You are on page 1of 14

VENDAS

SO PAULO Tel. (11) 3094-6600 Fax (11) 3094-6303


e-mail: atendimentogerdau.sp@gerdau.com.br

RIO DE JANEIRO Tel. (21) 3974-7529 Fax (21) 3974-7592


e-mail: atendimentogerdau.rj@gerdau.com.br

MINAS GERAIS Tel. (31) 3269-4321 Fax (31) 3328-3330


e-mail: atendimentogerdau.mg@gerdau.com.br

CENTRO-OESTE Tel. (62) 4005-6000 Fax (62) 4005-6002


e-mail: atendimentogerdau.cto@gerdau.com.br

NORTE / NORDESTE Pernambuco Tel. (81) 3452-7755 Fax (81) 3452-7635 Bahia Tel. (71) 3301-1385 Fax (71) 3301-1172
e-mail: atendimentogerdau.nne@gerdau.com.br

SUL Rio Grande do Sul Tel. (51) 3450-7855 Fax (51) 3323-2800 Paran Tel. (41) 3314-3646 Fax (41) 3314-3615
e-mail: atendimentogerdau.sul@gerdau.com.br

04/13

www.gerdau.com.br

GUIA DE SOLUES PARA SOLDAGEM COM ARAMES MIG-MAG

Entretanto, vrios so os defeitos que normalmente vm associados operao de soldagem e que devem ser evitados para no comprometer a qualidade da junta soldada, permitindo que a pea apresente bom desempenho em servio.

ISO 9001:2000

O Guia Gerdau de Solues para Soldagem com Arames MIG-MAG apresenta, de forma simples e clara, solues possveis para os principais defeitos associados soldagem e suas principais causas.

GUIA DE SOLUES PARA SOLDAGEM COM ARAMES MIG-MAG


A soldagem hoje a principal tcnica usada nos segmentos industriais relacionados ao ao fabricao, manuteno e recuperao de peas , graas sua relativa facilidade operacional e a seu baixo custo. Os Arames para Solda Gerdau so fabricados e embalados sob os mais rgidos padres de qualidade, para que voc tenha a certeza de estar soldando com um produto que garanta um depsito de solda com propriedades mecnicas adequadas e excelente rendimento.

Usando este Guia, voc poder, na maioria das vezes, entender e resolver por si mesmo os possveis problemas na soldagem com o processo MIG-MAG.

Arames para solda Gerdau. Quem solda aprova.

1. DIFICULDADE DE ABERTURA DO ARCO ELTRICO OU ARCO ELTRICO INSTVEL


Interrupes ou variaes de energia no arco eltrico.

Possveis Motivos
Polaridade incorreta. Conexes frouxas do cabo de soldagem ou do cabo terra. Chapa suja, enferrujada ou pintada.

Solues
Verifique a polaridade. Use polaridade positiva no eletrodo. Verifique e aperte as conexes dos cabos. Melhore o aterramento. Limpe as superfcies a serem soldadas. Use lixadeira ou escova de ao para remover ferrugem e use solvente para remover leo, graxa ou tinta. Limpe ou substitua o bico de contato.

Bico de contato sujo ou muito gasto. A corrente no se transfere adequadamente ao arame. Gs de proteo insuficiente.

Verifique as vlvulas e se no h vazamento de gs. Aumente a vazo do gs (veja item 10).

2. ALIMENTAO IRREGULAR DO ARAME


Interrupes ou variaes na alimentao do arame de solda.

Possveis Motivos
Presso dos roletes de arraste insuficiente: o arame desliza e no alimenta a pistola. Presso dos roletes de arraste excessiva, que deforma o arame, arranca a camada de cobre e entope o bico de contato. Rolete de arraste embola o arame. Velocidade de alimentao do arame muito baixa. Bico de contato sujo ou muito gasto provoca mau contato. Abertura do arco eltrico no bico de contato. Polaridade incorreta. Superaquecimento da tocha. Condute flexvel (guia do arame) est sujo ou desgastado. O freio do motoalimentador no est funcionando corretamente e o arame enrosca na sada do carretel. No ocorre alimentao do arame.

Solues
Aumente a presso dos roletes de arraste. Reduza a presso dos roletes de arraste e limpe o condute e o bico de contato. Verifique se est correto, conforme a bitola do arame. Limpe os roletes e o alimentador de arame. Acerte a presso dos roletes de arraste. Verifique e aumente a velocidade de alimentao do arame. Limpe ou substitua o bico de contato. Limpe ou substitua o bico de contato. Verifique a polaridade. Use polaridade positiva no eletrodo. Use tocha que aceite maior corrente de soldagem ou tocha refrigerada a gua. Limpe ou substitua o condute flexvel (guia do arame). Limpe o sistema de freio do motoalimentador, retire excessos de graxa ou sujeiras acumuladas. Regule o freio de forma que o carretel pare no momento em que o gatilho da pistola de soldagem desativado. Verifique se o arame est passando pelos canais das roldanas do motoalimentador e se o sistema eltrico do motoalimentador est funcionando. Troque o fusvel do sistema do motoalimentador caso esteja queimado. Verifique se o interruptor (gatilho) da pistola de soldagem est funcionando.

3. AQUECIMENTO EXCESSIVO DO CABO DE SOLDAGEM E DO CABO TERRA


Sobrecarga eltrica nos condutores ou terminais provocada por mau contato ou mau dimensionamento.

Possveis Motivos
Conexes frouxas do cabo de soldagem ou do cabo terra. Cabo de soldagem muito longo. Ciclo de trabalho pesado. Tenso diferente da indicada.

Solues
Verifique e aperte as conexes dos cabos. Melhore o aterramento. Substitua por outro de bitola maior ou, se possvel, reduza o comprimento. Use um ciclo menos intenso. Acerte as ligaes de acordo com o esquema da fonte de energia.

4. SOPRO MAGNTICO
Desvio do arco eltrico provocado pela interferncia de um campo magntico externo.

Possveis Motivos
Arco instvel que muda de direo sem causa aparente. Solda efetuada na direo do cabo terra. A bancada ou a pea esto magnetizadas.

Solues
Mude a posio do cabo terra. Prenda o cabo terra diretamente na pea de trabalho. Solde afastando-se do cabo terra. Substitua a bancada e verifique periodicamente se no est ocorrendo magnetizao das peas.

5. FALTA DE FUSO OU PENETRAO


No ocorre fuso homognea ou penetrao adequada entre as partes soldadas, o que reduz a resistncia da solda e atua como pontos de incio de trincas quando a pea est em servio.

Possveis Motivos
Preparao da junta inadequada.

Solues
Verifique o chanfro: aumente a abertura da raiz (A), reduza a face da raiz (F) e aumente o ngulo do chanfro (C) (veja figura 2). Aumente a velocidade de alimentao do arame (veja item 9). Reduza a velocidade de soldagem. Solde com a tocha mais prxima pea (+ ou - 10 vezes a bitola do arame) (veja figura 3). Mude o ngulo da tocha. Solde com a tocha reta ou puxando ligeiramente para aumentar a penetrao (veja item 11). Limpe as superfcies a serem soldadas. Use lixadeira ou escova de ao para remover ferrugem e solvente para remover leo, graxa ou tinta. Com oscilao durante a soldagem, mantenha o arco sobre as laterais do chanfro, permitindo a fuso completa das bordas.

Corrente de soldagem (amperagem) muito baixa. Velocidade de soldagem muito alta. Distncia muito alta da tocha pea.

ngulo da tocha inadequado.

Chapa suja, enferrujada ou pintada.

Manipulao inadequada da tocha.

6. POROSIDADE
Incluses internas e/ou erupes externas que provocam reduo da resistncia da solda podem no ser visveis.

Possveis Motivos
Proteo de gs inadequada.

Solues
Aumente a vazo de gs (veja item 10). Mantenha o bocal da tocha mais perto da pea. Verifique se h vazamento de gs. Centralize o bico de contato no bocal da tocha. Troque o bocal da tocha, se estiver danificado. Verifique se a vlvula solenoide do gs est funcionando corretamente. Limpe as superfcies a serem soldadas. Use lixadeira ou escova de ao para remover ferrugem e solvente para remover leo, graxa ou tinta. Mude o ngulo da tocha para melhorar a proteo do gs (veja item 11). Aps abrir a embalagem, mantenha o arame protegido de umidade, respingos de solda e poeira. Use biombos ou cortinas adequadas para evitar as correntes de ar. Reduza a vazo do gs (veja item 10). Limpe o condute e o bocal. Mantenha a poa de solda fundida por mais tempo, para permitir que os gases escapem antes que a solda solidifique (veja item 9).

Chapa suja, enferrujada ou pintada.

ngulo da tocha inadequado. Arame de solda sujo ou oxidado. Corrente de ar junto pea a ser soldada desloca o gs de proteo. Vazo do gs muito elevada causa turbulncia na poa de fuso, permitindo a entrada de ar. Condute do arame sujo e/ou bocal com respingos. Velocidade de soldagem muito alta.

7. EXCESSO DE RESPINGOS
O acabamento do cordo fica irregular, embora a resistncia da solda no seja afetada. O acabamento fica prejudicado, aumentando o custo de limpeza da solda.

Possveis Motivos
Tenso (voltagem) muito alta, aumentando o comprimento do arco. Distncia da tocha pea muito alta. Chapa suja, enferrujada ou pintada.

Solues
Reduza o valor da tenso e trabalhe com arco curto. Solde com a tocha mais prxima pea (veja item 5 - figura 3). Limpe as superfcies a serem soldadas. Use lixadeira ou escova de ao para remover ferrugem e solvente para remover leo, graxa ou tinta. Reduza a vazo do gs (veja item 10).

Vazo do gs muitos elevada, o que acarreta turbulncia na poa de solda, permitindo a entrada de ar e causando porosidade e excesso de respingos. Indutncia da mquina de solda.

Se estiver soldando com transferncia tipo curto-circuito, aumente a indutncia na mquina de solda.

8. TRINCAS NA SOLDA
Muitos tipos de trincas podem ocorrer em uma solda. Algumas so visveis, outras no. Todas as trincas so consideradas potencialmente srias e devem ser evitadas ou reparadas. As trincas podem se propagar, causando a quebra da pea quando em servio.

Possveis Motivos
Trinca de cratera: no final do cordo, o arco fechado muito rapidamente. Teor de carbono ou enxofre elevado no metal base.

Solues
No final do cordo, retorne ou pare o deslocamento para encher adequadamente a cratera de solda. Preaquea a pea se o teor de carbono no metal base for elevado. Reduza a penetrao, usando baixa corrente de soldagem (utilize baixa velocidade de alimentao do arame ou arames de menor bitola). Mude a velocidade de soldagem ou o tipo de gs de proteo para obter um cordo mais plano. Reduza a velocidade de soldagem. Preaquea a pea. Melhore a montagem de forma que o metal base dilate e contraia livremente. Use chanfro mais aberto (veja item 5 - figura 2).

Cordo de solda cncavo.

Velocidade de soldagem muito alta. Junta muito rgida.

9. VELOCIDADE DE ALIMENTAO DO ARAME E CORRENTE DE SOLDAGEM


A velocidade de alimentao do arame a ferramenta de que o soldador dispe para regular a corrente de soldagem. medida em metros por minuto (m/min) ou, em alguns equipamentos importados, em polegadas por minuto (pm). a varivel que deve ser controlada pelo soldador na unidade de alimentao de arame, que, por sua vez, impe uma determinada corrente de soldagem no equipamento de solda. A figura ao lado apresenta esta relao para diversos dimetros de arame no processo MIG-MAG para os aos-carbono e baixa liga. Tambm pode ser usada como ajuste inicial da velocidade de alimentao de arame na unidade de alimentao para gerar a corrente de soldagem que est sendo solicitada. Observe na figura que: Quanto maior a velocidade de alimentao do arame, maior a intensidade de corrente indicada na fonte de energia. Quanto maior o dimetro do arame, menor a velocidade de alimentao do arame que deve ser usada.

800

20

mm )

VELOCIDADE DO ARAME (polegada por minuto)

(0 ,9 mm )

700 600 500 400 300 200 100 0 0 50 100 150

15

,2 (1

)
10

mm ( 1, 6

0 200 250 300 350 400 450

*CORRENTE DE SOLDAGEM (A) *Corrente contnua no Eletrodo positivo.

Fonte: Welding Handbook 2

VELOCIDADE DO ARAME (metros por minuto)

( 0,8

10. VAZO DE GS NA SOLDAGEM MIG-MAG

A vazo do gs de proteo deve ser determinada em funo da intensidade da corrente e do tipo de metal que est sendo soldado. normalmente expressa em litros por minuto (l/min). Para a soldagem dos aos-carbono e baixa liga, regule com as vazes indicadas. Faa ajustes, se necessrio. Vazes vlidas para o Argnio, o CO2 e misturas.

Corrente de Soldagem (A)


100 150 200 250

Vazo de gs (l/min)
10 11 12 15

11. NGULO E PERFIL


O ngulo e o sentido de soldagem podem ser ajustados, obtendo-se resultados indicados para cada tipo de aplicao. Assim, conforme ilustrado abaixo, a alterao no ngulo da pistola (positivo, neutro ou negativo) modifica a caracterstica do perfil do cordo de solda.

ngulo da pistola

Legenda
ngulo positivo (soldar puxando) ngulo neutro (soldar reto) ngulo negativo (soldar empurrando)

Perfil do cordo de solda

12. CARACTERSTICAS GERAIS DOS ARAMES PARA SOLDA GERDAU MIG


Produto Gerdau Aplicaes Bitolas (mm)
0,80 0,90 1,00 1,20 1,32 1,60

Opes de embalagem Tipos* 1


Carretel Metlico (Randmico)

Peso (kg)
18 20 15*2 18 20 100 250

Pallets (kg)
1296 1440 1080 1296 1440 800 1000

GERDAU MIG

Uso em ao ao carbono no processo de soldagem MIG/MAG para aplicaes diversas com alta produtividade e resistncia.

Carretel Metlico (Capa a capa) Barrica

*1 Formas de bobinamento do arame. - Randmico: Espiras do arame distribudas no carretel de forma aleatria. - Capa a capa: Espiras do arame distribudas no carretel de forma justaposta (lado a lado). *2 Disponvel apenas para bitola 0,80 mm.

Norma
Classe Tipo Elementos C

Composio qumica do arame


Si Mn S P Cu* 3

Propriedades mecnicas (metal depositado)* 4


Lim. Resistncia Lim. Escoamento Alongamento Impacto

AWS A5.18 ER70S-6


3

% Min. % Mx.

0,06 0,15

0,8 1,15

1,40 1,85

0,035

0,025

0,050

480Mpa

400Mpa

22%

27 J em ( -29C)

* O percentual de cobre inclui o residual do ao mais o revestimento. *4 As propriedades mecnicas indicadas referem-se s exigidas por norma (soldado com proteo gasosa de CO2).

SUGESTES PARA ARMAZENAMENTO DO PRODUTO


Armazenar em ambiente fechado e seco, em temperatura aproximada de 25C. Estocar em prateleiras, estrados ou pallets evitando, assim, o contato da embalagem com o cho. Manter as embalagens fechadas at o momento da utilizao, identificadas com suas etiquetas originais. Estabelecer um sistema de estocagem de forma que o primeiro que entra o primeiro que sai (FiFo). Assim os lotes no envelhecem no almoxarifado. Na movimentao dos carretis, evitar choques bruscos que possam provocar quebras.

Use Gerdau MIG e Ganhe Produtividade.


Soldar com Gerdau MIG ter alto rendimento nos processos industriais em soldagens semiautomticas, mecnicas e robotizadas, nos mais diversos segmentos. O Gerdau MIG indicado para os mais rgidos processos de fabricao com soldagem de baixo carbono. Use e comprove. Aprovado por bureaus internacionais de qualidade: Veritas Bureau of Shipping Lloyds Register of Shipping American Bureau of Shipping FBTS - Petrobras

FBTS
BUREAU VERITAS

You might also like