You are on page 1of 16

SELEO PBLICA 2005

CINCIAS CONTBEIS

COT
INSTRUES GERAIS
responsabilidade do candidato certificar-se de que est recebendo a prova correta, ou seja, o nome e o cdigo da rea de Formao informados nesta capa de prova correspondem aos impressos no seu carto de respostas da Prova Objetiva. Voc recebeu do fiscal: - Um caderno de questes da Prova Objetiva contendo 70 (setenta) questes de mltipla escolha; - Um carto de respostas da Prova Objetiva, personalizado, para efetuar a marcao das respostas da Prova Objetiva. Ao ser autorizado o incio da prova, verifique no caderno de questes da Prova Objetiva se a numerao das questes e a paginao esto corretas. Responda as questes de lngua estrangeira (Ingls ou Espanhol) conforme sua opo no ato de sua inscrio. Voc dispe de 4 (quatro) horas para fazer a Prova Objetiva. Faa-a com tranqilidade, mas controle o seu tempo. Este tempo inclui a marcao do carto de respostas da Prova Objetiva. No permitido copiar os assinalamentos feitos no carto de respostas da Prova Objetiva (Edital 01/2005 Item 9.7.2 alnea e). Aps o incio da prova, o fiscal de sala iniciar a coleta da impresso digital de cada candidato (Edital 01/2005 Item 9.7.2 alnea a); Somente depois de decorrida uma hora do incio da prova, voc poder entregar seu caderno de questes da Prova Objetiva e seu carto de respostas da Prova Objetiva e retirar-se da sala de prova (Edital 01/2005 Item 9.7.2. alnea c). Somente ser permitido levar o caderno de questes da Prova Objetiva ao final do tempo total da prova, desde que permanea em sala at este momento. Aps o trmino de sua prova, entregue obrigatoriamente ao fiscal, o seu carto de respostas da Prova Objetiva devidamente assinado e o seu caderno de questes da Prova Objetiva, ressalvado o disposto no item anterior. No esquea de solicitar ao fiscal de sala, sua carteira de identidade, quando da entrega do seu material de prova. Os 3 (trs) ltimos candidatos de cada sala s podero ser liberados juntos. Se voc precisar de algum esclarecimento, solicite a presena do responsvel pelo local.

INSTRUES - PROVA OBJETIVA


Verifique se os seus dados esto corretos no carto de respostas da Prova Objetiva. Solicite ao fiscal para efetuar as correes na Ata de Aplicao de Prova. Leia atentamente cada questo e assinale no seu carto de respostas da Prova Objetiva a alternativa que mais adequadamente a responde. O carto de respostas da Prova Objetiva NO pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados s respostas. A maneira correta de assinalar a alternativa no seu carto de respostas da Prova Objetiva cobrindo, fortemente, com caneta esferogrfica azul ou preta, o espao a ela correspondente, conforme o exemplo a seguir:

Cronograma Previsto (Cronograma completo no endereo www.nce.ufrj.br/concursos)


Atividade Divulgao do gabarito da Prova Objetiva Interposio de recursos contra o gabarito da Prova Objetiva Divulgao do resultado final das Provas Objetivas Data 18/10/05 19 e 20/10/05 01/11/05 Local www.nce.ufrj.br/concursos www.nce.ufrj.br/concursos www.nce.ufrj.br/concursos

* Demais atividades consultar Manual do Candidato ou pelo endereo eletrnico www.nce.ufrj.br/concursos

Seleo Pblica - 2005

BNDES

Seleo Pblica - 2005

BNDES
(C) s a primeira frase apresenta estrutura gramatical inadequada; (D) s a segunda frase apresenta estrutura gramatical inadequada; (E) as duas frases apresentam erros gramaticais de tipos diferentes. 4 - O manifesto do Partido Comunista dizia: Proletrios de todo o mundo, uni-vos!; se essa mesma frase fosse reescrita com tratamento de vocs em lugar de vs, a forma verbal do imperativo adequada seria: (A) unem-se; (B) unam-se; (C) unem-nos; (D) unem-vos; (E) une-se.

LNGUA PORTUGUESA
1 - Em texto da Folha de So Paulo, um morador das margens de uma grande rodovia declarava o seguinte: Hoje j passaram por aqui milhares de caminhes e automveis, mas eu e minha famlia j estamos habituados com isso; os garotos at brincam, jogando pedra nos pneus. H, nesse texto, um conjunto de palavras cujo significado depende da enunciao, ou seja, da situao em que o texto foi produzido. Entre as alternativas abaixo, aquela que indica um termo que NO est nesse caso : (A) hoje; (B) aqui; (C) eu; (D) minha famlia; (E) isso. 2 - O segmento inicial de nosso Hino Nacional diz o seguinte: Ouviram do Ipiranga as margens plcidas De um povo herico o brado retumbante Se colocados na ordem direta, os termos desses dois versos estariam assim dispostos: (A) As margens plcidas do Ipiranga ouviram O brado retumbante de um povo herico; (B) As margens plcidas ouviram do Ipiranga O herico brado retumbante de um povo; (C) As margens plcidas do Ipiranga ouviram O herico brado retumbante de um povo; (D) Do Ipiranga as margens plcidas ouviram O brado retumbante de um povo herico; (E) Ouviram as margens plcidas do Ipiranga De um povo o herico brado retumbante. 3 - Num pequeno texto distribudo por moradores de um condomnio da Zona Sul do Rio de Janeiro apareciam as seguintes frases: - os condminos cujas reclamaes o sndico no deu ateno... - os itens que no foram discutidos os pontos principais... Sobre essas frases pode-se afirmar, em termos de correo gramatical, o seguinte: (A) as duas frases apresentam perfeita estruturao gramatical; (B) as duas frases apresentam o mesmo tipo de erro gramatical;

5 - Falando da Seleo Brasileira de Futebol, um cronista esportivo declarou o seguinte: Carlos Alberto Parreira deveria fazer o quinteto de Ronaldo, Ronaldinho, Robinho, Adriano e Kak, com um deles no banco de reservas, pois, assim, teria sua disposio um substituto de qualidade para possveis mudanas tticas.; tal declarao peca por impreciso, visto que: (A) as mudanas no seriam tticas, mas tcnicas; (B) o quinteto seria sempre formado de quatro jogadores; (C) o tcnico no pode colocar titulares no banco de reservas; (D) nem todas as mudanas produzem o efeito desejado; (E) o banco de reservas no pode contar com um s jogador. 6 - A lngua portuguesa e os conhecimentos matemticos nem sempre esto de acordo. A frase abaixo em que a concordncia verbal contraria a lgica matemtica : (A) 50% da torcida brasileira gostaram da seleo; (B) mais de trs jornalistas participaram da entrevista; (C) menos de dois turistas deixaram de participar do passeio; (D) so 16 de outubro; (E) participaram do congresso um e outro professor. 7 - -Senhor Presidente, Vossa Excelncia no me tem permitido usar a palavra! Senhor Deputado, Vossa Excelncia poder falar aps dois outros colegas!. Esse dilogo, ouvido numa das CPIs do Congresso, mostra: (A) a concordncia verbal errada com Vossa Excelncia; (B) a m colocao de pronomes pessoais oblquos; (C) a mistura indevida de Senhor com Vossa Excelncia; (D) o uso inadequado do tratamento Vossa Excelncia para deputado; (E) o emprego adequado da norma culta da lngua.

Seleo Pblica - 2005


8 - Num relatrio de um segurana sobre um incidente ocorrido na entrada de um grande centro comercial estava escrito o seguinte: Tudo aconteceu a partir do momento que chegaram dois homens com dois altos-falantes e comearam a fazer propaganda de um show na porta do prdio. Ora, segundo as normas, proibido, aps as 22h, no fazer barulho neste lugar e, porisso, tivemos que expulsar eles. H muitos problemas no uso da norma culta por parte do segurana; a alternativa abaixo que NO indica corretamente um problema : (A) a forma plural altos-falantes; (B) a grafia de porisso; (C) a ausncia da preposio em antes do pronome relativo que; (D) a repetio do numeral cardinal dois; (E) o emprego menos adequado de eles como objeto direto. 9 - Nesse mesmo texto da questo 8 h uma incoerncia flagrante no seguinte segmento: (A) Tudo aconteceu a partir do momento; (B) chegaram dois homens com dois altos-falantes; (C) comearam a fazer propaganda de um show na porta do prdio; (D) proibido, aps as 22h, no fazer barulho neste lugar; (E) tivemos que expulsar eles. 10 - O filme publicitrio mostra um casal muito bem recebido numa agncia bancria e se encerra com uma frase: UNIBANCO. Nem parece banco. Certamente pretende-se mostrar a superioridade desse banco sobre outros, mas a frase pode permitir tambm uma leitura que no seria agradvel para os bancos, ou seja, a de que: (A) todos os bancos tm a mesma aparncia arquitetnica; (B) os bancos tratam tambm de temas econmicos; (C) os bancos so muito frios na relao com os clientes; (D) os gerentes das agncias no atendem os clientes; (E) as pessoas receiam entrar nas agncias bancrias. 11 - Uma lata de um conhecido refrigerante traz escrita a seguinte frase: Mais importante do que a beleza o contedo. Considerando-se ser essa uma frase publicitria, pode-se inferir que a leitura esperada pelos publicitrios a de que: (A) a lata bonita, mas mais valioso o refrigerante; (B) a lata feia, mas o produto bom; (C) no importa a embalagem desde que o produto seja bom; (D) a lata no para ser admirada, mas sim o refrigerante; (E) o refrigerante timo apesar da embalagem.

BNDES
12 - Uma creche de So Paulo mandou fazer uma faixa colocada na fachada do prdio com os seguintes dizeres: Ame-os e deixe-os!. Sobre os dizeres contidos nessa faixa, s NO se pode dizer que: (A) h uma aparente contradio lgica entre os termos do perodo; (B) os dizeres recordam uma frase da poca do milagre brasileiro:Brasil, ame-o ou deixe-o!; (C) a conjuno e substitui uma esperada conjuno mas; (D) o pronome os refere-se a filhos; (E) a creche reconhece a impossibilidade de amar como os pais. 13 - Uma coluna do jornal Lance dizia o seguinte: Isto s ser possvel se o clube transformar-se em empresa, o presidente do clube trabalhar por isso e o torcedor reaver a confiana no time. O erro gramatical presente nesse segmento de texto : (A) o emprego de isso por isto; (B) a no repetio da conjuno se; (C) o emprego de reaver por reouver; (D) a m colocao do advrbio s; (E) a grafia presidente por Presidente. 14 - Uma indicao de como tomar-se determinado medicamento registrava: tomar dois comprimidos, de dois tipos diferentes a cada duas horas. A frase, por ser ambgua, pode gerar confuso: tomar um ou dois comprimidos de cada tipo? A frase abaixo que NO traz qualquer possibilidade de ambigidade : (A) Pedro e Jos encontraram-se com Joo; (B) A perturbao do chefe prejudicou o projeto; (C) O gerente falou com o cliente que mora perto do banco; (D) O funcionrio, em sua sala, falou com o chefe; (E) Pedro encontrou o irmo entrando na loja. 15 - A alternativa em que as duas formas da frase NO apresentam o mesmo significado : (A) O presidente deseja ser admirado pelos eleitores O presidente deseja a admirao dos eleitores (B) O gerente pretende ser promovido a diretor O gerente pretende a promoo do diretor (C) O guarda teme ser capturado pelos traficantes O guarda teme sua captura pelos traficantes (D) O jogador queria ser denominado Rei O jogador queria a denominao de Rei (E) A rainha prefere ser amada pelos sditos A rainha prefere o amor dos sditos 16 - Na frase Ou vai ou racha!, a conjuno OU tem o mesmo valor significativo que apresenta na seguinte frase: (A) O turista compreendia ingls ou francs com facilidade; (B) As vaias ou os aplausos no perturbaram o presidente; (C) O empregado faz o que deve ou perde o emprego; (D) Na hora da premiao, chorava ou ria; (E) Morvamos no segundo ou no terceiro andar.

Seleo Pblica - 2005


17 - Os adjetivos mostram qualidades, caractersticas ou especificaes dos substantivos; a alternativa abaixo em que o termo em negrito NO funciona como adjetivo : (A) difcil aprendizado; (B) sensao de dificuldade; (C) trabalho que difcil; (D) tarefa dificlima; (E) acesso difcil. 18 - Uma antiga revista de humor, Pif-Paf, trazia o seguinte slogan: Cada nmero exemplar, cada exemplar um nmero!; nesta frase, as palavras nmero e exemplar trocaram: (A) funo, classe e significado; (B) somente funo e significado; (C) somente funo e classe; (D) somente classe e significado; (E) somente classe. 19 - Nesta mesma revista Pif~Paf, a apresentao do humorista Fortuna, um dos colaboradores da revista, era feita do seguinte modo: Fortuna realmente um humorista nato. Muita gente preferia que ele fosse um humorista morto, mas ele ainda chega l. Em criana tambm tinha mania de fazer brincadeiras com os pais, das quais ainda conserva inmeras cicatrizes. At hoje continua roxo por uma piada, sobretudo no dia seguinte. O comentrio INCORRETO sobre os constituintes desse pequeno texto : (A) a oposio entre nato X morto provoca humor, mas no h, de fato, oposio de sentido entre esses adjetivos, em seus contextos; (B) a expresso ele ainda chega l refere-se s possibilidades de sucesso profissional do humorista Fortuna; (C) as cicatrizes a que se refere o texto mostram, no plano humorstico, ms conseqncias das brincadeiras do humorista com os pais; (D) a expresso continua roxo mostra desejo intenso; (E) a referncia ao dia seguinte faz referncia a possveis conseqncias de agresses em razo das piadas, no plano humorstico. 20 - A frase abaixo faz parte de seo de uma revista de humor: Se voc um verdadeiro masoquista. Se voc realmente adorou esta seo. No perca o prximo nmero. Vai ser muito pior! O humor, neste caso, produzido pelo(pela): (A) crtica feita prpria revista; (B) ambigidade de termos; (C) relao masoquista / pior; (D) reconhecimento das prprias falhas; (E) ironia do termo adorou.

BNDES
ATENO: As prximas dez questes (21 a 30) so de lngua estrangeira. Apresentamos inicialmente as questes de Ingls e, em seguida, as de Espanhol. Resolva apenas as correspondentes lngua estrangeira que voc indicou como opo.

LNGUA INGLESA
READ TEXT I AND ANSWER QUESTIONS 21 TO 25: TEXT I

The integral approach strategies adopted by Favela-Bairro consist of proposals of integrated and participative actions. The path that goes from welfare to work should combine programs and services for human and social development with labor and incomegeneration opportunities. To be viable, however, social promotion interventions should be focused on geographical areas with a high concentration of poverty, specifically on the poorest families. An intersectoral decentralized and participative approach can produce synergetic effects capable of providing greater impact for poverty and inequality reduction policies, and capable of contributing to their sustainability.

10

Although Favela-Bairro has been based on the idea of integrated urban infrastructure interventions, initially the program did not incorporate all the basic components of an integral approach strategy. These components were gradually incorporated into its design as a result 20 of the participatory process and the transformations that occurred in the municipal administration.
15

Favela-Bairro is the result of an evolving process that resulted in the creation of a typical integral development model with a territorial base that 25 incorporates life-cycle perspectives. Rio de Janeiro inhabitants, either living in favelas or not, recognize the importance of the Favela-Bairro program. A public opinion poll carried out in 2003 asked cariocas (as Rio residents are called) to choose from 30 a list of governmental programs the one to which the next mayor should give priority. Favela-Bairro was chosen in first place in all three rounds of the survey. The same institute asked respondents about the most important project for the city, and again Favela-Bairro 35 ranked first: 26.1 percent of respondents have elected Favela-Bairro as more important than programs such as minimum income, popular restaurants, and even essential works in major city roads.
(www.worldbank.org on September 10, 2005)

21 - The idea implied in the expression from welfare to work (l. 3/4) is one of: (A) social deterioration; (B) population control; (C) environmental concern; (D) temporary employment; (E) economic independence.

Seleo Pblica - 2005


22 - According to the text, Favela-Bairro adopted the integral approach methodology: (A) little by little; (B) all at once; (C) once in a while; (D) from the beginning; (E) off and on. 23 - Those who came to the poll were: (A) all Brazilian citizens; (B) the poorest families only; (C) Rio inhabitants in general; (D) people in foreign countries; (E) mostly social workers. 24 - In relation to Favela-Bairro, the survey indicated that city dwellers have shown to be: (A) indifferent; (B) disdainful; (C) supportive; (D) defensive; (E) resentful. 25 - should in to which the next mayor should give priority (l. 30/31) expresses a(n): (A) obligation; (B) possibility; (C) prohibition; (D) recommendation; (E) permission. READ TEXT II AND ANSWER QUESTIONS 26 TO 30: TEXT II COUNTING THE COST Aug 25th, 2005

BNDES
high, above $67, this week. This is similar in scale to the price jumps of 1973-74, 1978-80 and 1989-90, all of which were followed by worldwide recession and rising inflation. 10 Today, though, global GDP growth is well above trend, while inflation remains low. Why has the world economy fared so comfortably this time? There are several popular explanations. The simplest is that, although the latest price increase is about as big as those in 15 previous episodes, it has been more gradual. In 1979 the price of oil doubled in six months; this time it took 18 months, giving households and firms more time to adjust and so doing less damage to their confidence and finances and hence to economic activity. This is plausible, but unlikely to be the 20 whole story: no matter what the pace of the increase, it pains Americans to pay $3-plus for a gallon of petrol.
(www.economist.com/finance)

26 - As compared to previous occasions, this years rise in oil price: (A) has not had much effect; (B) has made inflation soar; (C) has been more sudden; (D) has been lower than expected; (E) has been more problematic. 27 - The expression shrug off in the opening question can be replaced by: (A) value; (B) disregard; (C) back; (D) sustain; (E) tolerate. 28 - The first paragraph begins with a(n): (A) comparison; (B) illustration; (C) complaint; (D) supposition; (E) warning. 29 - hence in hence to economic activity (l. 19/20) introduces a(n): (A) condition; (B) addition; (C) alternative; (D) consequence; (E) contradiction. 30 - The last sentence reveals that Americans are: (A) suffering; (B) working; (C) relaxing; (D) progressing; (E) perishing.

Can the world economy continue to shrug off high oil prices?

HAD you been told in late 2001not long after that Septembers terrorist attacks, and when stockmarkets had been tumbling for 18 months or sothat the price of crude oil would more than triple within four years, you might well have predicted global economic meltdown. The price of a barrel of West Texas Intermediate has risen from $18 in November 2001 to record levels: it hit yet another new

Seleo Pblica - 2005

BNDES
23 - La idea central de los dos primeros prrafos del texto es que: (A) a los espaoles les gusta mucho emplear palabras extranjeras; (B) el idioma espaol aadi a su lxico muchos extranjerismos; (C) el espaol es un idioma que necesita de los trminos extranjeros; (D) los trminos extranjeros slo son necesarios en situaciones especiales; (E) los extranjerismos tienen palabras espaolas adecuadas correspondientes. 24 - La palabra por qu presenta acento diferencial en el segundo prrafo del texto; la palabra abajo que tambin pude llevar acento diferencial es: (A) mi; (B) su; (C) me; (D) pero; (E) muy. 25 - La palabra ahorrillos corresponde a algo que se: (A) aprende; (B) guarda; (C) muestra; (D) esconde; (E) usa. 26 - La expresin se va abriendo paso , presente en el segundo prrafo del texto, el relacin al trmino teletaquilla, quiere decir que ese trmino: (A) est desapareciendo de los peridicos; (B) no est ms presente en los diccionarios; (C) va ganando espacio en la prensa; (D) es un extranjerismo reciente; (E) est siendo empleado de forma equivocada. 27- La palabra taquilla, presente en el texto, corresponde semanticamente: (A) a una tienda en que se alquilan pelculas; (B) a un impuesto oficial sobre la televisin; (C) al sitio donde compramos billetes para ciertos espectculos; (D) al trabajo, en general; (E) a una tienda de venta de bebidas alcohlicas.

LNGUA ESPANHOLA
Texto Pay per view

La punta de la lengua lex Grijelmo


Los anglosajones habrn inventado el pay per view, lo cual consiste en ver un programa de televisin previo pago. Los anglosajones tendrn mucha tcnica, pero nosotros seguimos teniendo muchas palabras. No por tener ms tcnica van a tener ms palabras, ni nosotros menos recursos lingsticos por carecer de semejantes recursos econmicos. Las palabras no cuestan dinero, aunque a veces parezca que las inglesas nos salen ms baratas. Y como nuestro idioma est acostumbrado a criar palabras (y a adaptarlas a los nuevos inventos) con sus propios recursos morfolgicos (por qu vamos a pedir prestado si tenemos unos ahorrillos?), se va abriendo paso un trmino que en su da propuso el Libro de Estilo de El Pas: teletaquilla. En efecto, con ese sistema de televisin por cable o por satlite debemos pasar por taquilla antes de ver una pelcula o una competicin deportiva. Una taquilla virtual, claro, a distancia, una taquilla televisiva. Una teletaquilla. 21- Los anglosajones tendrn mucha tcnica, pero nosotros seguimos teniendo muchas palabras.; en otras palabras, el autor quiere decir que: (A) aunque los anglosajones tengan mucha tcnica, los espaoles tienen muchas palabras; (B) los espaoles tienen muchas palabras y los anglosajones tienen mucha tcnica ms; (C) los anglosajones son muy tcnicos y los espaoles, ms humanistas; (D) para que los anglosajones tengan mucha tcnica, los espaoles deben tener muchas palabras; (E) los anglosajones tendran mucha tcnica si los espaoles tuvieran muchas palabras ms. 22 - Las palabras no cuestan dinero, aunque a veces parezca que las inglesas nos salen ms baratas.; con estas palabras el autor del texto nos quiere decir que: (A) las palabras espaolas presentan mayor dificultad de pronunciacin que las inglesas; (B) el vocabulario ingls es ms rico que el espaol; (C) las palabras inglesas son empleadas con ms frecuencia que las espaolas; (D) las palabras inglesas son de menor extensin que las espaolas; (E) el lxico espaol tiene pocas palabras inglesas.

Seleo Pblica - 2005


TEXTO 2 MONA LISA
El ms famoso cuadro Del mundo, la Mona Lisa de Leonardo, est expuesto en el Louvre de Pars. Pintado probablemente entre 1503 y 1506, con un pequeo retoque en 1510, la Mona Lisa es indudablemente uno de los rostros ms famosos del mundo. Sin embargo, no tenemos absoluta certeza de quin fue la modelo. El cuadro fue realizado para un mercader de seda florentino llamado Francesco del Giocondo, y la mayora de los historiadores suponen que el cuadro es una imagen de Lisa Gherardini, la mujer de Giocondo, que encarg el retrato para celebrar el nacimiento de su segundo hijo en diciembre de 1502. La palabra Mona es, en realidad, una contraccin de Monna, que lo es, a su vez, de Madonna o Mia Donna. Podra decirse que la traduccin Mona Lisa se deba a algn error antiguo de deletreo. En francs, la obra se conoce como La Joconde , y en italiano, como La Gioconda , que significa la alegre, aunque tambin se trata de un juego con el nombre de la presunta modelo.

BNDES

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
31- A Empresa ABC, aps saber que havia perdido 30% de seu valor de venda, resolveu mudar a forma de avaliao de seu estoque para o valor de mercado. Neste caso, so conflitantes os seguintes princpios contbeis: (A) Denominador Comum Monetrio e Prudncia; (B) Conservadorismo e Consistncia; (C) Continuidade e Entidade; (D) Materialidade e Conservadorismo; (E) Denominador Comum Monetrio e Consistncia. 32 - As aes preferenciais podem: I. ter prioridade na distribuio de dividendo fixo ou mnimo. II. ter prioridade no reembolso de capital, com ou sem prmio. III. ser de quantidade at duas vezes maior que o nmero de aes ordinrias. Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas: (A) somente II; (B) somente I e II; (C) somente I e III; (D) somente II e III; (E) I, II e III.

28 - La frase aunque tambin se trata de un juego con el nombre de la presunta modelo presenta como mejor traduccin en lengua portuguesa: (A) inclusive porque tambm se trata de um jogo com o nome da falecida modelo; (B) embora tambm se trate de uma brincadeira com o nome da presumida modelo; (C) ainda que tambm se trate de uma armadilha com o sobrenome da modelo j desaparecida; (D) apesar de tambm se tratar de um logro com o apelido da modelo apresentada; (E) antes que tambm se trate de um embuste com o sobrenome da modelo representada. 29 - expuesto, podra, conoce son formas verbales de los verbos exponer, poder y conocer, respectivamente. Las formas correspondientes a la primera persona de singular de presente del indicativo de tales verbos son: (A) expongo , puedo, conozco; (B) expoo, posso, coezo; (C) expoo, posso, conozco; (D) expongo, podo, conezco; (E) expono, puedo, conozco. 30 - no tenemos absoluta certeza de quin fue la modelo; la forma correcta de esta frase en plural es: (A) no tenemos absoluta certeza de quines fueron las modelos; (B) no tenemos absoluta certeza de quiens fueran las modelos; (C) no tenemos absoluta certeza de quin fueron las modelos; (D) no tenemos absolta certeza de quines fueran las modelos; (E) no tenemos absoluta certeza de quin fueran las modelos.

33 - A Cia. Equity possua um nico investimento societrio em sociedade controlada e dispunha, em 31/12/X1, das seguintes informaes para fins de clculo da Equivalncia Patrimonial: Patrimnio Lquido da Controlada (j includo o Lucro Lquido do Exerccio) % Participao no Capital Social da Controlada Lucro Lquido do Exerccio auferido pela controlada Lucros no Realizados integrantes do Lucro Lquido do Exerccio da controlada Valor contbil do investimento avaliado pelo mtodo da equivalncia patrimonial

R$ 3.000,00

80% R$ 500,00 R$ 200,00

R$ 2.000,00

Considerando a Instruo CVM 247/96, o valor a ser registrado pela Controladora como Resultado da Equivalncia Patrimonial do exerccio de 19X1 : (A) R$ 240,00; (B) R$ 200,00; (C) R$ 400,00; (D) R$ 100,00; (E) R$ 300,00.

Seleo Pblica - 2005


34 - A Cia. LWP possui seu capital formado, exclusivamente, por aes ordinrias, e prev, em seu Estatuto Social, a destinao integral do Lucro Lquido do Exerccio. O referido Estatuto contempla, ainda, a distribuio de dividendos obrigatrios de 25% do lucro lquido do exerccio, ajustado conforme o art. 202 da Lei 6.404/76, com nova redao introduzida pela Lei 10.303/01. Em 31/12/X1 a Cia. LWP apresentou um Lucro Lquido do Exerccio de R$ 800,00. Integravam esse lucro a Receita de Equivalncia Patrimonial, no montante de R$ 500,00, e um lucro no realizado em vendas de longo prazo de R$ 170,00. Sabendo que a Cia. LWP constituiu a Reserva de Lucros a Realizar pelo limite permitido pela Lei 6.404/76, o montante do dividendo obrigatrio a ser distribudo no exerccio de: (A) R$ 90,00; (B) R$ 130,00; (C) R$ 65,00; (D) R$ 190,00; (E) R$ 147,50. 35- A Cia. JKL apresentava um nico investimento societrio na Cia. Alfa, conforme evidenciado em seu Balano Patrimonial de 31/12/X0: ATIVO PERMANENTE Investimento: Cia. Alfa avaliado pelo mtodo da equivalncia Patrimonial Cia. Alfa gio Total PASSIVO PATRIMNIO LQUIDO Capital Total 1.000,00 1.000,00 Edifcios Mveis e Utenslios Mquinas e Equipamentos Veculos 15.000,00 3.000,00 4.000,00 6.000,00 200,00 1.000,00 Ativo Custo ($) 800,00 R$

BNDES
Com base nos dados apresentados, indique, respectivamente, o montante registrado na Demonstrao do Resultado como resultado da equivalncia patrimonial do perodo e o saldo da conta Investimento Cia. Alfa - avaliado pelo mtodo da equivalncia patrimonial em 31/12/X1. (A) R$ 1.920,00 e R$ 2.720,00; (B) R$ 1.200,00 e R$ 2.720,00; (C) R$ 1.680,00 e R$ 2.720,00; (D) R$ 1.920,00 e R$ 2.080,00; (E) R$ 1.680,00 e R$ 2.080,00; 36 - Das caractersticas descritas abaixo, assinale aquela para a qual o clculo do ndice de liquidez seca mais importante como complemento do ndice de liquidez corrente: (A) a margem de segurana adotada pela empresa, dentro de sua poltica de estoques, tem levado a freqentes perdas de vendas; (B) a idade mdia dos estoques baixa; (C) o giro dos estoques da empresa muito superior ao do setor; (D) buscando minimizar o custo de emisso de pedidos, a empresa faz poucas compras de elevado valor; (E) utilizado o sistema just-in-time na gesto de estoques. 37- As Organizaes Buriti reuniram uma srie de dados visando a elaborao da Demonstrao de Fluxo de Caixa (DFC). Esses dados so: - Lucro lquido em 2003: $10.000 - Dados para a elaborao da Demonstrao de Fluxo de Caixa de 2004 Aumento em Fornecedores: $11.000, Aumento do Ativo Diferido: $1.100, Aumento em Contas a Receber: $1.000, Integralizao de Capital: $6.000, Aumento nos Estoques: $3.000 e Reduo em Salrios a Pagar: $600. - Informaes sobre o Ativo Imobilizado (saldos em 1/1/2004): Depreciao Taxa de Acumulada Depreciao ($) 6.000,00 1.500,00 4.000,00 1.200,00 4% a.a. 10% a.a. 10% a.a. 20% a.a.

- Todo o capital da Cia. Alfa composto por aes ordinrias. - A participao acionria da Cia. JKL na Cia. Alfa corresponde a 80% dessas aes. - O gio na Cia. JKL refere-se a subavaliao de um terreno de propriedade da Cia. Alfa. - Transaes que afetaram o Patrimnio Lquido da investida em 31/12/X1:

- Informaes referentes aos resultados: Descrio Anos 2003 Receita Bruta de Vendas Devolues e Abatimentos Margem Bruta Margem Operacional Margem Lquida $130.000 $30.000 50% 30% 10% 2004 $120.000 $30.000 40% 30% 9%

Cia. Alfa Lucro Lquido do Exerccio Reavaliao de terreno (incremento ao valor contbil original do bem) Recebimento de doao para investimento Declarao de dividendos

R$ 1.500,00 300,00 600,00 800,00

Seleo Pblica - 2005


- O saldo final de disponibilidades em 2004 igual ao qudruplo da variao das disponibilidades no perodo. Tendo como referncia a DFC de 2004 correto afirmar que: (A) o aumento das disponibilidades em 2004 foi de $21.500; (B) o saldo final das disponibilidades em 2003 era de $71.400; (C) as disponibilidades aumentaram em $21.900 no ano de 2004; (D) o saldo final das disponibilidades em 2004 era de $97.200; (E) o saldo final das disponibilidades em 2004 ficou maior em $23.400. 38 - Com base nos dados abaixo calcule o grau de alavancagem financeira da Empresa XXX. Descrio Ativo Operacional Patrimnio Lquido Lucro Antes das Despesas Financeiras Lucro Lquido (A) 2,20; (B) 1,25; (C) 0,45; (D) 0,80; (E) 1,00. 39- Analise as sentenas abaixo, verificando quais so verdadeiras (V) e quais so falsas (F): I. O GECON inteiramente voltado para a eficcia empresarial, cuja concretizao se verifica pela otimizao do resultado econmico. II. Para efeito de custeio de produtos, o direcionador deve ser o fator que determina ou influencia a maneira como as atividades consomem os produtos. III. O custeio por absoro permite uma melhor distribuio dos custos dentro do perodo de anlise, de forma a reduzir a influncia da sazonalidade das vendas. (A) I V, II V, III V; (B) I F, II F, III F; (C) I V, II V, III F; (D) I F, II V, III V; (E) I V, II F, III V. 40 - A July Ball distribuidora de bolas de pingue-pongue, na Cidade do Rio de Janeiro. Abaixo so apresentados os dados do oramento da July Ball para o prximo ano: Receitas R$20.000,00 Custos Fixos R$2.400,00 Custos Variveis R$16.400,00 Valor ($) 100.000 60.000 20.000 15.000 (A) I e IV, apenas; (B) II e IV, apenas; (C) II, III e IV, apenas; (D) I e III, apenas; (E) I, II, III, IV.

BNDES
O lucro orado, considerando um desvio do oramento original referente a um decrscimo de 5% na margem de contribuio, de: (A) R$1.020,00; (B) R$1.140,00; (C) R$200,00; (D) R$3.420,00; (E) R$2.020,00. 41- A Supergrana Ltda. depois de projetar suas demonstraes financeiras para os prximos anos, com base na necessidade primria de minimizar financiamentos, estrategicamente decidiu: I. aumentar a taxa de crescimento das vendas II. diminuir a distribuio de dividendos III. aumentar o ndice de intensidade de capital IV. aumentar a margem de lucro Do ponto de vista da administrao financeira esto INCORRETAS as decises:

42 - Na anlise de crdito, a classificao, conhecida como os 5 Cs, da disposio para cumprir as obrigaes; dos fluxos de caixas suficientes;das reservas financeiras; das garantias; e das condies econmicas gerais, refere-se respectivamente, s seguintes diretrizes: (A) carter, capacidade, capital, colateral e condies; (B) carter, capital, capacidade, condies e colateral; (C) colateral, capacidade, carter, condies e capital; (D) capacidade, condies, capital, carter e colateral; (E) capital, carter, condies, colateral e capacidade. 43 - A eroso dos fluxos de caixa - um dos efeitos colaterais comuns na avaliao de projetos - diz respeito: (A) diminuio dos fluxos positivos, decorrente de erro de avaliao; (B) migrao dos fluxos positivos para outros projetos; (C) corroso dos fluxos positivos pelos efeitos da inflao; (D) ao uso de uma taxa de desconto inapropriada; (E) reduo dos fluxos pela ao do tempo. 44 - O Sistema Financeiro Nacional envolve dois grandes subsistemas: Normativo e Intermediao Financeira. Indique a instituio abaixo que NO pertence ao subsistema Normativo: (A) Banco Central do Brasil; (B) Bolsa de Valores; (C) Comisso de Valores Imobilirios; (D) Conselho Monetrio Nacional; (E) Banco do Brasil.

10

Seleo Pblica - 2005


45 - As Bolsas de Valores so associaes civis sem finalidades lucrativas. Seus principais objetivos so: (A) viabilizar financiamento para aquisio de bens e servios e garantir a contnua lucratividade das empresas de capital aberto; (B) manter local ou sistema adequado realizao de operaes de compra e venda de ttulos e valores mobilirios, estabelecer sistemas de negociao que propiciem continuidade de preos e liquidez; (C) controlar a oferta da moeda e do crdito, determinar os percentuais de recolhimento compulsrio, realizar operaes de redesconto; (D) oferecer capital de giro e capital fixo aos tomadores de recursos em operaes financeiras de mdio e longo prazo e democratizar o acesso dos pequenos investidores pessoa fsica aos ttulos preferenciais; (E) subscrever emisses de ttulos e valores imobilirios para revenda, comprar e vender ttulos e valores mobilirios, por conta prpria e de terceiros. 46- As instituies financeiras NO podem realizar operaes de crdito com: (A) pessoas fsicas que recebem proventos em instituies financeiras que no sejam pagadoras desses crditos; (B) pessoas jurdicas nas quais a instituio financeira ou os membros de sua diretoria ou dos conselhos participe com mais de 10% do capital social; (C) pessoas fsicas e jurdicas que no possuam garantias reais a oferecer na formalizao do contrato de crdito; (D) pessoas jurdicas nas quais a instituio financeira ou os membros de sua diretoria ou dos conselhos participe com menos de 10% do capital social; (E) pessoas fsicas e jurdicas que no possam oferecer garantias fidejussrias na formalizao do contrato de crdito.

BNDES
48- Em finanas, comum afirmar que o valor de um ativo nada mais do que o valor presente de seus fluxos de caixa futuros. Assim sendo, identifique a opo abaixo que melhor representa o valor de uma empresa com prazo determinado de 5 anos e com os seguintes fluxos de caixa: Anos Fluxos de Caixa 1 2 2.000 3 3.000 4 (500) 5 6.000

Obs.: Considerar o clculo do valor da empresa no instante 0, que a taxa de descapitalizao de 10% e que os fluxos de caixa dos anos pares so postecipados ou seja, no final do perodo e dos anos mpares so antecipados ou seja, no incio do perodo. Os itens entre parnteses so valores negativos.
(A) P = 2.000 (1 + 0,1)
2

3.000 (1 + 0,1)
3

500 (1 + 0,1)
4

6.000
4 (1 + 0,1) 5

(B) P =

2.000 (1 + 0,1)
2

3.000 (1 + 0,1)
3

500 (1 + 0,1)
4

6.000 (1 + 0,1) 5

( C) P =

5.000 (1 + 0,1)
2.000 (1 + 0,1)
3

6.500 (1 + 0,1) 5
3.000 (1 + 0,1)
3

(D) P =

500 (1 + 0,1)
5

6.000 (1 + 0,1) 5

(E) P =

5.000 (1 + 0,1)
2

5.500 (1 + 0,1) 4

49 - Uma loja vende uma boneca por $300 vista. A prazo, a boneca vendida por $350, pagando-se $100 de entrada e o restante dentro de dois meses. A taxa de juros mensal, sabendo que se trata do regime de juros simples, de: (A) 8,3%; (B) 37,5%; (C) 12,5%; (D) 25%; (E) 50%. 50 - Analise as sentenas a seguir: I. O EVA aumenta quando a taxa de retorno sobre a base de capital existente melhora, isto , mais lucros operacionais so gerados na obteno de qualquer recurso adicional ao negcio. II. A correo monetria integral utiliza o custo corrente para valorao dos ativos. III. A contabilidade pode apresentar o valor adicionado lquido ou bruto. A depreciao pode ser diminuda do valor adicionado ou, ainda, ser considerada como distribuio da riqueza criada apresentada no subgrupo Retenes ou Lucro Retido. Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas: (A) I, apenas; (B) I e II, apenas; (C) I e III, apenas; (D) II e III, apenas; (E) I, II e III.

47- Entendem-se como cobertas por garantias as operaes de crdito amparadas por: I. Cauo de duplicatas vincendas e aceitas, assim consideradas, tambm aquelas remetidas aos sacados e que no tenham sido objeto de contestao, ou de quaisquer outros direitos de crditos resultantes de vendas de mercadorias ou de prestao de servios, desde que tais ttulos no sejam de emisso ou aceite de empresas ligadas ao financiado. II. Aplice de seguro de crdito de exportao, em nome da entidade beneficiria, satisfeitas as condies previstas naquele documento. III. Aval de terceiros que, comprovadamente, disponham de bens que possam ser objeto de arresto ou penhora em valor suficiente para a cobertura do saldo devedor atualizado. (A) apenas a afirmativa I correta; (B) apenas as afirmativas I e II so corretas; (C) apenas as afirmativas I e III so corretas; (D) apenas as afirmativas II e III so corretas; (E) todas as afirmativas so corretas.

11

Seleo Pblica - 2005


51- A empresa XYZ, que no tinha estoques, elaborou seu oramento esttico para o exerccio de 2005 com os valores abaixo. Considere que ao final de 2005 a XYZ teve o desempenho descrito na coluna REALIZADO e vendeu toda a produo. Orado Qtde Produzida/Vendida Receita Custos Variveis Custos Fixos 500 15.000 (10.000) (2.000) 3.000 O resultado, segundo o oramento flexvel, foi: (A) favorvel em $ 1.000; (B) desfavorvel em $ 1.000; (C) favorvel em $500; (D) desfavorvel em $500; (E) o mesmo do oramento esttico. 52 - A Mediaflix uma empresa de produes musicais que atua em diversos segmentos do ramo. A Mediaflix basicamente funcional e burocrtica e apresenta os departamentos seguintes: o Produo de CD o Administrao Central o Marketing o Controlada MP3 de mdia digital Em relao classificao dos centros de responsabilidade em custos, receitas, lucro ou investimentos para essa empresa correto afirmar que: (A) apenas o departamento de produo de CD deve ser classificado como centro de lucro; (B) cada departamento deve ser classificado em uma categoria distinta; (C) marketing e administrao central so centros de custo; (D) todos os departamentos so centros de custo; (E) nenhuma classificao desse tipo deve ser feita. 53 - A Cia. JAX efetuou as seguintes transaes durante o perodo de 19X1: I. Captao de emprstimo bancrio II. Pagamento de dividendos III. Recebimento de juros sobre aplicaes financeiras IV. Pagamento de uma parcela de imobilizado adquirido prazo, com financiamento obtido diretamente junto ao vendedor V. Pagamento de juros sobre emprstimos obtidos Considerando-se a norma norte-americana de contabilidade, mais precisamente o SFAS n 95/87, indique, respectivamente, quais fluxos de caixa foram impactados por essas transaes, ou seja, Operacional (O), Investimento (I) ou Financiamento (F): (A) F I O I F; (B) F I O F O; (C) F F O F O; (D) F F I I F; (E) I O O I O. Realizado 600 17.500 (11.000) (2.500) 4.000

BNDES
54 - A Cia. JKW efetua, periodicamente, o teste de recuperabilidade do capital investido nos ativos, denominado nas normas internacionais de contabilidade como Impairment test (SFAS 144 E IAS 36). Em perodo anterior ao exerccio em curso, a cia. reconheceu uma perda no valor recupervel de um determinado ativo. Entretanto, no exerccio atual ocorreram mudanas nas estimativas originais utilizadas no teste de recuperabilidade do capital investido naquele ativo, indicando a necessidade de reverso daquela perda reconhecida anteriormente. A Cia. JKW efetuou a reverso dessa perda reconhecida em perodo anterior. Considerando-se as normas sobre o tema emitidas pelo IASB e o FASB, correto afirmar, sobre a aplicao desse procedimento, que : (A) exigido pelo IASB e proibido pelo FASB; (B) proibido pelo IASB e exigido pelo FASB; (C) exigido pelo IASB e exigido pelo FASB; (D) proibido pelo IASB e proibido pelo FASB; (E) proibido pelo IASB e facultado pelo FASB. 55 - Segundo as normas internacionais de contabilidade, mais precisamente o International Accounting Standard n 32 (IAS 32), que substituiu o SIC 17, os gastos incrementais incorridos diretamente com a emisso e colocao de aes no mercado mobilirio devem ser registrados contabilmente: (A) no ativo diferido, com amortizao no superior a 10 anos; (B) em despesas antecipadas, com amortizao entre 5 e 10 anos; (C) como despesa financeira, no resultado do perodo em que a transao se efetivar; (D) como deduo do Patrimnio Lquido; (E) como deduo do Passivo. 56 - As entidades abrangidas no escopo do SFAS n 115 devem registrar os investimentos em ttulos e valores mobilirios, integrantes de seu patrimnio, nos seguintes grupos: - Ttulos para negociao; - Ttulos disponveis para a venda; e - Ttulos mantidos at o vencimento. Indique, na seqncia apresentada, onde devem ser registradas as receitas financeiras auferidas com esses ttulos, segundo o SFAS n 115. (A) Resultado do perodo; Conta especfica do Patrimnio Lquido e Resultado do perodo; (B) Resultado do perodo; Resultado do perodo e Conta especfica do Patrimnio Lquido; (C) Conta especfica do Patrimnio Lquido; Resultado do perodo e Resultado do perodo; (D) Conta especfica do Patrimnio Lquido; Conta especfica do Patrimnio Lquido e Resultado do perodo; (E) Resultado do perodo; Resultado do perodo e Resultado do perodo;

12

Seleo Pblica - 2005


57- Faa a correlao e escolha uma das alternativas abaixo: 1 Entidade ( ) Um meio de colocar o interesse pblico frente do interesse de promotores, gerentes e acionistas. ( ) deveria estar ligada ao uso limitado dos fatores de produo nos casos em que houvesse a possibilidade de seu esgotamento. ( ) O foco influenciar o comportamento da economia como um todo, ou o de determinado setor econmico ( ) aderente ao Princpio do Poluidor Pagador

BNDES
III. Due Diligencie um relatrio sobre riscos ambientais relacionados s atividades das companhias. um trabalho realizado por especialistas ambientais que identificam apenas os aspectos fsicos. (A) I V, II V, III V; (B) I V, II F, III F; (C) I F, II F, III F; (D) I F, II V, III F; (E) I F, II V, III V. 60 - Segundo a Resoluo 3.198 legtimo afirmar: (A) vedada a contratao e a manuteno de auditor independente caso fique configurado o pagamento de honorrios e reembolso de despesas deste pela entidade auditada, isoladamente ou em conjunto com suas ligadas, com representatividade igual ou superior a 35% do faturamento total do auditor independente naquele ano; (B) as organizaes auditadas devem proceder substituio do auditor independente contratado, no mximo, aps emitidos pareceres relativos a trs exerccios sociais completos; (C) o auditor independente e o comit de auditoria, quando instalado, devem, individualmente ou em conjunto, comunicar formalmente ao Banco Central do Brasil, no prazo mximo de trs dias teis da identificao, a existncia ou as evidncias de erro ou fraude representadas por inobservncia de normas legais ou regulamentares, que coloquem em risco a continuidade da entidade auditada; (D) devem constituir comit de auditoria as entidades que tenham apresentado, no encerramento dos dois ltimos exerccios sociais, patrimnio de referncia igual ou superior a R$100.000.000 (cem milhes de reais); ou somatrio das captaes de depsitos e de administrao de recursos de terceiros em montante igual ou superior a R$500.000.000 (quinhentos milhes de reais); (E) vedada a contratao por parte das entidades auditadas de responsvel tcnico, diretor, gerente, supervisor ou qualquer outro integrante com funo de gerncia, da equipe envolvida nos trabalhos de auditoria nos ltimos dois anos para cargo que possibilite influncia na administrao da instituio.

2 Continuidade

3- Abordagem Macroeconmica 4 Prudncia

A seqncia que completa corretamente a coluna da direita, na ordem dada, : (A) 4 2 3 - 1 (B) 3 2 1 - 4 (C) 4 1 3 - 2 (D) 1 3 4 - 2 (E) 2 1 3 - 4 58 - Com relao aos Indicadores de eco-eficincia EPIs (Environmental Performance Indicators) propostos pela Unctad United Nations Conference on Trade Development, observe as afirmativas a seguir: I. So considerados importantes para o clculo dos EPIs: necessidade de padronizao das informaes, relevncia, confiabilidade e comparabilidade. II. A UNCTAD apresentou em 2000 uma proposta para elaborao dos Indicadores de eco-eficincia com o objetivo de relacionar o desempenho econmico de uma empresa com seu desempenho financeiro. III. Uma forma de descrever um indicador de eco-eficincia : informao quantitativa e qualitativa que permite a avaliao, sob o ponto de vista ambiental, da eficincia e da eficcia no consumo de recursos. Esto corretas as afirmativas: (A) I, apenas; (B) I e II, apenas; (C) I e III, apenas; (D) II e III, apenas; (E) I, II e III. 59 - Analise as sentenas abaixo e identifique as Verdadeiras (V) e as Falsas (F): I. Recuperao - so aes especficas com o objetivo de evitar ou proteger o meio ambiente de qualquer agresso causada pelo homem ou, at mesmo, causada pela prpria natureza. II. Um passivo ambiental deve ser reconhecido quando existe uma obrigao por parte da empresa que incorreu em um custo ambiental ainda no desembolsado, desde que atenda ao critrio de reconhecimento como uma obrigao.

61- Segundo a Resoluo 3.198, uma das condies bsicas para o exerccio de integrante do comit de auditoria de instituio financeira com aes negociadas em bolsa : (A) no ter sido diretor da instituio ou de suas ligadas nos ltimos doze meses; (B) no ter sido funcionrio desta instituio nos ltimos vinte e quatro meses; (C) no ter sido gerente da equipe de auditoria nos trabalhos de auditoria da instituio nos ltimos dezoito meses; (D) ser membro do Conselho Fiscal da instituio; (E) no ser parente em linha reta at o terceiro grau de diretor da instituio.

13

Seleo Pblica - 2005


62 - A limitao na extenso dos trabalhos do auditor independente, quando no for irrelevante, deve conduzir a um parecer: (A) com pargrafo de nfase ou sem ressalva; (B) adverso ou com ressalva; (C) sem ressalva ou com absteno de opinio; (D) adverso ou com pargrafo de nfase; (E) com ressalva ou com absteno de opinio. 63 - De acordo com a Lei Complementar n 101/2000, que estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal, correto afirmar que: (A) so consideradas como despesas obrigatrias de carter continuado, as despesas correntes e de capital derivadas de lei, medida provisria ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigao legal de sua execuo por um perodo superior a dois exerccios; (B) na apurao da Despesa com Pessoal devem ser computadas as despesas com pessoal da Administrao Direta e Indireta, inclusive das empresas estatais dependentes, devendo ser excludas as despesas com pessoal decorrentes de indenizao por demisso, de incentivos demisso voluntria e de sentena judicial ocorridas a qualquer tempo; (C) no se equiparam as operaes de crdito, assuno de obrigao, sem autorizao oramentria, com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e servios; (D) a realizao de operaes de crdito por antecipao de receita depende de verificao pelo Ministrio a Fazenda dos limites e condies para realizao; (E) os atos que criarem ou aumentarem despesa de carter continuado, includos as que se refiram a despesas destinadas ao servio da dvida, devero ser instrudos com a estimativa do impacto oramentrio-financeiro no exerccio em que deva entrar em vigor e nos dois subseqentes e demonstrar a origem dos recursos para seu custeio. 64 - Dentre as alternativas a seguir, indique aquela que NO est prevista no texto da Lei Complementar n 101/ 2000: (A) a forma de utilizao e o montante da reserva de contingncia sero estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias e definidos com base na receita corrente lquida; (B) vedada a aplicao da receita de capital derivada da alienao de bens e direitos que integram o patrimnio pblico para o financiamento de despesa corrente, salvo se destinada por lei aos regimes de previdncia social, geral e prprio dos servidores pblicos; (C) a elaborao do Balano Oramentrio que especificar, por categoria econmica, as receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previso atualizada, as despesas por grupo de natureza, discriminando a dotao para o exerccio, a despesa liquidada e o saldo;

BNDES
(D) o relatrio resumido da execuo oramentria abranger todos os Poderes e o Ministrio Pblico, e ser publicado at trinta dias aps o encerramento de cada bimestre; (E) o Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manuteno e Desenvolvimento do Ensino est previsto no texto da Lei Complementar n 101/2000, devendo sua publicao ser realizada juntamente com o Relatrio Resumido de Execuo Oramentria. 65 - Identifique, dentre as alternativas a seguir, aquela que NO atende ao disposto no texto da Lei Complementar n 101/2000, em relao ao Anexo de Metas Fiscais: (A) o Anexo de Metas Fiscais integra o Projeto de Lei de Diretrizes Oramentrias; (B) o Anexo de Metas Fiscais dever ser elaborado pelo Poder Executivo da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios abrangendo, tanto o Poder Executivo, quanto os Poderes Legislativo e Judicirio; (C) no Anexo de Metas Fiscais sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio, e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes; (D) o Anexo de Metas Fiscais conter a avaliao do cumprimento das metas relativas ao ano anterior; demonstrativo das metas anuais, instrudo com memria e metodologia de clculos; evoluo do patrimnio lquido dos ltimos trs exerccios; avaliao da situao financeira e atuarial e demonstrativo da estimativa e compensao da renncia de receita e da margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado; (E) se verificado, ao final de um bimestre, que a realizao da receita poder no comportar o cumprimento das metas de resultado primrio ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministrio Pblico promovero, por ato prprio e nos montantes necessrios, nos trinta dias subseqentes, limitao de empenho e movimentao financeira, segundo os critrios fixados na Lei Oramentria Anual. 66 - No que se refere contabilizao e apurao do resultado nas entidades de direito pblico NO correto afirmar que: (A) as receitas extra-oramentrias podem, em alguns casos, ser convertidas em receita oramentria; (B) as restituies de importncias pagas a maior pelo contribuinte, realizadas dentro do exerccio a que se refere o tributo, devero ser contabilizadas como anulao de receita oramentria; (C) o registro de inscrio de restos a pagar no processados provoca lanamentos exclusivamente nos sistemas financeiro e patrimonial; (D) so consideradas despesas efetivas aquelas que contribuem para o decrscimo do patrimnio do Estado; (E) emprstimos internos e externos, a curto e a longo prazo, bem como os valores arrecadados a ttulo de receita extra-oramentria constituem a dvida pblica do Estado.

14

Seleo Pblica - 2005


67 - A alquota aplicvel sobre a base de clculo apurada na forma do lucro real, presumido ou arbitrado, para determinar o imposto de renda devido pela pessoa jurdica em cada perodo-base, a partir do ano-calendrio de 1996 : (A) 27,5%; (B) 19,0%; (C) 1,2%; (D) 15,0%; (E) 4,8%. 68 - Levando em considerao que o regime de tributao adotado pelo contribuinte o Lucro Real Anual com levantamento mensal de balanos ou balancetes, para fins de suspenso ou reduo do imposto de renda, os lanamentos no LALUR devem ser feitos: (A) anualmente apenas, em caso de lucro; (B) mensalmente apenas, em caso de lucro; (C) anualmente apenas, em caso de prejuzo; (D) mensalmente em caso de lucro ou prejuzo; (E) anualmente em caso de lucro ou prejuzo. 69 - A parcela do lucro que exceder o valor resultante da multiplicao de vinte mil reais pelo nmero de meses do respectivo perodo de apurao, se sujeita incidncia de adicional de imposto de renda alquota de dez por cento. Esta regra usada sobre a(s) seguinte(s) forma(s) de tributao: (A) lucro real presumido e arbitrado; (B) lucro real presumido, apenas; (C) lucro presumido e arbitrado; (D) lucro real e arbitrado; (E) lucro real. 70 - A pessoa jurdica sucessora por incorporao, fuso ou ciso total: (A) pode compensar 100% do prejuzo fiscal da sucedida; (B) pode compensar 30% do prejuzo fiscal da sucedida; (C) pode compensar 100% do prejuzo fiscal da sucedida at o limite de 30% do prejuzo fiscal da sucessora; (D) no pode compensar o prejuzo fiscal; (E) pode compensar 100% do prejuzo fiscal da sucedida at o limite de 50% do prejuzo fiscal da sucessora.

BNDES

15

Prdio do CCMN - Bloco C Cidade Universitria - Ilha do Fundo - RJ Coordenao de Concurso - (21) 2598-3333 Internet: www.nce.ufrj.br/concursos

You might also like