You are on page 1of 22

Captulo Criminolgico Vol.

37, N 4, Octubre-Diciembre 2009, 183 - 204 ISSN: 0798-9598

POLTICA CRIMINAL EM TEMPOS DIFCEIS: A PRODUO DE SUBJETIVIDADE PUNITIVA*

Roberta Duboc Pedrinha**

Este trabalho consiste no resumo do paper elaborado de acordo com palestra ministrada no Seminrio: Impasses da Poltica Criminal Contempornea. Realizado em 03, 04 e 05 de Junho de 2009 no Rio de Janeiro, Brasil. Organizado pelo Instituto Carioca de Criminologia, Ministrio de Justia e Ncleo de Estudos e Pesquisa em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tema da Mesa 6: Poltica Criminal e Subjetividade, integrada por: Ceclia Coimbra, Cristina Rauter, Maria Gabriela Peixoto, Pedro Abramovai e Roberta Duboc Pedrinha. Cumpre assinalar que parte dos estudos aqui apontados so pertinentes pesquisa elaborada por conta da minha tese do doutorado em Direito Penal na Universidade de Buenos Aires e em Sociologia Criminal no IUPERJ. ** Advogada. Doutoranda em Sociologia Criminal no IUPERJ e em Direito Penal na Universidade de Buenos Aires. Meste em Cincias Penais pela UCAM. Ps-graduada em Criminologia pela Universidade de Havana. Professora e Coordenadora da Ps-graduao em Criminologia, Direito e Processo Penal da UCAM. Professora de Direito Penal e Coordenadora do Ncleo de Estudos Criminais do IBMEC-RJ. Professora Concursada de Penalogia do Departamento Penitencirio Nacional do Ministrio de Justia. Ex-coordenadora de Sistema Penitencirio e Segurana Pblica da Ordem dos Advogados do Brasil Seo Rio de Janeiro.

Poltica criminal em tempos difceis: a produo de subjetividade punitiva

185

RESUMEN El capital es ahora el valor supremo y el fundamentalismo econmico es la nueva forma hegemnica. Los valores monetarios del mercado suplantan los valores humanos de la sociedad. Se presencia la poltica de despolitizacin y exacerbacin del individuo. Se viven tiempos de desamparo y de fragilidad de la condicin humana, un mundo fragmentado, atomizado. Sociedades asombradas producen polticas histricas de persecucin y aniquilamiento. El miedo es la puerta de entrada para polticas genocidas de control social. Se vivencia la institucionalizacin de la cultura del miedo. Los medios tienen una influencia decisiva en la produccin contempornea de subjetividad punitiva, generando ondas de pnico en la sociedad, que clama por medidas ms rgidas. Palabras clave: Control social, medios, punicin, cultura del miedo.

CRIMINAL POLCY IN DIFFICULT TIMES: A PRODUCT OF PUNITIVE SUBJECTIVITY


ABSTRACT Capital is now the supreme value and economic fundamentalism is the new hegemonic form. Monetary values of the market supplant human values in society. We are witnessing the policy of depolitization and exacerbation of the individual. We are experiencing the abandonment and fragility of the human condition, a fragmented, atomized world. Astonished societies produce hysterical policies of persecution and annihilation. Fear is the entryway for genocidal policies of social control. We are living the institutionalization of the culture of fear. The media have a decisive influence on the contemporary production of punitive subjectivity, generating waves of panic in society that clamor for more rigid measures. Key words: Social control, media, punishment, culture of fear.
Recibido: 14-08-2009 Aceptado: 12-11-2009

Roberta Duboc Pedrinha 186


Cap. Crim. Vol. 37, N 4 (Octubre-Diciembre 2009) 183 - 204

Ementa: Noes Introdutrias. I. Subjetividade Punitiva. II. Sociedade Veloz do Trabalho. III. Tempos Difceis e Produo de Excluso. IV. Poltica Criminal em Tempos Difceis. V. O Recrudescimento da Poltica Criminal pela Priso. VI. O Recrudescimento da Poltica Criminal pela Polcia. Consideraes Finais. Referncias Bibliogrficas.

NOES INTRODUTRIAS Vivemos tempos difceis. O capital agora o valor supremo e o fundamentalismo econmico a nova forma hegemnica. Consoante Paulo Arantes (2007), assistimos deriva autista da economia. Os valores monetrios do mercado suplantaram os valores humanos da sociedade. Presenciamos a poltica de despolitizao, a exacerbao do individualismo, reificao da humanidade. Para o psicanalista Joel Birman (2005), vivemos tempos de desamparo. Desde a morte da figura de Deus e a ciso com o patriarcado, lanaram o homem prpria sorte, fragilidade da condio humana. Pois o desamparo espelha um mundo fragmentado, atomizado. O desamparo perpassa o indivduo, toma-lhe a subjetividade. O desamparo, com seus fantasmas, se aninha na insegurana do tempo presente e do futuro incerto, diante da impotncia das possibilidades de escolha (Bauman, 2007:21). Assim, o homem marcado pela finitude, pelo imprevisvel. O abismo lhe ronda e a morte o espreita. Cresce o medo. O medo funciona como um dos elementos centrais do controle social. Como aduz Vera Malaguti: o medo corri a alma. Sociedades assombradas produzem polticas histricas de perseguio e aniquilamento. O medo a porta de entrada para polticas genocidas de controle social (Batista, 2003:20-51). Segundo Gizlene Neder (1993:9): acompanhamos produo imagtica do terror. Como pontua Barry Glassner (2003): vivenciamos a institucionalizao da cultura do medo. Nesse sentido, desde tempos de antanho, muitos foram os registros da subjetividade do medo, que podem ser apontados historicamente. No Brasil, Sidney Chalhoub (1990) nos revelou o medo branco das almas negras. Mostrou o temor das elites brancas da Revolta dos Mals na Bahia, em 1835, realizada pelos negros liderados por Ahuna e Licuna; a introjeo do medo do fantasma da tomada de poder no Haiti, com

Poltica criminal em tempos difceis: a produo de subjetividade punitiva

187

Mcandall. Hoje, permanece o pnico das elites brancas diante do negro pobre, no Brasil. O imperativo do medo se espraia estrategicamente pela mdia. Percepes hoje so forjadas pela mdia, que mais do que informar, forma a populao; mais do que revelar o real, a mdia constri a realidade. A mdia produz subjetividade, indica como devemos nos comportar, nos relacionar, como ser e viver. A midia tem influencia decisiva na produo contempornea de subjetividade punitiva, gera ondas de pnico na sociedade, que clama por medidas mais rgidas. Assistimos ainda ao que Nilo Batista chama de executivizao da mdia, que julga e condena o indivduo muito antes do Judicirio. Trata-se de um dos panpticos mais potentes da atualidade. Como alerta Zaffaroni (2007:53), a atual revoluo comunicacional prolifera o medo por todo o planeta, e fomenta um discurso autoritrio. Desse modo, verifica-se a manipulao da produo de subjetividade.

I. SUBJETIVIDADE PUNITIVA A subjetividade da ordem dos sentimentos. Nela, o sujeito o tema, o assunto do discurso. A subjetividade engloba a conscincia e a autoconscincia. Consoante Guattari (1986), a subjetividade abarca sistemas perceptivos, de sensibilidade, os quais forjam certas formas de viver, sentir, pensar, perceber e agir. De acordo com os ensinamentos de Foucault (1998-2002), envolve uma postura diante da vida, um modo de existir. Captura uma relao com o tempo. Nessa concepo, como denota Ceclia Coimbra (2001), a subjetividade no se subsume ao indivduo. Diante da perspectiva Deleuzeana, a subjetividade pode ser pr-individual, individual, grupal e de massa. Poste que ela engloba o tesouro secreto de que cada indivduo portador, e traz em seu mago (Deleuze, 1992:101). Em tempos difceis notamos a construo de subjetividade punitiva, atravs do medo e da mdia, que comunicam os postulados da Criminologia Positivista, pautada na percepo ontolgica do criminoso e etiolgica do delito. Portanto, vale ressaltar que o crime no uma qualidade do ato, mas um ato qualificado como criminoso, por agncias de controle social. Dessa

Roberta Duboc Pedrinha 188


Cap. Crim. Vol. 37, N 4 (Octubre-Diciembre 2009) 183 - 204

maneira, no o crime que gera o controle social, ao revs, o controle social que o cria. Do mesmo modo, a atuao da polcia legitima o desviante e a existencia da priso legitima o criminoso. Em tempos difceis assistimos ao achatamento, ao esmagamento do indivduo, e s vezes, at a sua prpria aniquilao, pela produo de subjetividade punitiva. Assim, atravs das polticas criminais repressoras, de dominao, pessoas so submetidas, subjugadas; garantias so cerceadas; e at, no limite, indivduos so exterminados, na sociedade veloz do trabalho.

II. SOCIEDADE VELOZ DO TRABALHO Testemunhamos, assim, uma reconfigurao do tempo. O tempo do sculo XVII, baseava-se na linearidade de Newton, mecanicista, determinista. No sculo XX, Einstein trouxe o espao-temporal, o qual depende do observador, dos referenciais da sociedade. Trata-se de um tempo flexvel, relativo. H distino do tempo fsico do tempo social. Estamos na velocidade da luz, na civilizao on line, no mundo virtual (Moretto, 2005:32). Relacionada acelerao do tempo est a sociedade do trabalho, que se tornou o eixo central da vertebrao da sociedade moderna. Todos devem se mover rpido, estar sempre frente de si mesmo, pois os espaos so poucos para muitos (Bauman, 2001:16). Instituir a sociedade do trabalho foi um processo rduo, sangrento, que durou sculos. Incutir a subjugao do trabalho nas pessoas, condicionando-as, sob muita presso, auto-regulao, ao auto-disciplinamento, foi por deveras difcil. Marx (1985:274)1 demonstrou este rgido processo de opresso, atravs de conflitos, como as guerras camponesas, os levantes com destruio de mquinas - levante ludita - e a revolta dos teceles. O perodo da Modernidade foi imprescindvel na transformao da natureza da servido. Uma vez que a servido deixou de ser involuntria pela escravido; e passou a ser voluntria - pelo trabalho assalariado.
1 Para os vagabundos havia o encarceramento e aoitamento, at que o sangue corresse
de seus corpos.

Poltica criminal em tempos difceis: a produo de subjetividade punitiva

189

A modernidade capitalista expandiu a jornada de trabalho. Presenciamos Fordismo (Bauman, 2001:67)2, Taylorismo (Ramalho e Santana, 2004:15)3, e Toyotismo (Ramalho e Santana, 2004:23)4. At o funcionamento ininterrupto. Hoje, o comrcio fica aberto 24h. Os mercados financeiros nunca dormem. O relgio de pulso continua marcando. E agora que as pessoas se condicionaram ao trabalho, aps estarem treinadas para desempenhar funes, moldadas para exercer papis, deparam-se com o desemprego estrutural. Crescem progressivamente as demisses no Brasil e em todo o mundo. Crescem os excludos.

III. TEMPOS DIFCEIS E PRODUO DE EXCLUSO Em tempos difceis, os excludos da Ps-modernidade so os inidvduos que no vendem sua fora de trabalho, so refugo. Muitas so as nomenclaturas destes indivduos: inimigos, vagabundos, consumidores falho, imveis, brbaros, homo sacer... Zaffaroni (2007: 21-24) atenta para a construo do inimigo no Direito Penal, inimicus, estranho, aquele que sofre a negao jurdica da condio humana, apontou a construo do inimigo no Direito Penal. J Bauman utiliza o termo vagabundo, para designar tanto o desempregado, quanto o trabalhador precrio. Trata-se da categoria do consumidor falho (Bauman, 2001-2005).
2 O termo fordismo foi utilizado inicialmente por Gramsci. Henry Ford queria deter a mobilidade do trabalho, capturar seus empregados empresa. Implantou o sistema de um dia de trabalho de oito horas, com o pagamento de 5 dlares aos trabalhadores. O modelo fordista pautou-se na separao entre a concepo e a execuo, rotinizao, controle do tempo, disciplina absoluta do trabalhador e engajamento entre capital e trabalho. O Taylorismo, elaborado por Frederik Taylor, centrou a decomposio do processo de trabalho em atividades. Estabeleceu hierarquia. Caberia gerncia a concepo intelectual do trabalho e aos trabalhadores a execuo manual. O Toyotismo, de Taiichi Ohno, inovou a gesto de produo. Estabeleceu o trabalho cooperativo. Optou por contrataes de rapazes jovens. Trouxe noes como: rapidez, produtividade e participao. Estimulava a multifuncionalidade dos trabalhadores e adicional salarial pelo desempenho.

Roberta Duboc Pedrinha 190


Cap. Crim. Vol. 37, N 4 (Octubre-Diciembre 2009) 183 - 204

Bourdieu (2003:216) remete noo de imobilidade, em contraponto sociedade veloz do trabalho. Assim, os excludos so os que no se movimentam, pois permanecem estticos, uma vez que se adstringem aos locais distantes, pois habitam os espaos do rebotalho, as periferias, das favelas ao crcere. Para Menegat (2003) o mundo est abastado de brbaros, que suplantaram os ento monstros do Medievo. Dirige-se barbrie civilizatria, como um excesso de civilizao do capital, que torna uma quantidade cada vez maior de seres humanos como suprfluos. Agamben (2007:89) apropria-se do termo sacer e cunha a expresso homo sacer para referir-se vida nua. Esta configura-se na vida absolutamente matvel, no cruzamento da matabilidade com a insacrificabilidade, daquela que est fora do direito humano e fora do campo divino, e que reivindica a incluso pela absoluta matabilidade. Frente ao quadro de excludos, crise estrutural, sem tamanho, aos tempos difceis que se consolidam, renasce o novo fantasma: o desemprego estrutral. Agora, milhes de vagas somem. Vale conferirmos os dados da crise. De acordo com a Organizao Internacional do Trabalho (OIT), nos pases emergentes o nmero de desempregados cresceu de 8 milhes em 2008, para 158 milhes, em 2009. O Banco Mundial revela que 53 milhes de pessoas estaro em absoluta pobreza, em 20095. Na mesma direo vale acompanharmos os dados do Dieese, que constatam que a taxa de desemprego aberto aumentou no Brasil de 8,6% para 9,1%. A indstria foi o setor que mais demitiu. Ou seja, tivemos uma reduo de 80 mil ocupaes. Elevadas taxas de desemprego se apresentam em todo o mundo em Abril de 2009, exemplo: Espanha 17,4%; Unio Europia 8,9%; EUA: 8,9%; Brasil 8,9%; e Argentina 8,4%6. Nessa esteira, Galeano (1999), indagou a seguinte questo: se a sociedade industrial europia proletarizou os camponeses e imps nas cidades a

5 Fonte: Revista Carta Capital, 25 de Maro de 2009. 6 Fonte: O Globo On line. www.oglobo.com.br em 01 de Junho de 2009. Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_unemployment_rate

Poltica criminal em tempos difceis: a produo de subjetividade punitiva

191

disciplina do trabalho, como pode impor agora a disciplina do desemprego? O que fazer com as multides crescentes que no tm e no tero emprego? O que fazer com as multides excludas?

IV. POLTICA CRIMINAL EM TEMPOS DIFCEIS Em tempos difceis, a poltica criminal torna-se estratgica para reprimir milhes de excludos. Afinal, ttica para se controlar a massa proletria expulsa do mercado de trabalho, ou que jamais o alcanou. Assim, a poltica criminal se recrudesce. Por poltica criminal, primeiramente explicitamos que no uma cincia. Trata-se de um conjunto de tcnicas, de atividades, que estudam as formas de controle da criminalidade. So os princpios, as recomendaes, as propostas do Direito Penal. A expresso poltica criminal advm do sculo XVIII, foi inicialmente difundida por Von Liszt. Hoje, segundo a ONU, a poltica criminal orienta legislaes e programas para reduo do crime (Batista, 2001). Segundo os mestres Nilo Batista e Ral Zaffaroni (2003: 273-275) consiste no discurso legitimante do poder punitivo, em campo especializado da cincia poltica, em interceo com o sistema penal, na engenharia institucional. Nesse diapaso, a poltica criminal existe como um ramo especial da cincia poltica, em que a engenharia institucional funciona como um de seus mais relevantes captulos. De forma que, a poltica criminal e a engenharia institucional so saberes para a defesa e o fortalecimento do Estado de Direito, o qual se v ameaado diante do Estado de Polcia e da expanso do aparato punitivo com suas agncias criminalizadoras. A poltica criminal resultante da interdisciplinariedade do direito penal com a cincia poltica e especialmente com a engenharia institucional. preciso que se atente para coibir o modelo de poltica criminal repressor, pois ele permite que se oculte o drama social, para que instigue a atuao criminal. Permite aidna que se despolitizem os conflitos sociais e se politizem as questes criminais. Dessa maneira, ao invs de se enfrentar os problemas sociais perturbadores, a discusso pblica concentra-se em indivduos que diz serem perturbados, pela patologizao do criminoso. Ou seja, verifica-se a difuso da produo de subjetividade punitiva.

Roberta Duboc Pedrinha 192


Cap. Crim. Vol. 37, N 4 (Octubre-Diciembre 2009) 183 - 204

Loic Wacquant (2001:33) relata acerca da onda punitiva presente nas polticas criminais. Cada vez mais, configura-se uma verdadeira orgia do poder punitivo. A poltica criminal ajustou-se metfora da guerra. Reverbera a noo de combate ao inimigo, que deve ser eliminado a todo custo. Trata-se da idia de extermnio impregnada nas atuaes das polticas criminais contemporneas. Tem-se de acordo com a metfora da guerra a base trplice na conduo da poltica criminal: o predomnio da ideologia da defesa nacional, a fora da doutrina de segurana nacional e os movimentos de lei e ordem. Nessa seara, constri-se o modelo de poltica criminal repressor. Este se dilui por todo o sistema penal, das agncias penais vinculadas criminalizao primria, pelo Congresso Nacional, secundria, pela Polcia, at atingir o Poder Judiciria e o Sistema Penitencirio. Cumpre frisar que ocorre em todos os mbitos do poder: no legislativo, no executivo e no judicirio; e ainda, nas trs esferas: federal, estadual e municipal. No campo legislativo, assistimos ao panpenalismo ou nomorria penal. Isso pode ser verificado pela utilizao de vdeo-conferncia para interrogatrio, pelo fim do protesto por novo jri, pelas propostas de reduo da maioridade penal, pela lei de crimes hediondos, lei do crime organizado, pela criao do regime disciplinar diferenciado, pela proposta do regime especial de segurana mxima, pelo aumento do prazo de priso para at 40 anos, e pelo monitoramento eletrnico. No campo executivo, acompanhamos as orientaes que so encaminhadas pelos governos, especialmente, nas incurses com papel de polcia, como as: da Fora Nacional de Segurana, da Polcia Federal, da Polcia Militar e da Guarda Municipal. No campo judicial, presenciamos as presses da opinio pblica para condenaes nas sentenas e para elevao das penas. Assim, h acelerao na produo de subjetividade punitiva. Na mesma direo, as sentenas condenatrias reverberam o senso punitivo, passam tambm a produzir e reproduzir subjetividade punitiva. Constata-se a postergao de garantias: indevidas autorizaes de intercepes telefnicas, mandados de busca e apreenso genrico, para revista de qualquer residncia de morador nas periferias, entre outras. Contudo, merece especial ateno a atuao da poltica criminal repressiva em dois aspectos mais graves: pela atuao do instituto do crcere

Poltica criminal em tempos difceis: a produo de subjetividade punitiva

193

e pela atuao da instituio policial, que confirmam a produo de subjetividade punitiva. Pois estas duas categorias conduzem ao esmagamento do indivduo, e at mesmo a sua aniquilao.

V. O RECRUDESCIMENTO DA POLTICA CRIMINAL PELA PRISO A priso tem o condo de degradar, aviltar, e degenerar o indivduo (Bitencourt, 1993). Conforme Goffman (1961), trata-se de uma instituio total. Ocorre a prisonizao, a subcultura carcerria, a deformao da personalidade. A priso conduz neutralizao da identidade do apenado. Gera o esmagamento do indivduo, e muitas vezes leva a sua aniquilao. Os discursos miditicos explicitam a noo de impunidade, na produo de subjetividade punitiva. Nesse sentido, nunca se falou tanto em impunidade. E ns nunca punimos tanto, nunca tivemos tantas pessoas presas. Como pontua Nills Christie (1993), vivemos uma indstria da priso. Cada vez amplia-se o mapa penal global. Nos EUA tm 2,5 milhes de pessoas presas, de cada 100 adultos em mdia 1 est na priso. Trata-se do pas que mais prende no mundo. O quarto pas que mais prende no mundo o Brasil7. Em nosso pas, conforme os dados do InfoPen - DEPEN, nos aproximamos de 500.000 apenados8. Cumpre lembrar que a priso era estratagema disciplinar, como mencionam Melossi e Pavarini. A priso servia para moldar os apenados para o trabalho9. No Brasil, desde a Casa de Correo da Corte, do sculo XIX, Miranda Falco desenvolveu as primeiras oficinas de trabalho prisional no Estado do Rio de Janeiro (Brito, 1925). O trabalho imposto no espao car7 Vale conferir os dados do International Center for Prison Studies, do Kings College, no 8 9
Reino Unido. Disponvel em: http://www.mj.gov.br/data/Pages/MJC4D50EDBPTBRNN.htm. MELOSSI, Dario; e PAVARINI, Massimo. Crcel y fabrica. Trad.: X. Massimi. Madrid: Siglo Veintiuno, 1980, p. 232. FOUCAULT, Michel. Microfsica do poder. Trad.: R. Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Trad.: R. Ramalhete. 14. Edio. Petrpolis: Vozes, 1996.

Roberta Duboc Pedrinha 194


Cap. Crim. Vol. 37, N 4 (Octubre-Diciembre 2009) 183 - 204

cerrio tinha o condo de otimizar, ainda que pouco, o tempo lento que ali transcorria. Nos dias de hoje, os apenados j disciplinados desejam trabalhar, existe o instituto da remio, que abate um dia de priso para cada trs dias de trabalho, em consonncia com a Lei de Execuo Penal. Todavia, no h trabalho nas unidades. Agora, h supresso do trabalho, no regime disciplinar diferenciado e no projeto do regime especial de segurana mxima. O regime disciplinar diferenciado uma forma de regime de cumprimento da pena privativa de liberdade, incide nos indivduos j apenados. Trata-se de uma priso dentro da priso, muro intra-muro. Reavivou o sistema filadlfico, do sculo XVII, que retomou o isolamento absoluto e o silncio pleno. As celas so individurais. H solido e dor, pelo prazo de 1 ano prorrogvel por at 1/6 da pena, o que permite um lapso temporal de at 5 anos. Portanto, gera um esmagamento ainda maior do indivduo do que no crcere comum. O projeto do regime disciplinar diferenciado consiste na expanso do regime disciplinar diferenciado, tambm conhecido como regime disciplinar diferenciado mximo ou regime disciplinar diferenciado plus. Trata-se do Projeto de Lei 72 de 2006, que tramita no Congresso Nacional. Neste projeto h ampliao do prazo para o dobro do tempo. Ou seja, o indivduo pelo prazo de 2 anos prorrogveis pelo dobro, reiteradamente. H o isolamento absoluto, com maior rigor disciplinar punitivo. Nesse nterim o apenado no pode ser tocado e nem tocar algum. Ningum deve lhe dirigir a palavra. H reificao plena. O regime especial de segurana mxima conduz ao esmagamento do esmagamento do ser humano. Leva aniquilao, loucura do indivduo. No isolamento ininterrupto observa-se a absoluta morosidade da dimenso temporal. Trata-se de tempo morto. Ali um presente perptuo. Pois para quem est no inferno, um minuto a eternidade. O que vale ficar ali, o tempo pra no momento do cometimento do crime e o preso vive a sua rememorizao10.
10 GOIFMAN, Kiko. Sobre o tempo na priso. In.: Revista Discursos Sediciosos: Crime,
Direito e Sociedade. Vol.:5/6. Instituto Carioca de Criminologia. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1998, p. 16. MESSUTI, Ana. O tempo como pena. Trad.: T. Silva e M. Toledo. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.

Poltica criminal em tempos difceis: a produo de subjetividade punitiva

195

Agora, nem mesmo para adestrar e disciplinar pelo trabalho o crcere serve. O crcere coloca-se como uma alternativa ao desemprego estrutural, enquanto forma de neutralizao dos desempregados. O crcere no mais fbrica de disciplina, fbrica de esmagamento, fbrica de aniquilao humana. Mas a produo de subjetividade punitiva no pra, impe inovaes tecnolgicas. Nessse diapaso, a priso eletrnica ou priso virtual, o mais novo modelo high tech. Trata-se do monitoramento eletrnico, que palatvel sociedade, porque traduz a impresso de tecnologia, eficincia, modernidade, sofisticao. As primeiras experincias ocorreram em 1964, com Ralph e Robert Schwitzgebel, nos EUA. J em 1977, com Jack Love, de fato se desenvolveu. Hoje, nos EUA, temos 30.000 indivduos sendo monitorados (Oliveira, 2007:15-38). No Brasil, desde abril de 2008, o monitoramento eletrnico, por tornozeleiras foi testado, em carter experimental. A Lei 12.906 de 2009, no Estado de So Paulo, determina o monitoramento eletrnico de presos. Em janeiro de 2009, saiu o edital de licitao para contratao de empresas para o monitoramento eletrnico dos apenados11. No Estado do Rio de Janeiro, o Projeto de Lei 1.017 de 2007 est na ltima etapa de votao na Assemblia. O monitoramento estigmatiza o indivduo (Goffman, 1988). Nazismo, os Judeus tinham as cabeas rapadas, marcados nmeros. Idade Mdia, as prostitutas e as adlteras eram marcadas, por tatuagens. Mas agora, a marca no cutila a pele, incrustada na carne. Marca moderna, aparato refinado, no sangra. punio sutil, ridiculariza o apenado, vexatria. uma coleira que traveste de animal o humano. Ela reifica. Nem mesmo alternativa ao crcere. Funciona condicionando direitos, cerceando suas garantias antes j concedidas. Atua no achatamento do indivduo, o sufoca, o massacra.

11 Fonte: Jornal: Folha de So Paulo, 13/03/2009.

Roberta Duboc Pedrinha 196


Cap. Crim. Vol. 37, N 4 (Octubre-Diciembre 2009) 183 - 204

VI. O RECRUDESCIMENTO DA POLTICA CRIMINAL PELA POLCIA A atuao policial erigida pela produo de subjetividade punitiva nunca clamou tanto a paz e praticou tanto o extermnio. Nunca falamos tanto de paz e nunca vivenciamos tanto a guerra. O contingente dos mortos recentes alarmante. O nmero de iraquianos mortos desde a invaso americana do Iraque est estimado em 1.331.578, alm do nmero de americanos mortos l, de 4.301 soldados12. Na mesma direo, o nmero de afegos mortos desde a invaso americana ao Afeganisto varia entre 10.960 e 30.55713. Assistimos ainda guerra irrompendo o espao urbano (Menegat, 2005:58-59). Hobsbawn (2007:8) retrata como a epidemia da guerra. Ou seja, de cada 100 mortos em guerra, 93 so civis. Brito e Pedrinha (2009) refere-se globalizao da guerra. Os oramentos da guerra so elevadssimos. Os EUA somente na guerra ao Iraque, gastaram 2 trilhes de dlares no ano14. Existem aproximadamente 31 mil ogivas nucleares espalhadas pelo mundo, cuja fora destrutiva 200 mil vezes pior que o bombardeio a Hiroshima15. Por conseguinte, mais do que uma militarizao da segurana pblica instaura-se uma militarizao da vida social. Naturalizao do convvio com a violncia. Isso pode ser confirmado pelas blindagens de automveis, alarmes e ofendculas em casas, cmeras de vigilncia, segurana privada, etc... Do mesmo modo, nunca se falou tanto em ordem e nunca assistimos a tanta desordem. Na esfera Municipal, no Rio de Janeiro, foi inaugurada em Janeiro de 2009 a Operao Choque de Ordem, perpetrada pela Guarda Municipal, da Prefeitura, que passou a exercer papel de polcia, afrontando a Constituio da Repblica Federativa Brasileira.

12 Disponvel em: www.antiwar.com 13 Disponvel em: http://en.wikipedia.org/wiki/War_in_Afghanistan 14 Dados anunciados por pesquisa de Leonardo Boff. BOFF, Leonardo. Eles no amam a
vida. Fonte: Jornal do Brasil, 8 de dezembro de 2008. 15 Disponvel em: www.antiwar.com

Poltica criminal em tempos difceis: a produo de subjetividade punitiva

197

A Secretaria Especial da Ordem Pblica (SEOP), de Janeiro a Abril de 2009, realizou as seguintes atividades: 140 aes de demolio, multou 214 mil veculos, rebocou 7 mil carros, apreendeu 154.000 produtos no perecveis e 30 toneladas de alimentos perecveis, recolheu mais de 3.000 moradores de rua, uma vez que agora os pobres so varridos16. A poltica criminal de represso se confirma pela extenso do horrio de atuao da Guarda Municipal, agora at s 21h00 (na Zona Sul) e (na Zona Norte), na persecuo aos trabalhadores da economia informal, que so criminalizados. Desse modo, camels, vendedores ambulantes, flanelinhas, engraxates, limpadores de carro, so alvos da represso. E vale lembrar que todas essas operaes contam com o apoio de 70% dos cariocas, que aprovam total ou parciamente as medidas, conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS)17. Na esfera estadual, polticas de segregao social e de limpeza urbana se alinham s prticas municipais. De acordo com Vera Malaguti, os higienistas esto voltando, ou tem-se agora os higienistas reciclados (Batista, 1996). Se at ento, os presos foram emparedados em vida. Hoje, os pobres, mesmo fora do crcere, so emparedados em vida. Muros de 11 mil metros de cumprimento por 3 metros de altura so levantados ao redor da favelas, em reas nobres, conforme os interesses da especulao imobiliria. So flagrantes as suspenses ordem normativa no Estado do Rio de Janeiro. A ttulo ilustrativo, na Cidade de Deus, em 2008, assistimos instaurao do toque de recolher, restrio ao uso e circulao de motocicletas, proibio de mototaxi, por ordem do Comando do 18 Batalho da Polcia Militar. A expanso do contingente de policiais reflete o recrudescimento da poltica criminal estadual. Nessa direo, vale conferir que a Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), aprovou em Maio a Lei 2.262 de 2009, que assegurou o aumento em mais de 50% do efetivo de policiais militares, por concurso pblico (de 40 mil para 60 mil policiais).

16 Fonte: Jornal Tribuna do Advogado, Maio de 2009, p. 12. Fonte: Agncia Rio de Notcias, 11 de Maio de 2009. 17 Disponvel em: http://www.ibpsnet.com.br/

Roberta Duboc Pedrinha 198


Cap. Crim. Vol. 37, N 4 (Octubre-Diciembre 2009) 183 - 204

Alm do acrscimo nos recursos humanos, recursos materiais fomentam as prticas blicas. Nesse diapaso, novos ingredientes de tecnologias biopolticas entram em cena. Cumpre destacar o blindado caveiro, o caveiro-tanque, o caveiro-do-ar, e as novidades: as caveirinhas. Tais categorias elevam o nmero de mortes nas reas perifricas. Portanto, cumpre sublinhar o elevado nmero de mortes, por autos de resistncia, categoria que descaracteriza o assassinato policial (Cano, 1997). Assim, verifica-se o que Verani (199-) intitulou de assassinatos em nome da lei. Ou seja, a prtica do extermnio. Nota-se, em conformidade com os dados do DataSUS do Ministrio de Sade, que nesses 30 anos, obtivemos um nmero prximo a 1 milho de homicdios. Da, se conclu que a polcia brasileira que mais mata no mundo18. Em So Paulo, em 2005, somente em um nico dia, 117 indivduos foram mortos. No Rio de Janeiro, em 2007, no Complexo Alemo, somente em um nico dia, 19 indivduos foram mortos; e j em 2008, no Complexo da Penha, somente em um nico dia, 14 pessoas foram mortas. No Estado do Rio de Janeiro, em 2007, 1.330 indivduos foram mortos por autos de resistncia; j em 2008, 1.134 pessoas foram mortas por auto de resistncia19. Configura-se o que Nilo Batista (1998:84) intitulou de poltica criminal com derramamento de sangue, pela globalizao do extermnio. No sem razo que Pinaud (2005: 40) alerta que se vive a cena macabra dos corpos mutilados, ou, das conscincias livres mutiladas, dos gritos de revolta sufocados j que o povo deve ser mantido anestesiado. a barbrie dos governantes letferos. No mbito Federal, nota-se a utilizao das Foras Armadas para fins de segurana pblica, no exerccio das funes de Polcia. Em 2008, o Ministrio da Defesa anunciou a nova estratgia de defesa nacional, em que passou a conferir mais espao para as Foras Armadas. Inobstante, ar18 Disponvel em: www.ucamcesec.com.br e www.isp.rj.gov.br 19 Disponvel em: http://desafios.ipea.gov.br/003/00301009.jsp?ttCD_CHAVE=3552 Disponvel em: http://www2.camara.gov.br/homeagencia/materias.html Dados sobre letalidade policial produzida e sobre os homicdios a policiais. Disponvel em: www.ucamcesec.com.br, www.isp.rj.gov.br.

Poltica criminal em tempos difceis: a produo de subjetividade punitiva

199

bitrariedades se acumulam. Vale a pena, a ttulo ilustrativo, trazermos tona o episdio ocorrido no Morro da Providncia, sob a ocupao do Exrcito, em que soldados do Governo Federal entregaram trs jovens faces do trfico20. Merece frisar as reiteradas mega-operaes, sensacionalistas, com grande impacto miditico. Elas produzem uma mega-letalidade: da Operao Rio (realizada em 1994) Mega Operao do Complexo do Alemo (realizada em 2007). Tambm merece destaque as parcerias entre o Governo Federal e o Governo Estadual: Fora Nacional de Segurana e Polcia Militar. Cumpre salientar ainda a magnitude das operaes, a exemplo, a do Complexo do Alemo, perpertrada em junho de 2007, com 1.350 homens, 1080 fuzis, munidos com 180.000 balas, com durao de 8 horas. Por essas questes o Brasil figura como alvo de contundentes crticas de organismos e entidades internacionais, a exemplo: Organizao das Naes Unidas e Anistia Internacional21. Afinal, no Brasil, vivencia-se o estado de exceo, apontado por Agamben (2007), com permanente suspenso de direitos fundamentais. O estado de exceo tem se pautado como paradigma da gesto de segurana pblica do Estado do Rio de Janeiro. Como afirma Paulo Arantes, vivemos uma exceo permanente (Arantes, 2007:163).

CONSIDERAES FINAIS Diante do modelo recrudescedor de poltica criminal, em tempos difceis, precisamos de uma poltica de proteo aos direitos, de emancipao das classes subalternas, pela conscincia crtica e ao poltica, para que se possa, verdadeiramente, transformar as relaes de hegemonia da sociedade, aproximando os ideais de igualdade e de justia.

20 Fonte: Revista Isto , junho de 2008. 21 Em novembro de 2007, o Relator da ONU, Phillip Alston esteve ao Brasil, e em relatrio
parcial demonstrou profunda preocupao com o elevado nmero de autos de resistncia no Rio de Janeiro. Fonte: Jornal A Folha de So Paulo, 09.11.2007. Anistia Internacional: PAC da segurana pode ameaar direitos humanos. Fonte: Jornal O Globo, 28.05.2008.

Roberta Duboc Pedrinha 200


Cap. Crim. Vol. 37, N 4 (Octubre-Diciembre 2009) 183 - 204

Necessitamos de uma poltica criminal que deva primar pela reduo do sistema penal, pela descriminalizao das condutas, pela despenalizao e minorao punitiva. Ter como escopo o absoluto freio do Estado Policial. Para Louk Hulsman (1999) a poltica criminal deve ser concebida como integrante de uma ampla poltica social. Nesse sentido, Boaventura de Souza Santos (1995:23) sinaliza que a sada da crise tem que passar por um novo pacto social da modernidade, pela incluso dos excludos, pelo desenvolvimento humano pleno, com proteo de direitos, efetivao das garantias. Somente assim, poderamos conter a barbrie. A barbrie consiste na demonstrao da impossibilidade de humanidade (Menegat, 2003) e de alteridade. Rosa Luxemburgo mostrou o capitalismo morrendo por falta de alimento, por ter devorado o ltimo pasto de alteridade. A ausncia de alteridade propicia o lucro com o trabalho do outro, a usurpao do outro, o saque ao outro, o sangue do outro. A alteridade consiste no atributo de reconhecer o outro na diferena, com suas singularidades, confronta a subjetividade na cultura narcsica (Birman, 2005). Cria possibilidades.... Assim, at quando a angstia e o medo restaro estampados nas nossas populaes miserveis? At quando os rastros de sangue das vtimas vo enodoar a paisagem? At quando ns fingiremos que no estamos diante daquilo que Vera Malaguti chama de um colossal filicdio, da civilizao que devora os seus prprios filhos22? Na atualidade, em tempos difceis, de desamparo, que eu ouso intitular tempos de desespero, de mortes anunciadas, de tantas vidas nuas desperdiadas, preciso que se escape da segregao, dos muros, das cadeias, da polcia, das subjetividades punitivas que rondam as nossas vidas, que assombram nossas existncias. Pois somente a alteridade permite a emancipao, somente a alteridade permite o verdadeiro florescimento da subjetividade.

22 Palestra proferida em aula inaugural na Ps-graduao da Universidade Candido Mendes, em Setembro de 2008.

Poltica criminal em tempos difceis: a produo de subjetividade punitiva

201

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
AGAMBEN, G. (2007). Homo sacer: o poder soberano e a vida nua. Trad.: H. Burigo. Belo Horizonte: UFMG. ARANTES, P. (2007). Extino. So Paulo: Boitempo. BATISTA, N. (2001). Introduo crtica ao direito penal brasileiro. 5. Edio. Rio de Janeiro: Revan. ________ (1998). Poltica criminal com derramamento de sangue. In.: Revista Discursos Sediciosos: Crime, Direito e Sociedade. Vol.: 5/6. Instituto Carioca de Criminologia. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, p. 84. BATISTA, V.M. (1996). Cuidado os higienisas esto voltando! In.: Revista Discursos Sediciosos: Crime, Direito e Sociedade. No. 2. Instituto Carioca de Criminologia. Rio de Janeiro: Freitas Bastos. ________ (2003). O medo na cidade do Rio de Janeiro: dois tempos de uma histria. Rio de Janeiro: Revan. ________ (2008). Palestra proferida em aula inaugural na Ps-graduao da Universidade Candido Mendes, em Setembro. BAUMAN, Z. (2001). Modernidade lquida. Trad.: P. Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. ________ (2007). Tempos Lquidos. Trad.: C. Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. ________ (2005). Vidas desperdiadas. Trad.: C. A. Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. BIRMAN, J. (2005). Mal estar na atualidade. 5. Edio. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. BITENCOURT, C.R. (1993). Falncia da pena de priso: causas e alternativas. So Paulo: Revista dos Tribunais. BOFF, L. (2008). Eles no amam a vida. Fonte: Jornal do Brasil, 8 de dezembro. BOURDIEU, P. (2003). A demisso do estado. In.: A misria do mundo. Trad.: J. Vargas. 5. Edio. Petrpolis: Vozes. BRITO, F. e PEDRINHA, R. (2009). A acumulao democrtica de escombros: apontamentos sobre a vigente militarizao da vida social. In.: Escritos

Roberta Duboc Pedrinha 202


Cap. Crim. Vol. 37, N 4 (Octubre-Diciembre 2009) 183 - 204

Transdisciplinares de Criminologia, Direito e Processo Penal. Rio de Janeiro: Lumen Juris (prelo). BRITO, J. de. (1925). Os sistemas penitencirios no Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional. CANO, I. (1997). Letalidade da ao policial no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: ISER. CHALHOUB, S. (1990). Vises da liberdade. So Paulo: Companhia das Letras. CHRISTIE, N. (1993). Crime control as industry: towards gulag, Western style? Londres: Routledge. COIMBRA, C. (2001). Operao Rio: o mito das classes perigosas: um estudo sobre a violncia urbana, a mdia impressa e os discursos de segurana pblica. Rio de Janeiro: Oficina do Autor; Niteri: Intertexto. DELEUZE, G. (1992). Conversaes. Rio de Janeiro: Editora 34. FOUCAULT, M. (2002). A arqueologia do saber. Trad.: Luiz Felipe Baeta. 6a. Edio. Rio de Janeiro: Forense Universitria. ________ (1998). A histria da sexualidade I: a vontade vontade de saber. Trad.: Maria Thereza da Costa Albuquerque. 8a. Edio. Rio de Janeiro: Graal. ________ (1979). Microfsica do poder. Trad.: R. Machado. Rio de Janeiro: Graal. ________ (1996). Vigiar e punir. Trad.: R. Ramalhete. 14. Edio. Petrpolis: Vozes. GALEANO, E. (1999). De pernas pro ar: a escola do mundo ao avesso. Rio de Janeiro: LP&M. GLASSNER, B. (2003). Cultura do medo. Trad.: L. Knapp. So Paulo: Francis. GOFFMAN, E. (1988). Estigma: notas sobre a manipulao da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC. ________ (1961). Manicmios, prises e conventos. Trad.: D. Leite. So Paulo: Perspectiva. GOIFMAN, K. (2003). Sobre o tempo na priso. In.: Revista Discursos Sediciosos: Crime, Direito e Sociedade. Vol.:5/6. Instituto Carioca de Criminologia. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1998. MESSUTI, Ana. O tempo como pena. Trad.: T. Silva e M. Toledo. So Paulo: Revista dos Tribunais.

Poltica criminal em tempos difceis: a produo de subjetividade punitiva

203

GUATTARI, F. e ROLNIK, S. (1986). Micropoltica: cartografias do desejo. Petrpolis: Vozes. HOBSBAWM, E. (2007). A epidemia da guerra. Disponvel em: http://www. antivalor.cjb.net. Acesso em outubro. HULSMAN, L. e CELIS, J. B. de (1999). Penas perdidas: o sistema penal em questo. 2. Edio. Rio de Janeiro: Luam. MARX, K. (1985). O capital crtica da economia poltica. Trad.: R. Barbosa e F. Kothe. Tomo I. So Paulo: Nova Cultural. MELOSSI, D. e PAVARINI, M. (1980). Crcel y fabrica. Trad.: X. Massimi. Madrid: Siglo Veintiuno. MENEGAT, M. (2003). Depois do fim do mundo: a crise da modernidade e a barbrie. Rio de Janeiro: Relume Dumar. MENEGAT, M. (2005). Quem decidiu esta guerra em que todos morrremos. In.: Criminologia e Subjetividade. Rio de Janeiro: Lumen Juris. MORETTO, R. (2005). Crtica interdisciplinar da priso: controle do espao na sociedade do tempo. Rio de Janeiro: Lumem. NEDER, G. (1993). Em nome de tnatos, aspectos do sistema penitencirio no Brasil. In.: Cadernos do CEUEP. N. 1. Rio de Janeiro. OLIVEIRA, E. (2007). Direito penal do futuro: a priso virtual. Rio de Janeiro: Forense. PINAUD, J. L. D. (2005). Longas noites sem direitos humanos: pera em quatro atos barbrie, a letfera. Rio de Janeiro: Dinigraf. RAMALHO, J. e SANTANA, M. (2004). Sociologia do Trabalho no mundo contemporneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. SANTOS, B. de S. (1995). Pela mo de Alice: o social e o poltico na psmodernidade. So Paulo: Cortez. VERANI, S. (199--). Assassinatos em nome da Lei. In.: Revista Discursos Sediciosos: Crime, Direito e Sociedade. Instituto Carioca de Criminologia. Vol.: Rio de Janeiro: Relume Dumar. WACQUANT, L. (2001). Os condenados da cidade. Trad.: J. R. Martins Filho. Rio de Janeiro: Revan.

Roberta Duboc Pedrinha 204


Cap. Crim. Vol. 37, N 4 (Octubre-Diciembre 2009) 183 - 204

ZAFFARONI, E.R. (2007). O inimigo no direito penal. Pensamento Criminolgico. Vol.:14. Instituto Caricoca de Criminologia Trad.: Srgio Lamaro. Rio de Janeiro: Revan. ZAFFARONI, E.R.; BATISTA, N.; ALAGIA, A.; e SLOKAR, A. (2003). Direito penal brasileiro. Vol.: I. Rio de Janeiro: Revan. OUTRAS FONTES: Disponvel em: http://desafios.ipea.gov.br/003/00301009.jsp?ttCD_CHAVE=3552 Disponvel em: http://en.wikipedia.org/wiki/War_in_Afghanistan Disponvel em: http://www.ibpsnet.com.br/ Disponvel em: http://www.mj.gov.br/data/Pages/MJC4D50EDBPTBRNN.htm. Disponvel em: http://www2.camara.gov.br/homeagencia/materias.html Disponvel em: www.antiwar.com Disponvel em: www.antiwar.com Disponvel em: www.ucamcesec.com.br e www.isp.rj.gov.br Disponvel em: www.ucamcesec.com.br, www.isp.rj.gov.br. Fonte: Jornal A Folha de So Paulo, 09.11.2007 Fonte: Jornal O Globo, 28.05.2008. Fonte: Jornal Tribuna do Advogado, Maio de 2009, p. 12. Fonte: Agncia Rio de Notcias, 11 de Maio de 2009. Fonte: Jornal: Folha de So Paulo, 13/03/2009. Fonte: O Globo On line. www.oglobo.com.br em 01 de Junho de 2009. Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_unemployment_rate Fonte: Revista Carta Capital, 25 de Maro de 2009. Fonte: Revista Isto , junho de 2008.

You might also like