You are on page 1of 48

Cuidando do Planeta

PEA Programa de Educao Ambiental

Apresentao
Esta publicao que voc est recebendo rene informaes sobre gerao e tratamento de resduos (lixo) e sobre gua, temas tratados no Programa de Educao Ambiental (PEA) da Aracruz Celulose. Ao folhe-la, voc vai perceber que existem tipos diferentes de resduos e que o tratamento e o descarte adequados desses materiais so alguns dos principais desafios da humanidade. Voc pode contribuir para reduzir o problema tratando adequadamente os resduos gerados em sua casa. Voc vai ver tambm de que forma a Aracruz Celulose trata os resduos gerados na empresa, procurando sempre no agredir a natureza. Em relao gua, voc vai ver que se trata de um recurso que precisa ser usado com responsabilidade, pois ele finito, ou seja, um dia pode acabar. A Aracruz j atua de forma responsvel tanto na gerao e tratamento de resduos quanto no consumo de gua. Por meio do PEA, a empresa orienta seus empregados e parceiros a fazerem o mesmo, bem como as comunidades a sua volta. A Aracruz produz celulose a partir de rvores de eucalipto que ela mesma planta. A celulose uma fibra extrada da madeira, utilizada para fazer diversos tipos de papel, inclusive este que voc v nesta publicao. Trabalhar cuidando e protegendo a natureza um dos compromissos da empresa e pode ser tambm o seu compromisso. O futuro do planeta depende de como cuidamos dele hoje. Vamos ver o que voc pode fazer para melhorar esse futuro?!

Turminha da Iara Cruz


Estas so as mascotes da Aracruz e voc vai v-las ao longo deste livreto. A Turminha da Iara Cruz nasceu em 1993, como resultado de um concurso entre os empregados. Seus criadores so Marcos de Souza Rosrio (Iara Cruz e Marcelo Lose) e Guido Emanuel Queiroz Plazzi (Elca Lipto, Clio Porto e Fibra Curta). O cartunista Milson Henriques deu o toque de padronizao dos traos.

Elca Lipto Iara Cruz

Marcelo Lose Clio Porto

Fibra Curta

Resduos slidos
O que fazer?

A cada dia que passa, mais e mais lixo despejado no Planeta. Logo no haver mais lugar para tanto lixo. Muito poderia ser reciclado, muito poderia ser reaproveitado e muito nem precisaria ter sido gerado.
3

O que lixo?
Um dos grandes problemas ambientais da atualidade o lixo. Talvez voc nunca tenha se preocupado com esse assunto, pois o que realmente preocupa boa parte das pessoas apenas tir-lo de dentro de casa. Fora de vista, ningum mais pensa nele e o problema j est resolvido. Ser?!

PARA CONHECERMOS MELHOR A RESPEITO DE RESDUOS, O PRIMEIRO PASSO DEFINIR O QUE . VAMOS L?!

LIXO TUDO AQUILO QUE PODE SER JOGADO FORA: RESTOS, MATERIAIS CONSIDERADOS INTEIS, INDESEJVEIS OU DESCARTVEIS.

Iara Cruz

UMA PESSOA PRODUZ, EM MDIA, MEIO QUILO DE LIXO DIARIAMENTE, OU SEJA, UMA PESSOA COM 18 ANOS J PRODUZIU EM TORNO DE 9.550 QUILOS DE LIXO DURANTE SUA VIDA, O QUE EQUIVALE A 10 AUTOMVEIS FUSCA.

Euca Lipto

IMAGINE PARA ONDE VAI O LIXO QUE CADA PESSOA PRODUZ POR DIA NA SUA CASA, NO SEU BAIRRO, NA SUA CIDADE, NO SEU ESTADO E POR A VAI. IMAGINE A QUANTIDADE DE LIXO QUE PRODUZIDA NO PLANETA EM APENAS UM DIA!

Clio Porto

Marcelo Lose

O R I G E M

Residencial

Comercial

Pblico

Sade

Industrial

Especial

Ateno: o lixo domstico geralmente contm produtos perigosos, como restos de produtos de limpeza, tintas, leos lubrificantes, frascos de aerossis, lmpadas fluorescentes, pilhas, baterias etc. Esses materiais possuem substncias qumicas txicas, que podem contaminar o solo e as guas superficiais e subterrneas.

COMPOSIO QUMICA

NATUREZA

Lixo inorgnico

Lixo orgnico

Lixo seco

Lixo molhado

PERIGOSOS

Pilha

Aerossol

Bateria

Lmpadas

Prod. inflamveis
5

Dicas da Turminha
ESPALHE NOTCIAS SOBRE PRESERVAO DO MEIO AMBIENTE JOGUE LIXO NO LIXO

NO JOGUE LIXO PELA JANELA DO CARRO PARTICIPE DE PROJETOS DE SUA COMUNIDADE

Resduos gasosos
Como est o ar que voc respira?

Os resduos gasosos so uma mistura perigosa de gases residuais, poeira e outras pequenas partculas lanadas na atmosfera, que podem comprometer sua sade e causar danos ao meio ambiente, s edificaes urbanas, agricultura e ao Planeta.
7

De onde vm os resduos gasosos?


Os resduos gasosos se originam principalmente de emisses de gases e partculas pelas indstrias (fonte fixa) e de emisses de gases de escape dos carros, caminhes e outros veculos de transporte (fonte mvel). Os incndios florestais e a queima de resduos slidos (lixo) sem o devido controle tambm so fontes de poluio do ar.

Efeitos causados pela poluio do ar


O efeito estufa um fenmeno natural causado pela presena de gases na atmosfera, que mantm o planeta aquecido. Entretanto, a poluio do ar causa um excesso na concentrao de gases de efeito estufa, como o dixido de carbono, metano e clorofluorcarbonos, na atmosfera. Este excesso de gases impede que o calor da superfcie terrestre escape do planeta em direo ao espao. Com isso, o calor fica preso na atmosfera, aumentando gradualmente a temperatura do planeta.

Mais rvores
As rvores consomem dixido de carbono (CO2) quando fazem fotossntese. Por isso, plantar rvores ajuda a diminuir a concentrao de gases de efeito estufa na atmosfera.
8

Euca Lipto

Mudanas climticas
O acmulo de gases tem provocado o aquecimento do planeta, sendo o grande responsvel pelas mudanas climticas. O resultado da concentrao dos gases na atmosfera so variaes das condies meteorolgicas e o aumento geral da temperatura. A conseqncia so veres mais quentes, variaes bruscas de temperatura e aumento de fenmenos climticos como furaces, tempestades, inundaes e estiagens.

Destruio da camada de oznio


A camada de oznio uma camada de gs existente na estratosfera, entre 20 e 40 quilmetros de altitude, que funciona como um filtro que protege a Terra da radiao ultravioleta emitida pelo sol. As emisses de certas substncias, como os clorofluorcarbonetos (CFCs), podem deteriorar a camada de oznio. Em alguns locais da atmosfera, a reduo na concentrao deste gs maior (buracos de oznio nas regies Antrtica e rtica). Esta reduo permite que a radiao ultravioleta chegue Terra com maior intensidade e provoque danos sade e ao meio ambiente. A falta de uma proteo natural contra os raios ultravioleta causa problemas como cncer de pele e doenas oculares, como a catarata.

A figura acima mostra a entrada dos raios ultravioleta passando pela camada de oznio

CFC um dos viles


CFC O cloro presente nos compostos de clorofluorcarbonetos (CFC) identificado como o principal poluente responsvel pela reduo da camada de oznio. O CFC utilizado em algumas espcies de sprays, espuma de plstico, formas e bandejas de plstico poroso, chips de computadores, solventes utilizados pela indstria eletrnica e, principalmente, em aparelhos de refrigerao, como geladeira e ar condicionado.

Experincia com efeito estufa


Voc pode comprovar as conseqncias do efeito estufa a partir de uma experincia simples que deve ser feita num dia de sol.

Voc vai precisar de:


Dois termmetros Um pote de vidro transparente vazio

O que fazer:

1 2 3 4

Coloque os dois termmetros, um ao lado do outro, no mesmo tipo de superfcie do lado de fora de sua casa. Depois de alguns instantes, anote a temperatura e confira se ela a mesma nos dois termmetros. Em seguida, cubra um dos dois termmetros com o pote de vidro. Esta ser a sua estufa. Depois de meia hora, volte a comparar a temperatura nos dois termmetros; compare novamente depois de uma hora. Voc vai perceber o termmetro sob a estufa indica uma temperatura maior que a do outro termmetro. Este exatamente o efeito provocado pelos gases poluentes na atmosfera, cujo resultado o aquecimento do planeta.
Fonte: www.wwf.org.br

Mais quente
Nos ltimos 100 anos, a temperatura global do planeta aumentou entre 0,3 e 0,6 C. Como resultado, houve derretimento das calotas polares e o conseqente aumento do nvel dos oceanos entre 10 e 25 cm.
Fonte: Cartilha do PEA
10

Como prevenir a poluio do ar?


Evitando incndios No queimando resduos slidos nem resduos perigosos Utilizando equipamentos de reduo de emisses nos automveis e nas indstrias (p.ex., os catalisadores nos automveis) Utilizando produtos e equipamentos com tecnologias menos poluentes (como ar condicionado, geladeira, carro a lcool etc.)

Iara Cruz

Resduos lquidos
Qual o destino da gua que usamos em casa, na indstria e na agricultura?

Saiba como evitar a poluio dos rios e mares e garantir que a gua continue sendo fonte de vida e sade.
11

gua, recurso fundamental


A gua fundamental vida de todos os seres, ao equilbrio do ambiente, sade e s atividades humanas. Na natureza, a gua est sempre em movimento, mudando de estado e de lugar e renovando seu clico. Ela cobre nada menos que 71% da superfcie terrestre. Entretanto, a gua doce disponvel para consumo um bem escasso (apenas 0,03% de toda a gua existente no planeta). Isso porque 97% da gua salgada e encontra-se nos oceanos, e o restante 2,97% est congelada, formando as calotas polares.

A gua e ns
A gua desempenha um papel fundamental tanto em relao s necessidades do nosso corpo como do nosso bem-estar. Considerando que cerca de 70% do nosso corpo composto de gua, nossa sade depende muito da quantidade e da qualidade da gua que utilizamos. Todos os dias, milhes de litros de gua so usados na produo de energia, nas indstrias, na agricultura, no lazer e nas tarefas domsticas mais simples, como lavar as mos e preparar alimentos. Mas voc j parou para pensar para onde que vai toda essa gua depois de usada? E no que pode acontecer se ela no for tratada corretamente?

Resduo lquido
Depois de utilizada, a gua passa a ser um resduo, pois j est poluda e imprpria para o consumo. Alm da gua contaminada, tambm so resduos lquidos os restos e sobras de produtos qumicos, como leos, graxas, agrotxicos e outros.

A sujeira vai embora, mas no some


Quando a gua poluda desce pelo ralo, ela deve ser conduzida at um sistema de tratamento. Se a sua casa estiver ligada rede coletora de esgoto, os resduos lquidos domsticos seguem para a Estao de Tratamento de Esgoto. No caso dos resduos lquidos industriais, as prprias indstrias so responsveis pelo tratamento em Estaes de Tratamento de Efluentes.
12

Resduos lquidos na rea florestal da Aracruz


Muita gente no sabe que a falta de controle sobre o destino dos resduos lquidos provoca a poluio de rios, lagoas, mares e at mesmo a contaminao do solo e da gua do lenol fretico. Veja como a Aracruz trata os resduos lquidos da rea florestal.
Tipo de resduo lquido
Produtos qumicos com validade vencida

Tipo de tratamento
Devolver ao fornecedor ou descartar na lagoa de tratamento de efluentes da fbrica Recolher em bandejas e tambores e encaminhar aos depsitos Recolher em reservatrios especiais

Desafio final
Estao de Tratamento de Efluentes

Tipo de poluio
Substncias txicas

leos e graxas usados

Reciclagem

Substncias txicas Substncias txicas Substncias txicas

Desengraxante sujo

Reciclagem Incinerao no campo de treinamento de bombeiros Estao de Tratamento de Efluentes ou esgoto sanitrio

Thinner usado

Recolher em tambores

Efluentes sanitrios e domsticos

Tratar com produtos biodegradveis, armazenar em fossas ou tambores, ou descartar nos esgotos sanitrios localizados em reas da empresa Direcionados para caixa de decantao Coletar em canaletas e passar pelo separador de leo

Matria orgnica e transmisso de doenas Matria orgnica e substncias txicas Matria orgnica e substncias txicas

gua contaminada da lavagem de tubetes gua contaminada da lavagem de equipamentos, conjuntos e peas Derramamento de produtos qumicos (combustvel, leo hidrulico, lubrificante, herbicidas e outros)

Aterro industrial

Reciclagem

Absorver com serragem ou toalhas especiais

Aterro industrial

Substncias txicas, metais pesados


13

E os efluentes industriais, como so tratados?


Os efluentes so os resduos lquidos do processo industrial. Na Aracruz, o tratamento feito em tanques de decantao e em lagoas de tratamento que, juntos, constituem a Estao de Tratamento de Efluentes (ETE). Nas lagoas, a ao de microorganismos deixa o efluente em condies adequadas para o descarte sem agredir o meio ambiente. Depois de passar por um dos trs tanques de decantao e por seis lagoas de tratamento, o efluente descartado no mar, por meio de um emissrio submarino, uma tubulao sem emendas que conduz o efluente e o despeja a 1.700 metros da praia e a 17 metros de profundidade. A Aracruz tambm monitora a qualidade da gua do mar nas imediaes onde o efluente descartado para verificar e corrigir eventuais impactos.

O desperdcio de gua: responda se puder!


1) Quantos litros de gua uma pessoa bebe por ano? Quantas pessoas no Brasil no tm acesso a gua potvel para beber? 2) Quantos litros de gua so desperdiados por uma torneira aberta durante 1 minuto? E por uma torneira pingando o dia todo? 3) Quanta gua necessria para escovar os dentes? E quanta gua gastamos escovando os dentes com a torneira aberta? 4) Quanta gua gasta uma descarga em um vaso sanitrio de parede?
Respostas 1) Em mdia 3 litros de gua por dia, 90 litros por ms e 1.080 litros por ano; Cerca de 30 milhes de pessoas; 2) Torneira aberta durante 1 minutos: 10 a 20 litros de gua; Torneira pingando: 45 litros de gua por dia; 3) Escovar os dentes: 1 copo de gua (200 ml); Com a torneira aberta: 25 litros; 4) Descarga: 20 litros.
14

Os prejuzos causados pelo lixo

O destino a ser dado ao lixo um problema constante em quase todas as atividades, sejam elas urbanas ou rurais. O descarte incorreto do lixo pode causar graves prejuzos ao meio ambiente, sade e qualidade de vida. Por isso a situao exige soluo e isso de nossa responsabilidade.
15

Um problema moderno
O crescimento das cidades, das indstrias, o aumento da populao e a crescente necessidade de consumo das pessoas geram quantidades cada vez maiores de resduos. O volume de lixo produzido ultrapassa a capacidade de absoro da natureza. O homem, por no saber o que fazer com tanto lixo, acaba dando a ele um destino inadequado, causando degradao da gua, do solo, do subsolo e at do ar.

Prejuzos
Quando o lixo simplesmente descartado sobre o solo sem nenhuma medida de proteo ao meio ambiente, ele tende a formar um lquido escuro (chorume), malcheiroso e altamente poluente que contamina a gua e o solo. O ar tambm contaminado pelo odor ou pela fumaa que se produz quando o lixo queimado. Alm disso, o acmulo de resduos serve de alimento e abrigo para animais como ratos, moscas, mosquitos, baratas e urubus, transmissores de doenas graves. Quando depositado em local inadequado, o lixo traz inmeros prejuzos para a sociedade, como por exemplo: Mortandade de animais silvestres Muitos animais morrem ao ingerir sacos plsticos e outros materiais. Outros so contaminados por resduos jogados nas margens e nas guas dos rios. Inundaes O lixo jogado nas ruas e estradas entope os bueiros e, quando chove, pode provocar inundaes e eroso, devido ao desvio do caminho natural da gua. Doenas Os depsitos de lixo a cu aberto so locais de alimentao e reproduo de animais que transmitem graves doenas, como leptospirose, clera, disenteria, verminoses e a dengue. Mau cheiro Por exemplo, o esgoto sem tratamento, o lixo em decomposio a cu aberto etc. Degradao da paisagem Alm de ser um risco para a sade, o lixo causa aspecto ruim de desleixo e degradao, deixando mais feios e sujos os lugares onde vivemos e por onde passamos. Contaminao das guas O esgoto lanado nas guas sem tratamento provoca a contaminao e torna a gua imprpria para o consumo e para a vida dos peixes e outros animais. Problemas sociais Os depsitos de lixo a cu aberto estimulam a sobrevivncia de famlias em condies sub-humanas.
16

O lixo e o tempo
O lixo moderno muito diferente do lixo que era produzido h alguns anos atrs. Compare, por exemplo, a quantidade de embalagens plsticas que utilizamos e jogamos fora com as que nossos avs usavam. Diariamente, uma grande quantidade de lixo gerada e jogada fora, mas a absoro desses resduos pelo meio ambiente ocorre de forma lenta. Alguns materiais demoram muitos anos para se decompor, o que ocorre pela ao dos fungos e bactrias e pela ao fsica do tempo. Veja o tempo de decomposio de alguns deles.

Tipo de Material
Madeira Papel Plstico Vidro Metal Pneus Orgnicos

Composio
Lignina e celulose Celulose e aditivos qumicos Derivado do petrleo Areia, cal e sdio Rochas minerais Borracha Matria orgnica

Tempo de decomposio
Um fsforo cerca de seis meses Trs meses em local mido Depende do tipo. Pode ser de 100 anos ou mais Indeterminado, mais de 4.000 anos dura para sempre Depende do tipo de metal. O Alumnio indeterminado dura para sempre. As latas feitas de ao enferrujam e se desintegram em cerca de 10 anos. Indeterminado dura para sempre Cerca de 6 meses

Se uma marmita de alumnio for jogada em local inadequado, esse resduo pode acumular gua e criar mosquitos transmissores de doenas. Pode ainda entupir o curso natural da gua e causar inundaes nas comunidades; causar acidentes e mortandade de animais silvestres. E ser a herana para as prximas geraes, pois o tempo de decomposio do alumnio indeteminado.

Pergunte-se:
Quantos quilos de resduos voc produz diariamente? E sua famlia? Qual a composio principal deste resduo?
17

Lixo, responsabilidade de todos ns


O lixo um problema ambiental, e todos ns somos responsveis: o trabalhador, o pai de famlia, o cidado comum, o industrial, o comerciante e os representantes do poder pblico. Seja qual for o nvel, a questo do lixo exige conhecimento, comprometimento e mudana de atitude. Cada pessoa responsvel por depositar o seu prprio lixo (e o de sua casa) em locais apropriados, como cestos, lixeiras e sacolas, assegurando assim que ele seja coletado e transportado at um local onde no cause danos sade pblica e ao meio ambiente.

necessrio pensar em sadas


preciso ter menos lixo. Para alcanar o desenvolvimento sustentvel, necessrio conseguir eficincia na produo e mudar padres de consumo, otimizando o uso dos recursos e minimizando a gerao de resduos. Mudar de atitude e considerar lixo apenas aquilo que no pode mais ser reusado, reaproveitado ou reciclado. E isso pode comear a ser feito dentro de casa.

ECOficina
Combine com os colegas e, durante uma semana, recolha os resduos que encontrar jogados em locais inadequados no seu bairro. Junte numa mesma sacola o que voc encontrou com o que Fibra Curta seus colegas encontraram. No final da semana, analise as seguintes questes: que tipo de resduos encontraram? muito ou pouco? Se vocs no tivessem recolhido esses resduos, quanto tempo eles iriam permanecer na natureza? Que tipo de prejuzo poderiam ter causado segurana, sade, ao meio ambiente e sociedade? Elca Lipto Iara Cruz Marcelo Lose Clio Porto

18

Reduzir, Reaproveitar e Reciclar:


3 Rs muito importantes

Estas trs palavras apontam os caminhos na luta contra o desperdcio e resumem os esforos para minimizar um dos grandes problemas da modernidade: o lixo.

19

Consumo crescente
No mundo em desenvolvimento, vrios fatores contribuem para o surgimento e agravamento dos problemas ambientais, com destaque para o crescimento populacional, a industrializao, a urbanizao acelerada, a poluio, o esgotamento dos recursos naturais e o consumismo. A propaganda e a publicidade nos fazem desejar coisas que, em muitos casos, no necessitamos. No supermercado, por exemplo, existe um mosaico de cores, tentaes, ofertas e truques que nos impulsionam poderosamente a comprar aquilo que no precisamos. As embalagens dos produtos tambm servem para ajudar a vender e, apesar de prticas e bonitas, trazem um grave problema: o volume de lixo.

preciso pensar
Produtos como plsticos, PET (embalagem de refrigerante), embalagens de papelo, bandejas de isopor, alumnio, entre outros, so descartveis ou feitos para durar pouco. mais lixo para o planeta. Devemos parar e refletir sobre as prticas do dia-a-dia. De que forma elas interferem no meio ambiente? O que eu posso fazer para gerar menos lixo? Voc convidado a rever comportamentos e reavaliar, do ponto de vista ambiental, como pode contribuir para a preservao da vida no planeta.
20

Reduzir: uma questo de conscincia


Reduzir quer dizer economizar de todas as formas possveis a fim de minimizar a produo de lixo e diminuir o consumo e o desperdcio. Cada um deve aprender a controlar a quantidade de lixo que gera e entender que a reduo no implica um padro de vida menos agradvel. Trata-se de reordenar os materiais usados no dia-a-dia e adotar atitudes para evitar a produo desnecessria de resduos.

Veja alguns exemplos:


Ao fazer compras, leve sua prpria sacola. No permita que embrulhem um produto se no houver real necessidade disso. Prefira os produtos que venham com menos embalagem. Sempre que puder, compre produtos que tenham embalagens retornveis ou com embalagens reciclveis. Evite o uso de produtos e recipientes descartveis como copos e talheres de plsticos. Compre sempre produtos durveis e resistentes e alimentos frescos (no embalados). Diminua o uso de plsticos. Aproveite os dois lados das folhas de papel e revise os textos antes de imprimi-los no computador. Economize gua, luz, gs, combustvel do automvel, alimentos etc.

VAMOS COMBATER O DESPERDCIO!

Clio Porto
21

O que voc pode fazer


Para reduzir o consumo e o desperdcio no trabalho e em casa, voc pode estabelecer metas de quantidade de resduos e, ao final do perodo, observar se conseguiu alcan-las. um jeito simples e fcil de ajudar ao meio ambiente e de economizar.

DIGA NO AO DESPERDCIO, AOS DESCARTVEIS E AO EXCESSO DE EMBALAGENS.

Euca Lipto

Iara Cruz

Marcelo Lose

Clio Porto

22

Reaproveitar,
o segundo dos 3 Rs

Reaproveitar evitar que certos produtos se transformem em lixo, dando a eles uma nova finalidade.

23

Tudo comea em casa


J pensou em tudo que jogamos fora diariamente? Sabe aquela casca de legume, talos de hortalias, vidros de maionese, papel e muitas outras coisas? Tudo isso pode ser utilizado novamente antes de ser descartado definitivamente. O segundo princpio da cidadania trata exatamente da reutilizao do que normalmente consideramos lixo. A reutilizao tambm incentiva a reduo, pois evita que novos produtos sejam adquiridos para exercer a funo do material que est sendo reutilizado. Em casa voc pode comear encontrando usos alternativos para embalagens usadas (latas podem virar vasos de plantas, vidros de conserva podem virar porta-lpis). Com cuidados simples, alm de colaborar com o meio ambiente voc ainda faz economia deixando de comprar produtos novos.

Na Aracruz
A idia de reutilizar materiais tambm aplicada por grandes indstrias. No caso da Aracruz, alguns resduos do processo de produo de celulose ganham nova utilidade, representando economia para a empresa e benefcio para o meio ambiente. A casca de eucalipto, por exemplo, utilizada como composto orgnico na produo de mudas do viveiro ou pode virar briquete (torinhas de madeira feita com casca prensada) para queima em lareiras. Parte das cascas de eucalipto tambm queimada na caldeira da fbrica para gerar energia. Alguns resduos industriais, como as cinzas das caldeiras, a lama de cal e o lodo de esgoto, so utilizados como fertilizantes e corretivos de solo nos plantios de eucalipto. O leo lubrificante usado filtrado para ser reutilizado na mesma funo.
24

Conscincia e criatividade
Reaproveitar uma questo de conscincia e criatividade e reutilizar uma das formas de evitar que se descarte o que no lixo. Alm disso, a reutilizao, a restaurao e a reforma dos mais variados objetos so atividades que podem significar ocupao para quem tem tempo e trabalho remunerado para quem precisa. Antes de jogar algum objeto no lixo, pense: ser que isto poderia servir para mais algum ou mais alguma coisa?.

Saiba como colaborar


Crie o hbito de doar roupas, brinquedos, mveis, aparelhos domsticos, livros e outros objetos para que outras pessoas possam utiliz-los. Aproveite garrafas, latas e outras embalagens para fazer brinquedos, vasos de plantas etc. Reutilize sacolas plsticas. Faa blocos para anotar recados ou fazer rascunho utilizando o verso do papel impresso. Faa bonecas de trapo, bolas com meias velhas e brinquedos com todo tipo de material. Use potes de vidro para guardar alimentos, encha-os com gelias, picles e pimentas. Faa porta-lpis de latas e outros recipientes. Separe sacolas, sacos de papel, vidros, caixas de ovos e papel de embrulho que podem ser reutilizados. Pense em restaurar e conservar antes de jogar fora. No jogue no lixo aparelhos quebrados. Muitos podem ser vendidos ao ferro velho ou desmontados, reaproveitando-se as peas.

NUNCA REAPROVEITE OBJETOS QUE IMPLIQUEM FALTA DE HIGIENE OU REPRESENTEM PERIGO PARA A SADE E O MEIO AMBIENTE. EMBALAGENS DE PRODUTOS QUMICOS PODEM CAUSAR CONTAMINAO E DANOS SADE.

Clio Porto
25

Reaproveitando materiais
Em casa h muitos objetos que podem ser reutilizados. Faa um exerccio, verifique tudo o que iria jogar fora e veja a seguir que voc pode reaproveitar muita coisa.

Embalagens de vidro de gelia, maionese, massa de tomate

Podem servir para armazenar alimentos ou outros objetos

Papel de escrever usado

A parte no utilizada (o verso) pode se transformar em bloco de anotaes

Garrafes de vidro

Se enviados para as cooperativas e sucateiros, sero lavados e reaproveitados pelas vincolas.

Garrafas pet e outros materiais

Com restos dos mais variados materiais podem ser feitas muitas coisas lindas e teis. Basta usar a criatividade.

26

Reciclar,
o terceiro dos 3 Rs

Reciclar envolve processos industriais para transformar o que lixo em produto til. Significa utilizar materiais que se tornariam lixo ou esto no lixo como matria-prima para a fabricao de outros materiais novos. o caso de papis, plsticos, latas e vidros.

27

Economia para a natureza e para o bolso


A maioria das pessoas j ouviu falar em reciclagem e nos benefcios que essa prtica pode trazer para o meio ambiente e para a economia. Mas voc sabe o que reciclagem? Trata-se de um processo industrial que converte o lixo descartado em outro produto semelhante ao original ou outro. Na reciclagem, o material cuja primeira utilidade terminou transformado em outro produto. O plstico da garrafa PET, por exemplo, pode se tornar cerdas de vassouras e at mesmo fibras de moleton. Reciclando materiais como plstico, papel, latas e vidros estamos tambm economizando matria-prima, gua e energia. A reciclagem ajuda tambm a reduzir a demanda por espao nos aterros sanitrios, e o resultado um ambiente mais limpo e mais bonito.

Repetindo o ciclo
Reciclar significa repetir o ciclo. Ao reciclar, economizamos energia, poupamos recursos naturais e trazemos de volta ao ciclo produtivo o que seria jogado fora. Para poder ser reciclado, cada tipo de material deve ser encaminhado separadamente para a indstria de reciclagem. O lixo, portanto, deve ser separado, processo conhecido como coleta seletiva.

Os nmeros da economia
Na tabela abaixo voc vai saber o quanto pode economizar reciclando materiais que normalmente vo para o lixo.
Tipo Papel e papelo Plsticos Composio Fibras celulsicas provenientes da madeira das rvores Resinas (polmeros) sintticas derivadas do petrleo Areia (60%), feldspato, barrilha (18 a 20%), gua e energia. Areia (60%), feldspato, barrilha (18 a 20%), gua e energia. Derivados do petrleo Como se recicla O material precisa Economia 70% menos energia, 50 vezes O papel lavado, dissolvido Estar livre de plsticos, metais, maem gua, branqueado, menos gua, 95% menos tria orgnica e outras impurezas aditivado e prensado poluio do ar Derretimento, limpeza, moldagem Derretimento, limpeza e remodelagem (sopragem) Derretimento, limpeza, remodelagem Aquecimento, limpeza, refinamento Ser separado por tipo e cor 50% menos energia

Vidros

Ser separado por cores: branco (sem cor), verde, azul, mbar (marrom), 70% menos energia estar livre de tampas e ser lavado Ser separado por tipo de metal. Estar limpo e livre de plsticos Ser separado e filtrado 95% menos energia. A reciclagem de 1 t de alumnio evita a extrao de 5 t de bauxita

Metal leos e graxas


28

Voc sabia...
Marcelo Lose QUE A ENERGIA ECONOMIZADA COM A RECICLAGEM DE UMA GARRAFA SUFICIENTE PARA MANTER ACESA UMA LMPADA DE 100 W DURANTE 4 HORAS?

QUE RECICLAR VIDRO ECONOMIZA CERCA DE 25% DA ENERGIA NECESSRIA PARA FABRIC-LO?

Iara Cruz

QUE O BRASIL J CAMPEO MUNDIAL EM RECICLAGEM DE LATAS? Clio Porto

Reciclveis e no reciclveis
Nem todo lixo pode ser reciclado pelo processo industrial

RECICLVEL
Caixa de papelo, jornal, revista, impressos em geral, fotocpias, rascunhos, envelopes, papel timbrado, embalagens longa-vida, cartes, papel de fax, folhas de caderno, formulrios de computador, aparas de papel, copos descartveis, papel vegetal, papel toalha e guardanapo Garrafas de bebidas alcolicas e no alcolicas, bem como seus cacos; frascos em geral (molhos, condimentos, remdios, perfumes e produtos de limpeza); ampolas de remdios, potes de produtos alimentcios Latas de alumnio (cerveja e refrigerante), sucatas de reformas, lata de folha de flandres (lata de leo, salsicha e outros enlatados); tampinhas, arames, pregos e parafusos; objetos de cobre, alumnio, bronze, ferro, chumbo ou zinco; canos e tubos; embalagens de refrigerantes, de materiais de limpeza, de alimentos diversos

NO RECICLVEL
Papel sanitrio, papel carbono, fotografias, fitas adesivas e tocos de cigarro

PAPEL

Espelhos, vidros de janelas, box de banheiro, lmpadas incandescentes e fluorescentes, cristais; utenslios de vidro temperado; vidros de automveis; tubos e vlvulas de televiso; cermica, porcelana, pirex e marinex

METAL

VIDRO

Clipes e grampos; esponjas de ao

PLSTICO

Copos plsticos; canos e tubos; sacos plsticos; embalagens de biscoito

Ebonite (cabos de panelas, tomadas)


Fonte: Projeto Reciclar Universidade Federal de Viosa

O desenho ao lado o smbolo da Reciclagem, reconhecido internacionalmente.


29

Reciclando lixo orgnico


No caso do lixo orgnico, a reciclagem pode ser feita pelo processo de compostagem. Por meio da compostagem, restos de comida, de animais e de vegetais se transformam em adubo para as plantas. Folhas, sobras de comida, de leite, de farinha, galhos, palitos, guardanapos, serragem, borra de caf, flores murchas, cascas de frutas e legumes, pedaos de madeira, grama cortada, cascas de ovos, poeira de varrio, insetos mortos, esterco, ossos e caroos, bagao de cana, e qualquer outro resto orgnico, se forem tratados de forma correta, podem se transformar em composto orgnico da melhor qualidade.

Voc pode fazer


Voc mesmo, em casa, pode ter uma composteira para reciclar o lixo orgnico. A composteira pode ser feita de vrias maneiras. Voc pode usar um tambor usado (limpo) ou um vaso grande com tampa. Outro tipo de composteira a feita diretamente no solo, ou seja, preciso cavar um buraco no quintal com aproximadamente 50 cm de profundidade e 50 cm de lagura. E pronto, agora voc j pode usar sua composteira. Separe todo o lixo orgnico. Para isso, mantenha uma lixeira em casa onde fica proibido jogar qualquer outro tipo de lixo que no seja orgnico. Escolha um lugar no fundo do quintal para a sua composteira. Comece colocando uma camada com resto de grama ou mato cortado. Jogue o lixo orgnico sempre na composteira. Mantenha a composteira sempre tampada, para evitar mau cheiro, insetos e outros animais. De vez em quando (a cada 3 a 4 semanas), revire o composto com uma p e molhe um pouco (cuidado para no encharcar, o que pode levar formao de chorume). Quando a composteira estiver cheia, deixe-a tampada por mais um ou dois meses at que todo o resduo tenha se transformado em adubo. A cor final do composto preta e com cheiro de terra mofada (diferente do cheiro azedo do incio). O composto meio mido, no encharcado e um excelente adubo para hortas e jardins.
30

Coleta Seletiva

A coleta seletiva permite que resduos que iriam para aterros sanitrios ou lixes possam ser reciclados e reaproveitados. Para que a coleta seletiva acontea, preciso separar o lixo.
31

A chave da questo
Para que os resduos possam ser reaproveitados ou reciclados preciso antes fazer a sua separao. Somente depois de separado que o papel vai para a fbrica de papel, o vidro para a fbrica de vidro etc. Existem muitas fbricas que praticam a reciclagem, mas elas s compram a matria-prima j separada. Por isso importante que quem gera o lixo assuma a responsabilidade por sua separao. A est a chave da questo: a coleta seletiva.

O que coleta seletiva?


o processo de coletar os resduos que foram previamente separados e encaminh-los para que sejam reaproveitados ou reciclados. Por meio da coleta seletiva possvel reduzir o volume de lixo para disposio final em aterros e incineradores.

Separar preciso
Uma vez misturado, o lixo se contamina e mais difcil separar e aproveitar os materiais. Se o vidro que foi jogado no lixo se quebra, vai se misturar a papis e plsticos, que por sua vez acabam contaminados pela matria orgnica em decomposio. Por outro lado, quando o cidado comum se responsabiliza por separar previamente o seu lixo, o trabalho de aproveitamento dos materiais torna-se mais vivel e no compromete a sade de quem o est manipulando.
32

Coleta seletiva comea em casa


O sistema de coleta seletiva, separao ou triagem do lixo pode ser implantado em casa, na escola, numa empresa ou em um bairro.

Uma corrente de trs elos


A coleta seletiva muito mais que colocar lixeiras coloridas para separao de materiais. Ela funciona como uma corrente e tem trs etapas, conforme a seguir.

Os 3 elos da coleta seletiva


Educao ambiental Logstica Destinao

1) Conscientizar as pessoas, que so as geradoras dos resduos, para que os resduos sejam separados adequadamente, possibilitando assim a realizao da coleta seletiva. 2) Viabilizar a logstica, ou seja, como os resduos sero transportados at o seu destino final. 3) Planejar a destinao dos resduos, ou seja, onde e como os resduos sero reutilizados ou reciclados. importante lembrar que a separao dos materiais de nada adianta se eles no forem coletados e encaminhados para a reciclagem.

Coleta seletiva na Aracruz


Na unidade industrial da Aracruz, em Barra do Riacho, desde 1998 todo o resduo da rea administrativa coletado de forma seletiva e encaminhado para triagem e reciclagem. Em 2004 foram recolhidas 119 toneladas de lixo administrativo e todo esse material foi doado para ser comercializado por uma associao que representa moradores de baixa renda da regio.

Faa sua parte


Observe seu ambiente de trabalho e o local onde voc mora. Verifique se h recipientes da coleta seletiva e separe seus resduos de acordo com o tipo de material. Em casa, deixe uma caixa para guardar os vidros, uma para latas, uma para papis e uma para plsticos. Faa compostagem com o resduo orgnico. No final do ms, veja quanto resduo voc conseguiu separar. Doe os materiais para quem precisa deles e reutilize o que puder.

Contribua com a coleta seletiva!


33

Destino do lixo

Para onde vai o lixo? Se voc no sabe, hora de ficar atento, pois todo lixo que produzimos leva um certo tempo para ser absorvido pela natureza.
34

Lixes
O destino final mais comum dos resduos slidos no Brasil so os chamados lixes. So espaos abertos, localizados geralmente na periferia das cidades, onde o lixo simplesmente descarregado no solo, sem medidas de proteo ao meio ambiente. Os lixes causam a contaminao das guas subterrneas e do solo, com o chorume produzido pela decomposio dos materiais. Tambm causam a poluio do ar, devido gerao de gases txicos. Os lixes so ambientes de proliferao de ratos, baratas e outros insetos que podem ser transmissores de doenas graves, como raiva, meningite, leptospirose e peste bubnica.

Um problema social
Nos locais onde os lixes so instalados no h controle de acesso e muitas pessoas freqentam o lugar em busca de materiais que possam ser reutilizados. Sem proteo, ficam expostas contaminao e, apesar do trabalho no lixo ser uma fonte de renda para muitas famlias, ele s agrava um outro problema: a excluso social. Existem algumas alternativas para o destino dos nossos resduos sem agredir o meio ambiente e ainda colaborar para diminuir problemas sociais. Essas alternativas passam pela reutilizao dos materiais e pela reciclagem.

Disposio final do lixo no Brasil


Cu aberto 76% Aterro controlado 13%

PRECISAMOS MUDAR ESSA REALIDADE!

Ate rr

os 10 anit % rio

Clio Porto

Fonte: Banas Ambiental

Usina de compostagem 35 1%

Aterro sanitrio
O destino correto dos resduos que no puderam ser reutilizados ou encaminhados para a reciclagem o aterro sanitrio. O aterro um mtodo ordenado de disposio dos resduos em terreno preparado para a colocao do lixo, utilizando tcnicas para causar o menor impacto possvel ao meio ambiente.

Confira algumas caractersticas de um aterro sanitrio


As camadas de lixo vo sendo compactadas e cobertas com terra, o que reduz o volume de lixo e permite a reutilizao da rea aps o fechamento do aterro. O solo protegido por uma manta isolante, que impede os lquidos poluentes de atingir as guas subterrneas. O chorume encaminhado a sistemas de tratamento. So colocados dutos captadores de gases que impedem exploses e combustes espontneas. O acesso ao local controlado para evitar a deposio de resduos de natureza perigosa, colocados sem controle.

Aterro controlado
O aterro controlado um misto entre o lixo e o aterro sanitrio. No aterro controlado, apesar dos resduos serem compactados e cobertos com terra, geralmente no h impermeabilizao de base nem sistemas de tratamento de chorume ou de disperso dos gases gerados. Por isso, tambm pode causar problemas ambientais e no um destino final recomendvel.

Depsito de lixo Chorume

Incinerao
Queimar o lixo uma prtica muito antiga. Nas reas rurais, os agricultores costumam queimar restos de galhos e poda para limpar terrenos antes do plantio. Entretanto, mesmo diminuindo o volume do lixo e impedindo a disseminao de doenas (principalmente no caso do lixo hospitalar), a incinerao deve ser utilizada com critrio, pois a queima pode
36

liberar substncias txicas que agridem a camada de oznio e podem provocar problemas de sade. Por isso, nunca queime resduos a cu aberto. Os incineradores devem possuir licena do rgo ambiental, sistemas de tratamento dos gases gerados pela queima, alm de realizar um rgido controle de emisses para assegurar que no haja poluio do ar.

Responsabilidade nossa
Todos ns somos responsveis por recolher nosso prprio lixo e destin-lo a locais adequados, como cestos, lixeiras, sacos plsticos etc. O poder pblico, por meio do servio pblico de limpeza, responsvel pela coleta e transporte do lixo das cidades at um local onde ele no cause danos sade pblica e ao meio ambiente. As empresas, como a Aracruz e suas prestadoras de servio, so responsveis por fornecer recipientes adequados para coleta seletiva, alm de dar destino adequado aos resduos dos processos de produo. Fique atento, faa sua parte e cobre das autoridades um destino seguro para os resduos da sua cidade.

O fluxo do lixo
Pa r a c o l o r i r Na rua

No lixo

Na reciclagem

37

Resduos:
responsabilidade de todos ns

38

O lixo e outros tipos de resduos que produzimos causam danos natureza, mas podem ser reduzidos com a mudana de pequenos hbitos do nosso dia-a-dia. Todos somos responsveis pela qualidade do meio ambiente em que vivemos.

Ns e os resduos
Cuidar para que os resduos que geramos em casa e em nossas atividades no degradem a qualidade do meio ambiente o mnimo que podemos fazer. muito importante evitar o consumo desnecessrio, separar e destinar corretamente o lixo, reaproveitar ao mximo os materiais e colaborar com o processo de reciclagem. Adotando essas aes podemos minimizar o impacto de nossas atividades sobre o meio ambiente. Se cada pessoa se conscientizar e fizer a sua parte, a empresa, a comunidade, o pas e o mundo se tornaro um lugar melhor para viver e as geraes futuras tero muito que nos agradecer.

Resduos na Aracruz
As atividades industriais trazem muitos benefcios econmicos e sociais para comunidades, estados e municpios, mas geram uma grande quantidade de resduos, sejam slidos, lquidos ou gasosos. Desde que gerenciados corretamente, eles deixam de ser uma ameaa e a empresa pode garantir a preservao do meio ambiente e da sade pblica. Na Aracruz, o gerenciamento de resduos busca planejar aes e educar os empregados de forma a prevenir e minimizar sua gerao, reaproveitar e tratar os resduos e assegurar uma correta disposio final. Na rea florestal, cujos plantios so certificados pelo Cerflor (Programa Brasileiro de Certificao Florestal), o tratamento dos resduos recebe uma ateno especial para cada uma das atividades descritas no Plano de Manejo Florestal da empresa.
39

Na empresa ou em casa
Na Aracruz o destino dos resduos, seja na rea industrial ou florestal, cuidado de forma que seu impacto ao meio ambiente seja mnimo. E voc, o que tem feito para minimizar os efeitos de nossa ao poluidora sobre o meio ambiente? O que voc precisa fazer rever algumas atitudes. Afinal, cada um responsvel pelo seu lixo.

Confira algumas dicas


Deposite o lixo nas lixeiras corretas. Cuidado para no misturar tudo. Nunca jogue lixo no cho. Se estiver andando na rua e no encontrar uma lixeira, guarde o lixo at encontrar um local adequado para descart-lo. O lixo um dos grandes colaboradores para as enchentes, por isso nunca o jogue em rios ou crregos. Oriente seus colegas para que no joguem lixo no cho ou o deixem espalhado. Ao usar meios de transporte, procure a lixeira e indique-a a quem estiver ao seu lado. Sempre que for descartar resduos perigosos, como baterias, pilhas, lmpadas fluorescentes e produtos qumicos, procure locais que tenham coleta desse tipo de material. Descarte corretamente as embalagens de produtos qumicos, que podem poluir o ar, o solo, a gua ou que possam causar acidentes. Evite o desperdcio de alimentos.

40

O que voc pode fazer


Alm das dicas que voc conferiu, h muito mais a ser feito. Tudo depende de uma parcela de boa vontade para mudar hbitos errados e transformar o nosso local de trabalho ou o nosso lar em um lugar cada vez melhor para estar.

Veja o que voc pode fazer


Ao encontrar lixo no cho, recolha-o e deposite-o numa lixeira. Em locais afastados, recolha qualquer lixo que for gerado e no permita que nada fique para trs. No hesite em recolher o lixo deixado por outras pessoas. Sempre que possvel, deixe o local mais limpo que como o encontrou.

A responsabilidade nossa, no trabalho e na vida.

41

gua:
nossos direitos e deveres

Os recursos hdricos so fundamentais para nossas atividades dirias. Portanto, nosso dever, junto com o poder pblico, contribuir para a preservao desse bem to precioso.
42

A gua um recurso precioso


A iluso de que existe muita gua no planeta esconde uma realidade que assusta: a gua um recurso finito. De toda a gua disponvel no planeta, 97% salgada e encontra-se nos oceanos, e o restante 2,97% est congelada, formando as calotas polares. Apenas 0,03% potvel e pode ser consumida pelos seres humanos. Todos os seres vivos dependem desse recurso natural para sobreviver. Bilhes de pessoas precisam da gua, elemento indispensvel para quase tudo que fazemos, sendo imprescindvel vida de todos os seres, ao equilbrio do ambiente, sade e s atividades humanas.

Voc sabia que...


O ser humano pode passar at 28 dias sem comer, mas apenas trs dias sem gua. Uma pessoa bebe em mdia cerca de 60 mil litros de gua durante toda a vida. Uma pessoa gasta cerca de 250 litros de gua por dia. Para fazer um quilo de po, gastam-se, da plantao de trigo padaria, mil litros de gua. Para cada mil litros de gua utilizada pelo homem, 10 mil litros tornam-se poludos. O ciclo da gua j no suficiente para purificar naturalmente a gua que o homem polui. Que muitas crianas morrem todos os anos por causa da gua no tratada ou gua poluda. H 2 mil anos, a populao mundial correspondia a 3% da populao atual, enquanto a disponibilidade de gua permanece a mesma. A partir de 1950 o consumo de gua, em todo o mundo, triplicou. Um bilho de pessoas no mundo ainda no tm acesso a gua potvel.
Fonte: www.uniagua.com.br

43

Nossos direitos e deveres


No Brasil, a Constituio Federal (1988) diz que Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. Isso significa que todos temos direito gua de qualidade, mas que tambm nosso dever, e tambm do Poder Pblico, defender e preservar a gua para nosso prprio uso e, no futuro, para nossos filhos e netos. Uma das medidas adotadas pelo governo para garantir gua em volume e de qualidade foi a criao de uma autorizao especial para usurios que necessitam de maior volume do recurso. A outorga de gua, como chamada a autorizao especial, dada para usurios que necessitam captar gua de rios, lagos e nascentes em maior volume, como o caso da Aracruz. O objetivo garantir que no se comprometa a disponibilidade de gua de quem est rio abaixo.

Reduzindo o consumo
A economia de gua comea em casa e depende de pequenas atitudes do nosso dia-a-dia. Por exemplo, fechar a torneira ao escovar os dentes, tomar banhos mais rpidos, ou mesmo consertar pequenos vazamentos. Na Aracruz, em Barra do Riacho, a meta em 2006 a reduo em 10% no consumo da gua que no faz parte do processo industrial. Esta quantidade de gua que se pretende economizar, somente com a conscientizao das pessoas, suficiente para sustentar as trs fbricas da empresa durante 35 dias. Discuta com sua famlia como
44

seria possvel diminuir a quantidade de gua utilizada em sua casa.

Saiba como economizar gua


Ao escovar os dentes
Para escovar os dentes em cinco minutos com a torneira um pouco aberta gastam-se 12 litros de gua (casa) / 80 litros (apartamento). Se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes, e ainda, enxaguar a boca com um copo de gua, consegue-se economizar mais de 11,5 litros de gua (casa) / 79 litros (apartamento).

Lavando roupa
Ao lavar roupa em uma lavadora, com capacidade para cinco quilos, gastam-se 135 litros de gua (casa e apartamento). Para economizar, use a mquina de lavar somente quando estiver com sua capacidade total. Num tanque, com a torneira meio aberta por 15 minutos, podem-se gastar 279 litros (casa e apartamento). Por isso, o melhor deixar acumular roupa, colocar a gua no tanque para ensaboar, deixando a torneira fechada. Depois, colocar a gua para enxaguar.

Fechando bem as torneiras


Feche sempre as torneiras de modo que elas no fiquem soltando gotas dgua. Gotejando, o desperdcio pode chegar a 46 litros por dia. Isto , 1.380 litros por ms.

No banho
Em um banho de 15 minutos, com a torneira meio aberta, consomem-se 45 litros (casa) / 144 litros (apartamento). Se voc fech-la enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo do banho para cinco minutos, o consumo cai para 15 litros (casa) / 48 litros (apartamento).

Lavando o carro
Evite lavar seu carro com a mangueira. Quando lavar, encha baldes de gua para lavar e ensaboar o carro. Utilizar a mangueira para essa atividade gera um grande desperdcio de gua.

Fazendo a barba
Ao fazer a barba em cinco minutos, com a torneira meio aberta, podem ser gastos at 12 litros de gua (casa) / 80 litros (apartamento). Muita gua seria economizada colocando um tampo na pia e fazendo do lavatrio um tanquinho. Assim, o gasto de gua para fazer a barba cai para dois litros. Fonte: www.uniagua.com.br
45

ECOficina
AGORA QUE VOC J SABE CLASSIFICAR OS RESDUOS SLIDOS, QUE TAL PROCUR-LOS NO CAA-PALAVRAS?

Origem Comercial Pblico Especial Sade Industrial Residencial

Natureza Seco Molhado

Comp. Qumica Orgnico Inorgnico

Periculosidade Radiotivos Txicos cidos Inflamveis

46

47

48

Junho 2006
Pauta 6

No jogue este impresso em via pblica

You might also like