You are on page 1of 3

Alternativas para proteo da carteira

Page 1 of 3

Imprimir ()

O Estrategista
16/04/2012 - 18:42 Postado por: Andr Rocha Seo: Estratgia de investimento

Alternativas para proteo da carteira


O investimento ideal agregaria excelente rentabilidade e baixo risco. A busca por essas aplicaes, em geral, redundam em decepo. H maneiras de mitigar os riscos, no elimin-los. Veja algumas alternativas de proteo com o uso de opes ou do mercado futuro. Alguns leitores do blog tm me perguntado sobre como reduzir os riscos inerentes ao mercado acionrio. Existem algumas alternativas. Aproveito para responder a dvida de um leitor. Ele pergunta se valeria a pena investir nas aes de uma companhia com elevada distribuio de dividendos e com um atrativo dividend yield (dividendo por ao/cotao) e, a fim de evitar as oscilaes do mercado, lanar uma opo de compra com um preo de exerccio acima da atual cotao de mercado. Assim, ele obteria o rendimento dos dividendos, o prmio da opo e a valorizao da ao at o preo de exerccio. Caso o mercado adotasse um movimento baixista, ele iria lanando outras opes de forma a reduzir as perdas derivadas da desvalorizao da ao e continuaria recebendo os dividendos. Aps propor essa soluo, finaliza: O que acha disso? Voc pode me apontar as desvantagens dessa estratgia?. Operaes com opo so montadas vislumbrando um determinado cenrio: mercado em baixa, em alta ou de lado (sem tendncia). No h uma estratgia que abarque todos os possveis cenrios futuros. No caso em questo, uma estratgia interessante para duas hipteses: (i) mercado sem tendncia. A oscilao do preo do papel ser pequena, logo o investidor no teria ganho de capital, mas engordaria seus rendimentos com a venda das opes de compra e os dividendos; (ii) mercado em alta e preo de exerccio igual ao valor justo da ao. O acionista receberia o valor da opo de compra lanada no mercado, os dividendos do perodo e a apreciao do papel at o valor justo. No seria m ideia vend-lo no preo-alvo, pois o investidor no estaria esperando uma valorizao posterior.

http://www.valor.com.br/imprimir/post/2618310/valor-investe/o-estrategista/2618310/a... 23/7/2013

Alternativas para proteo da carteira

Page 2 of 3

Para os demais cenrios a alternativa no seria interessante. Em um mercado em baixa, dificilmente o ganho derivado do lanamento de novas opes superaria a desvalorizao da cotao. Alm disso, ele correria o risco de no conseguir lanar novas opes caso houvesse uma reverso de liquidez no mercado. E se o papel continuasse se valorizando acima do preo de exerccio, ele no embolsaria o ganho dessa apreciao. Teria sado da festa antes do seu clmax. Concluso: analisando todos os cenrios, a perda potencial pode ser maior do que o ganho. Uma estratgia interessante para proteo de carteira a utilizao do mercado futuro. Retiro um exemplo do livro de Alexandre Pvoa, Mercado Financeiro, o Olhar de um gestor, da Editora Saraiva. Imagine que o investidor tenha uma carteira de aes, mas esteja pessimista com as perspectivas do mercado. Ele tem duas opes: vender seu portflio ou mant-lo vendendo contratos futuros do ndice Ibovespa concomitantemente. A vantagem da primeira opo seria obter liquidez imediata, redirecionando os recursos para outras aplicaes. E as desvantagens? (i) dificuldade em vender uma carteira de aes no mercado em especial se houver aes de menor capitalizao (small caps), (ii) lentido na recomposio da carteira caso haja rpida reverso do mercado e (iii) custos de corretagem e pagamento imediato do imposto de renda sobre o possvel ganho de capital. As vantagens do uso do mercado futuro so: (i) maior agilidade, podendo desmontar a proteo a qualquer momento, (ii) menor custo de corretagem e (iii) postergao do pagamento do imposto de renda. A desvantagem em relao primeira alternativa seria ter que manter posio em caixa para pagar possveis ajustes dirios e ausncia de liquidez, pois os recursos permaneceriam alocados na carteira. Outro inconveniente que a carteira do investidor no necessariamente andaria em linha com o ndice Ibovespa. Logo a proteo no seria perfeita. Uma alternativa seria ajustar o nmero de contratos a serem vendidos pelo beta da carteira (veja o conceito de beta no post As aes defensivas do Ibovespa (http://www.valor.com.br/valorinveste/o-estrategista/974870/acoes-defensivas-do-ibovespa), de 09/08/2011).

http://www.valor.com.br/imprimir/post/2618310/valor-investe/o-estrategista/2618310/a... 23/7/2013

Alternativas para proteo da carteira

Page 3 of 3

Investimento sem risco seria como envelhecer, mantendo o vigor da juventude (com as perspectivas positivas existentes nessa fase da vida) e beneficiando-se dos ganhos advindos com a experincia (logo correndo menos riscos). Infelizmente nem o mundo das finanas nem a cincia conseguiu combinar adequadamente essas duas caractersticas.

http://www.valor.com.br/imprimir/post/2618310/valor-investe/o-estrategista/2618310/a... 23/7/2013

You might also like