You are on page 1of 7

Auto da Barca do Inferno: Anlise da obra de Gil Vicente

Antes de mais nada, "auto" uma designao genrica para pea, pequena representao teatral. Originrio na Idade Mdia, tinha de incio carter religioso; depois tornou-se popular, para distrao do povo. Foi Gil Vicente (1465-c. 1537) que introduziu esse tipo de teatro em Portugal. O "Auto da Barca do Inferno" (c. 1517) representa o juzo final catlico de forma satrica e com forte apelo moral. O cenrio uma espcie de porto, onde se encontram duas barcas: uma com destino ao inferno, comandada pelo diabo, e a outra, com destino ao paraso, comandada por um anjo. Ambos os comandantes aguardam os mortos, que so as almas que seguiro ao paraso ou ao inferno.

Resumo do enredo Os mortos comeam a chegar. Um fidalgo o primeiro. Ele representa a nobreza, e condenado ao inferno por seus pecados, tirania e luxria. O diabo ordena ao fidalgo que embarque. Mas ele, arrogante, julga-se merecedor do paraso, pois deixou muita gente rezando por ele. Recusado pelo anjo, encaminha-se, frustrado, para a barca do inferno; mas tenta convencer o diabo a deix-lo a rever sua amada, pois esta "sente muito" sua falta. O diabo destri seu argumento, afirmando que ela o estava enganando. Um agiota chega a seguir. Ele tambm condenado ao inferno por ganncia e avareza. Tenta convencer o anjo a ir para o cu, mas no consegue. Tambm pede ao diabo que o deixe voltar para pegar a riqueza que acumulou, mas impedido e acaba na barca do inferno. O terceiro indivduo a chegar o parvo (um tolo, ingnuo). O diabo tenta convenc-lo a entrar na barca do inferno; quando o parvo descobre qual o destino dela, vai falar com o anjo. Este, agraciando-o por sua humildade, permite-lhe entrar na barca do cu.

Mais personagens A alma seguinte a de um sapateiro, com todos os seus instrumentos de trabalho. Durante sua vida enganou muitas pessoas, e tenta enganar tambm o diabo. Como no consegue, recorre ao anjo, que o condena como algum que roubou do povo.

O frade o quinto a chegar... com sua amante. Chega cantarolando. Sente-se ofendido quando o diabo o convida a entrar na barca do inferno, pois, sendo representante religioso, cr que teria perdo. Foi, porm, condenado ao inferno por falso moralismo religioso. Brsida Vaz, feiticeira e alcoviteira, recebida pelo diabo, que lhe diz que seu o maior bem so "seiscentos virgos postios". Virgo hmen, representa a virgindade. Compreendemos que essa mulher prostituiu muitas meninas virgens, e "postio" nos faz acreditar que enganara seiscentos homens, dizendo que tais meninas eram virgens. Brsida Vaz tenta convencer o anjo a lev-la na barca do cu inutilmente. Ela condenada por prostituio e feitiaria.

Judeus e "cristos novos" A seguir, a vez do judeu, que chega acompanhado por um bode. Encaminha-se direto ao diabo, pedindo para embarcar, mas at o diabo recusa-se a lev-lo. Ele tenta subornar o diabo, porm este, com a desculpa de no transportar bodes, o aconselha a procurar outra barca. O judeu fala ento com o anjo, porm no consegue aproximar-se dele: impedido, acusado de no aceitar o cristianismo. Por fim, o diabo aceita levar o judeu e seu bode, mas no dentro de sua barca, e, sim, rebocados. Tal trecho faz-nos pensar em preconceito anti-semita. necessrio entender, porm, que durante o reinado de dom Manuel, de 1495-1521, muitos judeus foram expulsos de Portugal, e os que ficaram, tiveram que se converter ao cristianismo, sendo perseguidos e chamados de "cristos novos". Ou seja, Gil Vicente segue, nesta obra, o esprito da poca.

Representantes do judicirio O corregedor e o procurador, representantes do judicirio, chegam, a seguir, trazendo livros e processos. Quando convidados pelo diabo para embarcarem, comeam a tecer suas defesas e encaminham-se ao anjo. Na barca do cu, o anjo os impede de entrar: so condenados barca do inferno por manipularem a justia em benefcio prprio. Ambos faro companhia Brsida Vaz, revelando certa familiaridade com a cafetina - o que nos faz crer em trocas de servios entre eles e ela... O prximo a chegar o enforcado, que acredita ter perdo para seus pecados, pois em vida foi julgado e enforcado. Mas tambm condenado a ir ao inferno por corrupo.

Por fim, chegam barca quatro cavaleiros que lutaram e morreram defendendo o cristianismo. Estes so recebidos pelo anjo e perdoados imediatamente.

O bem e o mal Como voc percebeu, todos os personagens que tm como destino o inferno possuem algumas caractersticas comuns, chegam trazendo consigo objetos terrenos, representando seu apego vida; por isso, tentam voltar. E os personagens a quem se oferece o cu so cristos e puros. Voc pode perceber que o mundo aqui ironizado pelo autor maniquesta: o bem e o mal; o bom e o ruim so metades de um mundo moral simplificado.

Caractersticas O "Auto da Barca do Inferno" faz parte de uma trilogia (Autos da Barca "da Glria", "do Inferno" e "do Purgatrio"). Escrito em versos de sete slabas poticas, possui apenas um ato, dividido em vrias cenas. A linguagem entre os personagens coloquial - e atravs das falas que podemos classificar a condio social de cada um dos personagens.

Valores de duas pocas Escrita na passagem da Idade Mdia para a Idade Moderna, a obra oscila entre os seus valores morais de duas pocas: ao mesmo tempo que h um severa crtica sociedade, tpica da Idade Moderna, a obra tambm est religiosamente voltada para a figura de Deus, o que uma caracterstica medieval. A stira social implacvel e coloca em prtica um lema, que "rindo, corrigem-se os defeitos da sociedade". A obra tem, portanto, valor educativo muito forte. A stira vicentina serve para nos mostrar, tocando nas feridas sociais de seu tempo, que havia um mundo melhor, em que todos eram melhores. Mas um mundo perdido, infelizmente. Ou seja, a mensagem final, por trs dos risos, um tanto pessimista.

Auto da Barca do Inferno


O Auto da Barca do Inferno (ou Auto da Moralidade) uma complexa alegoria dramtica de Gil Vicente, representada pela primeira vez em 1517. a primeira parte da chamada trilogia das Barcas (sendo que a segunda e a terceira so respectivamente o Auto da Barca do Purgatrio e o Auto da Barca da Glria). Os especialistas classificam-na como moralidade, mesmo que muitas vezes se aproxime da farsa. Ela proporciona uma amostra do que era a sociedade lisboeta das dcadas iniciais do sculo XVI, embora alguns dos assuntos que cobre sejam pertinentes na atualidade. Diz-se "Barca do Inferno", porque quase todos os candidatos s duas barcas em cena a do Inferno, com o seu Diabo, e a da Glria, com o Anjo seguem na primeira. De facto, contudo, ela muito mais o auto do julgamento das almas.

Estrutura
O Auto tem uma estrutura definida, no estando dividido em actos ou cenas, por isso para facilitar a sua leitura divide-se o auto em cenas maneira clssica, de cada vez que entra uma nova personagem. A estrutura vista pelo percurso cnico de cada personagem, que demonstra as suas aces enquanto "julgado". Existe um percurso cnico padro - as personagens comeam por se dirigir Barca do Inferno (que est mais enfeitada, que salta mais vista), percebem que aquela barca se dirige ao "arrais infernal" e vo Barca da Glria. As personagens que no podem entrar nesta barca, voltam Barca do Inferno, onde acabam por ficar.

Resumo
Embora o Auto da Barca do Inferno no integre todos os componentes do processo dramtico, Gil Vicente consegue tornar o Auto numa pea teatral, dar unidade de aco atravs de um unico espao e de duas personagens fixas "diabo e anjo". A pea inicia-se num porto imaginrio, onde se encontram as duas barcas, a Barca do Inferno, cuja tripulao o Diabo e o seu Companheiro, e a Barca da Glria, tendo como tripulao um Anjo na proa. Apresentam-se a julgamento as seguintes personagens:

Fidalgo, D. Anrique; Onzeneiro (homem que vivia de emprestar dinheiro a juros muito elevados, um agiota); Sapateiro de nome Joananto, que parece ser abastado, talvez dono de oficina; Joane, um parvo, tolo, vivia simples e inconsciente dos seus atos; Frade corteso, Frei Babriel, com a sua "dama" Florena; Brsida Vaz, uma alcoviteira; Judeu usurrio chamado Semifar; Corregedor e um Procurador, altos funcionrios da Justia; Enforcado; quatro Cavaleiros que morreram a combater pela f.

Cada personagem discute com o Diabo e com o Anjo para qual das barcas entrar. No final, s os Quatro Cavaleiros e o Parvo entram na Barca da Glria (embora este ltimo permanea toda a ao no cais, numa espcie de Purgatrio), todos os outros rumam ao Inferno. O Parvo fica no cais, o que nos transmite a ideia de que era uma pessoa bastante simples e humilde, mas que havia pecado. O principal objectivo pelo qual fica no cais para animar a cena e ajudar o Anjo a julgar as restantes personagens, como que uma 2 voz de Gil Vicente.

A presena ou ausncia do Parvo no Purgatrio aquando do fim da pea acaba por ser pouco explcita, uma vez que esta acaba com a entrada dos Cavaleiros na barca do Anjo sem que existissem quaisquer outros comentrios do Anjo ou do Parvo sobre o seu destino final.

Anlise
Stira social
Esta obra tem dado margem a leituras muito redutoras, que grosseiramente s nela vem uma farsa. Mas se Gil Vicente fez a impiedosa das molstias que corroam a sociedade em que viveu, no foi para se ficar a, como nas farsas, mas para propor um caminho decidido de transformao em relao ao [carece de fontes] presente. Normalmente classificada como uma moralidade, muitas vezes ela aproxima-se da farsa; o que indubitavelmente fornece ao leitor uma viso, ainda que parcelar, do que era a sociedade portuguesa do sculo XVI. Apesar de se intitular Auto da Barca do Inferno, ela mais o auto do julgamento das [carece de fontes] almas.

Personagens
As personagens desta obra so divididas em dois grupos: as personagens alegricas e as personagens tipo. No primeiro grupo inserem-se o Anjo e o Diabo, representando respectivamente o Bem e o Mal, o Cu e o Inferno. Ao longo de toda a obra estas personagens so como que os juzes do julgamento das almas, tendo em conta os seus pecados e vida terrena. No segundo grupo inserem-se todas as restantes personagens do Auto, nomeadamente o Fidalgo (D. Anrique), o Onzeneiro, o Sapateiro (Joananto), o Parvo (Joane), o Frade (Frei Babriel), a Alcoviteira (Brsida Vaz), o Judeu (Semifar), o Corregedor e o Procurador, o Enforcado e os Quatro Cavaleiros. Todos mantm as suas caractersticas terrestres, o que as individualiza visual e linguisticamente, sendo quase sempre estas caractersticas sinal de corrupo. Fazendo uma anlise das personagens, cada uma representa uma classe social, ou uma determinada profisso ou mesmo uma crena. medida que estas personagens vo surgindo vemos que todas trazem elementos simblicos, que representam os seus pecados na vida terrena e demonstram que no tm qualquer arrependimento pelos mesmos. Os simbolos cnicos de cada personagem so:

Fidalgo: um manto e pajem (criado) que transporta uma cadeira de espaldas. Estes elementos simbolizam a opresso dos mais fortes, a tirania e a presuno do moo. Onzeneiro: bolso. Este elemento simboliza o apego ao dinheiro, a ambio, a ganncia e a usura. Parvo: no traz smbolos cnicos, pois tudo o que fez na vida no foi por maldade. Esta personagem representa a inocncia e a ingenuidade. Sapateiro: avental e formas de sapateiro. Estes elementos simbolizam a explorao interesseira, da classe burguesa comercial. Frade: uma Moa (Florena), uma espada, um escudo, um capacete e o seu hbito. Estes elementos representam a vida mundana do clero, e a dissoluo dos seus costumes. Alcoviteira: hmenes postios, arcas de feitios, armrios de mentir, furtos alheios, jias de seduzir, guarda-roupa de encobrir, casa movedia, estrado de cortia, coxins e moas. Estes elementos representam a explorao interesseira dos outros, para seu prprio lucro e a sua actividade de alcoviteira ligada prostituio. Judeu: bode. Este elemento simboliza a rejeio f crist, pois o bode o simbolo do Judasmo. Corregedor e Procurador: processos, vara da Justia e livros. Estes elementos simbolizam a magistratura. Enforcado: "barao" (a corda com que fora enforcado) ao pescoo. Este elemento representa a sua vida terrena vil e corruptvel. Quatro Cavaleiros: cruz de Cristo, que simboliza a f dos cavaleiros pela religio catlica.

(os elementos cnicos dos quatro cavaleiros no representam os seus pecados, tanto que eles foram para o Paraso.)

Humor
Surgem ao longo do auto trs tipos de cmico: o de carcter, o de situao e o de linguagem. O cmico de carcter aquele que demonstrado pela personalidade da personagem, de que exemplo o Parvo, que devido sua pobreza de esprito no mede as suas palavras, no podendo ser responsabilizado pelos seus erros. O cmico de situao o criado volta de certa situao, de que bom exemplo a cena do Fidalgo, em que este gozado pelo Diabo, e o seu orgulho pisado. Por fim, o cmico de linguagem aquele que proferido por certa personagem, de que so bons exemplos as falas do Diabo. Fidalgo sente-se acomodado em qualquer lugar, na Terra ou no Inferno, pra ele, ambas partes so totalmente sem sabor, sem graa.

O Auto da Barca do Inferno e o Inferno annimo (c. 1515) do Museu Nacional de Arte Antiga
Existe no Museu Nacional de Arte Antiga uma pintura annima do Inferno que quase contempornea do Auto da Barca do Inferno. Poder preced-lo em dois anos. uma pintura de qualidade e contm, como a obra de Gil Vicente, inteno de crtica social. Mas enquanto na Barca assistimos ao julgamento, donde se pode sair condenado ou salvo, a pintura mostra um recanto infernal com danados distribudos por grupos, recordando talvez o que se passa na Divina Comdia; no auto, as personagens so individuais. Esta pintura, que Gil Vicente pode bem ter conhecido, remete para o mesmo momento cultural e religioso, at para um semelhante empenho pr-reformista de intervir na sociedade.

O Auto da Barca do Inferno e os Dilogo dos Mortos, de Luciano


Como Michelangelo viria a fazer cerca de 20 anos mais tarde no Juzo Final da Capela Sistina (ao fundo do fresco a barca de Caronte), tambm Gil Vicente construiu a sua alegoria com vrios elementos vindos 2 da mitologia, mais em concreto, dos Dilogos dos Mortos , de Luciano de Samsata. A intertextualidade entre esta obra e a moralidade de Gil Vicente clara, de modo particular se considerarmos o Dilogo X. Veja-se como Hermes, sempre satrico como o Diabo vicentino, se dirige ao Filsofo: Pe de parte a postura, em primeiro lugar, e depois tudo o mais! () Deita fora tambm a mentira, a presuno e o acreditar que s melhor que os outros, porque se embarcares com tudo isso, qual o navio de cinquenta remadores, capaz de te receber? A recusa de tudo o que podia significar distino social na vida terrena aparece tambm no auto, quando l se fala das crregas inteis para garantir xito no julgamento. A afastar as duas obras, est tudo o que depende da teologia crist, a comear pela presena do Anjo, com a possibilidade de dois destinos, o da condenao e o da glria, o final esperanoso (claramente visvel quando se tem em conta o modo como o autor aproveita a mar ao longo da obra - que est vasa no final, impedindo a ida para o Inferno), e ainda o novo contexto histrico.
1

O Auto da Barca do Inferno e a figura mitolgica de Caronte


Em algumas passagens da obra, existe uma referncia ou comparao lenda mitolgica de Caronte, o barqueiro que transportava as almas dos mortos pelo mar, at ao seu destino final. O barqueiro exigia o pagamento de uma quantia em dinheiro para pagar a viagem. O onzeneiro, lamenta-se de no ter dinheiro, nem para pagar a viagem ao barqueiro.

You might also like