You are on page 1of 15

O PARQUE NO DESENHO URBANO PARKS AND URBAN DESIGN

Miranda Martinelli Magnoli Professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo (FAUUSP). E-mail: mmemm@uol.com.br

FUNDAMENTOS

Miranda Martinelli Magnoli

RESUMO
Os parques urbanos so inseridos na urbanizao como parte dos espaos livres de edificao. Sob esse aspecto, sua distribuio nas vrias escalas de urbanizao parte de um projeto da sociedade sobre sua cidade como um todo. Por outro lado, o desenho do espao em si pode ser lido em face dos contextos em que so implantados como parte dos mecanismos de controle social. So levantados sucintamente estes aspectos para receber contribuies em rea que consideramos de intensa implicao no desenho urbano. Palavras-chave: Parque, desenho urbano, espao livre.

ABSTRACT
The urban parks take part of the urban open spaces system and their existence depends on the social decisions. This paper focuses the insertion of the modern parks in the Brazilian modern city. Key words: Park, urban design, and open space.

200

Paisagem Ambiente: ensaios - n. 21 - So Paulo - p. 199 - 214 - 2006

O Parque no Desenho Urbano

O PARQUE NO DESENHO URBANO PARKS AND URBAN DESIGN

Introduo Os parques pblicos so, inicialmente (1789), propostos em Munich como espaos de recreao pblica. Tira-se partido, na maior parte dos espaos, de fortificaes em desuso. Com a acepo atual de reas especificamente reservadas para utilizao pela populao, so desenvolvidos, no sculo XIX, por desenhos em reas da Coroa Britnica (St. James Park e Regents Park/1828). O primeiro sistema de parques desenhado para Paris no teve como critrio fundamental a utilizao pela populao. em Nova York, com o Central Park, que se implanta o maior parque pblico que seria desenhado com critrio, na poca, julgado de necessidade da populao urbana.

Fotos 1 e 2: Vistas gerais Regents Park, Londres Crdito: Josefina Capitani, 2001

Foto 2

201

Paisagem Ambiente: ensaios - n. 21 - So Paulo - p. 199 - 214 - 2006

Miranda Martinelli Magnoli

Foto 3: Vistas gerais Central Park, Nova York Crdito: Silvio Macedo, 2004

Setores especiais dos espaos livres de edificao so ainda entre ns vistos de maneira superficial, como quantidades de solo, como suporte da flora ou como pulmes da cidade. Fragmentados quer no complexo espacial quer no das polticas urbanas e culturais so relegados como aspectos complementares, de sofisticao e suprfluos, como base para o esplendor de objetos arquitetnicos. No entanto, com forte peso na configurao de modelo urbano, so, freqentemente, descontinuidades fsicas inadequadas no tecido urbano ou na polinucleao global. Localizaes de distribuio de carncias e de excessos, no mnimo, por falta de globalizao e simultnea especificidade da questo. Porm, os parques so efeitos; o processo no parece to linear de causa e efeito, aceito o espao como instncia da sociedade (Milton Santos). Os Parques Urbanos So Parte do Sistema de Espaos Livres de Edificaes O espao livre aqui entendido como todo espao (e luz) nas reas urbanas e em seu entorno, no-coberto por edifcios. A amplitude que se pretende diz respeito ao espao e no somente ao solo e a gua, no-cobertos por edifcios; tambm diz respeito aos espaos que esto ao redor, na aurola da urbanizao, e no somente internos, entre tecidos urbanos1. Por esse entendimento de espao livre (todo solo e toda gua no-cobertos por edifcios) o vnculo do espao fundamentalmente de localizao em relao aos edifcios, isto , para com as pessoas que os ocupam, em circulao ou em permanncia. O enfoque de espao livre enquanto objeto de desenho s relevante desde que analisado em face das atividades e necessidades do homem urbano.
202

A definio e o enfoque de espao livre faz com que seja secundria a questo da quantidade de espaos livres (quanto-indces); transforma, porm, a importncia relativa a onde esto os espaos livres e, repetimos, articula o onde com as permeabilidades dos edifcios e da urbanizao (quando se interpretar a questo) nas diversas escalas desde o bairro, conjunto de bairros (distritos), ncleos urbanos, metrpoles, sub-regies, regies (Ver Figuras 1a e 1b).

Paisagem Ambiente: ensaios - n. 21 - So Paulo - p. 199 - 214 - 2006

O Parque no Desenho Urbano

Figura 1a: Representando as edificaes em quadrados escuros sobre o espao livre; em cinza observa-se que a quantidade a mesma para qualquer arranjo; o que altera a distribuio vinculada a outras morfologias

Figura 1b: Representando a urbanizao e o espao exterior, volta-se a observar a variao da distribuio com a mesma quantidade. O segundo exemplo mostra maior adensamento com acrscimo de espao livre. A distribuio do espao livre tem implicaes com a concentrao ou as polinucleaes

Crditos: Miranda Magnoli

Assim sendo, o espao livre de edificaes e de urbanizao constitui-se em um contnuo cuja distribuio deve ser tal, que propicie o enriquecimento das atividades do homem urbano, na medida em que, visto em sua globalidade, a difcil e abstrata polmica da quantificao passa a ser um falso problema, pois a quantidade constante em seu todo; o que varia a distribuio e a conFIGURAo dessa distribuio nas diversas escalas da urbanizao. A apropriao dos espaos pelo homem para suas necessidades e atividades criada em mbitos locais, setoriais, urbanos, metropolitanos, sub-regionais e regionais em funo da proximidade espacial. A proximidade espacial, movimento, exige permeabilidade entre os espaos por meios diversificados e amplos de locomoo. A distribuio de espaos livres para serem apropriados pelo homem (sistema de parques) fica vinculada s maneiras de acessos disponveis em cada uma das escalas de urbanizao, e freqncia dos usurios. Freqncia, utilizao, apropriao em sentido amplo diz respeito durao e periodicidade de tempo disponvel. Isso conduz esquematicamente (e ainda grosseiramente) a usos dirios, semanais, de feriados, de frias curtas ou prolongadas. pela relao entre o uso dirio e a durao reduzida que se pode observar que so espaos os quais devem estar prximos da habitao, de nvel local. Para atividades de longa durao, o tempo de acesso passa a ter pequena interferncia, permitindo localizaes regionais. H toda uma gama de diversificao de distribuio espacial que fica inserida entre os dois extremos e funo da freqncia dos usurios e da localizao e facilidades de acesso. Outro o caso em que no diagnstico das capacidades do meio fsico, alm de indicar-se os pontos crticos de impacto (funo de localizao e de eliminao de resduos), os subsdios para diretrizes de atividades ao ar livre, enfatizam-se locais de potencial natural disponvel para utilizao. Nesse caso, mesmo com curta durao, ser o caso de propiciar acessos a essas localizaes. O mesmo se d em atividades que exigem localizaes especficas diante de requisitos topogrficos, climticos ou geogrficos. O atendimento do cidado nas vrias escalas de urbanizao e a diversidade de apropriao em atividades variadas, diversificadas, especficas ou no, ativas ou passivas, para todos os cidados, em idade, sexo, isolados ou em grupos, leva distribuio de espaos diversificados no interior, na periferia e no exterior da mancha urbana. Diversificados em configurao, em acessibilidade, em desenho, em manuteno.
203

Paisagem Ambiente: ensaios - n. 21 - So Paulo - p. 199 - 214 - 2006

Miranda Martinelli Magnoli

Espaos livres de edificaes ou de urbanizao so pressupostamente os mais acessveis por todos os cidados; os mais apropriveis perante as oportunidades de maior autonomia de indivduos e grupos; os que se apresentam com mais chance de controle pela sociedade como um todo, j que abertos, expostos, acessveis; enfim, aqueles os quais podem ser os mais democrticos possveis, enquanto significado intrnseco da expresso espao urbano. No entanto, h um vnculo estrito entre esse ideal sociopoltico-cultural incorporado aos espaos livres e a descontinuidade fsica dos tecidos urbanos (ao mbito interno dos assentamentos) e das vrias partes de um organismo urbano polinucleado (ao redor dos vrios ncleos). Essas descontinuidades fsicas so os espaos livres. Entretanto, essas descontinuidades fsicas se constituem muito freqentemente em barreiras de espaos livres no apropriados surgem como cunhas rompendo a continuidade de assentamentos que constituem, de fato, um nico sistema scio-espacial no cotidiano de seus habitantes2. Levantamos que a questo de desenho, central est na distribuio dos espaos livres; na conFIGURAo global do sistema de espaos livres. E, nessa conFIGURAo global est implcita, de acordo com a definio e o enfoque inicial de espaos livres, a distribuio da diversidade de atividades humanas em espaos fechados (desenho da cidade e desenho dos edifcios). No desenho de cada uma dessas figuras ou no arranjo da interao entre elas est a contradio, e no propriamente na existncia de espaos livres que tm, no mnimo, de permitir acesso, luz e ar s edificaes (alm de vistas, circulao, permanncia, apoio a servios locais e urbanos, espaos para vida ao ar livre, apoio para infraestrutura e reserva para usos urbanos futuros). O que acontece que a distribuio dos espaos livres exerce forte influncia no modelo de urbanizao. Os Parques So Parte dos Mecanismos de Controle Social Em um pequeno e interessante artigo escrito por Cranz3 sobre as mudanas dos papis dos parques urbanos, traa-se uma evoluo do movimento americano de parques desde meados do sculo XIX. Periodiza essa evoluo em quatro etapas (1850-1900/1900 a 1930/1930 a 1965/1965 em diante) correspondentes a programas e desenho dos parques. Para cada um dos modelos o desenho faz uso dos mesmos elementos gua, rvores, flores, caminhos, vedos, esculturas, edificaes mas em combinaes distintas e com diferentes predominncias. Indica especficas metas sociais a atingir; diferentes so as maneiras de elaborar os mesmos elementos; a cada modelo corresponde uma inteno de contribuir para a soluo de problemas decorrentes das transformaes iniciadas pelos processos de industrializao e urbanizao. O pleasure garden (de 1850 a 1900), caracterizado pelos trabalhos de Olmsted4, o parque constitudo por amplo espao (centenas de hectares), alternado em modelados suaves de pradarias e plcidas e extensas guas que serpenteiam entre as colinas onduladas. As guas refletem largas faixas de cu e massas de rvores de poucos tipos distribudas, criando diferentes seqncias de espaos sinuosos com caminhos ondulados elaborados para buclicos passeios concebidos de forma a sequer o trfego de carruagens do parque desviar a ateno da atmosfera pastoral criada. o cenrio idealizado do campo. Flores so evitadas, pois lembram a mo do homem, a no ser como grandes campos silvestres; edifcios reduzidos ao mximo e envolvidos entre prgolas e vedos em pedras rsticas; esculturas tambm so evitadas, assim como equipamentos de iluminao; quando necessrios, foram depostos do visual de observador. O caminho sinuoso, com separao de veculos e pedestres, a caracterstica sistematicamente utilizada no modelo do perodo, como contraponto rgida malha ortogonal da cidade; como os equipamentos para luz a gs, alm de produtos manufaturados, iluminam as ruas da cidade e associam as edificaes cidade. A malha urbana, finita e fechada descortina-se em uma experincia de infinito nos reflexos de cu, na placidez das extensas guas. Nenhum movimento mais dinmico nas guas sem rudos, nenhum contraste mais significativo na vegetao, nenhum detalhe a enfatizar observaes mais reduzidas. A amplitude procurada em todos os nveis de

204

Paisagem Ambiente: ensaios - n. 21 - So Paulo - p. 199 - 214 - 2006

O Parque no Desenho Urbano

Figuras 2a, 2b, 2c e 2d: Os bairros com ndices altos de espaos livres particulares (Z1) aumentam sensivelmente a extenso da urbanizao. Alguns desses bairros (entre 5 e 50 hab./ha) ocupam extenso maior que parques setoriais ou metropolitanos. Em So Paulo a totalidade desses bairros superior totalidade dos parques pblicos Crditos: Miranda Magnoli

205

Paisagem Ambiente: ensaios - n. 21 - So Paulo - p. 199 - 214 - 2006

Miranda Martinelli Magnoli

Figura 3 Freqentemente os parques esto distribudos em tecidos em que alta a taxa de espaos livres particulares (situados em Z1e Z8 nos anos 1980), ocupados preponderantemente por uma populao que no faz uso dos parques. Levantamento executado tambm indica que a populao que habita em situaes mais carentes no dispe de transporte coletivo acessvel aos parques Crdito: Miranda Magnoli

experincias; a iluso buclica transposta alm do permetro fsico do parque pela extenso da continuidade campestre, que, necessariamente, o entorno desse espao. So parques localizados alm da periferia da cidade para aonde famlias e grupos organizados pelas associaes religiosas e protetoras da moral e dos bons costumes so levados semanalmente para passear, andar de barco, alugar carruagens, ouvir concertos, fazer piqueniques.

Foto 4: Vistas gerais Central Park, Nova York Crdito: Silvio Macedo, 2005

Foto 5: Vistas gerais Prospect Park, Nova York Crdito: Silvio Macedo, 2001

206

Paisagem Ambiente: ensaios - n. 21 - So Paulo - p. 199 - 214 - 2006

O Parque no Desenho Urbano

Figura 4 A existncia de vrios clubes pode dar a impresso de disponibilidade de espaos recreacionais. Porm, restrita a acessibilidade a esses equipamentos perante as condies de ingresso; os preos dos ttulos e as taxas mensais de manuteno marginalizam a maior parte da populao; outros poucos, pblicos, so restritos a grupos (ex.: centros de campi) Crdito: Miranda Magnoli

As atividades, sempre em contraste com a rotina urbana, no requerem participao, que poderia ocorrer no trabalho e na produo e voltam-se para experincias marcadamente contemplativas, passivas; sequer atividades artesanais, similares produo manufatureira, so aceitas; assim, exerccios mais exigentes em esforos fsicos ou em repetio, memorizao e sistematizao. Em um ambiente para grupos e atividades familiares, so enaltecidas e desencorajadas as formas de comportamento consideradas adequadas e inadequadas. proscrito o alcoolismo, marginalizados a prostituio, jogos de azar e outras manifestaes consideradas da cultura popular e da baixa condio cultural e moral dos imigrantes. As vrias classes sociais no campo so nitidamente separadas em todos os aspectos; nas cidades, o discurso democrtico mantido como aspirao que no deve ser arranhada pela urbanizao e industrializao. O parque oferece um espao de interao, visual, das vrias classes. So parques localizados alm das periferias das cidades; vistos e divulgados como verdadeiros pulmes a serem oferecidos semanalmente as expanses em extenso e os prolongados horrios de trabalho j no permitiam a proximidade espacial diria com o campo, com os espaos naturais que permitiam diminuir os rigores e agruras da industrializao americana da poca. Como elemento definitivo para a implantao desses novos espaos da urbanizao pesaram as epidemias as quais, anualmente, assolavam as cidades e particularmente as reas concentradas no vero. O Central Park foi o antdoto epidemia de clera que grassou em Nova York em 1852. So atuais duas correntes de pensamento que, fundamentalmente, elaboram: O programa, mais do que dar alvio ao trabalhador exausto, procurava estimular uma parte relegada da mente humana: aquela da percepo do espao, das formas, da apreciao artstica ao invs da lgica, da racionalizao (analogia ao modelo de atividades dos hemisfrios direito e esquerdo nos crebros humanos);
207

Paisagem Ambiente: ensaios - n. 21 - So Paulo - p. 199 - 214 - 2006

Miranda Martinelli Magnoli

esses parques seriam um freio ao perigo visto pelas elites morais em relao aos ideais morais de difcil controle nas cidades. Enriquecendo com negcios urbanos, teriam preferido viver no campo: finos e educados fazendeiros. Os imigrantes rurais no perodo, freqentemente, idealizaram a cidade como o lugar de animao, de importncia ao annimo, de luzes, sons, liberdades maiores que nas comunidades agrcolas e, como subsdio bsico, de oportunidade de salrios em dinheiro e no mais em moradia, alimentao e eventuais espcies. Fica a questo: onde e como seriam esses espaos, se pretendessem expressar a arao e as esperanas depositadas nas cidades? O perodo subseqente, de 1900 a 1930, o de maiores transformaes na evoluo dos parques: o do reform park ou tambm playground period. Dois so os aspectos que o fundamentam na necessidade de mudanas: playgrounds e espaos locais. Passam a internalizar-se no urbano, construindo reas para as crianas. Em pouco tempo a aspirao estendida e implantada para todas as faixas etrias em organizaes programadas e supervisionadas por idades e sexos. decorrncia bvia que os espaos sejam reduzidos, j que prximos s habitaes e aos locais de trabalho. Tambm, totalmente ocupados em caixa de areias para brinquedos, exerccios fsicos e classes e ensinamentos subsidirios de higiene, sade, alguma profissionalizao e naturalizao americana para os imigrantes. Os edifcios ocupam boa parte do espao (visto que reduzido) para permitir esse tipo de programao a qual se desenvolve alm trabalho, para todas as idades ocupadas na indstria. Ginsticas, atividades esportivas, representaes teatrais sempre de fundo histrico relacionado criao da nao americana, so parte da educao de orgulho cvico o qual os vrios lderes de grupos, idades e sexos impem. A morfologia urbana tem aparncia contnua com o aspecto das fbricas, das habitaes, do comrcio prolongando-se em alguns dos tantos espaos previstos para atividades programadas. desse perodo a ciso entre os grupos ainda ligados idia do parque do outro perodo e esse setor que se classifica ligado recreao. a discusso ainda comum entre ns, entre recreao ativa e passiva: uma seria para participao e outra para apreciao! O comeo do sculo indicativo do aparecimento de vrios diferentes movimentos sociais em todo o mundo. As elites empresariais e filantrpicas ao orientarem, com a competncia que se assumiam, as necessidades das classes

Foto 6: Vista area Represa Guarapiranga Crdito: Silvio Macedo, 2005

208

Figura 5 As reas de reservatrios da infra-estrutura metropolitana, bem como reservas florestais no tm sido propostas para apropriao pela populao. A polivalncia de usos possvel e adequada em relao urbanizao, desde que caracterizadas as restries na gesto do projeto, implantao e utilizao (Represa Mairipor) Leonardo Coelho, 2006

Paisagem Ambiente: ensaios - n. 21 - So Paulo - p. 199 - 214 - 2006

O Parque no Desenho Urbano

trabalhadoras, indicavam a aceitao e racionalizao concreta e objetiva da cultura industrial dentro das normas, regulamentos e valores das leis anglo-saxnicas. uma pergunta que o autor dos estudos faz a si mesmo: como seria o urbano e o desenho dos espaos, se viesse tona a mquina poltica da poca, os favoritismos e as manipulaes das elites e se o trabalhador pudesse distribuir as cervejarias que almejava e as organizaes por grupos tnicos, raciais e minoritrios os quais germinavam entre eles? As transformaes posteriores Primeira Guerra Mundial, os movimentos dos trabalhadores da dcada de 1920 convergem para a institucionalizao da recreao como funo do poder municipal que se estabelece por volta de 1930. usada para o perodo de 1930 a 1965 a expresso recreao, alis recreation facility significando a distribuio assegurada para todos, em mbito nacional, no cotidiano, em eventos, jornadas, em tal porte, que se passa aplicar a execuo e implantao seriada e multiplicada de estdios, grandes piscinas, quadras, arquibancadas e painis de jogos e esportes. So programados eventos esportivos de massa, desportes em grupos grandes. macia a participao na recreao considerada ativa. Com a evoluo, as propostas se refinam para os deficientes fsicos, para os idosos, os cegos, os aposentados. A padronizao se estende em todos os locais, em toda a nao, em todas as propostas. Nas crises da Depresso e da Segunda Guerra Mundial esses parques assumiam boa parte da sustentao moral oferecida pelos rgos federais, como demonstrao de progresso, liberdade e democracia. um perodo de grande aumento da classe mdia profissional e de uma classe que se sente participante dos grupos decisrios, uma classe nova entre os proprietrios e os trabalhadores: a administrao eficiente e sua capacidade quanto aos servios para a comunidade so os aspectos principais a regerem as questes de classe. No aspecto da urbanizao, esta se estende em amplas reas de baixa densidade, habitaes unifamiliares na periferia da cidade entre gramados contnuos e entre edificaes: procura-se um estilo de vida ligado ao rural, habitando-se na periferia e trabalhando-se na cidade. Na cidade, em espaos concentrados, o poder pblico deveria oferecer para os habitantes urbanos as facilidades que estariam nas periferias como estrutura de vizinhana, a qual seria propiciada pelos espaos de interao entre as casas. Os estudos urbansticos do ps-guerra, especialmente ingleses, e o racionalismo na arquitetura distribuam pelo mundo ndices de reas verdes classificadas em playlots, playgrounds, playfields e outros, de forma similar s casas, escolas, hospitais, comrcio, setores industriais e sistemas de trnsito. A correta hierarquizao e a distribuio sistematicamente planejada nas cartografias, desde a escala local at a nacional, faria com que os parques contribussem com todos os requisitos tcnicos para uma sociedade justa, equilibrada, harmoniosa, ordenada. Talvez feliz, tambm. De 1965 a 1986 as modificaes so intensas e extensas. A cidade essencialmente vista como toda ela, em ruas, largos, praas, parques, a ser assumida como um espao de vida diversificada, heterognea, que espera poder inebriar-se em revitalizaes mais duradouras ou transitrias e eventuais. Os fenmenos da automao, do contnuo acrscimo do lazer so de difcil integrao com a deteriorao e vandalizao em equipamentos coletivos e largas reas das zonas centrais. Essa evoluo no a nossa. A nossa est para ser estudada, refletida, debatida, elaborada. Uma srie de circunstncias da sociedade do pas mais rico do planeta e do excepcional desenvolvimento do paisagismo americano, na prtica, nas instituies acadmicas e no poder pblico, faz com que diversos sejam os aspectos nos quais nos cabe um pensamento mais cuidadoso e abrangente. No mnimo e, preliminarmente, podemos observar que a conFIGURAo, a conFORMAo na histria dos parques reflete, mais do que se quer pensar, intenes sociais imediatas em uma atitude e filosofia subjacentes em relao ao fenmeno urbano. Os modelos, em sua seqncia, vo se sobrepondo por partes em espao e em tempo nem sempre transparentes em diferentes contextos e diferentes populaes.

209

Paisagem Ambiente: ensaios - n. 21 - So Paulo - p. 199 - 214 - 2006

Miranda Martinelli Magnoli

Nossos espaos e nossas cidades no constituem o resultado de um processo homogneo em uma cadeia histrica, que possa amalgamar o povo, a nao, o Estado. No podem ser vistos como um acomodamento de instituies que visem participao plena de todos os cidados na conduo de seus desgnios para os ambientes de vida. As observaes as quais iniciamos5 so ainda muito preliminares e contm grandes lacunas. Limitam-se, no momento, a levantamentos de carter espacial nos vrios nveis escalares da regio metropolitana de So Paulo insuficientes at nos levantamentos para as explicaes dos modelos urbanos, para indivi dualizar as separaes entre atividades fsicas, manuais e as intelectuais, artsticas, espirituais independentes; no conseguem revelar idias, regras, valores, normas daqueles que teriam a competncia para essas decises; ficam a dever na compreenso das expresses, das exteriorizaes, nas formas concretas com que a cultura se manifesta; as formas de convvio em espaos de presena humana diversificada, de carter desigual, heterogneo, plural, no emergem facilmente pelos cdigos representados na linguagem do tratamento do espao. Por outro lado, so mltiplas as situaes que devero ser estudadas por ns todos; no creio que possamos nos valer de alguns poucos processos urbanos e da generalizar. A populao do pas no pode ser vista de forma homognea s por causa da lngua, do futebol e alguns outros poucos hbitos comuns. So inmeros os modos de vida, as expresses culturais vigentes, as tradies, os interesses, as representaes; a unificao por uma sntese geral que , no mnimo, problemtica. O papel do Estado , no mnimo, controverso, especialmente na constituio da Nao. Esses espaos urbanos, enquanto parte de expresso cultural das culturas sociais, envolvem as capacidades das sociedades para transformar as situaes existentes em situaes com o sentido do novo; para um campo de aes e pensamentos que ultrapassem experincias, desequilibrem, reinventem modos estabelecidos de ver, ouvir, pensar sem padronizao, massificao, simplificao, repetio. So formas diferenciadas as quais, possivelmente, surgiro por meio de grupos, comunidades, lugares, tempos, espaos e contedos. Procuramos imaginar que talvez alguns pontos possam ter despertado algum interesse e empenho para questes que tm sido consideradas uma espcie de luxo, de suprfluo, alheia s coisas srias.

210
Foto 7 Parque da Independncia, desenho da dcada de 1940 Crdito: Silvio Soares Macedo

Paisagem Ambiente: ensaios - n. 21 - So Paulo - p. 199 - 214 - 2006

O Parque no Desenho Urbano

Fotos 8a e 8b Parque da Aclimao, adaptado na dcada de 1960 Crdito: Josefina Capitani

Fotos 9a e 9b Parque Vila dos Remdios, executado nos anos 1970 Crdito: Srgio Ortiz, 2003

211

Paisagem Ambiente: ensaios - n. 21 - So Paulo - p. 199 - 214 - 2006

Miranda Martinelli Magnoli

Parque Ecolgico do Tiet dos anos 1980 Foto 10 Ncleo Tambor Crdito: Luciana Mantovani

Foto 11 Ncleo Cangaba Crdito: Silvio Soares Macedo

Notas
(1) TANKEL, Stanley. La importancia del espacio libre en si modelo urbano. In: WINGO, Lowdon. Ciudades y espacio, el uso futuro del suelo urbano. Barcelona: OIKOS-TAU, 1976. (Coleccin de Urbanismo). (2) HOLANDA, Frederico de. Arquitetura como estruturao social. In: FARRET et al. O espao da cidade Contribuio anlise urbana. So Paulo: Projeto, 1985. (3) CRANZ, Galen. Changing roles of urban parks From pleasure garden to open space. Landscape, n. 2, 1978. (4) Referimo-nos a Frederick Law Olmsted, considerado o pai do paisagismo americano. Nasce em Connecticut, em 1822, e durante os 81 anos de vida exerceu vrias profisses que contriburam para sua compreenso da poca; em sua atividade de arquiteto paisagista, que ele criou nos EUA, procurou transferir para os projetos suas metas para as necessidades urbanas. Cresceu no campo, viajou China em 1846 e em 1850 Inglaterra; nessa viagem ficou vivamente impressionado com a vida rural inglesa e com a paisagem do parque natural ingls. Em 1858 ganha, com Calvert Vaux, o concurso para o projeto do maior parque de Nova York: o Central Park, hoje bastante transformado internamente, mais ainda se podendo notar caractersticas essenciais. O sucesso desse trabalho levou a vrios outros em Nova York, Chicago, Boston, Albany, Buffalo, Rochester, San Francisco, Newark, Philadelphia, Montreal, Detroit, Hartford, Trenton, Louisville, Milwakee e Kansas City. So parques, novos bairros, exposies mundiais, reas institucionais, campi universitrios, reas de preservao e sistema de parques. tambm devida a Olmsted a difuso dos parques nacionais e a criao do parque nacional de Yosemite Valley. Para a poca, a viso de Olmsted de largo espectro e flego, especialmente quando analisada em confronto com os moldes europeus. decorrncia da contribuio de Olmsted, na viso global dos espaos do territrio e na compreenso da paisagem como interao entre os processos do meio fsico e dos processos da interveno antrfica, o surgimento da arquitetura paisagstica como rea disciplinar criada, inicialmente, na Universidade de Harvard em 1900, junto da Lawrence Scientific-Scholl. Seu brilho, viso abrangente e local no conseguiriam manter-se nas dcadas subseqentes, apesar do avano profissional e disciplinar que se estende pelo pas. Suas lies seriam retomadas no

212

Paisagem Ambiente: ensaios - n. 21 - So Paulo - p. 199 - 214 - 2006

O Parque no Desenho Urbano

incio da dcada de 1970 com as grandes transformaes da cincia, da tecnologia, dos comportamentos sociais e nas expresses das atitudes humanas. (5) Referimo-nos a estudos iniciados em MAGNOLI, Miranda Martinelli. Espaos livres e urbanizao: Uma introduo a aspectos da paisagem metropolitana tese de livre-docncia, FAUUSP . So Paulo, 1982. Esses estudos vm sendo retomados por novos pesquisadores dentro do Programa de rea de Pesquisa Planejamento da Paisagem do Departamento de Projeto da FAUUSP .

Bibliografia
CRANZ, Galen. Changing roles of urban parks From pleasure garden to open space. Landscape, n. 2, 1978. HOLANDA, Frederico de. Arquitetura como estruturao social. In: FARRET et al. O espao da cidade Contribuio anlise urbana. So Paulo: Projeto, 1985. MAGNOLI, Miranda Martinelli. Espaos livres e urbanizao: Uma introduo a aspectos da paisagem metropolitana. Tese (Livre-docncia) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de So Paulo, So Paulo, 1982. TANKEL, Stanley. La importancia del espacio libre en el modelo urbano. In: WINGO, Lowdon. Ciudades y espacio, el uso futuro del suelo urbano. Barcelona, 1976. (Coleccin de Urbanismo OIKOS-TAU).

Obs.: Texto publicado originalmente em Desenho Urbano: Anais do II SEDUR Seminrio sobre Desenho Urbano no Brasil.

213

Paisagem Ambiente: ensaios - n. 21 - So Paulo - p. 199 - 214 - 2006

You might also like