You are on page 1of 8

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao
4 Srie Estatstica
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Aline Mide Romano de Barros


Centro Universitrio Anhanguera Leme

Administrao 4 srie - Estatstica

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Desenvolver raciocnio lgico, crtico e analtico para operar com valores e formulaes matemticas presentes nas relaes formais e causais entre fenmenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crtico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais. Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experincia cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuao profissional, e diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptvel. Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gesto e administrao, pareceres e percias administrativos, gerenciais, organizacionais, estratgicos e operacionais.

Produo Acadmica

Relatrios parciais, nas Etapas 1, 2, 3 e 4. Relatrio Final, na Etapa 4.

Participao
Para a realizao desta ATPS, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de at seis participantes, sob a orientao do tutor presencial, e entregar seus nomes, RAs e emails ao mesmo, que far o acompanhamento das atividades nos encontros no Polo Presencial. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em pginas de formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: logo oficial da Anhanguera Educacional Uniderp; nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do tutor a distncia da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Anhanguera. Disponvel em: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Aline Mide Romano de Barros

Administrao 4 srie - Estatstica

Pg. 3 de 3

DESAFIO
O desafio proposto para a equipe a construo de um Relatrio, conforme estudo de caso apresentado a seguir, destinado ao Diretor da empresa, contendo os resultados da pesquisa estatstica de controle de qualidade para o lote em questo; desta forma, o diretor tambm poder verificar a efetividade do trabalho da empresa. A relevncia do desafio est pautada na possibilidade de utilizao do estudo e compreenso de dados estatsticos e suas implicaes como ferramenta de reflexo e meio de interveno na rea administrativa. Estudo de Caso A equipe ter a funo de atuar como supervisores do departamento de controle de qualidade de uma fbrica, e estar encarregada de verificar o processo de controle de qualidade do empacotamento de sacos de caf que tm marcado nas embalagens 1 kg. Vocs devero escolher uma amostra predeterminada de pacotes de caf e efetuar os procedimentos estatsticos de controle de qualidade, para determinar a aprovao ou reprovao de um lote para comercializao. Vale lembrar que, segundo regras desta empresa, para que o lote obtenha aprovao, o desvio padro mximo de 0,05 kg (ou 5 gramas).

Objetivo do Desafio
Produo de um Relatrio, conforme estudo de caso.

ETAPA 1
Esta atividade importante para o aluno adquirir conhecimentos e apoderar-se de definies e conceitos especficos da rea estatstica, a fim de compreender e aplicar os procedimentos estatsticos em uma pesquisa. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Ler os captulos referentes Introduo e Conceitos Iniciais no livro texto da disciplina, ou pesquisar o assunto no acervo disponvel na biblioteca do Polo Presencial. Passo 2 (Individual) Ler os artigos a seguir indicados, para apropriar-se de maior entendimento sobre o desenvolvimento das pesquisas estatsticas, bem como sobre suas inmeras aplicaes:

SOUZA, Gueibi Peres. Aplicao dos conceitos de Controle Estatstico de Processo (CEP) em uma indstria de fundio do Norte Catarinense. Disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B0EM RzdACiXpOTA0NjgxYmQtNTYwMS00NjA1LTk0NmYtODk4YzM2MTUzZDJh&hl =pt_BR> . Acesso em: jul. 2013.

Aline Mide Romano de Barros

Administrao 4 srie - Estatstica

Pg. 4 de 4

Conceito e aplicaes da Estatstica. Disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B0EM RzdACiXpNWM0Y2Y5NTAtZmVhNy00NmRhLTkxNWItNWI5YWE1OTkzZDM5 &hl=pt_BR>. Acesso em: jul. 2013.

Passo 3 (Individual) Realizar uma pesquisa em sites confiveis sobre as possibilidades de aplicao da Estatstica na rea de Administrao. Este levantamento dever conter uma relao de lugares, situaes e problemas em que se podem aplicar conceitos estatsticos. Passo 4 (Individual) 1 Construir um relatrio parcial contendo o resultado final destes passos, ou seja:

Resumo terico dos materiais lidos nos Passos 1 e 2. Lista de aplicaes da Estatstica na rea de Administrao encontradas na busca realizada no Passo 3.

Reserv-lo, para a entrega final.

ETAPA 2
Esta atividade importante para orientar os alunos na coleta dos dados que iro utilizar no desenvolvimento de todas as etapas deste desafio. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Pesquisar no acervo disponvel na biblioteca do Polo Presencial, ou no livro texto da disciplina, captulos que discutam o processo de coleta de dados estatsticos. Ler com ateno esses captulos, para realizar corretamente os passos a seguir. Passo 2 (Individual) Ler o captulo de Amostragem (p. 73) do livro:

TAVARES, M. Estatstica aplicada Administrao. Disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B0EM RzdACiXpY2E4OTc0YTktNWZmMC00ZTNmLWJjMTUtNWVhYmM0YTkwZTdk &hl=pt_BR>. Acesso em: jul. 2013.

Passo 3 (Equipe) Escolher, aleatoriamente, 100 pacotes de caf para compor sua amostra. Realizar a pesagem destes cem pacotes e anotar os respectivos pesos.

Aline Mide Romano de Barros

Administrao 4 srie - Estatstica

Pg. 5 de 5

Sugesto Os alunos podem procurar uma indstria ou mesmo um supermercado que possa fornecer este material para pesagem. Passo 4 (Individual e Equipe) 1 Anotar todos os dados coletados em uma planilha, conforme Quadro 1.
Amostra 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... ... ... 100 Peso (gr)

Quadro 1 Produtos e Peso Fonte: A Autora

Elaborar um relatrio parcial contendo o resultado final desta etapa, incluindo resumo terico e os procedimentos prticos utilizados pelo grupo para a coleta de dados desta pesquisa, tais como data das pesagens, local, forma de coleta, entre outros. Reserv-lo para a entrega final.

ETAPA 3
Esta atividade importante para o aluno aprender a construir tabelas de frequncia e a organizar dados em grficos. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Utilizar os dados coletados na etapa anterior e construir uma tabela, em Excel, contendo a frequncia absoluta e a frequncia relativa. Site sugerido para apoio Caso vocs tenham dvidas ou dificuldades para usar o Excel, podero encontrar ajuda no site disponvel em: <http://www.del.ufms.br/tutoriais/excel7/apresentacao.htm#sumario>. Acesso em: jul 2013.
Aline Mide Romano de Barros

Administrao 4 srie - Estatstica

Pg. 6 de 6

Passo 2 (Equipe) Elaborar grficos a partir da tabela criada no Passo 1, em Excel: a) um grfico de colunas utilizando a frequncia absoluta. b) um grfico de setores utilizando a frequncia relativa. Passo 3 (Equipe) 1 Construir um relatrio parcial contendo o resultado final destes passos, a saber:

Tabela elaborada no Passo 1. Grficos produzidos no Passo 2.

Reserv-lo para a entrega final.

ETAPA 4
Esta atividade importante para o aluno entender e calcular medidas de tendncia central e Disperso. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) 1 2 Pesquisar no acervo disponvel na biblioteca do Polo Presencial, ou no livro texto da disciplina, captulos sobre Medidas de Tendncia Central e Medidas de Disperso. Calcular a varivel peso, de acordo com os dados coletados: mdia, moda, mediana, varincia e desvio padro. Sugesto
O aluno pode utilizar o Excel para realizar esses clculos. Todas essas funes esto disponveis no pacote Estatstica. Para acess-lo no Excel, seguir as orientaes conforme Figuras 1 e 2:

Figura 1 Funo no Excel Fonte: A Autora

Aline Mide Romano de Barros

Administrao 4 srie - Estatstica

Pg. 7 de 7

Figura 2 Funo Estatstica no Excel Fonte: A Autora

Passo 2 (Individual) 1 Fazer uma interpretao estatstica dos resultados obtidos, levando em considerao as peculiaridades de cada uma das medidas estatsticas utilizadas. Essas peculiaridades podero ser encontradas nas referncias bibliogrficas sugeridas no incio deste desafio. Neste momento, voc tambm dever decidir pela APROVAO ou REPROVAO deste lote. Lembre-se: o lote ser aprovado de estiver dentro do desvio padro permitido pela empresa (0,05 kg ou 5 gr).

Passo 3 (Equipe) 1 Construir um relatrio parcial contendo o resultado final destes passos, contendo:

Materiais elaborados nos Passos 2 e 3 . Uma breve interpretao dos resultados obtidos. Resultado final: Aprovao e/ou Reprovao do lote, e suas respectivas justificativas.

Passo 4 (Equipe/Individual) A equipe dever elaborar um relatrio final contendo todas as etapas desta ATPS e post-lo individualmente no ambiente virtual, para a avaliao e validao da nota pelo tutor a distncia, em arquivo nico, com extenso .doc.

Livro-Texto da Disciplina
LARSON, Ron.; FARBER, Betsy. Estatstica Aplicada. 4 ed. So Paulo: Pearson - Prentice Hall, 2010.

Aline Mide Romano de Barros

Administrao 4 srie - Estatstica

Pg. 8 de 8

Critrios de Avaliao
Cumprimento das etapas da ATPS. Estrutura analtica do relatrio.

Aline Mide Romano de Barros

You might also like