You are on page 1of 6

INBEC

Instituto Brasileiro de Educao Continuada


Curso Organizado conforme a Resoluo N. 01 DE 08 JUNHO DE 2007 do Conselho Nacional de Educao MEC, Parecer CNE/CES n. 263/2006.

Ps-Graduao com Futuro ESPECIALIZAO EM ESTRUTURAS METLICAS

Projeto e Detalhes Construtivos 480h


SANTA MARIA/RS INSCRIES ABERTAS
REALIZAO:

APOIO:

Curso Organizado conforme a Resoluo N. 01 DE 08 JUNHO DE 2007 do Conselho Nacional de Educao MEC, Parecer CNE/CES n. 263/2006.

UNIVERSIDADE CIDADE DE SO PAULO - UNICID


Histrico da Instituio A Universidade Cidade de So Paulo - UNICID, reconhecida pela Portaria n 1.578 de 23/10/1992 Portaria MEC, iniciou suas atividades em 26/10/1992. Criada em 1972 como Faculdades da Zona Leste de So Paulo (FZL), fruto da idealizao de um grupo de educadores, tendo frente o professor Remo Rinaldi Naddeo, foi reconhecida como Universidade em 1992, passando a se chamar UNICID. Em todos esses anos de trajetria de tradio e sucesso, passou a ser considerada referncia em Instituio de Ensino Superior em So Paulo. Tudo isso sem relegar a segundo plano a responsabilidade social dos profissionais que forma. Atualmente oferece cerca de 60 cursos de Graduao e Graduao Tecnolgica, cursos de Ps-Graduao Lato Sensu e Stricto Sensu, presenciais e a distncia, nas reas de Sade, Negcios, Comunicao, Cincias Jurdicas, Engenharias, Arquitetura e Design, Turismo, entre outras, alm de diversos cursos de Extenso e Programas de Parcerias no Brasil e no exterior, todos afinados com as necessidades e exigncias do mercado de trabalho. Voc merece fazer parte desta histria!

ESPECIALIZAO EM ESTRUTURAS METLICAS Projeto e Detalhes Construtivos 480h


SANTA MARIA/RS
JUSTIFICATIVA DO CURSO:
A construo civil brasileira, em franca expanso, tem exigido cada vez mais um nmero maior de profissionais qualificados na rea de projeto de estruturas metlicas, capazes de elaborar projetos que sejam de qualidade, exequveis e de baixo custo. As normas tcnicas brasileiras relacionadas s Estruturas Metlicas sofreram modificaes nos ltimos anos, tendo maior destaque as modificaes da NBR 8800:2008 (Projeto de estruturas de ao e de estruturas mistas de ao e concreto de edifcios) e da NBR 14762:2010 (Dimensionamento de estruturas de ao constitudas por perfis formados a frio); concomitante, diversos programas computacionais para anlise/detalhamento e novas tecnologias surgiram. Assim, o curso de Especializao em Estruturas Metlicas tem o enfoque de fornecer subsdios aos profissionais de maneira que possam analisar, calcular, detalhar e finalmente projetar estruturas metlicas para diversos fins, bem como facilitar a compreenso do projeto no ambiente do canteiro de obras.

OBJETIVOS:
Formar projetistas na rea de estruturas metlicas que possam se inserir no mercado contemporneo. Introduzir e incentivar o aluno prtica da pesquisa cientfica e tecnolgica. Formar profissionais para projetar estruturas metlicas para diversos fins, com aptido do uso de recursos computacionais e com o conhecimento profundo da teoria dos mecanismos e comportamento das estruturas de ao. Formao de novos profissionais voltados s reas acadmicas. Formao de gestores de projeto estrutural que tenham conhecimento tcnico do assunto e possam assim planejar e prever melhor a sua execuo.

PBLICO ALVO:
Engenheiros, Arquitetos, Gerentes e demais Profissionais Graduados que atuam na rea de Estruturas Metlicas.

CARGA HORRIA TOTAL DO CURSO:


480 horas de aulas presenciais, sendo em 01 fim de semana por ms.

COORDENAO: M. SC. MARCOS ALBERTO FERREIRA DA SILVA - Mestre em Construo Civil Universidade Federal de So Carlos - UFSCAR, Especializao em Engenharia de Estruturas - Centro Universitrio Moura Lacerda, CUML - Ribeiro Preto, Graduao em Engenharia Civil - Universidade Federal de So Carlos - UFSCAR.

MDULOS DO CURSO: Disciplinas Gerais


MATERIAIS E SISTEMAS ESTRUTURAIS Ementa: Ao e perfis: propriedades e produtos siderrgicos comerciais; Comportamento estrutural; Concepo estrutural; Sistemas estruturais em ao; Pr-dimensionamento das estruturas metlicas. AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS METLICAS Ementa: Normas tcnicas; Mtodos de clculo; Aes permanentes, variveis e excepcionais; Coeficientes de ponderao das aes e resistncias; Combinaes de aes; Deslocamentos mximos; Aes causadas pelo vento. PERFIS SOLDADOS E LAMINADOS Ementa: Aos estruturais e materiais de ligao; Estabilidade e anlise estrutural de acordo com a NBR 8800:2008; Efeitos de segunda ordem; Dimensionamento de elementos submetidos trao e compresso axial; Dimensionamento de elementos submetidos flexo simples e composta; Dimensionamento de elementos submetidos a esforos combinados; Elementos submetidos a foras transversais localizadas; Aberturas em almas de vigas de ao; Critrios para projeto; Exemplo de projeto. PERFIS FORMADOS A FRIO Ementa: Aos estruturais e materiais de ligao; Fabricao e padronizao de perfis formados a frio; Mtodos para clculo das propriedades geomtricas de perfis formados a frio; Resistncia psflambagem e largura efetiva; Mtodos para dimensionamento de barra: MLE, MSE, MRD; Instabilidade local e distorcional; Enrijecedores transversais; Dimensionamento de elementos submetidos trao e compresso axial; Dimensionamento de elementos submetidos flexo simples e composta; Critrios para projeto; Exemplo de projeto. LIGAES EM ESTRUTURAS METLICAS Ementa: Materiais. Dispositivos de ligaes; Classificao das ligaes. Ligaes por contato e por atrito; Tipos de parafusos. Controle de torque; Clculo das ligaes parafusadas em perfis soldados/laminados e em perfis formados a frio; Processos de soldagem; Tipos de solda; Clculo das ligaes soldadas em perfis soldados/laminados e em perfis formados a frio; Simbologia de soldagem; Controle de qualidade das soldas. Ensaios no destrutivos; Ligaes usando solda e parafuso; Dimensionamento de placas de base e chumbadores; Barras de cisalhamento; Ligaes de viga de ao com elementos de concreto; Critrios para projeto; Exemplos de clculo. ESTRUTURAS MISTAS DE AO E CONCRETO Ementa: Materiais empregados; Comportamento conjunto entre ao e concreto; Conectores de cisalhamento; Dimensionamento de vigas mistas de ao e concreto; Dimensionamento de pilares mistos de ao e concreto; Dimensionamento de lajes mistas de ao e concreto; Ligaes mistas; Aberturas em almas de vigas mistas de ao e concreto; Critrios para projeto; Exemplo de projeto.

Docente

Carga Horria

M. Sc. Marcos Alberto Ferreira da Silva

20h

M. Sc. Marcos Alberto Ferreira da Silva

40h

D. Sc. Alex Sander Clemente de Souza / D. Sc. Wanderson Fernando Maia

80h

M. Sc. Aref kalilo Lima Kzam / D. Sc. Wanderson Fernando Maia

60h

D. Sc. Alex Sander Clemente de Souza / D. Sc. Wanderson Fernando Maia

80h

M. Sc. Aref Kalilo Lima Kzam / M. Sc. Igor Frederico Stoianov Cotta

60h

ESTRUTURAS DE AO EM SITUAO DE INCNDIO Ementa: Segurana das estruturas de ao em situao de incndio; Exigncias de resistncia ao fogo; Mtodo simplificado de dimensionamento; Como obter resistncia ao fogo das estruturas de ao; Materiais de proteo trmica; Critrios para projeto; Exemplos de clculo. ANLISE DE ESTRUTURAS Ementa: Tipos de vnculos; Modelos tericos; Estruturas compostas por barras prismticas; Anlise matricial de estruturas; Mtodo dos elementos finitos; Estruturas hiperestticas. Linhas de influncia; Anlise de vigas, trelias, arcos, prticos e grelhas; Softwares comerciais e livres para anlise de estruturas; Exemplos de anlise. PONTES E VIADUTOS EM ESTRUTURA METLICA Ementa: Tipos de superestruturas de pontes e viadutos; Tipos de seo transversal; Aes a considerar. Cargas permanentes e cargas mveis. Trem tipo; Determinao de trem tipo longitudinal; Impacto vertical. Fadiga; Ligaes; Exemplo de projeto de ponte com vigas de alma cheia. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTFICA TCC Ementa: Metodologia cientfica; Projeto de pesquisa; Procedimentos metodolgicos; Aspectos normativos; Pesquisa; Monografia.

M. Sc. Marcos Alberto Ferreira da Silva / M. Sc. Igor Frederico Stoianov Cotta

40h

M. Sc. Aref Kalilo Lima Kzam / M. Sc. Marcos Alberto Ferreira da Silva.

40h

M. Sc. Marcos Alberto Ferreira da Silva.

40h

Esp. Frederico Jorge da Silva Freire / M. Sc. Regina Barros Leal

20h

CARGA HORRIA TOTAL PROFESSORES COM COMPROVADA EXPERINCIA NA REA:

480h

D. SC. ALEX SANDER CLEMENTE DE SOUZA - Doutor em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) - USP, Mestre em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) - USP, Graduao em Engenharia Civil - UFC. Professor Adjunto da Universidade Federal de So Carlos - UFSCar. Tem experincia na rea de Engenharia Civil, com nfase em Estruturas Metlicas, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas espaciais, trelia espacial, ligaes, estruturas mistas de ao e concreto e estabilidade das estruturas.

D. SC. WANDERSON FERNANDO MAIA - Doutor em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) - USP, Mestre em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) - USP, Graduao em Engenharia Civil - UFV. Atualmente professor Adjunto 1 da Universidade Federal de So Carlos. Tem experincia na rea de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas de ao, perfis de ao formados a frio, estabilidade estrutural.

D. SC. RODRIGO GUSTAVO DELALIBERA Doutorado em Engenharia de Estruturas pela Universidade de So Paulo (2006), Mestrado em Engenharia de Estruturas pela Universidade de So Paulo (2002), Graduao em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de So Jos do Rio Preto (1999). Atualmente professor da Universidade Federal de Gois. Tem experincia na rea de Engenharia Civil, com nfase em Estruturas de Concreto e Ao.

M. SC. WELLINGTON ANDRADE DA SILVA Doutorando em Estruturas e Construo Civil pela Universidade de Braslia, Mestrado em Estruturas e Construo Civil pela Universidade de Braslia (2008), Graduao em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Gois (2004). Atualmente professor da Universidade Federal de Gois. Tem experincia na rea de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: elementos finitos, anlise no-linear esttica e dinmica de estruturas, estruturas metlicas e de concreto armado.

M. SC. MARCOS ALBERTO FERREIRA DA SILVA - Mestrado em Construo Civil Universidade Federal de So Carlos, UFSCAR, Especializao em Engenharia de Estruturas - Centro Universitrio Moura Lacerda, CUML, Ribeirao Preto, Brasil, Graduao em Engenharia Civil - Universidade Federal de So Carlos, UFSCAR, Sao Carlos, Brasil.

M. SC. AREF KALILO LIMA KZAM - Doutorado em andamento em Engenharia de Estruturas - USP, Mestre em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) - USP, Graduao em Engenharia Civil - FACI.

M. SC. IGOR FREDERICO STOIANOV COTTA - Mestre em Construo Civil - UFSCAR, Graduao em Engenharia Civil - UFSCAR.

M. SC. LUCAS RODRIGO MIRANDA Mestrado em Construo Civil pela Universidade Federal de So Carlos (2008), Graduao em Engenharia Civil pelo Centro Universitrio Moura Lacerda (2003). Atualmente professor do Centro Universitrio Moura Lacerda, lecionando na Graduao e no Curso de Especializao em Engenharia de Estruturas. Tem experincia na rea de Engenharia Civil, com nfase em Sistemas Construtivos de Edificaes e Estruturas.

M. SC. ANTONIO DE FARIA - Mestre em Construo Civil - rea de Concentrao em Sistemas Construtivos de Edificaes - UFSCar. Graduao em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Passos MG. Professor do Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia de Passos - FEP, do Curso de Engenharia Civil com nfase em Meio Ambiente do Instituto de Ensino e Pesquisa de Divinpolis - INESP e dos Cursos de Engenharia Mecnica e Civil do Centro Universitrio do Sul de Minas - UNIS-MG. Coordena o Curso de Engenharia Civil do Centro Universitrio do Sul de Minas e exerce o cargo de Superintende Executivo da Fundao de Ensino e Pesquisa de Minas FEPESMIG.

M. SC. REGINA LUCIA BARROS SILVEIRA - Mestre em Educao - UFC; Graduao em Pedagogia UFC. Coordenadora de cursos de Ps Graduao dos cursos de Dinmicas Grupais e Gesto de Grupo nas Organizaes da Universidade de Fortaleza, Professora da Universidade de Fortaleza das disciplinas: Dinmica de Grupo e Psicologia da Aprendizagem Formao em Psicodrama Pedaggico p- ACEP Consultoria em empresas na rea de gesto de pessoas e liderana. Facilitadora de grupo em seminrios de integrao. Professora em vrios cursos de IES de Relaes Interpessoais. ESP. FREDERICO JORGE DA SILVA FREIRE - Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Cear. Ps-Graduado em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO-RJ. Atualmente Coordenador dos cursos de Ps-Graduao e Professor de Metodologia da Pesquisa Cientfica do Instituto Brasileiro de Extenso e Cursos Ltda / UNICID - Universidade Cidade de So Paulo. Experincia Profissional: Participao em Banca Seletiva para Contratao de Professores na FIC-CE.

reservado Universidade o direito de adiar/cancelar o curso caso no seja atingido o nmero mnimo de 40 alunos

CERTIFICADO DE ESPECIALISTA PELA UNICID Universidade Cidade de So Paulo:


Ser considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigncias: Entrega da Monografia com aproveitamento de no mnimo 70%, (setenta por cento), isto , nota final igual ou superior a 7 (sete), Freqncia mnima de 75% (setenta e cinco por cento) de carga horria de cada mdulo. OBS: Os Diplomas expedidos por Instituies Estrangeiras sero aceitos somente aps a respectiva Convalidao por Universidade Pblica autorizada.

PR-REQUISITOS:
Preenchimento de formulrio prprio, Cpia do diploma de curso superior (autenticada), Cpia do Histrico de Graduao (autenticada); Cpia da carteira de identidade e do CPF (autenticada), Curriculum Vitae, 2 foto 3x4 ( recente), Comprovante do pagamento da taxa de inscrio, Assinatura do contrato Educacional, Curso Superior completo. Para a inscrio de Alunos com Diploma estrangeiro, este dever ser convalidado por uma Universidade Pblica no Brasil.

INVESTIMENTO: Matrcula: R$ 250,00 Mensalidades: 25 X R$ 715,00 Valor do curso com desconto:

OBS: Para pagamento at o dia 10 de cada ms valor R$ 615,00


INFORMAES E INSCRIES:
INBEC SANTA MARIA: INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAO CONTINUADA Rua Duque de Caxias, 2319 - Nossa Senhora da Medianeira - Santa Maria/RS - CEP: 97.060-210

Fones: (55) 3026-7979 | 8134-7025 E-mail: santamaria-rs@inbec.com.br MATRCULAS PELA INTERNET: www.inbec.com.br/rs

You might also like