You are on page 1of 15

CAMINHOS DE GEOGRAFIA - revista on line http://www.ig.ufu.br/revista/caminhos.

html ISSN 1678-6343

Instituto de Geografia ufu Programa de Ps-graduao em Geografia

ANLISE SOCIOAMBIENTAL DA BACIA DO CRREGO ARNIQUEIRAS NO DISTRITO FEDERAL 1


Valdir Steinke Prof. Dr. de Geografia - Centro Universitrio de Braslia, UniCEUB steinke@unb.br David Dias de Araujo Osvalter Garcia Christiany Reino Eduardo Guimares Rosemeire Hirako Valentina Ferraz Joana Macedo Sandro Franco Garrido Alexandre Paz Ribeiro Amanda Linhares Graduandos em Geografia - Centro Universitrio de Braslia, UniCEUB RESUMO O Distrito Federal se apresenta com muitas peculiaridades no que diz respeito s questes urbanas e ambientais. Pelas questes urbanas, a dicotomia entre o planejamento e a ocupao desordenada do solo. Estas controvrsias trouxeram uma srie de problemas ambientais e scioambientais que afetam a todo o conjunto da populao. Um dos modelos de expanso urbana adotado no Distrito Federal a criao de condomnios horizontais, os quais, em sua imensa maioria, foram constitudos de maneira irregular e sem qualquer preocupao ambiental, com significativa transformao das paisagens e impactos ambientais negativos. Este trabalho procura discutir as questes socioambientais em uma rea de expanso urbana no Distrito Federal, com o objetivo de realizar uma anlise geogrfica integrada Assim, a bacia hidrogrfica do crrego Arniqueiras no Distrito Federal foi selecionada, em funo de apresentar aspectos pertinentes a esta realidade. Palavras-Chave: Planejamento urbano, Geomtica, Bacia Hidrogrfica.

SOCIAL AND ENVIRONMENTAL ANALYSIS OF THE BASIN OF ARNIQUEIRAS STREAM IN THE FEDERAL DISTRICT
ABSTRACT The Federal District presents many peculiarities in respect to the urban and environmental questions. For the urban questions, the dichotomy between the planning and the disordered occupation of the ground. These controversies had brought a series of social and environmental problems that affect the set of the population. One of the models of adopted urban expansion in the Federal District is the creation of horizontal properties jointly owned, which, in its immense majority, had been constituted in irregular way and without any environmental concern, with significant transformation them negative landscapes and ambient impacts. This work looks for to argue the social and environmental questions in an area of urban expansion in the Federal District, with the objective to carry through a integrated geographic analysis, the river basin of the Arniqueiras stream in the Federal District was selected, in function to present pertinent aspects to this reality. Keywords: Urban Planing, Geomatics, Basins.

Recebido em 12/04/2008 Aprovado para publicao em 15/08/2008

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 9, n. 27

set/2008

p. 214 - 213

Pgina 214

Anlise socioambiental da bacia Arniqueiras no Distrito Federal

do

crrego

Valdir Steinke e outros

INTRODUO A concretizao da cidade, a sua expanso e o seu crescimento apresentam inegveis impactos sobre o meio ambiente. A incessante busca por melhores condies de vida e oportunidades de renda, educao, moradias, sade, segurana e cultura incrementam as demandas por polticas pblicas e privadas que sobrecarregam a infra-estrutura existente, fatores determinantes de indicadores de nveis de urbanizao. Conforme as cidades se expandem e adensam, as dinmicas de uso e ocupao do solo se alteram. reas antes destinadas ao uso agrcola ou de preservao e conservao ambiental tornam-se urbanas ao tentar suprir as necessidades da populao por moradias, servios, comrcio, estabelecimentos de ensino, indstrias, arruamentos, infra-estruturas e estradas. Enfim, todo conjunto de necessidades associadas s cidades e urbanizao. Todas essas necessidades colaboram com as alteraes nas paisagens, gerando impactos e conseqncias nos aspectos scio-econmicos e ambientais. O Relatrio de Avaliao Ambiental Estratgica do Programa Braslia Integrada - GDF/BID1, revela algumas mudanas de uso e ocupao do solo urbano, como por exemplo, no Anexo II, item 1.1.1.5 Novas reas urbanas informais, onde expe problemas que geram modificaes dos padres de uso do solo e esto diretamente relacionadas s decises isoladas dos indivduos no que diz respeito localizao de moradias, empresas, comrcio. Estas no tm sido alvo de fiscalizao e monitoramento por parte do Estado. Polticas pblicas, embora em determinados momentos possam ser consideradas algo intuitivo, sofre variaes e interpretaes diferenciadas, conforme o interesse e o contexto onde utilizada. Entretanto, Azevedo (2001, p. XIV) no prefcio do seu livro, nos d um primeiro indcio qualitativo deste termo: [...] as polticas pblicas so aes que guardam intrnseca conexo com o universo cultural e simblico ou, melhor dizendo, com o sistema de significaes que prprio de uma determinada realidade social. Por outro lado, Azevedo (2001, p. 26) utiliza-se da definio de Dye (1972), para apresentar uma noo mais palpvel do significado do termo polticas pblicas:
[...] a noo de poltica pblica deve incluir todas as aes do governo e no apenas as intenes estabelecidas pelos governos ou pelos seus funcionrios. [...] Ns devemos considerar a no-ao do governo o que o governo escolhe no fazer como poltica. Obviamente, a no-ao pode ter tanto impacto sobre a sociedade quanto a ao governamental (DYE, 1972).

Mas ao discutir o urbano, urbanismo, urbanizao e cidade, fica a dvida e a necessidade de se ter o entendimento da exata noo, ou ao menos o mais prximo, do seu significado. Assim, nos valemos de algumas das inmeras definies dadas. Dentre as diversas formas para entender as cidades ao longo do tempo, pois, estas se tornam organismos cada vez mais complexos, embora ainda hoje coexistam com formas mais simples, as suas formas de urbanizao, tambm, os so mais complexos ou mais simples conforme a poca ou ainda conforme o entendimento que se tem do mesmo. Ferraz, citado por Daou (2006:32), ao definir urbanizao, ressalta que:
Urbanizao, no sentido lato, poder-se-ia entender como toda atividade associada cidade, sem qualquer restrio, para significar a execuo de

http://www.st.df.gov.br

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 9, n. 26

Jun/2008

p. 201 - 228

Pgina 215

Anlise socioambiental da bacia Arniqueiras no Distrito Federal

do

crrego

Valdir Steinke e outros

obras fsicas, com toda sorte de aes de carter social, cultural, tendo por objetivo e palco a prpria urbe. (FERRAZ, 1991:347).

Ou ainda, ao ampliar a discusso sobre urbanizao Ferraz, novamente atravs da citao de Daou (2006:33), afirma:
Preferimos, entretanto, nos manter dentro da viso ampla, assumir a urbanizao como todas as aes que impliquem o atendimento ao homem: a princpio, enquanto habitante da cidade e, ento enquanto morador rural, para propagar a todos os benefcios daquela ao. (Ferraz, 1991:348)

Para entender o urbanismo possvel se basear em alguns autores, como por exemplo, em Azuelle (1972, p.14) que define: Na verdade, o urbanismo no apenas uma disciplina da qual nos bastaria aprender somente algumas regras ou algumas receitas. O urbanismo ainda est por ser feito. Ou conforme Gonalves:
[...] o urbanismo uma tcnica de planejamento urbano que visa disciplinar o crescimento das migraes (Urbanizao), atenderem crescente demanda por infra-estrutura, servios e abastecimentos e melhorar a qualidade de vida. (Gonalves, 1991:17)

O mesmo fornece uma complementao do seu pensamento ao afirmar que:


[...] o urbanismo o estudo das relaes entre determinada sociedade (cultura, tradio, poder, histria,...) e o espao que a abriga (ruas, construes, limitaes geogrficas,...) bem como das formas de sua organizao e interveno sobre elas com determinado objetivo. (Gonalves, 1991:18).

Enquanto Santos (1992, p.242) apresenta uma definio de cidade e de urbano como: Cidade hoje o lugar. O concreto, o particular, o interno. Nela est o transporte, a especulao imobiliria, a habitao. Enquanto o urbano o abstrato, o geral, o externo esto produo, as classes sociais, a diviso do trabalho. Na definio de Reis, se tem uma definio clssica do significado de processo de urbanizao:
Ocorre um processo de urbanizao quando em uma sociedade existe uma diviso social do trabalho, em carter permanente, de sorte que uma parcela pondervel da populao no se dedica produo de alimentos e depende, para a subsistncia, dos produtos do trabalho da outra parcela, aos quais tem acesso por meio da troca ou por apropriao direta. A urbanizao se d com o aparecimento de uma economia urbana. (Reis, 2002:207)

Geiger apresenta as seguintes definies:


[...] A cidade um objeto conceitual, abstrato, embora construdo sobre uma base material formada por edificaes, arruamentos, monumentos etc. A cada momento histrico, o conceito requer que esta base material apresente uma dada dimenso e que existem certas relaes sociais especficas no interior deste espao construdo. Justamente por variar o conceito em torno da mesma palavra, que aglomerados to diversos entre si, como Ur na Antigidade, ou New York puderam ser designados pela mesma palavra, cidade. (Geiger, 1995:23).

Outro conceito importante neste contexto e que mereceu espao importante no trabalho diz respeito ao planejamento urbano.

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 9, n. 26

Jun/2008

p. 201 - 228

Pgina 216

Anlise socioambiental da bacia Arniqueiras no Distrito Federal

do

crrego

Valdir Steinke e outros

Hattner (1978) define:


[...] o planejamento concebido como instrumento potencial de controle dos movimentos espontneos, e s vezes caticos, de atividades econmicas individuais e de migraes reflexos e conseqncias das mudanas sociais que alteram profundamente as relaes entre os homens e destes com seu meio ambiente. (Hattner, 1978)

O mesmo autor continua:


Organizar racionalmente a ocupao do espao, como condio para a melhoria das relaes sociais e do prprio estilo de vida das populaes urbanas, constitui um dos postulados mais enfticos dos planejadores e urbanistas contemporneos. (Hattner, 1978).

Oligari (2002):
O planejamento a atividade pela qual o homem, desde o incio da civilizao, tem procurado agir em conjunto, atravs da manipulao e do controle consciente da natureza, com o objetivo de atingir certos fins j previamente determinados por ele mesmo. O planejamento urbano pode ser entendido como um processo de deciso constitudo por um conjunto de tcnicas originrias de vrias disciplinas que delineiam os campos do conhecimento humano com objetivo de prover Administrao Pblica de instrumentos para a soluo dos problemas urbanos. O planejamento seria, enfim, um meio disposio da Administrao Pblica para a busca da governabilidade. (OLIGARI, 2002:27).

No entanto, Souza (2002) faz um importante esclarecimento, entre a diferena de Planejamento e Gesto, conforme segue:
[...] Planejamento e gesto no so termos intercambiveis, por possurem referncias temporais distintos [...] planejar sempre remete ao futuro; planejar significa tentar prever a evoluo de um fenmeno ou, para diz-lo de modo menos comprometido com o pensamento convencional, tentar simular os desdobramentos de um processo, com o objetivo de melhor precaver-se contra provveis problemas ou inversamente com o fito de melhor tirar partido de provveis benefcios. De sua parte, gesto remete ao presente; gerir significa administrar uma situao dentro de marcos dos recursos presentemente disponveis e tendo em vista as necessidades imediatas. (Grifo do autor) (SOUZA, 2002:46).

Alm destas definies, foi importante incorporar a definio de Infra-estrutura urbana. Para tanto, partiu-se de Zmitrowicz e Angelis Neto (1997):
Infra-estrutura urbana pode ser conceituada como um sistema tcnico de equipamentos e servios necessrios ao desenvolvimento das funes urbanas, podendo estas funes ser vistas sob os aspectos social, econmico e institucional. Sob o aspecto social, a infra-estrutura urbana visa promover adequadas condies de moradia, trabalho, sade, educao, lazer e segurana. No que se refere ao aspecto econmico, infra-estrutura deve propiciar o desenvolvimento das atividades produtivas, isto , a produo e comercializao de bens e servios. E sob o aspecto institucional, entende-se que a infra-estrutura urbana deva propiciar os meios necessrios ao desenvolvimento das atividades poltico-administrativas, entre as quais se inclui a gerncia da prpria cidade. (ZMITROWICZ e ANGELIS, 1997:2).

interessante notar que embora o termo autoconstruo seja usado com freqncia, poucas vezes explicitado com tanta clareza como no texto de Rodrigues (1991: 29). Esta uma das
Caminhos de Geografia Uberlndia v. 9, n. 26 Jun/2008 p. 201 - 228 Pgina 217

Anlise socioambiental da bacia Arniqueiras no Distrito Federal

do

crrego

Valdir Steinke e outros

formas, que a classe trabalhadora encontrou para resolver o seu problema de moradia, a qual normalmente ocorre em reas perifricas, geralmente em terrenos adquiridos em loteamentos clandestinos. No entanto, esta uma das formas mais penosas de obteno da moradia prpria. Devido ao longo tempo necessrio para a construo, pois so tarefas realizadas aos finais de semana, feriados e em todo o tempo livre que o trabalhador tiver (jornada dupla ou tripla de trabalho/sobre-trabalho). O trabalhador, em geral, conta com a ajuda de parentes, amigos e vizinhos. Neste contexto apresentado a respeito da complexidade urbana, o conceito de espao no poderia ficar ausente. No entanto, esta definio deve ser analisada sob a tica das vrias correntes tericas do pensamento geogrfico, conforme podemos ver a seguir, com as definies de Corra (2006). Assim, o Espao para a Geografia Tradicional no se constitui em um conceito-chave, embora esteja presente nas obras de Ratzel e de Hartshorne. (Corra, 2006:17). Portanto, Corra nos informa que de acordo com Moraes (1990):
[...] o espao em Ratzel visto como base indispensvel para a vida do homem, encerrando as condies de trabalho, quer natural, quer aqueles socialmente produzidos. Como tal, o domnio do espao transforma-se em elemento crucial na histria do Homem. [...] O espao transforma-se, assim, atravs da poltica, em territrio, em conceito-chave da Geografia. [...] O espao na viso hartshorniana o espao absoluto, isto , um conjunto de pontos que tem existncia em si, sendo independente de qualquer coisa. (Corra, 2006:18).

J para a Geografia teortica-quantitativa, Corra expe:


No mbito da corrente geogrfica em questo o espao considerado sob duas formas que no so mutuamente excludentes. De um lado atravs de plancie isotrpica e, de outro, de sua representao matricial. (Corra, 2006: 19 e 20).

Enquanto que para a Geografia Crtica: [...] o espao concebido como locus da reproduo das relaes sociais de produo, isto , reproduo da sociedade. (Corra, 2006:20). Por fim, para a Geografia Humanista e Cultural o espao adquire o significado do espao vivido. Assim, Corra (2006:30) reproduz o pensamento de Tuan abaixo:
Segundo TUAN (1979) no estudo do espao no mbito da geografia humanista consideram-se os sentimentos espaciais e as idias de um grupo ou o povo sobre o espao a partir da experincia. Tuan argumenta que existem vrios tipos de espaos, um espao pessoal, outro grupal, onde vivida da experincia do outro, e o espao mtico-conceitual que, ainda que ligado experincia, extrapola para alm da evidncia sensorial e das necessidades imediatas e em direo a estruturas mais abstratas (TUAN, 1979, p.404).

Assim, Corra finaliza, no concluindo:


Eis o espao geogrfico, a morada do Homem. Absoluto, relativo, concebido como plancie isotrpica, representado atravs de matrizes e grafos, descrito atravs de diversas metforas, reflexo e condio social, experienciado de

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 9, n. 26

Jun/2008

p. 201 - 228

Pgina 218

Anlise socioambiental da bacia Arniqueiras no Distrito Federal

do

crrego

Valdir Steinke e outros

diversos modos, rico em simbolismos e campo de lutas, o espao geogrfico multidimensional. Aceitar esta multidimensionalidade aceitar por prticas sociais distintas que como HARVEY (1973) se refere, permitem construir diferentes conceitos de espao. (CORRA, 2006: 44).

A partir das definies abordadas anteriormente, o objetivo deste trabalho foi realizar uma anlise geogrfica a respeito do estgio atual da bacia hidrogrfica do crrego Arniqueiras no Distrito Federal. Contando com o advento das geotecnologias, como importante instrumental para anlise geogrfica, foi possvel estabelecer as conexes entre as discusses tericas/conceituais que permeiam a cincia geogrfica e o arcabouo de informaes geoambientais do referido espao. MATERIAIS E MTODOS rea de Estudo O crrego Arniqueiras tributrio do Riacho Fundo, que por sua vez tributrio do Lago Parano. A sub-bacia do Arniqueiras faz parte das nascentes localizadas no divisor de guas da Bacia do Lago Parano com a Bacia do Rio Descoberto, no setor oeste do Distrito Federal (Figura 1).

Figura 1: Mapa de Localizao do Crrego Arniqueiras no DF

Em relao ao uso e ocupao das terras, nos trabalhos de campo observou-se que toda a bacia do Crrego Arniqueiras rea de urbanizao. O processo teve incio na dcada de 90. Antes desse perodo a bacia era uma colnia agrcola com a definio de parcelamentos de chcaras. Atualmente Arniqueiras caracteriza-se predominantemente pelo uso residencial, com processos de verticalizao ainda pouco acentuados. Residncias de mdio padro so

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 9, n. 26

Jun/2008

p. 201 - 228

Pgina 219

Anlise socioambiental da bacia Arniqueiras no Distrito Federal

do

crrego

Valdir Steinke e outros

mais freqentes, embora sejam encontradas reas com populaes de renda mais baixa, principalmente, nas partes com maior declividade no terreno e prximas ao Crrego. O censo o IBGE (2000) demonstra isso atravs dos dados sob o ttulo de Rendimento nominal mensal por pessoa responsvel por domiclio particular, no qual o rendimento varia desde valores mdios abaixo do salrio mnimo R$ 267,24 at valores prximos a R$ 2.538,06 (aproximadamente 6,7 salrios mnimos). Procedimentos Metodolgicos O trabalho consistiu na aquisio de material bibliogrfico e cartogrfico, estudando a integrao das tcnicas e mtodos do geoprocessamento, para a conseqente elaborao dos cruzamentos dos planos de informao para a definio desta Sub-bacia1 do Riacho Fundo, o Crrego Arniqueiras, como rea de estudo. O critrio que foi mais significativo para esta definio foi expanso urbana desordenada nos ltimos 20 anos. Os planos de informao da bacia selecionada so oriundos das bases digitais da SEMARH Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hdricos - e CODEPLAN - Companhia de Planejamento do Distrito Federal. De posse das informaes primrias, outros planos de informao foram gerados. A partir da interpretao das curvas de nvel e da hidrografia da regio foi delimitada a bacia Hidrogrfica do Crrego Arniqueiras. Uma vez mapeada a rea de estudo, foram realizadas incurses a campo, com a finalidade de registrar todos os aspectos pertinentes dinmica geogrfica atual da bacia. Todas as informaes de campo foram devidamente georreferenciadas. Sob a abordagem de legislao ambiental foram definidas as APPs (reas de Preservao Ambiental) da bacia, de acordo com o Cdigo Florestal Brasileiro, Lei N 4.771, de 15 de setembro de 1965. Com base nas informaes de altimetria das curvas de nvel foi gerado o Modelo digital de Elevao, pelo mtodo de Tringulos Irregulares - TIN e, a partir deste, foi gerado o mapa de declividade, o qual foi analisado atravs da proposta de Granell-Prez (2001), com adaptaes, na qual se estabelece a relao entre declividade, morfologia, processo de eroso e atividades, tabela 1. O mapa de declividade permitiu ainda a definio de APPs em funo da declividade. Com base nesta tabela foi realizada a classificao do grau de vulnerabilidade da unidade territorial baseada nos processos de morfognese e pedognese. A vulnerabilidade expressa pela atribuio de valores (de 1 a 3, em um total de 21 valores) para cada unidade de paisagem. Atravs desse processo metodolgico foi possvel elaborar cartas de vulnerabilidade natural perda de solo a partir de um banco de dados, contendo as informaes do meio fsico e do uso da terra de uma determinada regio. Os valores prximos de 1 na escala de vulnerabilidade esto associados a pequenos ngulos de inclinao das encostas, prevalecendo assim os processos formadores de solo da pedognese. Outra anlise realizada foi o risco eroso, o qual foi mapeado pelo cruzamento entre declividade e vulnerabilidade dos solos da bacia. A escala de vulnerabilidade natural expressa pela atribuio de valores de estabilidade para cada unidade, considerando o conceito de anlise eco-dinmica de Tricart (1977) conforme a tabela 2. Os valores mais prximos de 3 esto associados a situaes de maior declividade, prevalecendo os processos erosivos da morfognese. Aps a classificao de vulnerabilidade dos solos da bacia, foi atribuda uma nota para cada valor encontrado (cf, Tabela 3).

Parte de uma bacia hidrogrfica de um rio maior, correspondente a um de seus afluentes ou tributrio. http://www.srh.ce.gov.br/glossario?search_letter=s, acesso em 11/11/2007.

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 9, n. 26

Jun/2008

p. 201 - 228

Pgina 220

Anlise socioambiental da bacia Arniqueiras no Distrito Federal

do

crrego

Valdir Steinke e outros

Tabela 1 Relao entre Declividades, Morfologia, Processos de Eroso e Atividades


Declividade 0 - 2. 0% a 3,5%. Terreno plano ou quase plano. 2 - 5. 3,5% a 8,7%. Declividade fraca. Morfologia Plancie aluvial (vrzea), terrao fluvial, superfcie de erso. Ondulaes suaves, fundos de vale, superfcies tabulares. Processo de Eroso Sem perdas de solos e escorregamentos. Incio de solifuso, escoamento difuso e laminar. Sulcos. Movimento de massa, escoamento laminar, creep, escorregamentos. Sulcos, ravinas. Eroso linear muito forte, destruio de solos, escorregamentos, queda de blocos. Eroso linear muito forte, escorregamentos, queda de blocos, avalanches. Quedas em massas, escorregamentos, colapsos. Atividades Agricultura mecanizada, urbanizao, infraestrutura virias. Agricultura com conservao ligeira. Aceitvel para urbanizao Agricultura com conservao moderada a intensiva. Mecanizao impossvel >7. Pouco apto para urbanizaoe infra-estruturas. Pecuria, florestamento. No apto para urbanizao e infra-estruturas.

5 - 15. 8,7% a 26,8%. Declividade forte a mdia forte.

Encostas de morros relevos estruturais monoclinais do tipo cuesta.

15 - 25. 26,8% a 46,6%. Declividade forte a muito forte. 25 - 35. 46,6% a 70%. Terreno ngreme ou abrupto. >35 >70. Terreno ngreme ou escarpado
Fonte: Granell-Prez (2001).

Encostas serranas, escarpas de falhas e de terraos. Relevos estruturais tipo hogback, alcantilados costeiros, cristas. Paredes e escarpas em canhes ou vales muito encaixados, cornijas.

Uso florestal.

Limite de uso florestal

Tabela 2 Valores de Estabilidade Unidade Estvel Intermediria Instvel Relao Pedognese/ Morfognese Prevalece a pedognese Equilbrio entre pedognese/ morfognese Prevalece a morfognese Valor 1 2 3

Fonte: Crepani et al.(1996)

Tabela 3 Notas atribudas classificao de vulnerabilidade do solo local


Solos 1 2 Nota 5 10

Notas tambm foram atribudas declividade da regio, conforme a sua intensidade, conforme pode ser visto na tabela 4. Ao fim deste processo, uma nota final foi gerada pela soma das notas atribudas ao solo e declividade, para apresentar o risco eroso, atravs da classificao abaixo, agrupada com as APPs de Hidrografia para gerar o mapa de unidades Geoambientais Tabela 5. De maneira sucinta, todos os procedimentos descritos esto sintetizados no diagrama dos procedimentos de anlise geoambiental de acordo com a figura 2.

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 9, n. 26

Jun/2008

p. 201 - 228

Pgina 221

Anlise socioambiental da bacia Arniqueiras no Distrito Federal

do

crrego

Valdir Steinke e outros

Tabela 4 Valores atribudos a declividade local Declividade 0-3 4-6 7-9 10 - 12 13 - 18 >18 Tabela 5 Classificao atribuda nota final Notas 0-2 3-4 4-6 6-8 8 -10 Classificao Muito Baixa Baixa Moderada Alta Muito Alta Nota 0 2 4 6 8 10

Curvas de Nvel

Hidrografia

Solos

APP Hidrografia

Bacia hidrogrfica

M.D.E.

Declividade

APP Declividade

Risco de Eroso

Mapa de Unidades Geoambientais Figura 2: Organograma Metodolgico para o Estudo Geoambiental

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 9, n. 26

Jun/2008

p. 201 - 228

Pgina 222

Anlise socioambiental da bacia Arniqueiras no Distrito Federal

do

crrego

Valdir Steinke e outros

Outra informao relevante neste contexto era a identificao dos tipos de uso da terra na bacia em questo. Este plano de informao foi gerado atravs da anlise da imagem de satlite (SPOT, 2004), conjuntamente com as fotos areas (Sobrevo 2004 TERRACAP) da rea. Este mapeamento apresentou as seguintes classes de uso da terra: Campo, Mata e rea Urbana. O mapa de uso da terra Consolidada conjuntamente com o mapa de Unidades Geoambientais foi o elo para a Anlise Ambiental da rea do Crrego Arniqueiras (figura 3).

Imagem de Satlite (SPOT)

Fotos Areas

Uso da Terra Consolidada

Unidades Geoambientais

Anlise Ambiental

Figura 3: Organograma de Anlise Ambiental

Associado a estes parmetros apresentados em ambiente de sistemas de informaes geogrficas foram ainda inseridos todos os dados pertinentes a scio-economia da bacia, disponibilizados pelo IBGE (2000). RESULTADOS E DISCUSSO Resultados preliminares foram obtidos, como a definio do divisor de guas da bacia, o mapa de declividades, os mapas de APPs, entre outros. N,o entanto, o primeiro resultado apresentado de acordo com os cruzamentos realizados com base nos planos de informao, pode ser considerado o que foi definido como mapa de unidades geoambientais (figura 4). O mapa de uso da terra, consolidado tambm, um resultado que merece ateno em funo do procedimento adotado, pois resultado da interao entre imagem de satlite e fotos areas, o que permitiu um maior grau de confiabilidade (figura 5). A partir da definio destes mapeamentos preliminares e que serviram como base para a anlise do espao geogrfico proposto, partiu-se para a interao dos estudos, aqui definidos como geoambientais e a sobreposio com as informaes do meio socioeconmico. P,ara isso, foram utilizados os dados do censo de 2000, realizado pelo IBGE, analisando a Densidade Populacional, Perfil Econmico e a Infra-Estrutura (Saneamento). O uso do solo o primeiro fator necessrio para a anlise da ao humana no local e para isso alm das informaes oriundas das imagens de SPOT e das aerofotos da rea, as fotografias capturadas durante as atividades de campo foram importantes.

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 9, n. 26

Jun/2008

p. 201 - 228

Pgina 223

Anlise socioambiental da bacia Arniqueiras no Distrito Federal

do

crrego

Valdir Steinke e outros

Figura 4: Mapa de unidade geoambientais da bacia do crrego Arniqueiras.

Figura 5: Mapa de uso da terra da bacia do crrego Arniqueiras

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 9, n. 26

Jun/2008

p. 201 - 228

Pgina 224

Anlise socioambiental da bacia Arniqueiras no Distrito Federal

do

crrego

Valdir Steinke e outros

Na observao de campo da Sub-Bacia do Riacho Fundo Crrego Arniqueiras, o primeiro impacto e conseqentemente a primeira impresso que fica, o contraste entre a cidade legal guas Claras, que est situada na sub-bacia vizinha pela margem esquerda do crrego Arniqueiras, a qual conta com o uso do solo legalizado, com um processo urbano de edificaes verticalizadas, e urbanizao com toda infra-estrutura e servios j implantados, ainda que na atualidade j apresente sintomas de falta de planejamento em funo da densidade urbana, e ao lado, a bacia em anlise neste trabalho, a urbanizao informal e desordenada com seus problemas de arruamentos precrios (Figura 6). Nesta cidade informal encontramos moradias de autoconstrues, muitas vezes executadas em patamares recortados, sem qualquer tipo de obras de conteno, em taludes, podendo levar futuramente a possveis processos erosivos significativos (Figura 7). As ruas se encontram sem pavimentao adequada e sem a infra-estrutura urbana bsica, geralmente com grandes declividades funcionando como um leito artificial no perodo das chuvas, carreando material em suspenso. Uma forma de corroborar com a observao de campo partiram da anlise dos dados do Censo Demogrfico (Ano 2000) do IBGE, que traduz a falta de infra-estrutura, ao quantificar o nmero de domiclios com fornecimento de gua, sob o ttulo de Domiclios particulares permanentes com abastecimento de gua da rede geral que informa o total de domiclios permanentes na rea de estudo (4.213). Tem-se aproximadamente 52,7% (2.220) abastecidos com gua da rede geral, enquanto 20,14% (861) so abastecidos com gua de poo ou nascente. Entretanto, fica a dvida quanto forma de abastecimento do restante dos domiclios da rea analisada 27,16% (1.132), uma vez que o senso no traz nenhuma informao oficial sobre as mesmas. Ao que tudo indica seguem o caminho da informalidade. Outro fator que denuncia a falta de infra-estrutura o esgoto que corre a cu aberto, aumentando a probabilidade de problemas de sade pblica, alm da poluio das guas superficiais do crrego. (Figura 8). No entanto, alm da questo de ausncia de saneamento bsico evidenciada anteriormente, o espao no entorno das moradias , em muitos casos, utilizado como depsito de lixo e entulhos, descartados pelos prprios moradores, podendo tambm causar graves problemas de sade pblica. Alm do fato do lixo que, ao ser carreado durante as chuvas, causa danos aos recursos hdricos (Figura 9). importante ressaltar que, em uma anlise mais detalhada aos mapas elaborados, observouse que muitas das residncias esto alocadas sobre reas de nascentes, o que colabora para aumentar o risco da poluio do subsolo e conseqentemente das guas, tanto superficiais quanto subterrneas. interessante registrar que, ao analisar o censo do IBGE, novamente as observaes de campo se confirmam. Pois, o dado do IBGE, ao tratar a questo da coleta de lixo, informa que aproximadamente 81,5% (3.433) das residncias possuem coleta de lixo, enquanto aproximadamente 4,2% (178) das residncias queimam o seu lixo na prpria propriedade e aproximadamente 0,3% (14) enterram o lixo na propriedade. J, aproximadamente, 0,97% (41) dos domiclios jogam o lixo em terrenos baldios. Assim, embora haja uma grande porcentagem de domiclios com coleta de lixo, pode-se notar que apesar de ser pequena a porcentagem de domiclios sem coleta onde h lixo queimado contribuindo para a poluio do ar, lixo enterrado poluindo o subsolo e lixo jogado em terrenos baldios se transformando em poluio visual e podendo ser carreado para os crregos prximos. Esses fatos so o suficiente para contribuir com o aspecto de degradao ambiental e conseqentemente a degradao da qualidade de vida da populao l encontrada.
Caminhos de Geografia Uberlndia v. 9, n. 26 Jun/2008 p. 201 - 228 Pgina 225

Anlise socioambiental da bacia Arniqueiras no Distrito Federal

do

crrego

Valdir Steinke e outros

CONSIDERAES FINAIS Atravs da anlise e interao dos mapas de Uso da Terra Consolidada e de Unidades Geoambientais pde ser observado que existe ocorrncia de construes habitacionais invadindo a rea de Preservao Permanente. Construes essas, que esto localizadas em reas de solo Hidromrfico, sendo estes frgeis, podendo haver deslizamentos e desabamentos na regio. Algumas reas de alto risco de eroso esto sendo ocupadas, em um processo que tende a se intensificar cada vez mais ao longo do tempo, provavelmente devido falta de fiscalizao no local. Boa parte das nascentes foi extintas fator este, melhor percebido atravs da visualizao da Foto Area. A intensa ocupao urbana degradou alguns braos do crrego, principalmente nas reas prximas s nascentes, o que extinguiram algumas delas. Atravs dos estudos de campos realizados, foi verificada a ao antrpica sobre a vegetao na beira do crrego Arniqueiras. Existe lixo, esgoto, desmatamento e grande exposio do solo ao longo do curso dgua, ocasionando assoreamento do mesmo e conseqentemente uma reduo da biodiversidade local. Foram identificadas, atravs das fotos tiradas no local, algumas plantas nativas do Cerrado como: Lobeira (Solanum lycocarpum), Embaba (Cecropia pachystachya), Buriti (Mauritia flexuosa) e Tucaneiro (Vochysia tucanorum), que uma planta bio-indicadora de gua. Tambm foram encontradas plantas invasoras, tais como Eucalipto (Eucaliptus citriodora), Taquara (Guadua paniculate), Bamb (Bambuza vulgaris), Mamona (Ricinus communis), alm de algumas rvores frutferas, como Banana (Musa paradisaca), Manga (Mangifera ndica). As informaes sobre a Fitogeografia do lugar so importantes, pois a cobertura vegetal representa a defesa da unidade de paisagem contra os efeitos da eroso.

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 9, n. 26

Jun/2008

p. 201 - 228

Pgina 226

Anlise socioambiental da bacia Arniqueiras no Distrito Federal

do

crrego

Valdir Steinke e outros

A cobertura vegetal retarda o ingresso das guas provenientes das precipitaes pluviais nas correntes de drenagem, devido ao aumento da capacidade de infiltrao. Os processos morfogenticos relacionam-se a cobertura do terreno mais baixa, enquanto que os processos pedogenticos ocorrem em situaes onde a cobertura vegetal mais densa permite o desenvolvimento e maturao do solo. Isto posto pode-se diagnosticar falta de Planejamento Urbano pelo poder pblico para esta rea e que a ao da Gesto Urbana da mesma basicamente contornar, sem dar soluo aos problemas ali existentes, tornando-se esta omisso uma forma de poltica pblica de no fazer. Assim, ao realizar esta anlise embasada em dados, mapas, fotos areas e observao de campo, demonstramos ter alcanado o principal objetivo deste artigo que , atravs do uso deste ferramental, realizar a anlise de uso e ocupao do solo, percebendo e entendendo atravs da interpretao dos dados, os impactos da ao e ocupao humana dos espaos sobre o meio ambiente. Em funo da velocidade de transformao dos espaos urbanos do Distrito Federal, ou seja, em pouco tempo, as reas passam por rupturas significativas em seus espaos. Seria adequado recomendar medidas de monitoramento das reas de expanso urbana no contexto de bacia hidrogrfica. Provavelmente esta medida possa servir como instrumento de gesto futura e reparao dos danos j causados. REFERNCIAS AZEVEDO, J. M.L., A educao como poltica pblica. 2. ed. ampl. Campinas, SP: Autores Associados, 2001 (Coleo polmicas do nosso tempo; vol.56). AUZELLE, R. Chaves do Urbanismo. Traduo de Joel Silveira, Coleo Chaves da Cultura Atual, v.4, Rio de Janeiro: Editora Civilizao Brasileira, 1972. CORRA, R. L. Espao: um conceito-chave da Geografia. In Geografia: conceitos e temas. Org. In Elias de Castro, Paulo Csar da Costa Gomes, Roberto Lobato Corra. 8 ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2006. CREPANI; MEDEIROS; FILHO; FLORENZANO; DUARTE e BARBOSA. Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento Aplicados ao Zoneamento Ecolgico-Econmico e ao Ordenamento Territorial. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE. So Jos dos Campos. 2001. Disponvel em http://www.dsr.inpe.br/dsr/simeao/Publicacoes/SERGISZEE3.pdf, acesso em 14/11/2007 DAOU, G. C. J. Polticas pblicas urbanas da infra-estrutura dos servios telemticos conceito, estrutura e legislao. Dissertao de Mestrado, So Carlos, Escola da Engenharia de So Carlos da Universidade de So Paulo, 2006. GEIGER, P. G. A urbanizao brasileira nos novos contextos contemporneos, in GONALVES, Maria F. (org.). O novo Brasil urbano: impasses, dilemas, perspectivas, Porto Alegre: Mercado Aberto,1995. GONALVES, M. F. (org.). O novo Brasil urbano: impasses, dilemas, perspectivas, Porto Alegre: Mercado Aberto,1995. GRANELL-PREZ, M. Del C.. Trabalhando Geografia com cartas topogrficas, 2 ed. Porto Alegre: Unijui, 2004. HATTNER, H.. Planejamento urbano e regional. 2 ed. So Paulo: Editora Nacional, 1978. IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Censo Demogrfico 2000: Agregado por setores censitrios dos resultados do universo. IBGE, 2 Ed. Rio de Janeiro, 2003.

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 9, n. 26

Jun/2008

p. 201 - 228

Pgina 227

Anlise socioambiental da bacia Arniqueiras no Distrito Federal

do

crrego

Valdir Steinke e outros

OLIGARI, T. C. O Sistema de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal a partir da Dcada de 90: Uma avaliao dos Planos Diretores Locais de Sobradinho e Taguatinga. Dissertao de mestrado. Departamento de Urbanismo DeU da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU/UnB, 2002. REIS, N. G. Contribuio ao estudo da evoluo urbana do Brasil (1500/1720). 2 ed. rev. e ampl. So Paulo: Pini, 2000. RODRIGUES, A. M. Moradia nas cidades brasileiras. 4 ed. So Paulo: Contexto, 1991. (Coleo Repensando a geografia). SANTOS, M. Os Caminhos da Reflexo sobre Cidade Urbana. So Paulo: Editora Universidade de So Paulo, 1992. SOUZA, M. L. Mudar a cidade: uma introduo crtica ao planejamento e gesto urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand, Brasil, 2002. ZMITROWICZ, W. ANGELIS NETO, G. de. Infra-estrutura urbana, anotaes de aula, TT/PCC/17. 1997, Politcnica, Universidade de So Paulo.

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 9, n. 26

Jun/2008

p. 201 - 228

Pgina 228

You might also like