You are on page 1of 9

Como fazer a Gelatina Colorida em camadas!

Por Joyce Nunes 149 Comentrios!


Essa semana fiz uma sobremesa que no s de dar gua na boca, mas tambm de encher os olhos

a gelatina colorida em camadas!

At me surpreendi quando desenformei essa belezura, de to linda que ficou! Quando postei no Instagram, muitas pessoas pediram a receita. lgico que registrei o passo a passo, pois no pretendia deixar vocs de fora dessa de maneira alguma! Obs: j viu a receita do Bolo Arco-ris em camadas?

Se as ltimas receitinhas que publiquei tinham ingredientes mais caros, essa sai super em conta. Para fazer a gelatina colorida, voc vai precisar de:

Pacotinhos de gelatina de sabores e cores distintas: tutti frutti, limo, abacaxi, maracuj e morango. 1 vidrinho de leite de coco 1 lata (ou caixinha) de leite condensado gua fervente gua fria

No preciso se prender a comprar exatamente os mesmos sabores de gelatina que usei, mas achei que o resultado foi bem satisfatrio na hora de se criar um efeito arco-ris. A quantidades de pacotinhos depende da profundidade da forma. De qualquer maneira, acho seguro adquirir no mnimo 4. Agora, vamos ao modo de preparo. Antes de tudo, importante que a forma esteja bem untada por dentro, com um pouco de leo.

1- Dissolva todo contedo do pacote de gelatina azul (ou o primeiro sabor escolhido) em 150 ml de gua fervente, 2- Acrescente mexendo 150ml de bem gua at gelada que no mistura e sobre mexa resduos. novamente.

3- Deposite metade da gelatina j dissolvida em uma forma de pudim, com um furo no meio, untada com leo. 4- Leve ao freezer por 10 minutos.

5- Adicione metade da gelatina restante 2 colheres de leite condensado e 2 colheres de leite de coco. Mexa at ficar homogneo e opaco.

6a- Passados os 10 minutos, retire a gelatina do freezer e despeje o creme opaco por cima da camada que j comeou a endurecer, com muito cuidado.

6b- Distribua o creme de modo a cobrir uniformemente toda gelatina que estava por baixo. 7- Leve ao freezer novamente, mas dessa vez por 15 minutos.

8a, 8b e 8c- Repita os passos anteriores com a gelatina verde, primeiro sozinha e depois com leite condensado e de coco, lembrando que o tempo no congelador de 10 minutos para as camadas

transparentes

15

minutos

para

as

opacas.

9, 10 e 11- Continue repetindo todos os passos com as gelatinas seguintes: amarela, laranja e vermelha. Ao terminar o tempo de resfriamento da ltima camada (que, no meu caso, foi a vermelha cremosa), transfira a forma do freezer para geladeira. Obviamente no pode deixar direto no freezer porque congela, n? Hehehe! S desenforme a gelatina quando ela estiver totalmente durinha, o que no deve acontecer antes de 4 horas de geladeira. Como sou medrosa, tirei da forma s no dia seguinte, mas no preciso tudo isso, hehehe! Caso no se solte com facilidade, passe a forma com rapidez na chama do fogo, at que as laterais se desprendam (muita agilidade nessa hora, para no derreter tudo).

Pode dar a maior d na hora de cortar, mas ao faz-lo voc no ir se arrepender fica ainda mais lindo por dentro do que por fora! Essa gelatina divertida at na hora de comer dependendo do local da colherada (ou garfada), o gosto diferente, por causa da combinaes de gelatinas abrangidas, j que os diferentes sabores no se misturam. D at para brincar de comer camada por camada, hehehe! Achei a parte das cores quentes a mais deliciosa e, para quem curte gelatina com leite condensado, uma pedida mais que perfeita!

Para que as camadas fiquem retinhas e certinhas muito cuidado na hora de despej-las. Se cair muita gelatina de uma vez s, a fora e o peso do lquido pode furar a camada semi endurecida

anterior ou vazar pelas laterais. Por isso, aconselho que a gelatina lquida seja feita em algum utenslio com bico, com obecker que eu utilizei, que d bastante firmeza e suavidade na hora de despejar o contedo na forma. Outra vantagem de usar um becker poder medir certinho o volume de cada camada, principalmente na hora de dividir a gelatina lquida pela metade. Certamente, isso tambm faz diferena na aparncia.

Um truque que utilizei foi inventar uma cor de gelatina que no encontrei no mercado: a laranja. Apesar da gelatina de maracuj j ser mais avermelhada do que a de abacaxi, no era laranja o suficiente para ajudar no degrad. Para deix-la mais avermelhada, salpiquei um tiquinho do pozinho da gelatina de morango na mistura.

mesmo importante respeitar o tempo de 10 e 15 minutos no freezer, entre cada camada (seja para mais ou para menos). Se voc deixar muito alm disso, uma camada pode se separar da outra na hora de tirar da forma ou servir.

Quanto mais alta a forma, mais interessante o resultado , pois possibilita o uso de mais cores. Comece sempre pela tonalidade que considerar a mais bonita, pois ela que ficar exposta no topo e ditar o visual.

Caso queira utilizar roxo para compor o arco-ris completo, recomendo a gelatina de uva, no a de amora. A tonalidade da gelatina de uva bem mais viva, alegre e transparente. J a de amora escura demais e um pouco opaca (da prxima vez, procurarei um forma mais alta ainda, que comporte o uso do roxo tambm)!

fcil de fazer, s demanda bastante pacincia e um pouco de tempo livre. O resultado vale muito a pena! Acho importante informar que receita mais difundida na internet usa 6 colheres de leite condensado e 4 de leite de coco nas camadas de creme. Adaptei a receita para obter um resultado mais bonito. O excesso de creme na mistura estava deixando a gelatina molenga e as camadas opacas brancas demais. At tentei fazer com a receita original, mas o resultado no foi to bom. Ficou meio desengonada, sabe? (veja aqui). Outro benefcio dessa mudana foi um bom corte nas calorias (sem deixar o doce ruim ou sem graa).

You might also like