You are on page 1of 22

Questes - Cinemticas Velocidade: 1.

Um macaco que pula de galho em galho em um zoolgico, demora 6 segundos para atravessar sua jaula, que mede 12 metros. Qual a velocidade mdia dele? S=12m t=6s v=?

2. Um carro viaja de uma cidade A a uma cidade B, distantes 200km. Seu percurso demora 4 horas, pois decorrida uma hora de viagem, o pneu dianteiro esquerdo furou e precisou ser trocado, levando 1 hora e 20 minutos do tempo total gasto. Qual foi a velocidade mdia que o carro desenvolveu durante a viagem? S=200km t=4h v=?

Mesmo o carro tendo ficado parado algum tempo durante a viagem, para o clculo da velocidade mdia no levamos isso em considerao.

3. No exerccio anterior, qual foi a velocidade nos intervalos antes e depois de o pneu furar? Sabendo que o incidente ocorreu quando faltavam 115 km para chegar cidade B.

Antes da parada:

S= 200-115=85km t=1hora v=?

Depois da parada:

S= 115km t= 4h-1h-1h20min= 1h40min=1,66h (utilizando-se regra de trs simples) v=?

4. Um bola de basebol lanada com velocidade igual a 108m/s, e leva 0,6 segundo para chegar ao rebatedor. Supondo que a bola se desloque com velocidade constante. Qual a distncia entre o arremessador e o rebatedor?

, se isolarmos S:

5. Durante uma corrida de 100 metros rasos, um competidor se desloca com velocidade mdia de 5m/s. Quanto tempo ele demora para completar o percurso?

, se isolarmos t:

Movimento Uniforme: 1. Um carro desloca-se em uma trajetria retilnea descrita pela funo S=20+5t (no SI). Determine: (a) a posio inicial; (b) a velocidade; (c) a posio no instante 4s; (d) o espao percorrido aps 8s; (e) o instante em que o carro passa pela posio 80m; (f) o instante em que o carro passa pela posio 20m.

Comparando com a funo padro: (a) Posio inicial= 20m (b) Velocidade= 5m/s

(c) S= 20+5t

S= 20+5.4 S= 40m

(d) S= 20+5.8 S= 60m

(e) 80= 20+5t 80-20=5t 60=5t 12s =t

(f) 20= 20+5t 20-20= 5t t=0

2. Em um trecho de declive de 10km, a velocidade mxima permitida de 70km/h. Suponha que um carro inicie este trecho com velocidade igual a mxima permitida, ao mesmo tempo em que uma bicicleta o faz com velocidade igual a 30km/h. Qual a distncia entre o carro e a bicicleta quando o carro completar o trajeto?

Carro:

S=10km v=70km/h t=? S=70t 10=70t 0,14h=t t=8,57min (usando regra de trs simples)

Bicicleta

O tempo usado para o clculo da distncia alcanada pela bicicleta, o tempo em que o carro chegou ao final do trajeto: t=0,14h v=30km/h t=0,14h

S=? S=0+30.(0,14) S=4,28Km

3. O grfico a seguir mostra as posies em funo do tempo de dois nibus. Um parte de uma cidade A em direo a uma cidade B, e o outro da cidade B para a cidade A. As distncias so medidas a partir da cidade A. A que distncia os nibus vo se encontrar?

Para que seja possvel fazer este clculo, precisamos saber a velocidade de algum dos dois nibus, e depois, calcular a distncia percorrida at o momento em que acontece o encontro dos dois, onde as trajetrias se cruzam. Calculando a velocidade nibus que sai da cidade A em direo a cidade B (linha azul)

Sabendo a velocidade, possvel calcular a posio do encontro, quando t=3h.

4. Um carro, se desloca a uma velocidade de 20m/s em um primeiro momento, logo aps passa a se deslocar com velocidade igual a 40m/s, assim como mostra o grfico abaixo. Qual foi o distncia percorrida pelo carro?

Tendo o grfico da v x t, o deslocamento igual rea sob a reta da velocidade. Ento: S= rea A + rea B S=20 5 + 40 (15-5) S=100+400 S=500m

5. Dois trens partem simultaneamente de um mesmo local e percorrem a mesma trajetria retilnea com velocidades, respectivamente, iguais a 300km/h e 250km/h. H comunicao entre os dois trens se a distncia entre eles no ultrapassar 10km. Depois de quanto tempo aps a sada os trens perdero a comunicao via rdio? Para este clculo estabelece-se a velocidade relativa entre os trens, assim pode-se calcular o movimento como se o trem mais rpido estivesse se movendo com velocidade igual a 50km/h (300km/h-250km/h) e o outro parado. Assim: v=50km/h S=10km t=?

Movimento Uniformemente Variado

1. Durante uma corrida de carros, um dos competidores consegue atingir 100km/h desde a largada em 5s. Qual a acelerao mdia por ele descrita?

2. Um mvel, partindo do repouso com uma acelerao constante igual 1m/s se desloca durante 5 minutos. Ao final deste tempo, qual a velocidade por ele adquirida?

3. Um automvel encontra-se parado diante de um semforo. Logo quando o sinal abre, ele arranca com acelerao 5m/s, enquanto isso, um caminho passa por ele com velocidade constante igual a 10m/s. (a) Depois de quanto tempo o carro alcana o caminho? (b) Qual a distncia percorrida at o encontro.

Escreve-se as equaes do muv para o carro e do mu para o caminho: Carro:

Caminho:

Quando

os

dois

se

encontram,

suas

posies

so

iguais,

ento:

(b) Sabendo o momento do encontro, s necessrio aplic-lo em uma das duas funes (do caminho ou do carro).

Logo o carro encontra o caminho 4 segundos aps a sinaleira abrir, a uma distncia de 40 m.

4. Uma motocicleta se desloca com velocidade constante igual a 30m/s. Quando o motociclista v uma pessoa atravessar a rua freia a moto at parar. Sabendo que a acelerao mxima para frear a moto tem valor absoluto igual a 8m/s, e que a pessoa se encontra 50m distante da motocicleta. O motociclista conseguir frear totalmente a motocicleta antes de alcanar a pessoa? Como a acelerao utilizada para frear a moto se ope ao movimento, tem valor negativo, ento:

A motocicleta no ir parar antes de atingir a pessoa.

5. Um corredor chega a linha de chegada em uma corrida com velocidade igual a 18m/s. Aps a chegada ele anda mais 6 metros at parar completamente. Qual o valor de sua acelerao?

Movimento Vertical 1. Uma pedra abandonada de um penhasco de 100m de altura. Com que velocidade ela chega ao solo? Quanto tempo demora para chegar?

2. Em uma brincadeira chamada "Stop" o jogador deve lanar a bola verticalmente para cima e gritar o nome de alguma pessoa que esteja na brincadeira. Quando a bola retornar ao cho, o jogador chamado deve segurar a bola e gritar: "Stop", e todos os outros devem parar, assim a pessoa chamada deve "caar" os outros jogadores. Quando uma das crianas lana a bola para cima, esta chega a uma altura de 15 metros. E retorna ao cho em 6 segundos. Qual a velocidade inicial do lanamento? Para realizar este clculo deve-se dividir o movimento em subida e descida, mas sabemos que o tempo gasto para a bola retornar o dobro do tempo que ele gasta para subir ou descer. Ento: Subida (t=3s)

3. Durante a gravao de um filme, um dubl deve cair de um penhasco de 30m de altura e cair sobre um colcho. Quando ele chega ao colcho, este sofre uma deformao de 1m. Qual a desacelerao que o dubl sofre at parar quando chega colcho? A desacelerao sofrida pelo dubl se dar quando a velocidade inicial for a velocidade de chegada ao solo na queda vertical, a velocidade final for zero, e a distncia do deslocamento for 1m de deformao do colcho. Ento o primeiro passo para chegar a resoluo descobrir a velocidade de chegada ao solo: Como no exerccio no dado o tempo, a maneira mais rpida de se calcular a velocidade atravs da Equao de Torricelli para o movimento vertical, com acelerao da gravidade positiva, j que o movimento no mesmo sentido da gravidade.

O segundo passo calcular o movimento uniformemente variado desacelerao da queda. Com velocidade inicial igual a 24,5m/s.

para

4. Um fazendeiro precisa saber a profundidade de um poo em suas terras. Ento, ele abandona uma pedra na boca do poo e cronometra o tempo que leva para ouvir o som da pedra no fundo. Ele observa que o tempo cronometrado 5 segundos. Qual a altura do poo?

Podemos dividir o movimento em movimento da pedra e o deslocamento do som. Movimento da Pedra:

Deslocamento do som:

Sabendo que a altura do poo a mesma para que :

as duas funes e

mas

, ento:

Sabendo que

Tendo os tempos de cada movimento, podemos calcular a altura utilizando qualquer uma das duas funes:

Movimento Oblquo 1. Durante uma partida de futebol, um goleiro chuta uma bola com velocidade inicial igual 25m/s, formando um ngulo de 45 com a horizontal. Qual distncia a bola alcanar?

2. Um tiro de canho lanado formando um ngulo de 30 com a horizontal, conforme a figura abaixo:

, mas quando a altura for mxima a velocidade final ser zero:

Ento a altura que o tiro do canho alcana igual a 50m+30m=80m

3. Suponha que voc precise jogar um livro, do segundo andar de um prdio, para um amigo que esteja a 10m de distncia de voc. Qual deve ser a velocidade inicial com que voc dever lan-lo? Sabendo que voc vai realizar o lanamento verticalmente e que a janela de um segundo andar est a 4 metros de altura do cho.

Movimento Circular 1. Os ponteiros do relgio realizam um movimento circular uniforme. Qual a velocidade angular dos ponteiros (a) das horas, (b) dos minutos (c) e dos segundos? (a) O ponteiro das horas completa uma volta (2) em 12 horas (123600s) h=t h=2123600=1,4510-4 rad/s (b) O ponteiro dos minutos completa um volta (2) em uma hora (3600s) m=t m=23600=1,7410-3 rad/s (c) O ponteiro dos segundos completa uma volta (2) em um minuto (60s) s=t s=260=0,105 rad/s

2. Se considerarmos um relgio, no exerccio anterior, com ponteiro das horas de 10cm, dos minutos de 15cm e dos segundos de 20cm. Qual ser a acelerao centrpeta de cada um dos ponteiros? O primeiro passo para a resoluo transformar a velocidade linear pedida em velocidade angular

(b)

(c)

3. Uma roda de 1 metro de dimetro, partindo do repouso comea a virar com acelerao angular igual a 2rad/s. Quanto tempo ele demora para atingir uma velocidade linear de 20m/s? O primeiro passo para a resoluo transformar a velocidade linear pedida em velocidade angular, considerando que o raio da roda igual a metade do dimetro. Ento:

A partir da, apenas se aplica a funo horria da velocidade angular:

4. Uma bola de bilhar, com raio igual a 2,5cm, aps ser acertada pelo jogador, comea a girar com velocidade angular igual a 5rad/s, e sofre uma desacelerao igual a 1rad/s at parar, qual o espao percorrido pela bola?

Questes - Dinmica
Leis de Newton
(1) Considere as seguintes foras aplicadas a um corpo:

Qual a fora resultante aplicada? Mdulo: 5N-3N=2N Direo e sentido: O mesmo da fora maior em mdulo (5N)

(2) Uma fora de 50N aplicada a um corpo de massa 100kg que se encontra em repouso. Sendo esta a nica fora que atua no corpo, qual a velocidade alcanada aps 10s da aplicao da fora? Conhecendo a acelerao do corpo podemos calcular sua velocidade:

(3) Qual a massa de um corpo que, partindo do repouso, atinge uma velocidade de 12m/s em 20s? Sabendo que a fora aplicada nele tem mdulo igual a 30N.

Conhecendo a acelerao do corpo:

Fora Peso
(1) Qual a fora mnima que deve ser feita para levantar um automvel com massa 800kg? A fora deve ser maior ou igual fora peso, ento:

(2) Qual a massa de um corpo com peso 12000kgf?

Fora de Atrito
(1) Qual o coeficiente de atrito de um bloco de 10kg que alcana 2m/s em um deslocamento de 10m, partindo do repouso? Sendo que a fora que aplicada a ele 10N.

Podemos calcular a acelerao do bloco utilizando a equao de Torricelli:

Pelo princpio da dinmica, onde a Fora resultante proporcional massa e acelerao:

Conhecendo o mdulo da fora de atrito possvel calcular seu coeficiente de atrito:

(2) Uma fora F aplicada a um bloco de 15kg que desliza sobre um superfcie onde o coeficiente de atrito dinmico 0,25. O corpo tem acelerao constante de 1m/s. Qual a fora aplicada no corpo? Pelo princpio da dinmica:

Fora Elstica
(1) Uma mola tem constante elstica k=2,5kN/m. Quando ela for comprimida de 12cm, qual ser a fora elstica dela? Pela lei de Hooke:

(2) Um corpo entra em equilbrio quando a fora resultante sobre ele for nula. Sendo:

Qual ser a deformao na mola quando o sistema estiver em equilbrio? Quando o sistema estiver em equilbrio:

Ento, a fora elstica ser igual Fora Peso:

Fora Centrpeta
(1) Qual a fora centrpeta que um carro de massa 600kg atinge, ao percorrer um curva de raio 100m a uma velocidade de 15m/s?

(2) Qual deve ser o coeficiente de atrito esttico entre a estrada e os pneus para que o carro do exerccio anterior no derrape?

Sistemas
(1) Qual a acelerao do sistema a seguir, sendo que o coeficiente de atrito dinmico do plano igual a 0,2?

Considerando cada bloco individualmente:

Para o 1 bloco:

Para o 2 bloco: Na vertical:

Na horizontal:

Podemos montar um sistema de equaes e som-lo:

Trabalho
(1) Qual o trabalho realizado por uma fora de intensidade 100N, formando um ngulo de 30 com a horizontal, quando o corpo se desloca 1km horizontalmente?

(2) Qual o trabalho realizado pela esfera de 0,5kg a seguir:

a) No sentido vertical:

b) No sentido horizontal:

Potncia
(1) Qual a potncia mdia desenvolvida por uma fora de intensidade 100N, durante um percurso de 20m durante um intervalo de tempo igual a 2s?

(2) Um bloco de massa 1kg tem acelerao constante de 3m/s. Sendo que esta parte do repouso, qual a potncia instantnea do bloco aps 10s?

Para fazermos este clculo, necessrio saber a Fora exercida sobre o bloco e a velocidade no instante pedido.

Conhecendo a Fora e a velocidade instantnea:

Energia
(1) Qual a energia de um corpo de massa 1kg que se desloca com velocidade constante igual a 10m/s?

(2) Um carro de massa 10kg se desloca com velocidade 12m/s, quando avista um pedestre e freia at parar. Qual o trabalho realizado pelos freios do carro? Pelo teorema da Energia Cintica:

(3) Um homem de cai de uma altura de 100m. Qual sua velocidade ao chegar ao solo? Pelo princpio de conservao de energia:

(4) Um bloco de 12kg cai de uma altura de 20cm sobre uma mola de constante elstica k=500N/m, em seu estado de repouso. Qual ser a compresso na mola? Devemos utilizar o princpio de conservao de energia. Mas sabemos que quando o bloco cai, sua energia potencial gravitacional se transforma em energia cintica e quando o bloco chega at a mola, a energia cintica se transforma em energia potencial elstica, ento:

, a energia cintica inicial, neste caso, igual igual a energia cintica final da situao em que o bloco cai.

Impulso
(1) Um taco de basebol atinge uma bola durante 0,5s, com uma fora de 100N. Qual o impulso do taco sobre a bola?

(2) Em um acidente de carros. Um veculo encontra-se parado enquanto outro de 800kg que se move com uma acelerao de 2m/s o atinge. Os carros ficam unidos por 10s. Qual o impulso desta batida?

Quantidade de Movimento
(1) Uma bola de futebol tem massa 1,2kg e se desloca com velocidade igual a 15m/s. Qual a quantidade de movimento dela?

(2) Em um jogo de bilhar uma bola maior, que se desloca com velocidade 3m/s, atinge outra que estava parada. A bola menor passa a se mover a uma velocidade de 1,6m/s. Qual a velocidade da bola maior? Considerando que a massa da bola maior o dobro da bola menor. Pelo princpio da conservao da quantidade de movimento:

You might also like