You are on page 1of 2

REGRAS DE JOGO

POOL PORTUGUS Regras Gerais


1. Faltas 1.1. So consideradas faltas: a) A bola branca ser embolsada. b) c) d) Tacar, sem ter, elo menos, !m " em contacto com o solo. Tacar, antes #!e todas as bolas este$am imobili%adas. &o dec!rso do $o'o #!al#!er bola ser tocada #!e no or o!tras bolas, e(ce to a bola branca ela sola do taco do $o'ador. Sit!a)*es e(traordin+rias, or e(em lo: benef,cio de falta com bola branca na mo, a obser-ar conforme .Re'ras /s ec,ficas. de cada es ecialidade. &a e(ec!)o de !ma tacada fa%er me(er !ma bola e(ce to bola de ordem0'r! o, #!ando esta esti-er colada 1 branca. Tocar na bola branca com a sola do taco, mais do #!e !ma -e% or tacada. 2or)ar a bola 3carro)a), isto ", a sola do taco estar ainda em contacto com a bola branca #!ando esta $+ est+ a tocar o!tra bola o! !ma tabela.

e) f) ')

4. Uma bola embolsada #!e ressalte e retorne ara a +rea de $o'o, no " considerada embolsada e ficar+ no s,tio onde se imobili%ar. 5. 6!al#!er bola a arentemente arada, d!rante elo menos cinco se'!ndos, #!e caia ara dentro de !ma bolsa, ser+ recolocada, tanto #!anto oss,-el, nessa anterior osi)o est+tica, e o $o'ador #!e tin7a a mo #!ando do acontecimento, contin!ar+ a s!a entrada. 8. &o " ermitido ao $o'ador colocar #!al#!er marca de 'i% no ano das tabelas, o! ser-ir9se do 'i%, ara orientar #!al#!er tacada. :. ;!rante a e(ec!)o d!ma tacada " ermitida a !tili%a)o de ob$ectos #!e sir-am a enas como a oio ara fa%er desli%ar o taco, inde endentemente da s!a confi'!ra)o< #!al#!er ob$ecto #!e se encontre entre o " do $o'ador e o solo, de-e inter retar9se como fa%endo arte deste. =. >ola branca colada a !ma bola le'almente $o'+-el no " considerada dada. Para tornar le'al a tacada atra-"s da !tili%a)o da bola colada, esta ter+ #!e se mo-er< " 'eralmente aceite como no sendo .carro)a. 3-er g) do n?1.1) o for)ar a bola colada 1 branca at" !m ter)o do se! -ol!me, com ele-a)o do !n7o do taco elo menos a 8:?. @. Os $o'adores de-em manter !ma atit!de des orti-amente correcta ara com o ad-ers+rio, abstendo9se de #!al#!er 'esto o! frase #!e directa o! indirectamente o -ise ert!rbar o! res!lte na s!a ert!rba)o.

REGRAS ESPECFICAS
1. ESCOLHA DA SADA: A tacada de abert!ra " dis !tada or tira'em a tabela. O +rbitro coloca d!as bolas sobre a lin7a de artida. Aada $o'ador de-e tacar !ma bola no sentido da tabela de to o, de-endo fa%B9lo antes #!e a bola do ad-ers+rio a, to#!e< o $o'ador c!$a bola se deten7a mais erto da tabela de sa,da 'an7a o direito de escol7er #!em e(ec!ta a tacada de abert!ra. Se al'!m $o'ador, ao tocar a s!a bola, no a fa% c7e'ar se#!er 1 tabela de to o, o! a embolsa, o! ainda se a fa% contactar !ma tabela lateral, erde ara o ad-ers+rio o direito da escol7a. O $o'ador #!e d+ a tacada de abert!ra escol7e a s!a s"rie antes de dar a tacada. A coloca)o das bolas no triCn'!lo se'!ir+ as se'!intes re'ras: A 1D bola do triCn'!lo ser+ da s"rie escol7ida elo $o'ador, nos o!tros dois -"rtices do triCn'!lo ser+ !ma bola de cada s"rie, ficando a bola reta no meio do triCn'!lo. A tacada de abert!ra nas artidas s!bse#!entes ser+ alternada. A tacada de abert!ra " considerada -+lida #!ando: " embolsada, triCn'!lo, o!, no m,nimo, #!atro bolas coloridas tocam tabela. 1.3.1. elo menos, !ma bola do

1.1.

1.2. 1.3.

A no obser-Cncia destas condi)*es constit!i falta, #!e ermite ao ad-ers+rio o tar or: a) Aceitar a osi)o das bolas e entrar em $o'o< b) /(ec!tar, ele rE rio, no-a tacada de abert!ra.

1. .

/mbolsar a bola branca na tacada de abert!ra constit!i falta< neste caso o ad-ers+rio 'an7a a .mo.. Se a bola F for embolsada em tacada de abert!ra 3incl!i b) do Ponto 1.3.1), esta " recolocada 3Ponto @ das Re'ras Gerais) na marca de f!ndo e o $o'ador contin!a com a .mo.. Uma bola embolsada #!e ressalte e retorne embolsada e ficar+ no s,tio onde se imobili%ar. ara a s! erf,cie de $o'o, no " considerada

1.!.

2.

3.

6!ando !m $o'ador comete falta, este ter+ de tirar !ma bola $+ embolsada e coloc+9la no triCn'!lo se'!indo as se'!intes re'ras: Se o -"rtice s! erior esti-er li-re a bola ser+ colocada nesse -"rtice, se esti-er oc! ado ser+ colocada no -"rtice do lado direito, se este tamb"m esti-er oc! ado ser+ colocada no -"rtice do lado es#!erdo, se este tamb"m esti-er oc! ado ser+ colocada dentro do triCn'!lo. O "#ga$#r %er$e # "#g#: a) 6!ando introd!% a bola F em falta. b) 6!ando embolsa a bola F sem ter embolsado todas as bolas do se! 'r! o< &) 6!ando fa% sair a bola F da s! erf,cie de $o'o< $) Se na o inio do +rbitro o! dele'ado, $o'o! deliberadamente sobre !ma bola do 'r! o do ad-ers+rio o! 1 bola F 3 reta). Se o +rbitro o! dele'ado entender #!e o 'ol e no foi deliberado, ode considerar a enas falta.

You might also like