You are on page 1of 22

NORMA REGULAMENTADORA NR10

SEGURANA EM INSTALAES E SERVIOS COM ELETRICIDADE

CURSO SEGURANA

MDULO 3

NDICE 1 Equipamento de Proteo Individual (EPI) ............... 3 1.1 Proteo Auditiva .................................. 3 1.1.1 EFEITOS DA EXPOSIO PROLONGADA AO RUDO ....... 5 1.2 Proteo para os Olhos. ............................ 6 1.3 Proteo para o Rosto .............................. 7 1.4 Proteo para a Cabea ............................. 8 1.5 Proteo Para as Mos .............................. 9 1.2 PROTEO PARA OS PS .............................. 11 1.6 Proteao contra Quedas ............................ 12 1.7 LEGISLAO ESPECFICA ............................. 14 2. Equipamento de Proteo Coletiva ..................... 15 2.1 Conjunto de Aterramento ........................... 15 2.2 Tapetes de Borracha Isolante ...................... 16 2.3 BANQUETA ISOLANTE ................................. 16 2.4.1 Fita Zebrada para sinalizao: ................ 16 2.4.2 Cone em PVC para sinalizao: ................. 17 2.4.3 Correntes para sinalizao em ABS: ............ 17 2.5 Placas de Sinalizao ............................. 17 2.5.1 Sinalizao de Segurana ...................... 18 2.6 Bloqueio de Energia ............................... 19 2.6.1 Cartes de Identificao de Bloqueio .......... 20 2.6.2 TRAVAMENTO .................................... 21

Equipamentos de Proteo.

1 Equipamento de Proteo Individual (EPI)

Os EPI (Equipamento de Proteo Individual) existem para proteger a sade do trabalhador quando as medidas de proteo coletiva forem tecnicamente inviveis ou insuficientes para controlar os riscos. Devem ser especficos e adequados s atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR-6, a norma regulamentadora do Ministrio do Trabalho e Emprego relativos a esses equipamentos. As vestimentas de trabalho devem ser adequadas s atividades, considerando-se tambm a condutibilidade, inflamabilidade e influncias eletromagnticas. vedado o uso de adornos pessoais nos trabalhos com instalaes eltricas ou em suas proximidades, principalmente se forem metlicos ou que facilitem a conduo de energia. O Ministrio do Trabalho atesta a qualidade dos EPI disponveis no mercado atravs da emisso do Certificado de Aprovao (C.A.). O fornecimento e a comercializao de EPI sem o C.A. considerado crime e tanto o comerciante quanto o empregador ficam sujeitos s penalidades previstas em lei. O EPI deve ser utilizado quando: No for possvel eliminar o risco por outros meios; For necessria complementar a proteo coletiva; Forem executados trabalhos eventuais e em exposio de curta durao, cujo controle na fonte ainda no tenha sido estudado.

1.1 Proteo Auditiva

Protetor Auricular de Insero

Protetor Auricular tipo Concha

Equipamento destinado a minimizar rudos prejudiciais audio.

as

conseqncias

de

Para trabalhos com eletricidade, devem ser utilizados os protetores apropriados, sem elementos metlicos. Porque devemos usar um protetor auricular? Para evitar que o trabalhador profissional irreversvel (surdez); adquira uma doena

Para evitar nveis de qualidade indesejveis na produo; Para evitar interfer6encias nas comunicaes codificaes erradas de certos servios; levando a

Para evitar que existam alteraes do sistema nervoso do trabalhador, causando um acidente; Para atender a lei (No Brasil (NR-15) est estipulado que o limite de tolerncia para o rudo contnuo ou intermitente de 85 dB para 8 horas de trabalho. Desta forma o trabalhador no ter danos auditivos, portanto no ser obrigado a uso do protetor, a no ser que exceda 8 horas de trabalho, onde o uso do mesmo se tornar obrigatrio. Por outro lado, quanto maior for o nvel de rudo em decibis (dB), menor ser o tempo que a pessoa poder ficar exposta sem proteo, por exemplo:

Nvel rudo 85 dB

de Mxima exposio diria permissvel 8 horas

Nvel rudo 95 dB

de Mxima exposio diria permissvel 2 horas

86 dB 87 dB 88 dB 89 dB 90 dB 91 dB 92 dB 93 dB 94 dB

7 horas 6 horas 5 horas 4 horas e 30 min. 4 horas 3 horas e 30 min. 3 horas 2 horas e 40 min. 2 horas e 15 min.

96 dB 98 dB 100 dB 102 dB 104 dB 105 dB 106 dB 108 dB 110 dB

1 hora e 45 min. 1 hora e 15 min. 1 hora 45 minutos 35 minutos 30 minutos 25 minutos 20 minutos 15 minutos

Os fatores que mais provocam perda auditiva so: Nvel do rudo; (quanto mais alto, pior) Composio do rudo; (quanto mais fino, agudo, pior) Tempo de exposio ao rudo; (quanto mais tempo pior) Rudos de impacto so piores que os contnuos; Vibraes transmitidas pelo cho, objetos e paredes pioram o efeito do rudo.

1.1.1 EFEITOS DA EXPOSIO PROLONGADA AO RUDO Dor de cabea e estmago Irritabilidade Taquicardia e aumento da presso arterial Audio distorcida Cansao Ruptura do tmpano Hemorragia do O . M. e O . I. Destruio de clulas nervosas Degenerao do nervo auditivo

Alm disso, importante detectarmos alteraes na nossa sade auditiva, fazendo uma AUDIOMETRIA na admisso, de seis em seis meses (peridico) e na demisso.

Composto pelo pavilho auditivo, canal auditivo e o tmpano. Ouvido Externo O ouvido externo capta e concentra as ondas sonoras. Quando o tmpano atingido por uma onda sonora, ele vibra de um lado para outro, transmitindo o movimento ao ouvido mdio. Ouvido Mdio Composto por 3 ossos muito delicados: Martelo, Bigorna e Estribo. A vibrao de tmpano faz com que esses ossos se choquem Composto pelos canais semicirculares e pela Cclea. Quando o estribo vibra, o fludo dentro da Cclea tambm vibra. O fludo tremulante faz vibrar a lmina e move os plos; nesse momento que se estimula as clulas que convertem as vibraes em impulsos eltricos que so levados at o crebro.

Ouvido Interno

1.2 Proteo para os Olhos.

culos de Segurana

Equipamento destinado proteo contra elementos que venham a prejudicar a viso, como, por exemplo, descargas eltricas.

De acordo com o censo de 2000 do IBGE, existem 16.644.842 portadores de algum tipo de deficincia visual, e uma das categorias mais afetadas por acidentes e doenas nos olhos, ao lado dos trabalhadores da construo, mobilirio, indstria qumica, minerao e agricultura de metalrgicos; 98% dos acidentes envolvendo os olhos causa perda parcial ou total da viso, e uma das maiores causas justamente a falta da proteo ocular no momento do acidente.

Os culos de segurana so de uso obrigatrio em todos os locais de trabalho no campo, no importando o nome da sua profisso.

Quando houver visitantes, pea que eles usem os culos de segurana enquanto estiverem acompanhando voc.

1.3 Proteo para o Rosto

Protetor facial

Use o protetor facial toda vez que for trabalhar com esmirilhadeira, lixadeira, esmeril, serra circular ou mquinas similares. A viseira deve ficar um pouco afastada do rosto para no embaar. O PROTETOR FACIAL SOMENTE SER EFICIENTE SE FOR USADO JUNTO COM O CULOS DE SEGURANA Um protetor facial no resistiria ao impacto de um disco abrasivo quebrado ou de uma serra circular rompida. O protetor capacete. facial dever ser usado conjugado com o

1.4 Proteo para a Cabea Capacete isolante de segurana

O capacete tem a finalidade de proteger a cabea. Deve ser usado em trabalhos onde exista o risco de batida da cabea contra obstculos, queda de objetos, choque eltrico, objetos projetados, etc. Confeccionado em tamanho nico, o capacete possui uma suspenso interna conhecida como CARNEIRA, que deve ser utilizada bem ajustada cabea. Esta funciona como uma espcie de amortecedor, diminuindo o impacto na queda de objetos. Nos locais elevados e sujeitos a ao do vento, dever ser utilizada a fita de fixao para capacete, conhecida como JUGULAR, que passa por baixo do queixo, evitando que o capacete caia quando a pessoa estiver olhando para baixo ou quando soprar um vento muito forte. O capacete para uso em servios com eletricidade deve ser da classe B (submetidos a testes de rigidez dieltrica a 30

kV), e preferencialmente com aba total. Caso contrrio, dever ser usado com a aba frontal voltada para a frente. O objetivo desta aba proteger o nariz do trabalhador contra a queda de objetos. Ateno: Sempre que necessrio, lave o capacete com gua a sabo neutro; No use gorros ou bons embaixo do capacete, pois diminui a eficincia da fixao do mesmo na cabea.

1.5 Proteo Para as Mos

Luvas de raspa

Luvas nitrlicas

Luvas de vaqueta

A luva um dos equipamentos de proteo mais importantes, pois protege as partes do corpo com maior risco de exposio: as mos. A maioria dos ferimentos ocorridos no trabalho envolve os dedos e as mos, como qualquer outra coisa de grande valor, elas devem ser adequadamente protegidas. Existem vrios tamanhos e especificaes de luvas no mercado. O usurio deve certificar-se sobre o tamanho ideal para a sua mo. Deve ser impermevel ao produto qumico. Produtos que contm solventes orgnicos, como por exemplo, os concentrados emulsionveis, devem ser manipulados com luvas de BORRACHA NITRLICA ou NEOPRENE, pois estes materiais so impermeveis aos solventes orgnicos. Luvas de LTEX ou de PVC podem ser usadas para produtos slidos ou formulaes que no contenham solventes orgnicos. Lembre-se de que o uso de luvas correta pode ajudar voc a prevenir muitos ferimentos nas mos e nos dedos. Mantenha suas mos e luvas livre de graxas e de leo.

No fique com as mos ou dedos em lugares onde possam ser esmagados ou apertados. Antes de manusear qualquer material, verifique a existncia de bordas cortantes e mantenha suas mos afastadas das extremidades destes materiais. Certifique-se de que as protees para mos e dedos e outros dispositivos de segurana nas ferramentas, equipamentos e maquinrios esto no lugar e se so operantes. Por razes de segurana no use anis ou alianas quando estiver trabalhando. Estes objetos podem se prender facilmente no maquinrio e em outros objetos, provocando um corte grave no dedo, ou o pior, uma amputao. As luvas devem ser colocadas normalmente para dentro das mangas do jaleco, com exceo de quando o trabalhador pulveriza dirigindo o jato para alvos que esto acima da linha do seu ombro (para o alto).

Luvas isolantes Equipamento destinado execuo de manobras, sendo usadas geralmente para complementar a utilizao de varas de manobra. IMPORTANTE: As luvas de cobertura devem utilizadas por cima das luvas isolantes. ser

Elas podem ser testadas com inflador de luvas para verificao da existncia de furos, e por injeo de tenso de testes. As luvas isolantes apresentam identificao no punho, prximo da borda, marcada de forma indelvel, que contm informaes importantes, como a tenso de uso, por exemplo, nas cores correspondentes a cada uma das seis classes existentes. Elas so classificadas pelo nvel de tenso de trabalho e de teste, conforme tabela a seguir:

CLASSES DE LUVAS ISOLANTES (NBR 10622/89) Classe 00 0 1 2 3 4 Cor Bege Vermelha Branca Amarela Verde Laranja Tenso Uso (V) 500 1.000 7.500 17.000 26.500 36.000 de Tenso Ensaio (V) 2.500 5.000 10.000 20.000 30.000 40.000 de Tenso de Perfurao (V) 5.000 6.000 20.000 30.000 40.000 50.000

1.2 PROTEO PARA OS PS

Botina de segurana

Equipamento utilizado para minimizar as conseqncias de contatos com partes energizadas, as botinas so selecionadas conforme o nvel de tenso de isolao e aplicabilidade (trabalhos em linhas energizadas ou no). Protegem os membros inferiores contra queda de objetos, principalmente os objetos cortantes de perfurantes. Deve ser utilizada em trabalhos em locais que ofeream riscos de origem mecnica, como quedas de objetos sobre os ps (canos, pedras, peas e ferramentas), contato dos ps com materiais abrasivos, cortantes e perfurantes (pregos, vidros, tocos, agulhas, entre outros). Impermeveis, devem ser caladas sobre meias de algodo de cano longo, para evitar atrito com os ps, tornozelos e canela. As bocas da cala do EPI sempre devem estar para fora do cano das botas, a fim de impedir o escorrimento do produto txico para o interior do calado. Devem ser acondicionadas em local apropriado, perder suas caractersticas de isolao. para no

Para conservao, limpar com pano mido e engraxar sempre que necessrio.

1.6 Proteao contra Quedas

Cinturo de segurana Todas as pessoas envolvidas na execuo de um trabalho em altura, com risco de queda, devero portar e prender o cinto de segurana, mesmo que existam outros meios de proteo coletiva, como redes, por exemplo; sendo obrigatrio em trabalhos acima de 2 metros de altura.

Podem ser basicamente de dois tipos: os abdominais e de trs pontos (pra-quedista). Para servios de eletricidade em redes de distribuio, o modelo indicado o tipo abdominal com talabarte de nylon e sinalizao interna de limite.

Para o tipo pra-quedista, podem ser utilizadas travaquedas instaladas em cabos de ao ou cabo flexvel fixado a estruturas a serem escaladas. Mesmo com o uso de cinto de segurana, os trabalhos em altura devero ser feitos na companhia de outras pessoas (no trabalhar sozinho), para socorrer em casos de emergncias. Verifique a todos os instantes se os pontos de fixao do cinto e do cabo de ao que o sustenta esto bem firmes. Verifique ainda, se os engates podem ser feitos sem perigo. A corda que sai do cinto de segurana deve ter um tamanho tal que no permita uma queda livre superior a 1 metro, a menos que a pessoa esteja usando um dispositivo travaquedas.

Antes de iniciar um trabalho em altura, dever ser estudada uma ou mais formas seguras para se prender o cinto de segurana. Se no houver uma opo melhor, dever ser esticado um cabo de ao de dimenses adequadas (mnimo de 3/16 ) para que permita a fixao do cinto e/ou a locomoo do usurio; Sob nenhuma hiptese devero ser usadas cordas de fibras naturais ou sintticas para prender o cinto ou para deslocamentos em alturas;

Nos deslocamentos verticais sem proteo por guarda corpo, dever ser usada um dispositivo trava-quedas conectado ao cinto de segurana; Durante a montagem e desmontagem de andaimes dever ser usado o cinto de segurana. Os trabalhos feitos sobre andaimes tambm devero prever o uso do cinto.

1.7 LEGISLAO ESPECFICA

A Consolidao das Leis do Trabalho artigos especficos sobre os EPI:

CLT

apresenta

Artigo 166 A empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, os Equipamentos de Proteo Individual adequados ao risco e em perfeito estado de conservao e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes e danos sade dos empregados. Artigo 167 O EPI s poder ser posto venda ou utilizado com a indicao do Certificado de Aprovao do Ministrio do Trabalho. A Norma Regulamentadora n. 6, ao tratar dos equipamentos de proteo individual, estabelece as obrigaes do empregador: Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade; Exigir seu uso; Fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho; Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservao; Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; Responsabilizar-se peridica; pela higienizao e e manuteno Emprego)

Comunicar ao MTE (Ministrio do qualquer irregularidade observada. Quanto ao EPI, o empregado dever:

Trabalho

Us-lo apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se por sua guarda e conservao; Comunicar ao empregador imprprio para uso. qualquer alterao que o torne

OBSERVAO: O artigo da CLT dispe: Constitui ato faltoso do empregado a recusa do uso do EPI.

2. Equipamento de Proteo Coletiva


Em todos os servios executados em instalaes eltricas devem ser previstas e adotadas prioritariamente medidas de proteo coletiva para garantir a segurana e a sade dos trabalhadores. As medidas de proteo compreendem prioritariamente a desenergizao eltrica e, na sua impossibilidade, o emprego de tenso de segurana, conforme estabelece a NR10. Essas medidas visam proteo no s de trabalhadores envolvidos com a atividade principal que ser executada a que gerou o risco, como tambm proteo de outros funcionrios que possam executar atividades paralelas nas redondezas ou at de passantes, cujo percurso pode lev-los exposio ao risco existente. A seguir sero descritos alguns equipamentos e sistemas de proteo coletiva usada nas instalaes eltricas:

2.1 Conjunto de Aterramento

Equipamento destinado a execuo de aterramento temporrio, visando equipotencializao e proteo pessoal contra energizao devida do circuito em interveno.

2.2 Tapetes de Borracha Isolante Acessrio utilizado principalmente em subestaes, sendo aplicado na execuo da isolao contra contatos indiretos, minimizando assim as conseqncias por uma falha de isolao nos equipamentos.

2.3 BANQUETA ISOLANTE

Finalidade Isolar o operador do solo durante operao do equipamento guindauto, em regime de linha energizada.

2.4 cones e bandeiras de sinalizao Materiais destinados a fazer a isolao de uma rea onde estejam sendo executadas intervenes.

2.4.1 Fita Zebrada para sinalizao:

Caractersticas: Fita plstica colorida em polietileno, com listras amarela e preta intercaladas. Utilizada interna e externamente na sinalizao, interdio, balizamento ou demarcaes em geral, por indstrias, construtoras, transportes, rgos pblicos ou empresas que realizam trabalhos externos. Leves, resistentes, dobrveis e de fcil instalao, so fornecidas em rolo de 200 metros de comprimento e 70 mm de largura, podendo ser afixadas em cones e trips.

Cores: amarelo / preto.

2.4.2 Cone em PVC para sinalizao: Caractersticas: utilizados para sinalizar, isolar, balizar ou interditar reas de trfego ou servios com extrema rapidez e eficincia. Fornecido em polietileno / PVC ou borracha, so altamente durveis e resistentes a intempries e maus tratos. Cores: amarelo / preto ou branco / laranja. Dimenses: altura de 50 cm ou 75 cm.

2.4.3 Correntes para sinalizao em ABS: Caractersticas: Correntes de sinalizao e isolamento em plstico ABS de alta durabilidade, resistncia mecnica e contra altas temperaturas. Excelente para uso externo, no perdendo cor ou descascando com a ao de intempries. Fabricados nos tamanhos pequenos e grandes, nas cores amarelas, preta, ou as duas cores mescladas. Indicada para uso na construo como isolamento e sinalizao.

2.5 Placas de Sinalizao So utilizadas para sinalizar perigos (perigo de vida, etc.) e situaes dos equipamentos (equipamentos energizados, no manobre este equipamento sob carga, etc.), visando assim proteo de pessoas que estiverem trabalhando no circuito e de pessoas que venham a manobrar os sistemas eltricos.

2.5.1 Sinalizao de Segurana A sinalizao de segurana tem por objetivo identificar, atravs das cores, os equipamentos de segurana, delimitaes de reas, identificao das canalizaes empregadas nas indstrias para a conduo de lquidos e gases, advertindo contra riscos de acidente.

VERMELHO: usado para distinguir equipamentos de proteo e combate incndio.

AMARELO: Em canalizaes, utilizado gases no liqefeito. Ex.: Nitrognio.

para

identificar

PRETO: empregado em passarelas e corredores de circulao, por meio de faixa, reas destinadas armazenagem etc.

BRANCO: empregado para indicar as canalizaes de inflamveis e combustveis de alta viscosidade. Ex.: leo lubrificante etc.

AZUL: empregado em canalizaes de ar comprimido, para indicar cuidado.

VERDE: a cor que caracteriza segurana. Empregado para identificar canalizaes de gua, chuveiro de emergncias armrios de EPI etc.

LARANJA: empregado para identificar canalizaes cidos, partes mveis de mquinas e equipamentos etc.

de

CINZA CLARO: Usado para identificar canalizaes em vcuo.

CINZA CHUMBO: Usado para identificar eletrodutos.

MARROM: Pode ser adotadas a critrio da empresa, para identificar qualquer fludo no identificvel pelas demais cores.

2.6 Bloqueio de Energia

Para todo servio em equipamentos fixos com acionamento eltrico, que exige que este esteja parado, seja executado pela manuteno ou pela operao, da empresa ou contratada, dever ser preenchido o Carto de Bloqueio de equipamento.

A superviso do BLOQUEIO circuito de cadeado ser

de manuteno ser a responsvel pela execuo DO EQUIPAMENTO, isto : o desligamento do fora e colocao do carto de bloqueio e do executado apenas pelo eletricista habilitado.

Cada superviso de manuteno e operao dever designar e treinar aqueles que so responsveis pelo bloqueio de equipamentos. O responsvel pelo bloqueio de equipamento dever presenciar o desligamento e teste de bloqueio, e segurar consigo o canhoto do carto de bloqueio e a chave do cadeado que fecha o painel eltrico do equipamento bloqueado, at o trmino do servio. O eletricista responsvel pela execuo do bloqueio de equipamento dever exigir o Carto de Bloqueio devidamente preenchido e a presena do responsvel pelo bloqueio.

2.6.1 Cartes de Identificao de Bloqueio

Facilite a comunicao e evite acidentes identificando e informando corretamente o responsvel pelo bloqueio.

Bloqueio e etiquetagem Como utilizar:

Cada etiqueta do bloqueio individual, isto , apenas o prprio usurio que colocou a etiqueta que pode remov-la ao final do servios. O responsvel dever afixar a sua etiqueta no equipamento bloqueado; As etiquetas devem ser afixadas diretamente na fonte de energia que deve ser bloqueada (chave eltrica, seccionadora, disjuntos, vlvulas, cilindros pneumticos, hidrulicos, etc.); A simples remoo de fusveis, botes ou manolas no constituem um bloqueio adequado de energia, antes de concludas a etiquetagem e o bloqueio, o equipamento deve ser testado para verificar se esto adequadamente isoladas as fontes de energia; O bloqueio somente ser assegurado pela utilizao de cadeado, e a chave do cadeado ficar com o responsvel pelo servio at o trmino do mesmo; Os bloqueios a serem efetuados devem estar previstos e identificados nas APRs e PTs.

2.6.2 TRAVAMENTO

O padro de norma internacional OSHA Lockout/Tagout (29 CRF 1910.147) requer que todas as fontes de energias perigosas sejam desligadas e travadas enquanto um equipamento seja reparado, limpado ou receba manuteno. Este deve ser colocado em estado zero de energia para que no ocorra nenhum acidente. Para tanto, deve-se seguir atentamente os quatro passos que seguem:

1 PASSO: DESENVOLVER UM PROGRAMA POR ESCRITO Este passo o mais demorado e ignorado com freqncia. Tambm o item citado com mais freqncia entre as violaes da norma OSHA, que acarretam em multas altas.

2 PASSO: CRIAR PROCEDIMENTOS DE BLOQUEIOS ESPECFICOS POR EQUIPAMENTO Todo equipamento de bloqueio deve Ter um procedimento de bloqueio passo a passo. Os procedimentos de bloqueios devem incluir instrues e uma metodologia para:

Isolamento de energia em todos os pontos que controlam o equipamento; Liberao de energia armazenada; Verificao do estado zero de energia em cada ponto de controle.

3 PASSO: TREINAMENTO DOS FUNCIONRIOS Tanto os funcionrios afetados quanto os autorizados devem ser treinados nos procedimentos especficos de controle de energias estabelecidos pela empresa. A verificao de treinamentos exigida pela OSHA e outros rgos certificadores. 4 PASSO: IMPLEMENTAO DO PROGRAMA Aplique ou anexe cada procedimento equipamentos a serem bloqueados; de bloqueio nos

Utilize cadeados com caractersticas ESPECIAIS para este tipo de aplicao; Fontes de energia comum incluem gs, vapor, lquido, eletricidade, pneumticos, hidrulica e gravidade. Preparese para isolar e verificar se tudo est sob controle.

You might also like