You are on page 1of 5

T E X T O C O M P L E M E N TA R D O C A P T U L O

10
Fbio Pizzato

POSSVEL PENSAR EM REMUNERAO POR COMPETNCIA?

INTRODUO Uma das principais portas de entrada do modelo de competncias nas organizaes tem sido os sistemas de remunerao. Isso ocorreu basicamente em funo da necessidade das organizaes de vincular os modelos de recompensas s estratgias do negcio, como forma de contribuir para a melhoria dos resultados. EVOLUO DOS SiSTEMAS DE REMUNERAO O modelo tradicional de cargos e salrios, apesar de ainda muito utilizado, vem sendo questionado na medida em que possui seu foco voltado apenas para o cargo, deixando de contemplar as diferenas existentes entre as pessoas.Os modelos adotados de remunerao por competncia tm como objetivo recompensar os funcionrios com maior performance, atrelando seu aumento salarial ao desenvolvimento das competncias na funo que desempenham. Na realidade, busca-se migrar do paternalismo empresarial, retratado nos sistemas de remunerao tradicional por meio do aumento por mrito (que pode ter diferentes interpretaes), para um modelo que busque maior profissionalismo, medido por meio de padres preestabelecidos. REMUNERAO POR COMPETNCiAS Segundo Resende (1997, p. 115), a remunerao por competncias uma forma de remunerao fixa que recompensa o funcionrio pelo seu desenvolvimento profissional, traduzido pela aquisio gradativa dos requisitos de capacitao e qualificao requeridos pelo cargo. Para tanto, tm-se utilizado os conceitos de competncia que enfatizam o CHA (Conhecimento, Habilidades e Atitudes), atrelados ou no a um cargo.

Texto complementar_Cap10 - possvel pensar.indd 1

1/9/2009 17:43:48

Claudia Bitencourt & cols.

QUADRO 1
FATORES DETERMiNANTES DAS MUDANAS NOS MODELOS DE REMUNERAO

Mudanas organizacionais Estruturas horizontais, com reduo nos nveis hierrquicos Estmulo ao trabalho em equipe, gerando a necessidade de desenvolvimento de novas competncias Aumento da amplitude de responsabilidade dos cargos Aumento da competitividade dos funcionrios Necessidade de estimular a participao e o autodesenvolvimento Impossibilidade de repassar custos que no agreguem valor

Atender s expectativas dos Em relao visibilidade de carreira dentro da organizao funcionrios Entender os critrios adotados pela organizao em relao ao pagamento de salrio
Fonte: elaborao do autor.

Essas competncias devem estar vinculadas realizao de melhorias no resultado do negcio, a partir do processo de avaliao formal dos funcionrios frente aos requisitos necessrios para a funo que desempenha. Na realidade, o modelo de remunerao por competncias poder ser utilizado pela organizao muito mais do que simplesmente como sistema de remunerao, funcionando como ferramenta de gesto que ir subsidiar aes integradas de recursos humanos.

FOCO NA PESSOA Define critrios objetivos para a avaliao dos funcionrios; Possibilita transparncia entre empresa e funcionrio; Estimula o autodesenvolvimento profissional; Favorece a justia salarial; Facilita a administrao integrada de RH; Minimiza os riscos de reclamatrias trabalhistas por isonomia salarial.

REMUNERAO POR COMPETNCIAS

FOCO NO CARGO Caixa-preta de recursos humanos, com nfase tecnicista; No contempla a reciprocidade ou contrapartida do funcionrio; Falta de estmulo ao desenvolvimento profissional; Ausncia de critrios de avaliao, gerando injustia ou protecionismo; Foco no tempo de empresa.

CARGOS e SALRIOS

FiGURA 1 Evoluo dos sistemas de remunerao. Fonte: adaptado de Resende, 1999, p. 34-40.

Texto complementar_Cap10 - possvel pensar.indd 2

1/9/2009 17:43:48

Gesto contempornea de pessoas

FIGURA 2 Sistema de remunerao como ferramenta de gesto.

O modelo de remunerao por competncias oportuniza tambm ao gestor uma excelente ferramenta para visualizar e acompanhar os diferentes nveis de desenvolvimento da sua equipe, alm de proporcionar ao prprio funcionrio a visualizao do seu nvel de desenvolvimento e oportunidades de melhoria. Podemos destacar dois modelos de remunerao por competncias usuais no mercado:
Sistema puro indicado para as organizaes que tm suas estruturas orientadas por processos de trabalho, nas quais as competncias esto distribudas por todo o processo. Essas se caracterizam por cargos extremamente abrangentes e multifuncionais, possibilitando aos profissionais desenvolver qualquer uma das atividades. Nesse caso, as movimentaes salariais so consequncia das aquisies de novas competncias individuais. Sistema hbrido um sistema indicado para empresas que buscam a flexibilizao de sua estrutura organizacional ou ainda no consolidaram uma estrutura por processos. A principal diferena em relao ao sistema puro que as competncias so identificadas dentro do prprio cargo e no dentro de determinado processo.

Nesse modelo, descreve-se o perfil de competncias de cada cargo da estrutura organizacional levando em considerao as competncias necessrias para atingir a excelncia do mesmo. Os cargos so hierarquizados pela sua importncia e complexidade para a organizao, e o enquadramento salarial nas respectivas faixas tambm so consequncia das aquisies de novas competncias individuais.

Texto complementar_Cap10 - possvel pensar.indd 3

1/9/2009 17:43:48

Claudia Bitencourt & cols.

Excelncia AUMENTO DAS COMPETNCIAS Excelncia Excelncia Essenciais Bsicas Tcnico II Essenciais Essenciais

Essenciais Bsicas Tcnico I

Bsicas Tcnico III

Bsicas Tcnico IV

GESTO POR COMPETNCiA REMUNERAO POR COMPETNCiAS Um dos grandes questionamentos que temos vivenciado (ver Quadro 2) o grau de realidade da vinculao dos modelos de competncia aos sistemas de remunerao, ou seja, a vinculao a fatores pecunirios. At que ponto as organizaes esto preparadas para a adoo deste modelo que exige, sobretudo, uma forte transparncia nas relaes gestor/subordinado e constante troca de feedback? O que fica de todos esses questionamentos o quanto a organizao deve estar preparada para a adoo desse modelo, seja atrelada ou no a remunerao. fator-chave de sucesso que os gestores entendam claramente a sistemtica de funcionamento do sistema antes de iniciar sua implantao, avaliando em que medida o modelo de gesto da organizao est coerente com o modelo de remunerao a ser adotado. De acordo com Wood Jr. e Picarelli Filho (1999), alguns aspectos essenciais para a construo de um sistema de remunerao so:

QUADRO 2
FATORES DE QUESTiONAMENTO AO MODELO DE REMUNERAO POR COMPETNCiAS Questionamentos Percepes

Foco das pessoas passa a ser o valor A busca da melhoria passa a ser estimulada pela salarial a ser recebido. recompensa a ser obtida e no pelo desenvolvimento das qualificaes profissionais. O desenvolvimento das competncias passa O aumento das competncias somente ter valor se a a ser consequncia. pessoa obtiver ganho salarial. Excessiva cobrana em cima de resultados. Viso imediatista que o aumento das competncias dever gerar resultados. O resultado o fim e o desenvolvimento das pessoas passa ser o meio. Protecionismo dos gestores em funo da Para no gerar desmotivao junto aos funcionrios, dependncia do aumento salarial. o processo de avaliao poder ser mascarado, visando atender a necessidades especficas de determinadas pessoas da organizao.

Texto complementar_Cap10 - possvel pensar.indd 4

1/9/2009 17:43:49

Gesto contempornea de pessoas

Realizar um diagnstico da organizao: onde estamos e aonde queremos chegar. Definir o modelo conceitual de remunerao a ser adotado. Construir o sistema de remunerao. Implantar o sistema de remunerao. Garantir a evoluo contnua do sistema.

QUESTES PARA REFLEXO

1 2

Voc acredita que o modelo de remunerao por competncias, no qual a progresso salarial est atrelada ao aumento das competncias individuais de cada funcionrio, torna o processo de remunerao mais justo e de fcil compreenso e aceitao? Na sua viso, a vinculao do modelo de gesto de competncias administrao salarial faz perder o foco original do desenvolvimento e qualificao dos funcionrios em detrimento de aumento salarial?

REFERNCIAS
RESENDE, E. O que aprender e desaprender sobre remunerao. So Paulo: Qualitymark, 1997. RESENDE, E. Remunerao e carreira baseadas em competncias e habilidades. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999. WOOD JR., T.; PICARELLI FILHO, V . Remunerao estratgica. So Paulo: Atlas, 1999.

Texto complementar_Cap10 - possvel pensar.indd 5

1/9/2009 17:43:49

You might also like