You are on page 1of 8

Um conto de famlia

Elas eram to diferentes, tanto na aparncia quanto na personalidade. Estavam sempre juntinhas, irms, inseparveis. Margarete era alta, magra e ruiva, era meio bipolar (quem no ?) e tinha uma personalidade forte e problemtica. Poliana era mais baixa e loira, estava sempre alegre, ou pelo menos parecia estar, era constantemente afetada pelas crises de sua irm. Poliana achava que tudo que acontecia de errado na sua vida era culpa de Margarete, mas mesmo assim a amava. Tinham quase a mesma idade, dividiram experincias e tudo mais, afinal eram irms. Poliana sempre chamou mais a ateno dos meninos, isso incomodava e muito Margarete, na adolescncia Poliana mesmo sendo um pouco mais nova foi quem comeou a namorar primeiro. Margarete e Poliana dormiam juntas, como eu disse antes eram inseparveis. Certa noite Poliana acordou com rudos estranhos, logo notou que eram gemidos, e vinham de Margarete. Poliana perguntou: _o que voc est fazendo? _nada. Respondeu Margarete. _voc est se masturbando? _O que tem de mais? Voc nunca fez isso? Poliana no respondeu e voltou a dormir. Na noite seguinte a situao se repetiu. Poliana se virou e perguntou: _voc est fazendo aquilo de novo, no ? _Porque voc no tenta? Perguntou Margarete. _Eu no sei se devo. _eu posso te ajudar. Disse Margarete se aproximando da irm. _Poliana reagiu mal, e saiu da cama. _Margarete ficou l, pensando no que estava fazendo e porque estava fazendo. _Poliana sentia culpa mesmo sem ter feito nada. Poliana terminou seu copo dgua, e foi como se tivesse bebido uma dose de coragem e voltou pra cama. Margarete fingiu estar dormindo para diminuir o constrangimento. Roou sua perna no corpo da irm e percebeu que ela estava nua. _voc est sem calcinha? Perguntou Margarete. Poliana s tremia e respirava alto. Margarete tirou a roupa e comeou a tocar a irm, os corpos se estremeciam a cada contato, uma nuvem de pecado e malicia pairava sobre aquela

cama, os corpos se exploravam como se quisessem aquilo desde antes de sua existncia. Os mamilos e pelos eriados, a saliva ausente e o fogo crescendo cada vez mais. No chegaram a se beijar, mas o hlito quente que trocavam prximas uma a outra, parecia lhes queimar a alma. Atingiram o auge rapidamente, pois o desejo era muito intenso, os corpos se retorciam em meio s volpias e gemidos tangidos. Aconteceu! Tudo se findou, mas a noite continuou, elas no dormiram, estavam se sentindo culpadas, como se tivessem cometido uma atrocidade, principalmente Poliana. No dia seguinte nada parecia ter acontecido para Margarete, estava tranquila e sem preocupaes. J Poliana mal conseguia olhar para a irm. O tempo passou e aquilo nunca mais se repetiu. Margarete se tornou escritora aos dezenove anos, Poliana nunca teve grandes talentos ento teve que se empenhar em arrumar um marido. E foi isso que fez, certo dia chegou com a notcia: vou me casar. A notcia no surpreendeu ningum, afinal Poliana e o futuro marido j estavam namorando h algum tempo. Nessa poca Margarete estava escrevendo o seu segundo livro, coisa que no mostrava a ningum antes da publicao. Poliana se casou, e algum tempo depois o livro de Margarete foi publicado. O livro se chamava Pra sempre unidas, e continha um trecho significativo da adolescncia, de Margarete e da irm. O livro gerou polmica, Margarete escreveu sobre a experincia sexual que tiveram na adolescncia. O livro destruiu o casamento de Poliana e a relao das duas com a famlia. Poliana teve uma briga feroz com a irm e decidiram no mais se falar. Isso no durou muito tempo, duas semanas depois o telefone de Margarete toca, e era Poliana. Margarete atendeu, mas quase no entendeu o que a irm queria dizer, Poliana estava muito nervosa, parecia desesperada. Quando se encontraram Poliana contou o que estava acontecendo, mas o tempo todo muito agressiva. Ficava repetindo: a culpa sua Margarete, tudo culpa sua! Poliana estava grvida, e acabara de perder o marido graas a sua irm, Margarete se sentiu um pouco culpada no comeo, mas no entendia o motivo da irm ter a procurado. Afinal Poliana no estava mais casada, mas a criana ainda tinha um pai. Poliana ento explicou: o seu ex-marido no podia ter filhos, e o provvel pai da criana estava preso, Poliana no tinha condies de criar a criana sozinha. Poliana estava desesperada e precisava de ajuda, pensou at em abortar a criana. Mas Margarete a acalmou e sugeriu que ela ficasse na sua casa at a criana nascer, e depois o filho ficaria com Margarete e Poliana poderia seguir sua vida. Margarete tinha condies de criar a criana, era psicloga e escritora, e se sentia no dever de ajudar a irm, mesmo achando que no era a culpada pelo fim do seu casamento. E assim foi, assim que a criana nasceu Poliana foi embora da casa de Margarete, sem despedidas ou qualquer coisa do tipo, a relao das duas ainda estava muito abalada.

A criana era um menino, Margarete o criou com tanto amor e dedicao, que ele mesmo no poderia ter escolhido uma me melhor. Ele era um garoto especial, aos dois anos de idade comeou a demonstrar os primeiros sintomas de autismo. Margarete no se abalou com isso, era psicloga e sabia lhe dar com a situao melhor do que ningum. Na mesma poca Margarete recebeu um convite de casamento, era de Poliana. Assim que ela leu o convite sentou-se no sof, abraou seu filho e chorou, fazia tanto tempo, ela nem mesmo achou que voltaria a ter notcias da irm. Margarete j no nibus em direo ao novo paradeiro da irm. Perguntava-se por qu? Poliana disse que nunca mais falaria com ela, e depois de dois anos isso. Eram tantas dvidas, ela no sabia nem porque estava indo para aquele endereo descrito no convite. Ela poderia muito bem ignorar j que as duas tinham cortado relao. Ficou treinando o que ia dizer e como iria reagir quando a visse, o nibus chegou ao seu destino e ela nada tinha decidido. Relutou ao descer, mas viu que um carro antigo estava a sua espera. Ela se aproximou do automvel, estava mais hesitante do que o pequenino que segurava a sua mo. O homem como se a conhecesse disse: _ela no pde ento eu vim buscar vocs. _voc deve ser o Bruno! Disse Margarete cerrando a face por causa da poeira e do sol. O homem s acenou confirmando. Margarete e o menino entraram no carro. _voc bonita disse ele, tentando preencher o silncio bestial que insistia durante a viagem. Margarete somente sorriu para agradecer. um babaca pensou consigo mesma. Ficou todo o trajeto analisando o lugar e como seu futuro cunhado se encaixava perfeitamente nele. As estradas eram empoeiradas, e aos lados havia pastos onde se via alguns animais quadrpedes. Bruno era gordo, tinha um bigode ridculo e provavelmente um crebro de passarinho. Ficava se perguntando como Poliana havia se interessado por esse cara. _eu sou msico. Disse uma voz intrusa, interrompendo seus pensamentos. _nossa isso timo! Exclamou Margarete, j formulando a ideia de que ele seria um msico frustrado. O silncio os esmagou novamente no carro, felizmente, ou no, j estavam chegando. Poliana os esperava no porto, com a mo sobre a face por conta do sol. Eles desceram do carro, Poliana abraou seu sobrinho como uma me que ficou longe da cria, e realmente era isso uma me e seu filho distanciados pela vida, Margarete olhava a cena com um sorriso nada feliz. Finalmente elas se olharam, e constataram que foi intil ficar treinando como se comportar, disseram um oi e se abraaram, com sorrisos, perguntas e elogios vazios se construiu o resto da tarde. noite Poliana foi mostrar onde Margarete e seu filho dormiriam, estavam sozinhas no quarto e decidiram ter uma conversa mais franca. _ele est lindo. Disse Poliana. _eu sei. Respondeu Margarete desfazendo a mala para no ter que olhar nos olhos da irm. _estou feliz que voc veio.

_porque me convidou? _voc destruiu meu casamento, mas ainda minha irm. _falando desse jeito voc faz parecer que eu sou a agressora. _mas voc foi nica causadora daquilo tudo. No, olha, no vamos brigar. Tenho uma novidade. _e o que ? _estou grvida. _oh me Deus Poliana isso timo, voc j contou pro Bruno. _no, ainda no. Ainda muito recente, mas vou contar. No conte a ningum, deixe que eu faa isso. _claro isso mesmo timo. Disse Margarete tentando parecer convincente. Poliana desceu para o seu quarto, e parecia estar feliz. Margarete ficou ali se perguntando como e porque, era inacreditvel que sua irm realmente estivesse feliz ao lado daquele cara. No dia seguinte, todos envoltos da mesa para o caf. Era inevitvel a alegoria uma grande famlia feliz, mesmo com a falsidade to real e escancarada quanto os mantimentos sobre a mesa. A conversa que pairava era sobre o casamento, Poliana explicava como seria nos mnimos detalhes, Margarete mesmo achando aquilo tudo uma grande loucura, mostrava-se interessada. Aps o caf foram todos para a sala, falar sobre a carreira musical de Bruno, que como previu corretamente Margarete era absolutamente frustrada. Os assuntos fteis, as indiretas que causavam pausas de quase meia-hora, foi assim a manh toda. Quando j estavam cansados de beber e conversar, Margarete finalizou, dizendo que no almoaria em casa, Poliana surpresa perguntou o Por qu?. Margarete no era de mentir, ento contou: _fui convidada para dar uma palestra, numa livraria aqui perto. _ento foi por isso que veio, no pelo casamento. Disse Poliana irritada. _no isso Poliana, apenas as datas coincidiram. Eu j estou atrasada, quando voltar ns conversamos. _porque est to irritada? _voc nem mesmo me contou, poxa eu sou sua irm, talvez eu queira te ver dando essa palestra. _voc nunca gostou dessas coisas Poliana, por isso no te chamei. Mas se quer ir vamos, s arrume algum para ficar com meu filho, no que eu no confie no seu marido, mas convenhamos que o Bruno no tem condies de cuidar nem de um cachorro.

_vou ignorar esse seu ltimo comentrio, podemos ligar para uma menina tima que eu conheo. _ento est bem, s ande rpido seno chegaremos atrasadas. A garota chegou, Margarete se despediu de seu filho como se fosse a ltima vez que o veria, era sempre assim, deu milhes de conselhos a garota, conselhos que ela nem sequer ouviu. L se foram elas! Ia ser um longo caminho at a cidade, no que a distncia fosse muita, mas o clima constrangedor entre as duas alongava o tempo de uma formal descomunal. Pouco se falou at que l chegassem. A entrevista correu bem, Margarete falou de seu novo livro, e as pessoas pareciam realmente interessadas. Poliana ali na plateia, olhando pra irm tentando se sentir orgulhosa. O sujeito que ministrou a entrevista rasgou elogios a Margarete e aos seus livros, era inevitvel uma identificao entre eles. Ento ele convidou Margarete e a famlia para um almoo no final de semana. Margarete hesitou, mas Poliana aceitou no lugar da irm. Na volta pra casa, Margarete perguntou: _porque voc aceitou o pedido daquele cara. Poliana sorriu como se a irm fosse uma completa retardada, e disse: _ ora Margarete pare com isso, voc precisa conhecer pessoas, nunca foi muito socivel, eu te fiz um favor aceitando aquele pedido. Margarete se calou. Estava visivelmente irritada, percebera que a irm no perdera a insuportvel mania de se meter na vida dela. Ficaram em silncio at chegarem, em casa. O resto da semana ocorreu como o previsto, alis, tudo ali era muito previsvel. E chega o fim de semana, todos vo para o almoo na casa do tal sujeito. Chegando l, ainda no carro eles avistam a garota que serviu de baba para o filho de Margarete, coincidentemente ela devia ser filha do cara o algo parecido, Bruno ficou do nada muito incomodado, disse que no ficaria para o almoo, Poliana no entende o porqu daquilo, e tenta obrigar o marido a ficar, no funcionou. Margarete simplesmente ignora a situao. O almoo ocorreu bem, mesmo com o constrangimento de o marido de Poliana no estar presente. Ao voltarem pra casa, as duas, Poliana perguntou por que ser que Bruno no havia ficado para o almoo. Margarete nunca foi de rodeios, pelo contrrio s vezes era at inconveniente. Ento disse: _era a garota, voc no viu o jeito que ele olhou pra ela. Poliana furiosa retrucou: _voc est insinuando que o meu marido me traiu com aquela menina. _eu no sei se percebeu Poliana, mas ela no to menina assim, deve ter os seus 17 anos. _no, isso no est acontecendo, voc est fazendo aquilo de novo, est tentando acabar com o meu casamento. _se nisso que prefere acreditar, tudo bem, mas pense bem com quem est se casando. Alis, o que voc viu nesse cara Poliana? Voc bonita, inteligente, esse cara no passa de um babaca.

Poliana comeou a chorar, a discusso j estava bem inflamada. E escondendo as lgrimas com os prprios cabelos disse baixinho: _e com quem mais eu me casaria? Minha vida virou uma merda, depois que abri mo do meu filho. Margarete a olhou e no sabia se sentia pena ou ira, pois para ela o garoto era seu filho, s seu. Poliana a olhou esperando alguma resposta, mas Margarete s deu as costas e foi se deitar. No dia seguinte depois de ser pressionado Bruno revelou a Poliana que havia transado com a jovem que entrara em sua casa para cuidar do filho de Margarete. Como era de se esperar ela ficou furiosa, ligou para a casa do pai da adolescente e contou o ocorrido de forma nem um pouco suave. O pai da menina por sua vez tomou as providncias que jugou necessrias, deu uma bela surra em Bruno, que alm de no se defender s sabia chorar como um beb, a cena foi to pattica que ningum si disps assisti-la, e o agressor se deu por satisfeito muito rapidamente, no sei se por pena ou por no suportar o comportamento ignbil de seu oponente. Poliana decidiu abandonar Bruno, enquanto ele se debulhava em lgrimas, lamentos e infinitos pedidos de perdo, ela arrumava as malas e o tratava com frieza. Margarete estava porta fumando, pronta para levar sua irm dali, diria mais, ansiosa para leva-la dali. Ao ver a extrema indiferena com que Margarete tratava a situao, Bruno resolveu mudar de mtodo e de alvo. Atacou Margarete com palavras duras acusando-a de tudo de mal que lhes tinha acontecido at agora. _ tudo culpa dela, ela veio at aqui s pra isso, pra acabar com o nosso casamento. Ela no gosta nem de si mesma, como poderia suportar ver sua irm se casando. Voc mesmo dizia que ela no valia nada Poliana, est a prova! Foi o que disse Bruno, em meio a esturros e tremeliques devido ao acesso de clera. Margarete desocupou a boca de seu cigarro, desencostou vagarosamente da parede, e quando ia despejar sua avalanche de veneno, sua irm surgiu pela sala incontrolvel como um tufo e a arrastou para o carro. A criana j estava no carro, visto que a deciso de ir embora j havia sido tomada. E l se foram elas, Poliana chorando inconformada por seu casamento ter terminado antes de comear, e Margarete inconformada, mesmo sem transparecer nada devido aos seus culos escuros, por ver a irm chorando pelo que havia deixado pra trs, o que pra ela no passava de um barraco velho com um suno falante dentro. As coisas estavam confusas e ningum sabia ao certo o que estava fazendo, decidiram ficar num hotel na cidadezinha mais prxima, at descobrirem o que ia acontecer. noite quando j estavam acomodadas, Bruno ligou para Poliana, ela atendeu, mas no conseguia entender quase nada do que ele dizia, s sabia chorar desesperadamente e pedir perdo. Poliana pediu que ele se acalmasse e que estava muito bem, um pouco mais calmo, mas ainda soluante Bruno disse que estava com saudades, ela disse que tambm estava. Ela

no precisava ser grossa com Bruno, sabia que ele era com uma criana que quase nunca so totalmente responsveis pelos seus erros. Ela ento disse que tambm estava com saudades, mas que no poderia voltar por enquanto, se despediu com um beijo e desligou o telefone. Bruno podia ser infantil, mas tinha capacidade o suficiente para entender que ela no voltaria. Quando desligou o telefone Poliana percebeu que a irm estava com um pequeno caderno nas mos escrevendo algo. Ela conhecia aquele caderno e no demorou muito para cair a fixa. Atirou-se em cima da irm e gritando a frase voc no vai escrever sobre isso! arrancou o caderno das mos dela. Atirou o caderno pela janela, Margarete gritou desesperada: _ voc no tem esse direito! Poliana revidou: _quem no tem o direito de ficar expondo minha desgraa voc! As duas calaram-se e permaneceram assim por horas. A criana j estava adormecida quando resolveram se deitar, era um pequeno quarto com uma cama de solteiro e uma de casal, o menino havia ficado com a primeira, logo as duas haveriam de dormir juntas na outra. Margarete se deitou primeiro, e Poliana logo em seguida, as costas viradas uma para a outra. Durante a noite Poliana sentiu algo roar sua perna. Sem disfarar exclamou: _voc est fazendo aquilo de novo! Margarete se virou para a irm e disse:_ voc tem razo, me desculpe. Desculpe-me por tudo. Eu sempre estraguei tudo, e se hoje sua vida est um inferno a culpa toda minha. Com os olhos escorrendo lgrimas continuou:_ Mas saiba que nunca foi minha inteno. Eu nunca quis te magoar, e no nenhum pouco fcil pra mim que te amo tanto perceber que tudo de ruim que lhe acontece culpa minha. Poliana estava de costas e no deixou a irm perceber que tambm estava chorando. No disse uma palavra se quer. Margarete finalizou ento seu monlogo dizendo:_ e por todo esse mal que lhe fiz que amanh irei embora e voc pode fazer o que quiser da sua vida sem nunca mais ter que olhar pra mim. A noite se estendeu em lgrimas, at que adormeceram. O dia surgiu, e o silncio dominou at a criana que em outra ocasio choraria por ter que acordar to cedo. Subiram a rua at o ponto de nibus que era bem prximo dali, e l ficaram at que o aguardado transporte chegou, Poliana se despedia do menino com tanto exagero que se agravado um pouco mais pareceria mais com uma violncia, mesmo que elas fingissem desconhecer esse detalhe o filho era de Poliana por consanguinidade, as duas se olharam e o motorista buzinou para a passageira se apressar, salvas pelo gongo, Margarete subiu, e as lgrimas caiam despercebidas e por puro despeito, cinco segundos aps o nibus se mover, as duas perceberam a idiotice que estavam fazendo, s tinham elas mesmas nesse mundo e iam deixar que pequenas coisa as deixassem se separar novamente, sabe-se l por quanto tempo. Margarete se levantou, e quando olhou pela janela Poliana estava correndo

desesperada atrs do nibus, o seu crebro sabia que era uma atitude intil, mas o seu corao a obrigava tentar. Agora as lgrimas caiam embaladas pelo ritmo furioso do corao. Margarete gritou para que o motorista parasse o nibus, ele parou, ela desceu mais que rapidamente, correu ao encontro da irm e as duas se abraaram com tanta euforia, que nem se lembravam da ltima vez que sentiram aquela sensao, os corpos juntos e os cabelos sendo embaraados pelo vento, o vermelho de Margarete e o loiro de Poliana se encaixavam to perfeitamente que jamais me esquecerei daquela cena, eu debruado pela janela do nibus to emocionado quanto elas, s no estava chorando por que o vento secava minhas lgrimas antes que elas pudessem rolar. Elas entraram no nibus cabisbaixas e risonhas, como se estivessem envergonhadas pela cena que fizeram, sentaram-se ao lado da criana e l se foram, sabe-se l pra onde. Pra felicidade quem sabe, pra onde a vida as levar, toro eu para que ainda estejam juntas, toro eu para estejam felizes, toro eu por elas e por muitas coisas, mas principalmente toro para que as pessoas aprendam a olhar o amor sem preconceito, sem vergonha, sem pensar em escndalos, e tudo aquilo que possa se achar por detrs daquele amor, mas para que olhem para ele s para ele, e vejam como bonito e percebam que o mundo pode ser to bonito quanto ele se as pessoas soubessem enxergar o amor.

FIM

You might also like