You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PS GRADAO EM EGENHARIA ELTRICA

Transitrios Eletromagnticos em Sistemas Eltricos de Potncia


1 Trabalho Dommel e o EMTP
Saulo Arruda de Faria

Belo Horizonte, 18 de fevereiro de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PS GRADAO EM EGENHARIA ELTRICA

1. Introduo Para realizar anlises de Transitrios Eletromagnticos em Sistemas Eltricos de Potncia faz-se necessrio muitas vezes a utilizao de programas computacionais devido complexidade desses fenmenos. Um programa largamente utilizado no mundo e que deu origem a muitos outros o EMTP, desenvolvido pelo Dr. Hermann W. Dommel. Este trabalho tem como objetivo conhecer um pouco a histria desse grande estudioso e como foi desenvolvido o EMTP. 2. Biografia Hermann W. Dommel nasceu na Alemanha, em 1933, onde se graduou em Engenharia Eltrica na Thecnical University of Munich. L ele trabalhou de 1959 a 1966 como pesquisador associado no Instituto de Alta Tenso (High Voltage Institute). Durante os anos de 1964 a 1973, Dommel trabalhou para a Bonneville Power Administration em Portland, Oregon, Estados Unidos da Amrica, em vrios programas de computador de anlise de sistemas de potncia. Um destes programas era um programa de transitrios eletromagnticos baseado em trabalhos anteriores realizados em Munique, que mais tarde tornou-se o atual EMTP, atravs da contribuio de muitos outros. Ele tambm trabalhou em programas de estabilidade de transitrios e de fluxo timo de potncia. Desde 1973, Hermann W. Dommel encontra-se junto ao Departamento de Engenharia Eltrica na University of British Columbia em Vancouver, BC, Canada, onde ele ocupou a cadeira de Pesquisa Industrial, patrocinada pela BC Hydro & Power Authority e o Conselho de Pesquisa de Engenharia e Cincias Naturais do Canada de 1995 at 2000. Desde outubro de 2000 ele Professor Emrito dessa mesma instituio. De 1980 a 1984, Dommel serviu na Seo de Vancouver do IEEEcomo Tesoureiro, Secretrio, Vice-Presidente e Presidente, e desde 2005 como Presidente do IEEE Life Member Affiliate. Em 1979, ele foi eleito membro do IEEE, e em 1989 ele recebeu o Prmio de Excelente Educador de Engenharia de Energia (Outstanding Power Engineering Educator Award). Em 1998, a Universidade de Wisconsin em Madison, Wisconsin, Estados Unidos da Amrica, conferiu a Hermann W. Dommel o distinto prmio de trabalho de Pesquisador e educador de Engenharia de Energia, os quais desenvolvimentos pioneiros em anlise computacional de grandes sistemas de energia interligados incluindo o Programa de Transitrios Eletromagnticos, agora aceito como um padro mundial. O Dr. Dommel o autor e coautor de 71 artigos de jornais e de 90 artigos

Belo Horizonte, 18 de fevereiro de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PS GRADAO EM EGENHARIA ELTRICA

em anais de congressos. Ele registrado como Engenheiro Profissional em B.C. e um membro de CIGR. 3. O EMTP Eletromagnetic Transient Program Das inmeras contribuies do Dr. Hermann W. Dommel para o desenvolvimento da Engenharia, talvez a mais significativa delas tenha sido o software EMTP. O EMTP , como o prprio nome j diz, um programa de anlise de transitrios eletromagnticos. O artigo publicado por Dommel em 1968 fala sobre o desenvolvimento desse programa e ser, portanto, o foco do presente trabalho. 1.1. Digital Computer Solution of Electromagnetic Transients in Single and Multiphase Networks O Ttulo deste subcaptulo exatamante o ttulo do artigo publicado por Dommel em 1968 que fala do desenvolvimento do EMTP. No o objetivo deste trabalho reescrever o artigo em questo e nem tampouco desenvolver outro programa semelhante. O objetivo aqui entender qual a lgica de funcionamento do programa, descrevendo os principais pontos do artigo em questo. 1.1.1. Introduo O artigo descreve um mtodo de soluo geral para encontrar respostas no tempo de transitrios eletromagnticos em redes monofsicas e polifsicas arbitrrias atravs de parmetros concentrados e distribudos. As principais vantagens do programa so: nmero de chaveamentos ilimitado durante o transitrio de acordo com o critrio de chaveamento espedfico adotado; comear de qualquer condio inicial no nula; grande flexibilidade para especificar excitaes de corrente ou tenso de variadas formas de onda.

O computador digital no capaz de gerar um histrico contnuo de um fenmeno transitrio, mas sim uma sequncia de amostras em intervalos discretos. Essa discretizao causa erros de truncamento que podem levar instabilidade numrica. Por esse motivo a regra trapezoidal foi escolhida para integrar as equaes diferenciais das indutncias e capacitncias concentradas. Os ramos com parmetros distribudos foram considerados sem perda.

Belo Horizonte, 18 de fevereiro de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PS GRADAO EM EGENHARIA ELTRICA

1.1.2. Soluo para redes monofsicas O desenvolvimento das equaes que levaram ao desenvolvimento do mtodo de clculo utilizado no software no muito complicado, porm requer uma srie de consideraes e etapas que no cabe entramos em detalhes neste trabalho, j que o objetivo maior entender a forma de trabalho do programa. Linha sem perda

A primeira considerao feita foi trabalhar com uma linha de transmisso sem perdas e levantar as equaes da mesma atravs do mtodo das caractersticas. A Figura 1 ilustra uma linha sem perda e o circuito equivalente da mesma.

Figura 1 (a) Linha sem perda

(b) Impedncia equivalente da linha

As equaes das ondas que viajam na linha so: ( ) = (1) ( ) , ( ) ( ) = (1) ( ) , ( ) Indutncia Atravs da regra trapezoidal de integrao, Dommel chegou seguinte equao para a indutncia, a partir das equaes da linha sem perdas: , ( ) = , ( ) + (2)[ ( ) ( )] O circuito equivalente para a indutncia est representado na Figura 2.

Belo Horizonte, 18 de fevereiro de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PS GRADAO EM EGENHARIA ELTRICA

Figura 2 (a) Indutncia

(b) Impedncia equivalente da indutncia

Capacitncia Tambm atravs da regra trapezoidal de integrao, Dommel chegou seguinte equao para a capacitncia, a partir das equaes da linha sem perdas: , ( ) = , ( ) (2)[ ( ) ( )] O circuito equivalente para a indutncia est representado na Figura 3.

Figura 3 (a) Capacitncia

(b) Impedncia equivalente da capacitncia

Resistncia Para completar, adiciona-se a equao do ramo para a resistncia: , () = (1 )[ () ()] Equaes nodais Com todos os elementos da rede substitudos pelos seus circuitos equivalentes, muito simples estabelecer as equaes nodais para quaisquer sistemas arbitrrios. O

Belo Horizonte, 18 de fevereiro de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PS GRADAO EM EGENHARIA ELTRICA

resultado um sistema de equaes algbricas lineares que descrevem o estado do sistema em um instante t: [][()] = [()] [] Onde [] a matriz nodal de condutncia [()] o vetor coluna das tenses nodais no instante t [()] o vetor coluna das correntes de n injetadas no instante t [] o vetor coluna conhecido, que constitudo pelas fontes de corrente conhecidas

Belo Horizonte, 18 de fevereiro de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PS GRADAO EM EGENHARIA ELTRICA

1.1.3. Computao prtica Montadas as matrizes, possvel chegar aos resultados de uma forma bem rpida atravs de simples programas de computao. Segue abaixo o fluxograma de um programa simplificado para esse tipo de desenvolvimento.

Belo Horizonte, 18 de fevereiro de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PS GRADAO EM EGENHARIA ELTRICA

4. Concluso Vrios outros pontos so tratados no artigo mencionado nesta pesquisa, mas o principal objetivo deste trabalho foi conhecer melhor a vida do Dr. Hermann W. Dommel e entender qual a metodologia adotada por ele para desenvolver o Eletromagnetic Transient Program. A partir da pesquisa foi possvel desmistificar um pouco como alguns programas aparentemente complexos trabalham de forma simples e que o seu uso no to trivial quanto pensvamos. O uso de um software como o EMTP para analisar Transitrios Eletromagnticos em Sistemas Eltricos de Potncia requer bastante cautela na anlise dos dados, pois um erro de truncamento durante o processamento dos dados pode levar a equvocos de interpretao de dados, o que em uma situao real de projeto pode ter consequncias graves.

Belo Horizonte, 18 de fevereiro de 2014

You might also like