, representando a empresa que fez os negcios vem pedir 53,6 milhes. Fonte

52 - Se Duarte Lima deve cerca de 53


milhes ao BPN/portugueses, porque razo o
estado portugus lhe permite vender patrimnio? Duarte Lima vendeu a casa no Algarve por 6,5 milhes, em Maio 2012, ganhou fortuna com a venda. fonte

53 - Miguel Cadilhe ganhava 55 mil euros por dia no BPN - notcia


SIC Em seis meses na presidncia do BPN recebeu 10 milhes de euros em salrios.

54 contra

PS aprova proposta de nacionalizao do BPN, oposio votou Tambm Cavaco Silva, promulgou o diploma que nacionaliza o

Banco Portugus de Negcios, argumentando que teve em conta a "proteco dos depositantes e a estabilidade do sistema financeiro" . "Entendi face s informaes que me foram dadas, em particular a proteco dos depositantes e a estabilidade do sistema financeiro" fonte

54 -

PS aprova proposta de nacionalizao do BPN, oposio votou contra Tambm Cavaco Silva, promulgou o diploma que nacionaliza o Banco Portugus de Negcios, argumentando que teve em conta a "proteco dos depositantes e a estabilidade do sistema financeiro". "Entendi face s informaes que me foram dadas, em particular a proteco dos depositantes e a estabilidade do sistema financeiro" fonte Dos vrios crditos malparados do BPN que envolvem figuras pblicas, h depois casos ainda mais difceis, por causa dos seus contornos complexos, e em que a recuperao do dinheiro pelo veculo do Estado virtualmente impossvel.

55 - Presidente do Benfica em dividas ao BPN?


"Um dos dossis espera de resoluo diz respeito a um emprstimo que
envolve uma empresa do presidente do Benfica a Inland. Uma sociedade espanhola, a Administradora Transibrica, pediu um crdito ao BPN para comprar aes da SLN (ex-dona do banco) detidas pela Inland. J aps a nacionalizao do BPN, os advogados do banco entregaram uma queixacrime ao DCIAP em que levantam suspeitas sobre aquela transao e sobre a relao entre as duas empresas, j que eram ambas representadas por Almerindo Duarte, scio de Lus Filipe 1 Vieira. De acordo com essa queixacrime, a Inland recebeu 12,6 milhes, a Transibrica no pagou uma nica prestao ao BPN, deixando de ter atividade, e as aes desapareceram. Fonte prxima da Inland defende que o negcio foi claro, que as aes foram vendidas ao valor de mercado e que o scio de Lus Filipe Vieira s foi procurador da sociedade espanhola nesse contrato." fonte

56 - Amigo de Oliveira Costa ganhou 113


milhes custa do BPN. Ricardo Oliveira, o advogado que se
tornou accionista daSLN e apontado como o testa-de-ferro de Oliveira Costa nos negcios imobilirios, ter ganho cerca de 113 milhes de euros custa do BPN. O advogado ter recebido 8,6 milhes com o negcio da venda de alguns terrenos (Almancil e Palcio das guias), alm de 1,6 milhes de mais-valia na venda de um imvel situado na Quinta do Lago, em 2006, pelo dobro do valor em que foi avaliado. Ter ainda ganho 33 milhes como contrapartida pelos 15 milhes de quotas que entregou ao grupo na sua sada, em 2005, e obtido uma mais-valia de 15,3 milhes com a entrega dos activos que tinha adquirido com financiamento daquele banco (comprou-os por 40,2 milhes e vendeu-os ao grupo por 55,5 milhes). Para chegar aos 113 milhes de euros arrecadados por via do banco de Oliveira Costa, preciso ainda juntar 37,4 milhes de euros em dvidas ao BPN que nunca tero sido pagos, 30 milhes que ter arrecadado de um montante de 79,3 milhes recebido do grupo para saldar outras dvidas, e 20 milhes de euros de dvidas de empresas que detinha e que tero sido perdoadas. Ou

seja mais um que pede emprestado e no paga e que compra ao banco ou ao grupo, aces com emprstimos do prprio banco... fonte

57 - Escapando ao Banco de Portugal Segundo o


DCIAP, Jos Oliveira Costa e os administradores do BPN Francisco Sanches e Lus Caprichoso tero acordado um plano para que o grupo BPN/SLN pudesse fazer investimentos e adquirir patrimnio de forma dissimulada (escapando assim ao controlo do Banco de Portugal). Para isso, tero criado vrios empresas offshore e recrutado pessoas da sua confiana para serem testas-de-ferro naqueles negcios. O BPN e o Banco Insular financiavam os investimentos, muitas vezes na totalidade, sem pedirem as garantias que defendessem as instituies de crdito. fonte

58 - A mais recente acusao do MP no caso


BPN desmonta uma teia de cerca de 50 empresas, a maioria offshores,
atravs das quais foram feitos negcios em srie, sempre financiados pelo BPN e sem prestao de garantias. O banco teve um prejuzo de mais de 100 milhes de euros, sendo descrita no despacho uma teia complexa de centenas de transaces, entre 2000 e 2005. Pelo meio, houve quem ganhasse muito dinheiro. So acusados Oliveira Costa, Lus Caprichoso, Francisco Sanches, Jos Monteverde, Coelho Marinho todos antigos gestores do grupo BPN/SLN , os empresrios Ricardo Oliveira, Arlindo de Carvalho e Jos Neto, e a empresa destes dois, a Amplimveis. Feitas as contas, segundo o MP, Ricardo Oliveira, que foi testa-de-ferro nos negcios, ter ficado com 45 milhes de euros. J Arlindo de Carvalho e Jos Neto, que lhe sucederam no esquema, beneficiaram de emprstimos, que no pagaram, no total de 63 milhes de euros. Foi isso que aconteceu com uma dezena de imveis. Entre estes, um terreno da Guia (em Cascais, que no total custou ao banco 19 milhes de euros, valendo menos de 4), o Palcio das guias (em Lisboa, 11 milhes), trs terrenos em Almancil (3,2 milhes, para um hotel que no foi autorizado), a Herdade da Misria (Lagos, que no deveria ter ido alm de seis milhes, mas que teve uma avaliao forjada de 60 milhes para suportar operaes de crdito e liquidar os emprstimos a Ricardo Oliveira), a Herdade da Barroca dAlva (Alcochete, trs milhes) e vrios lotes de terreno na Quinta do Lago (Loul, com largas dezenas de milhes de euros gastos). fonte

59 - A lata destes senhores, a ver se pega...

SLN, antiga dona do BPN, pretende receber do Estado, como indemnizao decorrente da nacionalizao do banco, 403,8 milhes de euros, como revelou recentemente o actual presidente da empresa, Fernando Lima, na apresentao das contas da "holding", que teve prejuzos em trono do 170 milhes em 2008. fonte (Provavelmente pegou... quem somos ns, para saber quanto dinheiro nos roubam?)

60 - Portugueses foram obrigados a ficar com

as dividas do BPN e com os depedimentos...

BIC apenas obrigado a ficar com 750 trabalhadores do BPN, sobrando outros 830, cujas indemnizaes tero de ser pagas pelo Estado portugus. Dever pagar cerca de 23,5 milhes de euros pela totalidade das compensaes. Isto , uma mdia de 31 mil euros por indemnizao. fonte

61 - 9,7 milhes, mais um emprstimo sem


garantias, o povo o garante e paga.
Estado assume dvida de empresrio do futebol - O Estado assumiu, uma dvida ao BPN do empresrio de futebol Antnio Arajo, que foi apanhado ao telefone com Pinto da Costa nas escutas do caso Apito Dourado. A dvida de Antnio Arajo, que resulta de um crdito do BPN ascendia a 9,7 milhes de euros no final de 2011. fonte

62 - Ex donos do BPN a prosperar, enquanto os


portugueses pagam as suas dividas, maon ao leme - SLN, ex-dona do BPN, agora chamada Galilei, desdobra-se em
negcios nacionais e internacionais, como se fosse apenas virtual a dvida que o Estado atribui ao grupo, superior a 1,3 mil milhes de euros Oliveira e Costa o 2. maior detentor de capital da "rebatizada" holding legalmente, SLN e Galilei so a mesma pessoa jurdica, mantendo-se, na substncia, o corpo acionista anterior ecloso do escndalo do BPN -, embora ao leme do grupo se encontre agora Fernando Lima, cuja notoriedade subiu em flecha a partir de junho de 2011, quando foi eleito gro-mestre manico, do Grande Oriente Lusitano. Da sade ( dona do British Hospital, em Lisboa, e das clnicas IMI) ao turismo (por exemplo, um mega resort a construir na Lagoa dos Salgados, dos condomnios de luxo (como o que, com projeto de Souto Moura, pretende fazer nascer, j este ano, em Alcntara, na capital) explorao de petrleo em Angola, onde tambm vai arrancar, em parceria com o "gigante" alemo Heidelberg, com uma grande cimenteira, a dinmica da Galilei mostra-se imparvel. E, por todos os motivos, surpreendente, no mnimo. fonte

63 - Ex-ministro da Sade Arlindo Carvalho e o


seu scio Jos Neto, acusados de terem ficado indevidamente
com mais de 80 milhes de euros do BPN no estavam indiciados por abuso de confiana, no incio de Fevereiro, mas somente por burla qualificada e fraude fiscal qualificada. Contudo, quando os dois apresentaram documentos a provar que no fugiram ao fisco no que diz respeito a alguns juros depositados nas suas contas, acabaram por se incriminar tambm por abuso de confiana. Escreve o jornal i que os investigadores entenderam, pela primeira vez, que a conduta dos dois arguidos tinha lesado uma das empresas de que eram scios e no apenas o BPN. fonte

64 -Estado contrata empresas de grandes


devedores do BPN. Para alm de no os punir, os governos
continuam a apoiar e a beneficiar a malta do BPN/SLN. Contas feitas por baixo, a Galilei - grupo que sucedeu SLN, ex-dona do BPN - j cobrou ao Servio Nacional de Sade mais de 50 milhes. Isto apesar de dever mais de 1,5 mil milhes, que o Tesouro atribui quela holding e aos seus acionistas de referncia, em crditos e ativos txicos. "Parecia que estvamos a tratar de segredos de Estado. Aps dias a fio de troca de "e-mails" e telefonemas, o gabinete do ministro da Sade, Paulo Macedo, l "libertou" a informao de que o SNS, em 2011 e 2012, tinha pago (contratado) perto de 5 milhes IMI e Cedima, clnicas de exames complementares de diagnstico detidas a 100% pela Galilei, que as herdou da SLN. Mas a VISO, atravs de fontes absolutamente fidedignas, descobriria, numa escala financeira bem maior, mais 46,5 milhes em contratos hospitalares pblicos com a Galilei, que at incluem uma PPP e a gesto de um Servio de Imagiologia. Assunto polmico - no mnimo. fonte

65 - Bancos, mesmo falidos pagam milhes a


advogados. (O povo paga claro), a liquidao do BPP pagou cerca
de 1,4 milhes em 2010 quando foi iniciado o processo de insolvncia. O Banco Portugus de Negcios pagou quase 600 mil euros pela privatizao . O ex-comissrio europeu Antnio Vitorino, o eurodeputado Paulo Rangel )PSD) e a deputada Francisca Almeida (PSD) so associados deste escritrio. fonte Mesmo no ltimo estertor, ainda se ajudam uns amigos...

66 - Oliveira Costa recebeu uma indemnizao de quase 800 mil


euros, quando abandonou a Sociedade Lusa de Negcios (SLN) e o Banco Portugus de Negcios (BPN)... acordo entre a SLN e o ex-banqueiro... prev ainda que Oliveira Costa receba uma penso mensal de nove mil euros... FONTE

67- Promiscuidade? Lder da Comisso de Oramento e Finanas


presta assessoria ao BPN. Jorge Neto lidera comisso que decidiu realizar um inqurito superviso bancria e presta assessoria a instituio investigada pelo Banco de Portugal. O deputado social-democrata Jorge Neto tem vindo a prestar assessoria jurdica ao BPN/ SLN, entidade que se encontra sob investigao das autoridades de superviso bancria e financeira, e do Ministrio Pblico, no mbito da Operao Furaco...fonte, fonte

68 - Estado perde 12 milhes dos nossos impostos, pois comprou


casas e um hotel ao BPN, sabendo que com a crise iam desvalorizar. Foi mais uma forma de disfarar injeces de dinheiro do

estado no BPN. O Estado pagou ao BPN 18 moradias de luxo e um hotel de quatro estrelas na Quinta do Lago, no Algarve, em Dezembro de 2010, j perdeu 12,1 milhes de euros devido desvalorizao no mercado imobilirio. A Parups est a tentar vender as vivendas e a unidade hoteleira, mas desde 2010 que o patrimnio no Algarve desvalorizou devido crise imobiliria. fonte

69 - Anexo do processo BPN, desapareceu do


DCIAP. A falta destes documentos essenciais para a defesa j ter
mesmo motivado reclamaes para o Tribunal Central de Investigao Criminal (TCIC), onde ir decorrer a fase de instruo do processo que acusa o ex-ministro da sade Arlindo Carvalho, o seu scio Jos Neto e outros sete arguidos de uma burla ao BPN que ascender a um montante superior a 160 milhes de euros. fonte Esta j to velha, mas resulta sempre. Destruir provas, ocultar provas, prescrever processos, anular processos, atrasar, etc etc etc. O importante no haver polticos, ex polticos e amigos, nas prises. Aqui um artigo sobre o assunto. Ou este , Rejeitar provas outra forma de ilibar, Deixar prescrever das mais comuns, No ouvir as testemunhas, Esquecer-se de pagar a taxa ao tribunal, anulando o processo. Esta ento de bradar aos cus. "BPN: processo est atrasado porque computador do juiz velho. Processo que vale milhes est em banhomaria devido a um mero computador que, diz o juiz, est obsoleto 201206-06 fonte

70 - Homem do BPN ouvido no inqurito a


Camarate. O ex- administrador da Pliade, grupo que foi comprado
pelo BPN, Lencastre Bernardo, ser ouvido porta fechada na X comisso de inqurito parlamentar tragdia de Camarate. Lencastre Bernardo foi diretor-adjunto da PJ entre 1977 e 1979, surgiu no testemunho de Jos Esteves, alm de ser mencionado numa carta de Farinha Simes, em que este reclama ter participado na preparao do atentado. fonte

71 - Manso Neto admitiu ao juiz do Tribunal de


Lisboa ter conhecimento das irregularidades no BPN mas no informou
o Banco de Portugal. O atual presidente da EDP Renovveis, Joo Manso Neto, admitiu em tribunal que enviou uma carta secreta a Jos Oliveira e Costa. fonte

72 -

Caso BPN ganha tempo em tribunal, e protege o saque - 2011 - Tribunal absolve Oliveira e Costa e
Dias Loureiro. Juza considera tribunal comum incompetente para apreciar aco do BPN contra Oliveira e Costa, Dias Loureiro e outros exresponsveis do grupo, pois a aco da competncia dos tribunais do comrcio. A juza do processo recusou tambm o pedido do BPN, para que

fosse declarada "a nulidade, por simulao, da separao de bens e de partilha" entre Oliveira e Costa e a mulher, Maria Yolanda. Segundo o despacho, s no caso de Oliveira e Costa ser condenado a pagar uma indemnizao e a mulher ser absolvida que o BPN teria interesse em que os bens dos dois voltassem a ser comuns. O casal foi tambm absolvido da instncia. fonte

73 - Ao estilo BPN, mas na Irlanda - Como os


banqueiros brincaram com o dinheiro dos contribuintes- Foi gravada uma chamada que expe o
quanto a banca se diverte a roubar o povo, com a ajuda dos governos. Uma conversa entre dois altos executivos bancrios irlandeses, gravada em 2008, em vsperas de o Estado meter mil milhes de euros no Anglo-Irish Bank, uma instituio falida - o BPN de l. Um dos executivos pergunta ao outro como chegou ao nmero de sete mil milhes como a soma ideal que vai pedir ao Estado. O outro ri e diz que o tirou do rabo. Mas a conversa ganha contornos criminais quando os 11 minutos de gravao so frequentemente pontuados por sonoras gargalhadas. Mais a srio, explica que inicialmente no convm pedir muito (!). Melhor deixar que o financiamento pelo Estado v crescendo discretamente, sempre usando o argumento de que deixar o banco cair seria pior para toda a gente. Explicam ainda como e porqu meter os arrastar polticos para o banco. Acima de tudo, sugere o executivo (rindo mais alto que nunca, juntamente com o seu colega) no se pode deixar os contribuintes perceberem que nunca vo recuperar o que deles. A cada nova solicitao de fundos, tem de se explicar que para o cidado comum proteger "o seu dinheiro". Ao todo, o Estado irlands j investiu 30 mil milhes de euros, s naquele banco. Estas novas revelaes, surgidas no diario Irish Independent, podem vir a ter consequncias. fonte Ainda estranhamos como que os pases caem nas crises e nas mos da banca estrangeira. Somos roubados, espoliados e eles ainda se riem e divertem. E ns portugueses, continuamos a achar que a crise geral?

74 -Arguido fez 150 milhes boleia do


BPN/SLN. Os negcios de Ricardo Oliveira, arguido em dois processos
do caso BPN', com o Grupo BPN/SLN contriburam para que o patrimnio das firmas desse empresrio imobilirio ascendesse a quase 150 milhes de euros, em 2003. Seis meses depois, aps presses do Banco de Portugal por causa dos crditos concedidos pelo BPN, Oliveira e Costa acordou com Ricardo Oliveira a sada deste das sociedades que tinham como scias sociedades do Grupo BPN/SLN. A dvida de Ricardo Oliveira e das suas empresas ao BPN superava ento, segundo o Ministrio Pblico, 63,5 milhes de euros. fonte

75 -Mais uma vez a exemplar Ministra das


Finanas a negociar contra os portugueses e a

proteger os larpios? BIC exige 100 milhes de euros ao Estado por causa do BPN. O Estado j deve ao BIC mais do dobro do que recebeu. Exige a Portugal cerca de 100 milhes de euros de reembolsos relacionados com o acordo de privatizao do BPN celebrado com a atual ministra das Finanas, Maria Lus Albuquerque. A compra do BPN custou 40 milhes de euros ao BIC e vai ficar cara ao Estado portugus tudo porque este se comprometeu a restituir ao grupo luso-angolano todas as verbas que pagar no contexto de processos judiciais. Mais um que se demitiu por tentar defender o interesse nacional - Loureno Soares demitiu-se, por discordar completamente deste contrato que considerou ruinoso para os interesses do estado. fonte

Em suma - Os crimes proliferam num sistema permissivo e


impune, de compadrio claro. Num pas onde o responsvel mximo pelo destino dos impostos de milhes de portugueses, exibiu uma postura molenga e aptica, perante crimes de grande magnitude, permitindo arruinar uma nao. Repare-se na citao das palavras de Victor Constncio, revelando conformismo e tolerncia, nada compatveis com o cargo que desempenhava. O nosso dinheiro merecia algum com mais garra. "Num sistema de organizao capitalista de mercado de livre iniciativa, h fraudes, h corrupo, h tudo isso, em todos os pases e em todos os sectores, e no h regulao e supervisores que descubram todas essas fraudes quando elas esto a ser cometidas." "No h garantias absolutas em nenhum pas e em nenhum sistema, nessa matria, a menos que queiram, de facto, que se constitua uma espcie de polcia de superviso com milhares de pessoas que se instalem ao p de cada administrao e de cada direco de servio dos bancos, e de outras actividades, j agora, e que controlem tudo. No esse o sistema em que vivemos, de facto, e, portanto, no tenham iluses de que haver fraudes e corrupo nestas actividades, em todos os pases e tambm em Portugal." Com esta postura s devemos acreditar que nem as autoridades mximas esto dispostas a aliar-se ao povo e justia. Apenas exigimos que quando h crime, que haja castigo. No caso BPN, todos sabiam e ningum fez nada, como mostra neste video. Ou no Banco Insular que todos o avisaram e no fez nada. A Finlndia um dos pases onde os nveis de corrupo so mnimos, graas ao cerco cerrado que se faz aos corruptos. Portugal, graas ao comodismo, e ao povo obtuso, que ainda defende polticos e vota neles, est num nvel de corrupo muito superior Finlndia. Temos ainda o exemplo da Islndia, onde os banqueiros tambm tinham o seu BPN. Mas a justia no fez o mesmo que Portugal. "Ex-primeiro-ministro islands julgado por negligncia governativa Em Setembro de 2010, o parlamento islands decidiu processar por

"negligncia" o antigo chefe do Governo, que liderava o pas na altura em que o sistema financeiro islands entrou em colapso, em Outubro de 2008. Para julgar Haarde, foi criado um tribunal especial, o Tribunal Superior de Justia (Landsdomur). O tribunal dever confirmar a acusao, esta tera-feira, mas segundo a comunicao social islandesa o incio do julgamento s dever ocorrer depois do vero, uma vez que a instncia judicial ir atribuir um prazo ao antigo governante para apresentar objeces." (JN)

You might also like